You are on page 1of 8

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS III Tema 1.

2 As bibliotecas e a organizao do conhecimento: evoluo e perspectivas

INTRODUO Pela sua natureza e misso, a actividade biblioteconmica sempre ocupou um lugar de destaque ao lado das diversas cincias relacionadas com a organizao do conhecimento e sua expresso, representando o lado intelectual mais interessante e o mais difcil para a catividade das bibliotecas. Estas j de certa forma agentes da democratizao no acesso ao conhecimento e posteriormente como agentes indispensveis sua intermediao, as bibliotecas adoptaram em complementou ou substituio fsica das suas coleces, formas de organizao lgica dessas mesmas coleces, recorrendo a instrumentos de pesquisa separados, cuja aplicao ao universo de recursos de informao disponveis deu origem aos Catlogos de Assuntos (organizao do conhecimento em bibliotecas).

CONHECIMENTO E ORGANIZAO: DUAS NOES FUNDAMENTAIS A actividade bibliotecnmana orienta-se para a resoluo das questes que se colocam utilizao dos registos do conhecimento humano, fundamental que se desenvolva na biblioteca uma relao especfica no acesso organizado ao conhecimento e respectivos contedos de informao.

A primeira funo da biblioteca angariar recursos de informao produzidos individualmente e organiz-los para uso colectivo, a partir dos: Conhecimento individual possudo por um indivduo ou acessvel atravs dele. Conhecimento social possudo colectivamente por uma sociedade ou sistema de grupo.

Grande parte do conhecimento humano pertence simultaneamente aos dois nveis anteriormente citados, tendo o conhecimento social (registado e disponvel Pgina
Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

publicamente) origem na produo do conhecimento individual.

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS III Tema 1.2 As bibliotecas e a organizao do conhecimento: evoluo e perspectivas O conhecimento em si tem uma dimenso essencialmente humana, um sistema contnuo e sempre inacabado de organizao da informao, inserido num processo dinmico em que a memria se alimenta dessa estrutura relacional (no h informao sem estruturas cognitivas), sempre em movimento, a informao armazenada na memria humana evolui no tempo e no esttica, a sua utilizao gera, continuidade, reinterpretao e modificao, desenvolvendo-se num contexto de actos comunicativos com a realidade exterior do indivduo.

O plano da comunicao indissocivel na formao e utilizao do conhecimento, a eficcia dessa comunicao depende no s da paridade das estruturas cognitivas entre parceiros, como do domnio das formas e mecanismos da transmisso da informao, que pela sua diversidade das estruturas cognitivas dos indivduos, produz interpretaes, reprodues e recriaes multifacetadas da informao.

As linguagens documentais visam ultrapassar os fenmenos que na comunicao natural so geradores de disperso, incoerncia e ambiguidade dentro de determinados limites de utilizao, assim consideram-se principalmente dois tipos de sistemas de organizao e representao controlada do conhecimento em bibliotecas: Sistemas de classificao de base conceptual hierrquica e com formas de representao codificadas (numricas e/ou alfanumricas). Sistemas terminolgicos utilizam formas de representao baseadas em componentes da linguagem natural.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS III Tema 1.2 As bibliotecas e a organizao do conhecimento: evoluo e perspectivas Em qualquer dos casos, esses sistemas de representao so linguagens de comunicao artificiais, com: Lxico prprio, normalmente composto por unidades de significado ao nvel dos conceitos, com uma morfologia e semntica definida. Uma estrutura paradigmtica prpria, que estabelece ligaes semnticas entre unidades desse lxico, hierrquica e associativamente. Uma estrutura sintagmtica prpria, que domina as formas de representao complexas, de associao de conceitos, atravs de expedientes sintcticos convencionados que combinam duas ou mais unidades do lxico.

Diferentes contextos produzem sistemas de organizao com qualidades e efeitos diferentes, assim: A nvel conceptual, destaca-se o grau de adequao e solidez das bases tericas do sistema e como afectam o grau de coerncia e durabilidade das suas solues. Em termos de gesto, o nvel em termos de quantidade/qualidade de

recursos afectos ao desenho, implementao e manuteno de um sistema, e respectivos resultados da sua aplicao. Os factores humanos, mais diversos, menos controlveis e que tm consequncias mais profundas e efeitos mais alargados, incluem factores como a anlise, interpretao, ponderao, seleco e a representao dos contedos de informao.

