You are on page 1of 15

O CONCEITO LIBERDADE EM ARISTTELES E NO EXISTENCIALISMO DE SARTRE

Paulo Ricardo Miranda de Queiroz1 Resumo O homem nasce e permanece livre. A liberdade foi e ainda bastante discutida entre os pensadores, todos em busca de uma explicao convincente e correta acerca desta palavra que faz toda diferena na existncia humana. Diante deste impasse, o que a liberdade? Dois autores se destacam para tentar resolver esta questo. Estes so Aristteles e Sartre. Aristteles acreditava que a liberdade consistia numa harmoniosa integrao do indivduo numa sociedade em que a escravatura abrangia a maior parte dos homens. J para Sartre constitui-se com verdades concretas e histricas sobre o homem. Afirma a liberdade e a realizao do homem na deciso livre. Palavras chaves: Liberdade, existncia, essncia, escolha, conscincia.

INTRODUO A liberdade se apresenta como um dos princpios de maior compromisso filosfico e mais extensas consequncias quando a reflexo se volta para o homem. Ao longo do tempo a filosofia foi se revelando e se realizando procura de um conhecimento completo, ou at simples, para atingir algo que se assume por inatingvel e que possa explicar os principais problemas que se colocam ao homem. A liberdade tem sua origem de maneira inexplicvel, cujo imo o Homem no define, s a exercita na intimidade de sua existncia. Aparece como um conceito muito amplo, com inmeras respostas e opinies acerca de sua significao. Sendo assim, resta a colocao de uma questo O que a liberdade? Vendo que sua compreenso abrange um nvel global h necessidade de aplic-la na prtica, de forma que a sua presena na vida da pessoa mostre os perigos de sua utilizao errnea. A liberdade liga-se ao poder de deciso, de escolha. (TELES, 2001, p.30).

Aluno concluinte em 2010 do curso de Licenciatura Plena em Filosofia da Faculdade Catlica de

Anpolis

A origem etimolgica da palavra liberdade est relacionada palavra latina Libertas, empregada pelos romanos para diferenciar os escravos e prisioneiros dos cidados. J para o dicionrio bsico de filosofia a liberdade tem o significado de: Condio daquele que livre. Capacidade de agir por si mesmo, autodeterminao, independncia, autonomia. (JAPIASS E MARCONDES, 1991, p.163). Assim, chama-se de livres os homens cuja vontade no depende de outro. Sendo assim, a cada ato responsvel e consciente do homem e na sua existncia singular, a liberdade se manifesta. De acordo com Descartes (Apud MARCONDES ,1991, p.163):
A liberdade consiste unicamente em que, ao afirmar ou negar, realizar ou enviar o que o entendimento nos prescreve, agimos de modo a sentir que, em nenhum momento, qualquer outra fora exterior nos constrange.

JAPIASS E

A formulao do conceito de liberdade despertou em alguns filsofos o questionamento e a reflexo sobre ela. Procuram, ento, esclarec-la e aprofundar-se nesta rea, pois o desejo de liberdade um sentimento profundamente arraigado no ser humano. Teorias filosficas e polticas, de todos os tempos, tentaram definir liberdade quanto s determinaes de tipo biolgico, psicolgico, econmico, social dentre outras. As concepes sobre essas determinaes, nas diversas culturas e pocas histricas, tornam difcil definir com preciso a ideia de liberdade de uma forma generalizada. A histria da filosofia nos mostra, ento, que filsofos convencidos de suas doutrinas, estas que exprimiam de maneira adequada a essncia da liberdade, permitiram recolher experincias que elucidassem as diferentes condies da existncia da liberdade como conceito. A liberdade foi entendida e empregada de diversos modos e em contextos mltiplos, existindo assim uma pluralidade de liberdades. A ttulo de exemplo alguns conceitos a respeito da liberdade. Liberdade poltica, a qual permite que todos os cidados participem da direo do estado e tambm ... estar livre de controle poltico, ser livre para falar, pensar e votar como queira... (MORISON, 1959, p. 73). Liberdade de expresso, onde os cidados tm o direito de expressar os seus pontos de vista sem represlias. O indivduo possui ainda a liberdade de pensamento ou liberdade interior, pois dono de um espao s seu, sem constrangimentos. A liberdade de religio, pode ser praticante da religio que escolher, isto livremente. Liberdade fsica e vital, o homem pode executar movimentos naturais sem constrangimentos. de suma importncia destacar ainda a Liberdade moral, segundo a qual o homem obedece s leis que regem a sociedade em que se insere. Que ele as aceite

