You are on page 1of 38

CARMO, Waldyr Silva do

Liderana Eficaz

Mdulo de Liderana Curso Teolgico Bsico CASA DE ORAO CEHAB, 2011, pginas

1. Definindo liderana. 2. A liderana no contexto... 3. Caractersticas..., etc.

SUMRIO

1- DEFININDO LIDERANA 2- A LIDERANA NO CONTEXTO BBLICO 3- CARACTERSTICAS QUE DEUS QUER VER NA VIDA DAQUELE QUE ASPIRA A LIDERANA 4 O CARTER DO LDER QUE DEUS USA 5 JESUS, O MAIOR EXEMPLO DE LIDERANA 6- CONHECENDO OS TEMPERAMENTOS 7 COMUNICANDO COM XITO 8 CAPACITAES CONSTANTES NA VIDA DO LDER 9 MATURIDADE NA VIDA DO LDER (SL. 131) 10 PRINCPIOS VIVIDOS PELO LDER EFICAZ 11 UM LDER COM PROPSITOS 12 FINANAS NA VIDA DO LDER 13 ALCANANDO PROPSITOS 14 VENCENDO OBSTCULOS 15 PRIMANDO PELO EQUILBRIO 16 VALORES QUE NO PODEM SER ESQUECIDOS 17 PROPSITOS ALCANADOS

4 LIDERANA EFICAZ

INTRODUO

Caro aluno,

Estamos iniciando o mdulo de Liderana do nosso Curso Teolgico. Nossa proposta trazer a voc os conhecimentos bsicos, mas necessrios vida de todo aquele que almeja desenvolver com eficcia o ministrio da liderana. Esperamos, com esse mdulo, trazer luz a esse tema to relevante e com isso despert-lo a buscar outras fontes que sejam teis ao seu aprendizado. Nossas aulas sero dinmicas e participativas. O aluno aprende com o professor, mas tambm o professor, sem dvida, aprende com o aluno. Juntos, trilharemos uma histria de sucesso e o nosso desejo que lderes segundo o corao de Deus sejam levantados para glorificarem ao Senhor atravs de ministrios que sero exercidos com a uno do nosso soberano Deus.

Em Cristo Jesus,

Pr. Waldyr

5 1 DEFININDO LIDERANA

Liderana o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma tica e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcanarem os objetivos da equipe e da organizao.

Assim como inconcebvel a realidade de uma sala de aula sem professor ou de um corpo sem cabea, todo grupo ou comunidade precisa de liderana. Eis um questionamento quanto liderana: Um lder j nasce com um talento especial para liderar ou essa capacidade apreendida atravs da educao? Segundo o Dr. Hussel Shedd em seu livro O Lder que Deus Usa ele afirma que a melhor explicao une elementos das duas teorias. Deus escolhe e molda o carter dos homens e das mulheres que Ele quer para liderar seu povo, tanto pelo nascimento como pela oportunidade. A Igreja, sendo constituda de pessoas, precisa de liderana que seja instituda por Deus e que cumpra seu propsito na tarefa de liderar. Isso exige, por parte daqueles que aspiram ao ministrio da liderana, o envolvimento atravs da capacitao e do amadurecimento para o sucesso no cumprimento dessa nobre tarefa.

_________________________
1- Wikipdia Internet 2- SHEDD, Russell Philip. O Lder que Deus usa. So Paulo: Vida Nova, 2000. P.9

6 2 A LIDERANA NO CONTEXTO BBLICO A liderana, de forma clara e prtica, est presente na Palavra de Deus. No processo da revelao de Sua Palavra e para o cumprimento de seus planos, Deus sempre levantou e usou lderes. Esses homens e mulheres estiveram no centro da vontade de Deus e de forma especial marcaram o seu tempo. Dentre tantos que no contexto bblico fizeram a diferena, destacamos as lideranas de Jos, Moiss, Davi e Salomo. Foram lderes que foram forjados na escola divina e para o louvor e glria do Senhor foram aprovados. bem verdade que, como homens, tiveram suas fraquezas, mas como servos tambm souberam buscar em Deus a cura para que pudessem ser prsperos em sua liderana. Muito do que vamos abordar nesse estudo tem como base a vida desses servos de Deus. Incentivamos, portanto, aos alunos a leitura e estudo da vida desses homens que foram chamados por Deus e puderam liderar segundo a vontade Dele. 3 CARACTERSTICAS QUE DEUS QUER VER NA VIDA DAQUELE QUE ASPIRA A LIDERANA Um homem que esteja no centro da vontade de Deus Para o desempenho de uma boa liderana, estar no centro da vontade de Deus fator fundamental. dessa forma que o lder ser abenoado e prspero. H um texto em Mateus 22. 37 que nos diz: Amars o Senhor, teu Deus, de todo o teu corao, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Esse texto nos remete a uma entrega total que precisa ser feita por aqueles que desejam se encontrar no centro da vontade de Deus. O viver desse servo ser, a partir dessas verdades apresentadas, marcado por uma profunda comunho com o Deus que o salvou. Um lder sem intimidade com Deus, sem comunho com Cristo, certamente estar fadado a fracassos nessa liderana. Estar no centro da vontade do Senhor deixar-se ser usado pelo Esprito Santo de Deus. Lemos em Efsios 5.18: E no vos embriagueis com vinho, no qual h dissoluo, mas enchei-vos do Esprito, Uma vida que se entrega plenamente a Deus o ama com todo o corao, alma e entendimento. Diante dessa realidade, naturalmente ela andar por um caminho de santificao diante do Senhor. A carne com seus desejos sero mortificados. Haver uma busca constante por Deus e desejo de v-lo agindo nesse corao. Com isso, o Esprito Santo encontrar as condies necessrias para ench-lo. O resultado ser uma profunda intimidade com o Senhor o que permitir a Ele usar essa vida poderosamente em sua obra. Como lder, esse servo se encontrar, ento, no centro da vontade de Altssimo. Essa liderana ter o abono e autoridade espiritual de Deus que o autor da obra. Que seja aprovado Quando pensamos em aprovao, nossas mentes se voltam para a condio plena que se espera para ser usado. Logo, na vida de um lder, ser aprovado caracterstica fundamental para o exerccio da liderana. Para o lder ser aprovado necessrio que ele seja uma pessoa:

7 envolvida com os trabalhos da igreja local (evangelizao, cultos semanais, projetos da igreja e outros); responsvel; compromissada; submissa. Que possa dizer eis-me aqui, envia-me a mim Dizer eis-me aqui, envia-me a mim, se apresentar diante de Deus afirmando: Senhor Jesus, eu me encontro disponvel para realizar a sua obra. Antes da capacitao humana e talentos necessrio que Deus veja naquele que aspira a liderana disponibilidade. Para os que se encontram disponveis diante de Senhor, o que importa no so suas vontades, mas, acima de tudo, a vontade do Pai em suas vidas. Eles recebem do alto a capacitao e frutificam onde esto plantados. Voc est disponvel para o trabalho do Senhor? Est disposto a, de fato, ver a vontade de Deus sendo realizada em sua vida? Que esteja disposto a ensinar e a aprender O buscar conhecimentos e o ensinar devem ser constantes na vida daquele que se lana diante de Deus para liderar. Em Timteo 3.2 Paulo afirma: apto para ensinar. A Moiss em xodo 4.12 Deus promete: Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hs de falar". Entendemos, com essas verdades, que o lder que deseja o sucesso na tarefa da liderana jamais poder se acomodar com seus conhecimentos. necessrio que haja uma busca constante do aprendizado para se encontrar cada vez mais em condies para ensinar a outros. De acordo com a pesquisa feita com milhares de lderes pela Escola de Misses Mundiais do Fuller, mencionada anteriormente, os lderes eficientes "mantm uma postura de aluno durante a vida inteira. Nunca param de estudar; leem livros que aumentam seu conhecimento e ampliam seus horizontes. Assistem cursos para crescer e melhorar suas aptides ministeriais. Que seja perseverante A perseverana um dos fatores fundamentais que determina a boa liderana. O lder que foi chamado para a obra de Deus precisa manter-se firme no propsito que recebeu do Senhor. triste vermos, em nossos dias, lderes que no so constantes em seus propsitos. Normalmente so pessoas que implementam projetos diversificados e sem a perseverana necessria para alcanarem os objetivos propostos. O lder que foi chamado pelo Senhor sabe que o percurso que escolheu o que foi escolhido por Deus. Logo esse percurso mais digno do que qualquer outro. Diante dessa convico, esse lder persevera e v seus objetivos e propsitos alcanados.

