You are on page 1of 4

Comunicao

Biocontrole de moscas-das-frutas:

histrico, conceitos e estratgias


Romulo da Silva Carvalho*


a exibir resistncia aos princpios ativos dos produtos. Em 1962, a ambientalista, Dra. Rachel Carson, publicou o livro Primavera Silenciosa ( Silent Spring ), que se tornou um marco pioneiro no alerta ao mundo sobre as conseqncias do uso indiscriminado de tais produtos. Atualmente, os consumidores, de uma forma geral, j esto conscientes dos riscos da presena de resduos de agrotxicos nos alimentos, o que tem causado maior demanda por alimentos isentos destes contaminantes. Logo, os mercados esto cada vez mais exigentes em relao segurana alimentar, determinando que os Governos se preocupem crescentemente com a introduo de espcies exticas de insetos-praga em seus territrios, o que determina a imposio de medidas quarentenrias, como as barreiras fitossanitrias. Esse novo quadro, portanto, tem forado a busca da pesquisa cientfica por alternativas ecolgicas viveis para o controle destes organismos nocivos.

*Pesquisador Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, Cruz das Almas - Bahia; e-mail: romulo@cnpmf.embrapa.br

14

Bahia Agrc., v.7, n.3, nov. 2006

controle biolgico de insetos-praga no propriamente uma tcnica recente. Desde o sculo III a.C. os chineses j utilizavam formigas predadoras para controlar pragas em plantas ctricas, empregando lascas de bambu entre as plantas, semelhana de pontes, para facilitar a disperso. Na Arbia medieval, agricultores, sazonalmente, transportavam tambm colnias de formigas predadoras, coletadas prximas s montanhas, visando ao controle de formigas fitfagas em palmceas, nos osis. europia a primeira sugesto de que o controle biolgico poderia ser uma soluo prtica para os problemas com insetos-praga. Em 1800, o Doutor Erasmus Darwin - av de Charles Darwin - fez a primeira recomendao para se transferir organismos benficos entre pases. O primeiro registro no mundo do sucesso do controle biolgico clssico, foi a introduo na Califrnia da joaninha Rodolia

cardinalis (Mulsant), trazida da Austrlia em 1888, para o controle do pulgo-branco dos citros, Icerya purchasi Maskell. Em apenas dois anos a praga j estava controlada biologicamente. o mais antigo exemplo e um marco do controle biolgico clssico. Com o trmino da Segunda Grande Guerra os produtos qumicos chegaram aos campos de produo agrcola, em face aos avanos tcnicos consignados ao longo desse conflito e a agressiva poltica expansionista da indstria qumica multinacional, afastando os produtores das solues biolgicas. Em 1944 foi lanado o DDT, um agrotxico que parecia ser capaz de proteger as lavouras dos insetos. A partir dele, houve incremento na variedade, quantidade e uso desse arsenal qumico por mais de 40 anos quando, ento, agricultores, pesquisadores e a prpria indstria qumica perceberam e passaram a admitir que os insetos continuavam infestando as lavouras e comeavam

Foto: Silvio vila - Editora Gazeta Santa Cruz

Comunicao

Estratgias de controle biolgico


Como alternativa ao uso de agrotxicos, pesquisas tm sido concentradas em trs estratgias, que procuram preservar, restabelecer ou imitar os mecanismos naturais do controle biolgico. Na primeira, tem-se o controle biolgico inoculativo ou clssico, quando os organismos benficos so coletados em uma rea de explorao e introduzidos onde se pretende controlar a praga. Este foi o primeiro tipo de controle biolgico aplicado e usado amplamente no mundo e, por esse motivo, denominado de controle biolgico clssico. A segunda estratgia visa reforar indiretamente os agroecossistemas por meio da diversificao de plantas e preservao de espcies nativas, com o objetivo de conservar os inimigos naturais. A conservao propicia maior diversidade e densidade populacional das espcies benficas, resultando em controle mais eficiente do inseto-praga. A terceira estratgia refere-se ao controle biolgico aumentativo inundativo, que consiste na multiplicao em laboratrio (biofbricas) e liberao massal do agente benfico, visando obter efeito de controle imediato da praga alvo. Um exemplo dessa abordagem o controle biolgico aumentativo inundativo das moscas-das-frutas, utilizado em vrios pases, como Mxico, Guatemala e Estados Unidos e que ser implementada, em futuro prximo, no Brasil. Nesse tipo de estratgia, parasitides so multiplicados em escala massal e liberados em rea ampla, numa ao que envolve produtores organizados e engajados em atividades de controle integrado, planejadas, de longo prazo. No controle em rea ampla so utilizadas, de forma integrada, tecnologias convencionais e especiais, que reduzam a populao das moscas-das-frutas dentro da rea alvo, abaixo do nvel de dano econmico (NDE). As tecnologias especiais mais utilizadas no

