You are on page 1of 5

Universidade Federal do Par Engenharia de minas e meio ambiente Disciplina: Mtodos de lavra subterrnea Diego Souza Nunes

Glossrio de termos relacionados lavra subterrnea


Adit: a) Uma passagem horizontal ou quase horizontal que parte da superfcie para os trabalhos ou drenagem de uma mina; b) dito (Galeria horizontal ou levemente inclinada, que tem ligao com a superfcie, servindo para as prprias operaes mineiras ou para drenagem da mina) Grizzly: Um dispositivo composto por barras fixas ou mveis, discos ou rolos para a triagem grosseira ou escalpe do material a granel. Orepass: Uma passagem vertical ou inclinada para a transferncia do minrio, equipado com portas e outros aparelhos para controlar o fluxo. Um orepass conduzido em rocha ou minrio e conecta o nvel com o shaft de elevao ou com um nvel mais baixo. Shaft: O mais tradicional acesso a nveis subterrneos, deve ser construdo depois de ter uma rampa como acesso. Stope: a) Comumente aplicado extrao de minrio, mas no inclui o minrio retirado na escavao de poos (Shafts) e galerias que ligam a rampa ao corpo (drifts) e outros trabalhos de acesso; b) Alargamento, realce (Escavao subterrnea, com desenvolvimento em volume, resultante da extrao de minrio, ocupada ou no por equipamentos e por pessoal; o termo normalmente aplicado para a extrao de minrio, mas no se incluem os minrios retirados dos poos principais e tneis auxiliares, cabeceiras e outras aberturas para desenvolvimento). Back: Parte superior da seo de um tnel, o que designa a superficie superior da galeria.

Drawpoint: a) um ponto em que a gravidade do minrio de um nvel superior carregada para unidades de transporte/ b) ponto de carregamento (Regio na mina subterrnea sobre a qual o minrio escoado, por gravidade, de nveis superiores e o recebe para seu posterior carregamento e transporte por unidades de transporte). Hanging wall: a) O lado sobrejacente de uma jazida, falha, ou lugar dos trabalhos na mina. Rocha da parede acima de um veio inclinado ou falha ; b) capa (Parte de rocha encaixante, acima de um veio, ou acima do minrio que est sendo lavrado) Prospect: Uma rea a ser pesquisada por mtodo de prospeco, tais como a prospeco geofsica, geoquimica, etc. Skip: a) Uma caamba de ao, geralmente retangular, com capacidade de at 50 st (45,4 t), utilizada em poos verticais ou inclinados para transporte de minrio. Ele tambm pode ser adaptado para conduo de pessoal ou materiais. O SKIP tem uma abertura na extremidade superior para permitir o carregamento, e uma charneira ou porta deslizante na extremidade inferior para a descarga; b) Transportador vertical de minrio ou de estril . Strike: O curso ou direo de um afloramento de um leito inclinado, veio, ou plano de falha na superficie; a direo de uma linha horizontal perpendicular a direo do mergulho. Drift: a) Galerias que ligam a rampa ao corpo mineral; b) Desvio de uma perfurao da sua direo pretendida. Level: a) Ato ou processo de ajustar alguma coisa com referencia horizontal; b) O acesso principal ou passagem subterranea dirigida ao longo de um curso para permitir o acesso a stopes ou workings (todos os desenvolvimentos subterraneos) e para assegurar ventilao e um corredor de carregamento (Haulageway) para a extrao do minrio. Plump station: Uma compacta, rocha metamorfica de granulometria fina que possui clivagem xistosa e portanto pode ser divididas em chapas finas. Wall rock: A rochas que formam as paredes de um furo. Pump station: Estao de bombeamento. Dip: Mergulho (ngulo em relao horizontal da reta de mxima inclinao de um plano de interesse geolgico: camada, fratura, falha, descontinuidades). Cone: a) Um monte cnico ou de montanha, como um cone aluvial ou um cone vulcnico; b) Um dispositivo usado no topo de altos -fornos para permitir a carga sem a fuga de gs; c) Uma colina ou montanha em formato de cone gerada devido atividades vulcanicas. Vulces em sua atividade construiram seus

