You are on page 1of 26

Politica e Planejamento Ambiental Seminrio

A Energia Nuclear em Debate

Introduo
Ao longo da histria, o homem utilizou e inventou diversas maquinas e ferramentas para facilitar suas tarefas, desde as mais simples at as mais complexa. Entretanto para a utilizao dessas maquinas, necessria uma grande quantidade de energia. No perodo pr-revoluo industrial essa energia vinha de processos rudimentares e simples, como a trao bovina, elica, hidrulica etc. Com a revoluo industrial modificou-se a matriz energtica, implementando o uso dos combustveis fsseis como matriz principal. Essa mudana foi desencadeada pelo processo tcnico e pela mudana de paradigma da sociedade, no primeiro as maquinas se tornaram mais complexas e necessitaram de um melhor abastecimento energtico e segundo que a sociedade se transformou, onde a produo passou a ter um papel de predominncia da organizao social. Conforme o progresso tcnico foi avanando neste novo tipo de sociedade, as maquinas se tornaram mais complexas e numerosas que consequentemente acarretou numa crescente demanda por produo de energia. Essa crescente produo de energia ao longo do tempo evidenciou diversos problemas ambientais e sociais, uma vez que a maior parte da matriz energtica mundial vem de indstrias poluentes. Com as mudanas climticas ocorrendo em nosso planeta, diversos desafios surgiram no ramo das politicas energticas e ambientais com o objetivo de reduzir o impacto do aquecimento global pelo mundo. Deste modo, uma vasta quantidade de pesquisas e de modelos de campo demostram cada vez mais claramente a necessidade de ambiciosas redues nas emisses de dixido de carbono pela queima de combustveis fosseis que respondem pela maior parte das emisses de gases do efeito estufa para manter esse impacto dentro de limites ainda tolerveis. O livro A energia nuclear em debate mitos realidades e mudanas climticas, mostra com clareza a realidade sobre esse tema: As emisses de dixido de carbono a partir da queima de combustveis fosseis exercem um papel preponderante na mudana climtica, sendo responsveis por quase 80% das emisses globais e constituindo um dos gases de efeito estufa que mais contribuem para o aquecimento global. Embora a concentrao de alguns ou outros gases de efeito estufa tenha aumentado em escala significativa no ultimo sculo, e apesar de alguns gases terem uma longa vida atmosfrica deixando margem para algumas incertezas, as emisses de dixido de carbono induzidas por seres humanos representam

mais da metade do aumento no radiative forcing que causa o aquecimento global antropognico.. (pag 13 e 15). Comeou ento a se pensar em novas tecnologias que poderiam contribuir para a reduo dos problemas ambientais, no que acarretou no aparecimento de novas formas de produzir energia de maneiras mais sustentveis. Uma dessas novas formas de produzir eletricidade foi a energia nuclear. As usinas de energia nuclear surgiram aps a Segunda Guerra Mundial quando ela se tornou algo prtico pelo fato do mundo est em plena guerra de conquista na dcada de 40. Os Estados Unidos com o apoio do Reino Unido e do Canad, no apelidado Projeto Manhattan, se esforaram para desenvolver as primeiras armas nucleares e custou apenas 3 anos (1939-1942) de empenho entre cientistas e autoridades norte-americanas para obter atravs de pesquisas o domnio da matria. A deciso de usar as bombas nucleares serviu para mostrar sua capacidade e conter naes com potencial risco blico no cenrio mundial. O primeiro reator (Chicago Pile 1) surgiu em 1942 com Enrico Fermi e o captulo seguinte daquele dia acabou destruindo Hiroshima e Nagasaki. Do raio X do final do sculo 19 at as usinas nucleares, a questo da energia atmica sempre causou polmica. Afinal, com energia atmica se matou cerca de 250 mil japoneses em Hiroshima e Nagasaki. Para os defensores dela, a energia atmica tambm salvou muitas vidas com a medicina nuclear.

Energia Nuclear
A energia nuclear a energia liberada durante a fisso ou fuso dos ncleos atmicos. A fisso nuclear, onde o ncleo atmico se subdivide em duas ou mais e a fuso nuclear, na qual ao menos dois ncleos atmicos se unem para produzir um novo ncleo. As quantidades de energia que podem ser obtidas mediante processos nucleares superam em muitas as que se pode obter mediante processos qumicos, que s utilizam as regies externas do tomo. Alguns istopos de certos elementos apresentam a capacidade de atravs de reaes nucleares, emitirem energia durante o processo. Baseia-se no princpio que nas reaes nucleares ocorre uma transformao de massa em energia. A reao nuclear a modificao da composio do ncleo atmico de um elemento podendo transformar-se em outros elementos. Esse processo ocorre espontaneamente em alguns elementos; em outros se deve provocar a reao mediante tcnicas de bombardeamento de nutrons ou outras.

A fisso do tomo de urnio a principal tcnica empregada para a gerao de eletricidade em usinas nucleares. usada em mais de 400 centrais nucleares em todo o mundo, principalmente em pases como a Frana, Japo, Estados Unidos, Alemanha, Sucia, Espanha, China, Rssia, Coria do Sul, Paquisto e ndia, entre outros.

Figura 1: Fisso Nuclear

Figura 2: Reao em cadeia Em cada sso nuclear resultam, alm de 2 ncleos menores, de 2 a 3 nutrons. Esses nutrons podem atingir outros ncleos de urnio-235, sucessivamente, liberando muita energia. Segundo a WNA (Associao Nuclear Mundial, da sigla em Ingls), hoje, aproximadamente 17% da energia eltrica no mundo, gerada atravs de fonte nuclear e este percentual tende a crescer com a construo de novas usinas, principalmente nos pases em desenvolvimento (China, ndia, etc.).

Os Estados Unidos, que possuem o maior parque nuclear do planeta, com 104 usinas em operao, esto ampliando a capacidade de gerao e aumentando a vida til de vrias de suas centrais. Frana, com 58 reatores, e Japo, com 50, tambm so grandes produtores de energia nuclear, seguidos por Rssia (33) e Coria do Sul (21). Os pases mais dependentes da energia nuclear so Frana, Sucia, Finlndia e Blgica. Na Frana, cerca de 80% de sua eletricidade oriunda de centrais atmicas. Esto em operao, ao redor do mundo, cerca de 438 centrais termoeltricas.

A maior vantagem ambiental da gerao eltrica atravs de usinas nucleares a no utilizao de combustveis fsseis, evitando o lanamento na atmosfera dos gases responsveis pelo aumento do aquecimento global e outros produtos txicos. Usinas nucleares ocupam reas relativamente

pequenas, podem ser instaladas prximas aos centros consumidores e no dependem de fatores climticos (chuva, vento, etc.) para o seu funcionamento. As reservas de energia nuclear so muito maiores que as reservas de combustveis fsseis, As usinas nucleares possibilitam maior independncia energtica para os pases importadores de petrleo e gs.

