You are on page 1of 37

3 SIMULADO ENEM VESTIBULAR

PROVA 2
Esta prova contm 90 questes e um tema de Redao. Confira o nmero de folhas antes de iniciar seu trabalho. Caso falte alguma, comunique-se imediatamente com o fiscal. A durao da prova de 5 h 30 (cinco horas e meia), IMPRORROGVEIS. O aluno s poder sair aps 90 (noventa) minutos do incio. A interpretao de cada questo faz parte da prova; por isso, os fiscais esto proibidos de responder a qualquer pergunta sobre o contedo das questes. Assinale somente UMA alternativa em cada questo. Sua resposta NO ser computada se houver rasura ou marcao de duas ou mais alternativas. NO DEIXE NENHUMA QUESTO SEM RESPOSTA. Esta prova sua; devolva ao fiscal somente o carto de respostas. O carto de resposta intransfervel e insubstituvel. Deve ser usada caneta esferogrfica PRETA para o preenchimento do carto resposta e produo da Redao.

CDIGO DA PROVA: 30026

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construdos ao longo de sua formao, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da lngua portuguesa sobre o tema A desigualdade de gnero no Brasil, apresentando proposta de ao social que vise a minimizar o problema, respeitando os direitos humanos. Selecione, organize e relacione coerentemente argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1 O Brasil caiu nove posies na lista de desigualdade entre homens e mulheres, elaborada pelo Banco Mundial. O Pas ocupa a posio de nmero 82 na pesquisa que rene 134 pases. O mau desempenho reflexo da grande defasagem de renda entre os sexos e da baixa porcentagem de mulheres no Congresso ou frente de ministrios.
(mynextzone.com/?p=1964, 28/10/2009)

TEXTO 2 desnecessrio um aprofundamento nas pesquisas para se constatar que a igualdade de gnero adotada por nossa Constituio Federal e por pactos internacionais dos quais o Brasil signatrio ainda tem pela frente um rduo caminho de lutas e transformaes culturais para tornar-se realidade. So incontveis os casos de violncia praticada contra a mulher no Brasil, que um pas marcado por uma ideologia sexista que estigmatiza o gnero feminino. Os efeitos perversos dessa tradio discriminatria se refletem nas mais variadas formas de violao dos direitos humanos da mulher: estupros, espancamentos domsticos, prostituio forada, violncia fsica e psicolgica etc., constituindo, assim, uma forma de retrocesso das conquistas no mbito dos direitos humanos.
(jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=3452)

TEXTO 3 Os critrios de contratao das mulheres no mundo do trabalho esto impregnados pela imagem da mulher construda pela mdia e colocada como padro de beleza. O empregador ainda busca a moa de "boa aparncia". Assim, as mulheres sofrem dupla presso no mercado de trabalho: a exigncia de qualificao profissional e da aparncia fsica. O assdio sexual ainda uma realidade para a mulher no mundo do trabalho. Isso decorre da prpria cultura patriarcal, que foi colocando o homem como o senhor do corpo da mulher.
(www.uepg.br/nupes/Genero.htm)

INSTRUES:

Seu texto tem de ser escrito a tinta, na folha prpria. Desenvolva seu texto em prosa: no redija narrao, nem poema. O texto com at 7 (sete) linhas escritas ser considerado texto em branco. O texto deve ter, no mximo, 30 linhas. O rascunho da redao deve ser feito no espao apropriado.

Pgina 1 de 32

Com base na imagem abaixo, responda questo 01.

(www.pepmontserrat.com)

PEP MONTSERRAT

QUESTO 1 A imagem produzida pelo artista combina elementos de modo surpreendente, inesperado na realidade cotidiana. A figura da mo saindo do computador e oferecendo ao possvel leitor um objeto caracterstico de outro espao de leitura sugere principalmente o sentido de: a) coexistncia entre prticas diversas de leitura. b) centralidade da tecnologia na vida contempornea. c) artificialidade das leituras instantneas na sociedade. d) ambiguidade do leitor na relao com o aparato tcnico. e) importncia da internet na aquisio de conhecimento. QUESTO 2 Com base na imagem abaixo, responda questo a seguir.

(S doi quando eu respiro. Porto Alegre: L&PM, 2001.)

CAULOS

No cartum apresentado, o significado da palavra escrita reforado pelos elementos visuais, prprios da linguagem no verbal. A separao das letras da palavra em bales distintos contribui para expressar principalmente a seguinte ideia: a) dificuldade de conexo entre as pessoas. b) acelerao da vida na contemporaneidade c) desconhecimento das possibilidades de dilogo. d) desencontro de pensamentos sobre um assunto. e) unio de pensamentos entre os indivduos.

Pgina 2 de 32

QUESTO 3 Quando o homem no trata bem a natureza, a natureza no trata bem o homem. Essa afirmativa reitera a necessria interao das diferentes espcies, representadas na imagem a seguir.

(Disponvel em http://curiosidades.spaceblog.com.br. Acesso em 10 out. 2008.)

Depreende-se dessa imagem a: a) atuao do homem na clonagem de animais pr-histricos. b) excluso do homem na ameaa efetiva sobrevivncia do planeta. c) ingerncia do homem na reproduo de espcies em cativeiro. d) mutao das espcies pela ao predatria do homem. e) responsabilidade do homem na manuteno da biodiversidade. Cidads de segunda classe? As melhores leis a favor das mulheres de cada pas-membro da Unio Europia esto sendo reunidas por especialistas. O objetivo compor uma legislao continental capaz de contemplar temas que vo da contracepo eqidade salarial, da prostituio aposentadoria. Contudo, uma legislao que assegure a incluso social das cidads deve contemplar outros temas, alm dos citados. So dois os temas mais especficos para essa legislao: a) aborto e violncia domstica. b) cotas raciais e assdio moral. c) educao moral e trabalho. d) estupro e imigrao clandestina. e) liberdade de expresso e divrcio. QUESTO 5 O filsofo alemo Friedrich Nietzsche (1844-1900), talvez o pensador moderno mais incmodo e provocativo, influenciou vrias geraes e movimentos artsticos. O Expressionismo, que teve forte influncia desse filsofo, contribuiu para o pensamento contrrio ao racionalismo moderno e ao trabalho mecnico, atravs do embate entre a razo e a fantasia. As obras desse movimento deixam de priorizar o padro de beleza tradicional para enfocar a instabilidade da vida, marcada por angstia, dor, inadequao do artista diante da realidade. Das obras a seguir, a que reflete esse enfoque artstico : QUESTO 4

Pgina 3 de 32

a)

d)

Homem idoso na poltrona Rembrandt van Rijn Louvre, Paris


(Disponvel em: http://www.allposters.com)

Menino mordido por um lagarto Michelangelo Merisi (Caravaggio) National Gallery, Londres
(Disponvel em: http://vr.theatre.ntu.edu.tw)

b)

e)

Figura e borboleta - Milton Dacosta


(Disponvel em: http://www.unesp.br)

(Disponvel em: http://tarsiladoamaral.com.br)

Abaporu Tarsila do Amaral

c)

O grito Edvard Munch Museu Munch, Oslo


(Disponvel em: http://members.cox.net)

Pgina 4 de 32

QUESTO 6 Ao lermos, se estamos descobrindo a expresso de outrem, estamos tambm nos revelando, seja para ns mesmos, seja abertamente. Da por que a troca de ideias nos acrescenta, permite dimensionarmo-nos melhor, esclarecendo-nos para ns mesmos, lendo nossos interlocutores. Tanto sabia disso Scrates como o sabe o artista de rua: conversando tambm conheo o que que eu digo.
(Recepo e interao na leitura. In: Pensar a leitura: complexidade. Eliana Yunes (Org). Rio de Janeiro: PUC-Rio; So Paulo: Loyola, 2002, p. 105 (com adaptaes).)

A partir das reflexes do texto apresentado, assinale a opo correta a respeito da interao texto-leitor. a) A aproximao, no texto, entre o que sabia Scrates e o que sabe o artista de rua, incoerente porque os respectivos horizontes de expectativa so diferentes. b) A perspectiva apontada no texto favorece a vivncia da leitura como autoconhecimento, em detrimento da leitura como identificao da expresso do outro. c) A leitura como descobrimento pressupe uma postura pedaggica que refora a tradio de leitura como confirmao da fala de uma autoridade. d) A interao texto-leitor deve ser evitada, por fugir ao controle do autor e favorecer uma espcie de vale tudo interpretativo. e) Para a leitura como descobrimento ser efetiva, necessria a troca de idias sobre a leitura; ler com o outro para nos conhecermos. QUESTO 7 Antes de compreender o que significam as inovaes tecnolgicas, temos de refletir sobre o que so velhas e novas tecnologias. O atributo do velho ou do novo no est no produto, no artefato em si mesmo, ou na cronologia das invenes, mas depende da significao do humano, do uso que fazemos dele.
(Juliane Corra. Novas tecnologias da informao e da comunicao; novas estratgias de ensino/aprendizagem. In: Carla Viana Coscarelli (Org.). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autntica, 2003, p. 44 (com adaptaes).)

Relacionando as idias do fragmento de texto acima formao e ao do professor em sala de aula, conclui-se que: a) a chegada das inovaes tecnolgicas escola torna obsoletos os saberes acumulados pelo professor. b) as inovaes tecnolgicas no campo do ensino-aprendizagem no garantem inovaes pedaggicas. c) a incluso digital assegurada quando as escolas so equipadas com computadores e acesso Internet. d) os novos modos de ler e escrever no computador devem ser transpostos para a modalidade escrita da lngua no espao escolar. e) o acervo impresso das bibliotecas escolares deve ser substitudo por acervos digitais, de maior circulao e funcionalidade. QUESTO 8 A flor da paixo Os ndios a chamavam de mara kuya: alimento da cuia. Contm passiflorina, um calmante; pectina, um protetor do corao, inimigo do diabetes. Rica em vitaminas A, B e C; clcio, fsforo, ferro. A fruta gostosa de tudo quanto jeito. E que beleza de flor!
(Mylton Severiano. Almanaque de Cultura Popular, ano 10, set./2008, n. 113 (com adaptaes).)

