You are on page 1of 23

POLTICA DE DIVULGAO DE INFORMAES RELEVANTES E POLTICA DE NEGOCIAO COM VALORES MOBILIRIOS DE EMISSO DA

JBS S.A. Companhia Aberta CNPJ n o2.916.265/0001-60 / NIRE 35.300.330.587 Av. Marginal Direita do Tiet, 500, Vila Jaguara, CEP 05118-100 So Paulo, SP.

JUR_SP 10734679v2 4037.291934

-2-

SUMRIO

1. - NORMAS GERAIS ....................................................................................... 3 1.1. Introduo e Princpios Gerais .................................................................... 3 1.2. - Definies ..................................................................................................... 4 2. - POLTICA DE DIVULGAO DE INFORMAES RELEVANTES 2.1. - Objetivo e Abrangncia ................................................................................ 9 2.2. - Divulgao de Fatos Relevantes ................................................................... 9 2.3. - Exceo Imediata Divulgao ................................................................... 10 2.4. - Deveres e Responsabilidades ....................................................................... 11 2.5. - Dever de Sigilo e Outros Deveres das Pessoas Vinculadas .......................... 12 2.6. - Obrigao de Indenizar ................................................................................ 13 2.7. - Outras Disposies ....................................................................................... 14 2.8. - Vigncia ........................................................................................................ 14 3. POLTICA DE NEGOCIAO COM VALORES MOBILIRIOS 3.1. - Objetivo e Abrangncia ................................................................................ 15 3.2. - Negociao Mediante Corretoras Credenciadas .......................................... 16 3.3. - Vedaes Negociao................................................................................. 16 3.4. - Perodo de Absteno Negociao (Blackout Period) .............................. 17 3.5. - Vedao Aquisio para Tesouraria .......................................................... 18 3.6. - Excees s Restries Negociao ........................................................... 18 3.7. - Planos Individuais de Negociao ............................................................... 19 3.8. - Obrigao de Indenizar ................................................................................ 19 3.9. - Alterao ....................................................................................................... 20 3.10. - Vigncia ........................................................................................................ 20 3.11. - Disposies Finais ........................................................................................ 20 ANEXOS 1. Modelo de Termo de Adeso 2. Declarao

JUR_SP 10734679v2 4037.291934

-3-

1 -

NORMAS GERAIS

1.1 - Introduo e Princpios Gerais

1.1.1 - A JBS uma companhia aberta comprometida com as boas prticas de governana corporativa do Novo Mercado da Bolsa de Valores de So Paulo, e preocupa-se em assegurar elevados padres de transparncia e eqidade de tratamento com os investidores e o mercado de capitais em geral. 1.1.2 - Este documento estabelece a Poltica de Divulgao de Informaes Relevantes e a Poltica de Negociao com Valores Mobilirios da JBS, elaborada de acordo com a Instruo CVM n 358/02. 1.1.3 - A Poltica de Divulgao e a Poltica de Negociao foram aprovadas pelo Conselho de Administrao e esto fundamentadas nos seguintes princpios bsicos: (a) obedincia legislao especfica, regulamentao da Comisso de Valores Mobilirios e outros rgos reguladores nacionais e estrangeiros a que a JBS esteja sujeita; (b) aderncia s melhores prticas de relaes com investidores; e (c) transparncia e eqidade de tratamento com os investidores e o mercado de pitais em geral. 1.1.4 - A cincia e o estrito cumprimento da Poltica de Divulgao e da Poltica de Negociao so obrigatrios para todas as Pessoas Vinculadas. Quaisquer dvidas acerca das disposies das presentes Poltica de Divulgao e Poltica de Negociao, da regulamentao aplicvel pela CVM ou outros rgos reguladores nacionais e estrangeiros a que a JBS esteja sujeita e/ou sobre a necessidade de se divulgar ou no determinada informao ao pblico devero ser esclarecidas com o Diretor de Relaes com Investidores.

JUR_SP 10734679v2 4037.291934

-4-

1.1.5 - Todas as Pessoas Vinculadas, e aquelas que venham a adquirir esta qualidade, devero formalizar a adeso Poltica de Divulgao e Poltica de Negociao, por meio da assinatura do Termo de Adeso Poltica de Divulgao e Poltica de Negociao, nos termos do modelo que consta do Anexo 1. 1.2 - Definies 1.2.1 - Na aplicao e interpretao dos termos e condies contidos na Poltica de Divulgao e na Poltica de Negociao, os termos abaixo relacionados tero os seguintes significados: Acionistas Controladores Acionista ou grupo de acionistas vinculados por acordo de acionistas ou sob controle comum que exera o poder de controle da JBS.