Alm disso, o urnio utilizado em usinas nucleares um combustvel de baixo custo, uma vez que as quantidades mundiais explorveis so muito grandes e no oferecem risco de escassez em mdio prazo. Pesquisas de opinio realizadas na Europa, nos Estados Unidos e na sia demonstram que a populao aceita a construo de novas usinas nucleares e a substituio de plantas antigas por novas. Ambientalistas prestigiados como James Lovelock (autor da Teoria de Gaia) e Patrick Moore (fundador do Green Peace) so unnimes em declarar que no se pode abdicar da energia nuclear se pretendemos reduzir os riscos do aquecimento global e de todos os problemas relacionados a ele.

Aspectos negativos:

- Os custos de construo e operao das usinas so muito altos; - Possibilidade de construo de armas nucleares; - Destinao do lixo atmico; - Acidentes que resultam em liberao de material radioativo; - O plutnio 239 leva 24.000 anos para ter sua radioatividade reduzida metade, e cerca de 50.000 anos para tornar-se incuo.

Como funciona uma Usina nuclear? Toda usina nuclear tem um reator, o equipamento onde se processa a reao de sso nuclear, liberando calor que ser usado para gerar energia eltrica. Uma usina como Angra , portanto, uma Central Termeltrica Nuclear. O ncleo do reator, onde ca o combustvel nuclear (urnio), ca dentro do Vaso de Presso, que contm a gua de refrigerao do ncleo, num circuito conhecido como Circuito Primrio. Essa gua, que radioativa, impede que o elemento combustvel esquente demais e se funda. A gua do Circuito Primrio usada para aquecer uma outra corrente de gua, que vai passar por um Gerador de Vapor. Este segundo sistema conhecido como Circuito Secundrio. O vapor gerado

comprimido e passa por uma turbina geradora de eletricidade, acionando-a e produzindo energia eltrica. Em seguida, a gua do circuito secundrio condensada novamente e bombeada de volta para o Gerador de Vapor, constituindo um outro sistema de refrigerao, independente do primeiro. No ncleo do reator, os elementos resultantes da sso nuclear so radioativos, assim como a gua do circuito primrio, o ar e os materiais utilizados. Por isso toda a estrutura do reator protegida por uma estrutura de ao, que tem a funo de impedir que materiais radioativos escapem para o meio ambiente. Uma usina nuclear oferece elevado grau de proteo, pois funciona com sistemas de segurana redundantes e independentes (quando somente um necessrio).

Figura 3: Esquema representativo de uma Usina Nuclear PWR Desastres Nucleares Relao dos principais acidentes ocorridos em instalaes nucleares desde 1979: - 28 de maro de 1979 - EUA - Em Three Mile Island (Pensilvnia), uma srie de erros humanos e de falhas materiais impediram o resfriamento normal de um reator, cujo centro comeou a derreter. Os dejetos radioativos provocaram uma enorme contaminao no interior do recinto de confinamento (Containment Building), mas no afetaram a populao nem o meio ambiente. Cerca de 140 mil pessoas foram temporariamente deslocadas. O acidente foi classificado no nvel 5 da escala internacional de eventos nucleares (INES), de um total de sete nveis.

- agosto de 1979 - EUA - Um vazamento de urnio em uma instalao nuclear secreta perto de Erwin (Tennessee) contaminou cerca de mil pessoas. - janeiro-maro de 1981 - Japo - Quatro vazamentos radioativos ocorrem na usina nuclear de Tsuruga (centro). 278 pessoas foram contaminadas por radiao. - 26 de abril de 1986 - URSS - O reator nmero 4 da usina sovitica de Chernobyl, na Ucrnia, explodiu durante um teste de segurana, causando a maior catstrofe nuclear civil da histria e deixando mais de 25 mil mortos (estimativas oficiais). Durante dez dias, o combustvel nuclear queimou, jogando na atmosfera radionucldeos de uma intensidade equivalente a mais de 200 bombas atmicas iguais que caiu em Hiroshima e contaminando trs quartos da Europa. Moscou tentou encobrir o desastre e, depois, minimizar o acidente, classificado em nvel 7. As vtimas foram em maioria russos, ucranianos e bielorrussos que participaram da limpeza e da construo de um sarcfago ao redor do reator acidentado. - abril de 1993 - Rssia - Uma exploso na usina de reprocessamento de combustvel irradiado em Tomsk-7, cidade secreta da Sibria Ocidental, provocou a formao de uma nuvem e a projeo de matrias radioativas. O nmero de vtimas desconhecido. - 11 de maro de 1997 - Japo - A usina experimental de reprocessamento de Tokaimura (nordeste de Tquio) foi parcialmente paralisada depois de um incndio e de uma exploso que contaminou 37 pessoas. - 30 de setembro de 1999 - Japo - Um novo acidente no centro de Tokaimura, devido a erro humano, levou a morte dois tcnicos. Mais de 600 pessoas, funcionrios e habitantes do entorno, foram expostas radiao e cerca de 320 mil pessoas foram retiradas da rea. Os dois tcnicos haviam provocado involuntariamente um acidente de criticidade (reao nuclear descontrolada) ao utilizar uma quantidade de urnio muito superior prevista durante o processo de fabricao. - 9 de agosto de 2004 - Japo - Na usina nuclear de Mihama (centro), vapor no radioativo vazou por um encanamento que se rompeu em seguida, ao que parece, por uma grande corroso, provocando a morte de cinco funcionrios por queimaduras. - 23 de julho de 2008 - Frana - Durante uma operao de manuteno realizada em um dos reatores da usina nuclear de Tricastin (sul), substncias radioativas vazaram, contaminando muito levemente uma centena de empregados. - 12 de maro de 2011 - Japao - No dia seguinte a um terremoto muito forte seguido de tsunami, uma exploso ocorreu no reator da usina nuclear de Fukushima N1 (250 km ao norte de Tquio). Usina Nuclear do Japo. O terremoto no causou danos diretos s usinas nucleares japonesas. Como elas esto em uma regio suscetvel a terremotos, j foram construdas de acordo com os parmetros

internacionais de segurana. Contudo, as redes de transmisso de energia eltrica do Japo no so prova de desastres naturais. Com os tremores, algumas delas interromperam o fornecimento e diversas cidades ficaram sem energia eltrica. A maior parte das usinas j antiga e utiliza um sistema de bombeamento eltrico gua para alimentar o reator, mas tambm para resfri-lo. Com o blecaute de energia causado pelo terremoto, o sistema parou de funcionar, conforme mostra o infogrfico: o reator superaqueceu e liberou vapor, aumentando a presso dentro da cpsula. Com isso, o reator comeou a fundir, o que elevou os nveis de radiao em mil vezes.

*Usinas nucleares mais modernas utilizam um sistema de bombeamento de gua diferente das usinas afetadas pela falta de energia eltrica. Elas possuem um sistema redundante que, em caso de falta de energia, utiliza a fora da gravidade para fazer a gua circular pelo reator e pelo sistema de resfriamento.

Ser que o mundo precisa de energia nuclear?


