You are on page 1of 6

Universidade Federal do Rio de Janeiro Alunas: Stella Rodrigues Carla Mendona Janaina Guerci Thayssa Assis Nathara Maximo

Jessica Loureiro

1- A esquistossomose mansnica uma doena parasitria causada pelo trematdeo Schistosoma mansoni. Sua forma adulta habita vasos mesentricos do hospedeiro definitivo, o homem, e as formas intermedirias se desenvolvem em caramujos gastrpodes aquticos Biomphalaria. inicialmente assintomtica, podendo evoluir para formas clnicas graves chegando ao bito. Como deve ser realizado o seu tratamento? A) Utilizando medicamentos especificos como o prazinquantel e a oxaminiquina. Ambos com possveis reaes adversas parecidas como nusea e tontura. Administrados em dose unica de acordo com o peso, porm, doses maiores para crianas devido ao metabolismo heptico mais alto, excretando a droga mais rapidamente. A oxaminiquina, alm de capsulas possui tambm na forma de soluao para uso peditrico. O tratamento concludo aps trs exames de fezes realizados no quarto ms aps o tratamento com amostras colhidas em dias diferentes em um intervalo de dez dias indicando ausncia do parasita. O tratamento cirurgico indicado em complicaes como anastomose esplenorretal de acordo com o quadro apresentado. B) O tratamento feito de acordo com as leses que o paciente apresenta no corpo, sendo um ou poucas usa-se a pomada Tiabendazol 5% trs vezes ao dia, durante dez dias. Muitas leses, usa-se o Tiabendazol sistmico 25 mg/kg de peso duas vezes ao dia, de 5 a 7 dias. O abendazol 400mg/dia em dose nica ou por trs dias consecutivos. A Ivermectina pode ser administrada em dose nica de 200 mg/kg.

C) So utilizados medicamentos antiparasitrios orais como o Abendazol, o Mebendazol e o Pirantel. O primeiro interfere na absoro de acar do parasita levando a morte. A dose a mesma para crianas e adultos sendo de 400mg. O segundo tem a mesmo mesmo mecanismo de ao com dose de 100 mg por trs dias. O pirantel paralisa o parasita, impedindo que ele se una a parede intestinal, flutuando na luz at ser eliminado na matria fecal, sendo dose nica. D) Praziquantel, na dose de 50mg/kg/dia, durante 21 dias, associado a Dexametasona, para reduzir a resposta inflamatria, consequente a morte do parasita. Pode-se, tambm, usar Albendazol, durante 30 dias,em 3 tomadas dirias, associado a 100mg de Metilprednisolona, no primeiro dia de tratamento, a partir do qual se mantem 20mg/dia, durante 30 dias. O uso de anticonvulsivantes, s vezes, se impe, pois cerca de 62% dos pacientes desenvolvem epilepsia secundria se houver parasistismo no SNC.

E) faz-se uso de anti-helmnticos e tambm de outros medicamentos que possam auxiliar no controle dos sintomas, como Albendazol, 10mg/kg em dose unica. Repete-se a dose em duas semanas. Ou Mebendazol 100mg repetindo-se a dose em duas semanas. Ou Pomoato de Pirantel 10mg/kg. O banho deve ser frequente, assim como a troca de roupa. Faa a criana adquirir o hbito de no colocar as mos na boca e mantenha a casa sempre limpa.

2- A toxocariase (larva migrans visceral ) uma sndrome causada por n nematdeos da famlia Ascardea, gnero Toxocara, espcies T. canis e T. cati e seus hospedeiros definitivos so ces e gatos. As larvas vivem no trato gastrintestinal desses animais e a infeco em humanos geralmente causada pela T. canis e ocorre atravs da ingesto de alimentos contaminados com ovos viveis.Dentre os diagnsticos laboratoriais mais usados encontram-se : A) Pesquisa de anticorpos pelo teste ELISA,IFI em humanos e mtodo de flutuao em ces. B)PPF e deteco de anticorpos no humor vtreo C) IFI( imunofluorescencia indireta) em humanos e deteco de anticorpos no humor vtreo D) PPF e PCR

3- Sobre Ascaris lumbricoides, podemos afirmar: A) O diagnstico laboratorial da ascaridase baseia-se no exame parasitolgico de fezes com pesquisa de ovos do parasito atravs do Exame Parasitolgico de Fezes, pelo mtodo do HPJ.