Administradores

Diretores e membros do Conselho Administrao, titulares e suplentes, da JBS.

de

Bolsas de Valores

Bovespa e quaisquer outras Bolsas de Valores ou mercados organizados de balco de negociao em que a JBS tenha Valores Mobilirios admitidos negociao, no Brasil ou no exterior.

Bovespa

BM&FBOVESPA - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros.

Conselheiros Fiscais

Membros do conselho fiscal da JBS, titulares e suplentes.

Contatos Comerciais

Qualquer pessoa que tenha conhecimento de informao referente a ato ou fato relevante da JBS, em especial queles que tenham relao comercial,

JUR_SP 10734679v2 4037.291934

-5-

profissional ou de confiana com a JBS, tais como auditores independentes, analistas de valores mobilirios, consultores e instituies integrantes do sistema de distribuio de valores mobilirios.

Corretoras Credenciadas

Corretoras de valores mobilirios credenciadas pela JBS para negociao de seus valores mobilirios por parte das pessoas sujeitas a este documento.

JBS

JBS S.A.

CVM

Comisso de Valores Mobilirios.

Diretor de Relaes com Investidores

Diretor da JBS responsvel pela prestao de informaes ao pblico investidor, CVM e Bolsa de Valores ou entidade de mercado de balco organizado, dentre outras atribuies previstas em regulamentao editada pela CVM, bem como por administrar e fiscalizar a aplicao da Poltica de Divulgao e da Poltica de Negociao. Toda deciso de acionista controlador, deliberao de Assemblia Geral ou dos rgos de administrao da JBS ou qualquer outro ato ou fato de carter poltico-administrativo, tcnico, legal, negocial ou econmico-financeiro ocorrido ou relacionado aos negcios da JBS, que possa influir de modo pondervel (i) na cotao de Valores Mobilirios; (ii) na deciso dos investidores de comprar, vender ou manter os Valores Mobilirios; ou (iii) na determinao de os investidores exercerem quaisquer direitos inerentes condio de titulares de Valores Mobilirios. Considera-se como Fato

Fato Relevante

JUR_SP 10734679v2 4037.291934

-6-

Relevante, ainda, os exemplos discriminados no art. 2 da Instruo CVM n 358. Informao Privilegiada Instruo CVM n 358/02 Todo Fato Relevante que ainda no tenha sido divulgado ao pblico investidor. Instruo CVM n 358, de 03 de janeiro de 2002, que dispe sobre a divulgao e uso de informaes sobre ato ou fato Relevante relativos s companhias abertas, bem como sobre a negociao de valores mobilirios de emisso de companhia aberta na pendncia de fato relevante no divulgado ao mercado, dentre outras matrias. rgos da JBS criados por seu estatuto, com funes tcnicas ou destinados a aconselhar os seus administradores. A JBS, seus Acionistas Controladores, diretos e indiretos, Administradores, membros do Conselho Fiscal e de quaisquer outros rgos com Funes Tcnicas ou Consultivas da JBS, empregados e diretores da JBS que, em virtude de seu cargo ou posio na JBS, tenham acesso a qualquer Informao Privilegiada, bem como suas Sociedades Controladas e/ou sob controle comum, seus respectivos Acionistas Controladores, cnjuges, companheiros, dependentes includos na declarao anual do imposto de renda, que tenham aderido expressamente Poltica de Divulgao e Poltica de Negociao e estejam obrigados observncia das regras nelas descritas. Sero ainda consideradas Pessoas Vinculadas quaisquer outras pessoas que, a critrio da JBS, tenham conhecimento de Fatos

rgos com Funes Tcnicas ou Consultivas Pessoas Vinculadas

JUR_SP 10734679v2 4037.291934

-7-

Relevantes em virtude do cargo, posio ou funo na JBS, em Sociedades Controladas ou Sociedades Coligadas.

Poltica de Divulgao Poltica de Divulgao de Informaes Relevantes.

Poltica de Negociao Poltica de Negociao de Valores Mobilirios de Emisso da JBS.

Sociedades Coligadas

Sociedades em que a JBS participe, com 10% (dez por cento) ou mais, sem Control-las.

Sociedades Controladas

Sociedades nas quais a JBS, diretamente ou atravs de outras controladas, titular de direitos de scia que lhe assegurem o poder de controle.