Embora a energia nuclear possua seus benefcios, importante ressaltar que ela tambm possui diversos fatores que nos fazem questionar se essa realmente a soluo para os problemas climticos de nossa atualidade. As consequncias potenciais da energia nuclear constituem um padro de risco que tambm deve ser observado com seriedade. Realizamos uma pesquisa mais detalhada sobre os argumentos que so contra a esse tipo de energia para um melhor entendimento sobre essa matria. Segue a seguir uma lista das desvantagens existentes na tecnologia nuclear Tempo de construo : O tempo mdio de construo de usinas nucleares aumentou de 66 meses para concluso em meados da dcada de 1970 para 116 meses(quase 10 anos) para concluso entre 1995 e 2000. O maior tempo para concluso sintomtico de uma ampla variedade de problemas, inclusive lidar com a construo de reatores com desenhos mais complexos.

Aumento do custo de construo e operacionais: Um fator que contribui para a diminuio dos investimentos em energia nuclear o alto custo de instalao e manuteno das instalaes, que requerem tecnologia de ponta e profissionais capacitados para operao das usinas. A energia nuclear cara. Os custos relacionados com segurana, proteo, seguro e responsabilizao em caso de acidentes ou ataques, gerenciamento de lixo, construo e descomissionamento esto aumentando consideravelmente na energia nuclear. O fato de que os consumidores e governos tradicionalmente arcam com os riscos de investimentos em usinas nucleares mostra que essas plantas foram afastadas desses riscos e estavam aptas a receber financiamentos sob taxas que refletiam risco reduzido. Uso militar e alvo de terrorismo: A energia nuclear fornece os ingredientes bsicos para armas nucleares. Portanto, ela pode ser usada tanto para fins blicos quanto como alvo de terrorismo de foras inimigas do pais onde a usina est localizada. Todos os pases que tm o domnio do ciclo de urnio podem desenvolver uma bomba atmica. ndia e Paquisto so alguns dos pases que obtiveram a bomba a partir de um programa nuclear para fins pacficos. Poluio trmica: As elevadas temperaturas da gua utilizada no aquecimento causa a poluio trmica, pois esta lanada nos rios e nas ribeiras, destruindo assim ecossistemas e interferindo com o equilbrio destas mesmas. Acidentes: A probabilidade de acontecer um acidente nuclear muito pequena, mas ela existe, como mostra o caso do acidente de Chernobyl. Um acidente assim poderia causar a contaminao de grandes regies, que se tornariam inabitveis; acarretaria a contaminao de rios, lagos, solos e lenis freticos; causaria a morte de muitas pessoas, animais, plantas; e ocasionaria alteraes genticas; Lixo radioativo: A formao de resduos nucleares perigosos e a emisso causal de radiaes causam a poluio radioativa, os resduos so um dos principais inconvenientes desta energia, visto que atualmente no existem planos para estes resduos, quer de baixo ou alto nvel de radioatividade, estes podem ter uma vida at 300 anos aps serem produzidos podendo assim prejudicar as geraes vindouras. Depois de meio sculo produzindo lixo nuclear mortal no longo prazo, nenhum pas no mundo encontrou um mtodo de isolamento desse rejeito do ambiente pelas centenas de milhares de anos que permanecero uma ameaa. O monitoramento e a manuteno de depsitos de rejeitos por perodos maiores que 20 vezes a durao da civilizao conhecida um peso inaceitvel para todas as geraes futuras, sem garantias de segurana em longo prazo. De longe, o maior problema continua sendo os rejeitos radioativos gerados pelas usinas. Impactos socioambientais so provocados ao longo de toda a cadeia produtiva do urnio, permeada pela radioatividade. Maior poluio se comparada energia elica: Pesquisas realizadas na Unio Europeia concluem que, quando se observa o ciclo completo da gerao nuclear, desde a minerao de urnio at o descomissionamento de usinas, as centrais nucleares emitem cerca de 50% mais gases do efeito estufa do que a energia elica.

No renovvel: A fisso nuclear utiliza o urnio, um mineral presente na Terra em quantidades finitas, como combustvel. Portanto, esse tipo de recurso se esgotar futuramente.

Depois dessas evidencias de riscos e desvantagens da energia nuclear, fica evidente que devemos fazer uma comparao mais profunda entre ela e as outras fontes de energia que so mais baratas, limpas, seguras e renovveis para uma real definio do que realmente precisamos.

Poltica Nuclear no Brasil


1. Histrico das atividades nucleares no Brasil No incio da dcada de 40, no contexto da segunda guerra mundial, comeam os estudos nucleares. Nessa poca, o Brasil no queria ficar para atrs, mas ainda na condio de pas perifrico, assina um acordo com EUA, no qual era permitida a exportao de recursos minerais. Nessa mesma dcada, como conseqncia do Projeto Manhattan, ocorre a exploso da Bomba nuclear em Hiroshima, que abalou a todos. Em 1946, com o fim da segunda guerra e comeo da guerra fria, em uma reunio nas Naes Unidas, Estados Unidos prope o Plano Baruch, um acordo internacional que consistia no monoplio da gesto das reservas de urnio pelos EUA. Brasil e Unio Sovitica so contra. O Almirante lvaro Alberto da Mota Silva (que o nome da usina em sua homenagem) prope o Princpio das Compensaes Especficas, em que o Brasil, assim como outros pases subdesenvolvidos, iria fornecer matria-prima em troca de um preo justo por reatores nucleares em seu territrio. No ano seguinte, ocorre a criao da Comisso de Fiscalizao de Minerais Estratgicos, que sugere a criao do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) que fica com o controle das reservas de urnio e trio, acabando com a exportao dessas commodities. Em 1952, criao da Comisso de Exportao de Materiais Energticos. Por presses exteriores, o Brasil volta a exportar recursos minerais para EUA. Em1955, integrao do Brasil ao programa americano tomos para a Paz, uma vez que os EUA no queriam impedir os pases perifricos de terem a tecnologia, mas queria manter sua zona de influncia, controlando e vigiando-os. Neste ano, Itamaraty passou a assumir a poltica nuclear no pas., que era tambm alvo do CNPq. Foram assinados dois acordos: Acordo de Cooperao para o Desenvolvimento de Energia Atmica com Fins Pacficos (o pas ganharia em um perodo de at cinco anos seis quilos de urnio enriquecido a 20% para fins de estudo) e Programa Conjunto para o

