You are on page 1of 5

MARCHA ASCENDENTE DA RELEVAO DE DEUS AT JESUS CRISTO.

Livros do Antigo Testamento

DA ORIGEM REALEZA (1800 - 1000 aC): Gnesis, xodo, Levtico, Nmero, Deuteronmio, Josu, Juzes, I e II Samuel, I e II Reis. TEMPO DOS REIS (1000 - 587 aC): Ams (760), Osias (750), Isaas (primeira parte, 39 primeiros captulos, ano 760), Miquias (725), Naum (625), Sofonias (625), Habacuc (605), Jeremias (600). TEMPO DO EXLIO (587-538 aC): Lamentaes, Ezequiel, Abdias e a Segunda parte do livros de Isaas (captulos 40 a 55 ) APS O EXLIO (537-175 aC): I e II Crnicas, Esdras, Neemias, Eclesistico (200), Eclesiastes (250) e Cntico dos Cnticos, Provrbios, Ageu e Zacarias (520), Malaquias (440), Joel e Jonas, Rute, Tobias, Judit, Ester, J (500). POCA DOS MACABEUS (175 -140 aC): Sabedoria, Baruc, Daniel, I e II Macabeus. Os Livros que compem a Bblia catlica 72 (ou 73) livros: 45 Livros do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. A. Antigo Testamento Das Origens aos Reis - 7 Livros: - Gnesis, Exdo, Levtico, Nmeros, Deuteronmio, Josu e Juzes. Dos Reis de Israel e o Exlio - 7 Livros: - Rute, Samuel I, Samuel II, Reis I, Reis II, Crnicas I e Crnicas II. Fatos aps o Exlio na Babilnia - 7 Livros: - Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, Macabeus I e Macabeus II. Livros Sapienciais - Ensino e Orao - 7 Livros: - J, Salmos, Provrbios, Eclesiastes, Cnticos, Eclesistico (ou Sirac) e Sabedoria. Profetas Maiores - Pregaes - 6 Livros: -Isaas, Jeremias, Lamentaes, Baruc, Ezequiel e Daniel. Profetas Menores - 12 Livros:

- Osias, Joel, Ams, Abdias, Jonas, Miquias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias. Novo Testamento Evangelhos e Atos dos Apstolos - 5 Livros: - Mateus, Marcos, Lucas, Joo e Atos dos Apstolos. Cartas de So Paulo - 14 Livros: - Carta aos Romanos, Corntios I e II, Glatas, Efsios, Filipenses, Colossenses, Tessalonicenses I e II, Timteo I e II, Tito, Filemon, Hebreus. Cartas dos outros Apstolos - 8 Livros: - Carta de Tiago, Pedro I e II, Joo I, II e III, Judas, Apocalipse.

OS SENTIDOS DA ESCRITURA Para se fazer uma boa leitura da Bblia, a Igreja nos recomenda ter em mente o que chamamos de cinco sentidos. 1. A analogia da f A Bblia um livro de verdades religiosas reveladas por Deus. Cada texto est de certa forma relacionado com toda a Bblia e com a f da Igreja. No podemos tirar um texto ou um versculo que seja deste contexto, sem que possa haver erro de interpretao. Aqui entra a fundamental importncia da Tradio e do Magistrio da Igreja. a Igreja que deve ter a palavra final, a fim de se evitar o perigoso subjetivismo pessoal. 2. O sentido da Histria Deus o Senhor da histria dos homens e a sua santa vontade se realiza por meio das vicissitudes humanas. O avanar da histria tambm nos ajuda a compreender a Sagrada Escritura. Jesus mandou observar os sinais dos tempos. 3. O sentido do movimento progressivo da Revelao Deus na sua pacincia, foi se revelando lentamente, durante 14 sculos, e continuou a se revelar durante mais de 20 sculos pelos caminhos da Sua Igreja, atravs da Sagrada Tradio (transmisso oral, no escrita) que para ns catlicos tem o mesmo valor das Sagradas Escrituras. 4. O sentido da relatividade das palavras as palavras so relativas, nem sempre absolutas. Para compreender o texto bblico importa saber o que certas palavras significavam exatamente quando foram usadas pelo autor sagrado. 5. O bom senso e senso crtico uso da inteligncia e equilbrio diante dos fatos. bom saber perguntar diante de certas interpretaes: isto tem fundamento no texto original? Ou so apenas o ponto de vista de algum em desacordo com o autor sagrado?

