You are on page 1of 6

Pacientes do Norte e Nordeste vo ao interior de SP para tratar cncer

Mulher de Rondnia teve de sair do estado para constatar cncer na lngua. Jovem da Paraba enfrenta pela 2 vez doena no sistema imunolgico. Do G1

Rosemar foi diagnosticada com carcinoma de base de lngua (Foto: Fernanda Testa/G1)

As vidas de Rosemar Rodrigues Barbosa, de 25 anos, e de Jaciara de Lima Cosmo, de 18 anos, fogem totalmente da rotina de qualquer outra jovem mulher. Moradoras de Vilhena (RO) e Sousa (PB), respectivamente, as duas se deslocaram para Ribeiro Preto (SP) no comeo de 2013 com o mesmo objetivo: buscar tratamento para o cncer. Pacientes no Hospital das Clnicas (HC), Rosemar e Jaciara fazem parte dos 6% dos atendimentos do hospital que contemplam pessoas fora do eixo da cobertura regional da instituio. Ambas comearam o tratamento no hospital menos de 20 dias aps o diagnstico da doena. O Hospital das Clnicas de Ribeiro Preto recebe, a cada ano, cerca de 3,5 mil novos pacientes em tratamento contra o cncer. Rosemar sofre de um carcinoma de base de lngua - um tipo de cncer que ataca a lngua e a regio do pescoo. Ela teve o diagnstico da doena j em Ribeiro Preto, no dia 14 de fevereiro, e comeou o tratamento sete dias depois, no dia 21 de fevereiro. A trajetria da paciente at chegar a Ribeiro, no entanto, foi rdua. "Tudo comeou com uma afta, em outubro do ano passado. Eu estava em Vilhena ainda. Fui farmcia, comprei remdios para fazer bochecho e a ferida sumiu. Mas depois voltou tudo de novo. Eu ia a vrios mdicos na rede pblica, mas todos diziam que era s uma afta e me receitavam antibiticos", lembra. De mdico em mdico, Rosemar passou trs meses com o problema, que nunca melhorava. Em janeiro deste ano, recebeu um encaminhamento para uma consulta com um otorrinolaringologista. "Fiz um tratamento no otorrino por 10 dias e no melhorou. Foi a que ele disse que poderia ser um tumor. A ferida estava aumentando e a minha lngua foi inchando. Eu tinha at dificuldade para falar", afirma. O mdico solicitou uma bipsia paciente. "Ele disse que iria viajar, e que quando ele voltasse era para eu passar por ele. Ele me encaminharia para internao caso fosse um tumor", diz. Um dia antes de fazer o exame, Rosemar foi atendida por outro profissional, amigo de sua chefe. "Esse mdico era um dentista especializado em cirurgia de cabea e pescoo. Ele disse que meu caso era muito srio e que eu no podia ficar em Vilhena. Ele me deu um encaminhamento para ir para o hospital. Fiquei trs dias esperando uma vaga em Porto Velho, mas no consegui. Foi a que ele me aconselhou a procurar outro lugar, porque em Porto Velho no havia nem previso de fazer a bipsia", conta. Ainda sem confirmao da doena, Rosemar tratamento em Barretos (SP). "Uma parente de Ribeiro, e eu consegui ficar hospedada na casa passar a noite em Ribeiro e ir para Barretos. pensou em procurar uma amiga mora em dessa mulher. Eu iria Cheguei no dia 1 de

fevereiro. S que cheguei a Ribeiro muito mal, e j tive que ir a um prontosocorro", diz. No dia 3 de fevereiro, Rosemar passou mal novamente. "Passei por trs mdicos, que me avaliaram e pediram minha internao no HC. Fui internada na segunda-feira, 4, fiz a bipsia, e no dia 14 de fevereiro constatou-se o cncer", afirma.

'Hoje me sinto bem', diz Rosemar ao lado da me Ceclia Barbosa (Foto: Fernanda Testa/G1)

Aps a confirmao da doena, Rosemar passou ainda por exames de ressonncia na garganta para detectar se o cncer j havia afetado as cordas vocais. No dia 21 de fevereiro, data da primeira consulta na oncologia, a paciente j foi encaminhada para a quimioterapia. "Eu estava muito debilitada. Naquele dia eu j fiz a primeira sesso. No conseguia me alimentar, tiveram que colocar sonda", lembra. Aps as trs primeiras sesses de quimioterapia, a paciente comeou a combinar o tratamento com radioterapia. "Hoje me sinto muito bem. Desde a primeira sesso de quimioterapia eu estou bem melhor. Convivo com pessoas agora que passam pela mesma situao. No tenho o que reclamar sobre o hospital. O atendimento timo. Somos bem acolhidos em tudo. Tenho muito a agradecer a todo mundo que me ajudou em Ribeiro. Se eu ficasse l (em Vilhena) mais tempo, eu no estaria mais aqui hoje", diz.

