You are on page 1of 4

O ciclo de PDCA focaliza a melhoria contnua na organizao.

Ele, como ciclo, comea com planejamento, depois execuo, verificao e por ltimo ao.
PDCA um instrumento de qualidade utilizado (entre outros) em processos de melhoria contnua. Em portugus, traduziramos os quatro itens como Planejar, Fazer, Checar e Atuar. Geralmente chamado de Ciclo PDCA j que as atividades previstas por este modelo geram efetivamente um ciclo e no, apenas uma sequncia finita de aes, ou seja, este ciclo nunca para e objetiva a melhoria do processo analisado continuadamente; um ciclo que se retroalimenta e se repete para garantir a melhoria contnua do processo a cada ciclo. Apesar de muitos darem o mrito pela criao do PDCA a Deming, o conceito inicial foi desenvolvido por Walter Shewart, um matemtico que desenvolveu processos estatsticos para os laboratrios Bell, nos Estados Unidos, durante a dcada de 1930. Assim, em alguns crculos, o Ciclo PDCA tambm conhecido como o Ciclo Shewart. A aluso a Deming se deve, pois este passou, a partir de 1950 a utiliz-lo e divulg-lo com frequencia, e devido sua autoridade sobre o assunto, muitos acadmicos passaram a se referira ao ciclo como Roda de Deming ou Ciclo de Deming. O uso do Ciclo PDCA coordena os esforos de programas de melhoria contnua. Tanto para demonstrar e enfatizar que programas de melhoria devem ter incio com um planejamento cuidadoso, como devem resultar em aes especficas e efetivas que devem ser implementadas novamente para que ocorra um planejamento em um ciclo contnuo e no de forma linear com incio, meio e fim.

O Ciclo PDCA uma ferramenta que busca a lgica para fazer certo desde a primeira vez. uma tcnica simples para o controle de processos, que tambm pode ser utilizado para o gerenciamento contnuo das atividades de uma organizao. um mtodo usado para controlar e melhorar as atividades de um processo. O PDCA padroniza as informaes de controle, reduz e evita erros lgicos,

facilita o entendimento das informaes, melhora a realizao das atividades, e proporciona resultados mais confiveis. Tambm chamado deciclo da melhoria contnua, uma ferramenta oficial da qualidade, utilizado em processos de trabalho com vistas a maximizar a eficincia e alcanar a excelncia de produtos e servios. Parte da insatisfao com "o estado atual das coisas" e analisa os processos com vistas a realiz-los de maneira otimizada. Inclui as seguintes etapas: planejamento (PLAN): estabelecer objetivos, metas e os meios para alcan-los; execuo (Do): executar as atividades propostas no planejamento; controle/verificao (Check/Control): monitora/controla a execuo e verifica o grau de cumprimento do que foi planejado; ao avaliativa (Act): identifica eventuais falhas e corrige-as, a fim de melhorar a execuo.
O ciclo PDCA no o DIAGRAMA de Deming, mas sim a RODA DE DEMING.

O ciclo PDCA, ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contnua.

Os passos so os seguintes:

Plan (planejamento) : estabelecer uma meta ou identificar o problema (um problema tem o sentido daquilo que impede o alcance dos resultados esperados, ou seja, o alcance da meta); analisar o fenmeno (analisar os dados relacionados ao problema); analisar o processo (descobrir as causas fundamentais dos problemas) e elaborar um plano de ao.

Do (execuo) : realizar, executar as atividades conforme o plano de ao.

Check (verificao) : monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificaes e estado desejado,

consolidando as informaes, eventualmente confeccionando relatrios. Atualizar ou implantar a gesto vista.

Act (ao) : Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatrios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ao, de forma a melhorar a qualidade, eficinciae eficcia, aprimorando a execuo e corrigindo eventuais falhas.

P - Plan - planejar D - Do - executar C - Check - checar se est dentro do planejado. A - Action - agir CORRETIVAMENTE ou, se estiver tudo ok, padronizar/normalizar.

Ciclo PDCA:

- Plan: planejar - Do: executar - Check: verificar - Action: ao corretiva

Este ciclo est sempre se repetindo e por consequncia gera uma melhoria contnua nos processos de gesto.

You might also like