________________________
3- SHEDD, Russell Philip. O Lder que Deus usa. So Paulo: Vida Nova, 2000. P.

8 4 O CARTER DO LDER QUE DEUS USA Pessoal Cada lder tem uma identidade prpria. Assim sendo, naturalmente, estar influenciando seus liderados. Da a importncia daquele que lidera se preocupar com as qualidades pessoais. Com sua vida o lder estar direcionando o grupo, pois observado por todos. importante que ele estabelea alvos para si e para o grupo que est liderando (Fl 3.14). necessrio que ele tenha em mente que sua vida pessoal dever refletir, de fato, o que cr e defende como lder. Deve haver em sua vida a personalizao de seus projetos. Isso trar credibilidade aos liderados. Moral imprescindvel que o lder tenha uma vida limpa. Isso sinal de que h o temor de Deus nessa vida. Antes de se tornar um grande lder, Jos j tinha uma vida de temor e compromisso com Deus. Diante do assdio da mulher de Potifar, vemos o exemplo que ele nos d de temor, no aos homens, mas a Deus, pois recusou ter relaes sexuais com ela, porque sabia que teria sua comunho com Deus quebrada. Ele tinha a conscincia de que no poderia cometer tamanho pecado contra o Senhor (Gn 39. 7-21). Vemos, posteriormente, Jos sendo grandemente honrado por Deus. O Senhor confiou a ele a misso de governar o Egito. O lder deve, ento, ter uma vida limpa e digna da responsabilidade que tem diante de Deus. Isso est diretamente ligado sua conduta. Est ligado ao testemunho do que lidera tanto na Igreja quanto na sociedade de um modo geral. Espiritual Vida de Santificao Em Hebreus 12.14 lemos: Segui a paz com todos e a santificao, sem a qual ningum ver o Senhor No contexto espiritual do lder, a santificao de sua vida deve ser fator de extrema relevncia. Deus no usa vasos sujos. E para o lder ser usado poderosamente, a santificao deve ser uma constante em seu dia-a-dia. Santificar-se abster-se de tudo aquilo que contamina a vida espiritual. Santificar-se mortificar a carne (Ef 5.18). medida que esse processo exercido na vida do servo de Deus, mais ele cheio pelo Esprito Santo. Deus, ento, o encontra em condies de ser usado em sua obra. Vida de Orao Um lder precisa ter vida de orao. Ela ingrediente fundamental para que respostas de Deus sejam declaradas. Em Efsios 6.18 lemos: ... com toda a orao e splica, orando em todo tempo no Esprito e para isso vigiando com toda a perseverana e splica por todos os santos... a orao que move o corao de

9 Deus! atravs da orao que milagres so declarados vida do lder e do ministrio que Deus confiou a ele. Envolvimento com a Palavra No treinamento que Paulo deu a Timteo para o ministrio, ele observa: Expondo estas coisas aos irmos, sers bom ministro de Cristo Jesus, alimentando com as palavras da f e da boa doutrina que tens seguido (I Tm 4.6). O apstolo Paulo leva Timteo ao envolvimento com a Palavra de Deus. Isso seria para Timteo alimento para sua vida espiritual e defesa contra as heresias. Um lder que no se envolve com a Palavra de Deus, acaba por exercer um ministrio sem bases slidas. Isso redundar numa caminhada de problemas e fracassos. atravs da Palavra de Deus que Ele se revela a seus filhos conduzindo-os a uma trajetria de sucesso. Viver na sabedoria do Senhor Antes de assumir o reinado da nao de Israel, Salomo, em orao, fez um pedido a Deus: Em Gibeo apareceu o Senhor a Salomo de noite em sonhos, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te d. Respondeu Salomo: De grande benevolncia usaste para com teu servo Davi, meu pai, porquanto ele andou diante de ti em verdade, em justia, e em retido de corao para contigo; e guardaste-lhe esta grande benevolncia, e lhe deste um filho, que se assentasse no seu trono, como se v neste dia. Agora, pois, Senhor meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai. E eu sou apenas um menino pequeno; no sei como sair, nem como entrar. Teu servo est no meio do teu povo que elegeste, povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multido. D, pois, a teu servo um corao entendido para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu to grande povo? E pareceu bem aos olhos do Senhor o ter Salomo pedido tal coisa. Pelo que Deus lhe disse: Porquanto pediste isso, e no pediste para ti muitos dias, nem riquezas, nem a vida de teus inimigos, mas pediste entendimento para discernires o que justo, eis que fao segundo as tuas palavras. Eis que te dou um corao to sbio e entendido, que antes de ti teu igual no houve, e depois de ti teu igual no se levantar. Tambm te dou o que no pediste, assim riquezas como glria; de modo que no haver teu igual entre os reis, por todos os teus dias. E ainda, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi, tambm prolongarei os teus dias. Ento Salomo acordou, e eis que era sonho. E, voltando ele a Jerusalm, ps-se diante da arca do pacto do Senhor, sacrificou holocaustos e preparou sacrifcios pacficos, e deu um banquete a todos os seus servos(I Re 3. 5-15)4 . A Bblia nos mostra de forma grandiosa e maravilhosa como Deus atendeu a essa orao concedendo a Salomo sabedoria para governar a nao de Israel. Esse conhecimento e sabedoria claramente no foram humanos, mas divinos. Aquele que se apresenta diante de Deus para liderar na obra do Senhor, necessita muito mais do que conhecimentos humanos; ele precisa da sabedoria que vem do alto. Para isso necessria uma postura de humildade e submisso diante de Deus para, em orao, clamar por esse conhecimento. O Senhor conceder essa bno e na trajetria desse ministrio ser visvel o agir de Deus atravs da sabedoria que ser concedida a essa vida.

________________________
4- BBLIA SAGRADA

10 Vida de F A Bblia nos afirma: De fato, sem f impossvel agradar a Deus, porquanto necessrio que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam (Hb 11.6). necessrio, na vida daquele que lidera, o elemento f. dessa forma que ele estar agradando ao Senhor. assim que grandes milagres sero declarados sua vida e vida do grupo que lidera. Viver o Amor na prtica (Mt. 22.37-39) O texto que lemos fala que devemos amar ao Senhor; um amor vivenciado de forma plena na vida daquele que foi salvo. Esse amor para todos aqueles que tiveram um encontro real com Cristo. Um amor que no pode ser esquecido por aquele que abraou o desafio da liderana.

Amor vertical Esse amor se inicia no corao do adorador para com Deus. o amor que me faz estar junto de Deus, me faz ter comunho plena com Deus, me faz viver na vontade de Deus. Um amor que leva o adorador a uma entrega total e plena de sua vida a Deus. Amor horizontal Na sequncia do texto, lemos tambm a expresso: ... amar o prximo como a ti mesmo. O amor que foi gerado de Deus na vida daquele que creu e o levou a uma vida plena de amor e adorao ao Pai, agora exercido para com o prximo. impossvel algum amar a Deus e odiar o prximo. Esse resultado natural. Aquele que ama ao Senhor, busca tambm amar de forma prtica ao prximo. desta forma que cumprimos nossa misso, pois foi assim que Jesus viveu o seu ministrio. Ele amou ao prximo a ponto de dar sua vida para salvar os pecadores. O lder , como modelo para os liderados, no pode se esquecer do amor que precisa estar presente em sua vida de forma prtica. Nossas aes falam mais do que nossas palavras. O amor evidenciado, muito mais do que por palavras, atravs de nossas aes. Pronto para servir O maior exemplo de servilismo que temos na bblia o do prprio Cristo. Ele veio para servir e serviu at a morte. Um dos exemplos clssicos vividos por Jesus e

11 que nos mostra a grandeza de Deus na vida daquele que lidera atravs do servio foi quando ele lavou os ps dos discpulos (Joo 13. 4-11). Note bem que o servilismo est diretamente ligado humildade. No h como servir se no houver humildade. Os que almejam a liderana precisam aprender a ser humildes para, ento, lanarem mo da toalha do servio que estar satisfazendo s necessidades dos outros. Quando estava prestes a me mudar para o Crrego Fundo, Laje do Muria, RJ, onde estaria iniciando o ministrio de pastoreio da congregao, um presbtero, j avanado em idade, usou uma frase que impactou profundamente o meu corao. Ele me disse: V, mas prepare-se para ser um tapete naquela igreja. A princpio fiquei chocado com aquela palavra, mas logo pude entender o que ele estava me dizendo. Era necessrio que eu me despisse de tudo o que me projetava para que, com humildade, me apresentasse apenas para servir quela congregao. Para a glria do Senhor, pude colocar esse ensinamento em prtica e fui grandemente abenoado naquela igreja. 5 JESUS, O MAIOR EXEMPLO DE LIDERANA Sem dvida, o maior exemplo de liderana que o mundo j viu o de Jesus. Ao longo da histria, seus mtodos continuam sendo reproduzidos e trazendo magnficos resultados. Nossa proposta, no contexto da liderana de Jesus, observar alguns pontos dentre tantos que possam nos trazer uma viso desse fantstico lder que marcou de forma grandiosa toda a humanidade. Destacaremos aqui alguns princpios usados por Jesus e que devem ser praticados pelo lder que almeja sucesso em sua liderana. Um lder que viveu a humildade (Fl 2. 6-8) Vemos, no texto que lemos a presena plena da humildade na pessoa do Senhor Jesus. Ele se humilhou quando abriu mo de sua glria. Ele se humilhou quando se tornou homem. Ele se humilhou ao ser obediente ao Pai at a morte e morte de Cruz. Todo o ministrio de Cristo foi exercido com humildade.

