You are on page 1of 169

INTRODUO

4 SOLO: Perspectiva funcional: 4 Plataforma de sustentao dos ecossistemas. 4 Integra as esferas do planeta (Biosfera). 4 Mediador de processos globais.

Alterao em qualquer caracterstica implica em alterao das demais.

INTRODUO
4 Em agricultura e geologia, solo a camada que recobre as rochas, sendo constitudo de propores e tipos variveis de minerais de hmus.
Clima e organismos

Processos

Tempo (controlado pelo relevo)

Material de origem (rochas)

INTRODUO
4 Os microrganismos atuam como decompositores para clivar a matria orgnica do solo (dejetos animais e biomassa microbiana) em nutrientes simples que podem ser utilizados pelos vegetais e pelos prprios micrbios.

INTRODUO
4 Solo: 4 Maior reservatrio de microrganismos do planeta. 4 Direta ou indiretamente recebe todos os dejetos dos seres vivos. 4 Local de transformao da matria orgnica em substncias nutritivas. 4 Com grande abundncia e diversidade de

microrganismos.
1 hectare de solo pode conter at 4 toneladas de microrganismos.

INTRODUO

Elementos e seus compostos inorgnicos servem como nutrientes para os vegetais.

Microrganismos do solo degradam compostos orgnicos

Compostos orgnicos nas plantas e nos tecidos animais.

Elementos liberados de compostos orgnicos: carbono, nitrognio, enxofre, fsforo e ferro.

COMPONENTES DO SOLO
4 O solo dividido em vrias camadas ou solo: 4 Solo superficial. 4 Subsolo. 4 Matriz. 4 Componentes rochas, gases. 4 Componentes orgnicos: inorgnicos: gua e horizontes do

minerais,

hmus e organismos vivos.

COMPONENTES DO SOLO
4 Os solos diferem bastante nas propores relativas de seus componentes: 4 Solo superficial: maior nmero de microrganismos (bem suprido de oxignio e nutrientes). 4 Camadas inferiores (subsolo e matriz): contm menos organismos.

COMPONENTES DO SOLO
4 Componentes inorgnicos: 4 Mais abundantes: rochas

pulverizadas e minerais: 4 Elementos mais abundantes: silicone, alumnio e ferro. 4 Tambm esto presentes:

clcio, potssio, magnsio, sdio, fsforo, nitrognio e enxofre.

COMPONENTES DO SOLO
4 O solo contm gua e os gases dixido de carbono, oxignio e nitrognio: 4 A gua est aderida s partculas do solo ou intercaladas entre elas. 4 A quantidade de gua : clima, chuva e drenagem. 4 Os gases esto dispersos nas partculas do solo ou dissolvidos na gua. 4 Concentrao varia com a atividade metablica dos organismos.

Comparado com o ar atmosfrico o solo contm menos oxignio e mais dixido de carbono.

COMPONENTES DO SOLO
4 O hmus constantemente modificado: decompositores vo degradando molculas mais complexas em molculas mais simples. 4 Os solos diferem muito na quantidade de hmus: 4 Maioria: 2 a 10%. 4 Turfa: pode ter at 95%.

Camada de hmus

Turfa

COMPONENTES DO SOLO
4 Alm de microrganismos o solo tambm contm: sistemas radiculares, invertebrados e poucos rpteis e mamferos. 4 Os microrganismos so os mais numerosos tanto em nmeros totais quantos em diversidade de espcies. 4 A quantidade de microrganismos depende da disponibilidade de nutrientes do solo.

COMPONENTES DO SOLO
4 Biota do solo: 4 Partculas sozinhas no fazem um bom solo. 4 Em cada kg de solo frtil tem-se em torno de: 4 500 bilhes de bactrias. 4 10 bilhes de actinobactrias. 4 1 bilho de fungos. 4 0,5 bilho de invertebrados macroscpicos. 4 1.000 km de hifas e vrios de razes. 4 Numerosos vertebrados macroscpicos.

COMPONENTES DO SOLO

COMPONENTES DO SOLO

COMPONENTES DO SOLO
4 Rizosfera: Regio onde o solo e as razes das plantas entram em contato .

Efeito rizosfrico

Com vegetao

Sem vegetao

PRESENA DE MICRORGANISMOS NAS VRIAS PROFUNDIDADES DO SOLO

CLASSIFICAO ECOLGICA DOS MICRORGANISMOS DO SOLO


4 Autctones (indgenas) pouco = afetada populao pela adio de de microrganismos

nutrientes ao solo, vivendo s custas dos resduos em estgios avanados de decomposio.

4 Zimgenes

(fermentativos)

populao

de

microrganismos estimulada pela adio de resduos ao solo, principalmente os resduos de fcil

decomposio.

MICRORGANISMOS DO SOLO
4 Todos os principais grupos de microrganismos esto presentes no solo, mas as bactrias so as mais numerosas.

MICRORGANISMOS DO SOLO
4 Bactrias do solo: autotrficas, heterotrficas, aerbias, anaerbias, mesoflicas e termoflicas. 4 Alm de bactrias fixadoras de nitrognio, nitrificantes e desnitrificantes tambm so encontradas bactrias que

degradam celulose, protena, pectina, cido butrico e uria.

Bactrias nitrificantes

MICRORGANISMOS DO SOLO
4 Bactrias: 4 Grupo mais numeroso e mais diversificado. 4 3 x 106 a 5 x 108 por g de solo seco. 4 Limitaes impostas pelas discrepncias entre tcnicas. 4 Heterotrficos so mais facilmente detectados. 4 Gneros mais freqentes: 4 Bacillus, Clostridium, Arthrobacter, Pseudomonas, Nocardia,

Streptomyces, Micromonospora, Rizbios. 4 Cianobactrias: pioneiras, fixao de N2.

Streptomyces

MICRORGANISMOS DO SOLO
4 Mais de 4.000 espcies bacterianas diferentes em 100 g de solo. 4 Menos de 1% das espcies microbianas conhecidas (no cultivveis no crescem em meio de cultura, ex. fungos micorrzicos arbusculares).

