You are on page 1of 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE CINCIAS ECONMICAS

LEONARDO FALABELLA leonardojef@gmail.com

MARX, TICA E JUSTIA: PROXIMIDADES E CRTICAS ABORDAGEM DAS CAPACITAES

Projeto de pesquisa apresentado ao Prof. Rodrigo Ferreira Simes como requisito parcial para

elaborao da monografia de concluso do curso de graduao em Cincias Econmicas, tendo como orientador o Prof. Hugo E. A. da Gama Cerqueira.

Belo Horizonte 2012

Sumrio Pgina 1. Introduo 2. Justificativa 3. Objetivos 4. Metodologia 5. Cronograma 6. Referncias 2 2 7 8 12 13

1. Introduo O propsito da monografia ser investigar as sobreposies entre a filosofia poltica de Marx e aquela defendida pela corrente intelectual conhecida por abordagem das capacitaes (capabilities approach, ou CA), com especial enfoque sobre as obras de Martha Nussbaum e Amartya Sen. Posteriormente, sero estudadas as possveis crticas que uma perspectiva marxiana poderia oferecer tradio das capacitaes. Entende-se que as crticas que a viso marxiana pode apresentar neste contexto so predominantemente construtivas, havendo espao para uma contribuio mtua entre as duas tradies, as quais, apesar de apresentarem alguma distncia no meio acadmico, podem, conforme ser defendido, ser tomadas como complementares em questes polticas e econmicas. 2. Justificativa Em se tratando de questes concernentes a justia distributiva, excluso social e interrelaes entre filosofia poltica e desenvolvimento econmico, tanto a abordagem das capacitaes quanto a obra de Karl Marx apresentam escopos tericos ricos e sistemicamente fundamentados. A qualidade de vida das parcelas da populao que sofrem com a escassez de recursos materiais, preconceito de classes e a imanente privao de liberdades so aspectos que recebem enorme parcela de ateno e esforo intelectual por parte das duas tradies. A filsofa Martha Nussbaum, uma das mais proeminentes pensadoras identificadas com a abordagem das capacitaes, descreve em uma de suas principais obras Frontiers of Justice (2006) de que maneira a ideia de justia defendida pelos tericos das capacitaes se confronta com a influente tradio contratualista no que diz respeito explicao para a interao social: Nussbaum refuta a ideia de que indivduos se relacionam por buscarem a obteno de vantagens mtuas e defende uma viso aristotlica/marxiana acerca da predisposio do ser humano para a vida em sociedade:
Social contract theories typically stipulate that justice makes sense only when people are so placed that it pays for them to exit from the state of nature and make a compact for mutual advantage. The various specific conditions outlined by Rawls (using Hume) and the classical theorists moderate scarcity, rough equality, and so on all emerge from that general idea. By contrast, the capabilities approach takes its start from the Aristotelian/Marxian conception of the human being as a social and political being, who finds fulfillment in relations with others. Whereas contractarians typically think of the family as natural, and the political as in some significant sense artific ial, the

capabilities approach makes no such distinction. () The political conception of the person that it uses includes the idea of the human being as by nature political, that is, as finding deep fulfillment in political relations, including, centrally, relations characterized by the virtue of justice. (Nussbaum, 2006, p. 85)

A abordagem das capacitaes defende que questes de justia social devem ser avaliadas com base no questionamento o que as pessoas podem ser ou fazer?, expressando uma base para a viso multidimensional da pobreza, a qual deveria ser analisada para alm de fatores pecunirios, sendo igualmente importante considerar a incluso dos indivduos na vida em sociedade, o direito participao poltica, liberdades de expresso e associao, entre outros diversos fatores. A definio de capacitao (capability) justamente a possibilidade de desfrutar de um aspecto da vida humana que possa propiciar ao indivduo uma sensao de respeito prprio, dignidade e pertencimento sociedade. Em relao a este aspecto, Nussbaum expressa que sua perspectiva sobre a possibilidade do ser humano de viver dignamente foi substancialmente influenciada pelas vises defendidas pelo jovem Marx nos Manuscritos Econmico-Filosficos (1844):
The basic intuitive idea of my version of the capabilities approach is that we begin with a conception of the dignity of the human being, and of a life that is worthy of that dignity a life that has available in it truly human functioning, in the sense described by Marx in his 1844 Economic and Philosophical Manuscripts. () Marx speaks of the human being as a being in need of a totality of human life -activities, and the approach also takes its bearing from this idea, insisting that the capabilities to which all citizens are entitled are many and not one, and are opportunities for activity, not simply quantities of resources. (Marx (1844/1978), 88, 91; translation modified; apud Nussbaum, 2006, p. 74)

