You are on page 1of 3

FIGURAS DE LINGUAGEM O uso de figuras de linguagem um dos recursos empregados para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva.

. um recurso lingstico para expressar de formas diferentes experincias comuns, conferindo originalidade, emotividade ou poeticidade ao discurso. A utilizao de figuras revela muito da sensibilidade de quem as produz, traduzindo particularidades estilsticas do autor. Quando a palavra empregada em sentido figurado, no-denotativo, ela passa a pertencer a outro campo de significao, mais amplo e criativo. FIGURAS DE SINTAXE As figuras de sintaxe ou de construo dizem respeito a desvios em relao concordncia entre os termos da orao, sua ordem, possveis repeties ou omissos. As figuras de sintaxe podem ser construdas por: omisso: assndeto, elipse e zeugma; repetio: anfora, pleonasmo, e polissndeto; inverso: anstrofe, hiprbato, snquise e hiplage; ruptura: anacoluto; concordncia ideolgica: simples. ASSNDETO Ocorre assndeto quando oraes ou palavras que deveriam vir ligadas por conjunes coordenativas aparecem justapostas ou separadas por vrgulas. Fere, mata, derriba denotado... (Cames) Clara passeava no jardim com as crianas. O cu era verde sobre o gramado, A gua era dourada sobre as pontes, Outros elementos eram azuis, rseos, alaranjados, O guarda-civil sorria, passavam bicicletas, A menina pisou a relva para pegar um pssaro, O mundo inteiro, a Alemanha, a China, tudo era Tranqilo ao redor de Clara. (Carlos Drummond de Andrade) No nos movemos, as mos e que se estenderam pouco a pouco, todas quatro, pegando-se, apertando-se, fundindo-se. (Machado de Assis) ELIPSE Ocorre elipse quando omitimos um termo ou orao que facilmente podemos ou subentender no contexto. Pode ocorrer na supresso de pronomes, conjunes, preposies ou verbos. Veio sem pinturas, em vestido leve, sandlias coloridas. (Rubem Braga) Sentei-me na cama, uma dor aguda no peito, o corao desordenado. (Antnio Olavo Pereira) No mar, tanta tormenta e tanto dano. (Cames) ZEUGMA Ocorre zeugma quando um termo j expresso na frase suprimido, ficando subentendida sua repetio. Foi saqueada a vila, e assassinados os partidos dos Filipes. (Camilo Castelo Branco) Vieira vivia para fora, para a cidade, para a corte, para o mundo; Bernardes para a cela, para si, para o seu corao. (Antnio Feliciano de Castilho) ANFORA Ocorre anfora quando h repetio intencional de palavras, no incio de um perodo, frase ou verso. Grande no pensamento, grande na ao, grande na glria, grande no infortnio, ele morreu desconhecido e s. Eu quase no saio eu quase no tenho amigo eu quase no consigo (Rocha Lima)

ficar na cidade sem viver contrariado. (Gilberto Gil) PLEONASMO Ocorre pleonasmo quando h repetio da mesmo idia, isto , redundncia de significado. *Pleonasmo Literrio o uso de palavras redundantes para reforar uma idia, tanto do ponto de vista semntico quanto do ponto de vista sinttico. um recurso estilstico que enriquece a expresso,dando nfase mensagem. Iam vinte anos desde aquele dia quando com os olhos eu quis ver de perto quando em viso com os da saudade via. (Alberto de Oliveira) Morrers morte vil na mo de um forte. (Gonalves Dias) mar salgado, quanto do teu sal so lgrimas de Portugal (Fernando Pessoa) Pleonasmo vicioso o desdobramento de idias que j estavam implcitas em palavras anteriormente expressas. Pleonasmos viciosos devem ser evitados, pois no tm valor de reforo de uma idia, sendo apenas fruto do desconhecimento do sentido real das palavras. Exemplos: Subir para cima hemorragia de sangue Entrar para dentro monoplio exclusivo Repetir de novo breve alocuo Ouvir com os ouvidos principal protagonista POLISSNDETO Ocorre polissndeto quando h repetio enftica de uma conjuno coordenativa mais vezes do que exige a norma gramatical (geralmente a conjuno e). Vo chegando as burguesinhas pobres, e as criadas das burguesinhas ricas e as mulheres do povo, e as lavadeiras da redondeza. (Manuel Bandeira) E saber, e crescer, e ser, e haver E perder, e sofrer, e ter horror. (Vincius de Morais) O quinho que me coube humilde, pior do que isto: nulo: Nem glria, nem amores, nem santidade, nem herosmo. (Otto Lara Resende) ANSTROFE Ocorre anstrofe quando h uma simples inverso de palavras vizinhas (determinante X determinado). To leve estou que j nem sombra tenho. (Mrio Quintana) Comea o Mundo, enfim, pela ignorncia. (Gregrio de Matos) HIPRBATO Ocorre hiprbato quando h uma inverso complexa de membros da frase. Passeiam, tarde, as belas na Avenida. (Carlos Drummond de Andrade) Enquanto manda as ninfas amorosas grinaldas nas cabeas pr de rosas. (Cames) SNQUISE Ocorre snquise quando h violenta de distantes partes da frase. um hiprbato exagerado. A grita se alevanta ao Cu, da gente. (Cames ) ... entre vinhedo e sebe Corre uma linfa, e ele no seu de faia

De ao p do Alfeu tarro escultado bebe. (Alberto de Oliveira) HIPLAGE Ocorre hiplage quando h inverso da posio do adjetivo (uma qualidade que pertence a um objeto atribuda a outro, na mesma frase). ... em cada olho um grito castanho de dio. (Dalton Trevisan) ... as loas loquazes dos barbeiros. (Ea de Queirs) ANACOLUTO Ocorre anacoluto quando h interrupo do plano sinttico com que se inicie a frase, alterando-lhe a seqncia lgica. A construo do perodo deixa um ou mais termos desprendidos dos demais e sem funo sinttica definida. Essas empregadas de hoje, no se pode confiar nelas. (Alcntara Machado) Umas carabinas que guardava atrs do guarda-roupa, a gente brincava com que se inicia a frase, alterandolhe a seqncia lgica. A construo do perodo deixa um ou mais termos desprendidos dos demais e sem funo sinttica definida. Essas empregadas de hoje, no se pode confiar nelas. (Alcntara Machado) SILEPSE Ocorre silepse quando a condncia no feita com as palavras, mas com a idia e elas associada. *Silepse de gnero Ocorre quando h discordncia entre os gneros gramaticais (feminino ou masculino). o animal to bacana mas tambm no nenhum banana. (Enriquez, Bardotti e Chico Buarque) Admitindo a idia de que eu fosse capaz de semelhante vilania, Sua Majestade foi cruelmente injusto para comigo. (Alexandre Herculano) *Silepse de nmero Ocorre quando h discordncia envolvendo o nmero gramatical (singular ou plural). Esta gente est furiosa e com medo; por conseqncia, capazes de tudo. (Garrett) Corria gente de todos lados, e gritavam. (Mrio Barreto) Silepse de pessoa Ocorre quando h discordncia entre o sujeito expresso e a pessoa verbal. A gente no sabemos escolher presidente A gente no sabemos tomar conta da gente. (Roger Rocha Moreira) Ambos recusamos praticar este ato. (Alexandre Herculano)

You might also like