controle de moscas-das-frutas em amplas reas so a tcnica do inseto estril (TIE), aniquilamento de machos, uso de parasitides, plantas hospedeiras resistentes, inibidores de acasalamento e inseticidas qumicos seletivos e de menor impacto ambiental e biolgicos.

Controle biolgico clssico de moscas-dasfrutas no Brasil


Existem dois registros de controle biolgico clssico de moscas-dasfrutas no Brasil. O primeiro, em 1937, quando foi introduzida uma espcie africana de parasitide pupal, Tetrastichus giffardianus Silvestri (Hymenoptera: Eulophidae), visando ao controle de Ceratitis capitata Wied e de outros tefritdeos. O segundo, em setembro de 1994, quando a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical introduziu no Brasil o parasitide extico Diachasmimorpha longicaudata (Ashmead), sinnimo de Opius longicaudatus e Bioesteres longicaudatus (Hymenoptera: Braconidae), proveniente de Gainesville, Flrida (Figura 1). O objetivo principal da introduo de D. longicaudata foi avaliar o potencial desse parasitide extico em diferentes ecossistemas do Brasil, visando seu uso em programas de controle biolgico de moscas-dasfrutas, para o gnero Anastrepha e C. capitata, que venham a ser implementados no pas. Estudos com esse parasitide extico foram realizados nos Estados da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, So Paulo, Rio Grande do Sul e Amap. No entanto, na fruticultura comercial o sucesso do controle biolgico em seu sentido clssico limitado, pois o nvel de dano econmico permitido muito baixo, o que exige frutos com infestao prxima de zero, inviabilizando o uso desse mtodo como nica alternativa de controle. Na produo comercial de frutos destinados exportao, constata-se que os ndices de parasitismo natural no so suficientemente elevados para fornecer ao importador uma segurana quarentenria necessria.

Importncia econmica das moscasdas-frutas (Tephritidae)


A importncia econmica das moscas-das-frutas pode variar segundo o pas, regio, hospedeiro e poca do ano. Em algumas regies elas chegam a comprometer 100% da produo de frutos e podem infestar mais de 400 espcies de frutas, sendo considerada uma das principais pragas, que afeta a fruticultura em todo o mundo. Mesmo em pequenas populaes, as moscas-das-frutas causam danos econmicos significativos, o que requer do fruticultor ateno especial. O problema ampliado na medida em que o foco de infestao se localiza em reas prximas aos pomares comerciais, ocorrendo a migrao e infestao de frutos naqueles locais, dificultando o controle da praga e inviabilizando a comercializao de frutas frescas. Tradicionalmente, o controle dos tefritdeos feito por meio da aplicao de iscas txicas a base de protena hidrolizada associada a um inseticida. Embora o controle seja efetivo, acarreta problemas de desequilbrio ambiental, segurana alimentar (resduos de agrotxicos nos frutos) e de ordem fitossanitria.

Foto: Silvio vila - Editora Gazeta Santa Cruz

Bahia Agrc., v.7, n.3, nov. 2006

15

Comunicao
que h de mais moderno e seguro do ponto de vista de segurana alimentar e de proteo ambiental. No Brasil, o controle biolgico aplicado de moscas-das-frutas, como em programas de outros pases, dever ser baseado tambm no mtodo aumentativo inundativo em amplas reas.
Foto: Romulo Carvalho

