You are on page 1of 7

O universo musical de Carlos T

Eu sou filho da msica

Carlos T conta como foi o incio da sua carreira musical, as dificuldades ultrapassadas, a surpresa do sucesso e a carreira como um dos letristas mais reconhecidos em Portugal. Faz-nos entrar no seu universo musical, conhecer o novo paradigma global que afeta as canes e os discos, e reala a importncia dos artistas em palco numa poca que a msica est desvalorizada por no reconhecer o valor do silncio.

Como nasceu a vontade de ser msico? Portugal era um pas muito fechado nos anos 60, era um pas muito pobre, muito triste e a msica pop, a msica popular de matriz anglosaxnica, para mim, foi sempre uma janela ao exterior. como se eu pudesse sair daqui, viajar atravs da msica sem sair de c. Isso estilou em mim um desejo natural que pode estar ligado vontade de ser msico.

Lia em jornais ou revistas algo relacionado com a libertao destes costumes? Eu sim, porque era dos poucos privilegiados que, embora pertencesse a uma classe pobre, conseguia ler uma lngua estrangeira, o ingls. Ento comprava alguns jornais estrangeiros, normalmente ingleses, no incio dos anos 70, o que me permitia viajar mais, saber mais, sonhar mais com o exterior. Saciava o desejo de fuga, o desejo de sair daqui, basicamente, mas no se podia sair daqui, era proibido. Um jovem no podia ter passaporte, s ganhamos esse direito depois da revoluo de 74.

Teve alguma banda ou algum grupo enquanto jovem? Tive, fui vocalista de uma banda chamada Espectro, mas era muito m. Alis, Portugal teve muitas bandas nos anos 60, mas eram em geral ms, os instrumentos eram maus, mas havia a vontade. Essa vontade significava uma necessidade de sobrevivncia espiritual, de combate ao cinzentismo, o que vingava em Portugal. E o rock era isso, era essa cor, essa transgresso, essa tentativa de sair fora do que estava institudo pelos pais, pelos avs, pela ditadura. Em geral o rock significava transgresso. Mas chegou a ir a Londres logo a seguir Isso foi logo a seguir, a primeira coisa que fiz foi ir a Londres.

E qual foi a sensao? Uma sensao familiar, tive a sensao que j conhecia aquilo. Sensao de dja vu, que estranhamente conhecia tudo atravs da msica, das coisas que lia. Aquilo foi uma espcie de confirmao in loco daquilo que eu

sabia sobre a minha segunda pata que era a Inglaterra.

Trouxe muitas experincias? Claro! Livros, roupas... Pra j era concretizao de um sonho e depois voltei l mais vezes nos anos seguintes, sempre que pude. No sentia o mesmo em relao a Paris cultura francfona.

que se preocupar porque eu nunca disse que queria fazer daquilo uma profisso. Se eu dissesse que queria ser msico profissional numa classe pobre nos anos 60 era suicdio, nem valia a pena falar ou sonhar sobre isso. Portanto a msica era sempre um complemento, um hobby, eu tinha que ter uma actividade principal que assegurava a subsistncia. Ironicamente, anos mais tarde, a minha subsistncia seria a prpria msica.

Sendo o seu nome Carlos Monteiro, de onde vem o T? O T tem a ver precisamente com uma coisa ligada msica. Eu era to ligado ao fenmeno musical, eu conhecia tanto que tinha a mania de catequizar um pouco os meus amigos, de lhes dar grandes conversas sobre aquilo, e comearam a chamar-me tarado musical. Com o tempo caiu o musical e ficou s o T. Mas isso foi muito antes de ser conhecido.

E qual foi o momento que reparou que iria concretizar esse sonho de ser msico? Quando surgiu o primeiro convite para fazer um disco, em 1980. Foi uma coisa totalmente inesperada, foi uma surpresa total. E claro que depois que o disco se transformou num sucesso, vi ali uma poderosa oportunidade. Mesmo assim ainda trabalhei no Banco de Portugal durante 15 anos (risos).

E foi nessa poca que surgiu a parceria com o Rui Veloso? Foi logo no incio, em 1980.

Ento desde muito jovem que sonhava em ser msico? Desde os meus 10, 11 anos.