Termo de Adeso

Termo de adeso a ser firmado na forma dos artigos 15, 1, inciso I e 16, 1, da Instruo CVM n 358/02 por cada uma das Pessoas Vinculadas e reconhecido pela JBS, por meio do qual cada Pessoa Vinculada manifesta sua cincia quanto s regras contidas na Poltica de Divulgao e na Poltica de Negociao e assume a obrigao de cumpri-las e de zelar para que as regras sejam cumpridas por pessoas que estejam sob sua influncia, incluindo empresas controladas, coligadas ou sob controle comum, cnjuges e dependentes, diretos ou indiretos.

Valores Mobilirios

Quaisquer aes, debntures, bnus de subscrio, recibos (incluindo aqueles emitidos fora do Brasil com lastro em aes) e direitos de subscrio, notas

JUR_SP 10734679v2 4037.291934

-8-

promissrias, opes de compra ou de venda, ndices e derivativos de qualquer espcie ou, ainda, quaisquer outros ttulos ou contratos de investimento coletivo de emisso da JBS, ou a eles referenciados, que por determinao legal, sejam considerados valor mobilirio.

JUR_SP 10734679v2 4037.291934

-9-

2 - POLTICA DE DIVULGAO DE INFORMAES RELEVANTES

2.1 - Objetivo e Abrangncia 2.1 - A presente Poltica de Divulgao tem por objetivo disciplinar o uso e a divulgao de informaes no mbito da JBS que, por sua natureza, possam ser classificados como Fato Relevante, estabelecendo as regras e diretrizes que devero ser observadas pelo Diretor de Relaes com Investidores e demais Pessoas Vinculadas quanto ao uso, divulgao e manuteno de sigilo de tais informaes que ainda no tenham sido divulgadas ao pblico.

2.2 - Divulgao de Fatos Relevantes 2.2.1 - Caber ao Diretor de Relaes com Investidores zelar para que os Fatos Relevantes ocorridos ou relacionados aos negcios da JBS sejam divulgados ao mercado na forma prevista na legislao especfica e nesta Poltica de Divulgao, de forma clara e precisa, em linguagem acessvel ao pblico investidor, bem como zelar pela sua ampla e imediata disseminao, simultnea em todos os mercados em que os Valores Mobilirios da JBS sejam negociados. 2.2.2 - A comunicao de Fatos Relevantes CVM e s Bolsas de Valores deve ser feita imediatamente, por meio de documento escrito, descrevendo detalhadamente os atos e/ou fatos ocorridos, indicando, sempre que possvel, os valores envolvidos e outros esclarecimentos. 2.2.3 - A divulgao dos Fatos Relevantes ocorrer por meio da publicao de anncios nos jornais de grande circulao utilizados habitualmente pela JBS, podendo o anncio conter descrio resumida da informao relevante e indicar os endereos na rede mundial de computadores (Internet) onde a informao detalhada dever estar disponvel a todos os investidores, efetivos ou potenciais, em teor mnimo idntico quele remetido CVM e s Bolsas de Valores. 2.2.4 - A JBS poder criar um sistema on-line de divulgao de informaes a investidores, enviando Fatos Relevantes por meio de correio eletrnico (e-mail) de

JUR_SP 10734679v2 4037.291934

- 10 -

pessoas cadastradas em banco de dados criado para este fim. Tal sistema de divulgao no substituir os outros meios de divulgao de informao previstos nesta Poltica de Divulgao e na legislao aplicvel. 2.2.5 - Sempre que possvel, a divulgao de qualquer Fato Relevante ocorrer antes do incio ou aps o encerramento dos negcios nas Bolsas de Valores, sendo que, em caso de incompatibilidade de horrios com outros mercados, prevalecer o horrio de funcionamento do mercado brasileiro. 2.2.6 Sempre que for veiculado Fato Relevante por qualquer meio de comunicao, inclusive informao imprensa ou em reunies de entidades de classe, investidores, analistas ou pblico selecionado, no Pas ou no exterior, o Fato Relevante dever ser simultaneamente divulgado CVM, s Bolsas de Valores e aos investidores em geral. 2.2.7 - As Pessoas Vinculadas que tenham conhecimento de qualquer informao que possa configurar Fato Relevante dever comunicar, imediatamente e por escrito, ao Diretor de Relaes com Investidores para que esse, por sua vez, tome as medidas necessrias para divulgao da informao, nos termos da lei e desta Poltica de Divulgao. 2.2.8 - As Pessoas Vinculadas que tenham conhecimento de Fato Relevante e constatem a omisso do Diretor de Relaes com Investidores no cumprimento de seu dever de divulgao por mais de 3 (trs) dias teis contados do comunicado escrito nos termos da Clusula 2.2.7 acima devero encaminhar imediatamente comunicao escrita aos Administradores da JBS para que estes tomem as medidas cabveis para divulgao da informao ao mercado e s autoridades competentes, se for o caso. A responsabilidade dos Administradores e das Pessoas Vinculadas que tiveram acesso a Fatos Relevantes no divulgados apenas cessar quando a divulgao CVM tiver ocorrido.

