You are on page 1of 17

Coletor Solar de Baixo Custo

LE MIO!

Manual para Construo

O sol nasce para todos

LE MIO!
Coletor solar de baixo custo

Este Manual um guia simples, bem ilustrado, para orientar na construo do Coletor Solar de Baixo Custo CSBC. Foi elaborado pela nossa equipe a partir de uma sntese de seminrios, relatrios tcnicos e artigos, publicados sobre o desenvolvimento do CSBC, no perodo de 2004 a 2008, no Depto. de Tecnologia de Polmeros da Fac. de Engenharia Qumica da UNICAMP. O objetivo permitir o acesso dessa tecnologia social a todas as classes da populao brasileira. Isto poder ajudar a reduzir o consumo de energia eltrica no horrio de maior demanda, sustituindo o chuveiro eltrico, colaborando assim com o pas e preservando o planeta. Os autores

Instalando o Coletor Solar de Baixo Custo (CSBC), marca Sole Mio, alm de economizar energia eltrica em sua residncia, voc estar poupando a natureza. A produo e o uso incorreto da energia so algumas das principais causas da destruio do meio ambiente.

O Sol uma fonte de energia limpa, porque no polui e no gera resduos.


O aproveitamento desta energia, tanto como fonte de calor quanto de luz, uma alternativa ecologicamente correta e totalmente gratuita! Renovvel a cada dia, a energia solar abundante e permanente, sendo a soluo ideal para reas afastadas e/ou ainda no beneficiadas por rede eltrica, assim como para pessoas que desejam economizar energia eltrica, seja por questes oramentrias ou por preocupao com a preservao do meio ambiente.

NOSSA EQUIPE

DTP/FEQ/ UNICAMP
Renato Csar Pereira (Doutorando 2004/08) Samuel Mello (Iniciao Cientfica 2005/06) Robson Takao (Iniciao Cientfica 2005/06) Matheus de Rossi Carminatti (Iniciao Cientfica, 2007/08) Peterson Zilli (Iniciao Cientfica, 2006) Prof. Julio Roberto Bartoli PROPEQ/ FEQ/ UNICAMP Emerson de Jesus Silva e Larissa Martins Soares Benjamin (2007/08) Valdir Antnio de Assis Jnior (2005/07)

O Brasil oferece condies ideais para o aproveitamento da energia solar, pois o Sol aparece muitos dias por ano!
A utilizao dessa forma de energia implica em saber capt-la e armazen-la. Os coletores solares so equipamentos que tm como objetivo especfico o aproveitamento da energia solar. Os coletores solares planos so largamente utilizados para aquecimento de gua em residncias, hospitais, hotis, etc., devido ao conforto proporcionado e reduo do consumo de energia eltrica. Em geral, so fabricados com materiais como
1

cobre, vidro, alumnio, ao, etc. Por outro lado, o CSBC - Sole Mio usa apenas forros e tubos de PVC, de preo acessvel e fcil de encontrar. No tem cobertura transparente (vidro), limitando seu uso at 55C para garantir sua durabilidade (mnima de 5 anos). de fcil montagem e instalao. Seguindo as instrues deste manual, voc poder construir seu prprio CSBC. Visitas aos prottipos localizados na FEQ e instituies podero ser agendadas para tirar dvidas.

Cada pessoa consome, aproximadamente, 50 litros de gua durante um banho de 10 minutos de durao. Isto quer dizer que uma famlia de 4 pessoas ter um consumo mnimo de 200 litros. No esquea este dado na hora de comprar o reservatrio. Caso sua casa no tenha um telhado inclinado (meia gua), voc precisar construir um suporte (pg. 27 e 28) para instalar as placas do CSBC, ou poder fazer uma adaptao no telhado da sua residncia.

DICAS DO SOLZINHO LEIA COM ATENO!

Observao: O material para a construo do suporte no foi includo na lista de materiais.


No esquea que o local escolhido para a instalao das placas deve receber luz solar, em general das 9:00 at as 17:00 horas. Verifique a presena de rvores e construes prximas, que possam projetar sombras sobre as placas do CSBC. (ver Fig.1).