Factores como a subjectividade podem originar o maior ou menor grau de correco e consistncia dos contedos de informao de um sistema, dadas as diferenas em matria de educao e treino, literacia e capacidades cognitivas, de quem alimenta o sistema.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS III Tema 1.2 As bibliotecas e a organizao do conhecimento: evoluo e perspectivas EVOLUO DOS SISTEMAS DE RECUPERAO POR ASSUNTOS Os sistemas mais antigos de recuperao e organizao por assuntos, so ainda hoje usados nas bibliotecas, embora j tenham nascido h cerca de 100 anos, derivados das classificaes filosficas, universos conceptuais concebidos para encerrar numa estrutura abrangente, a organizao do conhecimento humano existente.

So as classificaes bibliogrficas enciclopdicas: Dewey CDU (Classificao Decimal Universal)

So sistemas de base hierrquica e essencialmente enumerativa, que permitem uma ordenao sistemtica de conjuntos de objectos de informao, de acordo com categorias lgicas e atravs de sistemas notacionais independentes das lnguas. Apresentam problemas na sua manuteno quando seja necessria a inscrio de novas reas de conhecimento, pode implicar alteraes retrospectivas de base da estrutura hierrquica de codificao.

Recentemente surgiram Sistemas de Classificao, de natureza mais dinmica e com uma base intelectualmente slida e mais sofisticada, so disso exemplo: Colon Classification Bliss Classification

So sistemas multidimensionais do conhecimento, integrando na sua construo a noo de facetas e relaes, embora sem implantao to alargada como as classificaes de Dewey e CDU, esta ltima j possuindo cdigos relacionais e sintcticos permitiu uma utilizao mais prtica e econmica sem esgotar as suas possibilidades de classificao.

chamados Cabealhos Pr-coordenados.


Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

ndices fraseolgicos (de carcter classificatrio), estes ndices evoluram para os

10

Simultaneamente com as classificaes surgem sistemas alfabticos constitudos por

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS III Tema 1.2 As bibliotecas e a organizao do conhecimento: evoluo e perspectivas Dado o crescimento exponencial do volume da informao produzida disponvel, quer em diversidade quer em complexidade das reas de conhecimento e actividade, os Sistemas de Classificao tm dificuldade em responder rapidez de produo e facilidade de utilizao dos respectivos instrumentos de pesquisa, dado que os ndices alfabticos de cabealhos pr-coordenados existentes no possurem uma estrutura de controlo e de orientao semntica, nem permitiam uma recuperao no linear de qualquer dos elementos componentes que no o do elemento ordenador.

A partir dos anos 70 as bibliotecas adoptam uma nova abordagem, a da organizao de contedos atravs do controlo das suas formas de expresso lingustica, a Terminologia, para responder a estas novas necessidades surgiram directrizes profissionais internacionais, orientadas para processos de desenvolvimento e manuteno de tesauros, construdos a partir de linguagens documentais constitudas por vocbulos controlados que incluam estruturas de relaes hierrquicas e associativas, recebendo a designao de Sistemas Ps-coordenados.

Com a introduo da informtica a coordenao de conceitos na fase de anlise e a representao da sntese correspondente, atravs de uma sintaxe controlada e baseada em vocabulrios-base controlados e estruturados, voltam a dar nova enfse Pr-coordenao.

Os Sistemas informatizados no s proporcionam uma gesto mais eficaz de cabealhos complexos, como permitem a sua pesquisa multidireccional, por cada elemento componente independentemente da sua posio, existe uma maior especificidade na representao, maior coextensividade com os contedos dos documentos indexados, permitindo ao mesmo tempo uma maior integridade da informao colhida na fase de anlise, expressa atravs da sua sntese, valor

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

11

acrescentado que estes sistemas possuem face indexao ps-coordenada.

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS III Tema 1.2 As bibliotecas e a organizao do conhecimento: evoluo e perspectivas Da anlise s capacidades destes dois sistemas conclui-se que: Sistemas ps-coordenados aplicam-se com melhores resultados em bibliotecas especializadas, onde a indexao por conceitos menos susceptvel de produzir recuperaes no pertinentes. Sistemas pr-coordenados so essenciais em bibliotecas gerais, em que, do ponto de vista da pesquisa h maior necessidade de servir a informao especifica em contexto, uma vez que no lhes est subjacente nenhum domnio especifico do conhecimento. Com uma opo ou outra os Catlogos Alfabticos de Assuntos passaram a suprir melhor as necessidades de acesso rpido e directo informao.

