You are on page 1of 16

O ALCOOLISMO E SUAS CONSEQUENCIAS NA ESTRUTURA FAMILIAR THE ALCOHOLISM AND ITS CONSEQUENCES IN FAMILY STRUCTURE

Edna Miura Martins Assistente Social pela Universidade Federal do Piau. Especialista em Sade Pblica Gilvo Farias Junior Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco Nutricionista - UFPE.

RESUMO O presente artigo trata da questo do alcoolismo, sua conceituao, as formas de alcoolismo. Trata tambm da relao direta do lcool com a violncia e seus reflexos dentro da famlia. Ilustra o problema grave que o alcoolismo atravs de uma estatstica negativa, como apresenta tambm o modelo de sistema de famlia, no caso da famlia alcolica, definido por Steinglass. O ambiente familiar tambm pode afetar a transmisso do alcoolismo aos filhos de alcolicos. E mostra que as crianas de pais alcolicos tm mais probabilidades de se tornarem alcolicos quando adultos. Faz uma reflexo sobre os problemas de sade, as questes sociais, e o risco no convvio familiar, resultantes do uso excessivo de bebidas alcolicas, quanto aos aspectos fsicos, mentais e sociais. A realizao deste estudo consiste em conceituar, por meio de diferentes fontes, o fenmeno do alcoolismo e seus reflexos na famlia, que pode resultar em doenas, conflitos e a co-dependncia. Para tanto, buscou-se conceituar, traar breve histrico do alcoolismo, a partir da reviso bibliogrfica.

Palavras-chave: Alcoolismo. Famlia. Violncia. Estatstica. Compreenso.

ABSTRACT This article addresses the question of alcoholism, its conceptualization, the forms of alcoholism. It's also relationshipp direct alcohol with the violence and its consequences within the family. Illustrates the major problem and alcoholism through a statistically negative, as also presents the system model family, in the case of the alcoholic family, defined by Steinglass. The family environment can also affect the transmission of alcoholism to children of alcoholics. And it shows that children of alcoholic parents are more likely to become alcoholics as adults. Makes a reflection on the problems of health, social issues, and risk in family life, resulting from excessive use of alcoholic beverages, in the matters physical, mental and social. The realization of this study is to conceptualize, through different sources, the phenomenon of alcoholism and its effects on family, which can result in disease, conflict and co-dependency. Thus, it sought to conceptualize, to deal with brief history of alcoholism, from the bibliographic review. Key-Words: Alcoholism. Family. Violence. Statistics. Understanding.

Revista Sade e Desenvolvimento | ano 1 n.2 | jul- dez 2012 44

INTRODUO

O alcoolismo um dos mais srios problemas de sade pblica na atualidade, despertando a ateno de autoridades mdicas e sanitrias em diversos pases. No Brasil, segundo os dados do I Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas no Brasil, realizado em 1999, pelo Centro Brasileiro de Informaes sobre Drogas Psicotrpicas (CEBRID), da Universidade Federal de So Paulo (UNIFESP), em conjunto com a Secretaria Nacional Anti-drogas (SENAD), a prevalncia da dependncia do lcool de 11,2% na populao brasileira, e a maior taxa de dependentes est na populao cuja faixa etria a de 18 a 24 anos. Outra pesquisa divulgada em 2007 pela Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), em parceria com a Universidade Federal do Estado de So Paulo (UNIFESP), registrou que 27,6 milhes pessoas da populao adulta tm ou j podem ter tido algum problema relacionado ao uso do lcool. Conforme preceitua Lino (2006), a primeira definio de alcoolismo surgiu com Magnus Huss, em 1849, que definiu o alcoolismo como sendo: o conjunto de manifestaes patolgicas do sistema nervoso, nas suas esferas psquica, sensitiva e motora, observado nos sujeitos que consumiram bebidas alcolicas de forma contnua e excessiva e durante longo perodo. Conforme preceitua o estudioso Marins (2009) o alcoolismo uma doena de carter progressivo, incurvel e quase sempre fatal. O alcoolismo agudo (embriaguez) muitas vezes confundido com alcoolismo crnico. O primeiro caso trata-se da ingesto nica em grande quantidade de lcool, por um dia ou por um espao curto de tempo, podendo ter como consequncia uma leve tontura at coma alcolico. (ZEIGLER et al., 2005). J o alcoolismo crnico acontece quando se ingere habitualmente bebidas alcolicas, com frequncia, repartidas vezes ao longo do dia em vrias doses, que vo mantendo uma alcoolizao permanente do organismo, nunca saindo do efeito do lcool. (ZAGO, 1996).
Revista Sade e Desenvolvimento | ano 1 n.2 | jul- dez 2012 45