Na construo da textualidade, assinale a funo do conectivo E, que inicia a ltima frase do texto. a) Introduzir a justificativa para o nome da flor. b) Exercer funo semelhante de uma preposio. c) Substituir sinal de pontuao na estrutura sinttica. d) Acrescentar o substantivo jeito ao substantivo beleza. e) Adicionar argumentos a favor de uma mesma concluso. QUESTO 9 Aumento do efeito estufa ameaa plantas, diz estudo. O aumento de dixido de carbono na atmosfera, resultante do uso de combustveis fsseis e das queimadas, pode ter consequncias calamitosas para o clima mundial, mas tambm pode afetar diretamente o crescimento das plantas. Cientistas da Universidade de Basel, na Sua, mostraram que, embora o dixido de carbono seja essencial para o crescimento dos vegetais, quantidades excessivas desse gs prejudicam a sade das plantas e tm efeitos incalculveis na agricultura de vrios pases.
(O Estado de So Paulo, 20 set. 1992, p.32.)

O texto acima possui elementos coesivos que promovem sua manuteno temtica. A partir dessa perspectiva, conclui-se que: a) a palavra mas, na linha 3, contradiz a afirmao inicial do texto: linhas 1 e 2. b) a palavra embora, na linha 4, introduz uma explicao que no encontra complemento no restante do texto. c) as expresses: consequncias calamitosas, na linha 2, e efeitos incalculveis, na linha 6, reforam a ideia que perpassa o texto sobre o perigo do efeito estufa. d) o uso da palavra cientistas, na linha 3, desnecessrio para dar credibilidade ao texto, uma vez que se fala em estudo no ttulo do texto. e) a palavra gs, na linha 5, refere-se a combustveis fsseis e queimadas, nas linhas 1 e 2, reforando a ideia de catstrofe.
Pgina 5 de 32

QUESTO 10 Leia o grfico, em que mostrada a evoluo do nmero de trabalhadores de 10 a 14 anos, em algumas regies metropolitanas brasileiras, em dado perodo:

(http://www1.folha/uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u85799.shtml, acessado em 2 out. 2009. (Adaptado))

Leia a charge:

(www.charges.com.br, acessado em 15 set. 2009.)

H relao entre o que mostrado no grfico e na charge? a) No, pois a faixa etria acima dos 18 anos aquela responsvel pela disseminao da violncia urbana nas grandes cidades brasileiras. b) No, pois o crescimento do nmero de crianas e adolescentes que trabalham diminui o risco de sua exposio aos perigos da rua. c) Sim, pois ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconmicos e culturais vigentes no pas. d) Sim, pois o crescimento do trabalho infantil no Brasil faz crescer o nmero de crianas envolvidas com o crime organizado. e) Ambos abordam temas diferentes e no possvel se estabelecer relao mesmo que indireta entre eles.

Pgina 6 de 32

QUE ESTO 11 Quem m no passo ou pela expe erincia de estar e lendo um texto e defrontar-se e com passa agens j lida as em outros s? Os texto os conversam m entre si em m um dilog go constante e. Esse fenm meno tem a denomina o de intertextualidade. Leia os seguintes textos: I. Quan ndo nasci, um anjo torto o Dess ses que vivem na sombr ra Disse e: Vai Carlos s! Ser gauc che na vida II. Quan ndo nasci ve eio um anjo safado s O ch hato dum que erubim E decretou que eu e tava pred destinado A ser r errado ass sim J de e sada a mi inha estrada entortou Mas vou at o fim m.

(DRUM MMOND DE AND DRADE, Carlos. Alguma poesia. . Rio de Janeiro: Aguilar, 1964. .)

(BUAR RQUE, Chico. Le etra e Msica. So S Paulo: Cia das LETRAs, 198 89.)

III. Quan ndo nasci um m anjo esbel lto Dess ses que tocam trombeta, , anunciou: Vai carregar c ban ndeira. Carg ga muito pes sada pra mul lher Esta espcie aind da envergon nhada.

(PRAD DO, Adlia. Baga agem. Rio de Ja aneiro: Guanaba ara, 1986.)

Adlia Prado e Chico C Buarqu ue estabelece em intertext tualidade, em m relao a Carlos C Drum mmond de An ndrade, por a) re eiterao de imagens. b) op posio de id dias. c) fa alta de criativ vidade. d) ne egao dos versos. v e) au usncia de recursos. QUE ESTO 12 O pa aradoxo Como as ultrapas ssagens foram abolidas da d Frmula 1 em funo de d regulamen ntos equivocados, a categ goria passou a ter como o marca registrada o desfile em fila in ndiana. Curio osamente, po orm, nos dois ltimos an nos, apesar de d a chatice tomar t conta a das corrida as, o campeo onato foi atraente. Isso se e deveu basic camente ch hamada "gue erra dos pneu us".
(Celso Itiber in P Pit Stop, O Globo 17/05/2007, p. 36.)

O recurso estilstico a que chamamos de e paradoxo, que serve de d ttulo ao texto I, segu undo a Gram mtica Norm mativa da Lngua L Portuguesa do professor Car rlos Henriqu ue da Rocha Lima (Livra aria Jos Oly ympio Edito ora - 1976), "a reun nio de ideia as contradit rias num s pensamen nto, o que nos leva a enunciar uma a verdade com aparnc cia de mentira". Dessa forma, uma a construo o paradoxal - podemos afirmar - beira b as raias do absurd do. O parado oxo a que o autor do texto acima fez f meno est no fato de: a) nu uma disputa a entre carro os de corrida, o vencedor r, em vez de e ter sido um m deles, foram os pneus. b) um m campeona ato de Frmu ula 1 ter sido atraente e as suas cor rridas, desinteressantes. . c) te er existido um ma guerra dentro de um ma competi o esportiva, que elem mento de agr regao. d) te erem sido ab bolidas as ult trapassagens e, consequ uentemente, , os carros passarem p aa andar um atr rs do outro o. e) os s regulamentos serem equivocados e as corridas s sem nenhu um atrativo. QUE ESTO 13 Obse erve a image em: O re ecurso utilizado na mensagem acima, que a torna criati iva e bemhumorada, : a) pe ersonificao o. b) am mbiguidade. c) iro onia. d) an nttese. e) hi iprbole.

(http://leit tejr.wordpress.c com/2008/08/12/ aurelio-o-dicionario-bom-pra-burro/ /))

P Pgina 7 de 32

QUESTO 14 Compare os dois textos a seguir: TEXTO I "Pois saiba que as pessoas mal-humoradas e intratveis j no tm lugar nas empresas. Mesmo quando essas pessoas tm grande poder em seu ambiente de trabalho, ou quando so especialistas importantes numa dada rea de conhecimento profissional, elas podero se dar mal, se forem grosseiras, mal-educadas, intolerantes ou desonestas com os sentimentos dos outros. Houve poca em que um profissional tecnicamente competente podia fazer o que quisesse que estava garantido, mas essa poca j passou."
(Trecho do captulo I do livro "O novo mercado de trabalho - guia para iniciantes e sobreviventes", de autoria de Marco A. Oliveira.)

TEXTO II "Judith prega o fim do riso no local de trabalho. Os funcionrios no devem atuar em equipe, conversar sobre suas vidas por mais de cinco minutinhos e muito menos ter na companhia uma fonte de satisfao. Para ela, isso diminui a produtividade e tambm a qualidade de vida das pessoas. Na firma, o espao deve ser s e exclusivamente de trabalho, diz, dando como exemplo a experincia de seu primeiro emprego, em que via que os colegas acabavam perdendo tempo com questes no profissionais."
(Introduo entrevista feita pelo jornal "O Globo" (19.10.2003) com a publicitria alem Judith Mair.)

Os dois textos tratam do mundo do trabalho e de posturas a serem ou no adotadas em nome da produtividade. A leitura atenta dos dois revela que: a) o autor do livro tem a mesma posio da publicitria alem. b) os dois textos se utilizam de exemplos retirados da vivncia pessoal dos autores. c) os argumentos do texto II justificam a tese do texto I. d) a segunda viso faz predominar o social sobre o individual. e) so praticamente antagnicas as duas posturas mencionadas. QUESTO 15 Assinale a frase que no apresenta ambiguidade: a) Acabamos com o ltimo bloqueio que voc tinha com computadores. Leasing, carto, em trs prestaes ou vista. b) No Brasil, os meninos de rua recebem bala gratuitamente. c) Hoje voc uma uva. Mas, cuidado, uva passa. d) Pare de fumar correndo. (Campanha contra o fumo) e) Seja paciente no trnsito para no ser paciente no hospital. QUESTO 16 Analise a imagem.

O cdigo de barras, presente em embalagens, tem vrias finalidades de informao. Uma delas permitir s empresas: a) controlar o estoque dos produtos. b) atrair os consumidores. c) ocultar os preos dos produtos. d) fazer propaganda dos produtos. e) fornecer informaes sobre a validade do produto. QUESTO 17 Leia o texto. Gripe aviria Dois compadres estavam de prosa vendo a vida passar... - Cumpadre, voc viu que perigo essa gripe aviria? To matando todas as galinhas. - Vi no, mas onde que t dando isso? - Na sia, cumpadre. - Vixe, bem na parte que eu mais gosto!
(http://www.divirtaseonline.com.br/humor.php?id=220)

Pirandello, um estudioso do humor, afirma que o efeito cmico acontece no momento em que o indivduo tem uma sensao de estranhamento diante de um fato curioso. Tendo isso em mente, leia as afirmaes a seguir.

Pgina 8 de 32

I. O dilogo lido apresenta variante lingustica desvinculada da norma padro da lngua, o que torna impossvel a compreenso da piada. II. O texto cmico porque, ao mesmo tempo em que um dos interlocutores se referia s aves, o outro estava pensando na localizao geogrfica do problema citado. III. A comicidade do texto aparece no momento em que o leitor percebe a relao estabelecida entre a palavra "aviria" e o sistema "virio" (conjunto de estradas). Est (o) correta (s) a (s) afirmativa (s): a) I e III, apenas. b) II e III, apenas. c) I, apenas. d) II, apenas. e) I, II e III. QUESTO 18 sempre bom lembrar que, no discurso improvisado, estamos todos arriscados a cometer imprecises. Uma dessas imprecises frequentemente presentes na fala das pessoas denominada pleonasmo vicioso. Trata-se da repetio intil e desnecessria de algum termo ou ideia na frase. Nesse caso, no figura de linguagem, e sim um vcio (defeito) de linguagem. Encontre a alternativa que apresenta esse vcio de linguagem. a) "Nem que eu tivesse dois pulmes eu alcanava essa bola."
(Bradock, amigo do ex-jogador Romrio, reclamando de um passe longo) (Ferreira, ex-ponta-esquerda do Santos)

b) "No Mxico que bom. L a gente recebe semanalmente de quinze em quinze dias." c) "Quando o jogo est a mil, minha naftalina sobe." d) "O juiz dever adiar a partida para depois..."
(Jardel, ex-atacante do Vasco, do Grmio e da Seleo)

(Locutor esportivo Galvo Bueno, antes do amistoso entre Brasil e Inglaterra, durante a falha na iluminao de Wembley) (Ex-jogador Cafu, para quem a escalada para ser campeo no poupa nem a gramtica.

e) "Temos que subir sete degrais. O primeiro j subimos." QUESTO 19 Leia o texto. Novos provrbios Quem no deve no treme. Quem tudo quer tudo pede. Um dia a caspa cai.