E como os seus pais e familiares reagiram perante o seu interesse pela msica no contexto da ditadura? Acho que nem se aperceberam... Eu confesso que durante muito tempo s tive um rdio, e s quando eu comecei a estudar ingls que consegui ter um gira-discos. Comecei a trabalhar cedo, aos 14 anos. Trabalhava, mas tambm comprava discos, jornais, revistas, enfim, isso foi uma coisa que eu fui desenvolvendo. Eles nunca tiveram muito o

Sendo assim, revolucionrios de visita a Londres compor msicas e do Ar de Rock?

foram esses ares Portugal e at mesmo a que o inspiraram para letras do primeiro disco,

Bom No. Foi tambm a minha ligao literatura. Eu sempre percebi que muitas das coisas que se passavam, e que me intrigavam, s podiam ter uma resposta atravs da literatura. Tanto que quando surgiu a oportunidade de escrever eu j tinha um equipamento cultural bastante a altura deste desafio. A grande diferena foi na lngua, precisamente, porque eu comecei a escrever

canes em ingls. Eu pensava como um ingls ou como um americano ao nvel da escrita. O grande click foi quando convidaram-me a dizer que queriam que escrevesse canes em portugus, mais 10 iguais s do Chico Fininho, que j existia desde 77. Esse salto que eu tive que dar que foi complicado.

Um grande desafio, portanto Foi um grande desafio. Mas l est, eu tinha condies para isso porque dominava a lngua e tudo que eu fiz foi, de algum modo, copiar alguns modelos, usar o contexto da cidade onde vivia, por exemplo, que uma coisa que no se usava muito em Portugal. A tradio de escrita de canes em Portugal tinha muito a ver com o modelo francs, uma coisa mais metafsica, potica e abstrata, passo que o modelo anglo-saxnico era muito mais direto. Os bluesman, por exemplo, usavam nomes de cidades, e achei que podia fazer isso, usar o Porto como referncia, como contexto, como base de uma histria, e foi isso que eu fiz. As pessoas veem-se nas histrias que lembram das coisas da sua terra.

mudando, foi sentindo necessidade de ouvir as suas prprias histrias, e a msica portuguesa teve um papel fundamental, porque, ao contrrio do cinema, ligado cultura francfona, foi uma arte popular que no falhou nessa comunicao. A msica contou histrias e talvez por isso tenha conseguido um grande feedback do pblico. No tenho dvida que foi um perodo muito marcante para a reconstruo da identidade portuguesa que, de algum modo, estava esbatida com a ditadura. As pessoas tiveram a necessidade de ouvir coisas sobre si prprias, sobre o seu povo, sobre aquilo que eram. Nesse sentido eu tive a sorte porque estava l, estava em cima do momento. preciso ter sorte nas coisas.

E uma dessas histrias a da rapariguinha do shopping. Quem ento a rapariguinha do shopping? A rapariguinha do shopping no existe, uma fico, tal como ao Chico Fininho. Representa uma espcie de metfora do Portugal que estava a nascer, ou seja, representa o incio dos shoppings em Portugal. Foi um momento crucial, a viragem dum paradigma de passagem de uma sociedade de pequenas lojas para o prenncio de uma sociedade de consumo. Essa rapariguinha do shopping foi tambm uma espcie de menina que vem do povo e que ascende, ou melhor, que julga ascender a uma outra classe s para estar num balco de uma loja a vender artigos de luxo. Isso tambm foi o comeo de uma mudana de mentalidade do povo portugus, que ao atingir padres de consumo, julgou que estava a deixar de ser quem era.

Considera o lanamento do primeiro disco um dos momentos mais marcantes da sua carreira? o momento mais marcante. o momento que tudo acontece. Tudo que vem a seguir uma consequncia e uma grande responsabilidade. O disco foi um tremendo hit, foi um tremendo sucesso, foi um cataclismo, e o que veio a seguir foi: Agora o que eu fao? Como que vamos aguentar isso? Ser que estamos a altura? Ser que no estamos? Ser que vamos desaparecer a seguir? Foi um mergulho, no escuro, num abismo ascensional. O pas tambm foi

O T j cantou na Voz e a Guitarra, nunca pensou em explorar um pouco mais o seu lado cantor? No, porque, para j tenho um desvio do septo nasal e nunca tenho uma voz igual, teria que ser operado e no estou muito virado para isso. De maneira de que conheci bons cantores, tive boas parcerias, embora no muitas. Sempre achei melhor deixar o ato de cantar para algum que faz melhor que eu. Portanto melhor no fazermos muitas coisas. Fazer poucas, mas bem.

espetculos que funcionaram, mas no foram pensados de raiz.