Fig. 1

Este manual serve para auxiliar a construir seu prprio CSBC (Coletor Solar de Baixo Custo), marca registrada Sole Mio. Verifique os itens da lista de materiais, (includa neste Manual) para no comprar peas erradas na hora de montar o CSBC. No substitua materiais! Os que so recomendados neste manual foram testados e aprovados nos estudos feitos com estes sistemas. Caso tenha dvidas ou sugestes a fazer, entre em contato conosco pelo endereo/telefone indicados na pg. 31. Recomendamos o uso de uma placa de PVC alveolar de 1,25 x 0,62m (tambm chamada de forro modular) para cada 150 /200 litros de gua, dependendo da regio. Em geral, no interior de So Paulo, duas placas so suficientes para um reservatrio de 310 litros de gua (volume padronizado).
2

Em geral, a sombra projetada pela rvore no influe, quando: Distncia do CSBC = Altura da rvore (ou da construo) x 4. Ex.: se a rvore tem 3 m, ento o CSBC deve ser instalado a pelo menos 12 m da rvore. Isto , no incio da manh ou final da tarde, o ngulo entre o SOL e o HORIZONTE inferior a 15, logo, intil tentar captar a radiao solar, porque os raios solares tem que atravessar uma camada de ar na atmosfera muito maior e sero absorvidos. Dicas de segurana: No manipule produtos abrasivos ou tintas/solventes sem proteo adequada (luvas de borracha e mscara de papel).
3

Numerao e referncias para o diagrama Coletor Solar (CSBC) (Pag 5-fig. 2) indicando as pginas onde cada detalhe explicado
A1: Placa alveolar (forro modular) pg. 6 Encaixe da placa: pg. 8 Pintura da placa: pg. 14 Esquema de montagem das placas: pg. 16 A2: Tubo de PVC Como cortar os tubos: pg. 6 e 7 Encaixe dos tubos: pg. 8. Como colar os tubos s placas: pg. 11 a 13 A3: Luva soldvel ou Unio Soldvel com rosca. A4: Cap rosquevel para manuteno. Quando realizar a manuteno: pg 27 A5: Joelho soldvel B1: Reservatrio: pg. 17 e 20 B2: Pescador: pg. 21 B3: Redutor de turbulncia: pg. 19 B4: Bia: pg. 19 B5: Entrada de gua quente: pg. 17 e 18 B6: Entrada de gua fria proveniente da rua ou de outra caixa dgua: pg. 17 e 18 B7: Sada de gua fria para as placas do CSBC : pg. 18 B8: Sada de gua quente para o chuveiro: pg. 18 B9: Ladro: pg. 17 C1: Registro da gua quente C2: Registro da gua fria C3: Misturador: pg. 28 C4: Chuveiro: pg. 28

Fig. 2

Opo 1: Uma caixa dgua apenas a casa j dispe de uma caixa que permite furos adicionais mostrados nas Fig.2 e 25, e deseja-se apenas uma caixa tanto a gua quente como a fria. A gua fria para o chuveiro poder vir ou da rua ou da prpria caixa dgua (uma outra sada no fundo da caixa). Lembrar que o volume da caixa dgua dever ser adequado para fornecer gua fria para outros usos (pia da cozinha, vaso sanitrio, etc.). Opo 2: (aconselhvel): Duas caixas dgua a casa dispe de uma caixa que no permite fazer os furos adicionais da Fig. 2 e 25, ou ento o usurio deseja dispor de um segundo reservatrio exclusivo para gua quente para o banho (Ex.: volume de.310 litros). A gua fria para o chuveiro pode vir da caixa dgua principal ou da rua.
6 4

Diagrama do Coletor Solar (CSBC) com 2 placas para um reservatrio de 310 litros

Ateno especial ao utilizar objetos cortantes como serra, furadeira e fresadeira! Caso precise subir ao telhado, saiba antes os cuidados que deve tomar (como pisar em telhas ou outras estruturas), verifique a estabilidade da escada e esteja sempre acompanhado por outra pessoa, que possa auxili-lo em caso de acidente.

Montagem das placas do CSBC


As placas do CSBC so as peas que captam ou absorvem a energia solar aquecendo a gua que circula dentro delas. Devem ser pintadas de preto, que a cor que mais absorve a radiao solar. (figura 3)
5

Placa de PVC (forro modular) com 1,25 m x 0,62 m ou 0,8 m2


Fig. 3

Corte dos tubos de PVC marrom


Exemplos de trs modos de fazer o corte ao longo do tubo de PVC, com: 1 Fresadeira (figura 6): fcil e rpido. Sugerimos o seu uso se possvel, vai permitir um melhor acabamento do trabalho.