voluntariamente, j que a sua conduta ser conduzida, adequada de acordo com essas normas o seu juzo crtico de ao ser a obedincia a esses cdigos. A conscincia de cada pessoa ser, no entanto, a norma ltima a reger a sua ao. Assim, demonstra a Liberdade de conscincia, ou seja, se expressa quando a conscincia se manifesta contra uma ao do homem. A elaborao do presente artigo cientfico tem como objetivo clarificar o conceito de liberdade na viso de dois diferentes filsofos Aristteles e Jean Paul Sartre tendo em vista tambm a aplicao do conceito liberdade na contemporaneidade. Este artigo emprega dados bibliogrficos com base histrica e contempornea. A linha de pesquisa deste trabalho exclusivamente qualitativa por ser a mais adequada aos propsitos deste estudo.

1.0. CONCEPO ARISTOTLICA DA LIBERDADE 2.0. 1.1. Viso histrica de Aristteles. Aristteles nasceu em Estagira (hoje Stavro), polis do Norte da Grcia continental, unida Trcia e Macednia, em meados de 384 a. C. Especula-se que foi na primeira metade do primeiro ano da nonagsima nona olimpada, sob o arcontado de Ditrefes. Seu pai era mdico e pertencia a uma antiga linhagem destinada ao exerccio da arte clnica. Sua me, Fstis, nascera em Clsis, terra de origem dos colonos que futuramente haviam de fundar a Calcdia na pennsula recortada a nordeste do Monte Olimpo. Sua infncia foi marcada pela corte real da Macednia, onde seu pai exercia as funes de mdico da famlia. Com o passar do tempo, Aristteles foi para Atenas e adentra na academia. As aulas so ministradas pelo professor de retrica Isocrtes. Aristteles frequentou por muito pouco tempo esta escola preferindo os cursos ao ar livre. Aristteles sempre foi cercado de pensadores de sua poca. Logo assumiu uma caracterstica de leitor, dado pelos filsofos de sua convivncia. Sendo assim, Plato, um dos influentes intelectuais e professor de Aristteles, ministrava aulas em sua academia. Mostrava que a preparao para a vida pblica exigia mais do que opinies e recursos retricos deveria ter fundamentos cientficos. Aristteles preferiu o caminho apontado por Plato e, durante 20 anos, frequentou a Academia.

Logo aps a morte de Plato, Aristteles funda a sua academia. Ento segue uma linha de raciocnio diferente de Plato. Era voltado fundamentalmente para investigaes matemticas. O Liceu, nome dado a sua academia, transformou-se num centro de estudos mais dedicados s cincias naturais. A personalidade e o carter de Aristteles correspondiam com seus escritos. Com uma personalidade distinta de tipo acentuadamente aristocrtico, agudo no julgamento e, s vezes, irnico escolhendo escrupulosamente suas relaes e companhias; homem predominantemente intelectual, mas tambm bondoso, grato e sempre inteiramente aberto quelas expresses internas do esprito que se desenvolvem na vida de famlia, na amizade com os que pensam e sentem de um modo semelhante. Depois da morte de sua esposa Ptias, filha adotiva de Hermias, casou-se com Herpylis de Estagira. De seu primeiro casamento teve uma filha; do segundo, um filho, chamado Nicmaco, que morreu muito jovem, depois de haver editado a tica de seu pai. Passa o resto de sua vida dedicando aos estudos de diversas especulaes de sua poca, que refletem e orientam os homens do mundo hodierno.

