You are on page 1of 7

Ania Thefilo de Arajo

A16CDA-3

Comunicao Social - Jornalismo

Gesto e Empreendedorismo NP 1

Plano de Negcios para projeto de revista mensal

Desenvolvimento de Plano de Negcios para um projeto de revista cientfica mensal contemplando os aspectos: pesquisa de mercado, planejamento de marketing, planejamento financeiro e plano de gesto empresarial.

Descrio da Revista/ Empresa No campo das publicaes acadmicas, a revista Cincias Mdicas pretende ser uma publicao peridica destinada a expor o progresso da cincia, noticiando novas pesquisas alem de publicar artigos e dissertaes cientficas abrangendo uma vasta gama de campos cientficos que foram submetidos a reviso rigorosa, numa tentativa de assegurar que estes artigos vo ao encontro dos padres de qualidade e validade cientfica da publicao. Embora revistas cientficas sejam superficialmente similares a revistas profissionais, na verdade elas so bem diferentes destas. Edies de uma revista cientfica raramente so lidas casualmente, como se l uma revista qualquer. A publicao dos resultados de pesquisa parte essencial do mtodo cientfico; geralmente devem suprir detalhes suficientes sobre um experimento.

Misso da revista Cincias Mdicas uma revista cientfica que tem como misso contribuir para a gerao e disseminao de conhecimento na rea de pesquisa mdica alem de

divulgar o conhecimento cientfico, com viso na abordagem interdisciplinar e que permita a existncia de vrias perspectivas terico-metodolgicas.

Objetivos da Empresa/ Revista O objetivo da revista inovar, pois h uma carncia nesse segmento de informao, principalmente na juno das diversas reas que compem as cincias mdicas. Normalmente no se lembra de tratar de assuntos pertinentes a farmacologia, psicologia, nutrio, gentica humana, medicina e outras especialidades mdicas numa mesma revista. Logo, o intuito unir as diversas reas das cincias mdicas no jornalismo cientfico. A revista tem a pretenso de mostrar ao leitor os ltimos acontecimentos dentro do universo cientfico e as novidades dentro de sua rea de atuao. Dever atingir um pblico especificamente com formao na rea mdica.

Situao planejada desejada Crescer estruturadamente de forma segura, visando fidelizao da marca, elaborando o melhor produto possvel. Pelo fato de no existir esse produto especificamente para o pblico a que se destina, espera-se um grande crescimento nas vendas. Ampliar e manter uma rede de pessoas interessadas na revista. H tambm o propsito de alcanar e manter a periodicidade e a pontualidade da revista, melhorar sua qualidade cientfica, procurar sua independncia financeira, diminuir custos e pretensiosamente colaborar na preveno de fraudes cientficas.

Foco O foco da revista ser profissionais mdicos, geneticistas, bilogos, farmacuticos, nutricionistas, psiclogos e demais profissionais da rea mdica, sobretudo os profissionais com mestrado e doutorado em suas respectivas reas de atuao.

Plano de marketing Dentre as aes do plano de marketing para a revista ser a participao em feiras comerciais e eventos cientficos que promovam seus produtos e servios, fixando e propagando a sua marca, conquistando assim novos clientes e parcerias. Muito

empresrios veem a participao em feiras comercias como o caminho mais rpido e

eficiente para a efetivao de suas vendas no mercado interno e externo, alm de atingirem, frequentemente, clientes potenciais, tm tambm a oportunidade de conhecer as ltimas novidades. A participao em feiras comerciais uma das aes de marketing mais eficazes de que dispem as empresas. Hoje, muitas empresas j possuem um calendrio anual de participao em feiras e em alguns setores, h empresas que tm nas feiras sua principal estratgia comercial e se preparam o ano inteiro para em um nico evento lanar seu produto no mercado e anunciar novas estratgias. Feiras uma das ferramentas de marketing utilizada para a promoo de produtos e/ou servios para a ampliao da carteira de clientes e exposio direta para compradores e fornecedores potenciais. Estes so os principais objetivos do empresrio ao participar de uma Feira de Negcios, evento que rene, num mesmo local, empresrios e profissionais, possibilitando assim parcerias com os expositores Um exemplo de grande sucesso a Hospitalar, feira que acontece anualmente e que rene grandes empresas na rea em que a revista pretende atuar, alem dos profissionais que visitam a feira. Essa ao estratgica de marketing deve-se a vrios fatores: custo relativamente baixo em comparao a outros veculos de propaganda e divulgao; possibilidade da empresa se fazer presente institucionalmente e projetar sua imagem para um pblico especfico. Em termos comerciais e prticos, as feiras proporcionam condies de negociao imediata dos produtos e servios expostos e a possibilidade de criar um intercmbio comercial permanente e possibilidade de firmar parcerias com as Indstrias farmacuticas, alimentcias e demais segmentos dessa rea que envolvem pesquisas. O produto ter tambm, excelente qualidade para o cliente comprar todos os meses. Haver sempre grandes reportagens e entrevistas com pesquisadores, alem de parcerias com indstrias farmacuticas, alimentcias, universidades, hospitais, laboratrios com intuito de informao propriamente dita, as propagandas ficaro no mbito que lhes cabem: publicitrio. Tambm sero colocadas propagandas em revistas, jornais e internet, alem de divulgao em simpsios e congressos da rea mdica. Haver um canal de comunicao com o cliente para que esse possa reclamar, elogiar ou at mesmo sugerir pautas. As empresas sejam elas do porte pequeno, mdio ou grande, podem atingir melhor seus objetivos de marketing de relacionamento com seus clientes, com investimento financeiro adequado e resultados mensurveis, possibilitando melhorias e a fidelizao dos clientes. Outra estratgia que ser usada, ser a busca por informaes sobre os consumidores, para que, de posse de tais informaes, a revista possa ser estruturada

e moldada, de maneira que, consiga no apenas sanar tais exigncias e ansiedades, bem como tambm possam superar as expectativas da clientela que serve. A compreenso e o detalhamento das caractersticas dos clientes permitir que transparea informaes relevantes como perfil social, econmico, intelectual, motivaes, personalidade, anseios, entre inmeras outras, o que ser de extrema valia perante o processo de estruturao, gesto, planificao e elaborao de estratgias que auxiliaro no processo de atendimento, conquista e fidelizao destes consumidores.