Uma dificuldade que se apresenta a uma tentativa de aproximar a abordagem das capacitaes de uma perspectiva marxiana o fato de Marx ter se mostrado avesso a tentativas de embasar a luta pela superao do capitalismo no terreno moral, tendo o autor criticado os seus contemporneos socialistas por seus apelos moralidade (Wilde, 2011). Em relao a tal fator, a monografia se embasar na argumentao de Lawrence Wilde (2011), conforme a qual (1) a escolha de Marx em rejeitar o discurso moralista consistiu principalmente numa estratgia retrica ao invs de uma rejeio ltima da moralidade per se, e (2) as formulaes desenvolvidas por Marx em sua juventude denotam uma abordagem
3

explcita a questes morais, e seus escritos da maturidade podem ser analisados como portadores de uma tica eudemonstica impltica, a qual no teria se modificado substancialmente em relao s ideias desenvolvidas anteriormente. Em relao ao primeiro ponto, Wilde busca justificar seu posicionamento com a seguinte argumentao:
Put briefly, socialist arguments based on moral objections to unfairness or exclusion run the risk of blocking the emergence of the analyses of the conditions confronted by the working class, and such analyses were vital to identifying the most propitious ways of organizing and intervening politically. () Marx wanted to move beyond the twin postures of outrage and yearning, towards developing a better understanding of what was possible under given conditions and circumstances. However, it is important to recognize that Marx was making a tactical choice in shunning moral argument, rather than repudiating the idea that the struggle for socialism has a moral dimension. In other words, his denunciation of specific moral positions should not be taken to mean that all moral utterances are nonsense. (Wilde, 2011)

Considerando-se que a rejeio do discurso moral por Marx pode ser contextualizada, e que os escritos do autor em sua juventude so tomados como embasadores da filosofia poltica expressa por Martha Nussbaum, passa a ser colocado um ponto fundamental, no qual as duas tradies apresentam limitado potencial de convergncia: a ausncia de uma crtica categrica ao sistema de produo capitalista pelos pensadores da abordagem das capacitaes. Essa ltima busca se colocar, manifesta e claramente, dentro da tradio filosfica do liberalismo poltico, a qual persegue o estabelecimento de uma orientao normativa para a vida em sociedade que possa eventualmente ser apoiada por indivduos de distintas crenas metafsicas e religiosas (Nussbaum, 2011, p. 19). Por mais que se possa argumentar que tal pretenso no necessariamente indesejvel sob um ponto de vista marxiano, est claro que o prprio desenvolvimento do liberalismo poltico se deu em meio ao florescimento do pensamento iluminista e sua contestao da legitimidade da autoridade do clero e dos governantes absolutistas, num discurso que fora oportunamente apropriado pela burguesia europeia dos sculos XVIII e XIX. Considerando-se o bero intelectual do liberalismo poltico e uma considerao geral sobre os posicionamentos dos pensadores que se incluiriam nesta corrente entre os quais se destacaria a figura de John Stuart Mill, tambm visto por Nussbaum como uma de suas principais influncias (Nussbaum, 2011, p. 124) pode-se identificar um comprometimento de seus defensores com a propriedade
4