Controle biolgico em reas amplas


De uma forma geral, no controle convencional das moscas-das-frutas a abordagem usual tratar o pomar somente aps o desenvolvimento do dano. Ou seja, o produtor reage individualmente ao ataque da praga e, muitas vezes, sem planejamento, num programa de controle feito de forma isolada e em perodos curtos, sendo, portanto, uma reao defensiva. A tentativa de proteger a planta feita individualmente, sobre uma pequena rea, com pouco planejamento, em curto perodo e utilizando baixa tecnologia, tendo como conseqncia, a freqente reinfestao do pomar por essas pragas (Figura 2). J o conceito moderno de controle em amplas reas aplicado sobre espaos relativamente grandes e envolve muitos produtores que apresentam o mesmo problema e esto envolvidos em uma campanha organizada e planejada, com aes B)
Ilustrao: Adaptada do AIEA

Figura 1 Fmea do parasitide extico Diachasmimorpha longicaudata, parasitando larva de moscas-das-frutas em fruto de pitanga.

Controle biolgico aplicado de moscas-dasfrutas


O controle biolgico aumentativo, como estratgia isolada, no resolver o problema de moscas-dasfrutas, sendo necessria a integrao com outras tcnicas de controle. Na prtica, o controle biolgico desta praga faz parte de um conjunto de estratgias de controle integrado, que visa a melhoria da qualidade dos frutos em relao aos resduos de agrotxicos, de acordo com as exigncias dos mercados consumidores. Portanto, para que o controle biolgico possa ser implementado de forma eficiente, necessrio que haja estabilidade ambiental, mnima biodiversidade, manejo integrado do agroecossistema e multiplicao de agentes benficos em escala, dentro do conceito de amplas reas. Em termos prticos, o controle biolgico de moscas-das-frutas, em programas de diversos pases, se baseia no mtodo inundativo, ou seja, os parasitides so produzidos em biofbricas e liberados em escala massal, em grandes reas, visando

uma ao inseticida rpida para a supresso populacional de uma praga em determinado momento. Na liberao inundativa, ocorre ao imediata dos parasitides, causando mortalidade sobre a populao da praga. A maioria dos programas para o controle biolgico inundativo de tefritdeos, em vrios pases, utiliza bracondeos introduzidos, para controlar espcies exticas de moscas-das-frutas. A associao do controle biolgico (liberaes inundativas de parasitides) com a tcnica do inseto estril (TIE) - controle autocida ou gentico - mais eficiente do que quando essas duas tcnicas so aplicadas separadamente. Essa associao j usada com sucesso nos Estados Unidos, Mxico e Guatemala e representa o A)

Figura 2 - Simulao do ataque de moscas-das-frutas em pomar comercial. (A) Resultado temporrio do controle de moscas-das-frutas em pomar submetido ao controle convencional com agrotxicos e (B) Posterior migrao das moscas-das-frutas, infestao de frutos e reinfestao do pomar comercial devido presena de diferentes hospedeiros localizados em reas circunvizinhas.

16

Bahia Agrc., v.7, n.3, nov. 2006

Comunicao
de longo prazo. Nesse conceito de controle, o objetivo reduzir a populao da praga alvo a nveis abaixo do dano econmico (NDE), em uma grande rea e envolvendo muitos produtores individuais, sendo as aes de controle conduzidas de forma organizada e mediante um planejamento proativo de longo prazo, numa abordagem defensiva para o controle do inseto alvo. Nessa abordagem so utilizados sistemas de alta tecnologia, que reduzem custos e problemas ambientais e aumentem a eficcia do controle, tais como a tcnica do inseto estril, a tcnica de aniquilamento de machos, uso de parasitides, inseticidas qumicos seletivos e biolgicos. No Brasil, esperado que o controle biolgico e a tcnica de inseto estril sejam utilizados em amplas reas, de forma conjunta, criando uma barreira biolgica a novas introdues de moscas-dasfrutas, diminuindo focos de infestao, reduzindo riscos de disseminao de espcies e proporcionando menores nveis de agrotxicos nos frutos destinados aos mercados. as tcnicas de controle autocida e biolgico sero utilizadas conjuntamente, visando o aumento da eficincia do controle das moscas-dasfrutas.
control of fruit flies and other pests: proceeedings. Penang, Malasia: Keng-hong Tang, 2000. p.351409. GUILLEN, J. A.; ENKERLIN, D.; WONG, T. T. Y. Reducion poplacional de moscas de la fruta Anastrepha spp. mediante liberaciones inundativas de Diachasmimorpha longicaudata (Himenoptera: Braconidae) en Mazapa de Madera, Chiapas, Mxico. Vida Tephritidae, v. 8, p.5-6, 1991. JIMNEZ, A.; CASTILLO, E. Biosteres longicaudatus (Ashmead), un parasitoide de las moscas de las frutas. Su cra y possibilidad de empleo en control biologico. Bol. San. Veg. Plagas, v.18, p.139-148, 1992. SIVINSK, J. 1996. The past and potential of biological control of fruit flies. In: MCPHERON, B. A.; STECK, G. J. (Eds). Fruit fly pest a world assessment of their biology and management. Delray Beach, Florida: St. Lucie Press, 1996. p.369-375.