MICRORGANISMOS DO SOLO
4 Fungos: 4 5 x 103 - 9 x 105 por g de solo seco. 4 Limitados superfcie do solo. 4 Favorecidos em solos cidos. 4 Ativos decompositores de tecidos vegetais. 4 Melhoram a estrutura fsica do solo.

4 Gneros mais freqentes: 4 Penicillium, Trichoderma. Mucor, Rhizopus, Fusarium, Aspergillus,

MICRORGANISMOS DO SOLO
4 Os fungos do solo so na sua maioria filamentosos. 4 Tanto miclio quanto esporos esto presente principalmente na camada superior aerbica. 4 Funes dos fungos: decomposio de vegetais (celulose e lignina) e dar ao solo atravs dos miclios uma textura frivel (Que se fragmenta facilmente).

Leveduras so abundantes em solos onde se cultivam uvas e outras frutas.

Micorriza

MICRORGANISMOS DO SOLO
4 Pequenas quantidades de cianobactrias, algas, protistas e vrus so encontrados na maioria dos solos. 4 As algas so encontradas na superfcie, onde podem realizar fotossntese. 4 No deserto e em outros solos improdutivos, as algas contribuem para o acmulo de matria orgnica. 4 Os protista (amebas e protozorios flagelados) se alimentam de bactrias.

MICRORGANISMOS DO SOLO
4 Algas: 4 103 - 5 x 105 por g de solo seco. 4 Abundantes na superfcie. 4 Acumulao de matria orgnica: solos nus, erodidos. 4 Protozorios e vrus: 4 Equilbrio das populaes. 4 Predadores de bactrias. 4 Parasitas de bactrias, fungos, plantas, ...

MICRORGANISMOS DO SOLO
4 Os vrus do solo infectam principalmente bactrias, mas alguns infectam os fungos e uns poucos infectam os vegetais. 4 So comuns vrus que atacam insetos. 4 Os vrus animais no so indgenas do solo, mas podem ser adicionados ao solo (adubao). 4 Sobrevivncia de vrus no solo: 4 Depende das condies ambientais e tipo de vrus. 4 Pode durar de horas a anos.

Vrus que atacam insetos


iridovrus Baculovrus

MICRORGANISMOS DO SOLO
4 possvel usar certos vrus para biocontrolar pragas de insetos no solo. 4 Quando todo as pragas de insetos tiverem sido controladas, os vrus tendem a desaparecer (aprovao governamental).

Lagarta da soja

Vrus da poliedrose nuclear

FATORES QUE AFETAM OS MICRORGANISMOS DO SOLO


4 Interao com o ambiente. 4 Influencia o crescimento: 4 Fatores abiticos. 4 Outros microrganismos. 4 Os microrganismos afetam as caractersticas fsicas do solo e dos outros organismos presentes no solo.

FATORES QUE AFETAM OS MICRORGANISMOS DO SOLO


4 Fatores abiticos: 4 Umidade. 4 Concentrao de oxignio. 4 pH. 4 Temperatura. Os contedos de umidade e de oxignio do solo esto intimamente relacionados. 4 Os espaos entre as partculas do solo contm tanto gua quanto oxignio, os aerbios crescem nestes espaos. Solos encharcados s cresce anaerbios.

FATORES QUE AFETAM OS MICRORGANISMOS DO SOLO


4 O pH determina os microrganismos presentes (varia de 2 a 9). 4 Maioria da bactrias do solo: pH entre 6 e 8. 4 Alguns fungos filamentosos: qualquer nvel de pH do solo. 4 Crescem em solos acidificados: competio por nutrientes com as bactrias.

Calagem: neutraliza os solos cidos e aumenta a populao bacteriana.

FATORES QUE AFETAM OS MICRORGANISMOS DO SOLO


4 Fertilizante a base de sais de amnia: 4 Fonte de nitrognio para os vegetais. 4 Quando metabolizado por determinadas bactrias,

estas liberam cido ntrico, diminuindo o pH do solo (aumento da populao de fungos filamentosos).

FATORES QUE AFETAM OS MICRORGANISMOS DO SOLO

4 Temperatura: 4 Varia de acordo com a estao do ano. 4 Temperaturas abaixo do ponto de congelamento. 4 At 60C em superfcies expostas a intensa luz solar no vero. 4 Solos mornos e quentes: mesoflicos e termoflicos. 4 Solos frios: mesoflicos termotolerantes ao frio. 4 Fungos filamentosos: mesoflicos (temperatura moderada).

FATORES QUE AFETAM OS MICRORGANISMOS DO SOLO


4 Microambientes: ocorrem devido a imensas variaes nas caractersticas fsicas do solo e na quantidade e tipos de organismos que ele contm, mesmo em amostras de solo coletadas a poucos centmetros de distncia uma das outras.

As interaes entre os organismos e entre estes e seus ambientes podem ser bastante diferentes, no importando quo perto eles estejam uns dos outros.

IMPORTNCIA DOS DECOMPOSITORES NO SOLO


4 Importncia para o ciclo do carbono: capacidade de

decompor a matria orgnica.

4 Decomposio de substncias orgnicas (processo gradativo envolvendo muitos tipos de microrganismos): 4 Celulose, lignina e pectina (parede celular dos vegetais). 4 Glicognio (animais). 4 Protenas e gorduras (animais e vegetais).

IMPORTNCIA DOS DECOMPOSITORES NO SOLO


4 Degradao da matria: 4 Celulose: bactrias, especialmente as do gnero

Cytophaga, e vrios fungos.

4 Ligninas e pectinas: parcialmente digeridas por fungos, sendo os produto da ao dos fungos posteriormente digeridos por bactrias. 4 Protozorios e nematdeos tambm podem participar da degradao de ligninas e pectinas.

4 Protenas: fungos, actinomicetos e clostrdios.

IMPORTNCIA DOS DECOMPOSITORES NO SOLO

4 Condies de anaerobiose (solos alagados em brejos e pntanos): metano principal produto que contm carbono. 4 Produzido por bactrias anaerbias estritas:

Methanococcus, Methanobacterium e Methanosarcina. 4 Estas bactrias tambm podem obter carbono da oxidao do hidrognio gasoso.