Reconhecimento e a Pesquisa de Urnio no Brasil (pesquisa e avaliao da reserva de urnio a ser vendida para os EUA). No governo de Juscelino Kubitschek, houve a criao do Instituto de Energia Atmica na USP (que ser transformado em Ipen Instituto de Pesquisa Energtica e Nucleares) e a Comisso Nacional de Energia Nuclear, sob o forte controle executivo com a tentativa de resgate a autonomia. Investimentos em pesquisas, vrios centros de pesquisa em universidades so criados, mas o governo criou uma burocracia tcnica que impedia o seu desenvolvimento. Em 1964, ocorre o golpe militar e o sonho nuclear volta a ser possvel. Em 1967. o pas assina o Tratado de Tlatelolco, em que alguns pases latino-americanos no poderiam desenvolver o setor nuclear para fins blicos. No ano seguinte, recusa-se a assinar o Tratado de No Proliferao de Armas Nucleares com o argumento de limitar a autonomia nacional. A Cnen, veiculada ao Ministrio de Minas e Energia, firma um acordo para a construo do primeiro reator em Angra dos Reis. O reator de Angra 1 foi comprado pela empresa norte-americana Westinghouse, subsidiria da General Electric em 1970. Aps o comeo da construo de Angra 1, assinado um acordo com EUA em que estes forneciam urnio enriquecido em troca do urnio brasileiro. Alm disso, fica firmado que o reator seria do tipo PWR (Reator de gua Pressurizada) e que o pas norte-americano controlaria as instalaes brasileiras para que estas no fizessem uso blico da tecnologia. O acordo no possibilita a transferncia de tecnologia, ficando o pas dependente da grande potncia imperialista. Em 1975, feito o acordo para a construo de oito reatores at 1990 com a Repblica Federal da Alemanha, que se torna parceira oficial do Brasil em questes nucleares. No entanto, no significou melhoria com o ganho da tecnologia. O contrato foi secreto e presses populares na Europa impediam a exportao de material radioativo para o Brasil. Alm disso, o pas enfrentava problemas financeiros na dcada de 80 que impediram o avano da pesquisa nuclear. At essa poca, o assunto tinha ganhado fora. Centros de pesquisa em universidades e grupos militares continuaram na empreitada e criaram o Programa Nuclear Paralelo, desenvolvido pela marinha e apoiado pelo Cnen-SP (antigo IEA), com o intuito de usar a energia nuclear para a propulso naval (como a construo de um submarino nuclear) e produo de explosivos. O Cnen deveria cuidar do Projeto Celeste, ou seja, do reprocessamento de combustvel para a produo de plutnio, que usado para a bomba atmica. No mesmo ano em que ocorre o acidente em Chernobyl, em 1986, o Jornal Folha de So Paulo denuncia a existncia do Programa Nuclear Paralelo e de contas secretas chamadas de Delta (uma na filial de Luxemburgo do Banco di Roma, com saldo de 700 milhes de dlares, e outra no Banco do Brasil) movidas pelo ento presidente do Cnen, Rex Nazar Alves. No ano seguinte, Sarney, que era

presidente do Brasil, leva ao pblico a existncia do programa que havia conseguido a tecnologia do enriquecimento do urnio, que, mais tarde, foi descartado. Ento, a recm-criada estatal Eletrobrs passa a ter o controle de Angra 1 e do canteiro de obras de Angra 2 e 3. Foi criada a subsidiria Eletronuclear que passa a gerir as atividades em Angra respeitando o acordo com a Alemanha. Na dcada de 90, aps a retomada da democracia, o Brasil ratificou o Tratado de Tlatelolco e assinou o Tratado de No-Proliferao de Armas Nucleares. Alm disso, depois de 20 anos de construo, Angra 2, que custou cerca de 10 bilhes de dlares, comea a operar. Seu projeto previa U$$500/KW, mas aumentou para mais de U$$4.000/KW. Quanto a Angra 3, volta ser construda em 2007 como projeto do PAC (Programa de Acelerao do Crescimento) com previso de trmino em 2016 e j soma 759 milhes de dlares gastos. Recentemente, em 2011, houve o acidente em Fukushima, mas a discusso na mdia no voltou tona. A partir deste breve histrico, possvel presumir que a justificativa energtica uma mera desculpa em meio a interesses militares e econmicos, em um cenrio de corrida armamentista e tecnolgica. Hoje, o contexto outro, uma vez que o medo das conseqncias do aquecimento global entrou na pauta de grandes discusses polticas. Muitos alegam que a energia nuclear considerada como energia limpa por no emitir gases de efeito estufa, porm h ainda muitas incertezas acerca da confiabilidade na tecnologia existente e o risco de ocorrncia de acidentes. No Brasil h ainda o questionamento de que, entre tantas outras formas de se conseguir energia, por que optar por aquela cuja possibilidade de acidente pode causar danos irreversveis sade e o custo de construo e manuteno so imensos. Outro fator que mudou desde que se iniciaram os estudos nucleares na dcada de 40 foi a promulgao da Legislao Ambiental e a volta da democracia. Assim, para a construo de Angra 3, foram feitos estudos de impacto ambiental (apesar de ser feito por uma empresa privada paga pela prpria usina nuclear) e audincias pblicas (apesar do movimento social ser pouco forte na cidade). Com a volta da democracia na dcada de 90, se espera que haja maior transparncia quanto aos dados da Central Nuclear Almirante lvaro Alberto.

2. Angra dos Reis e sua CNAAA Angra dos Reis foi a cidade escolhida para abrigar a usina nuclear brasileira por estar prxima dos grandes centro urbanos, a 130 km do Rio de Janeiro, 220 km de so Paulo e 350 km de Belo Horizonte. Outro fator importante que a cidade litornea, pois a usina utiliza grande quantidade de gua em circulao para resfriar o vapor produzido para acionar a turbina e ligar o gerador

eltrico, alm de facilitar o acesso de grandes embarcaes. A usina se encontra na Praia de Itaorna (em tupi, significa pedra podre) e foi alvo de crticas devido a instabilidade geolgica do local e ausncia de um projeto de evacuao em casos de emergncia. S h uma via para entrada e sada, a Rodovia Rio-Santos (BR 101), que constantemente interditada por causa de deslizamentos na via. No prximo captulo, h um detalhamento maior quanto aos riscos tcnicos da usina.

Fonte: GoogleMaps. Imagem rea da rea da CNAAA (ponto A).

Como possvel ver na imagem acima, a Central Nuclear Almirante lvaro Alberto se encontra em meio a Mata Atlntica no litoral do Estado do Rio de Janeiro. Prximo a ela, h duas aldeias indgenas e uma comunidade quilombola. A cidade de Angra dos Reis atrada pelos turistas, principalmente no vero, por causa de suas belezas naturais e praias. Ento, qualquer impacto ambiental afetaria a vida da populao das comunidades no entorno, o turismo e as espcies que ali habitam. Angra dos Reis, partir da dcada de 70, passa por um intenso processo de urbanizao. Alm da construo da usina nuclear, houve tambm a construo da BR 101 e do Terminal Petrolfero de Ilha Grande. Desde ento, a populao quadriplicou (de 40 mil para cerca de 160 mil habitantes). Quando Angra 1 foi construda, o discurso do governo estava pautado na idia de progresso e desenvolvimento, alm de ser uma garantia de fonte de energia para o futuro. Afinal, ter energia sinnimo de poder crescer mais, justificativa usada at hoje, sem nenhuma problematizao do modelo de desenvolvimento econmico. No entanto, os moradores no tiveram opinio sobre a instalao da usina, tampouco retornos financeiros, uma vez que ela estatal. Prefeitos de Angra