E como comea a compor uma cano? Eu, normalmente, quando fao coisas com outros, que o que fao mais, comeo por escrever a letra e depois quem vem a seguir faz uma msica e a cano vai caminhando. Depois fao ajustes, vou tirando isso, mudando aquilo, e a medida que a cano vai crescendo vou fazendo pequenos ajustamentos. Quando sou eu a fazer a cano, como no caso desse segundo musical, o Amor Solvel, normalmente fao ao mesmo tempo, a medida que a cano vai crescendo, vou metendo a letra. o mtodo mais comum de quem compositor das suas coisas.

O t tambm j escreveu trs musicais, o que o levou a entrar para esse ramo? Isso uma boa pergunta, porque, de facto, nem gosto de musicais. uma linguagem que no uso muito e que no gosto particularmente. O que aconteceu foi uma tentativa de quebrar um pouco o esteretipo e o paradigma de linguagem da Broadway e da West End, por exemplo. O primeiro foi uma pea que escrevi em Lisboa, os Cabeas no Ar, que comeou por ser um projeto de televiso, mas como no foi possvel fazer para a televiso, virei para o teatro. Foram timas experincias, e depois quis repeti-las, at porque tinha canes que tanto no segundo quanto no terceiro musicais eram para ser um disco.

Tem alguma rotina diria para escrever ou compor? No, tenho muitas ideias, o ideal, porque o mais importante deste ofcio ter ideias. Vou anotando e trabalhando nelas todos os dias, mesmo que no tenham um objetivo, mesmo que no sejam para nada em especfico, porque so ideias que valem por si prprias, no tm que ter um fim, no tm que ser para a ou b em especial. Quando algum me pede qualquer coisa eu j tenho canes quase feitas, s dar os tais pequenos ajustamentos, os tais pequenos retoques.

Os Pepsonautas? Os Pepsonautas e a Missa do Galo eram para ser um disco. S que passou muito tempo e entretanto a prpria dinmica de discos desapareceu, j no fazia sentido fazer discos, mas tinha aquelas canes ali e dava para fazer alguma coisa. Ento fiz musicais, porque foi s construir um texto em volta das canes para elas fazerem sentido. Foram

Mas esse tema, essa inspirao, surge em algum momento especfico? Pode surgir em qualquer hora. Acho que era Einstein que dizia que 99% trabalho e s 1% que inspirao, s que mesmo esse 1% de inspirao tem que nos encontrar a trabalhar,

porque a gente no apanha a inspirao (risos). Portanto quando uma ideia surge naquele sentido de: talvez isso d uma cano, eu s tenho que anotar. Muitas vezes eu tenho anotaes que nem sei sobre o que , s fazia sentido ali, naquele momento, e depois nem percebo mais porque que a fiz. Mas fao muitas anotaes que podem vir a dar canes, e quem diz canes diz outras coisas.

recompensado porque na altura estava a fazer o melhor e de uma maneira muito empenhada e aplicada. O futuro e o modo como o tempo vai atuar sobre essas coisas, se as vai valorizar ou desvalorizar, isso uma coisa sob a qual no tenho qualquer poder, portanto no me preocupo. O que me interessa o tempo em que fiz aquilo, se fui srio ou se no fui, e eu tenho sempre a conscincia que na altura achava que estava a fazer a melhor coisa do mundo (risos).

Tem algum exemplo concreto disso? Por exemplo, j escrevi uma cano a partir de um artigo de jornal, uma histria que vi no jornal e que deu uma cano. E acredita que as suas canes acompanham as diversas fases da sua vida? No sei, talvez, no possvel saber isso ao certo. muito difcil perceber a mecnica que existe em qualquer criador. Todo o criador mete estratos da sua vida l. H coisas que aproveitamos da nossa prpria experincia, que assumimos como biografia, o que muito usado no universo brega, onde as pessoas contam as suas histrias de vida nas canes sem qualquer problema.

Essa mulher me traz a runa, se no estou enganado Exatamente, no, essa mulher minha runa, isso mesmo, foi de um pequeno artigo de jornal h muitos anos, mais de 20.