Para montar as placas do CSBC, veja os passos a seguir.

Fig. 6

Traado dos tubos de PVC marrom


Os tubos de PVC devem ser cortados na medida, para encaixar as placas alveolares. Para isso ser necessrio medir e traar a rea a ser cortada. Coloque o tubo de 70 cm sobre uma tbua ou superfcie plana e rgida. Fixe-o colocando 6 pregos nas laterais como mostra a figura 4 Usando uma rgua e um lpis ou caneta hidrogrfica, desenhe o pedao a ser cortado, 61 cm de comprimento (igual largura da placa menos Fig. 4 1 cm) por 1,1 cm de largura (espessura da placa). Esta rea deve ser centralizada, deixando que as pontas do tubo estejam a 4,5 cm do corte (ver figuras 4 e 5).
Fig. 5

Corte com fresadeira

2 Ferro de solda: faa perfuraes com o ferro quente na rea demarcada. Nos furos ser introduzida a serra de extremidade livre. (figura 8) 3 Furadeira: Com uma broca de 3 mm (ao), faa algumas perfuraes (figura 7). Introduza a ponta da serra e inicie o corte, seguindo a marcao, at conseguir retirar uma tira do tubo (figura 8). Cuidado para no fazer um corte fora das medidas.
Corte com furadeira e serra Fig. 7 Fig. 8

Retire as asperezas do tubo cortado com uma lixa (figura 9 e 10)


Fig. 9 Fig. 10

Ateno! Deixar um espao entre o tubo e a extremidade da placa antes de colar, evitando que a placa encoste no fundo do tubo, e obstrua o fluxo dgua. Na figura 14, abaixo, o encaixe correto. O espaamento entre tubo e placa feito com gabaritos de madeira, com dimetro um pouco menor que o do tubo, ver figuras 13 e 14.

O tubo cortado deve ficar assim: (figura 11)


Fig. 11

Para colar a placa ao tubo, deixando o espaamento, ser necessrio confeccionar gabaritos de madeira, que devero ter um dimetro um pouco menor que o do tubo.
Fig. 13

Repita a seqncia nos outros tubos (dois por placa) do CSBC.


Fig. 12

Colando os tubos de PVC s placas alveolares


Antes de colar o tubo placa preciso encaixar corretamente as extremidades da placa no corte feito no tubo (figura 12).

Fig. 14

Encaixe os gabaritos nas extremidades do tubo de PVC, como mostram as figuras 15, 16 e 17. Os gabaritos devem ser retirados assim que a cola secar.
Como encaixar o gabarito Fig. 15

Como colar a placa alveolar ao tubo de PVC


Antes de colar, limpe ambos os lados da extremidade de cada placa, onde ser aplicada a cola, utilizando um pano umedecido com lcool ou solvente desengordurante para PVC (figura 18).

Ateno: Aps a limpeza, no toque mais com as mos a superfcie limpa.

Limpando a placa

Fig. 18

Posio correta dos gabaritos Fig. 16

Fig. 17

Demarcar a extremidade da placa, com fita adesiva tipo crepe, deixando uma largura de 1,5 cm onde ser aplicada a cola conforme figura 19 e 20. Lixar esta superfcie, demarcada nas extremidades da placa (lixa dgua 600), para melhor aderncia e resistncia da junta colada.

10

11

A fita crepe delimita a rea onde ser aplicada a cola Fig. 19 Fig. 21

Fig. 20

Recomenda-se colas ou adesivos do tipo bicomponente a base de Poliuretano (exemplo: KPO Brascoved), ou tambm a base de Metacrilato (exemplo: o Plexus 310). Siga as instrues do fabricante do adesivo para preparar a mistura (adesivo e endurecedor) e aguardar o tempo de cura total (em geral 24 horas).
Fig. 22

Aplique a cola com uma esptula (de madeira tipo picol ou faca arredondada) ao longo da rea de contato entre o tubo e a placa. Trabalhar sobre uma superfcie plana, deixando as extremidades da placa sem encostarem em nada, como mostra a figura 21. Aplique a cola de um lado da placa, em ambas as extremidades e, aps alguns minutos, vire-a e aplique do outro lado.
12

Dica: Um palito de picol pode ser usado como uma esptula improvisada. Figura 22
13

Deixe a cola secar com a placa na horizontal. Aguarde o tempo de secagem de cada adesivo antes de pintar. preciso verificar vazamentos ou imperfeies na rea colada e, se necessrio, efetuar retoques. Verifique vazamentos tampando trs das quatro extremidades dos tubos de entrada e sada de cada placa, com caps rosqueveis e introduza gua na extremidade aberta, conectando uma mangueira ou um tubo de PVC (tubo inteiro), com pelo menos 3 m de comprimento na vertical para obter presso.