4 H2 Hidrognio gasoso

CO2 Dixido de carbono

CH4 Metano

2 H2 O gua

IMPORTNCIA DOS DECOMPOSITORES NO SOLO


4 De qualquer maneira as substncias orgnicas so

metabolizadas a dixido de carbono, gua e outras molculas pequenas. 4 Para cada composto orgnico natural existe um ou mais organismos que podem decomp-lo (reciclagem continua do carbono).

Substncias sintticas: produzidas pelo homem e resistentes a ao microbiana.

IMPORTNCIA DOS DECOMPOSITORES NO SOLO


4 Nitrognio: entra no solo

atravs da decomposio de protenas mortos e de da organismos ao de de

organismos nitrognio.

fixadores

4 Fixao do nitrognio: 4 Microrganismos de vida livre. 4 Microrganismos simbiontes.

PATGENOS DO SOLO
4 So principalmente patgenos de vegetais. 4 Alguns podem afetar o homem e outros animais. 4 Clostridium: principal gnero de patgeno do homem encontrado no solo.

Clostridium tetani: causa o ttano e pode ser introduzido facilmente em um ferimento.

PATGENOS DO SOLO
Clostridium botulinum: causa o botulismo. Esporos econtrados em vegetais parcilamente processados. Produz toxina mortal.

PATGENOS DO SOLO
Clostridium perfringens: causa a gangrena gasosa em ferimentos mal limpos.

PATGENOS DO SOLO
Bacillus anthracis: esporos causam antraz em ruminantes.

As temperaturas do solo geralmente so muito baixas para manter as formas vegetativas dos patgenos do solo, portanto, a maioria dos organismos que infectam os animais de sangue quente existem na forma de esporos.

MICRORGANISMOS E OS CICLOS DA MATRIA


4 Terra: quantidade praticamente constante de matria. 4 Mudanas no estado qumico produzindo uma grande diversidade de compostos: 4 Ciclo carbono. 4 Ciclo nitrognio. 4 Ciclo do enxofre. 4 Ciclo do ferro.

O CARBONO NOS ECOSSISTEMAS


4 O Carbono compe 18% da massa na terra: aminocidos, protenas, cidos nuclicos (DNA), lipdios, carboidratos. 4 0.03% da atmosfera Carbono. 4 Principais gases que envolvem a terra: CO2 e CH4. 4 Carbono como medida de produtividade.

CICLO DO CARBONO

CICLO DO CARBONO

FIXAO/LIBERAO DE CARBONO
4 CO2 fixado via fotossntese (autotroficamente em compostos biolgicos) com liberao de O2. 4 Calcula-se que cada molcula de CO2 da atmosfera fixada via fotossntese a cada 300 anos.

FIXAO/LIBERAO DE CARBONO
4 Os oceanos e a fotossntese terrestre absorvem cerca de 200 bilhes de toneladas de CO2 da atmosfera a cada ano (93% nos oceanos) principalmente algas e cianobactrias. 4 Cerca de 40 quatrilhes de toneladas de CO2 esto dissolvidos nos oceanos e formam grandes depsitos de CaCO3 e MgCO3. 4 100 mil toneladas/ano de C so fixadas em fsseis fazendo parte do estimado volume de 4 quatrilhes de toneladas de carvo, leo, gs natural.

PRINCIPAIS RESERVATRIOS DE CARBONO DA TERRA

CO2 NA ATMOSFERA/ANO (BILHES DE TONELADAS)

200

Respiracao Respirao

10

Fsseis Fosseis

Microbios Micrbios

0,1

Vulces Vulcoes CaCO3 CaCO3

ESTIMATIVAS DE QUANTIDADES APROXIMADAS CONTIDAS EM CADA AMBIENTE E OS FLUXOS ANUAIS (GtC/ ANO) ENTRE OS MESMOS

TRANSFORMAES BIOQUMICAS DO CARBONO


4 O mecanismo mais rpido de transferncia global do carbono ocorre pelo CO2.

Fixao do CO2
CO2 + 4H

(CH2O) + H2O

Plantas bactrias verdes e prpuras fotossintetizantes algas cianobactrias bactrias quimiolitrficas algumas bactrias heterotrficas: CH3COCOOH + CO2 HOOCCH2COCOOH cido pirvico cido oxaloactico

TRANSFORMAES BIOQUMICAS DO CARBONO


4 Degradao de substncias orgnicas complexas: 4 Celulose (40-50% dos tecidos vegetais). 4 Hemiceluloses (10-30% dos tecidos vegetais). 4 Lignina (20-30%).

Celulose celulases Celobiose b-glicosidase

celobiose (n molculas)

2 glicose

Glicose (C6H12O6) + 6O2

6CO2 + 6H2O

TRANSFORMAES BIOQUMICAS DO CARBONO

O CARBONO E O AQUECIMENTO GLOBAL


4 CO2 aumentou em 30% desde a revoluo industrial. 4 A maioria desse aumento devido a queima de combustveis fsseis e mudanas no uso da terra (desmatamento, queimadas etc.).

Emisses anuais para atmosfera (PgC)

Mudana no uso da terra. Queima de combustveis fsseis.

1 PgC = 1015g = 10 bilhes de toneladas

O CARBONO E O AQUECIMENTO GLOBAL

O CARBONO E O AQUECIMENTO GLOBAL

MICRORGANISMOS E O AQUECIMENTO
4 Aumento da temperatura: decomposio mais rpida (> emisso de CO2 que incorporao via fotossntese).

4 O degelo das capas polares pode estar trazendo de volta vida formas virulentas de

microrganismos que estavam dormentes no gelo.

MICRORGANISMOS E O AQUECIMENTO
4 O aumento da agropecuria - CH4 (Archaea, protozorios, leveduras, etc.) que vivem no estmago de ruminantes como ovelhas, gado, bfalos, camelos, etc. 4 CH4 absorve 20% a mais de calor que CO2.