tentavam fazer acordos com o intuito de ter investimento na cidade aps o boom populacional. Aps o acidente de Chernobyl, em 1986, as questes nucleares entraram em debate. Muitos eram a favor, uma vez que trabalhavam na central ou, em troca de apoio, tinham a esperana de receber algum benefcio para seu bairro (e quanto mais perto sua residncia era perto da usina, maior era a chance de ganhar um benefcio). Em 2006, como plano do Programa de Acelerao do Crescimento, voltou-se a discutir a retomada das obras de Angra 3. Seu o mesmo tipo de Angra 1 e 2 e o mais usado no mundo, PWR Pressurized Water Reactor, que funciona a base de urnio enriquecido. A potncia trmica do reator de 3.765 MWt e a eltrica de 1.350 MWe, com uma eficincia de 34%. Sua vida til de 40 anos. Hoje, o contexto diferente do sculo passado. Buscam-se melhores alternativas para a preservao do meio ambiente, de modo que as prximas geraes tenham acesso aos recursos naturais. Ao encontro ao desenvolvimento sustentvel, a energia nuclear considerada como uma energia limpa, ou seja, emite poucos gases de efeito estudo na atmosfera, comparada a outras formas competitivas de se obter energia. Como possvel ver na tabela abaixo, em que so comparadas as trs formas mais competitivas de se obter energia, isso verdade. No entanto, o custo de energia muito maior. H ainda o risco da radioatividade, que um problema sem soluo. At hoje, populao que vive prxima a Chernobyl sofre com doenas (cncer, problemas no desenvolvimento de crianas) e com a contaminao do solo e do alimento. Alm disso, a energia nuclear no desenvolvida apenas dentro na usina. Ela passa por um ciclo.

Tabela 1: Comparao entre formas de gerao eltrica Hidro Investimento KW Custo combustvel Custo da energia Linha transmisso Tempo construo Tempo de vida Grande Pequeno Mdio de Grande Menor Grande de Nulo Baixo Longa Muito alto Alto Menor Baixo Muito alto Menor por Alto Trmica menor Nuclear Muito alto

Gerao emprego

de

Grande

Menor

Mdio

Impacto ambiental Efeito estufa Importao Taxa de retorno

Reservatrio Menor Pequena baixa

Atmosfera Grande Grande alta

Radioatividade Nenhum Mdia Baixa

Fonte: Pinguelli, 2007

Resumidamente, Clio Bermann (2005) apresenta o ciclo do combustvel nuclear no Brasil, que envolve as seguintes etapas: Minerao: depois de descobrir e avaliar a jazida, comea a minerao e o beneficiamento.

Na usina de beneficiamento, o urnio extrado do minrio, purificado e concentrado em um sal de cor amarela, o yellowcake. No Brasil, isso acontece na Unidade de Lagoa Real, Bahia, das Indstrias Nucleares do Brasil (INB). So produzidas cerca de 300 toneladas por ano de concentrado de urnio, o suficiente para abastecer as usinas de Angra, de acordo com a Cnen. Como o pas possui a sexta maior reserva de urnio, matria- prima ainda no um problema. Converso do yellowcake em hexafluoreto de urnio sob o estado gasoso, aps a dissoluo e

purificao. Enriquecimento isotpico consiste em aumentar a concentrao de urnio 235, presente em

0,7%, para 2-5% para servir como combustvel nuclear. Uma parte desse material passa pelo processo de ultracentrifugao na Fbrica de Elementos Combustveis da INB, em Resende (RJ). A outra parte proveniente da importao do combustvel da Alemanha e Holanda. p, tambm feita em Resende. Fabricao de pastilhas de dixido de urnio. Estas pastilhas so Reconverso do gs hexafluoreto de urnio em dixido de urnio em

montadas em varetas de uma liga metlica denominada zircaloy, que usada como combustvel. Esta etapa ocorre em Resende. em Angra dos Reis. Apesar de ser chamado de ciclo, como se todos os componentes fossem reutilizados, a usina nuclear gera muitos resduos. Essa terminologia surgiu a partir do reprocessamento dos reatores regenerativos (fast breeder), em que o urnio no fssil (U 238) seria transformado em plutnio para mais usinas regeneradoras (Rosenkranz, 2005). Mas isso s encontrado em La Gerao de calor atravs da fisso de ncleos de tomos de urnio

Hague, Frana, e Sellafield, Reino Unido. Como as varetas de urnio no so reutilizadas, preciso um local para depsito de resduo radioativo por um longo perodo de tempo. E ainda h outros materiais (como roupa dos funcionrios, ferramentas, etc). A usina gera resduos desde baixa radioatividade at alta, pois depende da meia-vida dos radionucldeos e do tempo de exposio radiao. Alm disso, toda usina possui um tempo de vida til. Por exemplo, depois de demorar cerca de 30 anos e gastar bilhes de dlares para construir Angra 3, ela ir operar por 40 anos. Ento, o ciclo est presente apenas no nome.

3. Riscos Locais da Usina Angra 3

3.a Riscos de Deslizamentos nas encostas da regio de Angra dos Reis

Angra 1 e 2 esto localizadas em uma regio sujeita a situaes extremas com constante deslizamentos nas enconstas, principalmente nos perodos de grande pluviosidade, que ocorrem no vero, meses de Novembro a Maro; justamente o perodo o qual muitos turistas visitam a regio em busca de lazer. Estudos mostram que esta ocorrncia regular na regio. Em 1985, fortes chuvas causaram um deslizamento que soterrou o Laboratrio de Radioecologia da Eletronuclear, quase fechando a sada de gua da refrigerao de Angra 1. Em 2002 houveram deslizamentos de terra inundaes que atingiram a cidade de Angra dos Reis, deixando trinta mortos aproximadamente. Em 2010 ocorreu o maior desastre natural j registrado na cidade, acarretou a morte de 55 habitantes em desabamentos e desmoronamentos de terra devido s chuvas fortes de longa durao. As figuras a seguir apresentam de forma visual a natureza e dimenso dos deslizamentos de terra ocorridos nas encostas da cidade de Angra dos Reis, na rodovia Rio-Santos, principal via de ligao rodoviria na regio.

Em funo das graves conseqncias sofridas pela cidade de angra dos Reis (estrada BR 101 interditada por razo de deslizamentos) por ocasio das chuvas incio de Janeiro de 2010, o prefeito Jordo solicitou empresa Eletronuclear paralisao das operaes das usinas nucleares Angra 1 e 2. Em resposta, seu presidente Othon Luiz Pinheiro da silva informou, por meio de uma nota imprensa, que no iria desligar o complexo nuclear como pedido pelo prefeito, pois seria preciso ter uma "real necessidade tcnica para isso" e desligar as usinas seria "um ato de gesto irresponsvel". (referncia g1.globo.com). O principal problema a vulnerabilidade que as usinas se encontram em face da ocorrncia de um deslizamento nas encostas que danifique as torres de transmisso que transportam a energia eltrica necessria para alimentar o sistema de bombeamento de gua para resfriamento dos reatores. Somente no final do ms de maro de 2011, a empresa Eletronuclear apresentou um plano de construo de uma central hidreltrica de pequeno porte para abastecer as usinas nucleares de Angra dos Reis, no Rio, em casos de emergncia. Outra medida para aumentar a segurana das instalaes seria a construo de uma linha de transmisso de energia exclusiva para as usinas. A energia produzida pela hidreltrica seria direcionada para a central nuclear em casos de falha no sistema de abastecimento. Atualmente, as usinas nucleares Angra 1 e 2 contam com 12 geradores a diesel, que podem alimentar as bombas de resfriamento dos reatores em situaes de emergncia. preciso destacar que a construo de uma pequena central hidreltrica, que estaria localizada nas proximidades das usinas nucleares, no resolve o problema de segurana. As linhas de transmisso da energia eltrica proveniente desta central hidreltrica continuariam sujeitas ocorrncia de deslizamentos nas encostas que podem danificar as torres que transportam a energia. A empresa tambm anunciou ainda a contratao de uma consultoria externa para rever o monitoramento das encostas prximas s trs usinas localizadas em Angra dos Reis. Construdas prximo a encostas, as usinas tambm correm o risco de que deslizamentos danifiquem instalaes auxiliares, como depsitos de rejeitos. Restringir o problema contratao de uma consultoria para fazer uma reviso do monitoramento est longe da necessidade de medidas concretas e efetivas para reduzir os riscos de deslizamentos, como foi aqui visto e analisado. no Tuca a