Segundo o Centro Brasileiro de Informaes sobre Drogas - CEBRID - (2002), pesquisas indicam que uma elevada parcela dos casos de violncia domiciliar est associada ao consumo de bebidas alcolicas. Esse estudo tambm mostra que a violncia ocorre principalmente entre casais, sendo a mulher a principal vtima. Segundo Minayo (2006) a violncia acompanha toda a histria da humanidade, sua presena est registrada em vrios documentos da antiguidade e lembrada inclusive em narrativas bblicas. No mundo atual, transformou-se em desafios para estudiosos e autoridades, por ser uma das maiores ameaas deste novo milnio. Deixou de ser um fato exclusivamente policial para ser um problema social, que afeta a sociedade como um todo independente da classe social, cor, raa, credo etc. O objetivo do presente artigo compreender a maneira como o uso crnico do lcool afeta a esfera da vida social da famlia. Para tanto, se investigou alguns conceitos sobre o tema, traando um breve histrico do alcoolismo e suas representaes para as diversas sociedades, a partir da reviso bibliogrfica direcionada para a violncia familiar associada ao consumo de bebida alcolica. O presente estudo foi realizado atravs de estudos bibliogrficos, onde se englobou pontos pertinentes ao tema para melhor conhec-lo, com o objetivo de deix-lo mais rico e agregar conhecimento aos trabalhos j existentes sobre esta temtica. Os critrios utilizados para selecionar a bibliografia consultada foram estabelecidos a partir de padres temticos e de formato bibliogrfico. Assim, a fonte de dados desta pesquisa foi constituda basicamente pela produo cientfica sobre o tema: O alcoolismo e suas consequncias no meio familiar. O presente estudo aconteceu no perodo compreendido entre agosto de 2009 a junho de 2010, se usou tambm na bibliografia artigos publicados no site da SIELO. A bebida alcolica uma substncia psicoativa (modifica o funcionamento do crebro) que admite dependendo da dose, da frequncia e das circunstncias um uso sem problemas. No entanto, sua utilizao de forma inadequada pode trazer graves problemas, tanto orgnicos como psicolgicos e sociais. (OLIVENSTEIN: 1982).
Revista Sade e Desenvolvimento | ano 1 n.2 | jul- dez 2012 46