No h liderana de sucesso sem a presena da humildade. Ela precisa comear na vida do lder. Foi assim que Jesus nos ensinou e dessa forma que alcanaremos o sucesso. Um lder com propsitos (Fl 2. 6-8) Do incio ao fim, o ministrio de Cristo foi pautado num nico propsito. O maior projeto de todos os tempos teria de ser implementado. A misso estava nas mos do Filho de Deus. Nessa trajetria no poderia haver falhas, pois nas mos de Cristo estava o destino de todas as almas, de todas as eras e tempos. Ele se manteve firme em seu foco e no falhou.

12 Ele liderou os discpulos dentro dessa viso e os treinou tambm nessa viso. A liderana de Cristo teve o propsito mximo de livrar o homem da pena do pecado. Um lder que conhecia profundamente o seu contexto Um lder precisa conhecer o contexto que lidera. Vemos pelos textos bblicos que, quando Jesus falava aos discpulos ou grande multido que o seguia, Ele tinha um conhecimento profundo de todo o contexto que o rodeava. Diante de situaes diferentes, vemos Jesus levando alimento e trazendo luz verdades profundas que deixavam as pessoas maravilhadas. Quando se encontrou com a mulher samaritana (Joo 4), Ele deu uma verdadeira aula onde revelou conhecimentos profundos acerca da cultura e estilo de vida daquela mulher. Deus no ir fazer aquilo que podemos fazer. necessrio, ento, que se busque conhecimento geral do contexto onde se lidera para assim ser achado diante de Deus em condies para desempenhar uma liderana eficaz. Um lder que ensinou e treinou seus liderados para liderar Ele pessoalmente ensinou os discpulos Em Marcos 4 vemos Jesus ensinando os discpulos a compreenderem a Parbola do Semeador. Observando o ministrio de Jesus, voc ver que ele continuamente tem a preocupao de trazer ensinamentos aos discpulos. Jesus assim o fazia, pois sabia que continuaria sempre com eles; portanto era necessrio trein-los para que se tornassem futuros lderes. Todo lder que almeja uma liderana de sucesso precisa capacitar os liderados atravs do ensino, objetivando fazer deles lderes no futuro. Ele foi o exemplo maior para os discpulos Ele foi o modelo prtico para a vida dos discpulos. Exemplo de servio, de humildade, de compaixo, de amor, de perdo. Ele foi o modelo completo para os discpulos e continua sendo o padro a ser seguido por aqueles que desejam ser bem sucedidos em sua liderana. Um lder que esteve sempre pronto a servir (Joo 13. 4,5) O ministrio de Cristo foi baseado no servio. Mesmo sendo lder, Jesus sempre esteve envolvido com o servio. Ele usava sua vida como exemplo para que os discpulos pudessem aprender de forma prtica. Quando lavou os ps dos discpulos (Jo 13.5), alm da humildade, Jesus estava ensinando a eles a lio do servio, estava mostrando que ser lder era, antes de tudo, servir. Aprendemos hoje com Cristo que ser lder ser servo e que dessa forma que estaremos ajudando outros a chegarem mais perto de Cristo para o cumprimento da misso.

13 Um lder que vivia constantemente em comunho com o Pai e meditao (Mc 1.35, Lc 5. 15,16) O lder vive empenhado, oferecendo sempre alimento para os liderados. H um desgaste muito grande, uma vez que solicitado o tempo todo e lida com mltiplas situaes. Com Jesus o contexto foi o mesmo. As multides, os discpulos, os fariseus escribas e outros traziam a Cristo um desgaste muito grande. A Bblia nos mostra que Jesus era suprido atravs da comunho constante que ele tinha com o Pai. Mesmo nos ltimos momentos de seu ministrio e at mesmo na cruz do calvrio, Ele no perdeu a comunho e meditao com o Pai. Sem dvida, aqui Jesus nos traz um grande ensinamento. A liderana eficaz se faz com constante comunho com Deus e meditao na Sua Palavra. Um lder que buscava tempo para descanso (Mc 6.31, Mt 14.23) Como exemplo de liderana, Jesus nos mostra que preciso haver um tempo para descanso na vida do lder. O organismo humano tem limites e esses no podem ser quebrados. O descanso bblico. Lemos que Deus fez o mundo em seis dias e no stimo descansou. Jesus viveu essa realidade na prtica para que pudssemos seguir o Seu exemplo. H lderes que esto enfrentando srios problemas na rea emocional e em outras, porque acham que so super homens e no necessitam de descanso. Aprendamos com Jesus a tirar um tempo a ss em orao com o Pai. Aprendamos tambm com ele que necessrio termos um tempo de lazer e descanso para revitalizarmos nosso corpo e assim adquirirmos a disposio necessria para desenvolvermos bons trabalhos. 6 CONHECENDO OS TEMPERAMENTOS

Para um bom desempenho da liderana, principalmente na rea dos relacionamentos, necessrio que o lder tenha um conhecimento bsico de temperamentos. Esse conhecimento o ajudar a solucionar problemas e ajudar o grupo que lidera na rea dos relacionamentos. Haver tambm um aproveitamento maior do potencial dos liderados. A trajetria dessa liderana ser prspera. I - OS QUATRO TIPOS DE TEMPERAMENTOS BSICOS Romanos 7.18-20 Antes de entrarmos no assunto, preciso compreendermos as diferenas entre carter, temperamento e personalidade. Temperamento Temperamento a natureza do homem; nascemos com ele. Herdamos dos nossos pais e avs.

14 Carter Representa aquilo que a pessoa . So as caractersticas (boas ou ms) que uma pessoa tem e que vo determinar a sua concepo moral. O carter o resultado do temperamento com o qual se nasceu e que foi trabalhado pela disciplina e educao recebidas na infncia, no meio em que se viveu, atravs das crenas e outros. A concepo mais aceita a de que quando uma criana chega aos sete anos de idade, ela j tem seu carter formado. Personalidade o sentimento que externamos de ns mesmos. o que refletimos de ns mesmos para as pessoas.

OBSERVAES IMPORTANTES Uma pessoa nasce com quatro temperamentos bsicos que so: o sanguneo, o colrico, o melanclico e o fleumtico. De um indivduo para o outro, o grau de temperamento pode variar. Uma pessoa pode ter uma predominncia do sanguneo, enquanto outra pode ter a do melanclico. na predominncia que se identifica o tipo de temperamento. Obs.: importante lembrar que no saudvel dizer para as pessoas o tipo de temperamento que se achou ser o dela. Isso no saudvel e, com certeza, traria constrangimentos. A ideia do conhecimento dos temperamentos oferecer ajuda prtica. So nos momentos naturais que o lder ir usar do recurso do conhecimento para promover, em submisso a Deus, melhorias nos liderados. 1 - O SANGUNEO alegre, brinca muito. Tem facilidade para fazer amizades. Contagia as pessoas com facilidade. Suas decises normalmente so tomadas pelos sentimentos. Sente as alegrias e se compadece dos outros com facilidade. Satisfaz-se em estar rodeado de pessoas e ele ser o centro, a vida do grupo. Normalmente fala antes de pensar. Sua franqueza geralmente desarma aqueles com quem fala. Sua vida agitada, de grande felicidade, pode causar inveja em temperamentos mais tmidos. So normalmente bons oradores, vendedores e lidam bem com o pblico. Tem muita amabilidade e energia. Isso os ajuda a vencer as dificuldades da vida. 2 - O COLRICO Ativo, prtico, voluntarioso, independente e auto-suficiente. Tende a ser decidido e teimoso. Tende a tomar decises para si e para os outros. Vive com muita atividade e envolve os que esto sua volta. Vive com muitos planos, ideias e ambies infindveis. seguro e toma decises de longo alcance. No se abala sob presso, enfrenta os problemas com muita coragem. Onde os outros fracassam, normalmente ele obtm sucesso. Seu lado emocional normalmente menos desenvolvido.

