You are on page 1of 6

Cuidados a serem tomados com a aparncia visual na TV Autora: Patricia Rodrigues.

Extrado do curso on line Apresentao de Teleaula.

A orientao para a aparncia visual se vestir de acordo com a atividade profissional. Se for um executivo, terno e gravata caem bem para os homens e tailleur para as mulheres, por exemplo. Use roupas modernas e discretas, sem exageros. No adianta estar na ltima moda, mas fora do contexto. Vista-se conforme a formalidade da ocasio, mas se tiver dvidas, v formalmente. E no invente moda. Use roupas nas quais se sinta bem, adaptando-as sua atividade profissional, poca e ao costume, faa aparecer seu estilo pessoal de vestir. A roupa no deve chamar mais a ateno do que a mensagem a ser transmitida. Na hora da gravao ou entrevista, o visual deve ser sbrio, limpo e asseado. Roupas amassadas ou com machas de suor devem ser substitudas. Para as mulheres, decotes e transparncias jamais devem ser usados, pois tiram a credibilidade e a ateno do aluno. Alm disso, os acessrios, brincos, pulseiras e colares devem ser discretos e pequenos. Ao se sentar usando ternos ou blazers (para que no fique tecido sobrando nos ombros ou na frente), estique a vestimenta nas costas e procure se sentar na sobra do m esmo. Mantenha suas costas eretas, confortveis no encosto da cadeira e d uma puxada para baixo na frente do tecido. Abotoe sempre o primeiro boto do palet se a entrevista for sentada. Em p, abotoe todos. Lembre-se tambm de que ao se sentar para uma entrevista, a postura correta fundamental para contribuir com a elegncia e o bem estar. Ateno com as gravatas! Em p, tenha o cuidado de no deixar a ponta aparecer embaixo do palet, prximo cintura. A escolha da cor da roupa deve ser estudada previamente. D preferncia para cores lisas e sem brilho. Jamais use roupa da mesma cor do cenrio. Estampas com listras, com bolinhas pequenas ou quadriculadas provocam os famosos batimentos, ou seja, d a impresso que voc est fritando no vdeo. No use branco ou xadrez, use azul, pois uma cor que fica bem no vdeo. A exceo para programas ou gravaes que usam o sistema chroma -key, pois o azul a base dos projetos. Geralmente, os produtores avisam sobre esse detalhe com antecedncia. Cores escuras denotam elegncia, mas envelhecem o apresentador. Use tons prximos ao cinza ou tons pastis so elegantes e no envelhecem o usurio.

O seu traje deve ser confortvel. No use roupas apertadas, principalmente na regio do diafragma. Pode prejudicar a sua voz. Os calados podem ser baixos, confortveis, limpos e em bom estado de conservao.

Maquiagem e cabelo Maquiagem e Cabelo: a maquiagem necessria tambm para os homens, mas apenas em gravaes em estdio. importante que se tire o brilho com o uso de pancake ou p compacto no rosto e na cabea (no caso de calvcie), nas olheiras e em alguma marca que se destaque negativamente, como espinhas. O professor tambm deve estar sempre impecvel, com barba feita ou bem aparada, cabelos com bom corte e penteados, unhas limpas e cortadas. As mulheres devem se maquiar tanto em gravaes em estdio como externas. Mas importante uma maquiagem discreta, limpa, no carregada. O ideal fazer alguns testes de vdeo antes. Os cabelos tambm devem ter um bom corte e sempre penteados. Nada impede que voc o prenda, mas importante ressaltar que o seu penteado ou maquiagem no devem ter destaque maior do que o contedo de sua aula. Nada de penteados exticos ou chamativos! Tenha sempre bom senso e opte sempre pelo mais discreto e simples. Observe e se espelhe nas apresentadoras de telejornal. Abaixo voc confere algumas dicas de moda das consultoras de moda Claudia Manhaes, Marlia Carneiro e Denise Molinaro para todos os perfis. Veja:

Dicas de Moda

Para a alta: indicado o uso de pantalona e camisa masculina. Para a gordinha: roupa escura, camisa e saia reta. Para a negra: cor forte, como os tons de azul. Para quem tem o cabelo curto: pode usar colares, gargantilhas e golas altas. Para quem tem cabelos compridos: o meio coque com fios soltos e blusa com gola careca so perfeitos. Loiras ficam bem de cores mais escuras e tons dourados.

Muito busto Use camisa sem gola muito alta, decote em V, cor escura, blusa simples sem muitos babados ou detalhes. Evite tomara que caia e blusa frente nica.

Pouco busto Use blusa ou vestido tomara que caia ou frente nica, blusa ou vestido que deixe o ombro mostra, blusa, vestido ou bata com bojo. Evite decote V e decote redondo porque diminuem ainda mais o busto.

Quadril estreito Use saia evas, rodada ou reta, cala pantalona, vestido acinturado, minissaia e short curto. Evite cala e vestido muito justos.

Quadril largo Use cala de corte reto, cor escura, porque disfara, saia e vestido evas. Evite cala muito justa, minissaia e vestido rodado. Evite jeans com lavagem mais clara nas coxas ou quadril, quanto mais clara a cor, mais volume. Use cala ou saia com frente reta ou com uma prega nica. Nada de cala ou saia esvoaante, de tecidos leves.

No marque a cintura com cintos ou faixas, s se for bem alta. No use sapato com salto muito alto. Procure usar blusa na altura do quadril, assim diminui o volume nessa regio. D preferncia para cala de corte reto, porque alonga a silhueta, e cor fechada.

Sem cintura definida Use saia e vestido de cintura baixa, blusa, vestido e camiseta acinturada. Evite roupa muito larga e reta.

Quando a barriga no est na melhor forma Use casaco comprido, vestido de cintura baixa, porque disfaram a barriga, saia de corte reto, estampa com fundo preto. Evite listras horizontais e blusa que deixam a barriga mostra, cinto e faixa que deixam a cintura em destaque. Mas, alm de usar roupas que se enquadram com o seu tipo de corpo, quem est um pouquinho acima do peso pode perder alguns quilinhos apenas com a roupa certa:

Sobreposies Faa sobreposies para disfarar os quilos a mais. Ficam bem interessantes aquelas em que se usa uma pea rendada por baixo e, por cima, uma blusa cache-coeur. Trespassada, ela oferece profundidade ao decote e suas linhas transversais do a iluso de emagrecimento.

Listras Elas ficam timas quando transversais ou verticais, porque dessa forma a silhueta fica mais afinada. Horizontais, engordam!

Para homens: Camisas Camisa amassada pssimo, tanto no trabalho quanto na balada. Desleixo no significa modernismo. Na etiqueta, voc descobre se a camisa social ou esporte. Se os nmeros forem 2, 3 ou 4 sinal que esporte. Camisa folgada com ombro cado um elemento que vai contra voc. Evite colarinho apertado, porque na metade do dia voc vai ter a sensao que algum gostaria de enforcar voc. Na hora da compra, um dedo entre o colarinho e o pescoo. Colarinho de cor diferente da camisa o fim! Quem tem o rosto arredondado deve preferir colarinhos bicudos para alongar a silhueta. Evite a combinao camisa azul com colarinho branco. Genericamente, evite se apresentar com camisa branca, xadrez ou listrada, para no chapar sua imagem e evitar os famosos batimentos. D preferncia a palets e gravatas lisas.

You might also like