You are on page 1of 3

QUMICA ORGNICA TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUMICOS Profa.

Lilian Tonin Data:23/05/2013 AULA PRTICA 1 SOLUBILIDADE

LEITURA RECOMENDADA Funes orgnicas/nomenclatura; foras intermoleculares; solubilidade; acidez e basicidade em qumica orgnica.

INTRODUO A solubilidade de substncias orgnicas pode ser dividida em duas categorias principais: a solubilidade na qual somente est envolvida a simples miscibilidade e a solubilidade na qual uma reao qumica a fora motriz, por exemplo. uma reao cido-base. A frase semelhante dissolve semelhante, significa que uma substncia mais solvel naquele solvente com o qual mais estreitamente relacionado em termos foras intermoleculares e, aplica-se basicamente ao primeiro caso de solubilidade. Conhecer a solubilidade de substncias orgnicas em solventes orgnicos

(miscibilidade) extremamente importante para que se possam planejar diversas operaes de laboratrio, tais como: escolher o solvente adequado para uma reao; dissolver amostras para anlises qumicas, cromatogrficas e espectrais; purificar produtos de reao por extrao, recristalizao ou cromatografia, efetuar a manuteno de rotina de laboratrio (por exemplo, limpeza de vidraria), etc.

PROCEDIMENTO a) Colocar cerca de 2 mL do solvente em um tubo de ensaio. b) Adicionar uma gota de um lquido desconhecido ou alguns cristais de um slido desconhecido diretamente no solvente. c) Agitar vigorosamente. d) Adicionar mais gotas do lquido ou mais alguns cristais do slido para determinar a extenso da solubilidade do composto.

e) Utilizar somente pequenas quantidades das substncias desconhecidas. Pode demorar alguns minutos at que os slidos se dissolvam. f) Utilizando o procedimento anterior, determinar a solubilidade das substncias desconhecidas em cada um dos seguintes solventes: gua, HCl 5%, NaHCO3 5%, NaOH 5% e H2SO4 concentrado. Pode-se observar uma mudana de cor com o H2SO4 em vez da dissoluo. Uma mudana de cor deve ser considerada um teste de solubilidade positivo. g) Se for detectado um composto que se dissolve em gua, o pH da soluo aquosa dever ser estimado com papel de pH. h) Anotar as observaes. Aps testar os solventes voc dever localizar a amostra em um determinado grupo, atravs da Figura 1.

Figura 1.

ATENO! O cido sulfrico corrosivo, muito cuidado quando us-lo. No o aspire, mea-o com proveta.

RELATRIO:

1) Atravs da anlise das solubilidades da Figura 1, dizer a qual funo orgnica pertence cada substncia desconhecida. 2) Sabendo que as substncias desconhecidas so: cido benzico, cido actico, tolueno, lcool sec-butlico, naftol-1, anilina e acetona, classificar cada uma em sua funo orgnica correspondente. 3) Discutir em termos de solubilidade e reaes cido-base a classificao encontrada para cada composto.

REFERNCIAS:

ENGEL, R.G.; KRIZ, G.S.; LAMPMAN, G.M.; PAVIA, D. L. Qumica Orgnica Experimental Tcnicas de Escala pequena. 3 Ed. So Paulo: Cengage Learning, 2012.

You might also like