You are on page 1of 32

Camares e crustceos

n n

Bitopos de camares e crustceos Montar e manter com sucesso 

ndice
O mundo fascinante dos camares e crustceos. .......................................................... 3 Espcies de camares........................................... 4 Espcies de crustceos......................................... 5 Manuteno de camares e crustceos............... 6 Aqurios comunitrios........................................... 7 Aqurios bitopo Bitopo tpico de camares............................... 8 Bitopo tpico de lagostins................................. 10 ................................................................... 12 Plantas. Localizao............................................................ 13 Material de fundo e decorao.............................. 14 ......................................... 15 O equipamento tcnico. Acondicionamento da gua................................... 18 Colocar as plantas................................................. 20 Colocar os animais. ................................................ 21 Manuteno da gua............................................. 23 Alimentao natural............................................... 24 Reproduo. ........................................................... 28 Tratamentos para crustceos?.............................. 29 Caranguejos eremitas terrestres............................ 30

O mundo fascinante dos camares e crustceos


Os camares e os crustceos so habitantes teis e muito interessantes dos nossos aqurios. As pessoas tambm gostam de manter estes animais em comunidade com peixes. Sobretudo os camares anes, nos ltimos anos, foram-se tornando cada vez mais populares. Camares como o camaro Am a no (Caridina multidentata) so mantidos nos nossos aqurios principalmente como aproveitadores de restos e comedores de algas. E, acima de tudo, as plantas livram-se das indesejadas algas. Devido colorao e ao comportamento in teressante, criar paisagens subaquticas s para camares e crustceos torna-se particu larmente impressionante. Para isso, os aqurios Nano so especialmente adequados. So aqurios bitopo com condies semelhantes s da natureza num espao muito reduzido. Este Manual SERA ser til na montagem e manuteno do mundo fascinante dos camares e crustceos.

Espcies de camares
Camares anes
Trata-se de um grupo de crustceos mui to popular entre os aquarifilos com exemplares muito variados de ca mares pequenos (na maioria das ve zes s alcanam 4 cm de comprimento). Du rante todo o dia, com as suas tenazes, os camares raspam e comem as al gas e outros organismos que cresc em, por exemplo, nas plantas e nas pe dras. Es tes animais decorativos e interessantes geralmente so muito pacficos, po dem-se manter em grupos sem quaisquer problemas e podem-se combinar com peixes e outros habitantes do aqurio que tambm sejam pacficos.

Macrobrachium
Estes camares tm tenazes relativamente grandes e compridas. Algu mas espcies alcanam um tamanho con sidervel, de tal modo que tambm podem chegar a comer peixes e ou tros crustceos. Alm disso, o seu mar cante comportamento territorial pode causar lutas entre exemplares da mesma espcie. Espcies mais peque nas, como a Macrobrachium cf. banja rense ou a Macrobrachium lanchesteri, geralmente so mais sociveis e necessitam de menos espao.

Camares filtradores
Nas pontas do primeiro par de pernas, estes animais tm plos compridos, que podem abrir em forma de leque. Com estes plos filtrantes, filtram, da corrente de gua, as partculas de nu trientes flutuantes (plncton vegetal e animal). Os camares filtradores gos tam de se assentar em superfcies speras ou duras, para que se possam segurar na corrente de gua.

Espcies de crustceos
Lagostins anes Espcies de Cambarellus
As espcies de Cambarellus so adequadas para manter em aqurios. No estado adulto medem entre 3 a 6 cm. No aconselhvel mant-las juntamente com camares, j que os cama res podem ser uma presa agradvel para elas. As plantas no fazem parte da sua alimentao, por isso, os lagos tins anes podem-se manter, sem quaisquer problemas, em aqurios com plantas. A esperana de vida de 1,5 a 2 anos. As espcies de Cam barellus encontram-se na Amrica do Sul.

Espcies de Cherax
Estes crustceos coloridos alcanam um tamanho muito maior que as espcies de Cambarellus e vivem du rante mais tempo at 8 anos. So maioritariamente pacficos. Devido s suas grandes tenazes movem-se de forma meio desajeitada. As espcies de Cherax gostam de se esconder. Algumas espcies so activas no escu ro, outras tambm procuram comida durante o dia.

Manuteno de camares e crustceos


Geralmente aplica-se a seguinte regra para todas as formas de manuteno, tambm para camares pacficos e sociveis: Quanto menos, melhor! Alm disso, caso tenha um grande nmero de exemplares, h que ter em considerao que lhes deve oferecer tantos esconderijos quanto possvel. Es pe cial mente durante a ecdise, os crustceos e os camares necessitam de um esconderijo, para proteger o seu corpo mole.