privada de meios de produo, sendo este um ponto que, se estendido ao posicionamento da abordagem das capacitaes, consistiria numa divergncia fundamental em relao a Marx e seu legado. precisamente em relao a este obstculo que a tentativa em relacionar as duas linhas de pensamento se tornar mais promissora se abandonar uma pretenso em encontrar convergncias, passando a explorar as possveis contribuies que podem ser feitas mutuamente. Apresenta-se aqui uma oportunidade para que se estabelea, sob uma perspectiva marxiana, uma crtica construtiva abordagem das capacitaes, segundo a qual a alienao e a extrao de mais-valia constituir-se-iam em fatores fundamentais na determinao da excluso social da classe trabalhadora, que teria no prprio sistema capitalista um fator impeditivo ao florescimento de seu amplo escopo de potenciais humanos. Para alm de uma viso nica e simplesmente contraposta ao sistema capitalista, o legado de Marx poderia contribuir com a tradio das capacitaes ao oferecer um instrumental terico capaz de investigar os fatores relacionais ligados s vrias privaes s quais grande parte da populao mundial tem sido submetida ao longo da histria. Numa passagem que seria vista, do ponto de vista marxiano, como uma limitao da abordagem das capacitaes, Nussbaum expressa:
The Capabilities Approach maps out an ambitious set of goals. But what does it say about how to get there? It certainly insists that all the capabilities on the list are important and that subordinating one to another will not be a full recipe to achieving full justice. As well see in the final chapter, it also makes some recommendations about constitutional design and institutional structure, although the latter is an area in which much more work is needed. Clearly, one of the major avenues of implementation of the Central Capabilities is a nations system of constitutional adjudication involving fundamental rights. (Nussbaum, 2011, p. 97)

Aspectos como desenho constitucional e estrutura institucional certamente devem ser vistos, sob uma perspectiva marxiana, como inseparveis dos processos de produo e distribuio desenvolvidos por uma sociedade. Tendo em vista tal inseparabilidade, a privao de direitos fundamentais passa a ser vista como um problema passvel de resoluo apenas por processos que transcenderiam em muito o estabelecimento de sistemas e textos constitucionais que, em teoria, seriam garantidores de um amplo espectro de capacitaes aos cidados. A aplicao de uma crtica embasada no legado de Marx aos problemas propostos
5

por Nussbaum e Sen enxergaria instituies e textos constitucionais como alguns dos fatores dentre muitos outros que codeterminariam a consolidao de relaes sociais dentre as quais se concretizam as diversas privaes de grande parte da populao. O esforo em voltar a ateno para a abordagem das capacitaes se deve relevncia que tal corrente apresenta ao trazer tona a importncia de se pensar a justia social como um conceito que envolve fatores que no se limitam distribuio de recursos materiais. Os pensadores dessa abordagem do desenvolvimento humano constantemente afirmam o papel fundamental de diversos outros aspectos da vida em sociedade, os quais devem ser estendidos a questes que envolvam as perspectivas que cada ser social tem de aproveitar seu rico potencial e suprir as diversas necessidades que se impem para uma vida correspondente dignidade do ser humano. Um reforo desta instncia normativa que levantada pela abordagem das capacitaes proporcionaria uma importante contribuio para a economia marxiana

contempornea, que em grande medida tem se debruado sobre questes de produo, distribuio e alocao de recursos materiais. Ao mesmo tempo em que a tradio marxiana pode contribuir CA (capabilites approach) ao explicitar a importncia dessa esfera da vida em sociedade para a garantia de um amplo espectro de capacitaes populao, uma contribuio no sentido inverso tambm pode se efetivar, ao ressaltar o papel fundamental que realidades sociais no-pecunirias exercem sobre a excluso social da parcela da populao alienada no processo de produo capitalista. Outro aspecto que pode ser verificado na abordagem das capacitaes que oferece espao para um estudo que a relacione com a obra de Marx diz respeito a formulao de Amartya Sen acerca da igualdade, manifesta principalmente em Desigualdade Reexaminada (1992). Sen formula uma crtica ao contratualismo rawlsiano, que lana um olhar sobre a equidade de distribuio de bens primrios. Segundo Sen, uma distribuio justa e equitativa deve considerar as distintas necessidades que indivduos possam apresentar, devido a seus atributos fsicos e mentais, idade, gnero, entre outros fatores. Indivduos distintos requerem habilidades distintas em converter meios em fins. Sendo este o caso, defensores de uma sociedade igualitria deveriam argumentar por uma distribuio desigual de recursos (baseada em necessidades) para que todos possam desfrutar de recursos relativamente iguais para viverem de forma digna. Tal aspecto da concepo de Sen inevitavelmente traz tona a