(NUNES, Max. O pescoo da girafa. So Paulo: Cia. das Letras, 1997, p. 37.)

Marque a nica afirmao correta em relao ao texto lido. a) O autor, somente por meio da incluso de um fonema em uma palavra de cada frase, altera o sentido tradicional dos provrbios. b) Percebe-se que a inteno do autor citar, ou seja, transcrever literalmente as palavras dos provrbios conhecidos, com a inteno de endossar as ideias presentes neles. c) Pode-se afirmar que o autor reproduziu os provrbios, por meio de suas palavras, mantendo as ideias originais. d) Observa-se que o autor apropria-se de outro texto na construo de um novo, que inverte o sentido do texto original, tendo como intuito criticar a cultura popular. e) O texto lido uma pardia, j que utiliza provrbios conhecidos para criar novos, a fim de gerar humor. QUESTO 20 Leia o seguinte aviso colocado em uma empresa:

O aviso pode ser interpretado pelos funcionrios como: a) uma consulta sobre a mudana de horrios. b) uma ordem a ser cumprida. c) uma ideia a ser discutida. d) um questionamento sobre a disponibilidade dos funcionrios. e) um pedido de colaborao.

Pgina 9 de 32

QUESTO 21 Leia o texto. Milagres do povo Quem descobriu o Brasil Foi o negro que viu A crueldade bem de frente E ainda produziu milagres De f no extremo ocidente Oj Ob ia l e via Xang manda chamar Obatal guia Mame Oxum chora Lgrima de alegria Ptala de Iemanj Ians Oi ria Oj Ob ia l e via Oj Ob ia Ob

(VELOSO, Caetano. Milagres do povo.Gravadora Gapa/Warner Chappell, 1985.)

Nesse trecho da letra da cano Milagres do povo, pode-se identificar: a) a incorporao de elementos da cultura africana pela cultura brasileira. b) o contato entre elementos das culturas italiana e brasileira. c) a incorporao de elementos da cultura indgena pela cultura brasileira. d) o contato entre elementos das culturas asitica e brasileira. e) a incorporao de elementos da cultura norte-americana pela cultura brasileira. QUESTO 22 Leia o texto. O internets na escola O internets - expresso grafolingustica criada na Internet pelos adolescentes na ltima dcada - foi durante algum tempo um bicho de sete cabeas para gramticos e estudiosos da lngua. Eles temiam que as abreviaes fonticas (em que "casa" vira ksa; e "aqui" vira aki) comprometessem o uso da norma culta do portugus para alm das fronteiras cibernticas. Mas ao que tudo indica, o temido internets no passa de um simptico bichinho de uma cabecinha s. Ainda que a maioria dos professores e educadores se preocupe com ele (alertando os alunos em sala), a ocorrncia do internets nas provas escolares, em vestibulares e em concursos pblicos insignificante. O "problema" , no fim das contas, menor do que se imaginou. Marque a declarao que apresenta opinio semelhante expressa no texto lido sobre a variante lingustica denominada "internets". a) Pessoas com boa formao educacional sempre conseguiro separar a linguagem coloquial da formal. Elas sabem quando dispensar os acentos e quando pingar todos os "is". Os manuais de cartas formais esto a para provar que sempre houve uma linguagem para cada tipo de ambiente. Cartas de amor so diferentes de um pedido de compras de material de construo, por exemplo. Vejo a web como mais um instrumento de comunicao: ela o que fazemos dela.
(Arlete Salvador, autora de A arte de escrever bem (editora Contexto))

b) Alguns funcionrios mais jovens se acostumaram a no colocar acentos, pois do mais trabalho na hora de digitar, j que preciso apertar duas ou mais teclas. O uso de abreviaes e de linguagem informal na comunicao interna das instituies mais tolerado, embora dificilmente chegue ao conhecimento dos clientes, o que poderia "queimar" a imagem da empresa.
(Lgia Crispino, professora de portugus e scia-diretora da escola Companhia de Idiomas.)

c) No que se refere s novas geraes, ainda em formao, grande a confuso que se estabelece entre a norma culta da lngua portuguesa e a linguagem coloquial da web. Isso se explica ao levarmos em conta a exposio demasiada dessa garotada Internet e os baixos ndices de leitura auferidos no pas. Joo Lus de Almeida
(Machado, doutor em Educao pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP) e editor do portal Planeta Educao.)

d) Alguns jovens falam com trs ou mais amigos simultaneamente em um programa de mensagens instantneas enquanto escrevem um e-mail, baixam um vdeo, ouvem msica e ainda escrevem no Word (programa para edio de textos). So impacientes. No so pessoas acostumadas a ler extensos romances ou livros do comeo ao fim. Esto acostumados com a linguagem da Internet, concisa e objetiva. Por isso, esses adolescentes, por lerem menos e ficarem muito tempo em frente ao computador, apresentam grandes limitaes no trato com a lngua portuguesa.
(Professor Adalton Ozaki, coordenador dos cursos de graduao da Faculdade de Informtica e Administrao Paulista (Fiap))

e) A lngua uma herana da qual temos que cuidar bem. Ver isso (o internets) como uma evoluo da lngua uma maneira de entender a questo, sem dvida. Mas no podemos deixar de entender textos mais antigos de nossa lngua - ataca. Para Navarro, natural e aceitvel que os neologismos aconteam. - Mas eles no podem fazer com que a gente deixe de se entender daqui a vinte anos - ressalta.
(Eduardo de Almeida Navarro, professor livre-docente de lngua tupi e literatura colonial da USP)

Pgina 10 de 32

QUESTO 23 Leia o texto a seguir.

Muitos acreditam que as pessoas usam cada vez mais o "internets" sob o pretexto da conciso e da economia de caracteres. Mas h palavras que no obedecem a esse critrio econmico e, apesar de serem usadas frequentemente pelos internautas, no se tornaram menores que suas correspondentes na norma culta do idioma. Levando em considerao o texto anterior, marque a alternativa em que esto presentes essas palavras. a) "vc", "net", "naum". b) "net", "tah", "naum". c) "tah","eai", "naum". d) "tah", "axo", "naum". e) "net", "flw", "tdo". QUESTO 24

Observeachargeabaixo:

Pgina 11 de 32

As diferentes esf feras sociais s de uso da lngua obriga am o falante e a adapt-la a s variada as situaes de comunica ao. Uma a das marcas s lingusticas s que configu uram a lingu uagem oral in nformal usad da entre av e neto nest te texto : a) a opo pelo emprego da forma verba al era em lugar de foi. e artigo antes da palavra a rvore. b) a ausncia de c) o emprego da a reduo t em lugar da forma ve erbal est. d) o uso da cont trao desse e em lugar da express o de esse. e) a utilizao do o pronome que em inc cio de frase exclamativa a. QUE ESTO 25 Obse erve a charge e o texto abaixo. a ERRO DE PORTUGU US Quando o Portugus chegou Debaixo de uma bruta chuva Vestiu o ndio, Que pena! Fosse um ma manh de e sol O ndio tinha t Despido o Portugus s, (Osw wald de Andra ade)

Sobr re o texto e a charge aci ima, analise os seguintes enunciados. 1) O texto e a charge c argum mentam a favor da parcialidade da Histria. H Na verdade, v os indivduos, os grupos so ociais veem m os fatos de esde suas pr rprias persp pectivas cult turais. 2) Na N charge do o DP, as obse ervaes dos dois tripula antes coincid dem quanto natureza dos objetos percebidos. 3) No N poema de e Oswald de e Andrade, a oposio entre e "vestir r" e "despir" " sugere a r relao de poder p entre povo dominante e pov vo dominado o. t dividido em dois bloco os. No prime eiro, consta uma relao o de valor te emporal e, no n segundo, uma 4) O poema est rela o de valor condicional. . No segundo o caso, o conectivo vem m explcito. 5) A forma verb bal que d incio ao 5. verso v do poe ema tem um valor hipot tico. Esto corretos apenas: b) 1, a) 1, , 2 e 3. , 3 e 5. Leia o texto a se eguir para a questo 26.
CAN NO E CALE ENDRIO Sol de montanha Sol esquivo de mo ontanha Felicidade Teu nome n Maria a Antonieta d'A Alkmin undo do poo No fu No cimo do monte No po oo sem fundo o Na po onte quebrada a No re ego da fonte Na po onta da lana No monte m profundo Nevada Entre e os crimes co ontra mim Maria a Antonieta d'A Alkmin Felicidade forjada nas trevas Entre e os crimes co ontra mim Sol de montanha Maria a Antonieta d'A Alkmin No quero mais as moreninhas Macedo No quero ma ais as namoradas Do senhor poe eta A Alberto d'Oliveira Q Quero voc No quero ma ais C Crucificadas e meus cabe em elos Q Quero voc ais No quero ma A inglesa Elen na No quero ma ais A irm da Nen na No quero ma ais A bela Elena A Anabela A Ana Bolena Q Quero voc Toma T T Toma T Toma T Toma Maria conta do cu conta da terra conta do mar conta de mim Antonie eta d'Alkmin de E se ele v vier Defender rei E se ela v vier Defender rei E se eles s vierem Defender rei E se elas s vierem todas s Numa gu uirlanda de flechas Defender rei Defender rei Defender rei Cais de m minha vida Partida sete vezes Cais de m minha vida quebrada Nas pris es Suada na as ruas Modelada a Na auror ra indecisa dos s hospitais Bonanos sa bonana.

c) 2, 3, 4 e 5.

d) 3 e 4.

e) 3, 4 e 5.

(O Oswald de And drade. "Cntic co dos Cnticos par ra Flauta e Vio olo".)