Ecdise
Os crustceos e os camares tm um exo squeleto, ou seja um esqueleto externo. Como este no pode crescer com eles, substitudo regularmente por um novo du rante a ecdise. Trata-se de um momento emocionante, quando o crustceo abandona a sua antiga pele, tambm chamada exvia, e se torna visvel a nova carapaa ainda mole e flexvel. Seguidamente, o exosqueleto que se estende at se adaptar ao novo tamanho, endurece por meio de processos qumicos e de depsitos de minerais por exemplo clcio. Os membros feridos ou arrancados podem tornar a crescer pouco a pouco com a ecdise. Os problemas durante a ecdise, na maior parte das vezes, so causados por con dies imprprias ou por uma alimentao deficiente e inadequada. Com os alimentos especiais para crustceos SERA crabs natural e SERA shrimps natural podem-se prevenir os problemas com a ecdise.

A carapaa depois da ecdise (exvia)

Aqurios comunitrios
Quando se combinam camares com peixes, deve-se proceder com prudncia. Fre quen temente, o perigo provm mais da parte dos peixes que dos camares. Particularmente os Gupis e os cicldeos tm a tendncia de mordiscar os seus companheiros de aqurio. O mesmo se pode dizer no que diz respeito aos crustceos. Para a manuteno em aqu rios comunitrios, so aconselhveis principalmente os lagostins anes, como por exemplo o Cambarellus patzcuarensis var. Orange. Tendo crustceos grandes no aqurio, por um lado existe o perigo de que o aqurio decorado com tanta dedicao seja demolido no prazo de pouco tempo e de que as plantas sejam despedaadas; por outro lado, os crustceos especialmente agressivos j no deixam os peixes em paz. Por este motivo, os crustceos grandes, de preferncia, devem ser mantidos num aqurio para uma s espcie. No entanto, neste caso tambm h que ter em conta que o facto de ter demasiados animais em pouco espao pode provocar mais agressividade e canibalismo.

Cambarellus patzcuarensis var. Orange

Gasteropelecidae

Peixe-Gato

Recomendao para aqurios comunitrios


Se quiser ter crustceos ou camares num aqurio comunitrio, muito importante escolher os animais com muito cuidado. Peixes adequados para um aqurio comunitrio so os peixes de superfcie (por exemplo os Gasteropelecidae) ou tambm os peixes do fundo (Peixes-Gato que no sejam muito pequenos). Pelo contrrio, no aconselhvel combin-los com peixes vivparos muito enrgicos, Btias-Palhao e cicldeos. No caso dos crustceos grandes, recomendamos, quando muito, a combinao das espcies australianas de Cherax pacficas, como Red Claw (Cherax quadricarinatus) ou Cherax destructor com espcies de peixes robustas.
Cherax destructor

Aqurios bitopo
De forma ideal, a composio do aqurio com camares e crustceos deve ser realizada de acordo com o habitat natural riachos e pequenos rios. Para cada bitopo, todos os elementos esto presentes nas propores correctas, como por exemplo, o tamanho do aqurio, a quantidade dos animais e das espcies de animais, a quantida de das plantas e das espcies de plantas, o filtro e a iluminao. Deste modo, evita a combinao de animais que, devido ao seu tamanho, sua forma de alimentao e sua origem, no so compatveis. Num bitopo semelhante natureza, a qualidade da gua pode-se regular optima mente e manter-se a longo prazo, sem grandes esforos. SERA pro pe-lhe os seguintes bitopos:

Bitopo tpico de camares


Num aqurio de 60 litros como, por exemplo, no SERA Biotop Nano Cube 60, colocase no mximo de um at trs tipos de camares. Tanto a Atya gabonensis como a Atyopsis moluccensis so espcies que se podem combinar bem com os camares anes. Coloque um total de cinco at no mximo de vinte animais no aqurio. Na hora de planear a populao, mantenha baixo o nmero de exemplares grandes, como a Atya gabonensis. Camares no SERA Biotop Nano Cube 60 representado na figura: 2  Atya gabonensis 15  Camares Crystal Red Em relao s plantas, veja a pgi na 12.

Camaro Amano (Caridina multidentata)

Atya gabonensis

Camaro Crystal Red (Caridina cf. cantonensis)

Caridina cf. babaulti var. Green

Camaro Bumblebee (Caridina cf. breviata)

Atyopsis moluccensis

Camaro Red Fire (Neocaridina heteropoda var. Red)

Aqurios bitopo
Bitopo tpico de lagostins
Num aqurio de 60 litros devese colocar no mximo 6 lagostins anes. Para criar um par de lagostins, como por exemplo de Yabbys, necessita-se de um aqurio de no mnimo 1,20 m de lado. Lagostins anes no SERA Biotop Nano Cube 60 representado na figura: 6 Cambarellus patzcuarensis var. Orange Em relao s plantas, veja a pgina 12.