Na Classificao Internacional de Doenas, CID, da Organizao Mundial de Sade, OMS (1993), o uso de todas as substncias psicoativas so classificadas pelos cdigos de F10 a F19. A sndrome de dependncia de lcool aparece na categoria F10. Segundo o Dr. Alexandre Dietrich (www.alcoolismo.com.br,2005) o alcoolismo no um vcio, uma doena que qualquer pessoa pode desenvolver, independente de idade. Os fatores genticos so agravantes sim, mas os hbitos tambm podem ser determinantes, dependendo da predisposio de cada um. Em palestra realizada sobre o alcoolismo em fevereiro de 2010, por Odair Jos Baldin, da Vox Dei Casa de Apoio de So Jos do Rio Preto. Baldin ressalvou que "Uma pessoa que adquire o hbito de beber vai desencadear aquela srie de etapas que envolvem a dependncia fsica e psicolgica do lcool. (BALDIN, 2010). Para Pechansky, Szobot e Scivoletto(2004), o lcool j a substncia mais consumida pelos jovens, havendo uma diminuio gradual da idade em que o adolescente inicia seu uso, o que, por sua vez, est associado ao baixo desempenho escolar, ao aumento de comportamentos de risco e prejuzo em seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Segundo Bordin, Figlie, Laranjeira (2004) a evoluo da cincia nas duas ltimas dcadas mostram que a dependncia uma doena crnica e recorrente que resulta de uma interao de efeitos prolongados da droga no crebro. Entretanto, como muitas outras doenas cerebrais, importantes aspectos sociais, culturais, educacionais e comportamentais so partes integrantes desta doena. A dependncia fsica segundo Tiba (1995) causada pelas drogas que funcionam da forma em que entra no metabolismo do indivduo, fazendo parte das reaes bioqumicas, de tal forma que o organismo j as tem como parte necessria para seu funcionamento adequado, em falta o mesmo no consegue trabalhar direito apresentando ansiedades, tremores, convulses, etc. Alm disso, o lcool libera no organismo dopaminas e analgsicos naturais do organismo, as betas endorfinas, levando sensao de euforia e embriaguez devido depresso do Sistema Nervoso Central (SNC). Quando metabolizado, o lcool transforma-se em acetaldedo, que age sobre os
Revista Sade e Desenvolvimento | ano 1 n.2 | jul- dez 2012 47

neurotransmissores afetando o aproveitamento das protenas e interferindo no material gentico das clulas. A partir destes conceitos, percebe-se que a dependncia do lcool considerada um conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado, e as consequncias decorrentes. Tal uso tomou proporo de grave problema de sade pblica no pas e encontra ressonncia nos diversos segmentos da sociedade, em funo de vrios agravos sociais. (BERTOLOTE, 1997). O certo que no h ainda certeza do que leva uma pessoa a ser um dependente em lcool, j que um transtorno pessoal de quem a adquire, pois, o que perceptvel que cada pessoa reage de uma forma diferente e por diversas razes, contextos e circunstncias. (MINISTRIO DA SADE, 2004). Sendo assim, no existe nenhum fator que a determine de forma definitiva ou que estabelea que as pessoas se tornem dependentes, pois, o que se sabe que uma combinao de alguns fatores contribui para que algumas pessoas tenham maiores chances de desenvolver problemas em relao s substncias durante algum perodo de suas vidas. Dessa forma, as dependncias qumicas no tm uma nica causa, pois, so a soma de vrios fatores que atuam ao mesmo tempo tendo sempre mais de uma causa. Por exemplo, existe uma predisposio fsica e emocional para a dependncia, prpria do indivduo. (VARGAS 2002). Laranjeira, Duailibi & Pinsky (2005) apesar de reconhecerem que no existe uma relao causal simples e nica direo entre consumo de lcool e violncia, apontaram trs modelos tericos que so propostos para entender este fenmeno: o primeiro modelo diz que o uso do lcool conduziria ao crime; o segundo que o crime conduziria ao uso de lcool; e o terceiro que a relao seria coincidente ou explicada por uma associao de causas comuns. No primeiro modelo, o lcool levaria ao crime principalmente por suas propriedades psicofarmacolgicas. Do ponto de vista biolgico, alguns efeitos da intoxicao alcolica, incluindo distoro cognitiva e de percepo, dficit de ateno, julgamento errado de uma situao e mudanas neuroqumicas, poderiam originar ou
Revista Sade e Desenvolvimento | ano 1 n.2 | jul- dez 2012 48