15 Dificilmente se compadece dos outros. As lgrimas dos outros causam desconforto para ele. Normalmente no se apega a coisas ligadas arte. Vive mais o prtico. um bom aproveitador das oportunidades e normalmente faz bom uso delas. Para atingir seu objetivo, pode esmagar indivduos que o estejam bloqueando. comum o acharem oportunista. Usa muito as pessoas para atingir seus objetivos. Devido a sua auto-suficincia, se acha muito capaz. extrovertido, contudo, menos que o sanguneo. 3 - O MELANCLICO Geralmente o veem como hostil e sombrio. Tem muita percepo. analtico, abnegado e tambm perfeccionista. Normalmente introvertido. Pode estar muito alegre, mas tambm se entristece com muita facilidade. Quando se abate, se retrai muito, podendo ser hostil. um amigo fiel, mas suas amizades no so feitas com facilidade. Normalmente no procura os outros, mas espera que os outros o procurem. Devido ao perfeccionismo, no gosta de desapontar ningum, razo pela qual leal. Tem a tendncia de ser desconfiado com as pessoas que se achegam a ele. Percebe antecipadamente os perigos de qualquer projeto, por isso no se envolve facilmente neles. Quando aceita fazer algo, se esmera na perfeio, contudo a tarefa seguida de grande depresso. Valoriza muito as tarefas mais difceis e sacrificiais. Normalmente muito correto em tudo, especialmente no que faz. 4 - O FLEUMTICO Calmo, frio, bem equilibrado e eficiente. Vive feliz e descompromissado. Dificilmente se explode em risos ou raiva. Sente emoes, contudo no as manifesta. expectador e evita se envolver nas tarefas do prximo. Memria boa e mente organizada. No aprecia o jeito desorganizado do sanguneo. Tem muita habilidade para promover paz e conciliao. normalmente simptico e de bom corao. Tem uma incrvel capacidade de achar algo engraado nos outros. Sempre tem amigos, pois gosta do convvio social. Aprecia as belas artes. II - PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DOS QUATRO TEMPERAMENTOS 1 SANGUNEO 1.1 O lado positivo do sanguneo

16 Aprecia a vida, interessa-se por tudo sua volta. otimista e acredita em meio s maiores lutas. simptico com todos. Normalmente vive o presente. Esquece facilmente o passado e no pensa muito no futuro. Empolga-se com as pequenas e grandes coisas. Em meio a um projeto que fracassou, est pronto para iniciar outro. Sua afeio para com as pessoas verdadeira, amistoso por natureza. Ficar longe das pessoas uma tortura para ele. Ama fazer novas amizades. Preocupa-se muito quando algum est triste e luta para faz-lo feliz. terno e compassivo. Tem grande sensibilidade para com as necessidades dos outros. sincero quando coloca seus pensamentos. Ama e esquece algum facilmente. O mundo tem sido alegrado pelo sanguneo. 1.2 O lado negativo do sanguneo Pouco prtico e desorganizado. Muito agitado e turbulento. Normalmente indisciplinado. Corre muito em vrias direes sem observar o quadro todo. Muita facilidade em dizer no. Ama agradar. No conhece suas limitaes. Tem o hbito de comear as coisas e no termin-las. No observa os horrios. Esquece-se facilmente das decises e compromissos. Vontade fraca. Decide rpido. Mas nem sempre mantm a deciso que tomou. No leal e resoluto. Fala muito de si e de seus feitos e qualidades. Instvel emocionalmente. Desanima com facilidade, mesmo sendo alegre, devido e emotividade. Sempre se desculpa por suas fraquezas. Tendncia para autocomiserao. Pode explodir em ira, mas se esquece com facilidade. Arrepende-se e pede perdo com facilidade. Espiritualmente ele se arrepende muitas vezes pelo mesmo pecado. Tem grande tendncia para a lascvia, devido sua instabilidade emocional. 2 O COLRICO 2.1 O lado positivo do colrico Auto-disciplinado, auto-determinado. Confia em sua capacidade. Cr que ir conseguir. Ousado, corajoso no empreender esforos. muito ativo, contudo, d significado atividade em que est envolvido. Leva com firmeza seus projetos.

17 Acha que seus planos so os melhores, contudo, seu sucesso se deve determinao. Tem grande facilidade, quando executa um projeto. Tem grande tendncia para liderar. Aceita a liderana e est pronto para liderar. otimista, confia em sua capacidade. Isso no o faz desanimar facilmente. No se amedronta em situaes difceis, nem em grandes desafios. Na verdade estimulado por eles. No v problemas, se concentra no alvo final. algum que tem objetivos. 2.2 O lado negativo do Colrico No se importa com os outros. impetuoso. auto-suficiente. Seus sonhos so mais importantes que tudo. Enerva-se com facilidade e guarda rancor. muito vingativo. Apresenta estranha crueldade, que o faz atropelar a todos em prol de seu objetivo. Tem tendncia a ter lcera antes dos 40 anos. Entristece o Esprito Santo com sua amargura, ira e rancor. Mesmo arrependido com algumas iniciativas, sua obstinao o levar at o fim. Tem dificuldade para pedir desculpas e perdo. dado a fazer ofensa grosseira e refinada. autoconfiante e muito orgulho, mesmo em pequenas vitrias. arrogante e prepotente, o que faz com que os outros o detestem. Ao ver a antipatia dos demais, pensa que nada do que faz satisfaz os outros. Sua auto-suficincia faz com que ele no precise de ningum, nem mesmo de Deus. Acredita que suas realizaes compensem seus erros na trajetria, na conquista de seus objetivos. 3 MELANCLICO 3.1 O lado positivo do melanclico Tem normalmente grande inteligncia. Valoriza muito a arte e valores da vida. Devido sua sensibilidade emocional, produz grandiosas anlises da vida. Vibra pelo pensamento criativo. Aprecia muito invenes, descobertas e produo criativa. muito perfeccionista. Tem grande padro de qualidade. Tem grande capacidade de avaliar o passado e tirar lies para si. Sente e prev os problemas existentes em um projeto. Possui forte tendncia para anlise. muito detalhista. Tem muita capacidade para matemtica, engenharia, eletrnica, artes e profisses minuciosas. amigo fiel, mas no faz muitos amigos. Contudo, a fidelidade uma realidade.

18 Cumpre tarefas e prazos com grande preciso. No quer estar em evidncia. No dado a reconhecimento pblico. Quanto mais difcil a tarefa, mais realizado fica. No desperdia palavras. Dificilmente expe suas ideias e opinies, contudo, quando o faz preciso e resumido. Devido grande capacidade analtica, merece ser ouvido. 3.2 O lado negativo do melanclico muito egocntrico. voltado sempre auto-anlise. Tem excesso de preocupao pela condio fsica. Ofende-se facilmente devido ao egocentrismo. Normalmente quando v duas pessoas conversando, pensa que est falando dele. Tem forte tendncia ao pessimismo, gerando insegurana e dificuldade para tomar decises. extremamente crtico. Espera sempre a perfeio dos outros. Quando no correspondido, logo se aborrece. Tem inclinao a ser vingativo, razo da dificuldade de perdoar uma afronta. Pequenos detalhes para ele so grandes problemas. Normalmente despreza os outros que no esto nos seus elevados padres de perfeio. Acha que tais pessoas so inferiores de mente. Muda de humor frequentemente. Ora feliz, ora muito triste. Devido ao seu desalento, aparentemente sem razo, leva os outros irritao. Nesses momentos ser evitado pelos outros, o que causar mais abatimento nele. Prende-se ao passado buscando alvio do presente. Isso lhe levar a mais perigos da alma. Por fora parece calmo e sossegado, mas interiormente est conflitado e turbulento. Ele pode destruir um projeto com o qual concorde, devido a uma ofensa que algum do grupo lhe fez no passado. Se no se entregar ao controle do Esprito Santo, que far dele uma grande bno, tender a desenvolver um comportamento neurtico, desanimado, que no consegue se divertir nem ser tolerado pelos outros. 4 FLEUMTICO

4.1 O lado positivo do fleumtico. Est sempre de bom humor e de bem com a vida. apto para o aconselhamento, pois consegue ouvir sem se aborrecer. Consegue trabalhar bem sob presso. Consegue achar graa em alguma coisa e temperar o ambiente com descontrao. digno de confiana. Cumpre suas obrigaes e horrios. zeloso com grande padro de qualidade. metdico. V na organizao oportunidade de ganhar tempo na vida.

19 4.2 O lado negativo do fleumtico. Apresenta morosidade e indolncia. Apesar de egosta, com o passar do tempo, aprende a disfarar o egosmo. tendente crtica, contudo, o faz no publicamente, mas em ambiente fechado. Ope-se a qualquer mudana, pois isso o obrigaria a se movimentar. s vezes, por sua indeciso, perde timas oportunidades na vida. III - SER CHEIO DO ESPRITO SANTO, A CHAVE PARA O CONTROLE DOS TEMPERAMENTOS Efsios 5.18-21 e Glatas 5.22,23 A PLENITUDE DO ESPRITO SANTO Quando o crente busca a plenitude do Esprito Santo, ele est buscando ser cheio do Esprito. Entretanto no deve haver preocupao apenas com o poder sobrenatural para uma vida de testemunho cristo, mas a certeza de que, como homens, temos fraquezas e que somente pela ao sobrenatural de Deus poderemos ter o controle do temperamento nos momentos difceis dos relacionamentos. COMO SER CHEIO DO ESPRITO SANTO? Vamos ler os textos de Efsios 5.18-21 e Glatas 5.22,23 I Para sermos cheios do Esprito Santo, precisamos santificar nossas vidas ao Senhor (Ef. 5.18) O vinho que o apstolo Paulo menciona no bebida, pois a palavra foi direcionada igreja do Senhor Jesus que estava em feso. Esse embriagar-se com vinho, quando o crente busca satisfazer suas vontades, seus desejos e passa a alimentar a sua carne. O resultado o pecado reinando nessa vida, logo o Esprito Santo deixa de agir nesse crente. Mas se o servo de Deus prioriza a santificao ao Senhor em sua vida, ele mortifica a carne e passa a ser cheio do Esprito. II O Fruto do Esprito: evidncia de uma vida cheia do Esprito Santo (Gl 5.22, 23) Jesus declarou que Ele a videira verdadeira e ns os ramos (Joo 15). Todo aquele que confessa ser de Cristo, precisa produzir fruto digno da rvore a qual pertence. O crente foi chamado para produzir o Fruto do Esprito. Se estivermos produzindo esse maravilhoso fruto porque estamos cheios do Esprito. Esse fruto manifestado atravs de nove atitudes para com o prximo. Temos a oportunidade de manifestar o Fruto do Esprito nos nossos relacionamentos.