1.2 O tema Liberdade

O ponto de partida da utilizao de Liberdade absoluta, incondicional e sem limitaes passou a existir com Aristteles. Esta compreenso de liberdade aceita como livre o que causa de si mesmo. Com isso, a pessoa sendo livre, o agente dos fatos sobre os quais atua de forma livre e consciente. Para uma melhor compreenso, Aristteles define como protagonista dos fatores causadores dos acontecimentos o esprito humano e os atos do homem. A virtude como vcio depende unicamente do ser humano, pois ao contrrio dos animais que no tm a possibilidade de escolher sobre o bem e o mal, o justo e o injusto, o indivduo pensante tem a capacidade de escolher no que diz sim e tambm pode dizer no. O homem o princpio e o pai de seus atos, assim como de seus filhos (ARISTTELES Apud ABBGNANO, 1981, p. 232). Aristteles defende tambm que, da mesma forma que uma boa ao depende de ns, tambm na mesma proporo de escolha depender de ns no realizar uma m ao. Alm disso, considerou que se o homem conhecer o bem deve atuar de acordo com ele, visto que predominar sempre o ato livre por parte do homem a favor do bem. Segundo Mondin (2008, p.109) esta inclinao natural do homem para o bem se define como:

Em geral se define a querer como uma forma de inclinao, de tendncia ou de apetite. Por apetite (appetitus), entende-se qualquer inclinao para o bem (bonum), ou seja, em direo a ao que todas as coisas desejam. O bem o objeto, a coisa que suscita, provoca e estimula a inclinao, o apetite.

Segundo Aristteles, a ao moral do homem est ligada intrinsecamente com a liberdade da vontade, ou seja, uma ao voluntria, esta sim, implica em uma liberdade de escolha livre arbtrio. O Estagirita ento defende a existncia destas duas formas de liberdade visto que, sem uma escolha, a liberdade no seria livre, tal como a escolha no seria possvel se a vontade no fosse livre. Aristteles analisa e defende o voluntarismo das aes humanas. Este conceito recorre liberdade infinita, voluntrio aquilo que princpio de si mesmo (ABBAGNANO, 1981, p.233). Aristteles admite, de tal modo, o homem como livre, pois o principio de seus atos (ARISTTELES, 1965, p. 73) j que o principio de si prprio, uma vez que decide a respeito de assuntos que dependem dele ou que possam ser por ele realizados, colocando como agente a faculdade de deliberao sobre todas as questes. Aristteles coloca em questo o ato de deliberar, o homem delibera em todos os objetos ou em certos casos a deliberao no intervm.

Deliberamos sobre as coisas que esto ao nosso alcance e podem ser realizadas; e essas so efetivamente as que esto. Porque como causas admitimos a natureza, a necessidade, o acaso, e tambm a razo e tudo que depende do homem. Ora, cada classe de homem delibera sobre as coisas que podem ser realizadas pelos seus esforos. E no caso das cincias exatas no h deliberao como, por exemplo, a respeito das letras do alfabeto (pois no temos dvidas quanto maneira de escrev-las) ao contrrio, as coisas que realizamos pelos nossos esforos, mas nem sempre de mesmo modo, essas so objetos de deliberao. (ARISTTELES, 1965, p.85)

Desta forma, cada homem delibera sobre o que cr ter de fazer (ARISTTELES, 1965, p. 86). A sua capacidade de decidir incide sobre os fatos comuns. De realar que s um ser humano sensato pode deliberar, por outro lado, nunca um ser estpido ou um louco furioso. Com isso, s pode ser objeto de deliberao aquilo sobre o que um homem sensato delibera.
No deliberamos acerca de fins, mas a respeito de meios. Um mdico, por exemplo, no delibera se h de curar ou no, nem um orador se h de persuadir, nem um estadista se h de implantar a ordem publica, nem qualquer outro delibera a respeito de sua finalidade. Do finalidade por estabelecida e consideram a maneira e os meios de alcan-la; e, se parece poder alcanada por vrios meios, procuram o mais fcil e o mais eficaz; e se por um s, examinarem como ser alcanada por ele, e por que outro meio

alcana esse primeiro, at chegar ao primeiro principio, que da ordem de descobrimento o ultimo (ARISTTELES, 1965, p. 86).