10

Cambarus manningi

Cherax destructor

Cherax holthuisi

Cherax sp. var. Hoa Creek

Cherax sp. var Red Brick

Red Claw (Cherax quadricarinatus)

Cambarellus patzcuarensis var. Orange

Cherax sp. var. Tiger

11

Plantas
Tal como no habitat natural riachos e pe quenos rios a quantidade de plantas deveria ser limitada. No entanto, no aconselhque vel abdicar completamente de plantas, por as plantas degradam poluentes. Alm disso, nas plantas, os animais, sobretudo os mais jovens, encontram esconderijos e (graas aos microorganismos que nelas se fixam) tambm um excelente lugar onde podem comer. Algumas plantas particularmente aconselhveis so, por exemplo: Feto de Java, Vallis nerias, Bolas de Musgo e diversas espcies de musgo, por exemplo Musgo de Java. Pode-se alterar a quantidade das plantas aqui propostas, segundo a imaginao individual de cada aquarifilo. Assim, por exemplo, uma parede posterior de Musgo de Java pode ter um aspecto muito bonito. Ao projectar a vegetao do aqurio, tenha em considerao que as plantas que se compram ainda no alcanaram o seu tamanho final. 6 Vallisnerias 1 2 Fetos de Java 2 3 Bolas de Musgo Musgo de Java, segundo as suas preferncias

H1

Vallisneria

M1

Feto de Java (Microsorium pteropus)

Bola de Musgo (Cladophora aegagrophila)

V1

V2 Musgo de Java (Vesicularia dubyana)

12

Localizao
No coloque o aqurio luz do sol directa, seno o crescimento de algas favorecido e a gua aquece demais. A base onde se coloca o aqurio deve ser estvel e horizontal. Para este fim, os respectivos armrios de suporte da SERA so ideais. Antes de decorar o seu aqurio, deveria pensar bem sobre a estrutura ideal. Uma boa maneira de comear, fazer um esquema com todas as construes de pedras, razes e plantas.  No se esquea de planear a existncia de suficientes esconderijos. As cavernas, que podem facilmente ser construdas empilhando pedras chatas ou pedras com buracos, so muito bem aceites pelos peixes.  As plantas de grande porte devem ser colocadas na parte de trs do aqurio. Se as puser frente iro tapar a viso do que lhe est atrs. frente devem ser plantadas plantas rasteiras ou de pequeno porte. Se utilizar convenientemente os materiais  de decorao poder facilmente esconder o equipamento tcnico do aqurio (aque cedor, filtro, etc.).
H1 Vallisneria V1 V1 V2 V2 M1 Fetos de Java V1 Bolas de Musgo V2 Musgo de Java Razes Pedras

SERA Biotop Nano Cube 60 Filtro, aquecedor, bomba H1 H1 M1 V1 H1 M1 H1 H1 H1

13

Material de fundo e decorao


Material de fundo
Primeiro distribua uma camada de 2 cm de substrato arenoso de longa durao SERA floredepot nos lugares que destinou para as plantas. Durante a fase inicial, o SERA florede pot fornece s plantas os nutrientes que elas necessitam para razes fortes e folhas verdes. Em cima, coloque uma camada de aproximadamente 5 cm de areo ou areia do rio, acabada de lavar e sem corantes, e ainda alguns seixos de maior tamanho. Se quiser prescindir da areia no aqurio, para manter crustceos importante incluir sempre um pouco de areia no substrato. Os animais necessitam de gros de areia ou de pedras muito pequenas, para os armazenar no seu rgo de equilbrio (chamado estatocisto) durante a ecdise.

Decorao
As razes, tal como as plantas, so adequadas como zona de pasto e como elementos estruturais. Oferecem aos animais a proteco necessria, especialmente no perodo importante depois da ecdise. Sobretudo quando se mantm crustceos agressivos ou camares da espcie Ma cro brachium no aqurio, muito importante pro porcionar ainda mais esconderijos. Para isso, tambm se podem utilizar pedras com buracos ou tubos que ofeream aos animais esconderijos fceis de defender, at que o seu exosqueleto esteja duro.

14

2 cm

5 cm

O equipamento tcnico
Aps ter introduzido o substrato e colocado a decorao, instale o equipamento tcnico. Estes trabalhos no so necessrios num SERA Biotop Nano Cube 60. 1

O aqurio compacto da SERA, para um incio fcil


O SERA Biotop Nano Cube 60, com o seu equi pamento completo, est pronto a funcionar e biologicamente activo de imediato. O siste ma de filtragem bioactivo inicia imediata mente a decomposio de poluentes. Deste modo, pode poupar semanas, no que diz res peito aos perodos de arranque. 1 Aqurio com vidro frontal convexo Vidro polido Volume aprox. 60 litros  Dimenses: comp. 40,3 cm x alt. 46 cm x larg. 48,4 cm 2 Tampa para aqurio com 2.1  tubo fluorescente para aqurio T5, PL18 W 2.2 abertura para os alimentos mecanismo para deslizar e levantar a 2.3  tampa 3 Filtro interior de 4 cmaras com 3.1 rede 3.2  esponja filtrante para a filtragem mec nica 3.3  SERA siporax 1.000 ml para a filtragem biolgica com 270 m2 de rea de filtra gem 3.4 SERA aquecedor 50 W 3.5  SERA bomba de circulao STP 1000 Incluindo:  100 ml de SERA blackwater aquatan, acon dicionador de gua  50 ml de SERA filter biostart, culturas biol gicas para a decomposio biolgica de po luentes O SERA Biotop Nano Cube 60 tem uma moldu ra de segurana colada no fundo. Por isso, pode colocar o aqurio directamente em ci ma de um armrio. No utilize bases adicio nais! 2.1 2.2