Concluso: O que temos aprendido que, como servos de Deus, podemos ter uma vida maravilhosa na rea dos relacionamentos. O lder que conhece essas realidades e que, acima de tudo, se entrega para ser usado como instrumento nas mos de Deus, certamente obter grande xito em sua trajetria de liderana. O caminho proposto por Deus para o sucesso a santificao, que redundar numa vida que ser cheia pelo Esprito Santo e manifestar o Fruto do Esprito atravs das nove atitudes que a Palavra de Deus nos apresenta que so: o amor, a alegria, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansido e o domnio

20 prprio. Uma liderana conhecendo e aplicando esses valores em seu ministrio, com certeza, ser vitoriosa e cumprir com excelncia o seu propsito. 7 COMUNICANDO COM XITO DEFINIO BSICA DE COMUNICAO O termo comunicao vem do latim communicare que significa: participar, fazer, saber, tornar comum. Ao se comunicar alguma coisa a algum, o que se comunicou tornou-se comum a ambos; logo a comunicao foi realizada. Comunicao, comunho, comunidade so palavras que tm a mesma raiz e esto relacionadas mesma ideia de algo compartilhado. A comunicao se realiza basicamente em trs etapas. AS ETAPAS DA COMUNICAO: Emisso Transmisso Recepo

ELEMENTOS DA COMUNICAO Para haver comunicao so necessrios seis elementos bsicos: 1- EMISSOR aquele que envia a mensagem; 2- RECEPTOR aquele que recebe a mensagem; 3- REFERENTE (ou contexto) o assunto que envolve a mensagem; 4- CANAL o meio material, suporte fsico que leva a mensagem; 5- MENSAGEM as informaes que esto sendo transmitidas; 6- CDIGO - grupo de smbolos ou sinais que estruturados trazem significado para algum e que devem ser conhecidos tanto pelo emissor como pelo receptor. Quando se considera a comunicao verbal, o cdigo uma lngua em sua modalidade oral ou escrita. JESUS CRISTO, O COMUNICADOR POR EXCELNCIA Joo 4 Jesus Cristo, sem dvida, foi um comunicador por excelncia. A Palavra de Deus nos mostra grandes multides seguindo-o para ouvir o que ele tinha a dizer. Quando houve a multiplicao dos pes e peixes (Lc. 9.10...), estavam presentes, aproximadamente, 15.000 pessoas, pois as mulheres e crianas no eram contadas e o texto nos afirma que havia 5.000 homens. Vemos, portanto, que a comunicao de Cristo atraa multides. Que qualificaes o Senhor Jesus tinha, que o levava a

21 arrebanhar multides para ouvi-lo? Estaremos abordando aqui alguns pontos relevantes que observamos na pessoa do Senhor Jesus e que, sem dvida, devem ser assimilados e vivenciados por aqueles que desejam uma comunicao que tenha xito. Jesus ministrava usando linguagem simblica de acordo com o contexto. -Eu sou a Videira. -Eu sou o Po da Vida. -Eu sou a gua da Vida. -Eu sou a Porta. -Eu sou o Caminho. -Eu sou o bom Pastor. Jesus ministrava equilibrando seu sermo de acordo com a capacidade de seus ouvintes. - Ministrava para a multido. - Ministrava para os religiosos. - Ministrava para os pecadores e publicanos. Jesus tinha uma capacidade mpar de ministrar para vrias classes de pessoas e atend-las em seus anseios e necessidades. A COMUNICAO EXERCIDA COM XITO No processo da comunicao deve-se considerar alguns fatores que so relevantes tanto para o emissor quanto para o receptor. Eles podem aumentar ou prejudicar a fidelidade da comunicao. Se algum est comunicando, necessrio que haja fidelidade na comunicao para que o receptor entenda com clareza a mensagem. Dispor as palavras de forma a expressar ideias com clareza; usar corretamente as regras gramaticais; pronunciar claramente; conseguir vrios canais sua disposio; organizar o pensamento e as ideias claramente, dentre outros, so algumas observaes que no podem ser esquecidas por aqueles que desejam exercer a comunicao com xito. Alguns aspectos importantes: Atitude do comunicador

A atitude do comunicador para consigo prprio pode afetar a forma da comunicao e a sua qualidade. Podemos dizer, ento, que a atitude est ligada diretamente postura do comunicador. Se ele demonstra estar inseguro, com medo e outros, sua mensagem ser passada

22 aos ouvintes de forma confusa e possivelmente com uma linha de raciocnio desordenada. Esse tipo de comunicao redundar numa impresso negativa dos receptores. O nvel de conhecimento

O nvel de conhecimento daquele que transmite a mensagem fundamental no processo da boa comunicao. A partir de um bom nvel de conhecimento, o comunicador poder atingir vrios tipos de receptores: desde os mais simples at queles que possuem um alto nvel de conhecimento. necessrio que o emissor conhea as caractersticas do receptor para usar seus vrios recursos que podero ser os canais, os meios para tratar com as mensagens, suas prprias atitudes, dentre outros que, de forma eficaz, estaro determinando significativamente o curso da comunicao, contribuindo, assim, para o seu xito.

Os sistemas scio-culturais

necessria uma observao do meio social e cultural em que o emissor e o receptor esto inseridos. Eles so fatores determinantes no processo comunicativo. A maneira como o indivduo se comporta social e culturalmente deve ser observada por aqueles que comunicam uma mensagem. O emissor percepciona a posio social do receptor e molda o seu comportamento de acordo com ela. Dessa forma a mensagem chegar de forma clara ao receptor e atingir seus objetivos. A mensagem

O que se pretende comunicar a mensagem, que se compreende por trs aspectos bsicos: o cdigo, o contedo e o tratamento da mensagem. O Cdigo

Grupo de smbolos ou sinais capaz de ser estruturado de modo a ter significado para algum. Atravs dos caracteres de uma lngua, forma-se um conjunto de elementos o vocabulrio. Ao se combinar esses elementos de forma significativa, forma-se a sintaxe. Ao codificar uma mensagem, o emissor deve decidir quais os elementos a utilizar e como combin-los antecipando, dessa forma, o seu impacto no receptor. O Contedo

O contedo o material da mensagem que est sendo comunicado. Ao se elaborar o contedo, o propsito atingir o objetivo que se espera atravs da comunicao. Nele esto inseridas as informaes, as afirmaes, as propostas, as concluses e outros.

23 O tratamento e a apresentao

No tratamento da mensagem, a formalidade da postura do comunicador e a linguagem a ser utilizada devem variar consoante o padro scio-cultural mdio do grupo. Se assim o emissor tratar a mensagem, com toda a certeza, a mesma ser compreendida pela maior parte do grupo. Quanto apresentao, fundamental que o comunicador esteja atento aos elementos que a levaro ao cumprimento de seu propsito. A mensagem dever ser criativa, objetiva e atraente. Havendo condies, poder tambm ser enriquecida com recursos tais como: vdeos, transparncias, udio, quadros, revistas e outros que podero ser usados. O feedback

O feedback a forma como o receptor reage diante do emissor. Isso, muitas vezes, manifestado atravs do olhar, do balanar da cabea, das lgrimas, das palmas e outros. Esse retorno vindo do receptor estimula o orador a continuar de forma dinmica sua prdica. Se no h o feed, necessrio que o emissor tenha recursos para durante a prdica estar se auto-avaliando e determinando caminhos diferentes para que a mensagem cumpra o seu objetivo que alcanar o receptor. No contexto de comunicao por meio de televiso, revistas, rdio, jornais e outros do tipo, o feedback determinado por pontos de audincia e pelo comportamento de compra dos consumidores. A Concluso

No contexto de qualquer discurso necessria uma concluso. Dentre as muitas formas de concluso, uma prtica e simples o emissor fazer uma breve recapitulao de todos os pontos essenciais que foram abordados. Ela importante, pois, no contexto da memria humana, a receptividade e a reteno so maiores para as informaes que so transmitidas em primeiro e ltimo lugar. importante que se valorize a concluso da mensagem. Comunicando com clareza

Comunicar com clareza fundamental para o alcance dos objetivos da comunicao. Para isso necessrio que o comunicador se esmere em sua dico para a melhor compreenso dos ouvintes. Um bom recurso para melhorar a dico adquirir o hbito da leitura. Realizar alguns treinamentos com a leitura em voz alta ajudar a melhorar a comunicao. H problemas na rea da dico que sero resolvidos com tratamentos com fonoaudilogos.

