You are on page 1of 9

Trabalho realizado por: Rita Pereira 11B

A escravatura em si e a sua antecedncia :


A escravatura a prtica social em que um ser humano se assume com direitos de propriedade sobre outro, que designado de escravo, esta situao implementada atraves do uso da fora. A escravatura j era prtica desde h muitos anos, em varias civilizaes como por exemplo na antiga Roma e no antigo Egpto. Mas iremos focar-nos essencialmente do papel dos portugueses neste tipo de actividade, por cerca do ano de 1415 Os escravos eram legalmente definidos como uma mercadoria, e o seu preo variava conforme as suas condies fsicas, habilidades profissionais, a sua idade, e para o que se destinavam. O escravo desempenhavam todo o tipo de funoes , podiam desempenhar tarefas domesticas, trabalhos no campo, tarefas artess, militares entre outras.

Depois da venda o escravo passava a ser propriedade do comprador, normalmente at a sua morte e os seus descendendes (caso os houvesse) tambm passavam a ser da propriedade do dono.

Os portugueses e a escravatura:
Os portugueses no sculo XV, no auge dos descobrimentos, iniciaram-se no comrcio de escravos, vindos das colonias da amrica do sul (Brasil) e de africa. Antes de 1415, atravs do resgate de cativos

portugueses fizeram-se os primeiros contactos com comrcio de escravos na cidade de Ceuta. Em 1415 Portugal conquistou Ceuta, e j a havia um centro comercial onde passavam rotas de escravos vindos da frica subsariana por comerciantes bedunos. A conquista de Ceuta pelos portugueses, levou os traficantes de escravos a desviar as suas rotas de comrcio para outras cidades.

Estes negros eram oriundos sobretudo da costa ocidental de Africa, em especial pela costa da Guin e da colnia de Angola. Estes escravos destinavam-se a ser vendidos e a

trabalhar em Portugal ou nas exploraes da cana do aucar na Madeira mas alguns tambm eram vendidos para Espanha. Este negcio apesar de ser cruel bastante bem sucedido, era principalmente dominado pelos portugueses, mas apartir do sculo XVI outras potncias entram no negcio e competem com Portugal. No sculo XVII, toda a frica, torna-se num imenso campo para a captura de escravos. Entre os sculo XV e meados do sculo XIX, estima-se que cerca de 30 milhes de africanos tenham sido traficados ou mortos pelos europeus.

Estableceram-se mercados de escravos em Lisboa, Alccer do Sal e Lagos. Em 1444 surge, no Algarve, a primeira companhia moderna para o trfico mais tarde, muitas outras foram criadas pela Europa. Tambm foram criadas feitorias na costa ocidental Africana, que tinham como principal actividade o trfico de escravos.

Estas pessoas eram vistas pelos vendedores como apenas mercadoria, no eram realemente considerados como seres humanos, eram vistos apenas como um ngocio. Eram levados a fora, afastados das suas familias e das suas terras, e condenados a uma vida dura num sitio desconhecido, levados por desconhecidos com quem nem conseguiam comunicar. O primeiro lote de escravos africanos transportados para Portugal foram comprados pela tripulao de Anto Gonalves na costa do Argim (actual Mauritnia) em 1441. Quando, passado cerca de meio sculo, os primeiros Portugueses comearam a chegar Guin, contactaram tambm a com o trfico negreiro, mas objectivo dos portugueses eram as especiarias da ndia. O desenvolvimento do comrcio de escravos s veio a acontecer no sculo XVII em competio com holandeses, ingleses e franceses, no Sculo XVIII com o comrcio dos escravos africanos para o Brasil.

Apesar deste negcio ser realizado abertamente sem leis que o proibissem e com sucesso, h alguns documentos que reprimem a escravatura e protegem os indigenas:

D. Joo II, a clebre lei de 20 de Maro de 1570

sobre "a liberdade dos gentios das terras do Brasil, e

mais Conquistas";

D. Sebastio ordena que "Portugues algum nam

possa resgatar nem catiuar Iapo; e sendo caso, que resgatem, ou catiuem alguns dos ditos Iapes, os que assim forem resgatados, ou catiuos, ficaram livres"
(20 de Setembro de 1570)

O Transporte dos Negros at ao Reino:

Estas pessoas eram transportadas em navios sobrelotados e com ms condioes de higiene onde faziam grandes viagens acorrentados e eram mal alimentados, nem todos conseguiam chegar ao destino.

A Abolio da Escravatura:
Apesar de Portugal ter sido uma das primeiras naoes a comercializar escravos, Portugal foi um dos primeiros pases a abolir a escravatura e assim no Sculo XIX,no ano de 1761 a escravatura foi abolida na metrpole e na ndia e depois no ano de 1836, o trfico de escravos foi abolido em todo o Imprio portugus. Os primeiros escravos a serem libertados foram os do Estado (por Decreto de 1854) e depois os das Igrejas (por Decreto de 1856). A 25 de Fevereiro de 1869 proclamou-se uma lei que visava a abolio da escravatura em todo o Imprio Portugus. Ainda hoje existem outras formas de escravido no mundo, mas no sculo XVIII durante o Iluminismo foi criado um movimento politico que visava a abolio da escravatura e do trfico de escravos que antes existia abertamente (legalmente), ficando assim em lei a abolio total da escravatura at aos dias de hoje.

You might also like