You are on page 1of 8

I - CONSIDERAES GERAIS Desde os primrdios dos tempos, o homem busca uma explicao para o mundo que o cerca, procurando

entend-lo e interpret-lo buscando adaptaes que lhe tornem possvel a vida. Atravs dos tempos, sempre houve aqueles que dedicaram a existncia a responder questes como: Como se organiza o universo? Como se d o pensamento? O que mesmo um tomo? Esses cientistas, atravs de anlise de processos, da observao das coisas e dos fenmenos que ocorrem, chegam a concluses, estabelecem relaes desenvolvendo as Cincias. E os horizontes se alargam com o passar dos anos, pois vai havendo acmulo de dados capazes de servir de base s novas descobertas. De uma maneira bem simples, pode-se dizer que ao conjunto de processos racionalmente organizados utilizados pelo homem para entender a natureza, o mundo e a si prprio, d-se o nome de Cincia. So diversas as Cincias, mas todas possuem o seu objeto de estudo, todas possuem mtodos prprios, estabelecem leis e desenvolvem teorias. Surgem as idias das quais aparecem as hipteses, estudos so feitos, observam-se os fatos, experincias so feitas, agrupam-se os fenmenos estabelecendo-se relaes, chegando-se a concluses explicativas de determinados fatos. Esse o processo pelo qual se d o mtodo cientfico. A Qumica como cincia, tambm possui seu objetivo, seu mtodo, suas leis.

II - DEFINIO A Qumica a cincia que estuda os processos qumicos, isto , as transformaes que ocorrem nas matrias de forma irreversvel. portanto, o estudo das estruturas das matrias e das transformaes que sofrem. H matrias que encontramos na natureza cujas caractersticas e composio so constantes, isto , imutveis. Essas matrias so as substncias. A gua, por exemplo, uma substncia. Ela poder sofrer processos fsicos que acarretaro modificaes no seu estado. Porm, cessando a causa, voltar sua forma natural. Em nenhum momento mudar sua composio: sempre ser composta por hidrognio e oxignio, em qualquer de seus estados fsicos. Os estados fsicos so os seguintes:

A composio da gua conhecida hoje, depois de estudos que foram se aperfeioando. Como a composio da gua, sabe-se hoje muito mais sobre as matrias e suas composies e esse ser nosso primeiro tema.

III - A COMPOSIO ATMICA DA MATRIA Sabe-se que o tomo (do grego: a = no; tomo = divisvel) existe, sem que ningum o possa ver. Por isso, foram feitas muitas teorias que se modificaram conforme o avano da Qumica. A - OS MODELOS ATMICOS 1 - Modelo Atmico de Dalton 1T66 -1844. Constitui a primeira viso experimental do tomo. Tem como base a Lei das Propores Definidas de Proust. "Quando duas substncias se combinam, as massas participantes guardam entre si uma proporo constante". Dalton imaginou o tomo como uma esferinha mgica e homognea que no se dividia nem se destrua. a - A constituio do tomo - sabemos hoje que o tomo formado por trs partculas: P+ en0 prtons( ), eltrons( ) e nutrons( ). Caractersticas principais:

2 - Modelo de Thompson - 1898. Thompson imaginou que o tomo fosse uma esfera que continha os prtons (+) e os eltrons () formando um conjunto neutro. Ele baseou-se na descoberta anterior de ambos. O nutron s foi confirmado em 1932.

3 - Modelo de Rutherford -1911. Partiu dele uma experincia com uma lmina de ouro e partculas alfa emitidas pelo polnio. Disso, ele concluiu que o tomo teria um ncleo onde estariam os prtons (+) e uma eletrosfera que girava em torno do ncleo, formada por eltrons (-), cujo raio cerca de 10.000 a 100.000 vezes maior que o raio do ncleo.

4 - Modelo do tomo, atualmente aceito. Depois da descoberta do nutron, aceita-se que os nutrons e prtons formam o ncleo com carga positiva. Os eltrons formam a eletrosfera, tendo carga negativa.

5 - Dimetro do tomo. Rutherford imaginou o dimetro do tomo estabelecendo relao com o dimetro do ncleo. O dimetro do tomo proposto seria 10 cm, enquanto que o do ncleo seria da ordem de 10 12 cm. Calculando-se:
-8 -

10'8 Para se ter uma idia, se pensarmos em uma esfera de 30 cm de dimetro como ncleo, o tomo seria outra de 3 km de dimetro. 30 cm x 10.000 = 300.000 = 3 km 10 igual a 1 angstrom (A)
-8

B - INFORMAES TEIS 1- Os eltrons foram descobertos por Thompson (1895); o prton por Thompson, Rutherford e outros no incio do sculo XX, o nutron foi previsto por Rutherford e confirmado por Chadwick em 1932. 2 - O polnio elemento radioativo. 3 - A massa do eltron (1/1.836) no nula, mas desprezvel visto que o tomo, com ou sem ele, tem praticamente o mesmo peso.

C - O NMERO ATMICO (Z) O nmero atmico dos elementos determinado pelo nmero de prtons do ncleo. Z= p
+

p+ = corresponde ao nmero de prtons. O nmero atmico do tomo de sdio 11, vale dizer que um tomo de sdio tem 11 prtons.