A sua formao em filosofia j influenciou alguma composio? No, a formao de filosofia serve um pouco para questionar as coisas, para lhes dar uma dimenso universal ou mais pequena. Agora til porque filosofia cria o hbito de questionamento, isso muito bom para compor, para criar.

Perdeu um pouco o gosto de escrever canes para discos? No, no tem a ver com o gosto, os discos so uma coisa que acabou. cada vez mais difcil, ou melhor, cada vez mais ingrato fazer discos tal como eu fiz durante anos. Um disco no era s um somatrio de canes, era tambm uma histria conceptual, como o Auto da Pimenta. As pessoas ouviam aquilo como se fosse um filme, tinham uma ligao, e isso hoje se fragmentou, as canes hoje so um pequeno espao no imaginrio das pessoas, enquanto, na minha gerao, os discos ocupavam um espao central. As pessoas se sentavam a volta do gira-discos a ouvir canes e a discuti-las como se fossem as coisas mais importantes do mundo. Esse

E sente afeio por alguma criao em especial? No, no sinto. De uma maneira geral as letras e as coisas que fiz so produto de trabalho intenso que foi feito na altura, nesse sentido sinto-me sempre tranquilo e

tempo no existe mais, hoje h vrias coisas importantes no mundo com uma durabilidade cada vez mais curta. As pessoas andam desesperadamente a procura da novidade, e a novidade s dura 15 minutos, um dia, dois dias, trs dias, um ms e j tem que aparecer outra novidade. Estamos num perodo de volatilidade total, e as canes pagam muito por isso, porque so coisas pequenas, objetos frgeis.

ateno das pessoas est constantemente disputada por tudo o que est a acontecer. assim que as coisas evoluram, no estou a emitir juzos de valor, assim.

Mas ainda se v no futuro a escrever canes? Sim, claro, uma coisa que sei fazer e gosto de fazer. Agora, tem muito a ver com a utilidade das canes, no servem para nada, da o menor investimento da minha parte, e o maior investimento noutras coisas, por exemplo. Essas canes so mais complementos que outra coisa. Fazem sentido numa pea, por exemplo, da os musicais.

Perdeu muito o seu significado? Sim, totalmente. O que no perdeu o significado, preciso distinguir entre discos e artistas, foi o ritual que o artista se encontrar diante o pblico, e isso continua a existir de uma maneira muito forte, talvez at mais reforada. Ou seja, aquilo que se perdeu nos discos, ganha-se na presena dos artistas ao vivo. Um bom artista ao vivo continua a ser um sacerdote de um pequeno ritual litrgico, e isso vai se manter sempre, agora as canes em si enquanto colees de pequenos pensamentos e pequenas emoes que so editadas desapareceu, isso no tem qualquer interesse hoje, so coisas que passam despercebidas.

Ento podemos esperar mais musicais? No sei, no sei, tambm o clima atual no bom, no h dinheiro para nada, mas no ponho de parte esta possibilidade.

Se pudesse resumir a sua relao com a msica em poucas palavras, como a resumiria? Eu sou um filho da msica e devo tudo a msica. Mas a msica desvalorizou-se, e isso uma teoria minha, porque matou o silncio. Estamos aqui e h msica de fundo, vamos para um supermercado e h msica, entramos num elevador e h msica, vamos para um parque de estacionamento e h msica, h msica por toda a parte, e isto j no msica, ruido ambiente. Na Sucia h at uma associao contra a msica nos estabelecimentos, ou seja, a msica s tem valor se ns conhecermos o valor do silncio. Se ns desprezamos o silncio, estamos a desprezar a msica tambm.

Mais banal e fragmentado que outrora? mais um fluxo constante da imensa boca que existe na sociedade de consumo e que est sempre a despejar produtos. A poca digital tambm proporcionou muito isso, muito fcil editar o que quer que seja, qualquer coisa mete-se c fora. Primeiro foi a imagem que contaminou o som, depois se pensou que tudo ia rodar a volta da imagem, veio a internet e banalizou a imagem e o som. Est tudo banalizado, uma corrente contnua de banalizao, e a ateno das pessoas j no consegue ser apanhada, porque a

Alexandre Rocha, turma 4.

You might also like