A especulao a respeito da liberdade em Aristteles segue na afirmao de que como nos processos h um fim, tambm o ser humano tender para um fim, este seria a felicidade. Como j se sabe, para Aristteles a liberdade o princpio para escolher entre alternativas possveis, realizando-se como deciso e ato voluntrio. A inteligncia ento inclina a vontade para uma direo, mas no a obriga nem a constrange. Isso to verdade que se pode agir de forma contrria indicada pela inteligncia ou a razo. Ento para o filsofo o homem s seria feliz se pudesse fazer uso de todas as suas capacidades. Assim, exercer aes voluntrias seria importante para a felicidade do homem. Agindo livremente em conformidade com a razo, contudo, poder tornar-se livre se for guiado pela razo (ABBAGNANO, 1981, p. 233). O indivduo dever estar atendo a evitar os extremos condenveis, na busca de uma situao de equilbrio que garanta o seu deleite pessoal.

por ser livre e incondicionada que a vontade pode seguir ou no os conselhos da conscincia. A liberdade ser tica quando o exerccio da vontade estiver em harmonia com a direo apontada pela razo. (CHAUI, 2007, p.182)

Aristteles reconhece ainda algumas contradies na noo de liberdade. Estas so: diferenciar os atos em que envolve a liberdade da vontade e da escolha e os atos que so obrigados a praticar. Por um lado, involuntrio (porque no quero fazer) e ao mesmo tempo voluntrio (porque apesar de tudo f-lo). Aristteles assegura que um indivduo s responsvel pelo seu ato, ou seja, a sua ao s ser voluntria se a sua causa primeira for interna e se os seus atos emanarem da sua prpria vontade ou se o sua ao no for consequncia da sua ignorncia. No entanto, por sua liberdade, o homem permanece senhor de sua atividade (INTRODUO SOBRE A LIBERDADE CRIST E A LIBERTAO, 1986, p. 28). Ento o homem responsvel no s pelo fim que se prope a seguir, mas tambm pela forma como age para atingir este fim.

2.0.COMPREENSO EXISTENCIALISTA DA LIBERDADE EM JEAN PAUL SARTRE. 2.1. Viso histrica de Sartre. Jean Paul Sartre, nascido na cidade de Paris em meados de 1905, um dos filsofos mais famosos de nosso sculo. Estudou na Escola Normal Superior. Aps extenso estudo em fenomenologia e das obras de Heidegger na Alemanha se tornou Professor de Liceu em vrias cidades do interior da Frana. Foi preso pelos alemes ao militar na resistncia francesa e em 1945 fundou a influente revista Les Temps Modernes, passando assim a se dedicar atividade literria. Sartre foi um dos poucos filsofos importantes da nossa poca a no freqentar o universo acadmico. Ele dedicou suas pesquisas a sua filosofia primordial, o existencialismo. Baseia-se na condio humana do homem como um ser em que a existncia precede a essncia. Sartre, cujo pensamento atesta, descobre o absurdo da vida pelo homem que toma conscincia de sua condio de ser finito marcado pela morte que deve lev-lo busca de uma justificativa de sentido, ou seja, um horizonte para a existncia humana. A conscincia para Sartre , portanto, o componente fundamental dessa busca de sentido, e esta conscincia que desvenda a existncia do outro, sem a qual ele no pode existir, j que a conscincia s existe atravs daquilo de que conscincia. J a liberdade Sartre defende como uma das caractersticas mais fundamentais da existncia humana. o homem condenado a ser livre (JAPIASS E MARCONDES, 1991, p. 241). H uma necessidade de assumir essa liberdade vivendo autenticamente um projeto de vida. Com a chegada da dcada de 60, Sartre se aproximou da filosofia marxista afirmando ser uma das filosofias mais insuperveis de nosso tempo vendo-a com grandes objetivos no pensamento revolucionrio comprometido com as transformaes sociais. Por outro lado, ele criticou o materialismo e determinismo de Marx. Volta sempre o seu olhar para o homem. Em meados de 1964 Sartre surpreende alguns de seus admiradores com o seu trabalho As Palavras que tem como foco o significado psicolgico e existencial de sua infncia. A carreira como escritor toma fora e lana mais uma obra dividida em partes, um extenso estudo sobre FLAUBERT, LIdiot de Famille. Sartre escreve vrios livros procurando sempre expressar seu pensamento existencialista e a sua paixo pela liberdade humana. Ele morre aos 75 anos em 1980.