D - NMERO DE MASSA (A) A= p + n O nmero de massa do elemento encontrado pela soma do nmero de prtons do ncleo com o nmero de nutrons. Esse nmero relaciona-se diretamente com a massa total, pois a massa total do eltron desprezvel (1/1.836). O tomo isolado neutro, pois o nmero de eltrons e prtons se igualam quando no h ligao atmica. O nmero de nutrons calcula-se pela diferena entre o nmero de massa e o nmero atmico. A = p + n A = Z + n Portanto: n = A - Z / Z = p
+ +

E - ELEMENTO QUMICO Lavoisier conseguiu descobrir que a gua era constituda por hidrognio e oxignio, sendo esses impossveis de serem desdobrados. Esses constituintes qumicos fundamentais das substncias foram chamados de elementos qumicos, formados por tomos de mesmo nmero atmico (Z). Ento pelo (Z) que se identifica o elemento qumico. O nmero atmico 26, por exemplo, indica que o tomo possui 26 prtons em seu ncleo. Essa a caracterstica do elemento Ferro. Z = 1 tomo de um s prton em seu ncleo, o que o prprio hidrognio.

1- Cada elemento qumico possui um smbolo, representado por uma letra que sempre a letra de forma. A primeira letra ser maiscula. A segunda letra (se houver) ser minscula. So normalmente as letras iniciais dos elementos qumicos. O Z e o A do elemento qumico so indicados da seguinte forma:

2 - Alguns smbolos so derivados do nome, em latim, do elemento. Exemplo: Sdio - natrium smbolo: Na. Prata - argentum - smbolo: Ag.

3 - Representaes do elemento qumico. Exemplo e reviso.

Correspondente ao sdio (natrium - Na) com nmero atmico (Z) = 11 e o nmero de massa (A) = 23. Logo, o tomo do elemento qumico sdio, que possui Z = 11 e A = 23 tem: - nmero de prtons do ncleo (p) p=Z=11.

- nmero de eltrons do tomo isolado (fora da ligao atmica) e = p = 11, no estado fundamental.

- nmero de nutrons do ncleo: n = A - Z, ou seja : 23 - 11=12

F - ISTOPOS, ISBAROS E ISTONOS 1 Istopos So tomos de um mesmo elemento que apresentam mesmo nmero atmico e diferentes nmeros de massa, pois tm diferentes nmeros de nutrons. O hidrognio um elemento que apresenta trs istopos, que so os nicos a receberem nomes especiais. So istopos do hidrognio:

o prtio

o deutrio

o trtio

a - Composies: prtio - 1 p, 1 e / deutrio - 1p, 1e, 1n / trtio - 1 p, 1e e 2n

A ocorrncia dos istopos do hidrognio d-se nas seguintes porcentagens em relao massa:
-7;

= 99,98%;

= 0,02%;

= 10

Essa ocorrncia constante, isto , o hidrognio de qualquer substncia sempre ter essas propores. A mesma coisa se d em relao a qualquer outro elemento. O oxignio ter em seus compostos trs istopos nas seguintes propores:

= 99,76% ; p=8p=8p=8 n = 8 n = 9 n = 10 e=8e=8e=8

= 0,04%0 ;

= 0,20%

b - Nomenclatura dos istopos: exceo do hidrognio que, como foi visto, possui istopos com especiais denominaes, escreve-se frente de seu nome, o seu nmero de massa:

- oxignio 16

- flor19

H elementos de um nica istopo: flor 19 As propriedades qumicas dos istopos so semelhantes, pela existncia do mesmo nmero de eltrons.

2 - Isbaros - So aqueles tomo onde os nmeros atmicos diferem, porm, h um mesmo nmero de massa. So tomos de diferente elementos, por isso suas propriedade no se assemelham. Exemplo: clcio e potssio.

3 - Istonos - tomos de mesmo nmero de nutrons e possuidores de diferentes nmeros atmicos. Exemplo: flor e nenio.

9 10 Entretanto: 19 - 9 = 10 n 20 -10 = 10 n

IV -CLASSIFICAO PERIDICA DOS ELEMENTOS Introduo Foi elaborada observando-se, na linha vertical, as famlias ou grupos e, nas filas horizontais, os perodos. As famlias apresentam, cada qual, elementos com semelhanas nas propriedades qumicas. So em nmero de 18, das quais algumas recebem especial denominao. Famlia 1A - Alcalinos 2A - Alcalinos Terrosos 6A - Calcognios 7A - Halognios 8A ou Zero - Gases Nobres As restantes do grupo A, sero chamadas pelo nome de seu primeiro elemento. Exemplo:

4A - famlia do Carbono 5A - famlia do Nitrognio

V - A ORGANIZAO DA TABELA PERIDICA Segue disposio que respeita ordem de nmero atmico permitindo que se prevejam propriedades dos elementos, que se repetem de perodo em perodo, da a expresso "peridica". Num primeiro momento j podemos, pela tabela, classificar os elementos. - gases nobres - Famlia Zero ou 8A.

- no-metais - F 7A, 6A ( exceo do telrio e do polnio). F 5A

- so no-metais o nitrognio e o fsforo - e na F 4A, - o carbono.

- semi metais - espcie de transio entre metais e no metais. Esto nas famlias: 3A - Boro. 4A - Silcio, Germnio. 5A - Arsnio, Antimnio. 6A - Telrio, Polnio. metais - todos os demais elementos da tabela exceo do hidrognio que no se enquadra nessa classificao.

You might also like