You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC

CURSO DE DIREITO

DANIELA ECHART FLVIA SPILERE RENATA RAMOS

A HISTRIA DAS UNIVERSIDADES

CRICIMA, ABRIL DE 2013.

DANIELA ECHART FLVIA SPILERE RENATA RAMOS

A HISTRIA DAS UNIVERSIDADES

Trabalho

sobre

Histria

das

universidades,

desenvolvido para a matria de METODOLOGIA CIENTFICA E DA PESQUISA com o intuito de desenvolver e medir o nvel acadmico dos alunos sobre a matria ministrada.

Professor: Lus Afonso dos Santos

CRICIMA, ABRIL DE 2013

1 INTRODUO

Abordaremos atravs do estudo a seguir, a histria das universidades. Descobriremos quais importantes fatos sociais tem ligao direta com a iniciao das universidades e os moldes adotados para a poca. Verificaremos como ao longo da historia a religio e suas modificaes tem influenciado nos mais diversos aspectos, inclusive na historia das universidades. Veremos como as ideias iluministas contriburam para o surgimento das universidades.

2 A UNIVERSIDADE NO MUNDO

Na idade mdia principalmente na Europa medieval, a razo humana era substituda pelos dogmas religiosos da igreja catlica cuja instituio era organizada de acordo com o que se tinha por correto dentro da igreja catlica.
Essa foi principal responsvel pela unificao das escolas que ministravam o ensino superior, em Universidades. Relatam os autores que ao lado de um forte clima religioso formando em volta da f, j existia o habito das discusses abertas e dos debates pblicos sob a vigilncia de mestres e da igreja que preservava o pode politico e religioso. (Luckesi et al, 2005).

Na poca, as Universidades da Europa medieval, disponibilizavam o estudo preparatrio uma espcie de ensino mdio que eram chamados de Trivium e Quadrivium e eram obrigatrios para cursar o ensino superior. Os estudantes s podiam cursar trs profisses: Medicina, Direito e teologia. No inicio do sculo XV surgi o iluminismo que era uma corrente filosfica que defendia o domnio da razo. Estes acreditavam que somente atravs da razo e da cincia poderiam explicar todas as coisas do mundo. Foi nesta poca que surgiu a metdica cientifica para explicar e controlar os fenmenos da natureza. Onde o mtodo cientfico mistura-se com historia da cincia.
A mais antiga das cincias da cincia a filosofia []. A tarefa da filosofia consistiu durante sculos, em estabelecer o melhor mtodo do conhecimento verdadeiro, e depois aplic -lo para o entendimento do mundo, da religio e da moral. Nesta tradio, o verdadeiro, o bom, e o bem eram quase sempre considerados inseparveis. (KUNH, apud SCHARTZMAN, 1884, p.54).

A cincia buscava sempre a explicao atravs de meios bvios e provveis para obter a razo. J a religio acreditava que tudo tinha uma explicao atravs de um poder supremo impondo seus dogmas para as explicaes.
Enquanto as universidades viviam essa vida rotineira, expedindo diplomas que habilitavam a ensinar e credenciavam para certas restritas profisses, o mundo em torno delas se agitava. Espritos inquietos indagavam o porqu dos fenmenos naturais, traavam hipteses e procurava o submeter o terico a verificao sistemtica. Por outras palavras, a cincia deitava razes e chegava a apresentar aos homens daqueles tempos radicais modificaes, relativamente ao mundo e natureza das coisas [...]. Pode a

4
cincia gabar-se, pois, de haver nascido do povo, da curiosidade dos homens inteligentes, da coragem de desafiar o que se tem por verdade oficial e, de maneira particular, compreender que o espirito universitrio, como ento cultivado, era um monte de cinzas [...]. (REIS, 1968).

Formou-se um comit de historiadores para determinar o ano de fundao das primeiras Universidades os quais chegaram as seguintes datas: 1158 Universidade de Paris; 1167- Universidade de Oxford, Inglaterra; 1080; Universidade de Bolonha, Itlia. (KUNH, p.6).

3 A UNIVERSIDADE NO BRASIL

O surgimento da universidade no Brasil inicia-se com a chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro, exatos 308 anos aps o descobrimento da colnia por Cabral. Esse fato por si s j evidencia a estruturao do Ensino superior no Brasil. educao no Brasil, j nasceu sob o signo da distino social. Os portugueses proibiram a instalao das universidades na colnia, formando assim, uma resistncia ideia de um projeto de ensino no pas, principalmente quando, naquele perodo, os portugueses mandavam seus filhos estudarem em Coimbra. Conforme Reis (2008),
As vrias formas estabelecidas dos governos coloniais pelos Jesutas evidenciam o pensamento, que a marca registrada at hoje: O ensino somente para as elites, para os filhos de ricos, e donos de grandes territrios e bens.