2.3. - Exceo Imediata Divulgao 2.3.1 - O Diretor de Relaes com Investidores poder deixar de divulgar Fato Relevante caso entenda que a revelao colocar interesses legtimos da JBS em

JUR_SP 10734679v2 4037.291934

- 11 -

risco, devendo divulg-lo imediatamente na hiptese de a informao escapar ao controle ou ocorrer oscilao atpica na cotao, preo ou quantidade negociada de Valores Mobilirios da JBS. 2.3.2 - O Diretor de Relaes com Investidores poder solicitar CVM a manuteno das informaes em sigilo, sendo que a solicitao CVM dever ocorrer por meio de envelope lacrado com a inscrio CONFIDENCIAL endereado Presidncia da CVM. 2.3.3 - Caso o Diretor de Relaes com Investidores julgue necessrio, poder submeter a aprovao da manuteno de Fato Relevante em sigilo deliberao da Diretoria e esta, por sua vez, deliberao do Conselho de Administrao.

2.4 Responsabilidades do Diretor de Relaes com Investidores 2.4.1 - So responsabilidades do Diretor de Relaes com Investidores: (a) divulgar e comunicar CVM e s Bolsas de Valores, imediatamente aps a cincia, qualquer Fato Relevante ocorrido ou relacionado aos negcios da JBS; (b) zelar pela ampla e imediata disseminao de Fatos Relevantes simultaneamente nas Bolsas de Valores, assim como ao pblico investidor em geral; (c) prestar aos rgos competentes, quando devidamente esclarecimentos adicionais divulgao de Fato Relevante; e solicitado,

(d) acompanhar e averiguar as negociaes de Valores Mobilirios de emisso a JBS efetuadas por Pessoas Vinculadas, com o objetivo de esclarecer se elas tm conhecimento de Informao Privilegiada e/ou que tenha de ser divulgada ao mercado.

JUR_SP 10734679v2 4037.291934

- 12 -

2.5 - Dever de Sigilo e Outros Deveres das Pessoas Vinculadas 2.5.1 - As Pessoas Vinculadas devem guardar sigilo acerca de Fatos Relevantes que ainda no tenham sido divulgados, s quais tenham acesso em razo do cargo ou posio que ocupam, at que tais Fatos Relevantes sejam divulgados ao pblico, bem como zelar para que subordinados e terceiros de sua confiana e Contatos Comerciais tambm o faam, respondendo solidariamente com estes na hiptese de descumprimento. 2.5.2 - As Pessoas Vinculadas no devem discutir Fatos Relevantes em lugares pblicos. 2.5.3 - Informaes Privilegiadas somente podero ser discutidas com aqueles que tenham a necessidade de conhec-las. 2.5.4 - As Pessoas Vinculadas devem ainda: (a) no se valer de Informaes Privilegiadas para obter, direta ou indiretamente, para si ou para terceiros, quaisquer vantagens pecunirias, inclusive por meio da compra ou venda de Valores Mobilirios de emisso da JBS, ou a eles referenciados; (b) zelar para que a violao do disposto neste artigo no possa ocorrer atravs de subordinados diretos ou terceiros de sua confiana, respondendo solidariamente com estes na hiptese de descumprimento; e (c) comunicar JBS, CVM e s Bolsas de Valores a quantidade, as caractersticas e a forma de aquisio dos Valores Mobilirios de emisso da JBS, ou a eles referenciados, de que sejam titulares, bem como as alteraes em suas posies. Tal comunicao dever ocorrer no prazo estabelecido pela Instruo CVM n 358/02, contendo: I - indicao do saldo da posio no perodo; II - nome e qualificao do titular, indicando o nmero de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas;