24 Rudos na comunicao

Os rudos ou interferncias podem acontecer no momento em que se comunica. Eles podem ser: crianas chorando, crianas brincando, celular tocando, tosse contnua, problemas com cabos de microfones e outros que podem se tornar inimigos na hora da entrega da mensagem. A postura do comunicador nessa hora deve ser a do autocontrole, primando por no perder o foco do assunto e, ao mesmo tempo, buscando uma soluo prtica para o problema. No h uma frmula secreta, pois os casos so variados. No entanto, com sabedoria, necessrio encontrar uma soluo para no haver quebra na entrega da mensagem. Minha auto-imagem X Comunicao

A auto-imagem do comunicador tem tudo a ver com a comunicao. Isso comea com as convices que precisam ser compatveis em relao quilo que se comunica. Isso gerar confiana e segurana para se comunicar com autoridade. importante tambm observar a postura do comunicador em relao mensagem que se comunica. A mensagem precisa ser personalizada no comunicador para gerar a aceitao e a compreenso plena do ouvinte. Em resumo, o comunicador precisa viver, naquele momento, o que est comunicando para assim prender a ateno dos ouvintes e ser bem sucedido em sua comunicao. Autocrtica na comunicao

A autocrtica na comunicao muito importante. ela quem vai determinar a busca de melhorias por parte do comunicador. importante que o comunicador levante alguns questionamentos: Minha mensagem est atingindo objetivos? As pessoas esto me compreendendo? Estou agradando aos ouvintes? Ao avaliar a si mesmo, o comunicador ir se colocar no lugar dos ouvintes e, de forma crtica, ter olhos para ver seus acertos e erros. Dessa forma buscar melhorias para crescer na arte da comunicao. tica na Comunicao - o que devo ou no falar

Como comunicador, o lder precisa ter uma preocupao constante com a tica. Nossas palavras tm um grande poder para impactar vidas e contextos. Portanto o lder deve ser cuidadoso para no causar repulsas e constrangimentos quando estiver comunicando sua mensagem. Existem palavras que, se forem proferidas em pblico, deporo contra o lder. Seu peso ser muito negativo. importante que o lder busque, ento, conhecimentos bsicos acerca das legislaes para no infringir leis e com isso trazer problemas para si e o grupo que lidera. Quanto mais houver esmero na busca do conhecimento, mais o lder estar preparado para lidar com o pblico e desenvolver um trabalho que seja aceito pela maioria e agrade, principalmente, a Deus. Exigncias ticas na comunicao O comunicador no deve ser grosseiro em sua comunicao. No deve usar de gestos que tragam duplicidade de interpretao.

25

No deve levar constrangimento aos ouvintes. Deve falar somente o que se pode falar em pblico.

Concluso: Vimos, nesse captulo, que a comunicao elemento fundamental no contexto daquele que lidera e como tal necessrio que o lder conhea os pontos fundamentais para o exerccio da boa comunicao. Ele no deve desprezar essa ferramenta que Deus lhe deu e que bem canalizada produzir resultados excepcionais na vida e trajetria daquele que lidera e do grupo que est sendo liderado.

________________________
COMUNICAO 123www.grupoescolar.com/materia/elementos_da_comunicacao. http://formacao.atwebpages.com/4_2_1_elementos_comunicacao. wikipdia

26 8 CAPACITAES CONSTANTES NA VIDA DO LDER Os processos de mudanas no mundo esto cada vez mais acelerados. Houve um tempo em que as mudanas aconteciam de 100 em 100 anos (sculos). Com os avanos tecnolgicos, chegou-se ao perodo em que as mudanas passaram a acontecer de 10 em 10 anos (dcadas). Atualmente as mudanas esto acontecendo num processo extremamente acelerado. O mundo hoje passa por mudanas diariamente. So os resultados da globalizao e dos avanos tecnolgicos. No contexto dessa realidade est a Igreja do Senhor Jesus. Precisamos entender que os princpios do Evangelho no mudam, mas o mundo, culturas, tendncias e contextos mudam. Essa realidade se torna, ento, um grande desafio para aqueles que almejam a liderana ou esto liderando. preciso liderar de forma contextualizada e para isso acontecer, de fato, o lder precisa estar constantemente na busca de suportes e ferramentas para a sua liderana. Ele precisar se reciclar sempre. Como fazer? Algumas sugestes para um bom processo de reciclagem Estar envolvido e levar a igreja a se envolver de forma efetiva com a obra de evangelismo e misses: fazer cadastros em agncias missionrias; trazer seminrios para a Igreja local; participar de congressos que tratem especificamente de misses; buscar sempre ferramentas que o mantenham sintonizado com o avano do Evangelho no mundo (dados estatsticos).

Fazer cursos e seminrios que tratem especificamente da liderana. Buscar envolvimento constante com a leitura de livros. Fazer cursos de informtica. Buscar, de forma prtica, noes de conhecimentos de outros assuntos e temas. Para isso importante: contato com revistas no s evanglicas, mas tambm seculares; contato constante com noticirios. O que est acontecendo no Brasil e mundo?

9 MATURIDADE NA VIDA DO LDER (SL. 131) A maturidade na vida do lder fundamental. No se concebe algum estar no cargo de liderana sem ter a maturidade necessria para tal. Diariamente aquele que lder confrontado com os mais diferentes contextos e situaes. Da a necessidade de que essa vida seja capacitada (madura) para gerir tais situaes e ver as solues sendo instauradas no contexto da liderana. Estaremos abordando alguns pontos que so relevantes e necessrios na vida do lder maduro.

27 Relacionar-se bem No livro de Glatas 5.22,23 vemos que na vida do servo de Deus h a produo do Fruto do Esprito. Se observarmos atentamente, veremos que todas as atitudes que so manifestas atravs do Fruto do Esprito estavam presentes na vida do Senhor Jesus quando esteve entre ns. Afirmamos, portanto, que Jesus o nosso maior exemplo e somente Ele pode manifestar o Fruto do Esprito em toda a sua plenitude. Uma vez que fomos selados com o Esprito Santo (Ef. 1.13,14), necessrio que produzamos tambm o Fruto do Esprito. As atitudes apresentadas as quais so amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansido e domnio prprio se manifestam na rea dos relacionamentos. Assim sendo, o lder, como servo autntico de Deus e exemplo para os liderados, precisa desenvolver bons relacionamentos. Isso s ser possvel se houver em sua vida a produo do Fruto do Esprito. Saber perdoar O maior exemplo de perdo que temos na Palavra de Deus o do prprio Senhor Jesus. Durante seu ministrio, Ele tanto ensinou como praticou o perdo. Mesmo na hora de sua morte, Jesus no se esqueceu do valor do perdo e afirmou: Pai, perdoa-lhes, porque no sabem o que fazem (Lc 23.34). Como servos do Senhor Jesus, precisamos estar prontos para perdoar. O lder que lidera com eficcia sabe que precisa estar sempre aos ps de Cristo. Ele sabe que precisa refletir o carter de Cristo aos seus liderados. Atravs do perdo ele cresce, abenoado e abenoa vidas. Ter o controle da lngua Controlar a lngua no fcil. A Bblia a compara com uma pequena fagulha que pode incendiar uma grande floresta (Tg 3.5). O lder que deseja ser bem sucedido precisa, em submisso a Deus, buscar o controle da lngua. Uma palavra mal falada, uma calnia, uma fofoca pode produzir grandes estragos. Famlias inteiras podem ser destrudas. A igreja pode ser profundamente abalada. Os prejuzos podem ser grandes. De forma imparcial e controlando o que fala, o lder deve conduzir o grupo para o alcance dos objetivos. Ser bem resolvido emocionalmente Quando penso em maturidade, sou sempre levado ao Salmo 131. Nesse salmo Davi usa uma expresso que chave de todo o contexto. Ele diz no versculo 2: Pelo contrrio, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criana desmamada se aquieta nos braos de sua me, como essa criana a minha alma para comigo. Observe que a alma de Davi tinha desejos, ela tinha vontades, contudo ser um rei maduro exigia dele o controle das emoes. Ele observa que assim como uma criana que havia sido desmamada j no necessitava mais do leite materno, podendo se alimentar de comida slida e j tomar decises, assim tambm ele havia crescido interiormente. Ele agora era um homem maduro.