estimular comportamentos violentos. A intoxicao crnica pode contribuir com agresses por fatores como privao de sono, abstinncia, prejuzo de funcionamento neuropsicolgico ou associao com transtornos de personalidade. O segundo modelo explicaria melhor a relao entre crimes e drogas ilcitas, podendo ser aplicado ao lcool. Est baseado na suposio de que os indivduos que cometem crimes so mais provavelmente expostos a situaes socioculturais e ambientais onde o beber pesado perdoado ou encorajado. Desta forma, estudos experimentais relatam que, em ambientes onde existirem maior expectativa de aceitao da violncia e menor receio das suas consequncias sociais, fsicas e legais, se teria um maior ndice de criminalidade e abuso de substncias psicoativas. O terceiro modelo pressupe que a relao bebida-violncia seja devida a causas comuns, dentre as quais figurariam a personalidade, antecedentes familiares de alcoolismo, fatores genticos, caractersticas de temperamento, pobre relacionamento com os pais, transtorno de personalidade antissocial e todas as circunstncias sociais que predisporiam ao crime e bebida. Outros estudos apontam que o abuso de lcool pelo alcoolista pode precipitar a ocorrncia de violncia domstica, uma vez que o lcool costuma alterar a percepo das interaes sociais, aumentando os riscos de desentendimento entre os participantes do grupo familiar. Ao desinibir o comportamento, o lcool facilita a violncia. (MOSCOVICI, 2003). Cresce assustadoramente no Brasil as situaes de violncia, criminalidade, acidentes de trnsito (originando pessoas com graves deficincias) ocasionados por indivduos alcoolizados. Portanto, estes fatos no deixam dvida: o alcoolismo tambm uma doena cujos sintomas sociais devem ser alertados e prevenidos. Portanto, j h um entendimento de que as questes de lcool constituem um problema de sade pblica, desse modo, so alvos principais de aes das diversas polticas pblicas. Segundo Lima e Cols (2007), com o aumento crescente da incidncia de dependncia do lcool, percebendo-se que seus efeitos prejudicam no apenas o sujeito que bebe, mas tambm a sua famlia como um todo, fazem-se necessrios estudos
Revista Sade e Desenvolvimento | ano 1 n.2 | jul- dez 2012 49

abrangendo no apenas o usurio dependente do lcool, como tambm as consequncias da mesma no seio familiar. Nessa linha concordam tambm outros autores como Laranjeiras, Caldas, onde afirmam que a dependncia do lcool desencadeia vrios conflitos no meio social onde se insere o indivduo viciado. Sendo assim, o lcool alm de prejudicar o usurio, prejudica tambm todos que de alguma forma gravitam em torno dele. Segundo o estudo apresentado pelos autores Mello, Barrias & Breda (2001), constatou-se que o alcoolismo uma patologia e que, na maioria das vezes, seus sintomas no se restringem apenas a fatores fsicos; no geral, o indivduo acaba buscando ajuda mdica apenas baseado em sintomas que so decorrentes do uso abusivo de lcool e sem se preocupar muitas vezes com a causa do problema de dependncia do lcool. Em geral, as famlias num primeiro momento negam a doena, o que explica em parte a demora em procurar ajuda de profissionais. No entanto, esta atitude acaba por desencadear um processo de co-dependncia, os membros acabam contribuindo de alguma forma com o membro alcoolista. Barros (1994) afirma que o alcoolismo considerado uma doena de evoluo crnica e progressiva acometendo todos os indivduos, sem distino de gnero, raa, nvel scio-econmico, escolaridade e atividade laborativa. O uso de lcool e outras drogas surgem com cada vez maior frequncia entre as mulheres, relacionado tentativa de se automedicar, eliminando a dor e o mal-estar resultante das situaes violentas e traumticas no lar. Estatsticas da Associao Brasileira de lcool e Drogas (ABEAD) relatam que a associao de lcool e direo responsvel por 75% dos acidentes de trnsito com mortes; 39% das ocorrncias policiais, e constitui-se a 3 causa de absentesmo, respondendo por 40% das consultas psiquitricas no Brasil. (ABEAD, 2008). Alm disso, dados do Ministrio da Sade do Brasil, demonstram que os Transtornos Mentais so a 4 causa de internao hospitalar, sendo suplantada apenas pelas internaes por problemas respiratrios, circulatrios e dos partos, sendo o lcool a razo principal em 20,6% dos casos. (DATASUS, 2004).
Revista Sade e Desenvolvimento | ano 1 n.2 | jul- dez 2012 50