A desobrigao do Estado se tratando de coisa pblica, a dificuldade do acesso universidade s populaes menos favorecidas, a falta de investimento, os baixos salrios para os professores fazem parte do nosso cotidiano e se constituem num resultado de opes polticas realizadas pelos governos. Depois da transferncia da corte de Portugal para o Brasil, algumas escolas superiores foram criadas no Rio de Janeiro e na Bahia. Durante o processo de separao da metrpole, os vrios projetos de criao de universidades foram apresentados e abortados. Somente em 1915, j na Repblica, o governo reuniu escolas politcnicas, faculdades de direito e de medicina da ento capital brasileira na Universidade do Rio de Janeiro, considerada a primeira instituio de ensino superior do Pas. Com o governo Vargas, h uma tentativa de mudana do modelo estabelecido. decretado o estatuto das universidades, embora ainda no houvesse a inteno de prover uma educao para todos. No final de dcada de 50, ocorre a federalizao das universidades que se inicia na Era Vargas, mas tem seu ponto referencial alguns anos depois, j no governo Dutra, que aliado a uma poltica de expanso e equivalncia do ensino secundrio ocasiona um grande aumento da oferta do ensino pblico. Nas dcadas 60 e 70 perodo em que a ditadura militar era forma de governo, houve uma reforma universitria que alm de criar efetivamente a instituio universitria no Brasil,

incentivou a criao cada vez maior das universidades privadas, seguindo o modelo norte americano de educao. Controversa mente foi nesse momento, que a universidade sofre seu maior impulso de nossa histria, a despeito de todo autoritarismo e represso da poca. As naes que investiram em educao tiveram um progresso muito maior do que as no o fizeram. Cuba o maior exemplo da Amrica Latina do que seja um bom investimento educacional em capital humano, em contrapartida, tanto conhecimento no reverte em melhores condies de vida para o povo cubano. Enquanto China, Cuba e Alemanha, seguem um modelo descentralizado com financiamento estatal, o Brasil segue o modelo norte americano de privatizao, e incentivos para criao e manuteno das universidades privadas em detrimento de investimentos no setor pblico. Para Faria (2008),
Naquela poca o conhecimento era privilgio de poucos e apenas quem podia pagar se associava a outros interessados para contratar um professor sobre algum dos temas das chamadas essncias universais. Da o nome de universidade..

A primeira universidade de que se tem notcia a de Bolonha, Itlia, criada em 1150. No fim do sculo XII a universidade de Bolonha incorporou o primeiro curso de Direito com as disciplinas de retrica, gramtica e lgica. A segunda universidade mais antiga a Universidade de Paris (Sourbonne), fundada em 1214. Antes disso, as nicas instituies comparveis s universidades eram os mosteiros que se dedicavam ao estudo da teologia, filosofia, literatura e eventos naturais sob o ponto de vista da religio, mas que, por muito tempo, foram os responsveis pela preservao da cultura e dos conhecimentos da poca.

4 CONCLUSO

Podemos concluir, atravs do estudo acima, como se iniciou as primeiras universidades, que impulsionadas pelas ideias iluministas foram tomando espao e distribuindo conhecimento. Ao longo da historia possvel notar a expanso de universidades e a importncia para o desenvolvimento cientifico das pessoas. Podemos tambm observar como se iniciou a universidade em nosso pas, contribuindo para o desenvolvimento da nossa nao.

REFERNCIAS

CAROLINE, Farias. Como surgiram as Universidades? 2008. Disponvel em: http://www.infoescola.com/historia/como-surgiram-as-universidades/. Acesso em: 12 de abril de 2013.

KUNH, Nara Maria. Universidade, cincia e produo do conhecimento. Unidade 1. LUCKESI, Cipriano Carlos. Fazer universidade: uma proposta metodolgica. So Paulo, Cortez, 2005. REIS, Ftima. A universidade no Brasil. 2008. Disponvel em:

http://www.webartigos.com/artigos/a-universidade-no-brasil/4827/. .Acesso em: 15 de abril de 2013.

REIS, Jos. Cincia na Universidade. So Paulo, IBRASA, 1968.

You might also like