discusso sobre a tica em Marx, que proclamou a famosa frase de cada um de acordo com suas capacidades, a cada um de acordo com suas necessidades (Demartino, 2011). De um modo geral, entende-se que a viso normativa embasada na ideia de florescimento dos potenciais humanos, com a proposio do questionamento a respeito do espectro de perspectivas de vida que possibilitado a cada indivduo, configura um ponto de partida intuitivamente atrativo e instigante para o pensamento sobre a vida em sociedade em especial para o pensamento econmico, por vezes to voltado para aspectos concernentes ao crescimento da produo. As constataes de que a abordagem das capacitaes encontra em Aristteles uma inspirao em comum com Marx no que diz respeito s ricas necessidades do ser humano, e o fato deste ltimo por si prprio ser citado por Nussbaum em sua digresso a respeito do carter inerentemente social do ser humano, abrem perspectivas para que se explore uma possvel interrelao entre as tradies. Por fim, entende-se que suas proposies possam ser enriquecidas se trabalhadas em relao ao legado de Marx. Conforme argumentam Wilde e Demartino, alguns dos poucos pesquisadores a trabalharem as possveis relaes entre Marx e a CA, o filsofo alemo tem sido recorrentemente subestimado ou esquecido nos debates sobre justia global que so desenvolvidos no ambiente poltico e acadmico. Estudar as possveis contribuies que podem ser extradas deste esforo apresenta-se, assim, como um exerccio desejvel e potencialmente frutfero. 3. Objetivos a. Objetivos Gerais Pretende-se investigar as possveis sobreposies, complementaridades e contribuies mtuas que possam ser extradas de uma aproximao que contemple a abordagem das capacitaes e o legado marxista. b. Objetivos Especficos Considerando o potencial em se encontrar convergncias e complementaridades entre as duas tradies, e a carncia de trabalhos acadmicos que explorem tais interrelaes, a monografia se orientar, inicialmente, em torno de uma digresso sobre a importncia da filosofia do jovem Marx na determinao da crtica de Martha Nussbaum tradio contratualista, visto que este o ponto em que a conexo a ser investigada explicitada de forma mais clara. Uma vez que a crtica aristotlica/marxiana de Nussbaum, embasada na
7

concepo do zoon politikon, assume um papel alicerante na perspectiva da CA sobre as relaes sociais, buscar-se- defender que tal interpolao oferece uma prerrogativa para que se investigue at que ponto existem contribuies entre as correntes de pensamento estudadas. Considerando-se a amplitude e a diversidade de correntes de pensamento que se desenvolveram a partir do legado de Marx, ser importante para a consistncia do trabalho investigar as linhas gerais que cercariam apreciaes crticas abordagem das capacitaes a partir de distintas leituras de Marx. Diferentes interpretaes do autor podem levar a posturas tericas mais distantes ou mais prximas ao escopo da CA, sendo fundamental esclarecer, sempre que for feita uma crtica marxiana perspectiva das capacitaes, quais leituras de Marx seriam mais propcias a assentir com o que estiver sendo colocado, quais correntes internas ao pensamento marxista viriam a divergir, buscando-se sempre citar autores e obras que possam ser includas dentro da tradio marxista para embasar as distintas perspectivas que podem vir a ser desenvolvidas. Uma segunda especificidade que ser alvo de ateno consistir na separao entre as verses de Nussbaum e Sen da abordagem das capacitaes. Por mais que os dois autores se destaquem em uma corrente de pensamento que tem se mostrado um tanto coesa e consistente em discusses sobre o desenvolvimento humano, os fundamentos econmicos e filosficos sobre os quais cada autor se escora no esto completamente sobrepostos, havendo diferenas nas formas com que algumas problematizaes so apresentadas. Prestar ateno a tais distines, e suas subsequentes implicaes para um esforo que busque relacionar a perspectiva das capacitaes e o legado de Marx, se mostrar necessrio a um trabalho coeso e bem fundamentado. 4. Metodologia a. Estrutura proposta Captulo 1: Introduo Captulo 2: A abordagem das capacitaes 2.1: Concepo e definies gerais 2.2: Amartya Sen 2.3: Martha C. Nussbaum 2.4: John Ralws conforme as perspectivas de Nussbaum e Sen
8