REFERNCIAS
AGUILAR, J.; ENKERLIN, D. Reducin poblacional de moscas de la fruta del gnero Anastrepha (Diptera: Tephritidae) mediante liberaciones masivas de parasitoides (Hymenoptera: Braconidae). In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON BIOLOGICAL CONTROL IMPLEMENTATION, 1989. Proceedings and Abstracts. McAllen, TX.93, 1989. p.C-107 ALUJA, M. et al. Fruit infesting tephritids (Dip.: Tephritidae) and associated parasitoids in Chiapas, Mexico. Entomophaga, v.35, p.39-48, 1990. CARVALHO, R. da S. Controle biolgico de moscas-das-frutas (Tephritidae) no Brasil. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2003. 8p. (EMPRAPA-CNPMF. Circular Tcnica, 67). CARVALHO, R. da S. Estudos de laboratrio e de campo com o parasitide extico Diachasmimorpha longicaudata Ashmead (Hymenoptera : Braconidae) no Brasil. Tese de Doutorado, Instituto de Biocincias, Universidade de So Paulo, So Paulo, 182p. CARVALHO, R. da S. Impacto da introduo do bracondeo extico Diachasmimorpha longicaudata no Recncavo Baiano, no Semirido e na Amaznia e seu potencial de uso no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 19., 2002, Manaus-AM. Anais... Manaus: Sociedade Entomolgica do Brasil, Manaus, 2002. 1 CD. CARVALHO, R. da S.; NASCIMENTO, A. S. Avaliao do controle biolgico de moscas-dasfrutas no Brasil utilizando o parasitide extico Diachasmimorpha longicaudata (Hymenoptera : Braconidae). In: SIMPSIO DE CONTROLE BIOLGICO, 7., 2001, Poos de Caldas-MG. Anais... Poos de Caldas: Universidade Federal de Lavras, 2001. p-625-630. 1 CD-Rom. CARVALHO, R. da S.; NASCIMENTO, A. S. Criao e utilizao de Diachasmimorpha longicaudata para controle biolgico de moscas-das-frutas. In: PARRA, Jos Roberto P. (Eds). Controle biolgico no Brasil: parasitides e predadores. So Paulo: Manole, 2002. p.165179. CARVALHO, R. da S.; NASCIMENTO, A. S.; MATRANGOLO, W. J. R. Controle biolgico de moscas-das-frutas. In: MALAVASI, A.; ZUCCHI, R. A. (Eds.). Moscas-das-frutas no Brasil : taxonomia, biologia, evoluo e controle. Ribeiro Preto-SP: Holos, 2000. p.113-126. FAO/IAEA. Aplications of area: wide concept to fruit flies. In: INTERNATIONAL CONFERENCE IN AREA-WIDE CONTROL OF INSECTS PESTS AND INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON FRUIT FLIES OF ECONOMIC IMPORTANCE. Area-wide

Consideraes finais
A implantao do controle biolgico e a obteno de sucesso na supresso populacional de moscasdas-frutas no Brasil dependem de capacitao tcnica e de modernas tcnicas de criao de insetos em biofbricas, que levem em considerao a eficincia, a logstica do processo de produo e liberao dos insetos, a qualidade e o custo de produo larvria, que representam de 40 a 50% do processo de produo massal. Ressalta-se que o controle biolgico aumentativo inundativo de moscas-das-frutas est se tornando uma realidade no Brasil, viabilizado por investimentos dos Governos federal e estadual e parcerias internacionais, voltados implantao de uma biofbrica em Juazeiro, onde

Foto: Silvio vila - Editora Gazeta Santa Cruz

Bahia Agrc., v.7, n.3, nov. 2006

17

You might also like