Outros dados so apresentados Blume e Zilberman (2004), o uso de substncias pode estar envolvido em at 92% dos casos relatados de violncia domstica. Citando vrios estudos, os autores relatam que foram encontradas taxas de alcoolismo entre 67% e 93% nos casos de maridos que j praticaram algum tipo de violncia fsica contra suas esposas. Entre indivduos em tratamento para dependncia do lcool, o ndice de ocorrncia de violncia relatada pelo agressor no ano anterior ao tratamento ficou entre 20% e 33%. Para Forselledo (1996), 97% dos casos reportados de violncia domstica se associam a homens abusadores de lcool, na Amrica Central. As tradies culturais relacionadas com o abuso do lcool, segundo os pesquisadores, fazem que a violncia intrafamiliar em alguns pases seja considerada natural e rotineira. Apesar das diversas causas que podem provocar a violncia familiar, pode-se divid-la os fatores de sua origem em dois grandes grupos: os fatores intrafamiliares, onde esto localizados os relacionamentos familiares como um todo e o uso da autoridade dos pais em particular; e os fatores sociais, entre eles, o uso de lcool e drogas, fenmenos comuns na sociedade contempornea. (FERRARI, 2002). A violncia intrafamiliar, apesar de conter muitos elementos da violncia domstica, est mais ligada ao contexto relacional da famlia. Para Melo (2005), as relaes e os comportamentos entre os membros da famlia tero na violncia no s uma inspirao, mas tambm a pedra sobre a qual sero construdos. Segundo Ramos & Bertolote (1997), os caminhos para o uso/abuso do lcool e para a dependncia podem ser muitos, pois o lcool capaz de reduzir a ansiedade, possibilitar efeitos estimulantes/euforizantes ou mesmo anestsicos. Igualmente, os efeitos desinibidores do lcool tm sido relacionados com comportamentos agressivos ou sexualmente liberados. (CHASIN & CARLINI-COTRIM, 2000; DUARTE & CARLINICOTRIM, 2000). Ao se olhar a famlia pelo vis histrico de sua formao, observa-se que certos padres de comportamento de seus membros se repetem se acentuam ou diminuem em relao ao comportamento de seus antepassados. Tais repeties podero acontecer em maior ou menor nvel, mas de maneira geral, alteradas conforme a vivncia e experincia
Revista Sade e Desenvolvimento | ano 1 n.2 | jul- dez 2012 51

pessoal de cada indivduo. Portanto, existe a possibilidade de alterar, a partir de contedos particulares, a herana do contedo psquico das geraes anteriores ou, simplesmente s repetir. O fato que, na formao de uma famlia influenciam heranas genticas e psquicas, e o alcoolismo, visto como um problema familiar inserido neste contexto, no qual cada membro da famlia participa, ao mesmo tempo com sua individualidade e sua herana de geraes anteriores. (BERTIN, 2004 e BENNETT et. Al., apud BRASIL, 2004). Em relao famlia, algumas pesquisas sugerem que as reaes da esposa e dos familiares passam por uma sequncia previsvel de estgios. (JACKSON, 1954 apud EDWARDS, 2005). O alcoolismo dentro de uma famlia traz uma grande dose de estresse, transformando-se rapidamente numa doena de todo o grupo familiar, como postulou Jackson em 1954. Esse estresse responsvel pelo rompimento da estabilidade que, por sua vez, conduz a famlia a um exagerado apego ao conhecido, cronificando atitudes calcadas em mecanismos reguladores. (STEINGLASS, 1987). Sempre existe um vai e vem entre o desejo da famlia de manter sua estabilidade e o desejo de mudar e crescer. Em algumas famlias, a necessidade de estabilidade parece ser a que triunfa, e a mudana s se produz em resposta a tremendas presses. Em tais famlias, os mecanismos morfoestticos exercem um efeito tirnico, comprimem as aspiraes de desenvolvimento at que no seja possvel cont-las, ento explodem, ao menos na forma de grande crise da famlia. Em outras famlias parecem ocorrer constantes alteraes e mudanas, descritas como caticas; estas famlias parecem desorganizadas, no reguladas e descontroladas. A famlia s , segundo Steinglass, a que desenvolve um adequado equilbrio entre a morfognese (processo de modelagem dos organismos, ou seja, do seu desenvolvimento a partir do zigoto, atravs da formao dos tecidos, rgos e sistemas) e a morfoestase (manuteno da mesma forma atravs da correo dos desvios em relao a funcionamento do sistema), sendo a chave uma adaptao coerente dos mecanismos reguladores.
Revista Sade e Desenvolvimento | ano 1 n.2 | jul- dez 2012 52