Captulo 3: tica em Marx 3.1: Nussbaum, Aristteles e Marx 3.2 Outras abordagens tica eudemonstica em Marx Captulo 4: Tenses entre Marx e a abordagem das capacitaes 4.1: Nussbaum, Sen e o liberalismo poltico 4.2: Crticas marxianas abordagem das capacitaes Captulo 5: Consideraes Finais Captulo 1: Introduo O captulo introdutrio consistir em apresentar os principais motivos que embasam a escolha do tema, abordando a existncia de elementos na tradio das capacitaes que possibilitam a investigao de possveis aproximaes com Marx. Neste sentido, ser til a apresentao de passagens do recente livro de Nussbaum, Creating Capabilities (2011), em que a autora dedica um captulo para tratar das influncias filosficas da abordagem das capacitaes, entre as quais se inclui o trabalho de Marx. Os desafios que cercam a tentativa em aproximar as duas tradies tambm sero tratados; uma apresentao dos conflitos que sero abordados no Captulo 4 atender a este propsito. Outro esforo que ser bem-vindo no captulo introdutrio ser a apresentao das perspectivas sobre Marx nas quais o trabalho busca embasamento terico. Tal proposta ser importante para esclarecer que pretende-se trabalhar com uma leitura do autor que o v como afeito s liberdades polticas e, primordialmente, como um pensador que carrega ao longo de sua obra a tica eudemonstica exposta nos Manuscritos Econmico-Filosficos (1844). Captulo 2: A abordagem das capacitaes 2.1: Concepo e definies gerais Entende-se que a ordem de exposio que traria um trabalho coeso comearia com uma apresentao da abordagem das capacitaes, com uma posterior abordagem sobre as diferenas entre as verses de Nussbaum e Sen. Duas obras que serviro ao propsito de ilustrar os elementos estruturantes da abordagem so Desigualdade Reexaminada (Sen, 1992) e Creating Capabilities (Nussbaum, 2011). 2.2: Amartya Sen
9

Um breve acompanhamento do percurso terico-analtico de Sen, desde suas contribuies sobre teorias de escolha at a tomada de forma da abordagem das capacitaes ser feito conforme desenvolvido por Fine (2004), um dos poucos autores marxistas a demonstrarem apreo e dedicao interpretao de sua obra. As leituras de Sen se concentraro em torno de suas publicaes que se associam formao da abordagem das capacitaes, as quais se deram a partir de meados da dcada de 1980. Dois livros primordiais e estruturantes nesse sentido so Desigualdade Reexaminada (1992) e Desenvolvimento como Liberdade (1999). Buscar-se- atribuir um destaque especial para seu ltimo livro, The Idea of Justice (2009), visto como expresso de uma recente quebra de paradigma no contedo da crtica seniana ao contratualismo de John Rawls. 2.3: Martha C. Nussbaum Sero lidos obras, ensaios e artigos de Nussbaum de a partir da dcada de 1990, quando a autora ingressou de forma mais consistente no campo da filosofia poltica, desprendendo-se parcialmente de instncias anteriores de sua carreira acadmica, em que a autora se dedicava predominantemente a estudos sobre mitologia grega. Entre as obras de Nussbaum a serem abordadas, destacam-se Women and Human Development (2000), Upheavals of Thought (2001), Frontiers of Justice (2006) e Creating Capabilities (2011). 2.4: John Ralws conforme as perspectivas de Nussbaum e Sen Considerando-se que tanto o ltimo livro de Sen, quanto a recente publicao de Nussbaum, Frontiers of Justice (2006), so obras que se estruturam predominante em torno de uma crtica a Rawls, deve ser reconhecida a importncia em estudar o autor para uma melhor compreenso do paradigma das capacitaes. Entende-se que as leituras de Uma Teoria da Justia (1971) e Liberalismo Poltico (1993) atendero a esta pretenso satisfatoriamente. Captulo 3: tica em Marx 3.1: Nussbaum, Aristteles e Marx Em Frontiers of Justice (2006), Martha Nussbaum se prope a apresentar a abordagem das capacitaes nos termos de uma filosofia da justia, trazendo tona, recorrentemente, as tenses entre sua perspectiva e o contratualismo rawlsiano. Para servir a este propsito, a autora recorre em mais de uma passagem a Aristteles e Marx, explicitando que a abordagem das capacitaes se baseia numa concepo do ser humano enquanto ser social, o qual
10