Use esmalte sinttico preto fosco para cobrir o lado superior da placa, com pistola, rolinho ou pincel. Se necessrio, d uma segunda demo de tinta. Deixe secar o tempo suficiente. O prximo passo a montagem das peas do CSBC.

Chegou a hora de pintar as placas do CSBC!


Antes de pintar a placa do coletor, lixe suavemente toda a face a ser pintada Limpe novamente a superfcie da placa antes de aplicar a tinta.
Pintura com pistola. Fig. 23

Ateno: Nunca deixe as placas expostas ao Sol, sem gua no seu interior, pois podero ficar danificadas.

Proteger com fita crepe as extremidades dos tubos colados nas placas para no prejudicar o encaixe das conexes.
16 14 15

Fig. 24

Preparao do reservatrio de gua


O reservatrio ou caixa dgua pode ser de concreto, fibro-cimento, PVC ou PEAD. Faa cinco furos na caixa dgua, furando de acordo com as normas do fabricante da caixa. Dependendo do material poder ser usada um tipo de ferramenta diferente para fazer os furos. Em todos os furos ser necessrio colocar um adaptador soldvel com flanges. As guas, quente e fria, ficam no mesmo compartimento. Sem agitao, elas no se misturam porque a gua quente tende a subir e a fria a descer. (figura 25)
Perfuraes do reservatrio. Fig. 25

1: Placa de forro alveolar de PVC. 2: Duto de PVC. 3: Luva soldvel de PVC para realizar a unio entre os coletores. 4: Adaptador de PVC com Cap rosquevel. 5: Joelho de 90 de PVC para unir os dutos aos coletores.

6: Cap de PVC com rosca para fechar a sada de gua da manuteno. 7: Cap de PVC para vedar a ponta do coletor. 8: Placa de EPS (poliestireno expandido, Isopor) para isolamento trmico (opcional).

Furo 1: Entrada da gua fria da rua. Furo 2: Ladro. Faa os dois furos superiores (1 e 2), opostos um ao outro, nas paredes do reservatrio. Aconselha-se deixar o centro dos furos a 8 cm da borda superior da caixa para obter maior volume de gua.

16

17

No furo do lado esquerdo,(1), instalar a torneira de bia e o redutor de turbulncia. No furo da direita (2), colocar uma flange de 25 mm, com rosca, para o "ladro. Furo 3: Sada da gua fria para as placas do CSBC. Deixe o centro do furo a 5 cm acima do fundo da caixa dgua. Furo 4: Sada da gua quente para o chuveiro. Neste furo ser instalado o pescador. O centro do furo (4) pode ficar na metade da altura da caixa. Furo 5: Entrada da gua quente proveniente das placas do CSBC

Exemplo de um sistema instalado (reservatrio e CSBC) Fig. 26

Componentes auxiliares
Redutor de turbulncia: uma pea que tem a funo (figura 27) de distribuir o fluxo de gua entrando na caixa, proveniente da rua ou de outro reservatrio, diminuindo a sua agitao para evitar a mistura entre as guas fria e quente.
Redutor de turbulncia e torneira de bia Fig. 27

Instalao do reservatrio
Considerar os seguintes detalhes: 1 Localizao em relao ao chuveiro: Deve ficar prximo a este para facilitar a instalao da tubulao. 2 Altura em relao s placas: O reservatrio deve estar a menos de 5 m de altura do CSBC, ver exemplo da figura 26.
20 18 19

O redutor pode ser feito de diferentes modos, neste exemplo mostramos um modelo com dois tubos de PVC (3/4 ou 19 mm de dimetro): um na vertical conectado ao tubo do registro da bia, e uma extenso de tubo na horizontal (cerca 40 cm). O comprimento vertical deve deixar o tubo a 1 cm do fundo da caixa (figura 28). O tubo horizontal tem vrios furos (feitos com furadeira, broca de 8 mm, ou ferro de solda), alternados de 2 a 3 cm (figura 27), cuidar para no fragilizar o tubo. necessrio vedar, com um cap, o final do tubo horizontal. Ateno para no haver problemas com diferenas de dimetro entre os canos de cada conexo.
Fig. 28 Reservatrio de gua quente, mostrando pescador, bia e redutor de turbulncia

Fig. 29

Pescador

O flutuador pode ser feito com sobras de tubo de PVC, ou qualquer outro elemento que flutue, como uma garrafinha PET, bia, etc.