cones de detritos, varia ndo o tamanho de pequenas particulas at grandes blocos, jogados para fora da ventilao e tem declives proximos ou superiores ao angulo de repouso. Finger raise: Declives acentuados abertos permitindo escavar o minrio para fluir pelos raises atravs dos grizzles para os chutes no level de carregamento. Raise: Uma abertura vertical ou inclinada em uma mina dirigido para cima partindo de um level para conectar com o level superior, ou para explorar um terreno uma distancia limitada a cima de um level. Chute: a) Um canal ou shaft subterraneo, ou uma calha inclinada acima do solo, atravs do qual o minrio cai devido a fora da gravidade de um level superior para um inferior. Tambm chamado shoot; b) Dispositivo de transferncia de minrio ou estril, que utiliza como principio bsico o fluxo por gravidade de material fragmentado. Manway: Passagem para o uso somente dos trabalhadores da mina, uma rampa, um shaft de ventilao. Sublevel: Um level (nvel) aberto a uma pequena distacia da superficie; ou no sistema de escavao da mina, 15 a 20 ft (4.6 a 6.1 m) abaixo do topo do corpo mineral, preliminar para escavar o minrio entre ele e o level abaixo. Waste: A parte de um depsito que tem um valor economico abaixo do limite para ser economicamente vivel no momento. Crosscut: a) Uma pequena passagem orientada perpendicularmente entrada principal para conect-lo com uma entrada paralela ou curso de ar; b) Galeria sensivelmente horizontal, transversal direo do corpo de minrio, que liga o poo ou uma cabeceira ao veio ou corpo mineralizado. Footwall: lapa (Poro de rocha encaixante inferior ao veio ou camada mineralizada). Ramp: Escavao inclinada que conecta dois nveis em uma mina a cu aberto ou em uma mina subterrnea Sump : Reservatrio (Escavao na base do acesso principal, geralmente poo, feita para coletar a gua que adentra a mina e ento bombe -la para a superfcie ou prximo dela). Winze: descida (Abertura vertical ou quase vertical dirigida para baixo conectando dois nveis na mina). Working : frente de trabalho (rea onde o carvo ou outro minrio est sendo minerado realmente). Hoisting: transporte vertical.

Hoisting shaft: poo de iamento (Poo dotado de unidade motriz para mquina de iamento, projetada para a elevao a partir de uma posio diretamente acima da carga e, portanto, montada para facilitar o servio de movimentao de materiais na mina subterrnea). Slot: Abertura para face livre (Espao vazio que serve para face livre para desmonte ou para circulao do ar em reas de grande extenso no interior da galeria). Bulk material: material fragmentado (Material granular ou particulado, slido, com uma distribuio granulomtrica centimtrica e decimtrica e com formas variadas). Overbreak: Quebra excessiva (Ruptura excessiva da rocha alm do limite desejado da escavao).

Glossrio sobre depsitos


Back: a) O teto ou superfcie superior da rocha; b) limite superior de uma escavao Crownpillar: Poro de depsito superior, ou acima de uma escavao e deixado como um pilar. Gob: Material abatido (Poro de material deformado que cai em escavao subterrnea, nos mtodos de lavra por abatimento, sendo intencional o seu abatimento). Bottom: piso (Parte inferior de qualquer cavidade de minerao subterrnea) Dip: Mergulho (ngulo em relao horizontal da reta de mxima inclinao de um plano de interesse g eolgico: camada, fratura, falha, descontinuidades). Roof: teto (Limite superior entre o corpo de minrio e a rocha encaixante, a capa). Capping: capeamento, cobertura (Rocha estril consolidada sobreposta a um mineral ou jazida). Floor: Base ou superfcie inferior de uma escavao subterrnea. Pillar: pilar (Coluna geralmente feita de minrio ou carvo, que serve para sustentao dos estratos sobrejacentes ou capa).

Strike: direo (Rumo de uma linha horizontal no plano de um estrato inclinado, junta, falha, plano de clivagem ou outro plano estrutural; perpendicular direo de mergulho). Hanging wall: a) capa (Parte de rocha encaixante, acima de um veio, ou acima do minrio que est sendo lavrado); b) O lado sobrejacente de uma jazida, falha, ou lugar d os trabalhos na mina. Rocha da parede acima de um veio inclinado ou falha. Sill pillar: pilar de soleira (pilar entre um realce avanado e um piso previamente lavrado). Country rock: rocha encaixante (Rocha originria da prpria rea ou lugar, adjacente a uma jazida ou que penetrada por veios mineralizados, singenticos ou epigenticos); b) Material estril adjacente ao deposito mineral. Footwall: lapa (Poro de rocha encaixante inferior ao veio ou camada mineralizada). Wall rock: a) fronteira de rocha estril adjacente a um deposito; b) rocha pertencente a Superfcie lateral de uma estrutura como uma escavao subterrnea. Rib: lateral da escavao, parede lateral (Par ede do lado da escavao; igualmente um pilar); reforo (Coluna ou barreira de minrio que serve para sustentao do teto de escavao).

Glossrio de termos direcionais


Breast: Avano frontal (Avano em uma direo semi -horizontal; tambm a face ativa de uma abertura). Inby: na frente de trabalho (Distante do acesso principal ou da entrada da mina e prximo da frente de trabalho). Outby: distante da frente (Mais perto do acesso principal, e, portanto, mais longe da frente ativa. Em direo entrada da min a). Overhand: lavra ascendente (Escavao de um bloco de minrio de baixo para cima, com fluxo do material fragmentado por gravidade). Underhand: Avano realizado na poro superior e as demais se seguem abaixo dela.

You might also like