You are on page 1of 11

Theme # 15: Environmental Guidance for Bio-Fuels Financing

Vises Ambientais para o Financiamento de Biocombustveis no Brasil Eduardo Bandeira de Mello Eduardo Loyola Canepa Mrcio Macedo Costa
Departamento de Meio Ambiente do BNDES

1. Introduo
Nos prximos anos dever ocorrer um aumento significativo da produo de biocombustveis no Brasil. A perspectiva de maior participao das energias renovveis na matriz energtica mundial cada vez mais ressaltada em estudos, relatrios e na agenda poltica dos pases. Em razo das caractersticas naturais de seu territrio, da larga experincia agrcola e industrial no setor sucroalcooleiro e do recente desenvolvimento da agroindstria do biodiesel, o Brasil dever se manter como um dos lderes na produo de etanol e consolidar fraes cada vez maiores de biodiesel no diesel consumido no pas. A expanso da demanda de biocombustveis no pas e no mundo poder ter efeitos bastante significativos para a gerao de emprego e renda no pas. O BNDES j tem em carteira inmeros projetos de energias renovveis, e no h dvida de que esse histrico salto na produo de biocombustveis contar com a participao do Banco no financiamento de projetos. Ao que tudo indica, as energias renovveis iro constituir importante vetor do desenvolvimento brasileiro. Uma viso de longo prazo para o setor de biocombustveis permite identificar duas grandes vertentes. Uma ligada aos desafios tecnolgicos existentes na agricultura, na indstria e na logstica, a outra aos aspectos ambientais, tanto das emisses das plantas industriais como da regularidade florestal das regies de cultivo. Ambas as vertentes so decisivas para que a expanso dos biocombustveis no Brasil seja realizada de acordo com as melhores prticas j disponveis e com viabilidade econmica. A vertente tecnolgica aponta para alm da expanso dos prximos anos. Os incipientes processos de obteno de etanol a partir de materiais lignocelulsicos, assim como de gaseificao de biomassa e obteno do biodiesel de uma ampla gama de culturas sinaliza o advento dos biocombustveis de segunda gerao, os quais sero integrados a complexos de refino e de bioqumica de novos materiais em conjuno com combustveis fsseis. A vertente ambiental aponta para a ocupao das reas para a expanso da produo dos biocombustveis seguindo os parmetros de sustentabilidade dos ecossistemas brasileiros, ou seja, visando reas de fato j degradadas e promovendo a recuperao ambiental de matas ciliares, nascentes e reas de Reserva Legal.

129

2. O BNDES e o Meio Ambiente


A atuao do BNDES, como principal agente de financiamento de longo prazo para empresas brasileiras, permite associar instrumentos econmicos de poltica ambiental aos mecanismos de interveno do Poder Pblico, com o fim ltimo de promover investimentos em atividades ambientalmente sustentveis. Em todo o mundo, as instituies financeiras so cada vez mais cobradas pela sociedade, investidores, acionistas e movimentos scio-ambientais sobre a considerao da questo do meio ambiente no mbito de suas atividades, marcadamente em relao ao impacto ambiental dos projetos financiados. Nos Bancos de Desenvolvimento, o tema ganha maior relevncia. Para estas instituies, a promoo do desenvolvimento sustentvel no apenas uma questo de responsabilidade corporativa, e, sim, uma das principais misses de sua organizao. No BNDES, as primeiras iniciativas de cunho ambiental datam de 1976. Nessa ocasio, um convnio com a Secretaria Especial de Meio Ambiente, precursora do Ministrio, foi firmado para implementar normas de proteo ao meio ambiente e de controle da poluio industrial. Com a instituio, pela Lei n 6.938, de 31.08.1981, da Poltica Nacional do Meio Ambiente, a contratao das operaes de financiamento passou a ser condicionada regularidade ambiental dos projetos. Em 1989, foi criada uma unidade ambiental no BNDES com a atribuio de coordenar a introduo da varivel ambiental nos procedimentos operacionais do Banco. Em 1994, o BNDES aderiu ao Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente Iniciativa para o Setor Financeiro (PNUMA-IF) com a assinatura da Carta de Princpios dos Bancos para o Desenvolvimento Sustentvel. No Brasil, foi institudo o Protocolo Verde, em que os principais bancos pblicos federais se comprometeram em adotar os princpios expostos na Carta. Em 2006, o BNDES passou a adotar uma nova Poltica Ambiental, que acolheu elementos da Poltica Ambiental anterior, lanada em 1999. Todo o histrico de iniciativas pioneiras do Banco tambm serviu como referncia, principalmente as que envolviam procedimentos internos e o apoio a projetos ambientais. Nesse sentido, a nova Poltica Ambiental estabeleceu diretrizes e instrumentos em linha com aes de desenvolvimento permeadas por estratgias ambientais. O BNDES participa na formulao dessas estratgias, na sinalizao de investimentos e na aplicao de polticas e programas de financiamento especficos.