Instalao das placas do CSBC


preciso considerar 3 aspectos importantes: 1 Posio da placa em relao ao Sol. 2 Inclinao (definida pela latitude da regio onde ser instalado o Coletor). 3 Inclinao lateral.

Pescador: Essa tubulao capta a gua quente para o chuveiro. indispensvel para o bom funcionamento. O conjunto do "pescador" formado por um eletroduto flexvel, em geral amarelo, e um flutuador que mantm a boca do tubo na superfcie da gua (figura 29). conectado no furo 4 da caixa dgua (ver figura 25 da pgina 17) para levar a gua quente da parte superior da caixa ao chuveiro.
22 20 21

1 Escolha o local corretamente posicionado em relao ao Sol Definir os pontos cardeais muito importante para instalar as placas do Coletor, para aproveitar a energia solar ao longo do dia. As placas do CSBC devem estar de frente para o Norte (figura 30), permitindo aproveitar o sol o dia todo. A maneira mais fcil de conhecer os pontos cardeais ficar de frente para onde nasce o sol, que o Leste. sua direita estar o Sul, esquerda o Norte e atrs o Oeste.

2 Inclinao das placas O suporte do CSBC ou o prprio Coletor deve ter um ngulo de inclinao em relao horizontal = LATITUDE LOCAL + 10. No caso de Campinas: 22,9+10= 32,9 (inclinao a na Figura 32). Obs.: O smbolo significa GRAU. Veja a seguir como inclinar seu CSBC: A: altura da parte superior do CSBC; B: comprimento da projeo do CSBC. A/B = Tan. ngulo Para a regio de Campinas (ngulo de aproximadamente 33)

Fig. 30

Posio das placas do CSBC

Tem-se: A/B = 0,65

Ou seja: A = 0,65 B

Assim, para uma placa do CSBC com 1,2 m de comprimento: B mede= 1 m na horizontal e, ento, temos que deixar a altura A do CSBC em= 0,65 m Estas dimenses estabelecem a inclinao que deve ser considerada para o CSBC (Figura 31), na regio de Campinas.

Fig. 31

22

25 23

Medir a largura do conjunto de placas. Para cada 1 m de placa, 2 cm de elevao lateral so suficientes para eliminar as bolhas de ar na tubulao.

Suporte do CSBC
Existem vrias formas de instalar as placas do CSBC: diretamente no telhado da casa, com algumas adaptaes para a inclinao desejada ou, no caso de uma laje, necessrio um suporte metlico ou outro material resistente. Veja na Figura 33 e 34 alguns exemplos de suporte. O suporte ficar exposto s mudanas climticas e deve ser feito em material resistente ao Sol, chuva e vento. Caso o suporte seja em madeira, esta dever ser tratada (tinta, verniz natico, etc.). Nos casos em que o dorso do CSBC estiver exposto a ventilao, pode ser necessrio colocar um isolante trmico (o vento pode esfriar a gua), como uma placa de isopor, colada na parte inferior da placa do CSBC. No esquea que o suporte deve ter a inclinao definida pela latitude da regio onde ser instalado o CSBC.
Suporte de madeira Fig. 33

Caso no consiga localizar a latitude de sua regio entre em contato, pelo endereo e/ou telefone, localizado na pgina 29. Fornecemos esses dados e outros esclarecimentos gratuitamente.

Inclinao lateral do CSBC

3 Inclinao lateral As placas do CSBC precisam de uma inclinao lateral (Figura 32), que eleve um pouco a conexo superior na sada de gua quente, para no reter possveis bolhas de ar (risco de bloqueio do fluxo d gua).
Fig. 32

24

25

Suporte metlico

Fig. 34

Ento, conecte o tubo de retorno de gua quente, que sai do joelho superior da placa do CSBC, ao furo 5 do reservatrio, por meio de um adaptador com flange. Manuteno: se necessrio, a cada 12 meses faa a limpeza da poeira acumulada na placa, lavando com gua. Verificar se existem vazamentos nas conexes e juntas placa-tubo, estado da pintura das placas e limpeza interna do reservatrio de gua quente.