Ainda segundo Steinglass et al (1989), baseados na teoria de sistemas, criaram o termo famlia alcolica como uma tentativa de caracterizar a profunda infiltrao estrutural que pode adquirir o lcool em uma famlia com um membro importante dependente. Resumidamente os autores consideram que toda famlia passar a funcionar como um sistema alcolico, cuja caracterstica principal ser o conservadorismo, ou seja, a dificuldade em seguir naturalmente as fases do ciclo evolutivo familiar, que sempre implicaro a necessidade de mudanas. (STEINGLASS ET AL 1989). Sero necessrias grandes tenses e fortes ameaas, algumas relacionadas com as consequncias mdicas do alcoolismo, para que uma famlia com essas caractersticas se mobilize. Edwards (2005) comenta que as evidncias no apiam que todas as esposas passem pelo mesmo processo, com as mesmas reaes, porm existem atitudes que, por vezes, so reconhecveis. O autor descreve um padro sequencial da maioria das mulheres casadas com alcoolistas, com base nos fatores mais recorrentes de incio vem negao do problema, em seguida as tentativas de controlar ou impedir o comportamento problemtico de seu esposo, a famlia vai se isolando dos contatos sociais, permanecendo a maior parte do tempo em casa. Mais tarde, a esposa comea a perceber que suas tentativas e estratgias para que o comportamento problemtico de seu esposo desaparea no esto funcionando. Possivelmente neste momento comea a temer pela prpria sanidade por vezes se sentindo desesperanada frente ao caos familiar. O relacionamento sexual diminui ou cessa, e paira uma sensao geral e continuada de distncia, medo ou raiva. Neste momento, a esposa geralmente aconselha o marido a procurar ajuda e, se ele no o faz, grande a chance de o casamento chegar ao fim ou, se continuar, entrar numa fase caracterizada por estratgias de impedimento. (EDWARDS, 2005). Os problemas que afetam a esposa de ordem tanto emocional quanto prticas, ou seja, emocionalmente a vida da mulher pode passar por momentos de ansiedade,
Revista Sade e Desenvolvimento | ano 1 n.2 | jul- dez 2012 53

medo, desgosto, decepo, dvida, raiva, sentimentos de culpa, sensao de fracasso, carncia emocional, baixa autoestima, etc.. (EDWARDS, 2005). Na prtica, os problemas podem estar vinculados aos aspectos financeiros, como falta de pagamento do aluguel, escola dos filhos, despesas cotidianas relacionadas alimentao, transporte etc. Como aos danos fsicos que podem ser causados por atitudes violentas, transtornos com a vizinhana em funo de desajustes de conduta, ausncias constantes e crises de cimes. De acordo com Filizola et al (2006), as famlias demonstram pouco conhecimento sobre o alcoolismo, desconhecendo conceitos importantes para a compreenso deste problema de sade e do seu tratamento. Quando o lcool est presente na famlia, todos os membros acabam adoecendo de alguma forma. Constata-se que ocorre a desestruturao da famlia que, em sua maioria, no reconhece o alcoolista como um indivduo doente. O modelo de doena familiar considera o alcoolismo ou o uso nocivo de drogas como uma doena que afeta no apenas o dependente, mas tambm a famlia. (FLIGIE, 2004). Em famlias onde h um membro alcoolista, os filhos podem ter seu desenvolvimento afetado pela situao a qual esto expostos. (TIBA, 2007). Filhos de pais alcoolistas so muito mais passveis de se tornarem tambm alcoolistas, os riscos destes na idade adulta trs vezes maior do que aqueles cujos pais no so alcoolistas.