2.3

2.3

3.1 3.2 3.3 3.4 3.5

15

O equipamento tcnico
Filtro
Num aqurio de crustceos ou camares, um filtro desempenha duas funes importan tes. Por um lado, purifica a gua, por outro lado produz uma corrente constante que imita o movimento de um riacho. Ento, os camares filtradores, por exemplo, s tm acesso sua alimentao se existir corrente de gua. Para uma filtragem mecnica e biolgica eficaz, so ideais os filtros interiores SERA para aqurios pequenos SERA fil 60 ou SERA fil 120. Em combinao com o material filtrante biolgico SERA siporax mini, obtmse uma gua biologicamente limpa. Os filtros interiores para aqurio SERA fil po dem ser ampliados com cartuchos adicionais.

Material filtrante SERA siporax mini

Cartucho para filtro

SERA super carbon carvo activado

Cartucho para filtro

Esponja filtrante

Cartucho final

16

de acida A cap mposio e d co de de a de 1 litroini ic m g x l a bio A sipor litros SER de 34 l le a equiv de materia ico cerm

Iluminao
Os camares e os crustceos no tm neces sidades especiais, no que diz respeito ilumi nao. Por este motivo, no caso de tampas com vrias lmpadas, pode-se escolher uma das lmpadas conforme as necessidades das plantas, por exemplo SERA plant color. Caso se utilize s uma lmpada, recomendamos a SERA tropic sun.

Aquecedor
Muitos camares provm de zonas climticas subtropicais. Sendo assim, uma variao da temperatura segundo as estaes do ano natural e at pode contribuir para o melhora mento da reproduo. Para a maior parte das espcies, a temperatura ptima encontra-se entre 19 e 25 C (por exemplo para os Caridina cf. cantonensis var. Tiger, camaro Bum ble bee e camaro Crystal Red). O camaro Amano (Caridina multidentata) at se sente bem a temperaturas entre 10 e 30 C. A maior parte dos crust ceos necessita de temperaturas entre 20 e 27 C. Os animais al canam um melhor crescimento a uma temperatura de aproxima damente 25 C. Para aquecer o aqurio, recomendamos o SERA aquecedor com termsta to para aqurio.

Tampa
Tanto os crustceos como os camares necessitam de uma tampa de aqurio que os impea de fugir, j que eles gostam de explo rar os arredores e para isso, em determina das circunstncias, at podem sair do aqu rio.

Abastecimento de oxignio
Como nos riachos borbulhantes no habitat natural destes animais, na gua do aqurio tambm importante uma elevada concen trao de oxignio, tanto para a ecdise, como para a reproduo. Pode obter uma elevada concentrao de oxignio, se, para alm do filtro, tambm utilizar uma bomba, por exemplo a bomba de ar SERA air 110 plus, juntamente com uma pedra difusora do SERA air set.

17

Acondicionamento da gua
Encher correctamente o aqurio
Para que a gua no remexa o areo e o subs trato, primeiro coloque um prato raso sobre o areo. Depois dirija a gua morna (24 26 C) para o prato at encher 2/3 do aqurio. O SERA termmetro de preciso simplifica a verificao da temperatura.

Acondicionar a gua
Em geral, os crustceos reagem de forma ainda mais sensvel do que muitas espcies de peixes a uma poluio qumica da gua. Por este motivo, a gua da torneira tem que ser acondicionada. Cada vez que encher o aqurio, seja o primeiro enchimento ou uma mudana parcial de gua, adicione sempre SERA aquatan ou o novo SERA blackwater aquatan, que foi especialmente desenvolvi do tambm para crustceos. Aglutina ime diatamente os ies de metais pesados, clarifica a gua e neutraliza as substncias txi cas, como por exemplo o cloro agressivo. Alm disso, recomendamos, por exemplo na fase inicial ou consoante as necessidades, a utilizao de SERA super carbon como carvo activado, que re move com segurana as outras substncias txicas da gua. Preste ateno dureza adequada da gua. A dureza da gua refere-se concentrao de ies dissolvidos de metais alcalinos-terrosos. A gua macia contm uma quantidade me nor destes ies (sobretudo clcio e magnsio) do que a gua dura. A maioria das espcies de camares est habituada a uma gua mais macia, como a dos seus bitopos de ori gem.