4 Aumentos das temperaturas aumentam as reas biogeogrficas de certos microrganismos relacionados a doenas: malria, dengue, febre amarela, viroses etc.

MICRORGANISMOS E O AQUECIMENTO
4 Alterao temperatura da

gua dos oceanos: altera a dinmica das populaes

inclusive as microbianas.

4 reas de tundra e do rtico esto com temperatura mais elevadas, aumentando a produo de CH4 (Archaea metanognicas). Mais nocivo que o CO2 como gs de efeito estufa.

MICRORGANISMOS E O AQUECIMENTO
4 Microrganismos podem ter vrias respostas positivas e negativas mudana climtica global. 4 Aumentos das temperaturas fazem com que os microrganismos decomponham os resduos orgnicos mais rapidamente (> emisso de CO2 que incorporao via plantas fotossintticas).

MICRORGANISMOS E O AQUECIMENTO
4 Aumentos nas populaes microbianas ocenicas: 4 Vrus: o total de C em vrus nos oceanos equivale ao C de 75 milhes de baleias azuis (mdia de 100.000 kg cada X 75.000.000 = 75,1011 kg de C).

MICRORGANISMOS E AS SOLUES
4 Fertilizar os oceanos com Fe para aumentar as populaes de algas (fitoplncton) e outros microrganismos como Prochlorococcus e Synechococcus que absorvem quantidades enormes de CO2. 4 Prochlorococcus e Synechococcus (cianobactrias) absorvem cerca de 700 bilhes de toneladas de CO2 por ano, o que 2/3 de todo o CO2 fixado anualmente nos oceanos.

Prochlorococcus

Synechococcus

CICLO DO NITROGNIO
4 O Nitrognio compe 80% dos gases da atmosfera.

4 Est presente em aminocidos, protenas, cidos nuclicos (DNA, RNA), clorofila etc. 4 Fixao do N2 atmosfrico necessria para que o mesmo possa ser utilizado: 4 Fixao biolgica (grande maioria), via

queimadas, lava ou via raios, antrpica.

CICLO DO NITROGNIO
4 Formas quimicamente disponveis de N: amnio (NH4+), nitrato (NO3-), e uria ((NH2)2CO) 4 Elemento verstil que pode ser encontrado na forma orgnica e inorgnica.

CICLO DO NITROGNIO

CICLO DO NITROGNIO

FIXAO INDUSTRIAL DO NITROGNIO


4 O processo de Haber-Bosch: reao entre nitrognio e hidrognio para produzir amonaco, reao catalisada com o ferro, sob as condies de 200 atmosferas de presso e uma temperatura de 450-500 C.

N2 + 3 H2 2 NH3 + energia

A enzima nitrogenase utilizada na fixao biolgica do N capaz de promover a mesma reao a temperatura e presso normal.

CICLO DO NITROGNIO

TRANSFORMAES BIOQUMICAS DO NITROGNIO


4 O nitrognio gasoso corresponde a forma mais estvel, assim a atmosfera o maior reservatrio (contrrio do carbono). 4 A alta energia para quebra de N2 indica que o processo demanda energia. 4 Relativamente, um nmero pequeno de microrganismos capaz disso. 4 Em diversos ambientes, a produtividade limitada pelo suprimento de N. 4 Importncia ecolgica e econmica envolvida na fixao.

TEOR DE PROTENA X DISPONIBILIDADE DE N


Solo
4 Em pequenas concentraes. 4 Nem sempre prontamente

Atmosfera N2 O2 CO2 78% 21% 0,03%

disponvel. 4 Exceto quando h alto teor de matria orgnica.

4 Eucariotos: plantas, animais e seres humanos no conseguem fixar o N2. 4 Procariotos: possuem a enzima, nitrogenase que reduz o produzindo amnia.
N2

TRANSFORMAES DO N NOS SOLOS

REAO DE REDUO DO N2 ATMOSFRICO PELA NITROGENASE N N

ATP, Mg N2 + 8e + 8H+
Nitrogenase

2NH3 + H2

FIXAO/LIBERAO DO N
4 5 processos principais que ciclam o N: 4 Fixao. 4 Absoro (crescimento dos organismos). 4 Mineralizao (decomposio). 4 Nitrificao. 4 Desnitrificao.

4 Os microrganismos (principalmente bactrias) tm um papel fundamental na ciclagem do N: 4 Bactrias de vida livre. 4 Bactrias simbiticas.

FIXAO DO N
4 N2 NH4+ ou NO3-. 4 nica forma que os organismos conseguem obter N da atmosfera. 4 Simbiontes como Rhizobium + legumes, Frankia + Alnus etc.: N em troca por carboidratos e ambiente favorvel. 4 Fixadores de vida livre (ambientes aquticos principalmente):

Cyanobacteria, Azotobacter, Clostridium.

TRANSFORMAES BIOQUMICAS DO NITROGNIO


Fixao do nitrognio atmosfrico N2 NH3

aminocidos

4 Fixao simbitica: 60-600 Kg/ha.ano. 4 90% pelas leguminosas. 4 Economia em fertilizantes nitrogenados.

4 Associaes simbiticas fixadoras: 4 Anabaena - Azolla 4 Frankia - Alnus 4 Rizbios - Leguminosas.

FIXAO BIOLGICA DO NITROGNIO


4 Alimentao humana: 4 Gramneas: arroz, trigo, milho, sorgo, cevada... 4 Leguminosas: soja, amendoim, feijo...
4 Leguminosas: 4 Alto teor protico, 2 a 3 vezes maior do que os cereais. 4 Algumas leguminosas, soja e amendoim, tambm alto teor de leo. 4 Leguminosas esto dispersas em todo o planeta, porm mais comum em reas tropicais e sub-tropicais.

SIMBIOSE
4 Relao benfica para ambos os organismos. Planta: recebe N para o seu crescimento.

Bacteride: tem um nicho protegido, rico em nutrientes. ( C fixado pela fotossntese) . 4 Simbiose leguminosa x rizbio: um dos melhores exemplos e tambm um dos mais bem estudados.