Instalando o chuveiro
1) O chuveiro eltrico pode ser instalado de modo usual, isto , diretamente no tubo de sada da gua quente da caixa d'gua, conectada ao CSBC. Mas, no h um controle de temperatura da gua e pode ser um inconveniente quando a gua est muito quente ou quando deseja-se uma ducha fria.

Ateno para o peso da estrutura metlica! Verifique se as condies do local so adequadas antes da instalao. Conectando as placas do Coletor ao reservatrio ou caixa dgua
Na instalao das placas do CSBC ao reservatrio deve-se medir e cortar os tubos nas dimenses adequadas. Use uma trena e mea no mesmo local de instalao do CSBC. Observe que as sadas do reservatrio so protegidas por nips, somente devem ser removidos caso o CSBC esteja pronto. Isso s deve ser feito depois que todos os passos desta sesso tiverem sido seguidos. Conectar o tubo que sai do furo 3 (sada da gua fria da caixa) com o joelho inferior da placa do CSBC (entrada de gua fria no coletor), veja figura 25 na pgina 17.
26

2) A opo, mais interessante, seria instalar um misturador de gua quente e fria no chuveiro, como mostram as figuras 35 e 36. um registro ou torneira metlica, como um T, para misturar a gua quente e fria no chuveiro. Assim, h um controle sobre a gua quente misturada com a fria. A gua fria pode ser da caixa dgua compartilhada com o CSBC (captao na regio de gua fria) ou de uma segunda caixa dgua exclusiva para gua fria ou, ainda, diretamente da rua. 3) Em residncias com duas tubulaes de gua j existentes na parede, onde est o chuveiro, possvel destinar uma para a gua fria e a outra para a gua quente proveniente do CSBC.

Observao: Existem chuveiros eltricos com ajuste gradual da temperatura da gua. Esta alternativa til quando a temperatura da gua do CSBC no est quente o suficiente.
27

Fig. 35 e 36 Misturador e chuveiro

Dvidas e/ou sugestes: Marcar visita tcnica Escreva para: Departamento de Tecnologia de Polmeros (DTP) da Faculdade de Engenharia Qumica (FEQ) da UNICAMP. Rua Albert Einstein, n500 Cidade Universitria Caixa Postal 6066 CEP 13.083-970 Campinas SP. Telefones: 19 3521-3907 e telefax: 19 3521-3938 coletorsolar@feq.unicamp.br
Alguns sites interessantes para consulta Coletor Solar de Baixo Custo Sole Mio: http://www.csbc.iv.fapesp.br Faculdade de Eng.Qumica (FEQ)/Unicamp: http://www.feq.unicamp.br Propeq (Empresa Junior da FEQ): http://www.propeq.com.br Petrobrs (Espao Conhecer): http://www2.petrobras.com.br EspacoConhecer/EnergiasRenovaveis/Energiasolarfotovoltaica.asp Sociedade do Sol (ONG): http://www.sociedadedosol.org.br Desenvolvimento e Meio Ambiente (ONG:) www.vitaecivilis.org.br Green Solar (Centro Brasileiro para Desenvolvimento da Energia Solar Trmica): http://www.green.pucminas.br Laboratrio de Energia Solar /UFRGS: http://www.solar.ufrgs.br Laboratrio de Energia Solar/UFSC: http://www.lepten.ufsc.br PROCEL: http://www.eletrobras.com/elb/procel/main.asp Centro de Referncia para Energia Solar e Elica Srgio de Salvo Brito: http://www.cresesb.cepel.br

Assim, permitiria usar o chuveiro eltrico de modo mais econmico do que os chuveiros simples (com apenas 3 estgios de temperatura da gua: frio, vero e inverno). Deve-se, contudo, considerar o custo-benefcio, pois estes chuveiros so mais caros e potncia eltrica superior.
Se possvel, deixe uma altura adequada entre o chuveiro e a caixa dgua para obter uma ducha forte (presso da gua).

