You are on page 1of 3

HISTRIA DA POLTICA EXTERNA DO BRASIL TEXTOS RESUMIDOS

RIO BRANCO:
Em 1904 o presidente americano declarava o seu corolrio Roosevelt Doutrina Monroe, segundo o qual qualquer agresso a um Estado americano seria considerada uma agresso a todos os outros. Desse modo, os EUA estendiam sua influncia pelo continente, como se viu no desmembramento da Colmbia com a independncia do Panam e com o bloqueio naval anglogermnico Venezuela para forar o pagamento de dvidas, o que no encontrou oposio norte-americana. A poltica externa do Brasil no poderia ignorar esse cenrio. Ao assumir a chancelaria do Brasil em 1902, onde permaneceu por dez anos, servindo em quatro presidncias, o Baro de Rio desenhou uma aliana estratgica com os Estados Unidos, por meio da qual queria garantir a autonomia do Brasil dentro do subsistema sul-americano. Reconhecia a liderana dos EUA no continente no de forma submissa, mas buscando fazer o papel de interlocutor entre a poltica norte-americana e os desarticulados pases hispnicos do Sul, obtendo vantagens para o Brasil. Com Rio Branco, o Brasil buscou sua insero num quadro internacional mais amplo e para isso alinhou-se estrategicamente com a potncia hegemnica no continente americano, deslocando-se, portanto, de Londres para Washington o centro de gravidade da poltica externa brasileira. Esse relacionamento especial foi marcado pela elevao da legao brasileira em Washington ao status de embaixada, com Joaquim Nabuco sua frente em 1905. Em 1906 Elihu Root fez a primeira visita oficial de um secretrio de Estado norte-americano a um pas estrangeiro. Alm disso, os EUA ainda ajudaram o Brasil no seu esforo de rearmamento naval, no sem levantar protestos da Argentina, que acusava o Brasil de subimperialismo por servir aos interesses norte-americanos. Rio Branco manobrou habilmente entre os temores argentinos e a ameaa de uma aproximao com o Chile, uma aliana imbatvel diante dos platinos, no sentido de acalm-los. Iniciou em 1905 as conversaes para o Pacto ABC, que obrigaria os trs pases a cooperar militarmente, que s seria assinado depois de sua morte. A maior contribuio do Baro para o Pas foi a soluo de pendncias lindeiras em arbitragens contra a Argentina (questo de Palmas), Frana (questo do Amap), Guiana Inglesa (questo do Pirar) e pela aquisio do Acre pela Bolvia.

CASTELO BRANCO:
A poltica externa de Castelo Branco foi marcada por um novo alinhamento automtico aos EUA, como nos dias de Dutra, mas de forma anacrnica diante da nova conjuntura exterior. O final da dcada de 50 e o incio da de 60 foi caracterizado pela emergncia crtica dos pases

pobres (exportadores de matrias primas) aos ricos (exportadores de manufaturados de alto valor agregado) e conseqente deslocamento do dilogo Leste-Oeste para a oposio Norte-Sul, ou seja, ricos e pobres. Assim, o Brasil no se reconheceu como um pas do Terceiro Mundo, mas alinhou-se aos pases do Primeiro na esperana de fazer parte dele. Adotou a ideologia da Guerra Fria, propugnada pela ESG e centrada nas fronteiras ideolgicas, pregando que a defesa externa deveria ser exercida coletivamente. Esse era o pensamento dominante em associaes de classe e organismos governamentais como o IBAD, ADP, ESG. A conduo da poltica econmica esteve nas mos dos economistas liberais liderados por Bulhes e Roberto Campos, que colocaram em prtica o PAEG. Com sua poltica monetarista e liberal, que agradava o FMI e o Banco Mundial, houve considervel afluxo de novos investimentos no pas. No governo de Castelo Branco o Brasil se envolveu na crise da Repblica Dominicana com o envio de tropas, o que foi prejudicial sua imagem na AL, sendo acusado de subimperialista, enquanto nos recusamos a faz-lo na Guerra do Vietn. Em 1964 teve lugar a I Unctad, que teve o objetivo de colocar em pauta os descontentamentos dos pases produtores de bens primrios diante da deteriorizao dos termos de intercmbio com os pases ricos. Foi a postura brasileira no encontro que caracterizou sua poltica como anacrnica, quando tentamos defender a doutrina da segurana econmica coletiva. As relaes do Brasil no perodo foram marcadas por correes de erros cometidos nos anos da PEI. Castelo revogou a Lei de Remessa de Lucros, chegou a um acordo sobre as indenizaes pelas empresas estrangeiras encampadas no governo passado e promulgou lei que dava garantia aos investidores estrangeiros no Brasil. Digno de nota foi o rompimento com Cuba logo no ano de 1964. Castelo rechaou a aproximao com a China iniciada nos anos da PEI, bem como reduziu a intensidade de suas relaes com o bloco sovitico e com os noalinhados. Defendeu na frica a composio da comunidade afro-luso-brasileira, em nome da identidade histrica entre os trs, em alinhamento com Portugal. As relaes com os pases latino-americanos foram secundrias, mas vale destacar a inaugurao da Ponte da Amizade entre Brasil e Paraguai em 1965.

COSTA E SILVA:
A diplomacia da prosperidade de Costa e Silva representou a volta aos parmetros que orientaram a Poltica Externa Independente dos governos de Jnio Quadros e Joo Goulart e o abandono do alinhamento automtico e anacrnico dos dias de Castello Branco. Costa e Silva reconheceu a importncia da poltica externa no aproveitamento de potencialidades internas do pas. Buscou uma diplomacia voltada para uma autonomia no desenvolvimento do Brasil, mostrando iseno ideolgica diante dos alinhamentos da Guerra Fria e situando o dilogo com as grandes potncias na oposio Norte-Sul. A conjuntura externa lhe conferiu uma ampla margem de manobra diplomtica com a dtente entre os EUA e a URSS deslocava as tenses para a oposio Norte-Sul, que recrudesceu

na II Unctad em 1968. Nesse encontro, o Brasil liderou o Grupo dos 77 e defendeu a criao de um sistema geral de preferncias nas relaes comerciais, na tentativa de estabelecer uma nova ordem mundial atravs do dilogo entre os pases ricos e pobres. Nessa poca, a Europa j havia reconstrudo sua economia e o Japo, bem como os pases da Opep e os socialistas se mostravam como excelentes alternativas comerciais para os pases que buscavam ampliar seus mercados, caracterizando um policentrismo econmico mundial. Durante os anos de seu governo, sob a liderana de Hlio Beltro e Delfim Netto, Costa e Silva lanou o Programa Estratgico de Desenvolvimento, consolidando o papel econmico do Estado na criao de empresas estatais em reas estratgicas. Com essa poltica o pas retomou o crescimento (9,3% em 1968), depois a atenuao da poltica monetarista levada a cabo por Bulhes e Campos nos anos anteriores. Outro aspecto importante foi a emergncia da cooperao nuclear e a oposio dos EUA. Firmamos acordos com a ndia, Espanha e Argentina. Foi tambm no seu governo que comearam os seqestros de diplomatas estrangeiros por grupos de esquerda. As relaes exteriores do Brasil tentaram voltar aos dias da PEI, reaproximando-se dos pases socialistas e demonstrando um maior interesse pela frica, depois da descoberta de petrleo em Angola, mas ainda alinhando-se com Portugal em questes colonialistas. Importante ainda no perodo foi a assinatura do Tratado da Bacia do Prata em 1969 e a recusa brasileira em aderir aos Tratado de No-Proliferao em 1968.

You might also like