3.b Riscos de terremotos

As usinas de Angra foram construdas numa regio com probabilidade muito baixa de ocorrncia de eventos ssmicos, tendo sido projetadas para resistir a terremotos. O documento indica que "diversos sistemas garantem, de forma segura, o desligamento das usinas aps qualquer abalo que atinja as especificaes consideradas no seu projeto". O maior terremoto registrado na regio sudeste do Brasil, nas ltimas dcadas, ocorreu em 22 de abril de 2008,atingiu 5,2 na escala richter e teve seu epicentro no Oceano Atlntico, a 215 km da cidade de So Vicente, no litoral paulista, e a 315 km da Central Nuclear Almirante lvaro Alberto(CNAAA). Contudo, o prprio estudo de impacto ambiental do Brasil da usina de Angra 3 indica que o volume de dados atualmente disponvel " insuficiente para definir zonas sismognicas ou provncias sismotectnicas que possam ser usadas com segurana na determinao de parmetros de sismicidade para avaliao de risco nesta regio"(Berrocal et al., 1984).

3.c Conteno contra movimentos do mar e eventos climticos extremos Embora o perigo da ocorrncia de Tsunamis seja muito mais acentuado no oceano Pacfico, tambm conhecido sua ocorrncia no oceano Atlntico. De fato, um dos

primeiros assentamentos europeus no Brasil, a vila de So Vicente, foi destruda por um tsunami em 1541. O tsunami mais severo no Atlntico teve lugar em 1755 causado por um terremoto de grande magnitude nas proximidades da Costa de Portugal. De acordo com um estudo de Barkan et al. (2009) "the large tsunami-wave generated by the earthquake also caused damage in the eastern Lesser Antilles, as far north as Newfoundland, Canada and as far south as Brazil. Embora nenhum grande dano tenha sido constatado no Brasil em 1755, este exemplo mostra, no entanto, que mesmo eventos ssmicos muito distantes

podem impactar o litoral brasileiro. Apesar do fato de que Tsunamis no Atlntico so ocorrncias raras, um grupo de gelogos marinhos, geofsicos, engenheiros geotcnicos e modeladores hidrodinmicos comearam, no entanto, a avaliar fontes de tsunami com potencial de impacto sobre a costa atlntica dos Estados Unidos, como parte de um projeto financiado pela Comisso Reguladora Nuclear dos Estados Unidos. Seu trabalho assinala que maremotos no so apenas causados por terremotos "offshore", mas tambm podem ser o resultado de deslizamentos submarinos de terra. De acordo com este estudo, "landslides that occur undersea, or have impact into water, can generate tsunamis. Massive landslides can also generate megatsunamis, which are usually hundreds of meters high". Isto especialmente verdadeiro para as reas situadas em baas: em 1958, um deslizamento de terra causou um tsunami na Baa de

Lituya, no Alasca com uma onda de mais de 500 metros. Como estudos comparveis ainda foram

desenvolvidos

para

Brasil,

difcil

avaliar

risco potencial de um tsunami atingindo as centrais nucleares de Angra. Enquanto a empresa Eletronuclear tenha, pelo menos, declarado sua inteno de

contratar um consultor externo para avaliar o risco de tsunamis, no est claro qual ser o escopo do estudo e que tipo de impacto poderia ocorrer enquanto que a Eletronuclear mantm a sua no disposio em adiar a construo da central nuclear. Uma outra questo que a empresa Eletronuclear mantm at agora completamente ignorada, a possibilidade de ocorrncia de eventos climticos extremos, que poderiam afetar a instalao da usina de Angra 3. Especificamente neste aspecto, os estudos da Eletronuclear no fazem nenhuma referncia aos eventos extremos que j vm ocorrendo em vrias regies do Brasil, em funo do processo global de mudanas climticas. A esse respeito, cabe lembrar o ciclone tropical ocorrido em 2004, no litoral do estado de Santa Catarina, no sul do pas. No excessivo afirmar que existe uma tendncia de eventos similares afetarem outras reas da costa brasileira, como o sul do estado do Rio de Janeiro. Com efeito, esta tendncia tem sido considerada em recentes avaliaes do IPCC (2007) no que se refere ao aumento da durao e intensidade de tempestades e tormentas e sua forte correlao com as variaes de temperatura na superfcie dos oceanos nas reas tropicais. Nestes estudos, foi verificada a ocorrncia de eventos climticos extremos (ciclones, tufes) em reas onde nunca anteriormente tinham sido observados. Segundo o IPCC (2007), utilizando diversos modelos de previso, existe uma probabilidade maior do que 66% de que o contnuo aumento do aquecimento da superfcie dos oceanos conduza a uma maior intensidade de ocorrncia de ciclones tropicais, com maiores velocidades dos ventos e maiores precipitaes pluviomtricas. Sabe-se que a regio do litoral sul do estado do Rio de Janeiro apresenta com freqncia anual a ocorrncia de fortes chuvas na poca do vero (durante os meses de Novembro a Maro). No se pode descartar a possibilidade destas ocorrncias se intensificarem em funo do quadro global de mudanas climticas.

4. Movimento Social em Angra dos Reis ou Controle Social da CNAAA Com o desastre nuclear de Chernobyl em 1986, os habitantes de Angra dos Reis comearam a se preocupar com a sua mais nova moradora, a Central Nuclear Almirante lvaro Alberto. Quando Angra 1 foi construda, no houve licenciamento ambiental e audincia pblica, tampouco perguntaram populao da cidade se eles queriam uma usina nuclear. Segundo o Jornal do Brasil do dia 23/06/1986, 74% da populao do Grande Rio se preocupava com a questo nuclear contra 38% antes do acidente (Oliveira & Herculano, 2012). Outro dado que a reportagem traz que 30%

da populao de Angra dos Reis no saberia o que fazer em caso de acidente e 19,2% continuaria a viver normalmente.

Fonte: Jornal do Brasil, 23-06-1986.

