You are on page 1of 6

Valores

Os valores e o Mundo do Dever ser


Em geral, os autores admitem apenas duas esferas, a dos objetos naturais e os objetos ideais, porque incluem entre esses os valores. No entanto, h diferena entre os valores e os objetos ideais. Valores A-espaciais e atemporal (impossibilidade de mensurao) Se concebem em algo existente (valioso), por isso no quantificveis Objetos ideais Valem independente do que ocorre no tempo e espao Quantificveis

Segundo Lotze, valor apenas se vale; seu ser valer. Ou vemos uma coisa enquanto elas so ou enquanto valem, e porque valem devem ser. A realidade desdobra-se entre juzo de realidade e juzo de valor; objeto tudo o que pode ser sujeito de um juzo, o do ser e dever ser. Ser e dever ser so explicveis segundo os princpios de causalidade e finalidade. Fsicos Objetos naturais Ser Objetos ideais Dever ser Valores Psquicos Objetos culturais (so enquanto devem ser)

Os valores no se confundem com os objetos ideais ou com os culturais, que so derivados e complexos. O que significa que a cultura no vista, como por Radbruch, Rickert ou Windelband, como valor; a cultura antes elemento integrante, inconcebvel sem a correlao dialtica entre ser e dever ser. Sem uma cultura a natureza no teria significado e os valores no seriam possvel, uma vez que essa referencia eterna do que natural ao mundo dos valores.

Caractersticas do Valor
O valor sempre bipolar; o que se possvel no mundo dos objetos ideais, s essencial nos valores. A bipolaridade significa que a um valor se contrape um desvalor: valores negativos e valores positivos. A vida jurdica se desenvolve na tenso de valores positivos e de valores negativos; o direito tutela os valores positivos e impede que acontea os valores negativos. A caracterstica de implicao define-se no fato de nenhum valor se realiza sem influir na realizao dos demais. O mundo da cultura sempre um mundo solidrio, por dependncia mtua de seus fatores, no de coexistncia pacfica dos interesses. Um valor se contrape, transcende e pressupe um fato.

Outra caracterstica a necessidade de sentido ou referibilidade. O valor implica sempre em uma tomada de posio do homem e por isso uma necessidade de sentido. O que vale, vale de algo e para algum. Os valores apresentam um sentido apontado para um fim, que so determinantes de conduta. Valor envolve uma orientao, e assim caracteriza-se por preferibilidade, a teoria do valore tem como consequncia lgica uma teoria dos fins: fim um valor enquanto racionalmente reconhecido como motivo de conduta. A fisionomia de uma poca depende da forma como seus valores se ordenam e distribuem, por isso caracteriza-se por uma possibilidade de ordenao, hierarquia. Os valores so, tambm, histricos e inexaurveis (inesgotveis). Os valores representam o mundo do dever ser, das normas ideais quando define comportamentos e em realizaes de civilizao e cultura. Do ser no se passa para o dever ser, mas do contrrio pode haver. O valor pode revelar-se sem algo em que se apoie e sem uma ou mais conscincias s quais se refira. Os valores so objetivos, uma vez que quando mostrada a tendncia pela sociedade, em um momento histrico, procura-se um fim; e que eles se impem s nossas experincias subjetivas.

Os valores e o Direito
A medida que se toma uma posio em funo de um fato, esse assume uma dimenso valorativa, que resulta de sua referibilidade de valores. Diante do fato, as atitudes de profissionais do direito e de profissionais de outras reas no podem ser confundidas. A categoria dos juristas de dever se, que no se confunde a de outras reas (psicologia, medicina, sociologia); o direito s compreende o ser referido ao dever ser. A ao do jurista ser uma tomada de posio segundo valores.

Teoria sobre o Valor


Os objetos podem ser naturais, ideais ou valores. A primeira corrente a ser aprendida subjetivista e rene vrias teorias psicolgicas da valorao. Como a Hedonista, em que valioso o que nos agrada, causando-nos prazer; ou a de tipo Voluntarista, a qual liga o problema do valor satisfao de um desejo, um propsito, base sentimental-volitiva. Essas correntes no se opem, mas se completam; prevalece-se o entendimento que valioso o que nos causa prazer, lembra o nosso desejo. Os valores seriam uma ordem de preferncias psicologicamente explicvel: a grandeza do valor proporcional a sua preferibilidade. Os valores subsistem mesmo depois de cessados os desejos, ou quando os desejos no logram ser satisfeitos.