28 Um dos pontos altos da imaturidade na vida de uma pessoa a falta de controle das emoes. H pessoas que so descontroladas e, no mbito das emoes e tomada de decises, vivem num emaranhado completo, sem ter um norte e uma postura que gere segurana para os que caminham ao lado delas. importante que o lder seja uma pessoa resolvida emocionalmente. S assim ele ter condies de ajudar e orientar aqueles que esto sob sua liderana. Conseguir tomar decises em momentos de conflitos H momentos em que a tenso e os conflitos so grandes. Entretanto os liderados esperam que o lder tome decises, mesmo nesses momentos. Como fazer ento? Dependa exclusivamente de Deus. Busque sempre o Senhor em orao e nesses momentos o Esprito Santo o ajudar na tomada de decises. No tome decises com o corao, tome-as com a razo. Ao tomar deciso, esteja atento aos princpios bblicos que no devem ser quebrados. Decida na certeza de que Deus o est orientando e de que tal deciso a melhor para o grupo. Saber compartilhar Saber compartilhar demonstrao de amor (Mt.22.37-39). O lder precisa compartilhar seus conhecimentos, seus sonhos, seus projetos com o grupo. dessa forma que haver unio, unidade e crescimento que gere o alcanar dos alvos propostos. H lderes que so egostas e no compartilham. O resultado o aniquilamento e estagnao do grupo, gerando, assim, uma liderana frustrada. Compartilhar caracterstica fundamental na vida do lder que almeja uma trajetria de sucesso. Saber ouvir os liderados Essa uma condio fundamental para o ministrio daquele que lidera. Os liderados tm seus anseios, questionamentos, dvidas, sugestes e outros. De forma natural, na expectativa de serem supridos, se apresentaro sempre para falarem com o lder. preciso, ento, saber ouvir. preciso dar ateno aos liderados. Essa postura contribui positivamente tanto para o lder quanto para os que esto submissos a ele. Isso gera crescimento na vida de todo o grupo. Saber dizer no Um lder que diz sim para todos que se apresentam a ele, fatalmente ter seu ministrio fracassado. No fcil, mas, s vezes, necessrio dizer no. Muitas vezes sabemos que no dar certo, que os problemas viro e que todo o grupo ser prejudicado, mas, diante de um pedido, acabamos dizendo sim.

29 Saber lidar com as crticas positivas e negativas Normalmente amamos ouvir crticas positivas, mas quando elas so negativas no gostamos. O lder precisa ser maduro o suficiente para saber lidar com essas questes. Ele no s precisa saber ouvir crticas, como tambm precisa criticar a si mesmo. Em alguns momentos, as crticas sero positivas, mas no refletiro a verdade dos fatos. Em outros, elas sero negativas e, da mesma forma, no refletiro a realidade. Por outro lado, o lder ouvir crticas positivas que correspondero aos fatos e tambm negativas que refletiro a verdade. Se for um lder maduro, saber lidar com esses contextos e estar sempre em avaliao, buscando uma postura de melhoria e crescimento para si e o grupo que lidera. 10 PRINCPIOS VIVIDOS PELO LDER EFICAZ Organizao O lder no precisa ser exagerado em sua organizao, mas no pode viver sem ela. Para liderar, ele tem materiais, os mais variados possveis, que so compostos de livros, apostilas, agendas telefnicas, computador com seus perifricos, blocos de anotaes e outros. Bom, se no houver organizao, tudo isso ir virar um verdadeiro ninho de gato. Portanto o segredo est na organizao. Na verdade, a estrutura para a organizao j est pronta, o que o lder precisa fazer , efetivamente, aplic-la. Agindo dessa forma, seu conceito crescer diante dos liderados e todo o grupo ganhar em muitos aspectos. Envolvimento com a Palavra de Deus No h como desenvolver uma boa liderana se no houver envolvimento com a Palavra de Deus. A Bblia o manual para todos os crentes, todavia fundamental para o lder que ele no se afaste desse alimento. Envolvido com a Palavra, o lder receber orientaes do Esprito para lidar com os desafios da liderana, receber alimento para alimentar os liderados. Atravs dela, ele ser capacitado e levar o grupo a uma caminhada de bnos que glorifique o nome do Senhor. O lder que se envolve com a Palavra de Deus recebe do Senhor autoridade para ministrar essa Palavra. Ele se torna, dessa forma, um canal que Deus ir usar para ministrar a muitos coraes. Vida de Orao No se concebe um lder que no tenha vida de orao. A orao a alavanca, ela o canal de comunicao do crente com Deus. Logo, para o exerccio da liderana eficaz, ter vida de orao requisito fundamental para aquele que almeja uma caminhada vitoriosa. atravs dela que o lder ouvir a voz de Deus e tambm ser respondido por Ele. Isso promover uma relao de intimidade com o Senhor e ele receber de Suas mos a autoridade necessria para o exerccio da liderana, juntamente com a uno necessria para o ministrio.

30 Direo definida - O lder precisa saber onde est e para onde est indo Liderar saber que se est caminhando em uma direo. No entanto fica a pergunta: Se almejamos a liderana, para onde desejamos ir e levar o grupo que pretendemos liderar? Se no h direo, ento tambm no h liderana. A direo vem com a definio dos propsitos de Deus para a vida da Igreja. Biblicamente fomos chamados, basicamente, para glorificar a Deus e proclamar a Salvao de Cristo aos perdidos (Mt. 15.16, Mt. 28.18-20). Com base no propsito maior da Igreja, o lder estar buscando nortear sua liderana e assim definir os mtodos que devem ser pautados em alvos mensurveis para que todo o grupo cresa e avance na direo de seu propsito. Viso Plena do todo - O lder aquele que v por cima Para liderar com eficcia necessrio ter a viso plena de todo o contexto do grupo que se lidera. O lder, ento, aquele que v por cima. Somente com esse tipo de viso ele ter condies de tomar decises e, diante dos contextos, buscar solues que levem ao crescimento. Atitude de amor com os liderados A liderana eficaz exercida atravs do amor. H momentos em que o lder precisa admoestar, exortar e at mesmo confrontar os liderados com seus erros, para buscar solues para a vida dos mesmos e do grupo. Entretanto tudo isso precisa ser exercido com amor. As atitudes do lder, se forem ministradas com amor, iro determinar a obedincia dos liderados em relao liderana. Isso ser tambm fator que determinar o crescimento do grupo. Liderana imparcial O lder no pode ter preferncias. No deve tomar partido, se quer ser bem sucedido. Ele lidera um grupo e no grupinhos. Para isso sua postura dever ser sempre a mesma, independente das circunstncias. Independente do contexto social dos liderados, o tratamento do lder deve ser o mesmo em relao a todos. Dessa forma ele ganhar a confiana da equipe e, assim, construiro uma histria de bnos diante do Senhor. Postura do Lder - No falar - No vestir - Nos relacionamentos com os liderados

31 Iniciativa O lder precisa ter iniciativa. Ele no pode ficar esperando que o liderado faa aquilo que tem de ser feito por ele. O grupo espera essa atitude do lder. Para ter iniciativa, ele precisa conhecer o contexto que lidera e tomar providncias com convico para ser o exemplo na vida dos liderados. Motivao - usando estratgias de motivao com o grupo O ser humano dotado de emoes. Ele reage de acordo com o contexto. Muitas vezes o contexto no reflete a proposta da liderana. Logo os liderados ficam desanimados e morosos em sua caminhada. necessrio que o lder use dos recursos da motivao. necessrio que se desenvolvam projetos que motivem o grupo e que levem os liderados a se envolverem como se os projetos tivessem sido elaborados por eles mesmos. Quando o liderado se sente parte do projeto, ele se empenha para v-lo realizado. O lder que almeja o sucesso buscar estratgias e caminhos que motivem o grupo para que os alvos sejam alcanados. 11 UM LDER COM PROPSITOS Definindo e comunicando os propsitos Para se definir e comunicar bem os propsitos, o lder precisar fazer pelo menos duas perguntas: Onde quero chegar? - Por que e para que minha organizao existe? Essas perguntas estaro dando um norte para que ele defina o propsito do grupo que lidera, o qual definido e expressado equipe de forma simples, bem como as metas e 31 estratgias para alcan-lo. Em nosso contexto, o propsito que apresentado s organizaes deve estar em consonncia com o propsito geral da Igreja. Comunicando de forma clara o que se espera do grupo Todo grupo espera que seu lder seja claro e objetivo quando comunica suas propostas, alvos e metas. fundamental que ele seja coerente e claro. importante tambm que o lder respire e viva tudo o que est comunicando aos liderados. Desta forma, sua equipe ser coesa e caminhar em parceria com ele. Apresentando os projetos com alvos mensurveis para o grupo O lder que lidera com eficcia tem os ps no cho. No se concebe um lder almejando chegar a lugares altos e vivendo num mundo de fantasias. Todo grupo tem uma estrutura, logo os alvos e propostas devem estar em consonncia com a estrutura do mesmo. Os projetos devero conter alvos que sejam mensurveis para o atingir os objetivos de todo o grupo.