A partir de ento, movimentos populares tinham o objetivo de fechar a usina. Eram eles: Sociedade Angrense de Proteo Ecolgica (SAP), o recm-criado Partido Verde, Ncleo de Ecologistas do PT, a Curadoria de Meio Ambiente e do Patrimnio Comunitrio do Ministrio Pblico do Estado do Rio de Janeiro. Em junho, o promotor Joo Petersen entrou com uma ao civil pblica com o intuito de fechar Angra 1, questionando quais eram os reparos que estavam sendo feitos pelos tcnicos (a usina estava sendo reparada desde janeiro) e qual era o plano de emergncia caso houvesse um acidente. Em resposta, a empresa disse que o plano era top secret. Com esta ao, conseguiram fechar a usina nuclear em 5 de junho. Com as presses sociais, FURNAS disponibilizou folhetos com as seguintes orientaes: Em casos de acidentes procurem manter tranqilos os parentes e vizinhos e sigam

apenas as instrues da defesa civil Todos devem seguir para os pontos de reunio (posto de gasolina no Frade, km120 da

BR 101 e Trevo de Mubacabinha no km 139 da BR 101) Quem no puder andar ser removido pela Defesa Cicil e quem no estiver em casa

deve seguir direto para um ponto de reunio Desliguem todos os aparelhos eltricos e as chaves da luz e do gs e fechem todas as No levem animais e dirijam com cuidado

portas e janelas

Os moradores ficaram frustrados, porque nem todos receberam o folheto, a evacuao seria realizada em um raio de 15km em quinze dias aps o acidente e previa a chegada de nibus vindo do

Rio de Janeiro para ajudar no deslocamento das pessoas. Para se ter uma idia da situao, o acidente de Chernobyl causou um aumento da radioatividade em um raio de 1200km e o acidente de Fukushima causou a evacuao das pessoas em um raio de 20-30km. O Jornal Tribuna de Angra mostra um relato de um morador, em que questiona o tipo de progresso, de desenvolvimento, imposto pelo Estado, que se torna um rival neste conflito (Oliveira & Herculano, 2012): ao invs de cuidar do brasileiro, o nosso governo federal prefere gastar fortunas, bilhes e mais bilhes de dlares para construir uma fbrica de mortes. Somos a favor do progresso, mas do progresso que traga benefcios aos homens. (Tribuna de Angra, 05 a 11 de junho de 1986). O final desta histria que, apesar dos esforos, Angra 1 foi reaberta, uma vez que, como disse o ento diretor de FURNAS, foram mais de gastos 2 bilhes dlares nessa usina e que no seria louco de coloc-la em funcionamento se no tivesse certeza de que a usina oferece toda a segurana em caso de acidente. (Oliveira & Herculano, 2012) Mesmo assim, desde que entrou em funcionamento, ela foi fechada para reparos muitas vezes, inclusive, no atingindo seu potencial energtico prometido. A Curadoria do Meio Ambiente foi fechada e o promotor foi realocado para outra vara. Mesmo assim, o caso ganhou notoriedade e a questo nuclear entrou na pauta de discusso na comunidade na poca. Nesta mesma poca, o governo municipal vigente buscava formas de realizar convnios com a CNAAA, uma vez que ela era estatal e no pagava impostos, no providenciava nenhum retorno financeiro a cidade. Este convnio, na verdade, remediava problemas causados pela prpria empresa, como obter infra-estrutura para comunidades prximas usina e cujos habitantes eram imigrantes e trabalhadores l (Silva, 2008). Em 1990, foi promulgada a Lei Orgnica do Municpio de Angra dos Reis, em que qualquer construo na cidade requereria um alvar de licena. Isso garantiu uma maior autonomia cidade. No entanto, esta deciso ficou a cargo de interesses polticos do governo municipal. Nesta mesma dcada, o prefeito fez um convnio maior pedindo uma reviso do Plano de Emergncia. FURNAS contratou o corpo de fsicos e engenheiros da Coppe/UFRJ para a sua elaborao. O contexto de construo de Angra 2 foi diferente daquele em que Angra 1 foi construda. Ao mesmo tempo em que havia uma nova legislao que permitia a autonomia do municpio e a participao da populao no licenciamento, a usina realizava convnios que era aes mais imediatas. A legislao impe que responsabilidade do governo o licenciamento ambiental de empreendimentos. Isso significa que a empresa requerente paga uma empresa para fazer o estudo de impacto ambiental, o projeto avaliado pelo IBAMA e, assim, feita a licena. Ou seja, as questes

locais so subordinadas a interesses maiores, ao progresso, ao desenvolvimento. No h uma taxa para os danos sociais causados pela construo. O argumento da empresa que ela destina uma porcentagem dos lucros para reservas ecolgicas e cumpre com a lei. Assim, o governo foi obrigado a recorrer a esses convnios. E de que tipo de convnios eram estes? Eles incluam desde construo de hospitais e escolas nos bairros prximos a usina at compra da camisa do time de futebol e alugar nibus para excurses escolares. Quanto mais perto se morava da central nuclear, maior facilidade havia para se conseguir um atendimento pblico. Silva (2009) declara que se na audincia pblica para a construo de Angra 2, a discusso estava em torno da exequibilidade do Plano de Emergncia, as questes da audincia para a construo de Angra 3 esto pautadas na compensao social destes convnios e o controle social promovido por ele, bem como no mesmo assunto de antes. Como no h uma forma legal, como royalties, da CNAAA pagar ao governo municipal, muitos defendem a existncia dos convnios. Na audincia pblica para o licenciamento de Angra 3, a Sociedade Angrense de Proteo Ecolgica e a Associao dos Quilombolas do Campinho da Independncia exigiram a exeqibilidade do Plano de Emergncia e argumentaram a favos das compensaes sociais. Mesmo sendo uma organizao com uma bandeira ecolgica, no questionaram os danos ao meio ambiente ou o tipo de desenvolvimento que est sendo feito (Silva, 2009). Alm da legitimao por parte da populao do controla social, esta audincia pblica apresentou um aspecto interessante. Foi feita uma crtica por parte de um fsico da Cnen, que compunha o corpo favorvel a construo da usina. Ele declarou que a responsabilidade da comisso de produzir e fiscalizar e que seria mais adequado ter a independncia dessas funes. Os ficais so prejudicados, porque eles no tm autonomia no seu trabalho e muitas irregularidades ficam sem a devida punio. Em Angra dos Reis, uma parcela pouco expressiva da populao se preocupa com os riscos nucleares de ter como vizinha uma central nuclear e se interessam por informao quanto ao funcionamento dos reatores, uma vez que difcil verificar se ocorreu um vazamento, se a taxa de radioatividade est mais elevada. Mas os empresrios enxergam esta atitude como antinucleares. Assim, as informaes so dadas de forma simplistas ou como secretas, de modo que isso gere um certo temor do risco, do que pode acontecer se esto escondendo algo, ou confiana na empresa, j que no aconteceu nada de grave at agora. A partir destas observaes, podemos concluir que no h um forte movimento social que questione o modelo de desenvolvimento, de progresso, defendido pelos aparelhos tomadores de

deciso. Talvez, os acontecimentos sejam recentes e um movimento ainda no tenha sido consolidado. Ou talvez a ruptura esteja acontecendo de outra forma, no relatada. Ou, est sofrendo um marasmo com o controle social. O que os brasileiros precisam se perguntar : econmico? homens. Para o bolso de quem que vai este crescimento? Os riscos nucleares compensam as suas vantagens? Dentre outras formas de se conseguir energia, a nuclear a melhor delas? O pas precisa de mais energia, de mais desenvolvimento, de mais crescimento