apresenta um rico escopo de necessidades para viver em conformidade com sua prpria dignidade. A obra de Marx mais citada por Nussbaum neste sentido consiste nos Manuscritos Econmico-Filosficos (1844), os quais tambm sero tratados nesta seo. H tambm referncia de Marx ao conceito aristotlico de animal poltico nos Grundrisse (1857-58), outra obra que poder oferecer elementos que contribuam para a aproximao entre os trs autores. 3.2 Outras abordagens tica eudemonstica em Marx A proposta de explorar a sobreposio entre Marx e as capacitaes consistente na concepo do homem enquanto zoon politikon necessitar uma investigao mais a fundo sobre a discusso que cerca a suposta presena de valores morais ao longo da obra de Marx. Quanto a isso, pretende-se trabalhar com Fromm (2003), Peffer (1990) e Wilde (1998, 2011). Lukcs (1979) e Chasin (2009), apesar de no tratarem de Marx a partir de um ponto de partida centrado em questes morais, podem fornecer contribuies com suas elaboraes a respeito da ontologia do ser social em Marx. Captulo 4: Tenses entre Marx e a abordagem das capacitaes 4.1: Nussbaum, Sen e o liberalismo poltico Alguns dos poucos autores a terem se esforado no sentido de expor uma perspectiva marxiana a respeito da abordagem das capacitaes so Wilde (2011) e Demartino (2011), em debate no qual o segundo redigiu seu artigo em resposta formulao do primeiro. O criticismo de Lawrence Wilde se concentrou sobre o suposto compromentimento da abordagem das capacitaes com a tradio do liberalismo poltico e sua defesa da propriedade privada dos meios de produo. Nesta seo, ser til investigar a consistncia da crtica de Wilde, buscando-se nas obras de Nussbaum e Sen a extenso de suas respectivas ligaes com o liberalismo poltico, assim como at que ponto esta suposta divergncia ofereceria dificuldades para a tentativa de aproximar Marx e a abordagem das capacitaes. 4.2: Crticas marxianas abordagem das capacitaes George Demartino (2011) responde ao artigo do Wilde colocando um questionamento distinto abordagem das capacitaes. Demartino entende que a abordagem das capacitaes apresentaria uma instncia normativa mais completa caso inclusse, entre as capacitaes fundamentais, o direito ao trabalhador de decidir o que fazer com o excedente da produo gerada por sua fora de trabalho. Entende-se que a formulao de Demartino importante
11

para que se possa problematizar os aspectos normativos que cercam a abordagem das capacitaes sob um ponto de vista marxiano, procurando incluir a privao de capacitaes num amplo espectro de fatores relacionais que codeterminam as relaes sociais que consolidam a excluso social e a desigualdade, prestando especial ateno ao papel que os processos de alienao e estranhamento exercem na codeterminao das injustias sociais explicitadas por Nussbaum e Sen. Alm das contraposies feitas por estes autores, ser abordada a crtica de Fine s supostas razes de Sen num escopo terico microeconmico a respeito de escolhas sociais. Um exame da profundidade dessas supostas razes servir para esclarecer se h, em Sen, um alinhamento com a teoria neoclssica que possa dificultar uma eventual identificao de convergncias entre o seu trabalho e a tradio marxiana. Captulo 5: Consideraes Finais Espera-se que as consideraes finais do trabalho possam vir a atingir, ao menos parcialmente, um esclarecimento quanto ao potencial da tentativa de aproximar as duas vises. Caso o desenrolar do trabalho aponte para tal possibilidade, buscar-se- questionar se haveria sentido na tentativa de elaborar um pensamento poltico-econmico que incorporasse, concomitantemente, linguagem e normatividade convergentes com aquelas defendidas pela abordagem das capacitaes, mas que procurasse tambm explicitar o papel que as relaes de explorao e alienao exerceriam enquanto fatores impeditivos garantia de um espectro amplo de capacitaes populao como um todo. 5. Cronograma Fase 1: Concluso das leituras fundamentais; Fase 2: Redao do captulo 2; Fase 3: Redao do captulo 3; Fase 4: Redao do captulo 4; Fase 5: Redao dos captulos 1 e 5; Julho 1 Q. Fase 1
12

Agosto 1 Q. 2 Q.