2. Procedimentos e Salvaguardas Ambientais do BNDES


O apoio financeiro do BNDES produo de biocombustveis segue em geral o mesmo rito de normas e exigncias dos demais setores apoiados pelo Banco, conforme as especificidades de cada projeto. So observadas as normas setoriais especficas e a validade das licenas. A par desses aspectos, o Banco pode realizar estudos complementares e solicitar informaes adicionais e, ainda: recomendar a reformulao do projeto;

130

ofertar recursos para reforo das medidas mitigadoras; e em casos extremos, no conceder o apoio financeiro em face do risco ambiental. As operaes de financiamento no BNDES, exceto as linhas automticas, tm o processo iniciado pelo Enquadramento do Comit de Crdito, formado pelos superintendentes do Banco. No Enquadramento, todas as operaes so avaliadas quanto consonncia da atividade e dos aspectos societrios, econmicos, financeiros, sociais e ambientais do empreendimento com as Polticas Operacionais e a Poltica Ambiental do BNDES. Nesta fase so feitas as seguintes atividades: Avaliao preliminar dos aspectos ambientais do projeto (Localizao, Impactos Ambientais, Vises e Prticas da Empresa, Status do Licenciamento e Passivos Ambientais), a partir de informaes apresentadas pela empresa na forma do Quadro Ambiental; Classificao da Categoria Ambiental do empreendimento. A classificao poder ser aferida de acordo com o setor e tipo de atividade, sua localizao, magnitude e atributos dos impactos ambientais inerentes ao empreendimento; Elaborao de eventuais recomendaes ambientais para as fases de Anlise e/ou Acompanhamento da operao. A Categoria Ambiental estabelecida para o empreendimento determina procedimentos distintos nas fases de Anlise e Acompanhamento da operao, conforme a Tabela 1. Tabela 1 Classificao de Risco Ambiental no BNDES
Categoria Ambiental A Risco e Magnitude de Impacto Atividade intrinsecamente relacionada a riscos de impactos ambientais significativos ou de alcance regional. O licenciamento requer estudos de impactos, medidas preventivas e aes mitigadoras. Atividade envolve impactos ambientais mais leves ou locais e requer avaliao e medidas especficas. Atividade no apresenta, em princpio, risco ambiental.

B C

As principais Recomendaes Ambientais para o setor de agronegcios, realizadas em funo da atividade, porte e localizao do empreendimento, esto relacionadas a seguir: Observar se o projeto exigir a abertura de novas reas para cultivo e se est em consonnica com o Zoneamento Ecolgico-Econmico. Solicitar levantamento da situao relativa s reas de Reserva Legal e reas de Preservao Permanente das propriedades rurais da empresa e das reas arrendadas para plantio.