Anlise de Mercado Os consumidores da revista cincias mdicas sero homens e mulheres da classe A e B, com formao na rea mdica, idade a partir de 21 anos, todavia com incidncia maior no pblico mais maduro, mestres e doutores e que no veem o valor da revista como empecilho para adquiri-la por assinatura ou em livrarias ou ainda na verso eletrnica. Riscos existem, como em todo negcio. No caso da revista, os riscos esto na elaborao de boas pautas e escassez de jornalistas com domnio em reportagens cientifica (jornalismo cientfico). H tambm a agravante do desconhecimento da revista. Em relao a oportunidade, esse um nicho no explorado, o que torna o consumo da revista favorvel, alem de ter uma situao confortvel em relao a concorrncia. A segmentao ser especificamente da rea mdica, o que facilitara agrupar, adaptar, construir e direcionar objetivos, metas e aes estratgicas para esse grupo de compradores com necessidades parecidas, permitindo assim, focar esforos no processo de excelncia do produto de acordo com as caractersticas dos clientes, fator este capaz, portanto, de definir a marca e valor da revista dentro do mercado. Por ser uma revista onde trata assuntos pertinentes a todas as reas das cincias mdicas, no h concorrentes atualmente no mercado editorial.

Plano financeiro O preo da revista ser fixado em R$ 25,00, praticados de acordo com os custos obtidos, os pagamentos sero aceitos em dinheiro ou carto de crdito e dbito. A revista ser vendida em livrarias, bancas de jornal de bairros classe A e B e poder ser adquirida tambm por assinatura.

Haver venda de publicidade e captao de recursos atravs de matrias pagas desde que essas venham de encontro misso da revista. A revista ter um site prprio onde ser hospedada alem das publicaes anteriores e atuais, publicidade, um dos meios de captao de recursos financeiros.

Plano Empresarial fato que todo e qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte e de sua segmentao, tem como um de seus objetivos principais a busca, contnua, do melhoramento de seu posicionamento frente ao mercado do qual faz parte, tentando, dentro deste contexto adequar-se a necessidade e desejos de seus respectivos nichos. Com o advento da sociedade ps-moderna, uma das preocupaes latentes e corriqueiras dos empreendedores assenta-se na busca por informaes sobre seus consumidores, para que, de posse de tais informaes, tais estabelecimentos possam estruturar e moldar seus produtos e servios, de maneira que, tais consigam no apenas sanar tais exigncias e ansiedades, bem como tambm possam superar as expectativas da clientela que servem. Nesse contexto, a elaborao da revista cincias mdicas, enquanto potencial de novidade dentro do mercado de revistas, faz com que os gestores e operadores da cadeia produtiva responsvel por sanar os mais distintos tipos de anseios e necessidades oriundos desses indivduos devam, de antemo, antes mesmo de iniciarem o processo de venda e operacionalizao dos produtos/servios ligados a este nicho, conhecer as caractersticas, os comportamentos, as necessidades, deste segmento, de forma que possam acompanhar as exigncias e tendncias provindas e que regem este tipo de mercado. Dentro de tais observaes, importante tambm levar em considerao, de maneira constante, as caractersticas positivas e negativas que moldam e estruturam a revista. De posse de tais informaes, atravs de um planejamento contnuo, possvel criar os mecanismos necessrios para alavancar os pontos fortes do produto/servio oferecido, de modo a conquistar uma maior parcela do mercado de atuao, bem como minimizar quaisquer mazelas oriundas dos pontos e caractersticas negativas, de maneira que estas no venham a interferir na construo e percepo da imagem da revista. Alm disso, tambm preciso levar em considerao as oportunidades e ameaas que compem o cenrio social, econmico, cultural, ambiental e poltico que circunda as imediaes deste segmento de atuao, para que, de posse destas informaes, seja possvel elaborar estratgias especificas de atuao ou at mesmo de

interveno para esse nicho de mercado. Segundo Weinstein (1995, p.17) possuir produtos e servios de alta qualidade apenas no o suficiente. As empresas devem satisfazer consumidores distintos que podem escolher a partir de muitas ofertas de produto, no mercado global, com isso, para obter um bom desempenho de mercado, a orientao estratgica das empresas dever estar relacionada com a eficincia na identificao e anlise do cliente em potencial. De posse disso, fica claro que a segmentao e o posicionamento da empresa frente a um pblico alvo a ser conquistado mostrar-se- enquanto princpio fundamental para que o sucesso seja concretizado. Embora no haja concorrncia dentro da especificidade da revista cincias mdicas, importante ateno s mudanas que ocorrem no ambiente em que esta inserida para que seja competitiva, caso esse nicho passe a ser explorado. Uma das maneiras mais eficientes para a competitividade o planejamento, fundamentado em dados reais e concretos, para a previso de um futuro prspero para a organizao. As organizaes que ficarem estagnadas diante das mudanas podem chegar ao fracasso.

You might also like