2.2. Concepo Existencialista da liberdade em Sartre.

A primeira guerra mundial ps fim a uma cultura que dominava a ideia de progresso e bem estar. Nesta guerra encontrava-se o homem que vivia simultaneamente com angstia, medo, lutando para uma possvel soluo para a questo de valores da civilizao que ele mesmo criava. Porm, o advento da Segunda Guerra Mundial veio agravar esta situao. Com o seu trmino, o existencialismo entra como um espelho fiel da situao de incerteza que envolvia a sociedade europeia dominada, ainda, pela destruio material e espiritual da guerra e se preparando para uma possvel reconstruo. A obra literria de Sartre surge nesta altura includa na chamada literatura existencialista. Estabelece uma ligao entre a situao da poca e as formas conceituais do existencialismo. Segundo os acontecimentos que marcaram o tempo aps a guerra os escritos de Sartre ocuparam-se de descrever as situaes humanas que realassem os traos da problematicidade radical do homem, sublinhando (...) a incerteza da ao humana (...) e a ambiguidade do prprio bem, que se confunde com o seu contrrio. (ABBAGNANO, 1978, p. 183). A aventura da conscincia em almejar o seu prprio complemento, atravs da conciliao do para-si com o em-si, veio desvelar a caracterstica de que o ser do homem se conforma sempre com um fazer e um agir. Sartre prope descobrir a condio em que se constitua esta qualidade que , para ele, a liberdade. Prope ainda examinar as estruturas das suas manifestaes no interior do homem. Sartre analisa a liberdade e o agir humano a partir da ideia de que o homem um ser que escapa a todo rgido determinismo exterior e interior, um ser imediato e integralmente responsvel por todas as suas aes. A pessoa humana por si intrinsecamente e ontologicamente livre. Para Sartre, ento, a liberdade basicamente o nosso poder de optar, uma opo concretizada pelo homem que reflete necessariamente os seus projetos no mundo. O princpio primeiro da existncia concreta dos indivduos tem que se situar numa opo profunda, absolutamente gratuita, pela qual eles se escolhem absolutamente. (SILVA, 1997, p. 82). A liberdade a escolha livre e com conscincia do bem que o indivduo faz de si prprio e do mundo. Uma escolha com conscincia do bem diz respeito a estar em pleno conhecimento de que o bem existe e optar por ele livremente. Para tal escolha tem que se saber das vrias opes e significados que o cercam. Em vista disso um animal no opta livremente porque no tem a conscincia e a ao reflexiva sobre as opes e significados do

bem. Portando, s h liberdade na deciso sendo, por isso, um fazer que se realiza e manifesta no ser mesmo, este sim, o alicerce da liberdade. A filosofia de Sartre tem como centro a essncia do homem que a liberdade. Para Sartre a constituio da essncia do homem por meio da liberdade e no vice-versa. Com estas declaraes o filsofo vai contra as afirmaes tradicionais que viam na liberdade uma das propriedades da essncia humana, viam que na liberdade h uma propriedade ontolgica. Sartre, em seus estudos, discordava desta concepo, no explicava como os indivduos, usando a sua liberdade, formariam ou formam personalidades totalmente diferentes. A personalidade, ento, como todas as caractersticas da existncia, individual e produzida pela liberdade a qual necessria. Portanto, faz-se indispensvel consistir o constitutivo fundamental do ser humano. Sartre defende a liberdade absoluta que pretende dissolver e anular toda a necessidade.

A liberdade pesada. Tem carter opressivo ao sobrecarregar os meus ombros com o peso do meu ser, e com o peso do mundo. Mas o nico valor, porque no se apoia seno em si, e o valor absoluto porque s atravs da liberdade pode haver valor. (SILVA, 1997 p. 84).

Uma determinada situao s existe devido liberdade, em virtude de que os obstculos que a pessoa enfrenta existem sempre em relao aos fins a que ela se prope a si mesma e ao mundo. Por outro lado, a liberdade que reconhece ou no uma dada situao. A liberdade para Sartre , ento, a testemunha, o fator que permite modificar ou anular o projeto inicial de uma pessoa a qualquer instante. Esta liberdade de modificar o que o homem planejou inicialmente no sinnimo de fuga ou anulao do prprio mundo mas, pelo contrario, a liberdade de permanecer no limite dos fatos, do mundo. Permite, ento, determinar os fatos indeterminveis com as escolhas individuais do homem. No entanto, para Sartre o projeto do homem est destinado ao insucesso. Ento, a liberdade surge como um projeto fundamental em que se encontram compreendidos os atos humanos constituindo a ltima possibilidade da realidade humana, a sua escolha originria. A escolha originria entendida por Sartre como uma escolha absolutamente incondicionada, ou seja, liberdade incondicionada. O homem sempre livre. Eu sou condenado a ser livre. (ABBAGNANO, 1978, p. 184). Em todas as situaes, diante todas as condies. Tudo o que acontece no mundo volta-se liberdade e escolha originria, por isso nada do que acontece ao homem pode ser considerado inumano. No existe, ento, situao inumana; somente o medo, a fuga, ou o recurso e comportamentos que se dizem