131

Incentivar e apoiar a recuperao e manuteno dessas reas, visando preferencialmente estabelecer corredores e sinergias entre elas, proteo das matas ciliares e das nascentes. Incentivar e apoiar investimentos para expanso da gerao de energia eltrica, com utilizao de caldeiras mais eficientes e de maior capacidade (acima de 60 bar) Incentivar e apoiar investimentos na biodigesto da vinhaa produzida pela usina com aproveitamento acessrio do biogs para gerao de energia eltrica. Incentivar o uso de tcnicas agrcolas sustentveis em substituio a prtica de queimadas. Incentivar o reaproveitamento de efluentes lquidos e implantao de sistema de circuito fechado. Verificar a existncia de procedimentos para destinao final dos resduos e embalagens de defensivos qumicos Verificar a possibilidade de incluir no apoio os investimentos relativos s exigncias e condicionantes estabelecidas para as Licenas ambientais. Verificar a existncia de passivos ambientais e apoiar sua recuperao.

Na fase de Anlise so observadas as Recomendaes Ambientais e o atendimento Legislao quanto ao licenciamento e outorga para uso dos recursos hdricos, assim como so verificados, a partir de informaes da prpria empresa, os principais aspectos energticos e ambientais dos projetos e questes relativas higiene e segurana do trabalho. Finalmente podem ser solicvitadas medidas mitigadoras e/ou compensatrias do projeto. O projeto s aprovado e contratado com a apresentao da Licena de Instalao e demais autorizaes ambientais concedidas pelos rgos de meio ambiente estadual, ou pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis e da Amaznia Legal IBAMA. No acompanhamento das operaes verifica-se a existncia da Licena de Operao e o cumprimento dos eventuais medidas mitigadoras, das obrigaes em termos de ajuste de conduta e das condicionantes presentes no contrato.

3. A expanso dos biocombustveis no Brasil


O incio do ano de 2007 marcou um novo patamar das discusses internacionais sobre energias renovveis, em particular dos biocombustveis. A publicao do relatrio do Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas (IPCC, na sigla em ingls) contribuiu decisivamente para que o tema dos biocombustveis atingisse esferas mais amplas. A agenda poltica internacional incorporou definitivamente as perspectivas de aumento da produo de energia a partir de fontes renovveis. O etanol passou a ser visto como uma alternativa real substituio parcial da gasolina em muitos pases

132

e a produo de biodiesel dever aumentar significativamente nas prximas dcadas.

3.1 A expanso da produo de etanol no Brasil Os cenrios mundiais de demanda de etanol variam em funo das metas de uso e autorizaes para mistura na gasolina nos pases. Estudo do Centro de Gesto e Estudos Estratgicos da Unicamp estima um consumo mundial de combustveis de 1,36 e 1,66 trilhes de litros, em 2012 e 2025, respectivamente, a partir de 1,18 trilhes de litros em 2004. Ou seja, o aumento projetado de 180 bilhes de litros de combustveis at 2012 e 580 bilhes de litros at 2025. Para um cenrio de substituio de 5% do consumo global de gasolina por etanol em 2012 e 10% em 2025, a demanda seria de 84 e 205 bilhes de litros de etanol nestes dois anos (CGEE, 2005). Considerando que cerca de 80% dessa demanda agregada ser atendida pela produo interna dos pases, o volume de importaes dever atingir 8 e 40 bilhes de litros de etanol em 2012 e 2025, respectivamente. Se o Brasil atender a 50% desse mercado exportar 4 e 20 bilhes de litros em 2012 e 2025. Se a demanda brasileira por etanol for estimada em cerca de 21 bilhes de litros em 2012 e 30 bilhes em 2025, a demanda total ser de cerca de 25 bilhes de litros em 2012 e 50 bilhes de litros em 2025. Utilizando para a expanso da produo ndices tcnicos fixos, condensados na produtividade de cerca de 6000 litros de lcool anidro por hectare de rea cultivada com cana-de-acar, a rea com cultivo de cana dever totalizar cerca de 8 milhes de hectares em 2012, ou seja, um aumento entre 2-3 milhes de hectares. No caso do estudo da CGEE (2005), considera-se uma expanso vigorosa de 615 novas destilarias que produziriam 104 bilhes de litros de etanol em 2025, ou seja, o dobro do montante considerado no exerccio acima. A produo de etanol no Brasil na safra 2005/2006 foi de cerca de 16 bilhes de litros, com capacidade instalada para a produo de 17 bilhes. Estima-se que at 2012 a capacidade de produo de etanol passar de 17 para 25 bilhes de litros. A evoluo da demanda interna, principalmente com o crescimento do nmero de carros bicombustveis dever exigir um aumento da produo de 8 bilhes de litros, o que deve significar a construo de 100 novas usinas at 2010. Em 2005 o Brasil exportou 2,6 bilhes de litros de lcool (nica, 2006) A produo de cana-de-acar, que na safra 2005/2006 foi de 386 milhes de toneladas, dever atingir 685 milhes na safra de 2012/13. No Brasil, a cana-de-acar plantada em aproximadamente 5,6 milhes de hectares, processadas em cerca de 330 usinas. O setor de etanol um dos destaques na procura por financiamentos do BNDES. A carteira de projetos da rea nas mais diversas etapas de trmite no banco, como enquadramento, anlise e contratao, soma R$ 7 bilhes em financiamentos. Os projetos requerem investimentos totais de R$ 12 bilhes. Entre 2003 e 2006 o BNDES desembolsou R$ 4,5 bilhes para financiar o plantio de cana, a implantao de usinas e de unidades de cogerao a
133