TENDENCIAS E QUESTES ACTUAIS A validade universal e temporal de qualquer sistema de organizao do conhecimento enquanto estrutura conceptual uma UTOPIA, do mesmo modo que no h sistemas de comunicao de informao com validade e eficcia universais para todos os contextos, indivduos, espaos e tempos. Tendncias e questes: Normalizao e compatibilidade nas ltimas dcadas o crescimento massivo da informao produzida sob as mais variadas formas, tornou cada vez mais indispensvel a funo de intermediao da biblioteca, reforando a importncia dos instrumentos de pesquisa ( a anlise e recuperao por assuntos continua a ser o menos compreendido dos aspectos do controlo bibliogrfico). No mbito das classificaes existe hoje um redobrado interesse sobre as suas potencialidades a nvel da compatibilidade e transferncia internacional de informao, estando neste momento iniciada a elaborao de um formato MARC (UNIMARC) internacional de troca para

bibliogrfica.
Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

na gesto automatizada dos acessos por assunto em sistemas de gesto

12

registo electrnico de sistemas de classificao, de modo a facilitar o seu uso

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS III Tema 1.2 As bibliotecas e a organizao do conhecimento: evoluo e perspectivas Fundamentos tericos da interdisciplinaridade nas ltimas dcadas a gesto das bibliotecas tm sido sujeita a presses que produziram uma maior tendncia para os aspectos operacionais e procedimentais, em detrimento da fundamentao dos aspectos estruturais. Para responder necessidade de uma base comum de entendimento internacional, surge a IFLA, rgo coordenador e de estudo para a produo de normas internacionais de catalogao. fundamental que se assumam

competncias interdisciplinares que facilitem a fundamentao explicita, e no vagamente implcita ou decorativa, em reas como as cincias cognitivas, da epistemologia, da lingustica e das cincias da comunicao, quer nos aspectos tericos quer aplicados nomeadamente computao, uma rea de interesse para a biblioteconomia. Tecnologias de informao e novas reas de interveno as tecnologias de informao vieram valorizar drasticamente os instrumentos de pesquisa de informao produzidos pelas bibliotecas, melhorando os seus mtodos e processos de explorao, introduzindo facilidades de pesquisa que em sistemas manuais eram praticamente impossveis. A rapidez e baixo custo de manipulao automtica de grandes volumes de dados, atravs de facilidades de pesquisa baseadas em ndices de palavras-chave geradas a partir de ttulos, resumos, etc., em confronto com os elevados custos em recursos humanos e tempo para produzir a indexao, alimentou durante anos a falsa ideia de esta funo poder ser substituda por processos puramente automticos. Mesmo que fosse possvel programar um computador para efectuar toda a srie de interpretaes e juzos discriminatrios que o indexador humano desenvolve ao fazer indexao atribuda, e que supem um substrato complexo de conhecimentos, dominio da lngua, de recurso a terceiras fontes de informao, etc., bvio que av sua utilidade s faria sentido se as bibliotecas dispusessem de verses

bibliotecas.
Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

no tem sido aplicvel, e dificilmente vir a ser na totalidade, realidade das

13

electrnicas de todos os documentos que necessitam de priocessar, o que

ANALISE E LIGUAGENS DOCUMENTAIS III Tema 1.2 As bibliotecas e a organizao do conhecimento: evoluo e perspectivas No quadro da Internet que alimenta a verdadeira internacionalizao da actividade cientfica e cria expectativas mais exigentes que nunca da parte dos utilizadores, a intermediao da biblioteca j reconhecida como fundamental, por imperativos de: Integrao tecnolgica Integrao dos diversos tipos de recursos de informao Integrao de servios

Estes imperativos tm por objectivo a satisfao das necessidades efectivas de acesso organizado aos recursos de informao externos s Bibliotecas e disponveis na Internet, tendo-se assistido recentemente a uma integrao dos vrios catlogos das bibliotecas, bem como a sua disponibilizao pblica atravs da Web.

Esta sbita emergncia trs uma srie de questes: Como vo as bibliotecas corresponder a neste novo contexto electrnico misso de angariar os recursos electrnicos existentes em rede que sejam potencialmente teis para as comunidades? Como vo, numa segunda etapa, gerir a diversidade e disperso desses recursos electrnicos, oferecendo acessos por assunto de forma estruturada, estvel. Abrangente e fivel, como j o fazem para os recursos de informao que possuem localmente nas suas coleces?

As classificaes universais, dada a sua natureza de sistemas gerais de ordenao hierrquica, a sua alargada difuso internacional e a sua independncia das lnguas, so um instrumento que tem sido considerado adequado e utilizado com sucesso, permitindo a elaborao de extensas listas de Sites onde os recursos existentes na Internet so indexados com os instrumentos de organizao de conhecimento que tradicionalmente so usados em bibliotecas.

Cincias da Informao e Documentao Aluno n 903287 Luis Alberto Gomes Pano

Pgina

14

You might also like