10

mgicos; no entanto, todas as decises so humanas e ser o homem o nico responsvel por elas. O filsofo afirma que no pode ser possvel encontrar limites para a liberdade do homem para alm da prpria liberdade. Faz-se necessrio analisar o homem como causa de si mesmo; para escolher, alm de se escolher a si mesmo, tem de escolher o que ele prprio ir causar. No entanto, a liberdade do indivduo no pode ser considerada um capricho momentneo, mas ela se estabelece na sua prpria existncia. Sartre tem como centro de sua filosofia a existncia. No como algo instintivo, mas como uma escolha livre. Alega, ainda, que a existncia humana anterior ao seu significado. O fato de o homem existir anterior ao que ele . Sartre toma como ponto de partida o princpio de que a existncia precede a essncia. O homem inicialmente existe, encontra-se no mundo, s depois ento se define na sua essncia, naquilo que pretende ser. Por este horizonte, o homem no tem uma natureza determinante j que o existencialismo, especialmente em Sartre, oposto ao determinismo o que significa que o homem, tendo um projeto fundamental, responsabiliza-se pelo seu ser. A liberdade , ento, o destino do homem: o homem aquilo que escolhe ser, o homem liberdade. Sendo assim:

O homem escolhe os seus fins, e, porque os escolhe, d-lhes uma existncia transcendente, que como o termo limite dos seus projetos. Aqui, a existncia precede e determina a essncia, isto , o homem, com o seu aparecimento, define o seu ser, mediante os fins que a si prprio se confere. como brotar originalmente a minha liberdade. Este brotar fundamentalmente existncia, porquanto o fundamento dos fins que intento, quer pela minha vontade, quer pelas minhas paixes, no seno a minha prpria liberdade. (SILVA, 1997, p. 86).

importante ressaltar que, para o existencialismo, ser livre no se trata apenas de poder optar, mais tambm de ser responsvel pelas opes tomadas. Neste sentido o homem totalmente responsvel pela sua existncia. Aqui, outro conceito se apega liberdade: a responsabilidade. Desde que a liberdade se faz uma vez necessria, total e infinita, o indivduo ter que suportar sobre os ombros o peso do mundo inteiro. O homem responsvel por si e pelo mundo, no na existncia, mas na sua maneira de ser, visto que no pode deixar de ter conscincia da sua imputabilidade quanto aos acontecimentos e configurao do mundo. Colossal responsabilidade, uma vez que o homem reconhecendo-se abandonando e livre, apreende como sendo aquilo que se faz ser. Deste modo, no se admite qualquer lamentao, porque nenhuma potncia estranha pode ter o poder de determinar