18

Os camares Red fire e Amano, por exemplo, necessitam de uma dureza de carbonatos entre 4 e 16dkH, enquanto que os camares Crystal Red e Caridina cf. cantonensis var. Tiger necessitam de uma dureza ainda menor, entre 2 10dkH. Portanto, com uma dureza de carbonatos entre 5 e 10dkH ter sempre um valor adequado. Geralmente, os crustceos adaptaram-se a habitats com gua um pouco mais dura. Caso seja necess rio reduzir a dureza de carbonatos, devido a uma gua dura da torneira, introduza SERA super peat (granulado de turfa) no filtro. Deste modo, tambm se evita o crescimento de fungos e bactrias prejudiciais. Para medir a dureza de carbonatos, utilize o SERA kH-Test e, se necessrio, aumente-a com SERA KH/pH-plus.

Ajuda imediata
Se, apesar de todas as precaues, a concen trao de poluentes aumenta muito de repente, o SERA toxivec evita imediatamente uma intoxicao grave dos seres vivos do aqurio.

Camaro Amano (Caridina multidentata)

Camaro Red Fire (Neocaridina heteropoda var. Red)

19

Colocar as plantas
As plantas recm compradas devem-se colocar sempre na gua, num recipiente parte, durante vrios dias. No decorrer deste processo, mude a gua vrias vezes, para eliminar os fertilizantes em excesso e possveis restos de produtos fitofarmacuticos e tratamentos. Alm disso, a colocao de plantas de caule pode implicar alguns riscos, j que necessrio cort-las, podendo o corte causar a libertao de substncias vegetais prejudiciais. 1.  Apare ligeiramente as pontas das razes com uma tesoura afiada (fig. 1) antes de efectuar o plantio e remova as folhas de feituosas ou em inicio de decomposio. Escave um buraco no fundo com o seu 2.  dedo (fig. 2). O fundo deve ter sido previamente preparado com SERA floredepot. 3.  Coloque as razes cuidadosamente dentro do buraco (fig. 3) e cubra-as com o areo de fundo. Calque cuidadosamente o areo e puxe ligeiramente a planta, de tal forma que as razes fiquem novamente voltadas para baixo.
3

Fertilizar correctamente as plantas


Com o sistema de fertilizao SERA, com pro dutos desenvolvidos para trabalhar em conjunto, fcil obter bons resultados na manuteno das plantas. Com o substrato SERA floredepot, oferece s plantas uma base ptima para um crescimento forte. Use SERA floreplus como promotor do crescimento durante as primeiras 4 6 semanas. Quanto mais rapidamente crescerem as plantas, mais depressa contribuiro para a purificao biolgica da gua e com oxignio para os habitantes do aqurio. Depois passe fertilizao regular. As plantas que absorvem os seus nutrientes principalmente atravs das folhas so fertilizadas com SERA florena. Para as plantas que absorvem os nutrientes princi palmente atravs das razes, deve utilizar SERA florenette A. Para repor os nutrientes consumidos diariamente, adicione SERA flore daydrops.

20

Colocar os animais
Finalmente, o aqurio est decorado e plantado; o filtro, o aquecedor e a iluminao trabalham como devem. Os testes SERA indicam que a qualidade da gua boa.  Aplique algumas gotas de SERA filter bio start em SERA siporax mini. Coloque o fil tro em funcionamento. A decomposio biolgica de poluentes inicia imediatamente no filtro.  Adicione SERA bio nitrivec gua do aqurio. Deste modo, inicia a decomposio biolgica de poluentes no aqurio.  No dia seguinte (1 dia) introduza 10 % do total dos animais.  Durante 10 dias seguidos, adicione diariamente SERA bio nitrivec (dose normal), Procedendo assim, encurtar o tempo de incio da actividade bacteriana.  4 dia: introduza mais 30 % do total dos peixes que pretende.  5 e 7 dia: verifique o amnio e o nitrito. Neutralize rapidamente os valores demasiado altos com SERA toxivec.  8 dia: introduza mais 30 % do total dos peixes que pretende.  10 dia: como no 5 e no 7 dia.  11 dia: introduza os restantes 30 % dos peixes. Durante esta fase inicial, distribua pouca co mida (por favor, veja a partir da pgina 24).

de acida A cap mposio e d co de de a de 1 litroini ic m g biol A siporax litros e 34 SER le d terial equiva a m de mico cer

21

Colocar os animais
Colocar os camares e os crustceos
A transposio para um novo aqurio significa uma mudana de clima para os animais. Desligue a luz do aqurio. Evite claridade forte. 1.  Coloque o saco com os animais no aqurio (abertura para cima) e certifique-se que o saco flutua. 2.  Abra o saco e dobre a borda vrias vezes, assim o saco ir flutuar livremente na gua. No decorrer de meia hora, deite gua do aqurio para dentro do saco, em pequenas quantidades, at que o saco contenha 2 ou 3 vezes o volume inicial. 3.  Aps 30 minutos, pode transferir os animais para dentro do aqurio, com a SERA rede para peixes. Deite fora a gua de transporte!
1

22

Manuteno da gua
Os aqurios correctamente montados necessitam de pouca manuteno. Criadores bemsucedidos recomendam mudar semanalmente 30 50 % da gua do aqurio. Isto simula as chuvadas que so normais na natureza, que por seu lado aumentam a disposio para a cpula. No aqurio de uma s espcie, a gua adicionada pode ser alguns graus mais fria. No entanto, a gua adicionada deve ser sempre acondicionada com SERA aquatan ou SERA blackwater aquatan. Outra razo im portante para a regular mudana parcial de gua que os camares e os crustceos no toleram bem o nitrato. Uma elevada concentrao de nitrato provoca problemas relati vos ecdise. Verifique a concentrao de nitrato com o SERA teste de NO3.