Como correntes objetivistas, destacam-se a sociolgica, a ontolgica e a histricocultural. Interpretao sociolgica dos valores Essas assumem uma atitude crtica perante as concluses das doutrinas psicolgicas. Cem que coloca o problema a luz das exigncias da psicologia social, ao invs da individual. Assim, assumem os valores como fatos da sociedade como crenas ou desejos sociais, como prope Gabriel Tarde, ou produtos de uma conscincia coletiva, como prope Durkheim. A sociologia dos valores funda-se na sociedade como um todo, que no se reduz aos indivduos que a formam. Com Durkheim uma teoria se uma conscincia coletiva irredutvel e superior a conscincia dos indivduos componentes. O elemento distintivo do fato social seria dado pela conscincia coletiva. Em seguida, viu a conscincia coletiva como um repertrio de valores; concluindo que os valores obrigam e enlaam nossa vontade, porque representa as tendncias prevalecentes no todo coletivo, exercendo coao ou presso sobre as conscincias individuais. Segundo ele, valor provm da relao das coisas com diferentes aspectos do ideal; mas ideal no e fuga para um alm misterioso; ele est na natureza, da natureza. Jamais do desejvel se resulta a obrigao moral, esse dever e valor (obrigatrio e desejvel) tornam-se aspectos de uma realidade a medida que se forma uma conscincia coletiva com referncia s individuais. Desse modo, acentua-se o direito, para Davy e Bougl, como smbolo visvel da solidariedade social. Davy procura mostrar como na histria da sociedade surgem valores que se impem de modo objetivo e ideal. At mesmo a personalidade teria sido colocada por uma conscincia coletiva. E Bougl apresenta uma tese sobre a evoluo sociolgica dos valores, e mostra que determinadas posies espirituais no surgiram na conscincia histrica repentina, mas marcam o amadurecimento de um processo multissecular. O homem muitas vezes no direciona suas aes ao que quer, s vezes ele contraria suas tendncias naturais ou espontneas. O valor seria a inclinao imediata de nosso ser. Os valores podem levar o homem a vencer aquilo que seria sua tendncia natural; o mundo valioso o do superamento tico. Davy se contrape ao idealismo de valores inatos inscritos no direito natural, os valores se revelam na civilizao humana. Para Durkheim, os fenmenos podem ser explicados segundo esquemas de valores genrico ou constantes, uma vez que h uma funcionalidade entre os delitos e as causas sociais (econmicas, ou psicolgicas, ou racial ou demogrfica). A opinio da maioria no traduz a certeza ou verdade no modo das estimativas. Poder ser indcio de verdade ou de validade. O que se acontece com frequncia apena indcio, que pode ser contrariado no decorrer da histria. Ontologismo Axiolgico

Max Scheler critica o formalismo de Kant, criando uma tica material de valores; fundou bases de uma tica, de contedo estimativo ou axiolgico. Nicolai Hartmann desenvolve a ideia de Scheler com um ontologismo rigoroso; se volta ao campo dos valores posio platnica. Ambos os pensadores entendem que os valores no dependem de nossos desejos, nem so projees inclinaes psquicas ou do fato social, mas algo que se pe antes do conhecimento ou da conduta humana (podendo, tambm, ser a razo dessa conduta). Os valores apresentam um ideal de si por si, com uma conscincia prpria de modo que seriam descoberto atravs da histria, e no constitudos por ele na histria. A histria seria a descoberta incessante desse mundo ideal ou modelo. Os valores seriam objetos ideai ou a eles correspondentes em sai irrealidade, anteriores a qualquer processo histrico, porque eternos. A histria seria a tentativa de se atingir esse mundo transcendente por meio de intuies, as nicas vias de acesso at s realidades estimativas. Segundo Scheler e Hertmann, graas intuio que podemos entrar no mundo dos valores. Os valores que podem ser captados por um contato direto do esprito, quer emocionalmente (Scheler), quer emocionalmente e por meio de sua essncia (Hartmann). Hartmann acentua a diferena do mundo dos valores e do histrico, diz que s podemos captar os valores na singularidade, porque eles no se comunicam uns com os outros, nem tornam possvel qualquer progresso. Os valores so um mundo subsistente e cerrado em si mesmo. Contudo, essa separao entre valor e histria, ficando est vazia de sentido. Teoria histrico-cultural dos valores No desconhecem as contribuies da psicologia nem da sociologia nesta matria, mas procuram resolver as dificuldades de ordem lgica e filosfica encontradas na crtica da posio puramente emprica. As doutrina histrico-culturais se unificam na convico de que se impossvel compreender o problema do valor fora do mbito da histria, local de realizao dos valores e projeo do esprito da natureza. O homem o nico ser capaz de inovar ou instaurar algo de novo no processo dos fenmenos naturais, fazendo nascer um mundo imagem de seu tempo vivido. Por Louis Lavelle o ato, no qual o eu assume o seu ser prprio, o ato que funda o valor em si mesmo e de todos os objetos a que se aplica, de todos os fins que se quer atingir. na relao do eu com o todo que reside a origem do valor. Nada se cria, tudo se transforma, que a histria se repete. A natureza se repete e s o homem inova e se transcende. essa atividade inovadora, essa de gerar as prprias razes, que se chama de esprito. Por meio das leis natural, instrumentos ideais, o homem fez surgir o mundo histrico, o mundo cultural; s podendo faz-lo por ser livre com poder de sntese, permitindo poder

