You are on page 1of 16

Guia do programa de digitao

VERSO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO

muito fcil instalar o programa de digitao do PROESP-BR e trabalhar off-line.

Entre no site www.proesp.ufrgs.com.br e selecione no menu programa de digitao. (veja na figura). No item 2: Download do Programa de Digitao, clique em Ncleos do Programa Segundo Tempo. Voc poder salvar este programa em CD ou pendrive, caso queira trabalhar em outro computador.

Durante a instalao do programa, leia com ateno as telas de informaes e aps clique em Prximo. Finalizando, clique em Terminar.

Automaticamente ser aberta a primeira pgina do programa solicitando sua identificao. Digite seu CPF e clique em OK.

Se for a primeira vez que estiver usando o programa, ele abrir uma tela de cadastro. Os campos em amarelo so obrigatrios, contudo lembramos que fundamental para a nossa comunicao que todos os dados sejam preenchidos. Clique em Salvar.

Voc visualizar uma tela com um menu esquerda: O que deseja fazer?

(passo a passo dos itens do menu) 1. Alterar meus dados pessoais Neste item voc pode alterar seu cadastro mantendo-o atualizado. Clique em Salvar e depois em Fechar.

2. Digitar Avaliaes SEGUNDO TEMPO Neste item voc digitar as suas avaliaes. Inicie pelo nome do aluno, depois digite os demais dados solicitados. importante preencher os nomes dos pais, pois podem haver crianas com o mesmo nome no Brasil. Na falta de RG ou CPF, elas sero identificadas atravs do nome de seus pais. Aps siga preenchendo os escores atingidos nos testes. Preencha apenas os testes realizados deixando os outros em branco. Preencher o campo com o nmero 0 (zero) significa que o aluno realizou o teste e que seu escore zero.

Aps, clique em Salvar (A). Automaticamente abrir uma nova tela para avaliao. Ao trmino das digitaes clique em Fechar (B).
B

Se terminou as digitaes do dia, leia o item 4. 3. Revisar Avaliaes Neste cone abrir uma caixa que funciona como um filtro para os seus dados. Identifique os critrios para a seleo das avaliaes e clique em OK (A). Abrir uma tela com os itens da avaliao e abaixo uma lista dos alunos j registrados. Voc poder editar os nomes j cadastrados clicando no nome da criana e depois modificando os dados desejados. Clique em Salvar (B). B

4. Gravar dados para submisso Neste item do menu voc visualizar a lista das avaliaes digitadas. Marque a opo: Gerar novo arquivo com dados no submetidos (A). Aps, clique em Gravar. Abrir uma caixa de dilogo pedindo o nome para o arquivo a ser gerado. O seu computador ir gravar esse arquivo em uma pasta chamada Dados Submetidos (B).
B A

DICA: nomeie o arquivo com o nome da turma e a data de digitao dos dados, sem pontos ou vrgulas. Assim, dentro da Pasta Dados Submetidos, voc saber a que grupo de alunos pertence as avaliaes e quando gravou o arquivo, recuperando-os mais facilmente quando precisar.

Abrir uma nova caixa de dilogo informando que o arquivo foi gravado. Clique em OK. Outra caixa abrir com o caminho em que o arquivo foi gerado. Anote este caminho para no futuro submeter os dados no site. (C:\Arquivos de Programas\SEGTEMPO-BR\ Dados Submetidos\ nome que voc digitou para este arquivo).

Se voc estiver conectado internet e quiser submeter os dados

neste momento, clique em SIM. Caso no queira submeter os dados


neste momento, clique em NO.

Voc poder ainda gravar os arquivos em Cd ou pendrive para


submeter os dados no site atravs de outro computador. Use o caminho

que voc anotou para encontrar o arquivo dentro do seu computador .

5. Gravar Cpia de Segurana Este item foi criado para voc ter uma cpia do arquivo gerado, caso voc precise reinstalar o programa de digitao. Clicando neste item, identifique o arquivo para copiar e clique em GRAVAR. O programa solicitar um novo nome para o arquivo e um local para salv-lo. Crie uma nova pasta em Meus Documentos ou Porta Arquivos e d nomes diferentes dos inicialmente dados aos arquivos. Contudo, lembre-se que voc dever ser capaz de identificar os arquivos compatveis.

6. Encerrar o Programa Neste item voc fecha o programa de digitao PROESP/SEGUNDO TEMPO. Para digitar novas avaliaes, abra o programa atravs do INICIAR PROGRAMAS SEGTEMPO-BR (o programa cria uma pasta com este nome) SEGTEMPO-BR(identificado com uma criana correndo).

OBSERVAES IMPORTANTES! Toda vez que voc gerar um arquivo para submisso de dados, d nomes diferentes para cada arquivo. Se voc deseja arrumar dados de um arquivo j gravado, edite os dados no item Revisar Avaliaes e clique em Salvar. Aps, v no item Gravar dados para Submisso no menu da esquerda e marque a opo: Re-gerar arquivo para submisso de dados. Clique em Gravar e mantenha o nome do arquivo. Se o arquivo j foi enviado pela internet entre no site e submeta novamente este documento. Dessa forma, voc ir substituir as avaliaes enviadas com algum erro. Se o computador em que voc trabalha no tem conexo com a internet, grave os arquivos das avaliaes em CD ou pendrive e realize a submisso dos dados em outro computador atravs do site www.proesp.ufrgs.br. No reinstale o programa, pois assim voc perder as informaes que ele contm (como cadastro dos digitadores, escolas, etc).

Qualquer dvida entre em contato atravs de e-mail: proesp@esef.ufrgs.br

Bom trabalho a todos! Equipe PROESP-BR/PST

You might also like