You are on page 1of 3

Vacina trivalente contra influenza H1N1

1. Qual a composio da vacina? A vacina, trivalente, contm 3 cepas de vrus influenza: A / Califrnia / 7/2009 (H1N1) A / Perth / 16/2009 (H3N2) B / Brisbane / 60/2008

2. A vacina contm timerosal (conservante composto de mercrio. Um dos produtos comerciais que contm timerosal o Merthiolate)? Contm adjuvante? No. A vacina no contm timerosal ou adjuvante. 3. Quem pode/deve ser vacinado? Qualquer pessoa que deseje proteo contra a influenza, a partir de 6 meses de idade, pode se vacinar. 4. Qual o esquema de vacinao nas diferentes idades? Quem j tomou vacina na campanha pblica pode/deve se vacinar? As vacinas utilizadas na rede pblica (todas) so vacinas monovalentes, isto , visam proteger contra o vrus H1N1. Por isso, se as pessoas querem proteo contra os outros vrus (H3N2 e B) podem tomar, tambm, a vacina trivalente. importante salientar que para crianas (6 meses a 9 anos de idade incompletos) recomenda-se 2 doses, com intervalo mnimo de 3 semanas, para proteo adequada contra o H1N1. Assim, crianas que tomaram a 1 dose na Campanha podem, se os pais preferirem, receber a 2 dose de H1N1 como parte da vacina trivalente. A seguir, um esquema proposto para diferentes situaes de vacinao prvia contra o H1N1. Adultos (e crianas com mais de 9 anos de idade) Recebeu 1 dose de H1N1 > pode receber 1 dose da vacina trivalente (intervalo mnimo: 3 semanas). No recebeu H1N1 > 1 dose da vacina trivalente. Gestantes > ver abaixo Crianas (6 meses a 9 anos) 1 dose de H1N1 na Campanha > pode receber 1 dose de vacina trivalente (intervalo mnimo: 3 semanas). 2 doses de H1N1 na Campanha > no necessria outra dose. Nenhuma dose na Campanha > 2 doses da vacina trivalente.

Nutrocincia Assessoria em Nutrologia www.nutrociencia.com.br

5. Mulheres grvidas podem ser vacinadas? Em qualquer fase da gravidez? As grvidas representam um grupo de risco aumentado para formas graves de influenza. Em Nova York, por exemplo, na 1 fase da pandemia pelo H1N1, mulheres grvidas tiveram um risco 7,2 vezes maior de serem hospitalizadas em comparao com no grvidas. Por isso, e porque a segurana da vacina contra influenza na gravidez bem conhecida e foi reafirmada com a vacinao de centenas de milhares de grvidas no Hemisfrio Norte, recomenda-se que as grvidas sejam vacinadas, em qualquer fase da gravidez. Como para todos os adultos, tambm na gravidez uma dose suficiente para imunizar contra o H1N1. Esquema proposto para gestantes: 1 dose de H1N1 na Campanha > desnecessria outra dose para H1N1. Se o mdico da gestante optar por proteo contra H3N2 e B > uma dose da vacina trivalente (neste caso: trazer receita mdica). No tomou na Campanha > uma dose da vacina trivalente 6. Quais as reaes que a vacina pode causar? As reaes relatadas at agora tm sido leves e de curta durao consistindo, na maioria das vezes, em inchao, vermelhido e dor no local da injeo. Febre, cefalia, fadiga e dores musculares so mais raras ainda. A vacina no causa sintomas de gripe como tosse, dor de garganta, catarro ou coriza. Uma preocupao s vezes manifestada de reaes neurolgicas, principalmente com um tipo de paralisia conhecido como sndrome de Guillain-Barr. Aps a administrao de mais de 100 milhes de doses da vacina contra H1N1, uma vigilncia muito cuidadosa de eventos adversos na Amrica do Norte e Europa no mostrou qualquer evidncia de aumento na incidncia desta doena. 7. Pessoas com alergia a ovo podem ser vacinadas? Apenas pessoas que tm sintomas muito relevantes aps ingesto de ovos ou produtos que contm ovos (dificuldade respiratria, queda de presso sangunea, urticria generalizada) no podem ser vacinadas (ou devem receber a vacina em ambiente hospitalar). Outras formas de alergia a ovo, mais brandas, no contraindicam a vacinao. 8. Uso de remdios contraindica a vacinao? Em princpio o uso de qualquer remdio, ou conjunto de remdios, no contraindica o uso da vacina. 9. Mulheres que esto amamentando podem ser vacinadas? No apenas podem - no h qualquer problema especial de segurana da vacina nessas mulheres - como constituem (juntamente com outras pessoas que cuidam de crianas pequenas) um grupo prioritrio para a vacinao: alm da prpria proteo, imuniz-las uma forma indireta de proteger seus filhos, especialmente os menores de 6 meses de idade, que no podem ser vacinados.
Nutrocincia Assessoria em Nutrologia www.nutrociencia.com.br

10. Quem teve gripe depois do incio da pandemia (maio-junho de 2009) precisa ser vacinado? Quadros clnicos rotulados como "gripe" podem ser causadas por outros vrus, alm do vrus influenza. Mesmo quando se trata de um vrus influenza, no obrigatoriamente H1N1. Por isso, apenas aquelas pessoas (relativamente poucas) que tiveram diagnstico laboratorial confirmado e seguro de influenza H1N1 no precisam ser vacinadas.

Nutrocincia Assessoria em Nutrologia www.nutrociencia.com.br

You might also like