bagao. No incio de 2007, o BNDES contava com 62 projetos em carteira, entre contratados e em fase de consulta, no valor total de R$12,2 bilhes, dos quais R$7,2 bilhes solicitados ao Banco.

Desembolsos do BNDES para o setor sucroalcooleiro


R$ milhes

2000 1500 1000 500 0 2003 2004 2005 2006 Plantio Construo de usinas Cogerao a bagao Total

Figura 1 - Desembolsos do BNDES para o setor sucroalcooleiro

3.2 A expanso da produo de biodiesel no Brasil A produo de biodiesel no mundo tem apresentado forte crescimento. A produo mundial em 2005 atingiu cerca de 4,4 bilhes de litros, das quais 80% na Europa, principalmente com leo de canola. Estima-se que para substituio de 5% de diesel por biodiesel na Europa e nos Estados Unidos, seria necessrio utilizar 15% e 13% da rea plantada total, respectivamente (IEA, 2006), o que representa um acrscimo significativo da rea plantada com oleaginosas e um conflito com raes destinados produo de alimentos. No Brasil, onde o consumo de diesel atingiu 39 bilhes de litros em 2005 e a projeo de 50 bilhes de litros em 2013, o Ministrio das Minas e Energia (MME) estima que o mercado potencial atual para o biodiesel de 840 milhes de litros com a mistura de 2% do biodiesel no diesel (B2), atingindo em 2013, com a obrigatoriedade da mistura de 5% (B5), cerca de 2,5 bilhes de litros. A carteira de projetos de biodiesel no BNDES atingiu ao final de 2006 a marca de 1 bilho de litros por ano de capacidade instalada, conforme apresentado na Tabela 2. A carteira do MME mais ampla que a do BNDES, ao contabilizar o conjunto de usinas em operao, em fase de regularizao, em construo e em fase de projeto, totalizando 46 unidades, e com perspectiva de 19 novos projetos (Prates et al., 2007).

134

Tabela 2 - Carteira de projetos de produo de biodiesel no BNDES

UF RS GO SP MT MS Total

Capacidade m/ano) 200 210 330 119 220 1.079

(mil Investimento (R$ milhes) 85 124 111 131 274 725

total Financiamento BNDES (R$ milhes) 69 106 89 93 247 604

Fonte: Prates et al.(2007)

Na Tabela 3 mostrado que os projetos em carteira no MME apresentam capacidade instalada que garante a demanda projetada para o B5. Considerando que a produo de B5 pode ser antecipada e que parte da produo pode ser exportada, os valores percentuais de capacidade por demanda projetada so tranquilizadores para o atendimento das metas de consumo de biodiesel. Apesar das estimativas de crescimento acentuado da produo nos estados de Tocantins, Piau e Cear, 65% da capacidade futura de produo de biodiesel vo estar concentrados em apenas quatro estados, So Paulo, Rio Grande do Sul, Gois e Mato Grosso, principalmente utilizando leo de soja.

