You are on page 1of 3

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

LAAR N 70015563364 2006/CVEL ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE. ATO INFRACIONAL. DANO (CP, ART. 163). AUTORIA E MATERIALIDADE COMPROVADAS. SENTENA QUE FIXOU MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE ADVERTNCIA. NECESSIDADE DE READEQUAO DA MEDIDA, INFRATOR REINCIDENTE. ATO INFRACIONAL COM REFLEXOS PATRIMONIAIS. OBRIGAO DE REPARAR O PREJUZO CAUSADO VTIMA. ALTERAO QUE SE PE COMO ADEQUADA. EXEGESE DOS ARTS. 112, II, E 116, DO ECA. APELAO PROVIDA.

APELAO CVEL N 70015563364 M.P. .. A.L.P.N. ..

OITAVA CMARA CVEL COMARCA DE SANTA VITRIA DO PALMAR APELANTE APELADO

ACRDO
Vistos, relatados e discutidos os autos. Acordam os Desembargadores integrantes da Oitava Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado, unanimidade, em dar provimento apelao. Custas na forma da lei. Participaram do julgamento, alm do signatrio (Presidente), os eminentes Senhores DES. CLAUDIR FIDLIS FACCENDA E DES. JOS ATADES SIQUEIRA TRINDADE. Porto Alegre, 17 de agosto de 2006.
DES. LUIZ ARI AZAMBUJA RAMOS, Presidente e Relator.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

LAAR N 70015563364 2006/CVEL

RELATRIO
DES. LUIZ ARI AZAMBUJA RAMOS (PRESIDENTE E RELATOR) Trata-se de recurso de apelao interposto pelo MINISTRIO PBLICO, de sentena que julgou procedente a representao promovida contra o menor ANDR L. P. N., para o fim de lhe aplicar medida socioeducativa de advertncia, por infrao ao disposto no art. 163, caput, do Cdigo Penal. Em suas razes recursais, o Ministrio Pblico pugna pela reforma do decisum apenas no que diz com a medida corretiva imputada ao adolescente, frisando a necessidade de que seja imputada a obrigao de reparar o dano, em consonncia com os artigos 112, II, e 116, ambos do ECA. Pede o provimento do recurso ao efeito colimado. Apresentadas as contra-razes, sobem os autos a este Tribunal. Nesta instncia, a Dra. Procuradora de Justia lana parecer pelo conhecimento e provimento da apelao, reformando-se a sentena no tocante medida socioeducativa aplicada. o relatrio.

VOTO
DES. LUIZ ARI AZAMBUJA RAMOS (PRESIDENTE E RELATOR) Eminentes colegas. A inconformidade recursal deduzida pelo Ministrio Pblico cinge-se medida corretiva aplicada em razo do cometimento de infrao tipificada no art. 163 do CP, cuja substituio almeja em razo dos reflexos patrimoniais decorrentes da conduta perpetrada pelo adolescente. Segundo se infere dos autos, o apelado causou dano significativo propriedade alheia, restando comprovada a destruio de trs vidraas da residncia da vtima. 2

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

LAAR N 70015563364 2006/CVEL

Assim, tenho que razo assiste ao apelante ao postular uma providncia mais enrgica, no sentido de compelir o menor a reparar o prejuzo causado, com o objetivo de alcanar o efeito pedaggico almejado, afastando, inclusive, a idia de impunidade. No caso, a medida de advertncia se exibe incua no apenas em razo da natureza do ato praticado, com reflexos patrimoniais, mas tambm pelo fato de o menor estar sendo acusado da prtica de estupro, encontrandose atualmente recolhido na CASE, j tendo respondido a vrios outros procedimentos, a grande maioria por furto. Portanto, como tambm conclui o parecer ministerial, a hiptese de aplicao da medida socioeducativa de obrigao de reparar o dano, autorizada pelos artigos 112, II, e 116, ambos do ECA. Ante o exposto, dou provimento apelao. DES. CLAUDIR FIDLIS FACCENDA (REVISOR) - De acordo. DES. JOS ATADES SIQUEIRA TRINDADE - De acordo.

DES. LUIZ ARI AZAMBUJA RAMOS - Presidente - Apelao Cvel n 70015563364, Comarca de Santa Vitria do Palmar: "DERAM PROVIMENTO APELAO. UNNIME."

Julgadora de 1 Grau: CRISTINA NOZARI GARCIA

You might also like