You are on page 1of 5

Conservao A conservao da natureza um processo de manuteno dos recursos naturais no qual intervm factores biolgicos, econmicos, polticos, sociais

s e antropolgicos. Em funo destes aspectos, caracterizam-se as diversas estratgias de conservao adoptadas em escalas nacional e internacional, e identificam-se as prioridades que uma estratgia global deve contemplar para o alcance de uma mxima eficcia. comum haver confuso entre os termos conservao e preservao. Muitas vezes usados para significar a mesma coisa, na verdade expressam ideias que tm origem em razes e posturas distintas. Conservacionismo e preservacionismo so correntes ideolgicos que representam relacionamentos diferentes do ser humano com a natureza. Um precursor do pensamento ambientalista foi John Muir, para quem a natureza tinha valor intrnseco. Mesmo que em sua poca ainda no houvesse distino desses termos, Muir hoje seria considerado um preservacionista, pois ficou conhecido pelo seu deslumbramento pela natureza em geral, e compartilhou suas emoes em vrios textos e livros que se tornaram marcos do movimento ecolgico que se formaria mais tarde. Compreendia a continuidade que inerente natureza, como mostra esse seu trecho: Os dias quentes e ruminantes so cheios de vida e pensamentos de vida por vir, como as sementes que amadurecem contendo o prximo vero, ou uma centena de Veres. Ao enfocar a natureza sem a interferncia humana e sem pensar no uso que determinados elementos poderiam representar, Muir se destaca por seu amor pelo mundo natural. Conservacionismo J a viso conservacionista, contempla o amor pela natureza, mas permite o uso sustentvel e assume um significado de salvar a natureza para algum fim ou integrando o ser humano. Na conservao a participao humana precisa ser de harmonia e sempre com intuito de proteco. Por volta de 1940, Aldo Leopold deu uma grande contribuio ao conservacionismo, pois demonstrava o amor de um preservacionista pela natureza, mas trabalhou para integrar o ser humano s reas naturais, atribuindo uma dimenso de maior acessibilidade e importncia a elas. Props o que na poca foi inovador e que continua sendo recomendado at hoje: um manejo que visasse maior proteco do que a intocabilidade. Leopold introduziu uma nova tica ambiental como no captulo Land Ethics (A tica da Terra) em seu livro Sand County

Almanaque. Precursor da Biologia da Conservao, tratava a conservao como cincia, com os diferentes campos se complementando, de modo a que se atingisse maior efectividade na prpria proteco ambiental. Suas ideias expressam a necessidade de se assumir novas posturas que compreendam a integrao dos elementos e a noo de longo prazo: ... a tica da terra transforma o papel do Homo sapiens de conquistador da comunidade da terra, a um mero membro e cidado dela. Implica em respeito pelos membros-companheiros, assim como respeito pela comunidade em geral.

Uma outra tendncia liderada pelo escandinavo, Arne Naess, vale ser mencionada. Conhecida como ecologia profunda, considera que o conservacionismo tem uma viso reducionista, pois, segundo o autor, est limitado a concepes do primeiro mundo. De acordo com Naess a conservao depende da compreenso de aspectos mais profundos, tais como: A ptica precisa ser abrangente para incluir todos os seres e suas inter-relaes, e no apenas a viso humana; fundamental que haja maior equidade nas relaes planetrias com posturas anticlasse, para que a diversidade biolgica possa ser verdadeiramente valorizada e consequentemente protegida de fato; Medidas que se opem poluio e degradao ambiental devem ser levadas adiante com seriedade e compromisso; A complexidade deve ser contemplada, evitando-se vises que levam complicao; A autonomia local e a descentralizao das decises podem ser chave no processo de incluso social e valorizao da natureza.

Unidades de conservao e participao social Diegues e Arruda (2001) criticam o modelo norte-americano de preservao ambiental baseado na criao de reas protegidas de uso indirecto, que tem no Parque Yellowstonen (Unidade de Conservao de Proteco Integral, criada por John Muir no sculo XIX, que mais tarde, foi reconhecido como o pai do movimento conservacionista americano), sua maior expresso. Tal modelo foi preconizado pela corrente norte americana de cientistas conservacionistas/preservacionistas.