P Pgina 12 de 32 3

QUESTO 26 Sobre esse poema, afirma Haroldo de Campos que o autor, Oswald de Andrade, "consegue realizar a rara fuso do eu-lrico com o eu participante". Isso comprovado pelos versos: a) "... No monte profundo / Nevada..." b) "... Modelada / na aurora indecisa dos hospitais..." c) "... Toma conta de mim / Maria Antonieta d'Alkmin..." d) "... cais da minha vida quebrada / Nas prises..." e) "...No quero mais / crucificadas em meus cabelos..." QUESTO 27 "Liberdade, ainda que tardinha" parte de uma pea publicitria que utiliza a pardia de uma frase histrica. Este recurso, alm de outros que valorizavam a liberdade de expresso, tiveram ampla divulgao com o Modernismo. Identifique alguns desses recursos, relacionando-os aos textos numerados abaixo. 1) beba babe beba beba caco cola coca cola cola

coca cola caco cloaca

2)

Para dizerem milho dizem mio Para melhor dizem mi Para pior dizem pi Para telhado dizem teiado E vo fazendo telhados. Minha terra tem palmares Onde gorjeia o mar Os passarinhos aqui No cantam como os de l Dentaduras duplas Inda no sou bem velho Para merecer-vos H que contentar-me Com uma ponte mvel E esparsas coroas. o mercado negro o racionamento, as montanhas de metal velho o italiano assassinado na praa Joo Lisboa o cheiro de plvora dos canhes alemes... ) ) ) ) ) pardia. valorizao da linguagem coloquial e popular. incorporao de elementos prosaicos e vulgares como temas poticos. enumerao catica de palavras em perodos sem nexo aparente. ordenao no-linear do poema, com valorizao dos efeitos visuais e sonoros.

3)

4)

5) ( ( ( ( (

A sequncia correta : a) 3, 2, 4, 5, 1. b) 2, 4, 5, 1, 3. c) 3, 4, 1, 5, 2. d) 3, 1, 2, 5, 4. e) 1, 2, 3, 4, 5.

Pgina 13 de 32

QUESTO 28 O uso do pronome tono no incio das frases destacado por um poeta e por um gramtico nos textos a seguir. PRONOMINAIS D-me um cigarro Diz a gramtica Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco da Nao Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me d um cigarro

(ANDRADE, Oswald de "Seleo de textos." So Paulo: Nova Cultural, 1988)

"Iniciar a frase com pronome tono s lcito na conversao familiar, despreocupada, ou na lngua escrita quando se deseja reproduzir a fala dos personagens ( .. )."
(CEGALLA, Domingos Paschoal. "Novssima gramtica da lngua portuguesa." So Paulo: Nacional, 1980)

Comparando a explicao dada pelos autores sobre essa regra, pode-se afirmar que ambos: a) condenam essa regra gramatical. b) acreditam que apenas os esclarecidos sabem essa regra. c) criticam a presena de regras na gramtica. d) afirmam que no h regras para uso de pronomes. e) relativizam essa regra gramatical. QUESTO 29 Leia atentamente os fragmentos abaixo transcritos. TEXTO 1 Para um homem se ver a si mesmo, so necessrias trs coisas: olhos, espelho e luz. Se tem espelho e cego, no se pode ver por falta de olhos; se tem espelho e olhos e de noite, no se pode ver por falta de luz. Logo, h mister luz, h mister espelho e h mister olhos. Que coisa a converso de uma alma seno entrar o homem dentro de si e ver-se a si mesmo? (...) O pregador concorre com o espelho que a doutrina.
(Padre Antnio Vieira: "Sermo da Sexagsima")

TEXTO 2 " almas presas mudas e fechadas, nas presses colossais e abandonadas, Da dor no calabouo, atroz, funreo! Nesses silncios solitrios, graves Do chaveiro do Cu, possus as chaves Para abrir-vos as Portas do Mistdo?!"
(Cruz e Souza: "Missal")

Os autores dos textos 1 e 2 abordam temas transcendentais, seguindo o modelo do movimento a que cada um pertenceu e o gnero literrio que praticou. Sobre eles e suas obras, assinale a alternativa INCORRETA. a) Cruz e Souza foi o primeiro poeta negro do Brasil e pertenceu ao movimento simbolista. Nesse poema valoriza a realidade subjetiva e espiritualidade. b) Vieira, barroco e conceptista, fez predominar no texto 1 o jogo conceitual em um processo lgico de deduo e raciocnio. c) Os textos 1 e 2 tm a mesma finalidade e objetivo, pelo fato de terem o Barroco e o Simbolismo caractersticas comuns: linguagem preciosa, excesso de imagens e preocupao formal. d) No texto de Cruz e Souza, a busca da transcendncia d-se atravs da preponderncia de smbolos e de um vocabulrio ligado s sensaes. e) Enquanto o texto 2 emotivo e lrico, procurando comover o leitor, o texto 1 persuasivo, procurando convencer o ouvinte sobre seus ensinamentos.

Pgina 14 de 32

QUESTO 30 Leia atentamente o texto. VOU-ME EMBORA PRA PASRGADA Vou-me embora pra Pasrgada L sou amigo do rei L tenho a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasrgada Vou-me embora pra Pasrgada Aqui eu no sou feliz L a existncia uma aventura De tal modo inconsequente Que Joana a Louca de Espanha Rainha e falsa demente Vem a ser contraparente Da nora que nunca tive E como farei ginstica Andarei de bicicleta Montarei em burro brabo Subirei no pau de sebo Tomarei banhos de mar! E quando estiver cansado Deito na beira do rio Mando chamar a me-d'gua Pra me contar as histrias Que no tempo de eu menino Rosa vinha me contar Vou-me embora pra Pasrgada Em Pasrgada tem tudo outra civilizao Tem um processo seguro De impedir a concepo Tem telefone automtico Tem alcaloide vontade Tem prostitutas bonitas Para a gente namorar E quando eu estiver mais triste Mais triste de no ter jeito Quando de noite me der Vontade de me matar - L sou amigo do rei Terei a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasrgada.

(BANDEIRA, Manuel. "Vou-me embora pra Pasrgada e outros poemas". Rio de Janeiro: Ediouro, 1997. p. 33)

"Pasrgada" transubstanciou-se em um espao utpico, onde o poeta se refugiou de suas derrotas e pde realizar todos os sonhos e desejos de um adolescente traumatizado pela doena, que lhe marcou a vida e lhe inspirou a produo potica. Dentre as alternativas que se seguem, assinale aquela que NO interpreta corretamente o poema: a) "Pasrgada" surge como um delicioso refgio, onde o prazer e a liberdade se tornam infinitos e os desequilbrios da vida adquirem uma ordem lgica. b) "Vou-me embora pra Pasrgada" um poema de evaso e promete resgatar, oniricamente, as aes simples e insignificantes que constituem a rotina de um menino sadio. c) Em "Pasrgada", os loucos e alienados podem assumir livremente suas contradies e fantasias, o que reafirma o carter excepcional desse reino imaginrio. d) A ldica e encantada "Pasrgada" no conseguiu abrandar as frustraes do poeta, possibilitando a existncia de uma hierarquia que determina as diferenas sociais. e) Em "Vou-me embora pra Pasrgada", Manuel Bandeira contrape o espao da utopia ao espao da realidade e, indiretamente, critica uma civilizao opressora e impregnada de falsos valores. QUESTO 31 Atente para os trechos seguintes. I. ... no Brasil, foi uma ruptura, foi um abandono de princpios e de tcnicas consequentes, foi uma revolta contra o que era a Inteligncia nacional. II. A poesia Pau-Brasil. gil e cndida. Como uma criana. (...) O trabalho contra o detalhe naturalista - pela sntese; contra a morbidez romntica - pelo equilbrio gemetra e pelo acabamento tcnico; contra a cpia, pela surpresa. III. Tanto o ndio quanto o prprio Brasil passam a ser vistos como partes de um "paraso americano", distante da decadncia da civilizao europeia. (...) Na tentativa de definir a etnia brasileira, os escritores (...) constataram que o ndio era o verdadeiro representante da raa brasileira, mais que o branco (identificado com o colonizador portugus). IV. Queremos luz, ar, ventiladores, aeroplanos, reivindicaes obreiras, idealismos, motores, chamins de fbricas, sangue, velocidade, sonho, na nossa Arte. E que o rufo de um automvel, nos trilhos de dois versos, espante da poesia o ltimo deus homrico, que ficou, anacronicamente, a dormir e a sonhar, na era do "jazz-band" e do cinema, com a flauta dos pastores da Arcdia e os seios divinos de Helena! Desses trechos, traduzem o iderio modernista apenas: a) o II e o III. b) o I e o IV. c) o I, o II e o III. d) o I, o II e o IV. e) o II, o III e o IV.

Pgina 15 de 32

QUESTO 32 Leia os textos transcritos. TEXTO I "PORQUINHO DA NDIA" Quando eu tinha seis anos Ganhei um porquinho-da-ndia. Que dor de corao me dava Porque o bichinho s queria estar debaixo do fogo! Levava ele pra sala Pra os lugares mais bonitos mais limpinhos Ele no gostava: Queria era estar debaixo do fogo No fazia caso nenhum das minhas ternurinhas... - O meu porquinho-da-ndia foi a minha primeira namorada. (BANDEIRA, M. In "Libertinagem", 19??.) TEXTO II "MADRIGAL TO ENGRAADINHO" Tereza voc a coisa mais bonita que eu vi at hoje na minha vida, inclusive o porquinho-da-ndia que me deram quando eu tinha seis anos.
(BANDEIRA, M. In "Libertinagem", 19??.)

TEXTO III "Porquinho-da-ndia". Mamfero roedor, da famlia dos cavdeos ('Cavia porcellus'), originrio, provavelmente, da regio andina, e hoje conhecido apenas em estado domstico. Muito usado em laboratrio para fins experimentais. Colorao dorsal castanho enegrecida, com pelos grisalhos e amarelos, lados do corpo mais claros, superfcie ventral uniformemente amarelo-parda brilhante.
(Novo dicionrio Aurlio da lngua portuguesa)

TEXTO IV "Madrigal". Pequena composio potica que encerra um pensamento delicado, terno ou galante.
(Grande enciclopdia Larousse cultural.)