IDENTIFICAO DO RIZBIO
4 Frank (1879): mostrou que sementes de leguminosas cultivadas em solos esterilizados no formavam ndulos.

4 Hellriegel (1886-1888): realizou experimentos em reas com pouco nitrognio : 4 Leguminosas: bom desenvolvimento. 4 Outras famlias: desenvolvimento ruim. 4 Concluso: as leguminosas poderiam estar aproveitando o N2 da atmosfera.

4 Ward (1887): usou ndulos macerados para inocular sementes de leguminosas cultivadas em solos esterilizados.

4 Beijerinck (1888): isolamento e purificao da bactria presente no ndulo.

O PROCESSO INFECTIVO

Ndulo

5. As clulas da planta e das bactrias continuam a se dividir.

O PROCESSO INFECTIVO

2m

Clulas de Rhizobium trifolii aderidas superfcie da ponta da raiz de trevo.

O PROCESSO INFECTIVO

Rhizobium trifolii aderidos superfcie da raiz de trevo. Formao de uma rede de microfibrilas (celulose/exopolissacardeos).

4 Rizbios - leguminosas: 4 Etapas da formao de um ndulo: 4 Reconhecimento: lectinas. 4 Disseminao: 4 Citocininas clulas tetraplides.

4 Formao dos bacterides nas clulas. 4 Leghemoglobina. 4 Maturidade: fixao do nitrognio. 4 Senescncia do ndulo: deteriorao.

ASSOCIAO SIMBITICA RIZBIOS-LEGUMINOSAS

RIZBIO NO SOLO

4 Rizbio no solo envolto por uma cpsula de exopolissacardeo, que protege a clula contra a dessecao. Tambm facilita a aderncia superfcie da raiz.

RIZBIO DENTRO DE UMA NDULO


4 Cada ndulo tem cerca de 109 clulas bacterianas.

Microscopia de varredura

Lupa

4 Ndulos ativos e novos: presena de leghemoglobina.

NDULOS

NDULOS RADICULARES

Ndulos radiculares. Ndulos caulinares. Crescimento determinado. Crescimento indeterminado.

NDULOS

Ndulos caulinares

Ndulos radiculares

NDULO CAULINAR

Ndulos caulinares de Sesbania rostrata.

NODULAO EM SOJA

NODULAO EM FEIJOEIRO

NODULAO EM LEGUMINOSAS NATIVAS

NODULAO

Sesbania, Aeschynomene e Discolobium

Arachis hypogaea

ASSOCIAO SIMBITICA RIZBIOS-LEGUMINOSAS

CONTROLE DO OXIGNIO
4 Nitrogenase sensvel ao oxignio: dificuldade de purificao. 4 Aporte de eltrons e ATPs.

Presena de Leghemoglobina Interior do ndulo Produo de exopolissacardios

ABSORO DO N
4 NH4+ 4 NH4+ N orgnico.

rapidamente

incorporado em protenas e outros nitrogenados pelas compostos orgnicos ou

plantas

organismos do solo. 4 Consumidores no topo da cadeia alimentar usam esse nitrognio fixado.

MINERALIZAO DO N
4 N orgnico NH4+. 4 Decomposio: N orgnico transformado inorgnico fungos e em (NH4+) bactrias fungos N por e

actinomicetos,

bactrias modificam o N da matria orgnica de NH3+ a NH4+. 4 Esse NH4+ pode ento ser usado por plantas ou transformado a NO2- e NO3via nitrificao

NITRIFICAO
4 NH4+
Nitrossomonas

NO2-

Nitrobacter

NO3-

4 Bactrias transformam amnio a nitrato ganhando energia. 4 Ocorre apenas em ambientes aerbicos. 4 NH4+ se adsorve as partculas de solo com carga negativa. 4 NO3- lixiviado com reduo da fertilidade contaminao fretico. do do solo e

lenol

DESNITRIFICAO
4 NO3NO2NO N2O N2

4 Processo anaerbico feito por denitrificadoras. 4 N2O um gs de efeito estufa. 4 Esta a nica bactrias

transformao que remove N dos ecossistemas

(irreversvel) e faz o balano do ciclo do N.

ATIVIDADES HUMANAS
4 Queima de florestas e de combustveis fsseis colocando N na atmosfera. 4 Fertilizao qumica que pode lixiviar-se para os corpos dgua. 4 Criao de animais com produo de NH3+ que pode entrar nos corpos dgua e no solo. 4 Derrame de excrementos em corpos dgua.

EFEITOS NOCIVOS DA DEPOSIO DE N


4 Mudana da composio vegetal dos ecossistemas (reduo da diversidade).

4 Formao de cido ntrico (HNO3) responsvel, junto com dixido de enxofre (SO2), pelas chuvas cidas. 4 Altas concentraes de xidos de N so precursores do oznio da troposfera, o qual causa dano aos tecidos vivos (NO e N2O). 4 Altas concentraes de N nos rios causando eutrofizao, reduzindo a diversidade dos ecossistemas aquticos.

TRANSFORMAES BIOQUMICAS DO NITROGNIO

Protelise: Protenas Peptdeos Aminocidos

Amonificao (desaminao)
CH3-CHNH2-COOH + O2 CH3-CO-COOH + NH3 alanina c. pirvico amnia A amnia rapidamente reciclada, mas uma parte volatiliza.

