You are on page 1of 7

CHAMAMENTO AO PROCESSO CPC, artigos 77 a 80 O chamamento ao processo difere-se da denunciao da lide.

Enquanto a denunciao da Lide visa o direito de garantia ou de regresso, o chamamento ao processo objetiva a incluso do devedor principal ou dos coobrigados pela dvida (chamados) para integrarem o plo passivo da relao jurdica j existente, a fim de que o juiz declare, na mesma sentena, a responsabilidade de cada um. Chamamento ao processo sempre uma faculdade processual do ru.Caso no seja requerido, , o ru no perder o seu direito de ingressar com ao autnoma. CHAMANTE: autor do chamamento ao processo. CHAMADOS: rus do chamamento ao processo.

Art. 77 CPC - Hipteses de admissibilidade: I - do devedor, na ao em que o fiador for ru; II - dos outros fiadores, pelo fiador demandado sozinho; III - de todos os outros devedores solidrios. O Cdigo Civil prev o chamamento ao processo no art.1.698 dever de prestar alimentos obriga o parente de grau mais prximo. Ao interposta contra o pai, se o pai percebe que no conseguira pagar a penso, pode chamar ao processo o av para que possam concorrer na obrigao alimentar. O chamamento ao processo admissvel quando se trata de FIANA (contrato acessrio de garantia, por meio do qual, um terceiro, que no o devedor, se obriga pelo pagamento da dvida passando a responder com o seu patrimnio pelo inadimplemento. O fiador no propriamente o devedor, mas garante o pagamento do dbito com o seu patrimnio) E SOLIDARIEDADE (possibilidade de o credor exigir a obrigao integral de apenas um dos devedores.

Cabimento: no procedimento ordinrio do processo de conhecimento. No se admite no processo de execuo, uma vez que o procedimento no contempla a prolao da sentena que alude o art. 78. No se aplica aos coobrigados cambirios.

Procedimento: Feito exclusivamente pelo ru, NO PRAZO DA CONTESTAO, nesta mesma pea ou em outra autnoma. Ao juiz vedado determinar o chamamento ao processo ex officio. vedado ao autor. O curador especial tambm no pode (CPC 9.) j que a sua obrigao de apenas defend-lo e no propor ao. Suspenso do curso processual Art. 79. Os chamados, citados, formam com o ru chamante um litisconsrcio passivo. Conseqncia do chamamento ao processo

CHAMADO ACEITA O CHAMAMENTO: forma-se um litisconsrcio passivo simples CHAMADO NO ACEITA O CHAMAMENTO: ser, do mesmo modo, atingido pelos efeitos da sentena Artigo 80 do CPC: A sentena, que julgar procedente a ao, condenando os devedores, valer como ttulo executivo, em favor do que satisfizer a dvida, para exigi-la, por inteiro, do devedor principal, ou de cada um dos co-devedores a sua quota, na proporo que lhes tocar. O chamamento ao processo tem natureza jurdica de ao condenatria.

DENUNCIAO DA LIDE CPC, artigos 70 a 76

Modalidade de interveno de terceiro provocada que tem natureza jurdica de ao por meio da qual se pretende inserir num mesmo processo duas lides, uma principal e outra eventual. tambm chamada de litisdenunciao. Tem natureza jurdica de ao incidente. No pode ser instaurada de oficio. Juiz julgar simultaneamente a questo principal e a do direito de regresso, atendendo ao princpio da economia processual, em um nico julgamento, evitando decises conflitantes.

A denunciao da lide pode ser requerida pelo autor e pelo ru devendo indicar os fundamentos de fato e de direito do seu pedido. Indeferimento da denunciao da lide recurso: agravo de instrumento (no

apelao). A denunciao da lide um CMULO SUCESSIVO DE AES, uma principal, outra eventual, onde, sucumbindo o denunciante na primeira, poder, desde logo, ver reconhecido judicialmente seu direito contra o denunciado, na segunda.

Hipteses de Denunciao da Lide CPC, art. 70 esto associadas ao

exerccio do Direito de Regresso. - art. 70, I - EVICO conceituada como a perda da coisa(propriedade, posse ou uso de bem) adquirida de forma onerosa, em virtude de uma deciso judicial que reconhece direito anterior a essa aquisio. Prevalece o entendimento de que a nica modalidade de denunciao obrigatria, sob pena de o evicto perder seu direito de regresso contra o alienante, conforme os artigos 450 e 456 do Cdigo Civil.