CONCLUSO

O estudo feito nos remeteu ao fato que o lcool uma doena em escala planetria, pois atinge indistintamente as pessoas. Destarte, os estudiosos sobre o assunto em foco so unnimes na afirmativa de que essa substncia qumica no afeta apenas o corpo, mas tambm, a mente do ser humano e, pior, desestrutura famlias e aumenta os problemas sociais em escala cada vez mais alarmante. Melhor mesmo seria se
Revista Sade e Desenvolvimento | ano 1 n.2 | jul- dez 2012 54

as pessoas no fossem estimuladas ao consumo de lcool, mas sim motivadas para sua preveno e tratamento. Dessa forma, certamente teramos uma sociedade mais justa e humana. Esta conscincia algo a ser conquistado tanto no decorrer do tratamento do alcoolista, conseguindo ele perceber o alcoolismo como doena e a importncia do seu tratamento, como na relevncia que sua famlia possui para que o citado tratamento atinja seu objetivo. A famlia no impotente diante do alcoolismo, mas pea fundamental no combate do mesmo, sendo necessrio o tratamento tambm dos membros familiares, pois todos so afetados pela dependncia. Desse modo, o tratamento familiar se faz imprescindvel para a harmonia familiar e a diminuio de dependentes qumicos do lcool.

Revista Sade e Desenvolvimento | ano 1 n.2 | jul- dez 2012 55

REFERNCIAS ABEAD. Associao Brasileira de Estudos de lcool e Drogas. Boletim no. 18. Disponvel: http://www.abead.com.br. Acessado em: 21 de maro de 2010.

BATESON, G; JACKSON,D; HALEY,J; WEAKLAND,J. Comunicacion, famlia y matrimonio. Buenos Aires: Nueva Visin, 1977

BERTIN, Ivone P. Repeties (In)desejadas: uma questo de famlia. So Paulo: Cabral Editora e Livraria Universitria, 2004.

BERTOLOTE J. M. & RAMOS S.P. Alcoolismo Hoje. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997.

___________________________. Problemas sociais relacionados ao consumo de lcool. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997.

BORDIN, Selma; FIGLIE, Neliana Buzi, LARANJEIRA, Ronaldo. Sistemas Diagnsticos em Dependncia Qumica Conceitos bsicos e classificao geral. In: FLIGLIE, Neliana Buzi; BORDIN, Selma; LARANJEIRA, Ronaldo (orgs). Aconselhamento em Dependncia Qumica. So Paulo: Roca, 2004.

BLUME, S. B.; ZILBERMAN, M. L. Violncia domstica e abuso de lcool e outras drogas. Disponvel em: <http://200.152.193.254/novosite/atualizacoes/ac.htm>. Acesso em: 27 mar. 2010.

BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. SVS/CN-DST/AIDS. A Poltica do Ministrio da Sade para Ateno Integral a Usurios de lcool e outras Drogas/Ministrio da Sade. 2.ed. rev. ampl. Braslia:Ministrio da Sade, 2004.

CALDAS, M.T. A famlia e o alcoolismo, So Paulo: Revista Symposium, 2000.