As afirmativas a seguir foram feitas em relao aos textos anteriores. 1. A definio de "madrigal", no texto IV, entra em contradio com o seu uso no poema bandeiriano, numa atitude de rebeldia e destruio comum dos primeiros modernistas. 2. Embora sejam poemas autnomos, o texto II realiza uma operao intertextual, ao referir-se a um elemento ("porquinho-da-ndia") presente no texto I. 3. O texto III, de carter informativo, ao fornecer as caractersticas do animal, explica o carinho, o cuidado e as "ternurinhas" demonstrados pelo texto I. 4. Os textos I e II exemplificam o tom coloquial adotado pela primeira gerao modernista, herana legada pelo parnasianismo vigente poca. 5. Os textos III e IV ilustram a funo referencial da linguagem, baseada na subjetividade fantasiosa do emissor; os textos I e II buscam a objetividade tpica da funo potica. Usando "V" para a afirmativa verdadeira e "F" para a afirmativa falsa, assinale a seqncia CORRETA. a) 1-F, 2-F, 3-V, 4-F, 5-V. b) 1-V, 2-V, 3-F, 4-F, 5-V. c) 1-V, 2-V, 3-V, 4-V, 5-F. d) 1-F, 2-F, 3-F, 4-V, 5-F. e) 1-F, 2-V, 3-F, 4-F, 5-F.

Pgina 16 de 32

QUESTO 33 Leia atentamente os textos abaixo transcritos. TEXTO I Quando a Indesejada das gentes chegar (No sei se dura ou se carovel) Talvez eu tenha medo. Talvez eu sorria, ou diga: - Al, Iniludvel! O meu dia foi bom, pode a noite descer (a noite com seus sortilgios). Encontrar lavrado o campo, a casa limpa A mesa posta. Com cada coisa em seu lugar!
(Manuel Bandeira. "Consoada")

TEXTO II Eu deixo a vida como deixa o tdio Do deserto, o poente caminheiro - Como as horas de um longo pesadelo Que se desfaz ao dobre de um sineiro; ............................................................... S levo uma saudade - dessas sombras Que eu sentia velar em noites minhas De ti, minha me! pobre coitada Que por minha tristeza te definhas!
(lvares de Azevedo. "Lembrana de Morrer")

Os dois poetas, um romntico, outro modernista, abordando o tema da morte, apresentam um nico ponto comum nos poemas que : a) a autopiedade que se revela na inadaptao existncia. b) a suavizao da idia da morte pelo uso de expresses eufmicas. c) a viso negativa da vida, caracterizada nos versos como um longo pesadelo. d) o tdio de viver, presente nos dois poemas, com o tom de angstia e desespero. e) a conscincia da precariedade da vida expressa na no-aceitao da morte. QUESTO 34 Leia, atentamente, o texto de Antnio Cndido e assinale a alternativa que julgar INCORRETA. "Na literatura brasileira, h dois momentos decisivos que mudam os rumos e vitalizam toda a inteligncia: o Romantismo, no sculo XIX (1836-1870) e o ainda chamado Modernismo, no presente sculo (1922-1945). Ambos representam fases culminantes de particularismo literrio na dialtica do local e do cosmopolita; ambos se inspiram, no obstante, no exemplo europeu. Mas, enquanto o primeiro procura superar a influncia portuguesa e afirmar contra ela a peculiaridade literria do Brasil, o segundo j desconhece Portugal, pura e simplesmente: o dilogo perdera o mordente e no ia alm da conversa de salo. Um fato capital se torna deste modo claro na histria da nossa cultura; a velha me ptria deixara de existir para ns como termo a ser enfrentado e superado. O particularismo se afirma agora contra todo academismo, inclusive o de casa, que se consolidara no primeiro quartel do sculo XX, quando chegaram ao mximo o amaciamento do dilogo e a consequente atenuao da rebeldia."
(CNDIDO, A. LITERATURA E SOCIEDADE. So Paulo, Ed. Nacional, 1975, p. 112)

a) Na dialtica do local e do cosmopolita, o Romantismo e o Modernismo so os movimentos da histria literria brasileira que mais enfatizaram a expresso dos dados locais. b) Embora decisivos, tanto o Romantismo quanto o Modernismo inspiraram-se no exemplo europeu. c) Uma diferena marcante entre o Romantismo e o Modernismo brasileiro que, ao procurar afirmar a peculiaridade literria do Brasil o Romantismo desconhece Portugal, enquanto o Modernismo retoma o velho dilogo. d) O Modernismo marca uma ruptura fundamental na histria da nossa cultura: a velha me ptria deixa de existir para ns como termo a ser enfrentado e superado. e) O particularismo romntico diferencia-se do Modernismo porque os modernistas se voltam principalmente contra o academicismo que se manifestava em nossa literatura. QUESTO 35 Leia atentamente os textos abaixo: TEXTO I Gozai, gozai da flor da formosura, Antes que o frio da madura idade Tronco deixe despido, o que verdura. Que passado o zenith da mocidade, Sem a noite encontrar da sepultura, cada dia o ocaso da beldade. TEXTO II Ah! enquanto os destinos impiedosos No voltam contra ns a face irada, Faamos, sim, faamos, doce amada, Os nossos breves dias mais ditosos. Um corao, que frouxo A grata posse de seu bem difere, A si, Marlia, a si prprio rouba, E a si prprio fere.

O texto I barroco; o II arcdico. Comparando-os, possvel afirmar que: a) H pouca diferena entre a mentalidade barroca e a neoclssica, j que os dois textos tm como tema o carpe diem. b) O Arcadismo optou por uma linguagem mais simples, com predomnio da ordem direta e de vocbulos de uso corrente. c) O Arcadismo conservou, do Barroco, o gosto pelas inverses, pelas antteses, paradoxos e hiprboles. d) O Arcadismo conservou, do Barroco, o pessimismo em relao vida. e) Certos autores neoclssicos, como Toms Antnio Gonzaga, sofrem profunda influncia do Barroco.
Pgina 17 de 32

QUESTO 36 Em Marlia de Dirceu, Gonzaga identifica-se: a) com o ideal libertrio da Inconfidncia Mineira, como se observa na Lira XXXVI (Parte II): No hs de ter horror, minha Marlia, de torcer pulso que sofreu os ferros? Infames impostores mos lanaram e no punveis erros. Esta mo, esta mo, que r parece, Ah! no foi uma vez, no foi s uma, Que em defesa dos bens, que so do Estado moveu a sbia pluma.

b) com um ideal burgus de vida, como se percebe na Lira XIX (Parte I): Que prazer no tero os pais ao verem com as mes um dos filhos abraados; jogar outros a luta, outros correrem nos cordeiros montados! Que estado de ventura! c) com a bomia pr-romntica, como se depreende da Lira VI (Parte I): O que da voraz gula o vcio adora, da lauta mesa os seus prazeres fia; e o terno Alceste chora ao som dos versos, a que o gnio guia. d) com os problemas dos trabalhadores rurais, como se v na Lira I (Parte I): Leve-me a sementeira muito embora o rio sobre os campos levantado: acabe, acabe a peste matadoura sem deixar uma rs, o ndio gado.

e) com o padro petrarquista de beleza, como se v na Lira II: Os seus compridos cabelos, Que sobre as costas se ondeiam, So que os de Apolo mais belos; Mas de loura cor no so. Tm a cor da negra noite; E com o branco do rosto Fazem, Marlia, um composto Da mais formosa unio.

QUESTO 37 Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do Simbolismo: a) Utiliza o valor sugestivo da msica e da cor. b) D nfase imaginao e fantasia. c) Procura a representao da realidade do subconsciente. d) Trabalha uma atitude objetiva, em oposio ao subjetivismo dos parnasianos. e) No Brasil, produziu, entre outras, a poesia de Cruz e Sousa.

Pgina 18 de 32

QUESTO 38 Leia o fragmento abaixo transcrito. MAL SECRETO "Se se pudesse, o esprito que chora, Ver atravs da mscara da face, Quanta gente, talvez, que inveja agora Nos causa, ento piedade nos causasse!"
(Raimundo Correia)

O fragmento apresentado no texto contm uma oposio semntica fundamental entre o (a): a) eu-lrico e o ser humano em geral. b) eu-lrico e as pessoas que o invejam. c) ser que chora e os demais seres humanos. d) ntimo do ser humano e sua aparncia. e) realidade exterior e o desejo humano. Leia o texto abaixo para responder a questo 39. A PTRIA Ama, com f e orgulho, a terra em que nasceste! Criana! no vers nenhum pas como este! Olha que cu! que mar! que rios! que floresta! A Natureza, aqui, perpetuamente em festa, um seio de me a transbordar carinhos. V que vida h no cho! v que vida h nos ninhos, Que se balanam no ar, entre os ramos inquietos! V que luz, que calor, que multido de insetos! V que grande extenso de matas, onde impera Fecunda e luminosa, a eterna primavera! Boa terra! jamais negou a quem trabalha O po que mata a fome, o teto que agasalha... Quem com o seu suor a fecunda e umedece, V pago o seu esforo, e feliz, e enriquece! Criana! no vers pas nenhum como este: Imita na grandeza a terra em que nasceste!
(Olavo Bilac)

QUESTO 39 As estticas literrias, embora costumem ser datadas nos livros didticos com incio e trmino ps-determinados, no se deixam aprisionar pela rigidez cronolgica. Assinale o comentrio adequado em relao expresso esttica do poema "A Ptria" de Olavo Bilac (1865-1918). a) O poema transcende a esttica parnasiana ao tratar a temtica da exaltao da terra, segundo a esttica romntica. b) O poema exemplifica os preceitos da esttica parnasiana e valoriza a forma na expresso comedida do sentimento nacional. c) O poema se antecipa ao discurso crtico da identidade nacional - tema central da esttica modernista. d) O poema se insere nas fronteiras rgidas da esttica parnasiana, dando nfase permanncia do iderio esttico, no eixo temporal das escolas literrias. e) O poema reflete os valores essenciais e perenes da realidade, distanciando-se de um compromisso com a afirmao da nacionalidade.

Pgina 19 de 32

QUE ESTO 40

O Handebol uma modalidade esportiva e qu ue permite ou promov ve muito c contato, ma as apesar dessa d caracterstica su uas regras garantem a integridad de fsica de e seus part ticipantes. O Outro impo ortante fato a intolerncia ao desperdcio d d tempo de do e jogo. pre evisto puni o quando o atleta, em posse da bo ola, no prom move ou re ealiza aes efetivamente ofensivas s. Antes de paralisar p o jo ogo, os rbit tros sinalizam com os braos tal fat to, se o jog gador e sua equipe no o mudarem a postura em m quadra dada a posse de bola a ao time adversrio que, , ter ento, o direito a um tiro livre do local da d ocorrncia a. Com mo denomin nada a falta marcada pela arbitragem m quando es sse fato ocorre? a) Jo ogada lenta. b) In ncapacidade ofensiva. c) Pa assividade of fensiva. d) Jo ogo passivo. e) Jo ogo lento. Leia o texto abaixo.