O lodo que se origina aspira-se adequadamente durante a mudana parcial de gua com o SERA limpador de areo. No entanto, deve ficar sempre um cantinho de lodo no aqurio, porque os camares sobretudo os animais jovens, gostam de utilizar o lodo como fonte de alimentao adicional. As exvias soltadas durante a ecdise no devem ser retiradas. Contm minerais valiosos, e, na maior parte das vezes, os animais comemnas por completo.

23

Alimentao natural
Tanto os crustceos como os camares pertencem aos animais omnvoros, isto : comem tudo. Na maior parte das vezes, os seus habitats naturais proporcionam-lhes relativamente poucas plantas, mas, em contrapartida, muitas folhas e madeira que caem para a gua. Este material orgnico que se de compe (detritos ou lodo), com os microorganismos que se desenvolvem (fungos, bactrias, organismos unicelulares) e as algas, serve de fonte de alimen tao. Esta dieta completa-se com tudo aquilo que os crust ceos possam encontrar ou apanhar: pequenos animais, como caracis, conchas, vermes, e por vezes at mesmo peixes pequenos, e frequentemente tambm carnia e fruta madura. Para co brir as suas necessidades proteicas, alguns crustceos tambm no hesitam em recorrer ao canibalismo.

Os ingredientes mais valiosos


Para estas variadas neces si dades dos crustceos, a SERA de senvolveu os novos ali mentos para crustceos SERA crabs natural e SERA shrimps natural. Graas aos seus valiosos ingredientes e ao cuidadoso pro ces sa mento, estes pro dutos so o alimento base ideal para os crustceos. A extraordinria composio de nutrientes o resultado da utilizao exclusiva de organismos aquticos, por exemplo, peixes marinhos, Gammarus, Spi ru lina e algas marinhas, como forne cedores de protenas e gorduras. Deste modo, as protenas contidas caracterizam-se pela sua com posio de aminocidos que os crustceos podem aproveitar de forma ptima.

24

De fcil digesto
O alimento de fcil digesto, no poluindo a gua com os produtos da degradao no digeridos.

Abastecimento ptimo
Alm disso, esta composio garante um abastecimento ptimo de cidos gordos essenciais Omega. O elevado teor de Spi ru lina, algas marinhas e um grande nmero de ervas e legumes de alta qualidade, fornecem aos animais minerais, vitaminas e oligo-elementos importantes, como por exemplo o iodo das guas marinhas que favorece uma ecdise regulada. Tal como j foi comprovado por bastantes observaes, as urtigas tm um efeito anti-inflamatrio sobre os camares e os crustceos e aumentam a sua fertilidade. Casca de salgueiro e pau de amieiro so uma fonte natural de fibras alimentares e, alm disso, estes componentes tm um efeito anti-bacteriano e fungicida. Os Gam marus e os mexilhes de concha verde tornam o alimento particularmente atractivo. Deste modo, pudemos facilmente abdicar de aromas adicionados, tal como em todos os alimentos SERA. Alm disso, SERA pretende aproximar-se ainda mais natureza, abdican do completamente de corantes.

Corantes naturais
Estes dois alimentos contm unicamente os valiosos corantes naturais dos seus ingredientes, como a astaxantina, parecida s vita minas, que estimula enormemente a formao das cores e que provm da alga Hae matococcus. Os componentes da frmula Vital-Immun-Protect e a frmula completa do SERA crabs natural e do SERA shrimps na tural, que foi desenvolvida segundo os mais recentes conhecimentos cientficos, facili tam um desenvolvimento saudvel (com uma ecdise regular e segura), cores brilhantes, fertilidade e vitalidade dos crustceos e camares.

25

Alimentao natural
A forma ideal dos alimentos
Devido forma dos dois alimentos aos gros do SERA shrimps natural e aos extraor dinrios anis do SERA crabs natural os ani mais podem transportar o alimento para lugares protegidos, para a poderem comer tranquilos. Os crustceos preferem os anis do SERA crabs natural. Com estes anis, origina-se uma verdadeira luta entre os crustceos, at que eles se possam retirar para um lugar tranquilo com um anel inteiro ou, no caso das espcies pequenas, com um pedao de um anel. Para os crustceos que tm tenazes, os anis so particularmente fceis de agarrar. Os dois alimentos afundam-se rapidamente e mantm a sua forma na gua durante pelo menos 24 horas, no perdendo o seu sabor e os seus ingredientes. Assim, este alimento corresponde perfeitamente ao hbitos alimentares naturais destes animais e a gua no desnecessariamente poluda. Ns reco mendamos a distribuio diria destes valiosos alimentos, que alm disso tambm so perfeitamente adequados para crustceos marinhos e tambm so bem aceites pelos Peixes-Gato.

