You are on page 1of 2

A morte do autor Roland Barthes

Ser para sempre impossvel sab-lo, pela boa razo de que a escrita destruio de toda a voz, de toda a origem. A escrita esse neutro, esse compsito, esse obliquo para onde foge o nosso sujeito, o preto-e-branco aonde vem perder-se toda a identidade, a comear precisamente pela do corpo que escreve. (p.1)

Sem dvida que foi sempre assim: (...)a voz perde a sua origem, o autor entra na sua prpria morte, a escrita comea. pois lgico que, em matria de literatura, tenha sido o positivismo, resumo e desfecho da ideologia capitalista, a conceder a maior importncia pessoa do autor. Em Frana, Mallarm, sem dvida o primeiro, viu e previu em toda a sua amplitude a necessidade de pr a prpria linguagem no lugar daquele que at ento se supunha ser o seu proprietrio; para ele, como para ns, a linguagem que fala, no o autor; escrever , atravs de uma impessoalidade prvia - impossvel de alguma vez ser confundida com a objetividade castradora do romancista realista -, atingir aquele ponto em que s a linguagem atua, performa, e no eu: toda a potica de Mallarm consiste em suprimir o autor em proveito da escrita (o que , como veremos, restituir o seu lugar ao leitor).

Enfim, de fora da prpria literatura (a bem dizer, estas distines tornam-se obsoletas), a lingustica acaba de fornecer destruio do Autor um instrumento analtico precioso, ao mostrar' que a enunciao inteiramente um processo vazio que funciona na perfeio sem precisar de ser preenchido pela pessoa dos' 'interlocutores'; linguisticamente," o autor nunca nada mais para alm daquele que escreve,' tal' como eu no seno aquele que diz eu: a linguagem conhece um sujeito, no uma pessoa, e. esse sujeito, vazio fora da prpria enunciao que o define, basta para fazer suportar a linguagem, quer dizer, para a esgotar.

O Autor, quando se acredita nele, sempre concebido como o passado do seu prprio livro: o livro e o autor colocam-se a si prprios numa mesma linha, distribuda como um antes e um depois: supe-se que o Autor alimenta o livro, quer dizer que existe antes dele, pensa, sofre, vive com ele; tem com ele a mesma relao de antecedncia que um pai mantm com o seu filho. Exatamente ao contrrio, o scriptor moderno nasce ao mesmo tempo que o seu texto; no est de modo algum provido de um ser que precederia ou excederia a sua escrita, no de modo algum o sujeito de que o seu livro seria o predicado; no existe outro tempo para alm do da enunciao, e todo o texto escrito eternamente aqui e agora. Dar um Autor a um texto impor a esse texto um mecanismo de segurana, dot-lo de um significado ltimo, fechar a escrita. Esta concepo convm perfeitamente critica, que pretende ento atribuir-se a tarefa importante de descobrir o Autor (ou as suas hipstases: a sociedade, a histria, a psique, a liberdade) sob a obra: encontrado o Autor, o texto explicado, o critico venceu; no h pois nada de espantoso no fato de, historicamente, o reino do Autor ter sido tambm o do Critico, nem no de a critica (ainda que nova) ser hoje abalada ao mesmo tempo que o Autor.
Assim se revela o ser total da escrita: um texto feito de escritas mltiplas, sadas de vrias culturas e que entram umas com as outras em dilogo, em pardia, em contestao; mas h um lugar em que essa multiplicidade se rene, e esse lugar no o autor, como se tem dito at aqui, o leitor: o leitor o espao exato em que se inscrevem, sem que nenhuma se perca, todas as citaes de que uma escrita feita; a unidade de um texto no est na sua origem,

mas no seu destino, mas este destino j no pode ser pessoal: o leitor um homem sem histria, sem biografia, sem psicologia; apenas esse algum que tem reunidos num mesmo campo todos os traos que constituem o escrito.

sabemos que, para devolver escrita o seu devir, preciso inverter o seu mito: o nascimento do leitor tem de pagar-se com a morte do Autor.

You might also like