QUE ESTO 41 O pr ropsito do texto acima : a) mostrar m um movimento m d oposio ao de a movimento fast food d. b) ex xplicar o que e a revolta a slow food . c) mostrar m os be enefcios do movimento m s slow food" d) in ndicar como se pode ade erir ao movim mento slow food. e) co onceituar fa ast food e s slow food a fim de difer renci-las.

P Pgina 20 de 32 3

QUESTO 42 De acordo com as informaes na imagem acima, pode afirmar que: a) o livro tem a inteno de celebrar um ambiente menos hostil para alguns grupos. b) a leitura do texto pode ajudar vrias pessoas a fazer uma espcie de revoluo. c) o propsito do texto indicar sadas para quem sofre de bullying. d) a publicao revolucionria porque trata de um assunto desconhecido. e) o assunto discutido no texto faz com que a vida possa parecer menos real.

(Fonte: http://acwi.gov/monitoring/conference/2008/)

QUESTO 43 A imagem acima, retirada do site National Water Quality Monitoring Council , mostra um ciclo de atitudes que se deve tomar em relao gua. Quanto isso, marque a alternativa que indica algo que NO est na imagem: a) necessrio organizar dados a fim de envi-los para as agncias governamentais. b) os dados colhidos pelas agncias de monitoramento devem ser avaliados e interpretados. c) o objetivo maior dessas aes entender, proteger e restaurar a gua. d) deve-se coletar dados em laboratrio e em campo. e) importante desenvolver o monitoramento dos objetivos.
Pgina 21 de 32

Libyan rebels say they are concerned over the fate of thousands of prisoners held in Tripoli by the Gaddafi regime. Rebel military spokesman Col Ahmed Omar Bani said almost 50,000 people arrested in recent months were unaccounted for. The rebels believe they may be being held in underground bunkers, which have since been abandoned. Rights groups have seen evidence that dozens of people have been massacred near prisons, but Col Bani did not accuse anyone of killing the prisoners.
(fonte: www.bbc.com)

QUESTO 44 De acordo com o texto acima, a respeito dos prisioneiros feitos por Gaddafi, as informaes que se podem confirmar: a) Os rebeldes da Lbia fizeram cerca de 50.000 prisioneiros enquanto tentavam derrubar o regime. b) Muitos prisioneiros foram colocados em bunkers a fim de que conseguissem escapar do regime. c) possvel que alguns prisioneiros tenham sido arrastados em meses recentes. d) H evidncias de que algumas pessoas sofreram torturas nas prises em Trpoli. e) No se contabilizou os 50.000 rebeldes que foram presos em bunkers nos ltimos meses. The survival of the Angry Birds is at stake. Dish out revenge on the green pigs who stole the Birds eggs. Use the unique destructive powers of the Angry Birds to lay waste to the pigs fortified castles. Angry Birds features hours of gameplay, challenging physics-based castle demolition, and lots of replay value. Each of the 120 levels requires logic, skill, and brute force to crush the enemy. Protect wildlife or play Angry Birds! Frequently asked questions Click here to read the Angry Birds FAQ Walkthrough videos Click here to watch the walkthrough videos

(fonte: www.angrybird.com)

QUESTO 45 O texto acima trata de um jogo chamado Angry Birds. Nesse texto, dois links so indicados. Sobre isso, possvel afirmar que: a) Cada link leva a uma diferente parte do jogo, por isso os dois so teis. b) Ambos links indicados so um caminho para se comprar o jogo. c) Os dois links tm objetivos diferentes, mas ambos direcionam a textos. d) Um dos links acima leva a uma pgina com vdeos de clientes satisfeitos. e) Apesar de levarem a pginas diferentes, os dois links ajudam o jogador de Angry Birds. TEXTO I: El pase del ao: Maradona decidi ser brasileo por una noche Maradona visti la camiseta de Brasil en publicidad

La ex estrella del ftbol mundial, el argentino Diego Maradona, sorprendi nuevamente a todos, luego que se diera a conocer la publicidad de una conocida bebida gaseosa brasilea en la que se lo ve vistiendo la camiseta de Brasil y entonando su himno nacional. El ex jugador habra cobrado 150 mil dlares por la publicidad.
(Retirado de: El Sitio de Noticias del 123.cl_28 de abril de 2006)

Pgina 22 de 32

Los argentinos quedaron al borde de un ataque cuando la televisin mostr una publicidad brasilea en la que el ex campen del mundo, Diego Maradona, aparece vistiendo la camiseta del archirrival Brasil. La primera imagen del comercial es como para dejar perplejos a los argentinos: la cmara hace un paneo de los jugadores de la seleccin brasilea cantando el himno nacional hasta llegar a Maradona, tambin vestido con la casaca verdeamarrilla y entonando el himno de ese pas. Mientras muchos televidentes no salan de su asombro, en la siguiente secuencia, el pelusa se sienta en la cama u vestido con la camiseta argentina, afirma: Tuve una pesadilla, creo que beb mucho Guaran, una conocida bebida gaseosa de Brasil. Luego de la aclaracin, la voz en off de un locutor asegura, en portugus, que los ms grandes jugadores del mundo suean con jugar en nuestra seleccin. Segn la prensa local, el campen mundial de Mxico 1986 cobr 150 mil dlares por participar en esa polmica publicidad. El crack argentino aparece luego que muestran a los dolos brasileos Ronaldo y Kak. Sin embargo, los jugadores no grabaron juntos el comercial sino que fueron luego agregados digitalmente. Adems, para tranquilidad de los trasandinos, Maradona se neg a cantar el himno brasileo, por lo que su voz fuera doblada. TEXTO II: Diego no se arrepiente Diego Maradona asegur, en una conferencia de prensa en crdoba, que no se arrepiente de haber usado la camiseta de Brasil para una publicidad televisiva, aunque afirm que como fantico de Boca nunca usara la casaca de River. () Una vez me puse la camiseta de Brasil, en 1979, en el Sudamericano que nos clasific para el mundial de Japn que luego ganamos, y tambin us la de Careca en el Mundial de Italia, en 1990, cuando los dejamos afuera en octavos de final, y no me arrepiento aadi Maradona. ()
(Retirado de: VIVIR EN LOS MEDIOS - Sbado, 29 de abril de 2006_www.vivieenlosmedios.blogspot.com)

Ateno: questes referentes aos textos 1 e 2. QUESTO 41 De acuerdo con el texto I, indique la nica opcin que NO es correcta: a) La actuacin de Maradona en la publicidad les molest a los argentinos. b) Maradona viste la camiseta brasilea porque le gusta el guaran. c) El pelusa afirma que tuve una pesadilla porque bebi mucha gaseosa. d) Maradona aparece entonando el himno brasileo, pero la voz es de otra persona. e) Los jugadores no grabaron juntos el comercial. QUESTO 42 En en la que se lo ve vistiendo la camiseta de la seleccin de Brasil (texto I), los elementos sealados equivalen, respectivamente, a: a) bebida brasilea; Maradona. b) camiseta; jugador. c) la publicidad; Maradona. d) bebida gaseosa; argentino. e) seleccin de Brasil; ex estrella del ftbol mundial. QUESTO 43 Segn el texto II: a) El futbolista no se apena del hecho. b) Diego se duele por haber usado la camiseta de Brasil. c) El ex jugador argentino padece por ser fantica de Boca. d) Maradona lamenta las dems veces que visti la camiseta brasilea. e) Diego se arrepiente por haber hecho la publicidad televisiva. QUESTO 44 En los fragmentos del texto I (...) Mientras muchos televidentes no salan de su asombro. () y () Sin embrago, los jugadores no grabaron juntos el comercial () los trminos subrayados expresan: a) Inclusin y consecuencia. b) Exclusin y finalidad. c) Simultaneidad y consecuencia. d) Simultaneidad y oposicin. e) Oposicin y concesin. QUESTO 45 Los dos textos (Textos I e II) que has ledo son: a) Literarios. b) Poticos. c) Publicitarios. d) Cmics. e) Periodsticos.
Pgina 23 de 32

MATEM M TICA E SUAS TECNOL T LOGIAS S


QUE ESTO 46 O co onjunto de to odos os pont tos P(x, y) do plano cart tesiano tais que q a) um ma reta vert tical. b) um ma reta horizontal. c) um ma reta inclinada em relao aos do ois eixos coordenados. d) um m segmento de reta. e) um ma circunfer rncia com centro na orig gem. QUE ESTO 47 Um veculo v de tr ransporte de e passageiro tem seu valor comercia al depreciado o linearment te, isto , seu valor come ercial sofre e desvaloriza ao constan nte por ano. Veja a figur ra seguinte.
(t) x = cos(

y = sen(t)

, onde t real, corresponde a:

Esse e veculo foi vendido pel lo seu prime eiro dono, aps 5 anos de uso, por r R$ 24.000, ,00. Sabend do-se que o valor come ercial do ve culo atinge seu valor mnimo aps 20 2 anos de uso, u e que esse e valor mnimo corres sponde a 20% do valor r que tinha quando q era novo, n ento esse valor mnimo m , em m reais, a) menor que 45 500. b) maior que 450 00 e menor que 7000. c) mltiplo de 75 500. d) um m nmero qu ue NO divid de 12000. e) maior que 800 00. QUE ESTO 48 Um prton, aps s penetrar por p um deter rminado pon nto em um campo c magn ntico com u uma velocida ade de mdu ulo v, creveu uma trajetria t cir rcular de raio igual a 10 0 cm e com centro sobr re o eixo das s ordenadas (eixo y), como c desc est representad do abaixo (o ponto A coincide com as a origens do os eixos).