TRANSFORMAES BIOQUMICAS DO NITROGNIO


4 Nitrificao: 4 Produo de nitrato. 4 Solos bem drenados e pH neutro 4 Embora seja rapidamente utilizado pelas plantas, tambm pode ser lixiviado quando chove muito (muito solvel). 4 Uso de inibidores da nitrificao na agricultura. Etapas: Nitritao: oxidao de amnia a nitrito. 2NH3+ 3O2 2HNO2 + 2H2O (Nitrosomonas, Nitrosovibrio, Nitrosococcus, Nitrosospira, Nitrosolobus) Nitratao: oxidao de nitrito a nitrato. NO2- + O2 NO3(Nitrobacter, Nitrospina, Nitrococcus, Nitrospira)

TRANSFORMAES BIOQUMICAS DO NITROGNIO


Utilizao do nitrato: Reduo assimilatria: plantas e microrganismos NO3- + 8e- + 9H+ NH3 + 3H2O

Desnitrificao: ocorre em condies de anaerobiose como aceptor de eltrons.

reduo de nitratos a N2 (nitrognio atmosfrico) 2NO3 2NO2 2NO N2O N2 (Agrobacterium, Alcaligenes, Thiobacillus, Bacillus etc.) - Como o N2 menos facilmente utilizado que o nitrato como fonte de N, esse processo prejudicial pois remove o N fixado no ambiente. - Por outro lado, importante no tratamento de efluentes.

ASSOCIAES COM CIANOBACTRIAS

Azolla

Anabaena Azolla

ASSOCIAES COM CIANOBACTRIAS

TECNOLOGIA DA INOCULAO
4 Qualidade e quantidade dos inoculantes:

4 Os inoculantes turfosos, lquidos ou outras formulaes devem conter uma populao mnima de 1x108 clulas/g ou mL de inoculante e devem ter comprovada a eficincia agronmica, conforme normas oficiais da RELARE (Rede de Laboratrios para a Recomendao Padronizao e Difuso de Tecnologia de

Inoculantes Microbianos de Interesse Agrcola), aprovadas pelo Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA).

4 A quantidade mnima de inoculante a ser utilizada deve ser a que fornea 300.000 clulas/semente.

CUIDADOS AO ADQUIRIR INOCULANTES


4 Adquirir inoculantes recomendados pela pesquisa e devidamente registrados no MAPA. O nmero de registro dever estar impresso na embalagem. 4 No adquirir e no usar inoculante com prazo de validade vencido e que no tenha uma populao mnima de 1x108 clulas viveis por grama ou por mL do produto e que fornea 300.000 clulas/semente. 4 Certificar-se de que o mesmo estava armazenado em condies satisfatrias de temperatura e arejamento. 4 Transportar e conservar o inoculante em lugar fresco e bem arejado. 4 Certificar-se de que os inoculantes contenham pelo menos duas das quatro estirpes recomendadas para o Brasil (SEMIA 587, SEMIA 5019, SEMIA 5079 e SEMIA 5080). 4 Em caso de dvida sobre a qualidade do inoculante, contatar um fiscal do MAPA.

TIPOS DE INOCULAO
4 Junto com a sementes. 4 No sulco de semeadura.

INOCULANTES

INOCULANTES

USO DE LEGUMINOSAS NA AGRICULTURA


4 As leguminosas e a adubao verde (Principais espcies utilizadas):
4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 Mucuna preta Soja perene Siratro Centrosema Galactia Kudzu Estilosantes Alfafa Feijo mido Lab lab Leucena Guand Calopognio Crotalria Feijo de porco

CALOPOGNIO

CROTALRIA

ETILOSANTES

FEIJO GUAND

FEIJO DE PORCO

LEUCENA

MUCUNA PRETA

PUERRIA

INCORPORAO

CONTRIBUIO DA FIXAO BIOLGICA DO NITROGNIO PARA A AGRICULTURA

Siratro cultivado em condies estreis.

BENEFCIO ECONMICO DA FIXAO BIOLGICA DE NITROGNIO


4 Estima-se que essa tecnologia de baixo custo proporcione uma economia de 1 bilho de dlares por ano em adubos nitrogenados.

inoculado

no inoculado

CICLO DO FSFORO
4 O fsforo essencial para plantas e animais na forma dos ons: 4 PO43- (fosfato). 4 HPO42- (ortofosfato). 4 Faz parte de molculas: 4 cidos nuclicos (DNA). 4 Energticas (ATP e ADP). 4 Clulas lipdicas. 4 Da estrutura do corpo de animais como fosfato de clcio (ossos, dentes etc.). 4 Na fotossntese. 4 Transporte de nutrientes.

CICLO DO FSFORO
4 Encontrado em formaes rochosas, sedimentos, e em sais de fosfato (absorvido por plantas), mas nunca na forma gasosa.

4 Encontrado em pequenas quantidades, por isso um fator limitante.

4 A ciclagem do fsforo uma das mais lentas, especialmente se estiver nos sedimentos (feita por microrganismos).

4 No solo pode ser adsorvido por partculas do solo, tornando-se, assim, imobilizado.

CICLO DO FSFORO
4 Trs formas principais de fsforo: 4 Fsforo orgnico: na matria viva, plantas, microrganismos etc. 4 Fsforo solvel: disponvel (orgnico bem como HPO42-). Menor proporo de P do solo. 4 Fsforo adsorvido: indisponvel (anionicamente ligado a ctions de Al, Fe e Ca). 4 O ciclo do fsforo tem 2 componentes principais que ocorrem em diferentes escalas de tempo: 4 No componente local ele cicla nos ecossistemas em tempo ecolgico. 4 Nos sedimentos ele faz parte da poro classificada em tempo geolgico. Somente ser mobilizado milhes de anos mais tarde.

CICLO DO FSFORO

PERDA DE FSFORO DOS SOLOS


4 Perdas volumosas logo aps fertilizao orgnica (chuva). 4 Perdas por eroso: P est associado a partculas do solo. 4 Arao, transformao de ecossistemas florestais a agricultura. 4 Queimas de compostos combustveis. 4 Rejeitos humanos (3.000.000 kg de P/ano).

ATIVIDADES HUMANAS

4 Uso excessivo de fertilizantes.

4 Contaminao das correntes de gua pelo uso de cido sulfrico para extrair o fsforo das rochas.

4 Lixiviao eutrofizao.

contaminando

lenis

freticos

causando

BIODEGRADAO DO PETRLEO
4 Decomposio microbiana do petrleo e derivados: 4 Grande importncia econmica e ambiental. 4 Fonte rica em matria orgnica: prontamente atacada

aerobicamente por microrganismos. 4 Importncia das enzimas oxigenases. 4 Oxidao aerbica de hidrocarbonetos: 4 Bactrias. 4 Bolores e leveduras. 4 Cianobactrias e algas.