Setembro 1 Q. 2 Q.

Outubro 1 Q. 2 Q.

Novembro 1 Q. 2 Q.

2 Q.

Fase 2 Fase 3 Fase 4 Fase 5

6. Referncias CHASIN, Jose; VAISMAN, Ester; ALVES, Antnio Jos Lopes. Marx: estatuto ontolgico e resoluo metodolgica. So Paulo: Boitempo, 2009 DEMARTINO, George. Capabilities, equality, and class justice: a reply to Wilde. Global Discourse, Volume 2: Issue I: Special Issue Part 1: Examining the Contemporary Relevance of Marxism. Disponvel em http://global-discourse.com/contents/marx-moralityand-the-global-justice-debate-by-lawrence-wilde-with-reply-by-george-demartino/ (acesso em 11/06/2012) FINE, Ben. Amartya Sen: a partial and personal appreciation. Centre for Development Policy and Research. Discussion Paper 1601, 2001. Disponvel em http://www.soas.ac.uk/cdpr/publications/papers/file24315.pdf (acesso em 11/06/2012) FINE, Ben. Economics and ethics: Amartya Sen as a point of departure. New School Economic Review, Volume 1(1), 2004. Disponvel em http://www.newschooljournal.com/files/NSER01/95-104.pdf (acesso em 11/06/2012) FROMM, Erich. Man for himself: an inquiry into the psychology of ethics. London: Routledge, 2003. LUKCS, Gyrgy. Ontologia do ser social: os principios ontolgicos fundamentais de Marx. So Paulo: Ciencias Humanas, 1979. LUKES, Steven. Marxism and morality. Oxford: Clarendon Press, 1985. MARX, Karl. Contribuio crtica da economia poltica. So Paulo: Martins Fontes, 2003 (1859). MARX, Karl. O capital: livro I o processo de acumulao do capital. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2006 (1867).

13

MARX, Karl. O capital: livro III o processo global da produo capitalista. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2006 (1894). MARX, Karl. Sobre a questo judaica. So Paulo: Boitempo, 2010 (1843). MARX, Karl. Manuscritos econmico-filosficos. So Paulo: Boitempo, 2010 (1844). MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econmicos de 1857-1858: esboos da crtica da economia poltica. So Paulo: Boitempo, 2011 (1857-58). MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. So Paulo: Boitempo, 1998 (1848). NUSSBAUM, Martha C. Loves Knowledge: essays on philosophy and literature. New York: Oxford University Press, 1992. NUSSBAUM, Martha C. Women and human development: the capabilities approach. Princeton: Princeton University Press, 2000. NUSSBAUM, Martha C. Upheavals of thought: the intelligence of emotions. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. NUSSBAUM, Martha C. Frontiers of justice: disability, nationality, species membership. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 2006. NUSSBAUM, Martha C. Creating capabilities: the human development approach. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 2011. PEFFER, R. G. Marxism, morality and social justice. Princeton: Princeton University Press, 1990. SEN, Amartya K. Poverty and famines: an essay on entitlement and deprivation. Oxford: Clarendon Press, 1981 SEN, Amartya K. Commodities and capabilities. Amsterdam: North-Holland, 1985. SEN, Amartya K. On ethics and economics. Oxford: Blackwell, 1987. SEN, Amartya K. Inequality reexamined. New York and Cambridge: Russel Sage e Harvard University Press, 1992. SEN, Amartya K. Development as freedom. Cambridge: Harvard University Press, 2002. SEN, Amartya K. The idea of justice. Cambridge: Harvard University Press, 2009.
14

RAWLS, John. Uma teoria da justia. So Paulo: Martins Fontes, 2008. RAWLS, John. O liberalismo poltico. Rio de Janeiro: tica, 2000. WILDE, Lawrence. Marx, morality, and the global justice debate. Global Discourse, Volume 2: Issue I: Special Issue Part 1: Examining the Contemporary Relevance of Marxism. Disponvel em http://global-discourse.com/contents/marx-morality-and-the-global-justicedebate-by-lawrence-wilde-with-reply-by-george-demartino/ (acesso em 11/06/2012)

15

You might also like