Dei Verbum, recomenda trs pontos: 1. Contedo e unidade da Escritura inteira. No interpretar uma parte da Escritura fora do seu contexto integral. Muitas vezes um versculo s ser bem entendido quando lido juntamente com outros. 2. A Tradio viva da Igreja. Observar como a Tradio da Igreja interpretou a parte que est sob estudo; especialmente pesar a palavra dos Papas, Santos Padres da Igreja e seus doutores. 3. Analogia da f Isto , verificar a coeso das verdades da f entre si. Uma no pode ser oposta a outra, pois o Esprito Santo no se contradiz. O Conclio Vaticano II 1. Prestar muita ateno ao contedo e unidade da Escritura inteira. A Escritura una em razo da unidade do projeto de Deus, do qual Cristo Jesus o centro e o corao. (112). So Toms de Aquino assim explica 2. Ler a Escritura dentro da Tradio viva da Igreja inteira. Conforme o ensinamento dos Padres da Igreja, a Sagrada Escritura est escrita mais no corao da Igreja do que nos instrumentos materiais. Com efeito, a Igreja leva na sua Tradio, a memria viva da Palavra de Deus, e o Esprito Santo que lhe d a interpretao espiritual da Escritura (Orgenes, hom. Lv. 5,5), (113). 3. Estar atento analogia da f (Rom 12,6). Por analogia da f entendemos a coeso das verdades da f entre si e no projeto total da Revelao. COMO A IGREJA CATLICA COMPS A BBLIA? Foi a Tradio apostlica que fez a Igreja discernir quais escritos deviam ser enumerados na lista dos Livros Sagrados (DV 8; CIC,120). Pela Tradio torna-se conhecido Igreja o Cnon completo dos livros sagrados e as prprias Sagradas Escrituras so nelas cada vez mais profundamente compreendidas e se fazem sem cessar, atuantes (DV,8). Concluso: sem a Tradio da Igreja no teramos a Bblia. Santo Agostinho dizia: Eu no acreditaria no Evangelho, se a isso no me levasse a autoridade da Igreja Catlica (CIC,119; Contra epistulam Manichaei quam vocant fundamenti, 5,6: PL, 42,176). Por que a Bblia catlica tem 72 livros e a protestante apenas 66?

A Reforma de Lutero rejeitou: Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesistico (ou Sircida), 1 e 2 Macabeus, alm de Ester 10,4-16; Daniel 3,24-20; 13-14. A razo disso - ano 100 - Snodo de Jmnia, Palestina Critrios nacionalistas para um livro fazer parte da Bblia: (1) deveria ter sido escrito na Terra Santa; (2) escrito somente em hebraico, nem aramaico e nem grego; (3) escrito antes de Esdras (455-428 a.C.); (4) sem contradio com a Tor ou lei de Moiss. Alexandria no Egito, entre 250 e 100 a.C, verso grega - Alexandrina ou dos Setenta. Incluiu os livros que os judeus de Jmnia, rejeitaram. A Igreja catlica sempre seguiu esta verso. Os Apstolos e Evangelistas optaram pela Bblia completa dos Setenta (Alexandrina), considerando cannicos os livros rejeitados em Jmnia. Ao escreverem o Novo Testamento usaram o Antigo Testamento, na forma da traduo grega de Alexandria, mesmo quando esta era diferente do texto hebraico. Das 350 citaes do Antigo Testamento que h no Novo, 300 so tiradas da Verso dos Setenta, o que mostra o uso da Bblia completa pelos apstolos. Nos livros do Novo Testamento h citaes dos livros que os judeus nacionalistas da Palestina rejeitaram. Por exemplo: Rom 1,12-32 se refere a Sb 13,1-9; Rom 13,1 a Sb 6,3; Mt 27,43 a Sb 2, 13.18; Tg 1,19 a Eclo 5,11; Mt 11,29s a Eclo 51,23-30; Hb 11,34 a 2 Mac 6,18; 7,42; Ap 8,2 a Tb 12,15. O Novo Testamento no cita muitos dos outros livros da Bblia, por exemplo: Eclesiastes, Ester, Cntico dos Cnticos, Esdras, Neemias, Abdias, Naum, Rute. Escritos dos santos Padres da Igreja citam os livros rejeitados (deutero-cannicos) como Sagrada Escritura. So Clemente de Roma, o quarto Papa da Igreja, no ano de 95 escreveu a Carta aos Corntios, citando Judite, Sabedoria, fragmentos de Daniel, Tobias e Eclesistico. Pastor de Hermas, no ano 140, faz amplo uso de Eclesistico, e do 2 Macabeus; Santo Hiplito (234), comenta o Livro de Daniel com os fragmentos deuterocannicos

rejeitados e cita como Sagrada Escritura Sabedoria, Baruc, Tobias, 1 e 2 Macabeus. Vrios Conclios confirmaram isto: os Conclios regionais de Hipona (ano 393); Cartago II (397), Cartago IV (419), Trulos (692). Principalmente os Conclios ecumnicos de Florena (1442), Trento (1546) e Vaticano I (1870) Martinho Lutero (1483-1546) ao traduzir a Bblia para o alemo, traduziu tambm os sete livros (deuterocannicos) na sua edio de 1534, e as Sociedades Biblcas protestantes, at o sculo XIX incluam os sete livros nas edies da Bblia.

You might also like