JUR_SP 10734679v2 4037.291934

- 13 -

III - quantidade, por espcie e classe, no caso de aes, e demais caractersticas no caso de outros Valores Mobilirios, alm da identificao da companhia emissora; e IV - forma, preo e data das transaes. 2.5.5 - As Pessoas Vinculadas devem ainda comunicar JBS, CVM e s Bolsas de Valores os valores mobilirios que sejam de propriedade de cnjuge do qual a pessoa no esteja separada judicialmente, de companheiro, de qualquer dependente includo em sua declarao anual de imposto sobre a renda, e de sociedades controladas direta ou indiretamente por essas pessoas, nos mesmos termos do item 2.5.4 acima. 2.5.6 - Quaisquer violaes desta Poltica de Divulgao verificadas pelas Pessoas Vinculadas devero ser comunicadas imediatamente JBS, na pessoa do Diretor de Relaes com Investidores. 2.5.7 - As Pessoas Vinculadas que, inadvertidamente ou sem autorizao, de qualquer modo comunicarem, pessoalmente ou atravs de terceiros, Informao Privilegiada a qualquer pessoa no vinculada, antes de sua divulgao ao mercado, devero informar tal ato imediatamente ao Diretor de Relaes com Investidores para que este tome as providncias cabveis. 2.5.8 As Pessoas Vinculadas, consideradas isoladamente ou em grupo representando um mesmo interesse, que atingir participao, direta ou indireta, que corresponda a 5% (cinco por cento) ou mais de espcie ou classe de aes (ou direitos sobre aes) representativas do capital da JBS deve enviar CVM e s Bolsas de Valores, bem como divulgar, nos termos da Clusula 2.2, declarao contendo as informaes do art. 12 da Instruo CVM n 358/02.

2.6 - Obrigao de Indenizar 2.6.1 - As Pessoas Vinculadas responsveis pelo descumprimento de qualquer disposio constante desta Poltica de Divulgao e da legislao especfica se obrigam a ressarcir a JBS e/ou as outras Pessoas Vinculadas, integralmente e sem limitao, de todos os prejuzos que a JBS e/ou as outras Pessoas Vinculadas

JUR_SP 10734679v2 4037.291934

- 14 -

venham a incorrer e que sejam decorrentes, direta ou indiretamente, de tal descumprimento. 2.7 - Outras Disposies 2.7.1 - Qualquer alterao desta Poltica de Divulgao dever ser aprovada pelo Conselho de Administrao da JBS e obrigatoriamente comunicada CVM e s Bolsas de Valores. 2.7.2 - A JBS comunicar formalmente s Pessoas Vinculadas os termos da deliberao do Conselho de Administrao que aprovar ou alterar a Poltica de Divulgao, obtendo dessas pessoas a respectiva adeso formal por meio do assinatura do Termo de Adeso, que ser arquivado na sede da JBS desde o incio do vnculo at o final do quinto ano, no mnimo, aps o seu desligamento. A relao de Pessoas Vinculadas, juntamente com as respectivas qualificaes, indicando cargo ou funo, endereo e nmero de inscrio no Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas ou no Cadastro de Pessoas Fsicas, ser mantida atualizada na sede da JBS, disposio da CVM.

2.8. - Vigncia 2.8.1 - A presente Poltica de Divulgao entrar em vigor na data de sua aprovao pelo Conselho de Administrao e permanecer vigorando por prazo indeterminado, at que haja deliberao em sentido contrrio.

JUR_SP 10734679v2 4037.291934

- 15 -

3. - POLTICA DE NEGOCIAO COM VALORES MOBILIRIOS

3.1 - Objetivo e Abrangncia 3.1.1 A presente Poltica de Negociao tem por objetivos coibir e punir a utilizao de Informaes Privilegiadas em benefcio prprio das Pessoas Vinculadas em negociao com Valores Mobilirios de emisso da JBS e enunciar as diretrizes que regero, de modo ordenado e dentro dos limites estabelecidos por lei, a negociao de tais Valores Mobilirios, nos termos da Instruo CVM n 358/02 e das polticas internas da prpria JBS. 3.1.2 - Tais regras tambm procuram coibir a prtica de insider trading (uso indevido em benefcio prprio ou de terceiros de Informaes Privilegiadas) e tipping (dicas de Informaes Privilegiadas para que terceiros delas se beneficiem), preservando a transparncia nas negociaes de Valores Mobilirios de emisso da JBS. 3.1.3 - As regras desta Poltica de Negociao definem perodos nos quais as Pessoas Vinculadas devero abster-se de negociar com Valores Mobilirios de emisso da JBS, de modo a evitar o questionamento com relao ao uso indevido de Informaes Relevantes no divulgadas ao pblico. 3.1.4 - Alm das Pessoas Vinculadas, as normas desta Poltica de Negociao aplicam-se tambm aos casos em que as negociaes por parte das Pessoas Vinculadas se dem para o benefcio prprio delas, direta e/ou indiretamente, mediante a utilizao, por exemplo, de: (a) sociedade por elas controlada, direta ou indiretamente; (b) terceiros com que for mantido contrato de gesto, fidcia, administrao de carteira de investimentos em ativos financeiros; (c) procuradores ou agentes; e/ou