Os camares mais pequenos gostam de agar rar num gro e arrancar partculas de comida em movimentos giratrios. assim que na natureza comem a vegetao que cresce, por exemplo, em pedras pequenas. No caso dos camares muito pequenos ou jovens, um gro de SERA shrimps natural suficiente para vrios animais. Quando um camaro j est satisfeito, deixa cair o gro e o prximo camaro pode continuar a comer.

26

Para variar
Para tornar a dieta mais variada, de vez em quando pode distribuir pedaos de legumes escaldados (por exemplo ervilhas, courgettes, cenouras) e folhas (por exemplo de carvalho, faia, nogueira, amendoeira-da-praia). No caso dos legumes, imprescindvel recorrer cultura biolgica j que os camares e os crustceos so extremamente sensveis aos pesticidas. SERA marin gourmet nori algas nori naturais de fcil digesto tam bm oferece um complemento excelente para a alimentao dos crustceos, desde que se utilize um clip para afundar o alimento.

Alimentao no aqurio comunitrio


Nos aqurios comunitrios onde so distri budos os alimentos da famlia de produtos SERA vipan (SERA vipan, SERA vipagran, SERA vipachips) os crustceos mantidos em comu nidade estaro dispostos a compartir a comida com os restantes habitantes. Os animais tambm aceitam bem as SERA Spirulina Tabs. Deste modo no ficam restos de comida no aqurio e evita-se uma excessiva poluio orgnica da gua. Pelo menos uma vez por semana, tambm deve distribuir SERA crabs natural ou SERA shrimps natural no aqurio comunitrio, para cobrir as necessidades especiais dos crustceos.

27

Reproduo
Caso deseje criar camares, deve considerlo logo no momento de seleccionar os cama res. Alguns camares, como por exemplo o camaro Amano (Caridina multidentata), ne cessitam de gua salgada no estado de larva (tipo primitivo) e, por este motivo, no so adequados para a criao. Alguns camares que se podem criar bem no aqurio so, por exemplo os camaro Crystal Red (Cari di na cf. cantonensis), camaro Red Fire (Neo caridina di na cf. cantoheteropoda var. Red) e Cari nensis var. Tiger. Entre as espcies de crus tceos mais fceis de criar encontram-se os Procambarus alleni, Cam barellus patzcuarensis var. Orange e os Cherax sp. var. Tiger. Para a criao bem-sucedida de camares e crustceos, tenha em considerao os se guintes conselhos: No mantenha demasia dos animais num aqurio demasiado peque no. Distribua sempre alimentos de alta quali dade. Certifique-se que a qualidade da gua boa e que a gua contm oxignio suficiente e faa semanalmente uma mudana parcial de gua. Os seus animais vo lhe agradecer com um monte de filhotes. Para evitar o canibalismo, es pecialmente os animais jo vens necessitam de muitos es conderijos adequados. Tenha tam bm em conta que, como as espcies de camares so parentes prximos, se podem originar cruzamentos hbridos no deseja dos. Para evitar isto, no deve manter as espcies de camaro Crystal Red, Caridina cf. cantonensis var. Tiger e camaro Bum blebee juntas no mes mo aqurio.
Camaro Amano (Caridina multidentata)

Camaro Crystal Red (Caridina cf. cantonensis)

Camaro Red Fire (Neocaridina heteropoda var. Red)

Caridina cf. cantonensis var. Tiger

Cambarellus patzcuarensis var. Orange

Cherax sp. var. Tiger

28

Tratamentos para crustceos?


Os camares e os crustceos ainda no foram to bem estudados como os peixes. Por esta razo, so poucos os conhecimentos sobre as doenas e o respectivo tratamento. Doenas causadas por vrus, fungos (por exemplo doena da ferrugem nos crustceos) e microspordeos, hoje em dia no se podem tratar com efi ccia. Por isso, em princpio h que oferecer aos animais as melhores condies possveis. Os animais que recebem uma alimentao completa e que, dentro do possvel, vivem num ambiente tranquilo, so muito menos susceptveis a doenas. Alm disso, a aplicao de SERA blackwater aquatan ajuda a evitar a manifestao de doenas e a acelerar o processo de cura no caso de pequenas leses. Ao adquirir animais novos, deve verifi car sempre o seu estado de sade. Nem todos os tratamentos que so bons para o bem-estar dos peixes so tolerados pelos crustceos e camares. Caso seja necessrio um tratamento no aqurio comunitrio, pode recorrer a vrios produtos SERA com boa conscincia. Alguns produtos que foram intensivamente experimentados em crustceos e que se consideram seguros so, por exemplo, os tratamentos SERA med Professional Protazol, Tremazol e Flagellol. Alm disso, tambm possvel utilizar o SERA ectopur sem risco. Aps um tratamento, os animais necessitam de SERA fishtamin. Estas vitaminas fortalecem os animais e asseguram uma recuperao rpida.

