You are on page 1of 12

Romantismo no Brasil 1 Gerao

Pea Teatral Narradora: Como construir a identidade literria de pais? Essa foi pergunta feita pelos primeiros romnticos brasileiros. Bom, deixe-me apresentar, me chamo Helena de Duarte Lima, moro aqui no Rio de Janeiro, tenho 72 anos. Eu vou contar um pouco do surgimento da esttica romntica no Brasil. Tudo comeou com a chegada da famlia real portuguesa aqui no Brasil. Estes se instalaram aqui no Rio De Janeiro, onde diziam que a cidade era descuidada, com instalaes precrias, ruas sujas e malcheirosas. CORTE - Carlota: Onde foi que eu me meti? Que buraco esse? A educao nesse lugar passa longe! No tinha um lugar pior pra ns nos enfiarmos no? Eu no estou acreditando que teremos que mora aqui nesse chiqueiro! Meu Deus! O que eu fiz para merecer isso? - Primeiro tenho que sair fugida do meu castelo luxuoso e agora para piorar ainda mais a minha situao tenho que viver junto aos jumentos. Narradora: Essa pessoa maravilhosa CARLOTA JOAQUINA TERESA CAETANA DE BOURBON E BOURBON esposa de Dom Joo, uma mulher de temperamento difcil, ambiciosa, violenta, grosseira, e que se achava superior a tudo e a todos. Dom Joo: Tenha pacincia meu bem! Acabamos de chegar e voc j esta reclamando, este o lugar perfeito, aqui no precisamos fugir de ningum.

Narradora: este que acabou de vos falar JOO MARIA JOS FRANCISCO XAVIER DE PAULA LUIS ANTONIO DOMINGOS RAFAEL DE BRAGANA, conhecido como Dom Joo VI. O impacto da transferncia da corte para o Brasil foi grande e imediato. Dom Joo: A cidade um pouco suja e as ruas so um pouco destrudas, mas por falta de ordem. Agora que estou aqui colocarei ordem na cidade e no importa o que tenha que fazer para tornar essa cidade um lugar melhor. Carlota: Sejamos sinceros Joo, vai ser bem difcil e a cidade no apenas suja ela descuidada mal cheirosa e com instalaes mais que precrias. Tenha certeza que at um buraco no meio do nada l em Portugal melhor que aqui.

E voc faa me ri, no bota ordem nem em casa. Dom Joo: mostrarei-te Joaquina que em pouco tempo essa cidade ser uma das melhores cidades do mundo. Comearei abrindo os portos do pas "para que as naes amigas possam vir para c". Carlota: No esquea as ruas tem que serem reformadas o mais rpido possvel no posso mostrar toda essa elegncia e beleza em ruas suas a faa tambm umas caladas bonitas para que eu possa mostra para esse povo o que andar com elegncia. Dom Joo: ESCOLAS! ESCOLAS! Temos que construir muitas, varias escolas para que esse povo possa ter uma educao um pouco mais digna no posso governar um povo ignorante. Carlota: h no pode faltar imprensa para que os nossos feitos sejam espalhados a todos, pois todos devem conhecer a pessoa mais bela e elegante do mundo! Lgico que sou eu, Carlota de Bourbon. Narradora: Apesar de suas idias e pensamentos serem somente pensando neles a corte ajudou na formao de um Brasil melhor. A educao, a cultura e a literatura comearam a ser valorizados com a ajuda da corte portuguesa. E uma coisa muito importante aconteceu. O Brasil deixou de ser colnia.

Mas, a esttica romntica foi realmente sendo implantado com a vinda das misses artsticas que vieram para revolucionar e mudar o modo de ver o Brasil. Foi com as misses artsticas que os ndios e a natureza exuberante foram apontados como elementos mais representativos da identidade brasileira. O territrio sagrado Agustiana de Saint-Hilaire Nada aqui nesse lugar to lindo, me lembra a cansativa monotonia das europias de carvalhos e pinheiros e florestas

minha imaginao de algum modo amedronta-se,

quando eu penso nessa floresta imensa, de todos os lados a cercar-me. E eu mi horrorizo com as queimadas da mata virgem: "rvores gigantescas, incendiadas pelo p, tombam com fragor, quebrando outras, ainda no atingidas pelo fogo. Depois, sobre o cho em cinzas onde fora a mata virgem, os destroos dos galhos e dos troncos reduzidos a carvo. E tudo isso o sertanejo faz para colher alguns alqueires de milho, arriscando-se pela falta de precauo, a perder uma floresta, como se sem floresta fosse possvel haver cultura. A gente simples, deslumbrada com a natureza e crente de nunca lhes faltar as suas ddivas, destri a floresta como desperdiavam o ouro extrado das minas. E nos meus caminhos andei durante muito tempo atravessando florestas virgens da mais bela vegetao e vi as mais belas montanhas inacessveis com formas maravilhosas com vegetao magra e rasteira que contrasta com as matas vigorosas dos outros montes ao redor. O cu mais brilhante que j vi na minha vida com os efeitos de luzes mais variados s vi aqui no Brasil e isso s aumentava a beleza desse lugar to lindo .eu no posso confesso contempla tamanha beleza sem profunda emoo. Narradora: Essa era Agustiana de saint-hilaire, que veio com a misso artistica francesa e seus textos tratavam essencialmente do territrio sagrado. A vegetao bela, o espetculo da natureza majestoso o cu mais brilhante. O pensamento dela revela a expresso de emoo e deslumbramento diante da natureza Brasileira, onde florestas virgens e montanhas inacessveis tomam emoo caractersticas prprias de um territrio sagrado uma espcie de paraso que no pode ser afetado pela civilizao..