E para responder a estas perguntas preciso pensar em um progresso que traga benefcios aos

Concluso
O desafio de uma ambiciosa politica para o clima ter especial relevncia para o setor energtico. Por serem necessrios grandes cortes nas emisses de CO nesse sculo, o setor energtico e em particular o setor de gerao de energia eltrica devem passar por uma transio onde novas tecnologias, modelos e politicas precisaro suprir a demanda energtica global substituindo a forma de obter energia atravs da queima de combustveis fosseis. A composio da nova matriz energtica no futuro depender de muitos fatores, que so de difcil previso. Indiscutivelmente, haver grande diversificao das fontes de gerao de energia eltrica, para que no exista dependncia exclusiva de uma nica fonte e para o aumento da confiabilidade dos sistemas. A percepo de que nenhuma opo de reduo por si s ser suficiente para alcanar a reduo de emisses necessria para estabilizar a concentrao de gases de efeito estufa na atmosfera em nveis que limitem o aquecimento global a uma dimenso tolervel faz parte do conhecimento j partilhado no debate sobre o clima. Porem, ainda h uma discusso muito ampla sobre quais opes j existentes devem ser aproveitadas e quais devem ser eliminadas da carteira de medidas para reduo do aquecimento de planeta. A energia nuclear continuar sendo amplamente utilizada pelos pases desenvolvidos que requerem altas e crescentes demandas energticas e que no possuem configuraes favorveis para o emprego de energias renovveis, tais como, a pouca disponibilidade de terras para inundao ou produo de culturas agroenergticas e a falta de ventos. Os constantes aprimoramentos nas tecnologias das usinas nucleares garantem a segurana na operao dos reatores em atividade e

tornam o maior desafio da energia nuclear o destino do lixo radioativo. Tambm colabora para o fortalecimento da energia nuclear o fato dos acordos de fornecimento de energia entre pases serem cada vez mais raros, dado o desejo de autossuficincia energtica, manifestado por todas as naes. Nos, como gestores pblicos, devemos pensar a fundo sobre qual tipo de tecnologia que vale a pena ser utilizada para suprir nossas necessidades energticas. necessrio fazer uma forte avaliao sobre as reais potencialidades e desvantagens sobre todas as formas de gerao de energia eltrica possveis para a partir disso podermos fortalecer aquelas que cumprem seu papel de uma forma menos nociva para os ecossistemas do planeta e com isso, reduzir a indispensabilidade dos meios de gerao de energia que acarretam no abalo de todo o clima e biodiversidade de todo o globo.

Bibliografia:
Bermann, C. 2005 Energia Nuclear no Brasil: uma histria de controvrsias, riscos e incertezas. In Matthes, F. (Org) 2005 A Energia nuclear em debate: mitos, realidades e mudanas climticas. Fundao Heinrich Bll. 2005. pp. 131 a 152. Costa, H. S. 2012. Palestra: O Impacto de uma Usina Nuclear. In Matriz, C. H (Coord). Energia Nuclear: prs &

contras. Salvador: Press Color, 2012. pp. 37 a 52. Goldenberg, J & Moreira, J. R. 2005. Poltica Energtica no Brasil. Estudos Avanados 19 (55). 2005. Matthes, F. 2005. A Energia nuclear em debate: mitos, realidades e mudanas climticas. Fundao Heinrich

Bll. 2005. Oliveira, I. C. V de. & Herculano, S. 2012. A Usina Nuclear de Angra 1 e seu Plano Confidencial de Evacuao Urbana. Revista Vitas Vises Transdisciplinares sobre Ambiente e Sociedade , N 3, 2012. Pinguelli, L. 2007. Gerao hidreltrica, termeltrica e nuclear. Estudos Avanados 21 (59). 2007. Relatrio de Impacto Ambiental da Unidade 3 da Central Nuclear Almirante lvaro Alberto. 2005. Silva, G. 2009. Expertise e Participao da Populao em Contexto de Risco Nuclear: Democracia e

Licenciamento Ambiental de Angra 3. DADOS Revista de Cincias Sociais, Rio de Janeiro, Vol. 52, no 3, 2009, pp. 771 a 805. 11 a 51. Touraine, A. et al. 1980. La prophtie anti-nuclaire. Sociologie Permanente. ditions de Seuil. France, 1980. pp

A energia nuclear em debate mitos realidades e mudanas climticas


http://ambiente.hsw.uol.com.br/usinas-nucleares-no-mundo.htm http://www.coladaweb.com/geografia/fontes-de-energia/energia-nuclear http://www.nuctec.com.br/educacional/enmundo.html

http://abrahao-radiologia.blogspot.com.br/2012/07/energia-nuclear-pelo-mundo.html http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-energia-nuclear/usinas-nucleares-domundo.php http://www.blogdotony.net/as-maiores-usinas-nucleares-do-mundo/ http://sites.unicentro.br/wp/petfisica/files/2011/08/Usinas_Nucleares_Lucas.pdf http://noticias.uol.com.br/internacional/listas/top-10-os-maiores-acidentes-nucleares.jhtm http://www.brasilescola.com/fisica/acidentes-nucleares.htm http://g1.globo.com/tsunami-no-pacifico/noticia/2011/03/saiba-quais-foram-os-principais-acidentesnucleares-recentes.html http://www.redescola.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=451:osacidentes-nucleares-e-as-consequencias-biologicas-&catid=42:documentos http://www.vestibulandoweb.com.br/fisica/teoria/acidente-nuclear.asp http://www.coladaweb.com/geografia/fontes-de-energia/energia-nuclear http://www.greenpeace.org/brasil/Global/brasil/report/2007/9/verdades-e-perigos-da-energia.pdf http://www.brasilescola.com/geografia/energia-nuclear.htm http://www.brasilescola.com/fisica/como-funciona-uma-usina-nuclear.htm http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/entenda+como+funciona+uma+usina+nuclear/n1238161873 387.html http://www.oficinadanet.com.br/artigo/ciencia/como-funciona-usina-nuclear http://www.cnen.gov.br/ensino/apostilas/energia.pdf http://www.eletronuclear.gov.br/Saibamais/Espa%C3%A7odoConhecimento/Pesquisaescolar/Energia Nuclear.aspx http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_nuclear http://sites.unicentro.br/wp/petfisica/files/2011/08/Usinas_Nucleares_Lucas.pdf http://www.greenpeace.org/brasil/Global/brasil/report/2008/3/elefante-branco-o-verdadeiro.pdf http://www.greenpeace.org/brasil/Global/brasil/report/2008/10/ciclo-do-perigo.pdf http://www.eletronuclear.gov.br/hotsites/eia/v01_01_identificacao.html

You might also like