O prto on penetra no n campo ma agntico por r um ponto que q dista 5 c cm de A Devido a essa curvatura, ca ausada pelas s foras mag gnticas que e agiram sob bre o prton n, ele abando onou a regi o de influncia magn tica (ABCD) ) no ponto P. As coordenadas desse e ponto P so o: a) xP = 8 cm, yP = 20 cm b) xP = 12 cm; yP = 20 cm c) xP = 5 3 cm; yP = 20 cm d) xP = 5 cm; yP = 20 cm e) xP = 7 cm; yP = 20 cm

P Pgina 24 de 32 3

QUESTO 49 Nos pases de lngua inglesa muito comum a temperatura ser expressa em graus Fahrenheit, ao invs de graus Celsius (ou centgrados), como ocorre no Brasil. O grfico abaixo representa a relao entre os nmeros que expressam as temperaturas nas duas escalas.

Com base nessas informaes, e sabendo-se que, pelos conhecimentos atuais da Fsica, a menor temperatura possvel em torno de 273 graus Celsius (273 graus Celsius negativos), podemos afirmar que: a) se a temperatura corporal de uma pessoa, obtida com um termmetro usual de mercrio, for em torno de 40 graus Fahrenheit, ela estar com febre, pelos padres normais. b) ao nvel do mar e temperatura em que os nmeros correspondentes nas duas escalas so iguais a gua entra em ebulio (ferve). c) no existe nenhuma regio no Universo em que os nmeros que expressam as temperaturas em graus Celsius (centgrados) e em graus Fahrenheit sejam iguais. d) no possvel existir um corpo com uma temperatura negativa na escala Fahrenheit. e) a cada aumento de temperatura de cinco graus Celsius (centgrados) corresponde um aumento de nove graus Fahrenheit. QUESTO 50 Trs moradores da zona rural de um municpio resolveram instalar uma antena parablica comum, de modo que suas trs residncias fossem servidas. O terreno em que esto suas trs casas plano e horizontal e, tomando-se a casa do morador A como referncia, a do morador B localiza-se 300 metros ao norte e a do morador C, 400 metros a leste. Associando-se ao plano horizontal em que se encontram as trs residncias um sistema de eixos cartesianos com escala em metros tal que a origem coincida com a casa de A e os eixos das abscissas e das ordenadas sejam orientados nos sentidos oeste-leste e sul-norte, respectivamente, o ponto em que deve ser instalada a antena comum de modo que ela fique equidistante das trs residncias tem coordenadas (despreze as dimenses da antena e das casas e a altura da antena): a) (200, 150). b) (300, 400). c) (250, 250). d) (200, 200). e) (400, 300). QUESTO 51 Atualmente vrias empresas adotam o sistema de identificao de leitura de digitais para registrar as horas trabalhadas de seus funcionrios. Numa segunda-feira, um funcionrio registrou sua entrada s 7h50min e sua sada s 12h38min e, na tera-feira seguinte, entrou s 14h35min e saiu s 18h10min. Sabendo que ele deveria cumprir 12 horas nesses dois dias, ficaram faltando: a) 3h35min. b) 4h47min. c) 4h15min. d) 3h37min. e) 8h02min. QUESTO 52 Os laboratrios de Fsica Nuclear utilizam o ciclotron, no qual as partculas so aceleradas em trajetrias circulares. Se uma partcula descreve uma trajetria ao longo da circunferncia de equao x2 + y2 6x + 8y = 0, ento essa partcula, ao completar uma volta sobre essa circunferncia, ter percorrido uma distncia em unidades de comprimento (u.c.) igual a: a) 2. b) 4. c) 10. d) 14. e) 25.

Pgina 25 de 32

QUE ESTO 53 O Ho omem-Aranh ha, depois de tomar uma dose extra a de radiao, saiu meio o tonto do la aboratrio e comeou a tecer uma teia cujas medidas m est o esquemat tizadas no desenho d abaixo, onde todas as dist ncias indicadas so nm meros e metros. inteiros e esto em

O va alor de x , em e metros: . a) 8. b) 7. c) 9. d) 13 3. e) 12.

QUE ESTO 54 A cu urva descrita a por um ponto p fixo de d uma circ cunferncia de pequeno o raio que gira, sem deslizar, d apo oiada inter rnamente em m outra circu unferncia, de d raio maio or, denomin nada hipocic clide. Um ca aso particula ar de hipocic clide a astride a , mo ostrada na fig gura abaixo. .

Cada a ponto P(x, y) da astri ide tem suas s coordenadas dadas po or

s3 x = R.cos
n y = R.sen
3

, onde o ngulo in ndicado na figura f

e R o raio da circunfernci c a externa (m maior). Ento, a astride e tem como equao: 2 a) x2/3 + y2/3 = R2/3 b) x3 + y3 = R3 c) x3 + y3 = R2 3 d) x3/2 + y3/2 = R3/2 2 e) x + y2 = R3 QUE ESTO 55 Maria mente s segundas, quartas q e sextas-feiras e fala a verd dade s ter as, quintas e aos sbad dos. Um belo o dia, Maria disse: Am manh falare ei a verdade . Essa frase e: a) foi dita numa segunda, qu uarta ou sex xta-feira. b) foi dita num fi im de seman na. c) n o pode ter sido s dita por r Maria. d) po ode ter sido dita em qualquer dia da semana. e) po ode ter sido dita em qualquer dia ti il. QUE ESTO 56 Em relao r ao es studo da Geometria Esp pacial, marqu ue a alternat tiva falsa: a) Um m plano pode ser definid do por trs pontos p no colineares. c b) In nfinitos plano os passam por dois pont tos distintos. . c) Du uas retas rev versas nunca a podem se cruzar. d) Se e uma reta secante a um u plano, el la tambm ser s secante a todos os planos p paralelos ao prim meiro. e) Qu uatro pontos s distintos e no colineares 3 a 3, po odem definir r at 3 plano os distintos.
P Pgina 26 de 32 3

QUESTO 57 Em um poliedro convexo, o nmero de faces igual a nmero de vrtices. Sendo assim, possvel afirmar: a) O nmero de arestas sempre b) O nmero de arestas sempre c) O nmero de arestas sempre d) O nmero de arestas sempre e) Esse poliedro no existe. QUESTO 58 Uma esfera de volume par. mpar. mltiplo de 3. o dobro do nmero de vrtices.

36cm

tangente aos lados de um diedro de 90 . Qual a distncia do centro da esfera ao

vrtice do diedro? Dado: V(esfera) = a)

4R 3

2cm

b)

2 2cm

c)

2 6cm

d)

3 6cm

e)

3 2cm

QUESTO 59 Quantas faces tem um poliedro convexo constitudo por 30 ngulos tridricos? a) 16 b) 17 c) 18 d) 19 e) 21

QUESTO 60 Existe um poliedro convexo constitudo por faces quadrangulares e hexagonais. Sabe-se que o nmero total de faces (F) e o nmero total de arestas (A). Em funo de (F) e (A), qual a quantidade de hexgonos? a) A 2F b) 2A + F c) 2A 3F d) e)

A + 2F 2
A F 4

QUESTO 61 Se ligarmos dois quaisquer vrtices de um cubo, traaremos segmentos de reta no espao. Quantos desses segmentos sero paralelos a uma diagonal de uma face? a) 8 b) 4 c) 2 d) 1 e) nenhum

QUESTO 62 Um poliedro convexo possui (n) vrtices. De (n 1) vrtices partem 3 arestas e de 1 vrtice partem 10 arestas. Quantas so as arestas desse poliedro? a) 10 b) 11 c) 15 d) 18 e) 20

QUESTO 63 Um prisma regular de base quadrada possui aresta lateral igual ao tamanho da diagonal de sua base. Se o volume deste prisma mede 4cm, qual o tamanho de sua altura? a) 1 cm b) 2 cm c) 2,5 cm d)

2 cm e) 2 2 cm

QUESTO 64 Um cilindro eqiltero e um cubo possuem o mesmo volume. Se x a altura do cubo e y a altura do cilindro, qual o valor de a) 1

x ? y
b)

1 2

c)

2
Pgina 27 de 32

d)

e)

QUESTO 65 Um fazendeiro muito rico quer presentear as suas 8 filhas. Para isso, resolveu derreter uma esfera macia de ouro cujo raio 10cm. Com o ouro derretido, moldou 8 esferas menores e iguais, uma para cada filha. Qual o tamanho do dimetro de cada uma das esferas menores? (Volume da esfera = a) 10 cm b) 8 cm c)

4R ) 3

5 4

cm

d)

5 2

cm

e)

cm

QUESTO 66 Uma coluna de sustentao tem a forma de um prisma regular hexagonal cuja altura o qudruplo de uma aresta da base. Um operrio deve pintar as faces laterais dessa coluna, uma parede com 6m2 e outra de comprimento 12m e altura igual medida da aresta da base da coluna. Sendo x a medida, em metro, de cada aresta da base desse prisma com x > 1,5 a tinta usada para a pintura tem rendimento de 2x2 + x metros quadrados por litro. Sabendo que a tinta vendida em mltiplos inteiros de1 litro, qual a quantidade mnima de tinta que deve ser comprada? a) 13L. b) 14L. c) 15L. d) 16L. e) 17L. QUESTO 67 Um corretor da bolsa de valores realizou um estudo sobre a oscilao de preo, em real, de duas aes dos tipos A e B, num perodo de 4 dias, a partir de um mesmo instante, denominado instante zero. O preo f(x) de cada ao do tipo A variou de acordo com a funo polinomial f(x) = x3 8x2 + 15x + 1 e o preo g(x) de cada ao do tipo B variou de acordo com a funo polinomial g(x) = x3 10x2 + 21x + 1, em que x representa o tempo em dia. Qual era o preo de cada ao do tipo A no incio desse estudo? a) R$ 2,00. b) R$ 1,50. c) R$ 1,00. d) R$ 0,50. e) R$ 0,10. QUESTO 68 Trs polinmios, P(x), Q(x) e T(x), so tais que gr(P) = 8, gr(Q) = 2 e gr(T) =2. Qual das afirmaes seguintes pode ser falsa? a) O grau do polinmio P(x) + Q(x) 8. b) O grau do polinmio P(x) - Q(x) 8. c) O grau do polinmio P(x) . Q(x) 10. d) O grau do polinmio [P(x)]2 16. e) O grau do polinmio Q(x) + T(x) 2. QUESTO 69 Dividindo o polinmio P(x) por x2 + x - 1 obtm-se quociente igual a x 5 e resto igual a 13x + 5. O valor de P(1) : a) 12. b) 13. c) 15. d) 16. e) 14. QUESTO 70 A expresso L = 0,004t + 79,8 fornece o comprimento L, em centmetros, de uma barra de metal em funo de sua temperatura t, em graus Celsius (C). Essa barra, inicialmente temperatura de 50 C, sofre um aquecimento e sua temperatura , ento aumentada em 20%. O aumento percentual correspondente, no comprimento da barra, de: a) 0,04%. b) 0,08%. c) 0,02%. d) 0,05%. e) 0,10%.