B) Nos pulmes, nao tem chance de ocorrer bronquite e pneumonite, porque o organismo no consegue mandar clulas de defesa contra as larvas jovens que j esto instaladas nesses locais ,j no TGI, pode haver obstruo, toro intestinal e localizaes errticas, como no apndice. C) Frmacos utilizados no tratamento de ascaridase podem ser o mebendazol e o albendazol, em casos de obstruo intestinal, o indicado que antes da administrao desses medicamentos seja utilizado piperazina e leo mineral. O tratamento no deve ser repetido para matar larvas que possam estar migrando, porque elas morrem sozinhas e seus ovos tambem aps um longo perodo no organismo.

D)Este verme nematdio um parasita muito conhecido como lombriga intestinal, sua infeco nos seres humanos se d quando estes ingerem alimentos mal cozidos, enlatados , ou quando as crianas, aps contato com os animais domsticos comem os ovos acidentalmente. E) Uma vez ingeridos, os ovos se dirigem ao estomago, onde so liberadas as larvas, que seguem em direo ao crebro onde podem instalar um tipo de ascaridase rara. Durante este percurso, as larvas vo soltando os ovos e que depois de um tempo tornam-se adultas. No ocorre outro ciclo, porque elas morrem cerca de 20 dias depois, sem ocorrer nova contaminao.

JUSTIFICATIVA DE CADA ITEM 1 questo: A letra B est incorreta porque esse o tratamento para larva mivrans que causa leses no corpo. A letra C est errada porque para ascaris lumbricoides que parasitam o intestino. A letra D est errada porque esse o tratamento para neurocisticercose que uma medicao mais forte, indicando que o paciente pode ter convulses e tendo que ser administrados muitas vezes anticonvulsivantes A letra E est errada porque esse tratamento para vermiculares ja que cita que o paciente deve trocar de roupa e evitar a mo a boca porque sua transmisso pelo ar ou pela contaminao oral dos ovos presentes nas fezes que se localizam na regio perianal 2 questo: Resposta a est correta pois o ELISA permite a deteco de nveis elevados de anticorpo IgG anti-Toxocara canis no sangue ou fludos biolgicos dos pacientes e atualmente tem sido usado antgeno ES da larva adsorvido do soro com antgeno de Ascaris suum, que mostra sensibilidade de 80% e especificidade de 90%, sendo mais indicado do que o teste que utiliza o antgeno total da larva, pois pode haver reao cruzada com leishmaniose, esquistossomose, doena de Chagas, malria, ascaridase, dentre outras patologias tropicais e IFI em humanos e em ces pelo mtodo de flutuao Resposta b est incorreta , no til o PPF(pesquisa de proglotes e/ou ovos nas fezes, fita gomada (Swab Anal) ou anlise de proglotes grvidas)para diagnstico, pois o ovo e a parasita no atingem forma adulta no organismo humano ,e no til o segundo porque eficiente somente na forma ocular) Resposta c est incorreta pois deteco de anticorpos no humor vtreo eficiente somente na forma ocular Resposta d est incorreta, pois, PCR indicativo para vrus,um exemplo especificamente o vrus Influenza.No tem haver com a Larva Migrans visceral . 3 questo: O item B est errado porque os exemplos citados na questo so onde podem ocorrer .O item C est errado porque deve-se repetir o tratamento aps algumas semanas O item D est errado porque as crianas no ingerem o ovo, elas podem se contaminar brincando em solo contaminado e levar a mo boca. O item E est errado porque ao ser ingerido o ovo digerido no intestino

You might also like