Essa corrente no admite moradores nas reas protegidas, mesmo tratando-se de comunidades tradicionais presentes desde geraes passadas, pois partem do princpio de que toda relao entre sociedades e natureza degradadora e destruidora do mundo natural. Ainda conforme os autores, importao desse tipo de reas protegidas, no incio do sculo XX, pela frica, sia e Amrica Latina, sofreu resistncias das populaes locais. Isto, por ser um modelo norte-americano, esse tipo de conservao no se enquadra a outras realidades de pases com distintas formas de ocupao, como o caso do Brasil (DIEGUES & ARRUDA, 2001). No Norte de Minas no foi diferente, a chegada dos parques acompanhados de variadas regras, no sentido de desapropriaes e restries de uso do solo, foi recebida com mobilizaes por parte das comunidades locais, como forma de garantir o direito de permanncia nesses espaos que j ocupavam a vrias geraes. Notadamente no Brasil somente a partir das duas ltimas dcadas do sculo XX, importantes debates foram desenvolvidos com a preocupao de estabelecer mecanismos de regulao implantao das unidades de conservao. Tais debates absorvem maior expressividade durante a ECO/92, realizada em 1992 na cidade do Rio de Janeiro, quando as discusses entornam da temtica ambiental como polticas pblicas envolveram governos e entidades da sociedade civil. Aps oito anos de discusso no legislativo desde a ECO/92 o projecto de lei SNUC foi aprovado no Congresso Nacional pela Lei n. 9.985 de 18 de Julho de 2000, visando regulamentar o artigo 225 da Constituio, detalhar os princpios da conservao e a necessidade de se avaliar as condies das categorias de UCs existentes no Brasil. Assim, SNUC tornou-se o dispositivo legal que define os critrios e normas para a criao, implantao, gesto e o manejo das unidades de conservao. As unidades de conservao segundo o SNUC, conforme o artigo 70 da lei, subdividem-se em Unidades de Proteco Integral UPIs (Estao Ecolgica, Reserva Biolgica, Parque, Monumento Natural, Refgio da Vida Silvestre no intuito de preservar a biodiversidade manter e/ou torn-la intocada, ou seja, sem a interveno humana) e Unidades de Uso Sustentvel UUS (rea de Proteco Ambiental, rea de Relevante Interesse Ecolgico, Floresta Nacional, Reserva Extractivista, Reserva de Fauna, Reserva de Desenvolvimento Sustentvel, Reserva Particular do Patrimnio Natural que visam compartilhar a conservao da natureza com o uso sustentvel da parcela dos seus recursos naturais dando as populaes que vivem em seu interior e/ou entorno condies de explorar tais recursos de forma sustentvel (PEREIRA, 2007).

Doralice Pereira (2007) aponta que a criao e gesto das UCs brasileiras ainda tem se dado de forma centralizada com decises de cima para baixo, limitando a participao pblica. A criao desses espaos protegidos tem se dado de forma impositiva, o que, certamente desenvolve nas populaes atingidas2 resistncias criao dessas reas. De acordo com a autora, excessivo nmero de categorias de unidades de conservao no garante a proteo desses espaos, talvez por muitos se encontrarem sem um plano de manejo. Ressalta, ainda, que s com o envolvimento da comunidade local ser possvel haver uma preservao de fato. Diante dos apontamentos a autora deve-se ressaltar tambm, que as populaes locais possuem um estilo de vida tradicional, essencial para a conservao e utilizao sustentvel da biodiversidade. Dissoci-las do processo de conservao pode gerar um resultado contrrio aos propsitos conservacionistas. Diegues & Arruda (2001) evidenciam que: 2 Entende-se por populaes atingidas, aquelas que tm seu modo de vida transformado de alguma forma em funo das unidades de conservao. (...) a biodiversidade no s um produto da natureza, mas em muitos casos produto da aco das sociedades e culturas humanas, em particular das sociedades tradicionais noindustriais. tambm uma construo cultural e social (...) (DIEGUES & ARRUDA, 2001, p.15). A participao das populaes locais atingidas por unidades de proteco d-se de forma passiva, na transferncia de informaes, participao por consulta, sem que haja uma participao efectiva da populao a partir da coligao dos valores fundamentais racionalidade ambiental aos valores humanistas, que possibilitaria uma gesto participativa e democrtica dos recursos ambientais. Entretanto, em muitos casos as populaes locais s ficam sabendo que sua propriedade est inserida dentro de uma unidade de conservao aps a criao da mesma. As UPIs constituem reas de grande incidncia de conflitos, pois na maioria dos espaos onde so criadas existem pessoas mantendo alguma relao de uso da terra. So reas problemticas que precisam de um acompanhamento sociolgico/antropolgico, pois, uma vez que criadas restringem o uso da terra e, necessariamente, as populaes devem ser retiradas do seu interior. importante ressaltar que essas populaes possuem uma identidade com a terra onde vivem, uma relao de pertencimento e territorialidade, que por isso, lutam para se manterem nesses espaos que habitam h varias geraes.

Os questionamentos referentes imposio das unidades de conservao, giram entorno da localizao, representatividade ecossistmica e sua insero sobre reas ocupadas por populaes tradicionais (PEREIRA, 2007). Este ltimo tem relao com tenses e conflitos quanto a alteridade, relao de pertencimento e territorialidade desses povos frente presso preservacionista que exige a sada dos mesmos do interior das reas que passaro a ser protegidas, situao em que vivem as populaes locais no Norte de minas.

You might also like