You are on page 1of 5

CONFRONTO ENTRE LAMARCKISMO E DARWINISMO

Darwin formulou o seguinte raciocnio: se todos os criaturas produzem mais descendentes do que aqueles tem possibilidade de sobrevir, ento a seleco natural determina a evoluo, j que os sobreviventes estaro mais bem adaptados s condies de vida dominantes num dado momento e local. Segundo Lamarck, o ambiente o principal agente responsvel pela evoluo dos seres vivos. A necessidade que os seres sentem de se adaptarem a novas condies ambientais conduz ao uso ou ao desuso contnuo de certos rgos. Deste modo, a funo que o rgo desempenha acabar por determinar a sua estrutura como forma de adaptao ao meio.(Lei do uso e do desuso)

NEODARWINISMO- TEORIA SINTTICA DA EVOLUO


O desenvolvimento dos conhecimentos de gentica, particularmente as novas descobertas sobre hereditariedade, permitiu reinterpretar a teoria da evoluo de Darwin, sintetizando e correlacionando os diversos conhecimentos das reas da gentica, citologia e bioqumica. O Neodarwinismo difere das ideias propostas por Darwin porque: . explica as causas das variaes . a variabilidade surge nas frequncias genticas, isto , no fundo gentico das populaes O Neodarwinismo baseia-se nos trabalhos de: . Darwin e Wallace importncia do meio e da seleco natural . Mendel lei da segregao independente dos caracteres . Walter e Sutton localizao e suporte dos genes nos cromossomas (teoria cromossomtica da hereditariedade). . Morgan relao entre a variabilidade fentipica e alterao nos genes ou na consequncia de genes nos cromossomas (explicao gentica das mutaes). . Anatomia comparada e paleontologia. Segundo o Neodarwinismo, a variabilidade, matria-prima do processo evolutivo, causado fundamentalmente pela recombinao gnica e pelas mutaes. Recombinao gnica ocorre atravs da reproduo sexuada em dois fenmenos complementares: a meiose e a fecundao. . pela meiose, ocorre a recombinao gnica ao acaso, na Profase I, atravs do crossing-over entre os cromossomas homlogos dos progenitores, contribuindo tambm a disposio ao acaso dos cromossomas na placa equatorial e sua ascenso para os plos, durante a Anafase I.

. pela fecundao, ocorre a unio ao acaso dos gmetas, de entre os milhares que so formados.

VARIABILIDADE-MATRIA PRIMA DO PROCESSO EVOLUTIVO


A anatomia comparada o estudo comparativo da forma e estrutura em diferentes organismos, de modo a estabelecer relaes de parentesco entre eles. Os dados anatmicos que evidenciam as relaes de parentesco entre as diferentes espcies de seres vivos so a existncia de rgos homlogos, anlogos e vestigiais. rgos Homlogos tm o mesmo padro anatmico bsico, a mesma origem embrionria, podendo em diferentes seres vivos desempenhar funes diferentes. Estes rgos tm, em diferentes organismos, a mesma organizao estrutural, a mesma posio relativa, o que reflecte que divergiram do mesmo antepassado, adaptando-se posteriormente a diferentes ambientes ou nichos ecolgicos. Reflectem, por isso, uma evoluo divergente (Ex.: membros anteriores dos Vertebrados). O conjunto ordenados de rgos homlogos em diferentes organismos constitui uma Srie Filogentica. rgos anlogos - tm difere. padro anatmico bsico, difere. origem embrionria, desempenhando em diferentes seres vivos a mesma funo. Estes rgos tm, em diferentes organismos, difere. organizao estrutural, diferentes posies relativas, o que reflecte que evoluram de antepassados diferentes, sendo rgos puramente adaptativos, acomodando-se aos mesmos nichos ecolgicos. Reflectem, por isso, uma evoluo convergente (Ex.: as asas dos insectos e das aves). rgos Vestigiais rgos que foram de grande utilidade um antepassado mas que no presente tm uma funo reduzida. O ambiente actuou no sentido regressivo, privilegiando os indivduos que iam surgindo com esses rgos cada vez mais reduzidos. Ao longo de milhes de anos tornaram-se rudimentares, vestigiais, isto , no funcionais.

SELECO NATURAL E EVOLUO


Tratando-se de um fenmeno de evoluo divergente, o processo de evoluo o seguinte: Numa populao h variaes do fundo gentico, devido a recombinaes genticas e mutaes. Quando h uma alterao do ambiente, surgindo pois novos nichos ecolgicos, as populaes portadoras de variaes favorveis so naturalmente seleccionadas (seleco natural), por estarem melhores adaptadas e preservadas. As portadoras de variaes desfavorveis so tambm seleccionadas, mas negativamente, sendo eliminadas por estarem em desvantagem competitiva. Pela reproduo, estas variaes favorveis so transmitidas descendncia ao longo das geraes. O fundo gentico da populao original alterado, modificando-se o ponto de ajuste. Tratando-se de um fenmeno de evoluo convergente, o processo de evoluo este: Em populaes de diferentes espcies h variaes do seu fundo gentico do mesmo tipo, devido a recombinaes genticas e mutaes. Estas populaes ocupam o mesmo ambiente e, dispondo de nichos ecolgicos semelhantes, as populaes portadoras de variaes favorveis so naturalmente seleccionadas (seleco natural), por estarem melhores adaptadas e preservadas. As portadoras de variaes desfavorveis so tambm seleccionadas, mas negativamente, sendo eliminadas por estarem em desvantagem competitiva. Pela reproduo, estas variaes favorveis so transmitidas descendncia ao longo das geraes. O fundo gentico da populao original alterado, modificando-se o ponto de ajuste.

Evoluo das populaes e formao de novas espcies Fundo gentico conjunto dos genes e gentipos de uma populao, que passam prxima gerao. O fundo gentico descrito em termos de frequncia genticas. Populao mendeliana conjunto de indivduos que se reproduzem sexuadamente e que partilham o mesmo fundo gentico.

You might also like