Tabela 3 - Relao entre capacidade instalada e demanda projetada de biodiesel


Capacidade instalada / Demanda projetada B2 diesel com 2% de biodiesel Carteira BNDES Carteira MME 128 % 369% B5 - diesel com 5% de biodiesel 44% 124%

Nota: A carteira do BNDES um subconjunto da carteira do MME

4. Fatores para a sustentabilidade ambiental da produo de biocombustveis


A expanso dos biocombustveis no Brasil traz grandes desafios e oportunidades ambientais. A possibilidade de aumento da participao de renovveis na matriz energtica brasileira positiva do ponto de vista ambiental, mas uma srie de fatores devem ser considerados para que os benefcios potenciais sejam alcanados. Foram selecionados quatro desses fatores, tanto na vertente tecnolgica quanto na vertente ambiental. 4.1 Eficincia energtica e gerao de energia eltrica

135

Um dos grandes desafios da expanso do etanol no Brasil a implantao de unidades de cogerao que possam comercializar excedentes de energia eltrica a partir do bagao e da palha, contribuindo com o sistema interligado nacional. Cerca de dois teros da energia total contida na cana proveniente do bagao e da palha da cana. Com o aumento da eficincia no consumo de vapor na planta industrial, mais energia eltrica pode ser gerada para vendas externa. Existe um grande potencial de gerao de energia eltrica excedente que poder ser disponibilizada para o sistema interligado. Em 2004 a capacidade instalada de cogerao a bagao no Brasil era de 1084 MW, dos quais apenas 175 MW disponibilizados para comercializao. O BNDES, ciente da importncia de projetos de cogerao com bagao tem apoiado tais investimentos com condies favorecidas. O estudo CGEE (2005) faz projees da cogerao para as novas 615 usinas construdas at 2025. Dependendo do cenrio considerado, e portanto das tecnologias de cogerao adotadas e eficincias no consumo de vapor, estimase que a capacidade instalada ser de 12.300 a 32.500 MW, gerando execedentes de energia eltrica de 49 a 130 TWh por ano, ou 14-38% do consumo de energia eltrica em 2003. O limite inferior engloba tecnologias j disponveis e menos eficientes que as adotadas nas novas plantas em construo. O limite superior engloba tecnologias avanadas com gaseificao e ciclo combinado que ainda apresentam custos significativamente mais altos que as primeiras. Utilizando os mesmos cenrios tecnolgicos com referncia a 50 bilhes de litros em 2025, e no como o CGEE, que assume 104 bilhes de litros de etanol, as projees acima podem ser reduzidas em 50%, ou seja, entre 6.150 e 16.250 MW de capacidade instalada. Quanto ao biodiesel, em cidades com abastecimento de energia eltrica com geradores diesel em sistemas isolados, h oportunidades ainda pouco exploradas de utilizao de biodiesel e leos vegetais. A viabilidade econnomica desses projetos pode ser alcanada com a realizao de projetos que gerem crditos de carbono, como veremos abaixo. 4.2 Reduo das emisses atmosfricas e de efluentes lquidos As usinas de acar e lcool apresentam trs fontes principais de poluentes, a queima da lavoura de cana, as emisses atmosfricas das unidades de gerao de calor e eletricidade a partir do bagao e os efluentes lquidos, principalmente as guas de lavagem e o vinhoto proveniente das destilarias. As usinas mais modernas do setor sucroalcooleiro tem apresentado grande capacidade de enfrentamento desses problemas ao conseguir aproveitar no processo produtivo subprodutos anteriormente descartados. H trinta anos, o problema ambiental mais visvel da produo do etanol era o vinhoto, um subproduto cido que, lanado em um rio, consome o oxignio dissolvido na gua, matando os peixes. A produo industrial do lcool gera de 12 a 15 litros de vinhoto por litro de lcool destilado, ou seja, para uma produo de 16 bilhes de litros, o vinhoto gerado bastante significativo, da ordem de, no mnimo, 200 bilhes de litros por ano.