Pgina 28 de 32

QUESTO 71 O quadro apresenta a produo de algodo de uma cooperativa de agricultores entre 1995 e 1999. O grfico que melhor representa a rea plantada (AP) no perodo considerado :

QUESTO 72 O ndice de desenvolvimento humano (IDH) uma medida comparativa entre os pases do mundo de fatores como riqueza, alfabetizao, educao, esperana de vida e natalidade. As tabelas abaixo apresentam o IDH do Brasil no contexto mundial. Ano IDH 2004 2005 Nvel de Desenvolvimento Humano Baixo Mdio Alto At 0,499 De 0,500 at 0,799 Maior ou igual a 0,800 0,790 0,792

IDH

Admitindo que o IDH brasileiro varie linearmente com a variao do tempo, esse ndice no Brasil atingir 0,863 no ano: a) 2020 b) 2028 c) 2040 d) 2035 e) 2021

QUESTO 73 Depois de lanada,uma bola de boliche rola sobre a laje horizontal de um prdio de 10m de altura e se projeta no ar em queda livre, percorrendo um arco de parbola at atingir o solo horizontal a 5m de distncia do prdio. Considere: (I) um sistema cartesiano xOy com Ou vertical, orientado para cima, contido no plano de uma parede do prdio e passando pelo ponto de onde caiu a bola; (II) Ox passando pelo ponto de contato entre a bola e o solo, com orientao do prdio para a bola. A equao da parbola que contm essa trajetria : a) y = -x2 + 25 b) y = -2x2 + 10 c) y = d) y = + 2x 1 + 10

e) y = - 4x2 + 2x + 10

Pgina 29 de 32

QUESTO 74 A figura abaixo ilustra uma ponte suspensa por estruturas metlicas em forma de arco de parbola.

Os pontos, A, B, C, D e E esto no mesmo nvel da estrada e a distncia entre quaisquer dois deles, consecutivos, 25m. Sabendo-se que os elementos de sustentao BF, CG e DH so todos perpendiculares ao plano da estrada e que a altura do elemento central CG 20m a altura de DH : a) 17,5m b) 15,0m c) 12,5m d) 10,0m e) 7,5m

QUESTO 75 Qualquer quantidade de gs formada por um vasto nmero de molculas que se movimentam em altas velocidades. Naturalmente, ocorreram colises moleculares em grande nmero a cada instante. Estima-se que na atmosfera, ao nvel do mar, cada molcula de ar colida com alguma outra cerca de 3.000 milhes de vezes por segundo, o que equivalente a: a) 1,8 . 1011 colises por hora. b) 6,48 . 1013 colises por hora. c) 1,4 . 1012 colises por hora. d) 2,48 . 1013 colises por hora. e) 1,08 . 1013 colises por hora. QUESTO 76 Einstein props uma nova interpretao do espao e do tempo, indicando que no so grandezas independentes, absolutas e iguais para quaisquer observadores, mas relativas: dependem do estado de movimento entre observador e observado. Um dos resultados dessa nova viso conhecido como dilatao temporal, a qual afirma que um observador em repouso em relao a um fenmeno, ao medir sua durao, atribuir-lhe- um intervalo t, ao passo que um observador que fizer medidas do fenmeno em movimento, com velocidade v, ir atribuir uma durao t, sendo que

onde c a velocidade da luz. Considere que dois irmos gmeos sejam separados ao nascerem e um deles seja colocado em uma nave espacial que se desloca com velocidade v pelo espao durante 20 anos, enquanto o outro permanece em repouso na Terra. Com base na equao anterior, para que o irmo que ficou na Terra tenha 60 anos no momento do reencontro entre eles, a velocidade da nave dever ser de: a)

b)

c)

d) c

e) 2c

QUESTO 77 Nas proximidades da superfcie da terra, a presso atmosfrica P, em atmosfera (atm), dada em funo da altitude h, em quilmetro, aproximadamente por P(h) = (0,9)h Se, no topo de uma montanha, a presso 0,729atm, conclui-se que a altitude desse topo : a) 6km b) 5,2km c) 5km d) 4km e) 3km

QUESTO 78 A cada balano anual, uma firma tem apresentado um aumento de 10% de seu capital. Considerando Q0 o seu capital inicial, a expresso que fornece esse capital C, ao final de cada ano (t) em que essas condies permanecerem : a) C = Q0(1,1)t b) C = C(1,1)t c) C = Q0(0,1)t d) C = C(0,1)t e) C = Q0(10)t

Pgina 30 de 32

QUESTO 79 O pH de uma soluo aquosa definido pela expresso pH = - log [H+], em que [H+] indica a concentrao, em mol/l, de ons de Hidrognio na soluo e log, o logaritmo na base 10. Ao analisar uma determinada soluo, um pesquisador verificou que, nela, a concentrao de ons de Hidrognio era [H+] = 5,4.10 -8mol/l. Para calcular o pH dessa soluo, ele usou os valores aproximados de 0,30 para log 2 e 0,48 para log 3. Qual o valor que o pesquisador obteve para o pH dessa soluo? a) 7,26 b) 7,32 c) 7,58 d) 7,74 e) 7,30 QUESTO 80 Na decada de 30 do seculo passado, Charles F. Richter desenvolveu uma escala de magnitude de terremotos conhecida hoje em dia por escala Richter -, para quantificar a energia, em Joules, liberada pelo movimento tectnico. Se a energia liberada nesse movimento representada por E e a magnitude medida em grau Richter representada por M, a equao que relaciona as duas grandezas dada pela seguinte equao logartmica: log E = 1,44 + 1,5 M Comparando o terremoto de maior magnitude ocorrido no Chile em 1960, que atingiu 9.5 na escala Richter, com o terremoto ocorrido em San Francisco, nos EUA, em 1906, que atingiu 7.8, podemos afirmar que a energia liberada no terremoto do Chile e aproximadamente____vezes maior que a energia liberada no terremoto dos EUA. a) 10 b) 15 c) 21 d) 31 e) 38 QUESTO 81 No dia do aniversrio de Joo em 2010, uma pessoa perguntou a idade dele. Joo respondeu se eu no contasse os sbados e os domingos da minha vida, eu teria 40 anos de idade. Joo nasceu no ano de: a) 1946. b) 1954. c) 1962. d) 1964. e) 1968. QUESTO 82 Um grupo de jovens aluga por 342 reais uma van para um passeio, sendo que 3 deles saram sem pagar. Os outros tiveram que completar o total pagando, cada um deles, 19 reais. O nmero de jovens era de: a) 8 b) 9 c) 10 d)12 e) 19

QUESTO 83 Um campeonato com 25 clubes disputado num ano, com um nico turno, pelo sistema de pontos corridos ( cada clube joga uma vez com cada um dos outros). Em cada semana h sempre o mesmo nmero de jogos e no h jogos na semana do Natal e na semana do carnaval. O nmero de jogos que devem ser disputados em cada semana : a) 5 b) 4 c) 8 d) 6 e)10 QUESTO 84 Um fazendeiro possui rao suficiente para alimentar suas 16 vacas durante 62 dias. Aps 14 dias, ele vende 4 vacas. Passados mais 15 dias ele compra 9 vacas. Depois desta ltima compra, a reserva de rao foi suficiente para alimentar as vacas por mais: a) 40 dias. b) 36 dias. c) 32 dias. d) 30 dias. e) 28 dias.

Pgina 31 de 32

QUESTO 85 Na loja A, um aparelho custa 3.800 reais mais uma taxa de manuteno mensal de 20 reais. Na loja B, o mesmo aparelho custa 2.500 reais, porm a taxa de manuteno de 50 reais por ms. A partir de quantos meses de uso a compra na loja A se torna mais vantajosa que a da loja B? a) 30 b) 72 c) 39 d) 63 e) 44

QUESTO 86 Segundo a informaes do ltimo censo do IBGE, a populao brasileira cresceu cerca de 12%, entre os anos de 2000 a 2010. No mesmo perodo, a populao urbana passou de cerca de 81% para cerca de 84% da populao total. A partir dessas informaes, podemos concluir que a populao no urbana no perodo: a) decresceu aproximadamente 8%. b) decresceu aproximadamente 6%. c) permaneceu aproximadamente a mesma. d) cresceu aproximadamente 9%. e) cresceu aproximadamente 12%. QUESTO 87 Permutam-se de todas as formas possveis os algarismos 1, 2, 3, 4, 5 e escrevem-se os nmeros formados em ordem crescente. O nmero que ocupa a 50 posio : a) 25413. b) 25431. c) 31245. d) 31254. e) 31425. QUESTO 88 O campo magntico do sol periodicamente se torna mais intenso, aparecem as manchas solares e ocorrem as tempestades que so enormes exploses. Isto dura alguns meses e depois desaparece. Tal fenmeno foi observado pela primeira vez no ano de 1755 e se repete com regularidade a cada 11 anos. A ltima vez que esse fato ocorreu foi em: a) 2004 b) 2005 c) 2006 d) 2007 e) 2008

QUESTO 89 Numa cidade existe um pessoa X que sempre mente teras, quintas e sbados e completamente sincera o resto dos dias da semana. Felipe chega um certo dia na cidade e matem o seguinte dilogo com a pessoa X: _Felipe: Que dia hoje? _X: Sbado _Felipe: Que dia ser amanh? _X: Quarta-feira. Em que dia da semana foi mantido esse dilogo? a) sbado. b) quinta-feira. c) segunda-feira. d) tera-feira. e)sexta-feira. QUESTO 90 O nmero 2568 possui dgitos em ordem crescente. Os nmeros 5667 e 3769 no possuem dgitos em ordem crescente. Quantos so os nmeros naturais entre 1000 e 9999 que possuem seus dgitos em ordem crescente? a) 126. b) 144. c) 186. d) 210. e) 252.

Pgina 32 de 32

3 Simulado ENEM
Vestibular
NOME (ASSINATURA LEGVEL) TURMA / ANO

Redao Vnia
NOTA

Ttulo:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Pgina 1 de 1

3 Simulado ENEM
Vestibular
NOME (ASSINATURA LEGVEL) TURMA / ANO

Redao Vnia
NOTA

Ttulo:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Pgina 1 de 1

You might also like