11

aquilo que . Com isso, o mundo apenas um reflexo do homem. A responsabilidade no aceitao, a reivindicao lgica da minha liberdade, e de todas as conseqncias que dela emanam. (SILVA, 1997, p. 95). Sartre representava o existencialismo ateu. As suas ideias sobre a responsabilidade dos atos humanos eram voltadas para o atesmo no qual ele acreditava. Ento, a concepo de Deus para Sartre no se limitava a um Deus religioso, logo que o filsofo no acreditava em algo inteligvel superior ao homem. Sendo assim, o homem est somente no mundo sem desculpas ou justificaes, longe de qualquer entidade que implante valores ou imposies pr-estabelecidas que norteiem e legitimem o comportamento dos homens ou que sirvam para julg-los. Para Sartre o homem se situa no mundo como um ser sozinho, no silncio, livre e s, condenado sem recurso possvel, condenado para sempre a ser livre. Com base nesta tese, o homem no deixa de fazer uso da responsabilidade ao escolher seu prprio caminho pois, querendo ou no, ele torna-se obrigado a querer. Nenhum individuo pode ser livre para outro, a deciso ser sempre individual e intransfervel. A liberdade essencialmente de cada homem, a liberdade pessoal e cabe s pessoa percorrer o seu caminho. Assim, Sartre afirma que o homem est condenado a existir para sempre para alm de sua essncia. Por isso, o homem cria sua prpria essncia, sendo totalmente responsvel por tudo o que faz: O homem responsvel por aquilo que pela sua individualidade e pelos outros homens. Assim, no h nem abaixo e nem acima dele qualquer pretexto. Neste sentido toda opo feita pelo homem ser igualmente uma opo do outro e valores que refletem no mundo e na realidade. Ao criar o homem que deseja ser, simultaneamente o indivduo cria uma imagem de como acredita ser o homem. Assim, quando se faz uma escolha ou uma ao tem que levar em conta a responsabilidade, pois estas aes e escolhas podem se refletir na humanidade toda. Estas decises e atos sempre recairo sobre o bem e esta escolha ser, ento, boa para o indivduo e para todos. Sendo assim, no h a possibilidade de deixar de optar pela liberdade individual sem desejar concomitantemente a liberdade do outro. ... sou responsvel por mim mesmo e por todos, e crio uma certa imagem do homem que eu escolho; escolhendo a mim,\ escolho o homem. (SILVA, 1997 p.106). Sartre retira do homem qualquer ponto de referncia, isto ocorre devido ao atesmo enraizado do filsofo, obrigando o homem a fazer as suas prprias regras, o que o torna injustificvel, sem apelo possvel perante o nada. Assim o sentido fundamental da doutrina

12

de Sartre a nusea, baseada nesta injustificabilidade. A angstia nada mais que o sentimento da nossa completa e profunda responsabilidade. (ABBAGNANO, 1978, p. 263). O homem, encarcerado no seu ntimo, encontra o irremedivel vazio do seu ser equivalente nusea sartriana. Se o homem no fosse livre, no teria como sentir culpa e nem orgulho de nada, evitaria o remorso. Mas a liberdade conduz o homem dvida em relao opo que ir adotar. Apesar disso Sartre fundamenta que o homem nunca deve ter remorso, embora se o tiver, demonstrar arrependimento pelas opes escolhidas. De certa forma, os remorsos seriam uma forma de negar a prpria atitude humana. Portanto, as aes do homem nada mais so que a expresso fidedigna da liberdade, ao neg-las, estar negando tambm a liberdade, isso seria uma contradio.

CONCLUSO

Na poca de Aristteles, na Grcia, a liberdade consistia em uma interao harmoniosa dos indivduos com a sociedade que era basicamente formada de escravos. A filosofia aqui era eminentemente teortica, voltada para a totalidade do que h, para uma cosmologia e uma ontologia. J para a filosofia de Sartre, existencialista, consistia em verdades concretas e historicamente voltadas sobre o homem afirmando a liberdade e a realizao humana na deciso livre. Sartre referiu na sua filosofia que a liberdade se forma no pensamento do indivduo, uma vez que em nossa interioridade, no nosso pensamento que se abriga a liberdade, embora haja vrias condicionantes do exterior e da dependncia de fatores que escapam do nosso domnio. Este fato faz com que a liberdade de pensamento no seja anulada por atividades externas. Dessa forma, a liberdade nem sempre foi considerada uma expresso do interior. J Aristteles, como vimos no decorrer deste trabalho, definia a liberdade em um horizonte puramente poltico e social, pelo que esta consistia na atividade de um homem livre na sociedade. Percebe-se tambm que a faculdade de pensamento a que Aristteles se refere consente ao homem fazer suas opes permitindo, assim, o uso da liberdade. Nesta ocasio a liberdade equivale a uma total indeterminao. O homem, ento, em cada momento de sua vida, tem a possibilidade de realizar o que lhe aprouver, completamente alheio a condicionalismo de qualquer ordem. Compreende-se que na vida real no agimos assim,