Ateno! No caso de presena de crustceos, lamentavelmente deve prescindir da conhecida efi ccia de SERA med Professional Nematol e SERA mycopur. No caso de dvida, durante o perodo do tratamento, deve

tirar os crustceos do aqurio comunitrio, para que no sejam sujeitos a este tratamento. Como alternativa, pode tratar os peixes separadamente num banho medicinal.

29

Caranguejos eremitas terrestres


Os caranguejos eremitas terrestres no vi vem na gua. Trata-se de animais de terrrio interessantes e fceis de cuidar. Estes crust ceos provenientes dos trpicos, que so animais nocturnos, podem-se manter sem problemas em grupos de 3 a 5 animais, consoan te o tamanho do terrrio. O terrrio deve ter, pelo menos, um tamanho de 50 x 30 x 30 cm. Como substrato pode-se utilizar substrato convencional para terrrios, como casca de pinheiro, misturada com areia. Os caranguejos eremitas terrestres gostam de trepar. Por isso, deve colocar almofadas de coco nas paredes do terrrio. Na natureza, os caranguejos eremitas terrestres vivem principalmente em lagoas e bebem frequentemente gua doce e salgada. Por esta razo os caran guejos devem ter acesso a ambos tipos de gua. As quantidades necessrias de gua salgada podem-se preparar facilmente com SERA marin basic salt, rico em clcio natural e oligo-elementos. Os caranguejos eremitas terrestres so omnvoros. Com certeza, o alimento para crustceos SERA crabs natural tambm ideal para estes animais terrestres. Para completar a alimentao, pode escolher entre vrios tipos de fruta e legumes, assim como saladas ou ervas (por exemplo Dente-de-Leo, Lamium ou Plantago lanceolata) de cultura biolgica. O iodo necessrio para a ecdise d-se aos crustceos com SERA marin gourmet nori, como refeio intermdia. Alm disso, estas algas de fcil digesto contm muitas vitaminas, cidos gordos polinsaturados e outros oligo-elementos importantes.

30

De vez em quando, estes animais agradecem um pouco de peixe ou carne. Neste sentido, h que ter em conta, que deve retirar a comida fresca, que no foi consumida, depressa do terrrio, j que apodrece rapidamente. Pode deixar uma tigela de SERA crabs natural durante um longo perodo de tempo no ter rrio, como reserva. Uma particularidade dos caran guejos eremitas terrestres (e a razo pela qual se chamam as sim) que eles habitam conchas vazias de caracis). J que estas

conchas no podem crescer como os caranguejos, o crustceo muda de casinha em intervalos regulares. Por isso, o crustceo deve ter sempre vrias conchas de caracol sua disposio. Pode adquir-las muitas vezes como elementos decorativos, mas tambm pode usar conchas vazias de caracol que tenha encontrado. Durante a ecdise, os caranguejos eremitas terrestres saem da sua casinha e durante este perodo imprescindvel que tenham esconderijos e um substrato hmido, onde se possam enterrar. Como estes animais provm dos trpicos, necessitam de uma temperatura de 25 30 C e uma humidade atmosfrica de 60 80 %. Dependendo do tamanho do terrrio, para isso suficiente uma lmpada normal e borrifar todos os dias o terrrio com gua.

Com este manual demos-lhe uma primeira impresso sobre a fascinante manuteno de crustceos e camares. Pode encontrar mais informaes sobre o interessante te ma camares e crustceos, entre ou tros, no livro editado por Christian W. Hofsttter Garnelen & Krebse. O autor um bilogo que conhece os habitats naturais dos crustceos e tem uma estao de criao em Venezuela. Kosmos Verlag, 121 pginas, ISBN 978-3-440-10471-2 (S em Lngua Alem)

Pode encontrar mais conselhos e truques teis sobre a manuteno de camares e crustceos nas pginas de Internet do autor: www.garnelenzucht.de e www.shrimp-pictures.com Para informaes mais concretas, por exemplo sobre as condies de manuteno de determinadas espcies, por favor dirija-se ao seu comerciante especializado ou criador. Encontrar informaes detalhadas sobre a montagem e a manuteno do aqurio nos manuais SERA A montagem e a decorao do aqurio e Manuteno do aqurio de acordo com a natureza. Pode encontrar os manuais nas lojas especializadas ou na In ternet, em www.sera.de.

31

O seu fornecedor SERA

GmbH D 52518 Heinsberg Germany

Para aqurios naturais


www.sera.de info@sera.de

39/09P

You might also like