Revista Sade e Desenvolvimento | ano 1 n.2 | jul- dez 2012 56

CEBRID Centro Brasileiro de Informaes sobre Drogas Psicotrpicas. I Levantamento Domiciliar Nacional sobre Uso de Drogas Psicotrpicas. So Paulo: Universidade Federal de So Paulo; 1999.

CHASIN, A. A. & Carlini-Cotrim, B. Blood alcohol content (BAC) and deaths from external causes: a study in the Metropolitan area of So Paulo: Journal Psychoative Drugs, 2000.

EDWARDS, Griffith. Tratamento do alcoolismo: Um Guia para Profissional da Sade. Trad. Amarilis Eugnia Fernandez Miazzi. Porto Alegra, Artmed, 2005.

FERRARI, D. C. A. O fim do silncio na violncia familiar. So Paulo: Vecina, 2002

FLIGIE, N.B. O tratamento da famlia na dependncia <http://www.einstein.br/alcooledrogas> Acesso em 13/02/2010

qumica,

2004

FORSELLEDO, A. G.; FOSTER, J. Aproximacin al impacto del uso de drogas em La mujer . Montevideo: IIN-CICAD/OEA, 1996.

LARANJEIRA, R.; ROMANO, M. Consenso brasileiro sobre polticas pblicas do lcool. So Paulo: Rev. Bras. Psiquiatr. 2004,

LIMA, R. A. S., AMAZONAS, M. C. L. A. e MOTTA, J. A. G., Incidncia de stress e fontes estressoras em esposas de portadores da sndrome de dependncia do lcool. Campinas: Estudos de Psicologia, 2007

LINO, T.A.L.R. Alcoolismo da Causa Doena, So Paulo: Scipione, 2006.

MARINS .D.B. Alcoolismo Cura Atravs da Conscientizao. So Paulo: Cefa, 2009


Revista Sade e Desenvolvimento | ano 1 n.2 | jul- dez 2012 57

MELLO, M.L; BARRIAS, J. e BREDA, J. lcool e problemas ligados ao lcool em Portugal. Lisboa: Direo Geral de Sade, 2001. MELO, Zlia Maria de. et al. Famlia, lcool e violncia em uma comunidade da cidade do Recife. Maring: Revista Psicologia em Estudo, 2005.

MOSCOVICI, S. Representaes sociais: investigaes em psicologia social. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

OLIVENSTEIN, C La vie du toxicomane. Paris: Press Universitrie de France, 1982

PECHANSKY, F., Szobot, C. M., & Scivoletto, S. Uso de lcool entre adolescentes: conceitos, caractersticas epidemiolgicas e fatores etiopatognicos. So Paulo: Revista Brasileira de Psiquiatria, 2004.

Ramos, S. de P. & Bertolote, J. M. Alcoolismo hoje. Porto Alegre: Artes Mdicas. 1997.

STEINGLASS. Peter. La familia alcoholica. Barcelona: Gedisa Editorial, 1989.

TIBA, I. 123 respostas sobre drogas. So Paulo: Scipione, 1995.

______. Anjos Cados: Como prevenir e eliminar as drogas na vida do adolescente. So Paulo: Scipione, 2003.

________. Juventude e Drogas: Anjos Cados para pais educadores. So Paulo: Editora Integrare, 2007.

Revista Sade e Desenvolvimento | ano 1 n.2 | jul- dez 2012 58

VARGAS, C. R. M. de. Semelhanas na vida de mulheres em situao de abuso ou dependncia de lcool. Braslia: UnB, 2002. ZAGO, J. A. Consideraes sobre os aspectos psicossociais, clnicos e teraputicos da dogradio. So Paulo: Informao Psiquitrica, 1996. ZEIGLER, D., et al Os efeitos neurocognitivos do lcool nos adolescentes e estudantes Universitrios. In: Teixeira, J. (ed.). Boletim Crebro Toxicodependente. Lisboa: Instituto da Droga e Toxicodependncia. 2005.

Revista Sade e Desenvolvimento | ano 1 n.2 | jul- dez 2012 59

You might also like