construir formas e estruturas novas reunindo unidades, de sentidos inesgotveis, os elementos particulares e dispersos da experincia. Assim, o esprito humano se projeta sobre a natureza, conferindo-lhe dimenso nova, ou valores. O valor projeo do esprito universal, enquanto se projeta como conscincia histrica (que traduz a interao de conscincias individuais). Mas o que move o esprito nesse projetar-se histrico divergente nas doutrinas. Ora so tendncias ticas, ora anseios de liberdade, e ora necessidades econmicas no sentido do progressivo domnio sobre a natureza. O elemento de fora, domnio e supremacia dos valores resulta na conscincia do esprito por si mesmo; os valores obrigam porque representam o homem mesmo, como autoconscincia espiritual. Essa projeo do esprito n histria o que Hegel denominava esprito objetivo. Os valores no so objetos ideais (estticos que se desenvolvem de maneira reflexa), eles se inserem em nossas experincias histricas, imanando-se dela. Entre valor e realidade a um nexo de polaridade e implicao. Assim, o valor no se reduz ao real, sua essncia de superar a realidade e essa jamais se esgota. Os valores no so apenas fatores ticos, eles tambm constituem essa experincia, que consideramos historicismo axiolgico.

A cultura e o valor da pessoa humana


Objetividade e historicidade dos valores Os valores se manifestam na histria. No so uma realidade ideal, como um modelo definitivo, so algo que o homem realiza em sua prpria experincia e que vai assumindo diversas e exemplares experincias, atravs do tempo. No plano da Histria, os valores possuem objetividade, porque jamais se esgotar a possibilidade dos valores; sempre aberto para um gnio inventivo e criador. Trata-se de uma objetividade relativa, uma vez que no existem de si por si, mas em relao aos homens. Mas no lhe falta imperatividade tica; segundo Brightman, no h valores que possam ser apreciados plenamente sem se levar em conta todos os demais, a experincia pessoal e a coletiva. O homem revela-se como pessoa ou unidade espiritual, fonte, base de toda a axiologia, e todo o processo cultural. Os socilogos evidenciam como nascem os valores, nascem de uma conscincia individual e social. O homem o valor fundamental, que vale por si mesmo por se o nico capaz de valores.

Quando o homem, perante fatos, toma uma posio, estima o mesmo fato e situa em uma totalidade de significados, surge assim o fenmeno da compreenso: o ato de valorar como componente essencial do ato de conhecer. O problema dos valores problema de compreenso e no de explicao. A pessoa como valor fonte O ser do homem o seu dever ser. O homem representa algo que um acrscimo natureza, a sua capacidade de sntese, como instaurador de novos conhecimentos, como constituio de novas formas de vida. O poder nomottico do esprito consiste em sua faculdade de outorgar sentidos aos atos e s coisas, que comea pela linguagem. O homem constitui um segundo mundo, o da cultura. O homem, valendo-se dos conhecimentos obtidos na ordem do ser compreendeu e integrou em sua existncia os conhecimentos neutros, que no estavam nos fenmenos explicados. O problema do valor reduz-se prpria espiritualidade humana. O valor dimenso do esprito humano. Modelando a natureza sua imagem, projetando o esprito para fora de si, ele forma a cultura. O valor no se apresenta de forma lgica e esquemtica, mas inserido atravs de um processo histrico. O homem, cujo ser o seu dever ser, construiu o mundo da cultura sua imagem e semelhana, razo pela qual todo bem cultural s enquanto deve ser, e a internacionalidade de conscincia se projeta e se revela como internacionalidade transcendental na histria das civilizaes, ou seja, como invariante axiolgica fundamental. A pessoa uma conquista da obra civilizadora da espcie humana, devendo-se evoluo histrica a conscincia social do valor da personalidade. A sociedade essencial emergncia dos valores (sociedade no fonte, mas sim fonte de emergncia dos valores); mas essa emergncia condicionada pelo valor transcendental e intrnseco do homem como tal (tal valor o de ser pessoa, socivel). Valores, uma vez revelados conscincia humana, tornam-se invariantes axiolgicas, atuando universalmente como se fossem inatos.

You might also like