JUR_SP 10734679v2 4037.291934

- 16 -

(d) cnjuges dos quais no estejam separados judicialmente, companheiros(as) e quaisquer dependentes includos em sua declarao anual de imposto sobre a renda. 3.1.5 - As restries contidas nesta Poltica de Negociao no se aplicam s negociaes realizadas por fundos de investimento de que sejam cotistas as Pessoas Vinculadas desde que: (a) os fundos de investimento no sejam exclusivos; e (b) as decises de negociao do administrador do fundo de investimento no possam ser influenciadas pelos cotistas.

3.2 - Negociao Mediante Corretoras Credenciadas 3.2.1 - Com o intuito de assegurar padres adequados de negociao de Valores Mobilirios da emisso da JBS, fica adotada a sistemtica de que todas as negociaes por parte da prpria JBS e das Pessoas Vinculadas somente sero realizadas com a intermediao das Corretoras Credenciadas.

3.3 - Vedaes Negociao 3.3.1 A JBS e as Pessoas Vinculadas devero abster-se de negociar seus Valores Mobilirios de emisso da JBS em todos os perodos em que o Diretor de Relaes com Investidores haja determinado a proibio de negociao, mediante autorizao prvia do Presidente do Conselho de Administrao da JBS (Perodo de Bloqueio). O Diretor de Relaes com Investidores Administrador das Polticas no est obrigado a fundamentar a deciso de determinar o Perodo de Bloqueio, que ser tratado confidencialmente pelos seus destinatrios. 3.3.2 - Anteriormente divulgao ao pblico de Fato Relevante nos termos da Poltica de Divulgao, vedada a negociao, prestao de aconselhamento ou assistncia de investimento em Valores Mobilirios por parte das Pessoas Vinculadas que tenham conhecimento de tal Fato Relevante e/ou da data de sua

JUR_SP 10734679v2 4037.291934

- 17 -

divulgao, bem como quando estiver em curso distribuio pblica de Valores Mobilirios de emisso da JBS. 3.3.3 - As Pessoas Vinculadas devero assegurar que seus Contatos Comerciais e aqueles com quem mantenham relao comercial, profissional ou de confiana no negociem Valores Mobilirios quando tiverem acesso a Informaes Privilegiadas. Para tanto, as Pessoas Vinculadas envidaro seus melhores esforos para que todos que acessem Informaes Privilegiadas firmem os competentes Termos de Adeso Poltica de Negociao. 3.3.4 - As vedaes para negociao com Valores Mobilirios devem ser observadas pelas Pessoas Vinculadas at a divulgao do Fato Relevante ao pblico. No entanto, tais vedaes sero mantidas, mesmo aps a divulgao do Fato Relevante, na hiptese em que eventuais negociaes com Valores Mobilirios pelas Pessoas Vinculadas possam interferir, em prejuzo da JBS ou de seus acionistas, com o ato ou fato associado ao Fato Relevante. Em tal hiptese, o Diretor de Relaes com Investidores divulgar comunicado interno informando sobre a proibio. 3.3.5 - As Pessoas Vinculadas tambm so proibidas de negociar com Valores Mobilirios da JBS caso estejam cientes da existncia de informao relevante de qualquer outra empresa ainda no divulgada com potencialidade de interferir na cotao dos valores mobilirios da JBS. Incluem-se nesta hiptese subsidirias da JBS, Sociedades Controladas, Sociedade Coligadas, competidores, fornecedores e clientes da JBS. 3.3.6 - As Pessoas Vinculadas que se afastarem de cargos na administrao da JBS anteriormente divulgao de Fatos Relevantes originados durante seu perodo de gesto no podero negociar com Valores Mobilirios de emisso da JBS at: (a) o encerramento do prazo de 06 (seis) meses contado da data de seu afastamento; ou (b) a divulgao ao pblico do Fato Relevante. 3.4 - Perodo de Absteno de Negociao (Blackout Period) 3.4.1 - As Pessoas Vinculadas devero abster-se de realizar quaisquer negociaes com Valores Mobilirios, independente de determinao do Diretor de Relaes com Investidores nesse sentido:

JUR_SP 10734679v2 4037.291934

- 18 -

(a) no perodo de 15 (quinze) dias que anteceder a divulgao das informaes trimestrais (ITR) e anuais (por exemplo, DFP) exigidas pela CVM; (b) entre a data da deliberao do rgo competente de aumentar o capital social, distribuir dividendos e pagar juros sobre o capital prprio, e a publicao dos respectivos editais ou anncios; e (c) a partir do momento em que tiverem acesso informao relativa inteno da JBS ou dos Acionistas Controladores de: (i) modificar o capital social da JBS mediante subscrio de aes; (ii) aprovar um programa de aquisio ou alienao de aes de emisso da JBS pela prpria JBS; ou (iii) distribuir dividendos ou juros sobre capital prprio, bonificaes em aes ou seus derivativos ou desdobramento; e a publicao dos respectivos editais e/ou anncios ou informativos.

3.5 - Vedao Aquisio para Tesouraria 3.5.1 - O Conselho de Administrao no poder deliberar a aquisio de aes para tesouraria no perodo que ocorrer entre os procedimentos e atos iniciais, at que se torne efetivamente pblico atravs de Fato Relevante, de qualquer um dos seguinte eventos: (a) transferncia do controle acionrio; (b) incorporao, ciso total ou parcial, transformao ou fuso; ou (c) reorganizao societria. 3.6 - Excees s Restries Negociao 3.6.1 - Observadas as restries dispostas nesta Poltica de Negociao (especialmente aquelas relativas ao Perodo de Bloqueio/Blackout Period) e na regulao aplicvel, as Pessoas Vinculadas podero negociar Valores Mobilirios de emisso da JBS nas seguintes hipteses: (a) com objetivo de investimento a longo prazo, sendo recomendada a manuteno da propriedade dos Valores Mobilirios emitidos pela JBS por um prazo mnimo de 6 (seis) meses; (b) subscrio, compra ou negociao privada de aes vinculadas ao exerccio de opo de compra de acordo com planos de compra de aes aprovados pela Assemblia Geral da JBS; (c) execuo, pela JBS, de compras objeto de programas

JUR_SP 10734679v2 4037.291934

- 19 -

de recompra de aes para cancelamento ou manuteno em tesouraria; e (d) aplicao de remunerao varivel, recebida a ttulo de participao no resultado, na aquisio de Valores Mobilirios.

3.7 - Planos Individuais de Negociao 3.7.1 - As Pessoas Vinculadas podero ter planos individuais de negociao de Valores Mobilirios de emisso da JBS, que sero submetidos ao Diretor de Relaes com Investidores para exame da sua compatibilidade com os dispositivos desta Poltica de Negociao (Planos Individuais de Negociao). 3.7.2 - Os Planos Individuais de Negociao somente sero aprovados pela JBS se o seu teor impedir a utilizao de Informao Privilegiada em benefcio, direta ou indiretamente, devendo, portanto, ser elaborados de tal forma que a deciso de compra ou venda no possa ser tomada aps o conhecimento da informao, abstendo-se a pessoa titular dos Planos Individuais de Negociao de exercer influncia acerca da operao na pendncia de Fato Relevante no divulgado. 3.7.3 - Os Planos Individuais de Negociao devero contemplar a natureza das operaes programadas, tanto de compra como de venda, assim como as datas, as quantidades e os preos ou um critrio pr-determinado para a definio desses elementos, os quais devem ser compatveis com o disposto nesta Poltica de Negociao. 3.7.4 - As Pessoas Vinculadas devem comunicar s Bolsas de Valores os seus Planos Individuais de Negociao, caso os possuam, assim como as subseqentes alteraes ou inobservncia de tais planos.

3.8 - Obrigao de Indenizar 3.8.1 - As Pessoas Vinculadas responsveis pelo descumprimento de qualquer disposio constante desta Poltica de Negociao se obrigam a ressarcir a JBS e/ou outras Pessoas Vinculadas, integralmente e sem limitao, de todos os

JUR_SP 10734679v2 4037.291934

- 20 -

prejuzos que a JBS e/ou outras Pessoas Vinculadas venham a incorrer e que sejam decorrentes, direta ou indiretamente, de tal descumprimento.