Agradecimentos:
CAPES, CNPq e Fapesp. Aos Profs. Dr. Milton Mori, Osvaldir Taranto Pereira, Jos Tomas Vieira Pereira, Edson Thomaz, Antonio Carlos Luz Lisboa, Martin Aznar, Joo Sinzio de Carvalho Campos, Jurandir Luzzo (Cepagri), Marco Aurelio de Paoli, Lucia I. Mei, Wagner dos Santos Oliveira. Profa. Dra. Elizabeth Pereira e seus colaboradores, Lab. GreenSolar PUC Belo Horizonte. Aos funcionrios da FEQ: Sr. Valdemir, Daniel, Edgar, Alexandre, Silvana, Maria Teresa, Disney. Aos colegas da Unicamp: Jane Tassinari Fantinelli, Marco Antonio Netzel, Noe Benjamim Pampa, Virginia Giacon, ngela Costela, Allan Caro Mercado, Denise Furigo, Giovana Padilha, Tatiane Faria, Aileen Fowler, Vanina M. Corasolla. Aos funcionrios da Unicamp: Rose Meire da Silva (BAE), Sr. Carmo Gallo (Assessoria de Imprensa), Edilene (Cepagri). Ao Eng. Augustin Woelz (Sociedade do Sol), Isabel Carballo e Natalia Forcat (G&C Produes Grficas), Sr. Mergulho e Sr. Zaballa (Confibra), Maurcio Sugiyama (Petrobrs-Replan), Dona Didi e Sr. Larcio (Casa Bom Pastor).

28

Histrico do CSBC
Os primeiros prottipos do CSBC foram idealizados e construdos no projeto PIPE/Fapesp 99/06335-5 (12/1999 a 08/2000) para a empresa Sunpower, hoje a ONG Sociedade do Sol, (administrada por Augustin Woelz), no Centro de Incubao Tecnolgica CIETEC-IPEN-USP, sob a coordenao de Julio Roberto Bartoli (pesquisador no Depto. de Engenharia Metalrgica e de Materiais da Escola Politcnica da USP). Contou tambm com a colaborao de Alexandre M. Andrade e Hugo D. Chirinos. O consumo de energia eltrica residencial representa 25% do mercado, em que o chuveiro eltrico tem 20% a 35% do gasto nas residncias (Procel, 2005), isto um consumo de at 9% do total de energia eltrica no pas. A idia deste coletor solar de baixo custo veio de um uso alternativo das placas modulares de PVC, geralmente utilizadas como forro na construo civil. So relativamente baratos (R$ 300,00; coletor de 2 m2 para 310 litros), aquecem gua at 50C pelo princpio fsico de "termo-sifo" e prescindem do "efeito estufa". So de simples construo. Desperta interesse junto populao de baixa renda e na classe mdia por substituir o chuveiro eltrico. Em 2004 este trabalho foi, tambm, apresentado no congresso internacional sobre fontes de energia renovveis Int. Conference on Renewable Resources and Renewable Energy: A Global Challenge no International Centre for Science and High Technology /Unido (Trieste, junho/2004). Em maio de 2004, a empresa Junior da FEQ/UNICAMP, PROPEQ/Projetos Sociais (Valdir Assis Jr.), desejava desenvolver um projeto de coletor solar barato. Foi uma boa oportunidade, agora no DTP / FEQ / UNICAMP, para voltar a trabalhar no coletor solar de baixo custo desenvolvido no PIPE e que necessitava de um estudo complementar sobre sua eficincia trmica. O tema da pesquisa tese de doutorado de Renato Csar Pereira e de alunos de Iniciao Cientfica que tambm colaboram no projeto (Robson Takao, Samuel Mello e Matheus de Rossi Carminatti). Foram construdos vrios prottipos para testes, instalados no campus da FEQ e em instituies na regio de Campinas (Casa Bom Pastor e Associao Carisma). Realizaram-se ensaios de eficincia trmica dos CSBC, conforme norma ABNT, no Centro Brasileiro para Desenvolvimento da Energia Solar Trmica, PUC-Belo Horizonte. Os resultados foram muito satisfatrios: mediu-se uma eficincia mxima de 67% (sem vento), em geral um coletor tradicional tem 70%, e uma eficincia mdia de 33%. As pesquisas em nosso grupo prosseguem no estudo da durabilidade e qualidade destes CSBC. O projeto foi premiado, em 2005, pela Fundao Banco do Brasil/Petrobrs/ Unesco como Tecnologia Social Certificada. JRB

You might also like