Em Ribeiro Preto, Jaciara recebeu o diagnstico correto (Foto: Fernanda Testa/G1)

Pela segunda vez Com apenas 18 anos, a segunda vez que Jaciara enfrenta o cncer. Em 2011, aos 16 anos, ela foi diagnosticada com um linfoma no Hodgkin, tipo de cncer que afeta o sistema imunolgico do paciente. O primeiro tratamento aconteceu em um hospital de So Paulo (SP), onde a doena foi diagnosticada. Jaciara passou por sesses de quimioterapia de julho a novembro de 2011. Voltou para Sousa (PB), continuou com acompanhamento de um hematologista, at que em setembro de 2012 comeou a sentir dores pelo corpo. "Eram dores no quadril, que vinham noite, sempre quando estava dormindo. O hematologista disse para aguardar um pouco, e que se a dor persistisse era para eu comunic-lo. Nesse intervalo procurei uma reumatologista, que disse que eu estava com um desvio na perna. Ela me passou uma medicao para tratar o problema. A dor at aliviou, mas depois que eu parei a medicao as dores voltaram, e voltaram mais fortes. Falei com a mdica, disse que j tinha tido o cncer, mas ela disse que no tinha chance nenhuma de ser a doena de novo", afirma. De volta ao hematologista, Jaciara fez um exame de pet scan, uma tomografia que avalia as condies dos orgos e tecidos do paciente. "Fiz o exame no dia 27 de dezembro. No dia 30, saiu o resultado de que a doena havia voltado. Foi muito difcil. Minha me ficou muito nervosa. Mas eu disse para acreditarmos, porque a f continua. J consegui vencer uma vez", diz. O mdico de Jaciara a encaminhou para outro hematologista, que sugeriu que ela procurasse o tratamento para o cncer no HC em Ribeiro. "Esse novo mdico disse que meu caso era para transplante. E falou sobre o tratamento em Ribeiro. Disse que era muito bom, que tinha todo o recurso necessrio para o meu caso", afirma.

Jaciara deu entrada no HC no dia 18 de janeiro. Conversou com mdicos, que pediram o material da bipsia que ela havia feito em 2011, em So Paulo. Aps a anlise do material, veio a notcia. "Eles me disseram que o meu linfoma no era um linfoma no Hodgkin. Era um linfoma Hodgkin. Eu me tratei de um cncer que na verdade eu no tinha. Cada sesso de quimioterapia que eu fazia na poca, eram trs dias internada. Aqui em Ribeiro eu fao as sesses e posso voltar para casa. Com esse novo resultado, talvez eu no precise mais fazer o transplante", diz.

Jaciara, ao lado da me Josefa Patrcia Lima, saiu de Sousa (PB) para tratar o cncer (Foto: Fernanda Testa/G1)

O novo tratamento d esperanas no s a Jaciara, mas a sua me, Josefa Patrcia de Lima, de 39 anos. "O hospital excelente. O atendimento bom, os mdicos do a assistncia que precisamos. No temos palavras para agradecer. Eu j vi minha filha muito mal. Hoje tenho muita f e confiana nesses mdicos", afirma. Atendimento Segundo o coordenador de radioterapia do HC, Harley Francisco de Oliveira, o hospital autorizado a receber at 6% de pacientes oriundos de regies que ultrapassam a cobertura da instituio. "Apesar de o Estado custear o atendimento do HC, o sistema nico. Ele contempla que todo o cidado tem direito ao atendimento gratuito. Somos obrigados pela lei maior do pas a atender esses pacientes", afirma.

Aps a determinao do governo federal de que todos os hospitais que atendem pelo Sistema nico de Sade (SUS) devem iniciar o tratamento do cncer em, no mximo, 60 dias aps o diagnstico, Oliveira acredita que o volume de pacientes de outros estados possa vir a diminuir no hospital. "As instituies de outros estados vo ser mais pressionadas para se organizarem daqui para a frente. O que se espera, com essa lei, que os pacientes no precisem mais sair de seus estados para conseguirem um atendimento de qualidade", afirma. Segundo levantamento feito com pacientes de cncer de mama do HC em 2011, o tratamento oncolgico era feito, em mdia, 47 dias aps o diagnstico da doena. Isso coloca o hospital dentro das determinaes da lei, que valem a partir desta quinta-feira (23). No entanto, de acordo com Oliveira, o que deve ser levado em considerao no s o incio do tratamento, e sim a realizao de todos os servios a partir desse primeiro atendimento. "O que vai acontecer que os hospitais vo conseguir atender os pacientes em 60 dias. No entanto, vai haver uma fila interna dentro dos hospitais para o passo a passo dos procedimentos. No HC, por exemplo, o gargalo est na ressonncia magntica, na radioterapia e no centro cirrgico. Para fazer uma sesso de radioterapia, preciso esperar 4 semanas na fila. E isso no acontece s em Ribeiro, mas em todo o Brasil. Ser preciso rever a organizao e a administrao dos hospitais como um todo", explica.

You might also like