136

Atualmente o vinhoto utilizado principalmente como fertilizante na lavoura. Para a expanso da produo de etanol, a utilizao correta do vinhoto como fertilizante seria altamente recomendvel. No entanto, h limites para esta utilizao. Uma das alternativas a biodigesto do vinhoto para a produo de biogs que poder ser aproveitado para fins trmicos ou para gerao de energia eltrica. Quanto s emisses atmosfricas, foram estabelecidos prazos para o fim das queimadas nas lavouras de cana de aucar, as quais geram grandes quantidades de material particulado. No que se refere queima de bagao, a recm publicada Resoluo CONAMA 382/06 determina limites de emisses para material particulado, xidos de nitrognio e monxido de carbono. Com o aumento da produo de biodiesel haver aumento significativo da produo de glicerina, produto nobre utilizado na indstria farmacutica e de cosmticos. Uma sobre oferta de glicerina forar a queda dos preos, mas no se sabe ao certo da capacidade de absoro de grandes volumes de glicerina pelo mercado. Tanto s usinas em operao como as que devem ser implantadas na expanso dos biocombustveis no Brasil tm um grande desafio de apresentar um desempenho ambiental satisfatrio de emisso de poluentes. 4.3 Processos inovadores de produo de energia a partir de biomassa: hidrlise e gaseificao Hoje possvel antever a superao de barreiras tecnolgicas para a entrada em operao comercial de processos inovadores, como a obteno de etanol a partir de materiais lignocelulsicos. As tecnologias de hidrlise permitiro enorme ampliao do uso de tipos de biomassa para a produo de etanol. Uma outra rota de converso de biomassa lignocelulsica em biocombustveis envolve a gaseificao da biomassa para a produo de gs de sntese (mistura de hidrognio e monxido de carbono, principalmente) e posterior converso para diesel, metanol e outros combustveis. Embora essas tecnologias ainda no sejam comercialmente viveis, significativos investimentos tm sido realizados no mundo. Economias de escala provenientes da expanso do consumo de biocombustveis podem contribuir decisivamente com a competitividade da hidrlise e da gaseificao com converso para lquidos (IEA, 2006). O Brasil apresenta os mais baixos custos de produo de etanol no mundo devido sua excelncia agrcola e industrial. As perspectivas de aumento do consumo de etanol no mundo podero impulsionar as vendas brasileiras no exterior na prxima dcada. Mas se considerarmos um aumento ainda maior do consumo de etanol no mundo, isto significa no longo prazo, a entrada em operao das tecnologias de hidrlise e gaseificao. Do ponto de vista ambiental, os novos processos permitiro o aumento da produo de biocombustveis sem grande ampliao das reas plantadas. Isso decisivo, por exemplo, para a Europa que no tem disponibilidade de reas para a expanso de cultivo. Estudo da Unio Europia recomenda que para atingir as metas de ampliao do consumo de biocombustveis dever ser adotada uma estratgia mista, que envolva importao e produo interna (EU,

137

2006). Nesse ponto, consideraes acerca de polticas de segurana energtica so as mais citadas. Para o Brasil, as vantagens de custo na produo de etanol so fundamentais para o aumento das exportaes. Na medida em que o Brasil mantenha o fornecimento de biomassa a baixos custos, a implementao no pas de novas tecnologias de hidrlise e gaseificao de bagao e palha podem significar a continuidade da posio do Brasil como um dos lderes na produo de combustveis no mundo.