BIODEGRADAO DO PETRLEO

Bactrias oxidantes de hidrocarbonetos associadas a gotculas de leo. As bactrias concentra-se em grande nmero na interface leo-gua e no no interior da gotcula.

BIODEGRADAO DO PETRLEO
4 Cerca de 80% dos componentes no volteis so oxidados por bactrias aps um ano do

derramamento.

4 Hidrocarbonetos

ramificados

polciclicos:

resistentes oxidao.

4 Parte do leo pode migrar para os sedimentos: 4 Problemas de poluio das guas.

BIODEGRADAO DE XENOBITICOS
4 Produto totalmente sinttico que no ocorre

naturalmente na natureza: 4 Pesticidas. 4 Bifenis policlorados (PCB's: transformadores

eltricos, indstrias produtoras de energia). 4 Munies. 4 Corantes. 4 Solventes clorados.

RESISTNCIA DE INSETICIDAS E HERBICIDAS NOS SOLOS

BIODEGRADAO DE XENOBITICOS

Embora nenhum destes compostos seja de ocorrncia natural, vrios microrganismos so capazes de degrad-los.

BIODEGRADAO DE XENOBITICOS

Avies espalhando agente laranja (Vietn). uma mistura de dois herbicidas o 2,4-D e o 2,4,5-T. Foi usado como desfolhante pelo exrcito americano na Guerra do Vietn.

BIODEGRADAO DE POLMEROS SINTTICOS E PLSTICOS BIODGRADVEIS


4 Aterros sanitrios: 4 Grandes quantidades de lixo slido: papis, alimentos, plsticos. 4 Indstria do plstico: 40 bilhes de ton por ano: 4 40% vo para os aterros sanitrios. 4 Plsticos: polmeros xenobiticos recalcitrantes: 4 Exemplo: poliestireno polietileno, polipropileno,

BIODEGRADAO DE POLMEROS SINTTICOS E PLSTICOS BIODGRADVEIS

BIODEGRADAO DE POLMEROS SINTTICOS E PLSTICOS BIODGRADVEIS


4 Busca por alternativas biodegradveis

(biopolmeros): 4 Plstico fotodegradvel: estrutura alterada sob luz UV. 4 Plstico associado ao amido: amido incorporado molcula. 4 Plstico sintetizado por microrganismos: 4 poli--hidroxialconoatos (PHAs).

BIODEGRADAO DE POLMEROS SINTTICOS E PLSTICOS BIODGRADVEIS

Xampu embalado em plstico produzido a partir de plstico bacateriano, que consiste em um copolmero de poli--hidrobutirato (PHB) e poli-hidrovalerato (PHV). O frasco prontamente degradado em condies de aerobiose e anaerobiose.

VISO ESQUEMTICA DO SOLO COMO UMA MQUINA DECOMPOSITORA


4 Disponibilizao de Nutrientes: 4 Mineralizao. 4 Imobilizao. 4 Oxi-reduo. 4 Solubilizao. 4 Fixao Nitrognio. 4 Micorrizas. Biolgica de

MS

MS

Nitrognio Carbono Fsforo Potssio Clcio Magnsio Ferro Enxofre Mangans Cobre outros

Mquina decompositora
MS MS

Resduos orgnicos

MS

Microrganismo operrio

MS

Hmus

Decomposio de restos vegetais no solo: mquina decompositora operada pelos microrganismos (Siqueira & Franco, 1988)

TRANSFORMAES BIOQUMICAS DO ENXOFRE


4 As transformaes do enxofre so ainda mais complexas que do nitrognio: 4 Devido variedade de estados de oxidao (-2 a +6) (S-orgnico a sulfato). 4 Porm, apenas 3 estados de oxidao se encontram em quantidade significativas na natureza (-2, 0, +6) .

Oxidao do enxofre elementar:


2S + 2H2O + 3O2 2H2SO4 2H+
ex. Thiobacillus thioxidans

+ SO4=

O S0 tambm pode ser reduzido pela respirao anaerbia

TRANSFORMAES BIOQUMICAS DO ENXOFRE


Degradao (oxid/red) de compostos orgnicos sulfurados: cistena + H2O cido pirvico + NH3 + H2S

Utilizao dos sulfatos: plantas microrganismos S incorporado a aminocidos: cistina cistena metionina

TRANSFORMAES BIOQUMICAS DO ENXOFRE


Reduo de sulfatos (por bactrias amplamente distribudas na natureza): Anaerobiose: CaSO4 + 8H H2S + Ca(OH)2 + 2H2O
Desulfovibrio - Necessidade da presena de compostos orgnicos (doadores de e-)

Oxidao de sulfato: bactrias fototrficas: CO2 + 2H2S


enzimas/luz

(CH2O) + H2O + 2S

TRANSFORMAES BIOQUMICAS DO ENXOFRE

SO4=

S orgnico

Reduo de sulfato (desassimilatria)

S0

H2S

Thiobacillus Thiotrix Beggiatoa

Aerbica

Chromatium

Anaerbica

TRANSFORMAES BIOQUMICAS DO FERRO


4 Um dos elementos mais abundantes. 4 Naturalmente encontrado em apenas dois estados de oxidao.

O O2 o nico aceptor de eltrons que pode oxidar o ferro Fe2+, e em pH neutro. Em condies cidas ocorre o crescimento de acidfilos oxidantes do ferro.

Comum em solos alagados e pntanos

Precipitao de depsitos marrons de ferro.

TRANSFORMAES BIOQUMICAS DO FERRO

TRANSFORMAES BIOQUMICAS DO FERRO

Pirita em carvo, pode ser oxidada por bactrias oxidantes de enxofre e ferro. Os disco esfricos de colorao dourada correspondem a partculas de pirita (FeS2 ).

TRANSFORMAES BIOQUMICAS DO FERRO

MINERAO DO COBRE

Efeito da bactria Thiobacillus ferrooxidans na lixiviao do cobre.