O ndio Sou o que chamado de heri nacional. O que a alguns apesar da imagem simples querem que represente a essncia verdadeira de um pais. Tornaram o nativo a face de um novo pas independente. A essa ao revelou-se a face brasileira a eles prprios. Procuram referencias concretas para chamar esse pas de nosso e nisso minha simplicidade quase corrompida soube se mostrar. E mesmo com tudo isso, ainda tenho duvidas. Outros povos querem me finalizar e no entendo para que? Pois sou nativo da terra, sou smbolo da terra, por que no assim viver? Pegam nossas plantas, para qu? Querem arrancar nossa essncia? Nos transforme na excelncia? Porque querem arrancar meu eu de mim? O incio do povo brasileiro Von Martius Eu fico me perguntado! De onde ela veio? Pois a nica coisa que sei, que seu povo a sobra corrompida de um povo superior que construiu cidades e monumentos. Sei tambm que a identidade brasileira no formada somente por voc, o povo de cor americana tem uma grande participao, povos de cor branca tambm montam o lindo arcoris brasileiro, mas para finalizar no pode faltar a cor negra que tem grande participao na cultura do Brasil. Seu povo muito contribuiu e contribui para a formao de um pais recm-independente. Por isso, voc e o negro devem ser considerados o que de mais importante para a identidade brasileira. E segundo minhas ideias tenho total convico que somente aquilo que nativo pode ser entendido como nacional. Narradora: Esse era Von Martius veio com a misso artstica Austraca e seus pensamentos foram essenciais para a formao da identidade literria brasileira. Von Martius talvez seja um dos primeiros a mencionar a nao brasileira relacionada ao potencial moral e fsico que, por serem condies inatas, do nao a possibilidade de tornar-se to grandiosa.

O grande questionamento de Von Martius acerca dos povos indgenas, porque se por um lado no se pode, segundo ele, identificar mais esses povos como sendo os seres primitivos da humanidade e sim como runas de povos, por outro onde encontrar os dados necessrios para construir sua histria e mais, como integr-los histria da nao?

Bom, indo mais adiante chegamos em 1822, ano em que ocorreu a proclamao da independncia poltica brasileira. Com a independncia houve tambm um impacto na produo cultural jovens intelectuais entusiasmado com a independncia poltica abraaram a misso de escrever textos que apresentariam para brasileiros e estrangeiros a face do novo pais independente. Vivendo na frana escritores conhecidos como o grupo de paris criou uma revista que tratava de interesse nacional.

Grupo de paris O nosso intuito era de alavancar a literatura brasileira, de desenvolver uma cultura autnoma, j que at o momento a literatura s tinha se restringido a importar a importar temas, formas e valores de Portugal, e que foi o primeiro assunto a revista que criamos chamada A Nitheroy, revista Brasiliense de cincia, letras e artes que foi criada em 1836, e que declarava em epgrafe tudo pelo Brasil, e para o Brasil, estvamos dando o primeiro passo para a independncia politica do Brasil por causa da nossa preocupao a identidade nacional ela foi lanada em Paris, pois Gonalves Dias que dito como o indutor desse movimento, residia em Paris, com ns, jovens escritores do grupo de Paris somos leitores vidos ansivamos de uma revoluo para mudar os rumos que o Brasil estava tomando com relao ao seu contexto cultural.

GONALVES DIAS Narradora: O grande nome do romantismo brasileiro foi Antonio Gonalves Dias e foi ele o responsvel pela consolidao do gnero romntico no Brasil e foi com ele que a literatura se ganhou vrios adeptos no Brasil.

Gonalves Dias Aqui na floresta Dos ventos batida, Faanhas de bravos No geram escravos, Que estimem a vida Sem guerra e lidar. -Ouvi-me, guerreiros -Ouvi meu cantar. No a como no ver que o ndio a criatura mais perfeita ,com seus traos marcantes com sua vida dedicada a natureza ,com movimentos de bravura e ataque de guerreiro . O ndio valente e sem medo o bravo ndio Brasileiro de onde vem tanta coragem. E a dor desse povo to corajoso deve ser mostrada a todos I JUCA-PIRAMA No meio das tabas de amenos verdores Cercados de troncos - cobertos de flores, Alteiam-se os tetos daltiva nao; So muitos seus filhos, nos nimos fortes, temveis na guerra ,que em densas coortes Assombram das matas a imensa extenso So rudos severos, sedentos de gloria, J prlios incitam, cantam vitria, J meigos atendem voz do cantor:

So todos Timbiras, Guerreiros valentes! Seu nome l voa na bocadas gentes, Condo de prodgios, de gloria e terror! No centro da tuba se estende um terreiro, Onde ora se aduna o conclio guerreiro Da tribo senhora das tribos servis: Os velhos sentados praticam d`outrora , os moos inquietos,que a festa enamora , Derramam-se em torno dum ndio infeliz. Um povo que tem vrios costumes e rituais e que sinais de covardia no eram permitidos. "Tu choraste em presena da morte? N a presena de estranhos choraste? No descende o cobarde do forte; Pois choraste ,meu filho no s! Possas tu, descendeste maldito De uma tribo de nobres guerreiros, Implorando cruis forasteiros Serem de vis aimors. Possas,tu isolado na terra, Sem arrimo e sem ptria vagando Rejeitado dos homens na Paz, Ser da s gentes o espectro execrado No encontres amor nas mulheres

Teus amigos, se amigos tiveres, Tenham alma inconstante e falaz! Fora, honra e valentia, so as maiores caractersticas desse povo to digno por isso me orgulho de ser descendente do povo indgena. Narradora: Em seus poemas Gonalves dias no retratou somente os ndios ele tambm aborda os encantos da pessoa amada a natureza, os sofrimentos da vida a solido e a morte. Gonalves O amor o mais belo sentimento e no H como no falar de amor esse sentimento que nos tira do cho e nos faz voar. Assim como um pssaro sem assas no voa eu sem amor no vivo. ( poema amor) Mas todo aquele que ama um dia tambm sofre por causa do amor mas no h nada mais revigorante do que sofrer por amor! Pois vale mais sofre por causa de um amor do que sofre por nunca ter tido amor. (Poema Sofrimento) Narradora: Gonalves tambm utilizou a natureza em seus poemas mais foi uma natureza transfigurada que surge como o espao que abriga e acolhe o sujeito que sofre. Gonalves dias No h lugar melhor para afogar a solido e o sofrimento amoroso do que uma a natureza que acolhe o sujeito que sofre. Leito de folhas verdes Eu sob a copa da mangueira altiva Nosso leito gentil cobri Zelosa Com mimoso tapiz de folhas brandas, Onde o frouxo luar brinca entre flores.

Do tamarindo a flor abriu-se h pouco , J solta o bogari mais doce aroma! Como prece de amor, como estas preces, No silncio da noite o bosque exala. Meus olhos outros nunca viram No sentiram meus lbios outros lbios Nem outras mos, jatir, que no as tuas A arozoia na cinta me apertaram. No me escutas, jati!Nem tardo acodes voz do meu amor, que em vo te chama! Tup! l rompe o sol! do leito intil A brisa da manha sacuda as folhas. Mesmo longe da minha terra nuca esquecerei tamanha beleza, suas riquezas e sua simplicidade. CANO DO EXILIO Minha terra tem palmeiras Onde cata o sabi As aves que aqui gorjeiam No gorjeiam como l. Nosso cu tem mais estrelas Nossas vrzeas tm mais flores Nossos bosques tm mais vida Nossas vidas mais amores

Em cismar, sozinho, noite Mais prazer encontro eu l Minha terra tem palmeiras Onde canta o Sabi. Minha terra tem primores Que tais no encontro eu c Em cismar - sozinho noite Mais prazer encontro eu l; Minha terra tem palmeiras Onde canta o sabi. No permita Deus que eu morra Sem que eu volte para l; Sem que desfrute os primores Que no encontro por c Sem qu`inda aviste as palmeiras Onde canta o Sabi.

GRANFINALE CARACTERSTICAS GERAIS DA PRIMEIRA GERAO DO ROMANTISMO A primeira gerao do Romantismo se consegue pela construo de um discurso da Nacionalidade; Tambm pela exaltao aos elementos constitutivos de nossos pas; A natureza e a figura do ndio foram alados a condio de smbolos de uma nao que se considerava.

O ufanismo (espcie de otimismo nacionalista) surge por meio da recente independncia do pais; E esse otimismo fez com que prevalecesse um verdadeiro sentimento de nacionalidade, baseado principalmente na figura d o ndio; H uma busca para a definio da identidade nacional; A primeira gerao via o Brasil como um pais lindo, literalmente uma agradvel terra de palmeiras onde canta o sabi.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO PIAU. CURSO: MEDIO INTEGRADO EM ELETROTCNICA TURMA: 202 TURNO MANH DISCIPLINA: LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR: EDIANE

PEA SOBRE A PRIMEIRA GERAO DO ROMANTISMO: LITERATURA E NACIONALIDADE


COMPONENTES: CARLOS DANIEL. N 06 DARIELE PEREIRA. N 09 FERNANDO ANDRADE. N 12 JOSEANE MARIA. N 24 KANANDA ALVES. N 25 MATHEUS DE SOUZA. N 34 RAYNNE RAQUEL. N37 TANIELLI ALVES. N 38

TERESINA PI, JUNHO DE 2012.

You might also like