4.4 Ocupao de reas e recuperao de reas de Preservao Permanente (APP) e de Reservas Legais (RL) Na expanso da produo de biocombustveis no Brasil, uma das questes mais importantes o tipo de ocupao do territrio disponvel para as lavouras de cana-de-acar, soja, dend, girassol, mamona, pinho manso e outras culturas. Apesar da disponibilidade de terras agriculturveis, os problemas da expanso so em geral relacionados ao perfil da ocupao de biomas especficos (Amaznia, Cerrado, Pantanal etc.). Como orientao da ocupao de territrio, podem ser utilizados instrumentos de delimitao de reas protegidas, de zoneamento de espcies oleaginosas (MAPA, 2005) e, principalmente, de Zoneamento Ecolgico Econmico (ZEE). No caso da recuperao de reas de Preservao Permanente (matas cliliares, nascentes, topos de morros, contornos de lagos, lagoas etc.) e de reas de Reservas Legais (80% na Amaznia Legal, 35% em reas de cerrados da Amaznia Legal e 20% no resto do pas) a participao do setor produtivo e dos rgos licenciadores o fator decisivo. Na medida em que os rgos ambientais estaduais estabeleam, em conjunto com os setores produtivos, processos voltados ao atendimento dos requisitos legais de manuteno e cobertura florestal, as licenas ambientais de projetos agroindustriais podero incorporar tais processos, com benefcios ambientais tais como a disponibilidade de recursos hdricos, controle de eroso, reduo da sedimentao e manuteno da biodiversidade. Caso a expanso ocorra de fato em reas de pastagens, seguindo critrios de Zoneamento Ecolgico Econmico, a recuperao florestal de APPs e Reservas Legais, associadas a corredores ecolgicos, ter um efeito ambiental positivo na expanso dos biocombustveis, desde que as pastagens no sejam deslocadas para outras reas do Cerrado e da Amaznia.

5. Consideraes Finais
O BNDES o principal instrumento indutor do desenvolvimento brasileiro e sua preocupao com as questes ambientais histrica e amplamente reconhecida.
138

Nossa atividade sempre se pautou por considerar o meio ambiente no como uma ameaa ao desenvolvimento, mas como uma oportunidade de incrementar e de conferir qualidade ao processo. Em outras palavras, a participao do BNDES deve ser considerada como um selo de qualidade social e ambiental a qualquer projeto apoiado. Neste momento em que o agronegcio e, mais particularmente, a expanso da produo de biocombustveis ganha dimenso internacional e se afigura como um dos principais vetores de crescimento da economia brasileira, fica clara a misso do BNDES: fomentar o crescimento do setor, tendo sempre presente o compromisso com o desenvolvimento sustentvel, seja no apoio a inovaes que apontem para ganhos de eficincia e produtividade, seja no estabelecimento de salvaguardas que impeam que uma excelente oportunidade como esta seja desvirtuada pela viso limitada do ganho fcil e imediato, mas que todos sabemos que no se sustenta no longo prazo.

Referncias bibliogrficas
CGEE (Centro de Gesto e Estudos Estratgicos), Projeto: Estudo sobre as possibilidades e impactos da produo de grandes quantidades de etanol visando substituio parcial de gasolina no mundo. CGEE-UNICAMP, Campinas, 2005. EU (European Union), Biofuels in the European Union a vison for 2030 and beyond, Final draft report of the Biofuels Research Advisory Council, 2006. IEA (International Energy Agency), World Energy Outlook 2006, OECD/IEA, Paris, 2006. MAPA (Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento), Plano Nacional de Agroenergia 2006-2011, Braslia, 2005. PRATES, C., PIEROBON, E., COSTA, R., Formao do Mercado de Biodiesel no Brasil, BNDES Setorial n.25, Rio de Janeiro, 2007. NICA - Unio da Agroindstria Canavieira de So Paulo, 2006.

139

You might also like