MINERAO DO COBRE

TRANSFORMAES DO MERCRIO
4 Presente em baixssimas concentraes nos

ambientes naturais: 1 ng/L. 4 Produto industrial amplamente utilizado . 4 Componente ativo de muitos pesticidas. 4 Acumula-se facilmente nos tecidos vivos. 4 Alta toxicidade.

TRANSFORMAES DO MERCRIO
Minerao de minrios de mercrio + queima de combustveis fsseis

40.000 ton de mercrio/ano

4 Processos geoqumicos naturais.

4 Subproduto da indstria eletrnica: baterias e fios.

4 Subproduto da indstria qumica.

4 Queima do lixo municipal.

TRANSFORMAES DO MERCRIO
Principal forma de mercrio: redutase mercrica Hg0 (voltil) (relativamente atxico)
oxidao fotoqumica

Hg2+ (forma predominante na gua) (txico)


metilao por microrganismos

CH3Hg+ (muito txico)


metilao por microrganismos

CH3-Hg-CH3 (muito txico)

Redutase mercrica: produzida por bactrias Gram negativas resistentes ao mercrio.

Peixes Homem

REDUO DE ACETILENO (MEDIDA DA CAPACIDADE FIXADORA)

ABSORO DO NITROGNIO
4 NH4+ (inorgnico) N orgnico

4 NH4+ rapidamente incorporado em protenas e outros compostos nitrogenados orgnicos pelas plantas ou organismos do solo.

MINERALIZAO DO NITROGNIO
4 N orgnico NH4+ (inorgnico)

4 Decomposio: N orgnico transformado em N inorgnico (NH4+) por fungos e bactrias. 4 Actinomicetos, fungos e bactrias modificam o N da Matria Orgnica de NH3+ a NH4+ 4 Esse NH4+ usado por plantas ou transformado a NO2e NO3- via nitrificao.

NITRIFICAO
4 NH4+
Nitrossomonas

NO2-

Nitrobacter

NO3-

4 Bactrias transformam amnio a nitrato ganhando energia.

4 Ocorre apenas em ambientes aerbicos.

4 NH4+ se adsorve as partculas de solo com carga negativa. 4 NO3- lixiviado com reduo da fertilidade do solo e contaminao do lenol fretico.

DESNITRIFICAO
4 NO3NO2NO N2O N2

4 Processo anaerbico feito por bactrias desnitrificadoras. 4 N2O um gs de efeito estufa. 4 Esta a nica transformao que remove N dos ecossistemas (irreversvel) e faz o balano do ciclo do N.

4 NO3- = nitrato. 4 NO2- = nitrito. 4 NO = nitrxido, xido ntrico, monxido de N. 4 N2O = xido de dinitrognio (gs do riso).

O PROCESSO INFECTIVO
Clula rizobiana

Pelo radicular

1. Reconhecimento e aderncia.

2. Invaso: o rizbio penetra no pelo radicular e multiplica-se atravs de uma fibra infecciosa.

O PROCESSO INFECTIVO
Fibra infectiva

3. A fibra infecciosa bacteriana cresce buscando as clulas da raiz principal.

Invaso de clulas tetraploides, as quais so estimuladas a se dividir.

4. Transformao das clulas bacterianas em bacterozides capazes de realizar a fixao de nitrognio.

Plo no infectado

DIVERSIDADE DO RIZBIO TROPICAL


4 Famlia Rhizobiaceae. 4 Rizbio (rhiza: raiz e bios: vida o que vive na raiz).
4 1. Clulas estimulam a formao de ndulos em razes de leguminosas. Quando em simbiose reduzem N2 atmosfrico. 4 Dois gneros classificados: 4 Rhizobium (Frank 1889): crescimento rpido em meio com manitol/extrato de levedura, geralmente nodulam leguminosas temperadas, reao cida no meio. Teor G+C: 59-64 4 Bradyrhizobium (Jordan 1982) crescimento lento em meio com

manitol/extrato de levedura, geralmente nodulam leguminosas tropicais, reao alcalina no meio. Teor G+C: 61-65 4 2. Clulas no causam a formao de ndulos nas razes mas a maioria das espcies produzem outros tipos de hipertrofia em vrias plantas. No fixam nitrognio.

Rhizobium (FRANK 1889)


4 Bastonetes. Geralmente contm grnulos de Poli-B-hidroxibutirato. 4 No forma esporo. 4 Gram-negativa. 4 Motilidade atravs de 1 flagelo polar ou subpolar ou vrios ao redor da clula. 4 Aerobiose. 4 Capaz de crescer em microaerofilia. 4 Colnias so circulares, convexas, semi-translcidas, produtoras de muco. 4 Utilizam uma faixa ampla de fontes de carbono. 4 Produo de muco abundante em meio contendo carboidrato. 4 Reao cida quando cresce em manitol ou outros carboidratos. 4 Fonte de N: sais de amnio, nitrato e a maioria dos aminocidos. 4 So capazes de formar ndulos com leguminosas de clima temperado e algumas de clima tropical. 4 Nos ndulos, assume formas pleomrficas (bacterides).

Bradyrhizobium (JORDAN 1982)


4 Bastonetes. Geralmente contm grnulos de Poli-B-hidroxibutirato. 4 No forma esporo. 4 Gram-negativa. 4 Motilidade atravs de 1 flagelo polar ou subpolar. 4 Aerbico. 4 Capaz de crescer em microaerofilia. 4 Colnias so circulares, convexas, opacas, produtoras de muco. 4 Utilizam uma faixa ampla de fontes de carbono. 4 Produo de muco abundante em meio contendo carboidrato. 4 Reao alcalina quando cresce em manitol ou em outros carboidratos. 4 Fonte de N: sais de amnio, nitrato e alguns aminocidos. 4 So capazes de formar ndulos com leguminosas de clima tropical e algumas de clima temperado. 4 Nos ndulos, assume formas pleomrficas (bacterides).

PRODUO DE BACTERIOCINA EM MEIO DE CULTURA

BR33 - B. japonicum

BR29 - B. elkanii

You might also like