Exemplo: o sujeito adquire onerosamente um bem de algum que no era seu proprietrio e acaba sendo ru na ao reivindicatria da coisa promovida pelo verdadeiro dono. DO POSSUIDOR DIRETO AO INDIRETO. Quando citado o possuidor direto usufruturio, credor pignoratcio, locatrio.

Exemplos: - locatrio (possuidor direto) faz benfeitorias necessrias no imvel locado com consentimento do locador (proprietrio, possuidor indireto) e acaba processado pelos danos causados no imvel vizinho em virtude da obra;

- proprietrio de jias furtadas promove ao judicial em face do credor pignoratcio para ver reconhecido seu direito de propriedade sobre as jias empenhadas e para que lhes sejam devolvidas.

OBS. No se deve confundir, a propsito, possuidor direto com mero detentor: este serve posse de outrem, agindo no resguardo dela, sob as ordens do verdadeiro possuidor, nos termos do artigo 1.198 do CC. O mero detentor, citado em nome prprio, pode se valer da nomeao autoria, nos termos do art. 62 do CPC, portanto, a denunciao da lide diverge da nomeao autoria.

DIREITO DE REGRESSO Pode-se dizer que em razo da sua amplitude, essa hiptese, abrange inclusive as outras duas hipteses. Exemplo: denunciao feita pela segurado ou contra a seguradora.

H controvrsia em relao possibilidade de o Estado, acionado em nome prprio, denunciar da lide seu funcionrio causador direto do dano, o que implicaria na ampliao dos limites objetivos do processo, dado que se teria que perquirir acerca da culpa desse funcionrio, ao passo que a responsabilidade do Estado objetiva prevalece o entendimento de que possvel.

Objetivos e efeitos da denunciao Inserir num nico processo duas lides distintas (economia processual) Sujeitar o litisdenunciado aos efeitos da sentena

O denunciante promove a denunciao porque, se perder a demanda, desde logo ter, na mesma sentena que o condenar, o reconhecimento de seu direito regressivo ao ressarcimento pelos prejuzos decorrentes da evico ou da indenizao.

Cabimento da denunciao

A regra o cabimento da denunciao da lide no processo de conhecimento que, portanto, s no ser possvel quando expressamente vedado na lei, ou pela natureza do procedimento. Principais exemplos de no cabimento: Juizados Especiais Lei 9.099/95, art. 10 Rito Sumrio (salvo no contrato de seguro CPC, art. 280 Embargos do devedor Relaes de consumo, CDC, art. 88: ressalvado o benefcio do art. 101, inciso II (comerciante > seguradora)

Quem pode denunciar da lide CPC, art. 70, incisos I e II: praticamente s o ru; CPC, art. 70, inciso III, autor ou ru.

Exemplos de denunciao promovida pelo autor: 1 ao reivindicatria promovida por aquele que adquire de outrem um imvel e, quando vai nele ingressar, descobre estar ocupado por algum que se diz seu verdadeiro dono; 2 ao promovida pelo proprietrio do bem danificado, que segurado, em face do autor do dano

* O art. 73 do CPC permite denunciaes sucessivas; o art. 456 do CC admite denunciaes por saltos.

CHAMAMENTO AO PROCESSO x DENUNCIAO DA LIDE (feita pelo ru, que a regra geral)

no CHAMAMENTO AO PROCESSO o autor tem relaes jurdicas com o ru e com o terceiro ( * o chamamento s pode ocorrer na solidariedade ou na fiana):

Ru <--------------------------- AUTOR --------------------------> terceiro (chamado)

na DENUNCIAO DA LIDE o autor tem relao jurdica com o ru que tem relao jurdica com o terceiro ( * salvo se a denunciao for feita pelo prprio autor):

AUTOR -------------------------> Ru -------------------------> terceiro (litisdenunciado)

Procedimentos na Denunciao da Lide:

denunciao feita pelo RU

Prazo da defesa, junto contestao ou no

Suspenso do processo, at a deciso (prazo ento recomea)

Citado, pode o denunciado: aceitar, contestando os pedidos formulados pelo autor (litisconsrcio passivo); inrcia ou negativa da qualidade atribuda pelo denunciante; confessar os fatos articulados pelo autor o ru denunciante segue normalmente na defesa. denunciao feita pelo AUTOR

Denunciao oferecida na petio inicial

O denunciado citado antes do ru: somente aps a resposta do denunciado citado o ru

Com sua citao, pode o denunciado: inrcia cita-se o ru e o processo segue regularmente entre este e o autor; comparecimento litisconsorte ativo, pode aditar a petio inicial; negar sua qualidade o que no impede o juiz de sentenciar quanto pretenso do autor denunciante. contestar e ao mesmo tempo aditar a petio inicial

You might also like