13

pois, se assim fosse, poderamos admitir na ao humana uma total liberdade onde o homem agiria por agir. Acreditamos quando Aristteles refere ser o homem o princpio dos seus

atos, uma vez que todas as suas aes partem da sua reflexo acerca da realidade que o rodeia, da sua vontade e dos objetivos que almeja atingir. Vemos que a felicidade do homem est subordinada possibilidade de executar ou no aes voluntrias. Imaginamos como algo desprezvel e frustrante para o ser humano agir simplesmente influenciado por algum, indo contra suas ideias e crenas. Sartre exalta muito o homem, em especial quando se trata de uma liberdade absoluta e afirma que esta liberdade no est sujeita a condicionalismo. Se assim fosse, com certeza, todos agiriam sem olhar os meios para atingir os fins. Portanto, se por um lado a liberdade nos concedida, logo ela nos condicionada, e por ela temos a absoluta responsabilidade. Neste aspecto manifestamos a nossa concordncia com Sartre na medida em que o filsofo afirma sermos dotados de liberdade que imprime no homem a global responsabilidade pelos seus atos. No se pode, ainda, afirmar que a liberdade se limita ao fazer o que queremos, envolve um compromisso quando delibera agir de uma determinada forma, uma necessidade de refletir sobre as consequncias dos atos a serem tomados. Aps a ao adotada procede a responsabilidade por tal ato tendo o homem o dever de comprometimento com ela e aceitar as consequncias que advm de tal escolha. Deste modo, a liberdade no pode ser considerada como algo pueril, algo srio e relevante para cada homem. A abordagem feita sobre a liberdade neste trabalho, em que se analisa dois filsofos de perodos distintos, comprova a antiguidade do tema. No h uma concepo universal de liberdade que seja aceita por todos os filsofos de forma unnime. Mas procurar compreender o que outros homens pensadores disseram a respeito da liberdade servir como ponto de partida, uma orientao para formar nossa prpria concepo de liberdade. Assim, temos a certeza de que a resposta mais acertada no poder ser reduzida escolha de hiptese que nos parea mais vlida. Ser necessrio, ento, estudar a multiplicidade especfica do conceito de liberdade e entender e defin-la na sua totalidade. S assim estaremos aptos a compreender a questo e as variadas respostas que ela d.

14

ABSTRACT Man is born and remains free. Freedom was and still is widely debated among thinkers, all in search of a convincing explanation and correct about this word that makes all the difference in human existence. Faced with this dilemma: what is freedom, two authors stand out to try to resolve this issue. These are Aristotle and Sartre. Aristotle believed that freedom was a harmonious integration of an individual in a society where slavery covered the majority of men. As for Sartre is up with concrete and historical truths about the man, says the man and the realization of freedom in free decision. Key words: freedom, existence, essence, choic e, consciousness REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ABBAGNANO, Nicola. Histria da filosofia. Lisboa: Presena, 1978. Vol. 17. p. 183-263. ARISTTELES. Breve Conspecto Da Biografia Aristotlica. Disponvel em: http://www.4shared.com/get/CTTQhhCX/Aristoteles_biografia.html, Acesso 28 out 2010. CHAUI, Marilena. Filosofia Ensino Mdio. 13 ed. So Paulo: tica, 2007. p. 180-3. CONGREGAO PARA A DOUTRINA DA F. Instruo Sobre a Liberdade Crist e a Libertao. So Paulo: Paulinas, 1986. p. 28. JAPIASS, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionrio Bsico de Filosofia. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991. p. 163-241. MONDIN, Battista. Introduo Filosofia. 16. Ed, So Paulo: Paulus, 2006. p. 109. MORISON, Eliot Samuel. A Liberdade Na Sociedade Contempornea. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura, 1959. p. 73. SILVA, Gis Cla. Liberdade e Conscincia no Existencialismo de Jean-Paul Sartre. Londrina: UEL, 1997. p. 82-106. TELES, Luiza Maria Silveira. Filosofia para Jovens: Uma iniciao filosofia. 9. ed, Rio de Janeiro:Vozes, 1996. p. 30.

BIBLIOGRAFIA AGOSTINHO, Santo. O Livre-Arbtrio. 4 ed, So Paulo: Paulus. 2004. p. 298. ______. Os pensadores: Confisses. So Paulo: Nova Cultura. 1996. p. 415. NICOLA, Ubaldo. Antologia Ilustrada de Filosofia. Das origens idade moderna. So Paulo: Globo. 2005. p. 479. REZENDE, Antonio. Curso de Filosofia. 13 ed, Rio de Janeiro: Zahar, 2004. p. 311

15

You might also like