3.9 - Alterao 3.9.1 - Qualquer alterao desta Poltica de Negociao dever ser aprovada pelo Conselho de Administrao e comunicada CVM e s Bolsas de Valores.

3.10 - Vigncia 3.10.1 - A presente Poltica de Negociao entrar em vigor na data de sua aprovao pelo Conselho de Administrao e permanecer vigorando por prazo indeterminado, at que haja deliberao em sentido contrrio. 3.11 - Disposies Finais 3.11.1 - Qualquer violao ao disposto nesta Poltica de Negociao estar sujeita aos procedimentos e penalidades juridicamente cabveis, incluindo as punies previstas em lei, alm da responsabilizao por perdas e danos causados JBS e/ou terceiros. 3.11.2 - A divulgao no autorizada de Informao Privilegiada e no divulgada publicamente sobre a JBS danosa JBS, sendo estritamente proibida. 3.11.3 - As Pessoas Vinculadas, e as que venham adquirir esta qualidade, devem no apenas firmar ou assinar o Termo de Adeso de acordo com o Anexo 1, como tambm firmar a Declarao cujo modelo consta do Anexo 2 no caso de negociaes que alterem sua participao acionria em 5% (cinco por cento), devendo encaminh-las ao Diretor de Relaes com Investidores. 3.11.4 - A JBS poder estabelecer perodos de no negociao com Valores Mobilirios adicionais aos previstos nesta Poltica de Negociao, devendo notificar imediatamente as Pessoas Vinculadas.

JUR_SP 10734679v2 4037.291934

- 21 -

3.11.5 - A negociao com Valores Mobilirios por Pessoas Vinculadas durante os perodos de restrio negociao conforme previstos na presente Poltica de Negociao poder ser excepcionalmente autorizada pela Diretoria da JBS, mediante solicitao apresentada por escrito contendo a justificativa da necessidade da negociao. 3.11.6 - Quaisquer violaes desta Poltica de Negociao verificadas pelas Pessoas Vinculadas devero ser comunicadas imediatamente JBS, na pessoa do Diretor de Relaes com Investidores.

*****

JUR_SP 10734679v2 4037.291934

- 22 -

Anexo 1 POLTICA DE DIVULGAO DE INFORMAES RELEVNTES E POLTICA DE NEGOCIAO COM VALORES MOBILIRIOS DE EMISSO DA JBS

TERMO DE ADESO Eu, [nome e qualificao], DECLARO que tomei conhecimento dos termos e condies da Poltica de Divulgao de Informaes Relevantes e da Poltica de Negociao com Valores Mobilirios de Emisso da JBS (Polticas), elaboradas de acordo com a Instruo CVM n 358/02 e aprovada por seu Conselho de Administrao em 1 de maro de 2005, conforme alteradas. Por meio deste, formalizo a minha adeso s Polticas, comprometendo-me a divulgar seus objetivos e a cumprir todos os seus termos e condies. DECLARO, ainda, ter conhecimento de que a transgresso s disposies da Polticas configura infrao grave, para os fins previstos no 3 do art. 11, da Lei n 6.385/76. So Paulo, [] de [] de 2007.

________________________________________ [nome]

JUR_SP 10734679v2 4037.291934

- 23 -

Anexo 2 POLTICA DE NEGOCIAO COM VALORES MOBILIRIOS

DECLARAO Eu, [nome e qualificao], DECLARO, em atendimento s disposies da Instruo CVM n 358/02, que (adquiri/alienei) (quantidade) de (aes ou debntures conversveis em aes), tendo alterado para (__)% (porcentagem) minha participao no capital social da JBS, conforme descrito abaixo: I. - Objetivo da minha participao: II. - Nmero de aes, opes de compra ou subscrio, detidos direta ou indiretamente: III. - Quantidade de Debntures conversveis em aes, detidos direta ou indiretamente: IV. - Contrato ou acordo regulando ou limitando ou poder de voto ou de circulao dos valores mobilirios acima indicados (declarar a inexistncia de tal acordo ou contrato, se for o caso): Nos termos da Instruo CVM n 358/02, DECLARO, ainda, que comunicarei ao Diretor de Relao com os Investidores da JBS, qualquer alterao nas informaes ora prestadas que represente 5% (cinco por cento) na minha posio acionria. [Local], [data] ________________________________________ [nome]

JUR_SP 10734679v2 4037.291934

You might also like