32 Envolvendo todo o grupo nos projetos importante que todos estejam envolvidos nos projetos. Todos podem participar dentro de seu campo de capacidade. No h ningum que no possa dar sua parcela de contribuio junto aos projetos que so propostos. Portanto o lder precisar ter a viso alargada para no ficar restrito a um grupo que considera ser mais capacitado que os demais. Agindo dessa forma, todos tero oportunidade de participar e, em muitos casos, o lder ver que pessoas que achavam que no eram capazes de exercer algumas funes, quando receberem a oportunidade, acabaro surpreendendo no s ao lder, mas a todo o grupo. 12 FINANAS NA VIDA DO LDER Pois qual de vs, pretendendo construir uma torre, no se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para no suceder que, tendo lanado os alicerces e no a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem comeou a construir e no pde acabar. (Lc 14.28-30) O princpio bsico apresentado por Jesus : Administre bem suas finanas. Administrar de forma prtica e saudvel as finanas, pelo que vemos nesse texto, ter o controle das receitas e despesas. Numa linguagem prtica usada pelos antigos : medir a gua e o fub. O que Jesus est nos ensinando viver com os ps no cho. H muitas pessoas que vivem num mundo de fantasia e o pior que elas proclamam que Deus est nesse mundo. O resultado tem sido o de grandes prejuzos e dissenses na vida de muitas igrejas. Algumas leis esto sendo quebradas e, quando uma lei quebrada, as consequncias certamente viro. No final da histria, algum ter de pagar a conta. Esse no o caminho que Cristo nos apresenta. A realidade vivida por cada um diferenciada, porm necessrio que se busque um caminho baseado nessa verdade para que a caminhada seja de sucesso. Existem muitas orientaes gerais acerca de controle financeiro que, dentro da realidade de cada um, podero ser colocadas em prtica. O lder no pode se esquecer de que no seu planejamento dever ser inserido o princpio bblico da contribuio, que vivido atravs dos dzimos e ofertas. Um lder infiel no d testemunho e colhe os resultados da infidelidade para a sua vida e para a vida do grupo que est liderando. Vivendo na infidelidade, ele acaba sendo pedra de tropeo para os liderados. O caminho, ento, deve ser o da fidelidade e o da boa administrao. Deus no far aquilo que podemos fazer. 13 ALCANANDO PROPSITOS Liderar com viso A viso daquele que lidera, imprescindivelmente, precisa ser alargada. Ele precisa caminhar na frente do grupo. Precisa estar sempre norteando a equipe. Liderar com viso ver alm daquilo que as pessoas esto vendo. Isso ir gerar confiana e propiciar um avano constante na trajetria dessa liderana e no alcance dos propsitos.

33 Liderar com propsitos definidos Como falamos anteriormente, o lder precisa ter seus propsitos definidos e bem comunicados ao grupo. O grupo conhecer a razo de sua existncia e caminhar sabendo para onde est indo. Liderar com valores definidos Pensar em valores definidos ter o controle nas mos. Os valores so os investimentos que esto sendo feitos no processo de desenvolvimento de um grupo. Quer sejam investimentos financeiros ou alvos idealizados, necessrio que tudo seja projetado de forma clara e definida para a confiana ser gerada no grupo. Ao pensar nesses valores, somos tambm levados a pensar nos propsitos, pois so justamente eles que determinam a caminhada de todo o grupo. Logo os valores, num todo, devero ser bem definidos e estar em consonncia com o propsito geral do grupo. Liderar com motivao A motivao est ligada diretamente quilo em que se est crendo. Logo, se o lder no motivado, subentende-se que o mesmo no cr em seus projetos. Isso ir gerar desnimo em todo o grupo e consequentemente os alvos e propsitos no sero alcanados. Liderar com motivao liderar com vida, com entusiasmo. ter o corao pulsando forte em todos os projetos que so ministrados ao grupo. Liderar com boa administrao Administrar ter o controle de tudo o que est acontecendo na vida do grupo. Administrao e organizao andam juntas. Para isso necessrio que se crie uma estrutura administrativa funcional que ajude o grupo a crescer de forma saudvel. Liderar com uma estrutura prtica e funcional A funcionalidade imprescindvel na vida de uma liderana que busca o alcance de seus propsitos. Todas as ferramentas que forem trazidas para o contexto do grupo devero passar pelo crivo da praticidade e funcionalidade. Liderar avaliando e acompanhando o processo de crescimento necessrio que, periodicamente, o lder esteja fazendo uma avaliao do todo no contexto de sua liderana. Enquanto avalia, tambm observa e acompanha o processo de crescimento. Isso fundamental para o lder e tambm para o grupo. Dentro dessa viso, sempre que encontrar falhas e atrofiamento no crescimento, ele buscar recursos para corrigir os problemas.

34 Liderar primando sempre pela renovao (contextualizao) Os anos vo passando e a organizao precisa de renovao. importante que o lder esteja atento s mudanas que naturalmente iro exigir do grupo que o mesmo se contextualize. Os princpios e verdades bblicas no mudam, mas os mtodos podem mudar. No processo de reciclagem do lder, ele precisar trazer ao grupo condies para que o mesmo esteja atualizado e contextualizado em seu tempo. Liderar com perseverana H um texto na palavra de Deus em I Corntios 15.58 que nos diz: Portanto, meus amados irmos, sede firmes, inabalveis (constantes) e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho no vo. Esse precisa ser o texto ureo de todo lder que almeja sucesso em sua liderana. Sem perseverana, o milagre no acontece. A firmeza e a determinao, com constncia, so fatores que determinam a vitria para o lder e para o grupo que lidera. 14 VENCENDO OBSTCULOS Incredulidade O lder ir vivenciar muitas situaes de incredulidade. Suas propostas, projetos e outros iro confrontar muitas pessoas que so cticas. Elas se tornaro uma barreira em sua trajetria. importante que o mesmo esteja crendo no chamado de Deus para a sua vida e, em sintonia com Aquele que o chamou, com f, lutar contra os muros da incredulidade. preciso, entretanto, buscar orientao e sabedoria vindas do alto para superar a barreira da incredulidade, pois haver momentos em que ela ser gerada at no corao do lder. Mesmo nesses momentos, ele dever continuar buscando ao Senhor em orao e, certamente, ser amparado por Deus e alcanar a vitria. Inconstncia muito comum as pessoas comearem algo e no terminarem. Isso acontece tanto na igreja como em nosso contexto pessoal. O lder precisar ter determinao para no incorrer no erro da inconstncia. O prprio grupo tender a ser inconstante, mas o lder que deseja ser vitorioso lutar e vencer esse obstculo. Desnimo O vilo que o desnimo sempre estar rondando a vida do lder e de seu grupo. Normalmente ele gerado em razo de fracassos, crticas e outros. O inimigo usar de estratgias para trazer desnimo ao lder e ao grupo que ele lidera. necessrio estar buscando foras em Deus para lutar e vencer mais esse obstculo.

35 Estagnao Percebe-se que muitos grupos se lanam a todo vapor e parece que no vo parar nunca. Todavia, ao longo do tempo, a estagnao toma conta e literalmente o grupo para. Essa mais uma barreira que dever ser transposta pelo lder que almeja sucesso em sua liderana. Inveja Infelizmente esse pecado ainda tem estado presente na vida de muitas igrejas. A inveja um sentimento de averso ao que o outro tem e a prpria pessoa no tem. Esse sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materiais como qualidades inerentes ao ser) e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem.5 O prprio lder est suscetvel a cair nesse pecado. A orao fundamental para o destronar desse sentimento que no provm de Deus. Em orao, o lder apresentar o grupo e sua prpria vida para que o Senhor os livre desse pecado. No poder que h no nome e no sangue de Cristo, esse obstculo ser vencido. Falsidade O falso imita o verdadeiro, mas no . Assim tambm acontece em muitos grupos. Pessoas que parecem ser fiis ao Senhor no o so. Na vida do lder que almeja sucesso na trajetria de sua liderana, o obstculo da falsidade tambm se apresentar. Com o corao no altar de Deus, o lder receber toda a condio para perceber e tratar o problema da falsidade no meio do grupo. Esse obstculo ser vencido com orao e sabedoria vinda do alto.

____________________________
5Wikipdia Internet

36

15 PRIMANDO PELO EQUILBRIO Quando estava no seminrio, um dos professores usou uma frase que me falou profundamente ao corao. Ele disse (parfrase): Quando vocs estiverem no ministrio, no se esqueam de que ele como uma corda e nela h dois extremos. Portanto, nunca estejam em nenhuma das pontas. Primem por estar sempre no meio da corda. Primem, em tudo, pelo equilbrio, pois dessa forma que vocs sero abenoados ministerialmente. Com tristeza vejo, constantemente, lderes que no se preocupam com o equilbrio. Eles normalmente escolhem uma rea ou uma viso e mergulham nela at o pescoo. Com isso, bases no so criadas e certamente o fracasso bater s suas portas. Em tudo, o melhor caminho dever ser sempre o do equilbrio, pois assim que todo o grupo ser abenoado. Benefcios vistos na vida de um lder equilibrado: consegue ouvir sempre a voz do Senhor; traz segurana para os liderados; atende a todas as faixas etrias; todos os propsitos do grupo so atendidos; os alvos e objetivos so alcanados. 16 VALORES QUE NO PODEM SER ESQUECIDOS No processo de uma liderana eficaz e dirigida segundo a vontade de Deus, alguns valores no podem ser esquecidos. O lder que atenta para esses valores e os pratica, com certeza, trilhar uma caminhada de sucesso em sua liderana. Vejamos alguns: gratido; humildade; abertura ao aprendizado; manuteno do foco; otimismo. 17 PROPSITOS ALCANADOS Quando pensamos em propsitos, no contexto da liderana, nosso olhar se volta para os pontos e benefcios que espera-se alcanar na trajetria de uma liderana eficaz. Abordaremos alguns que consideramos ser relevantes nesse contexto. A certeza de estar sendo usado como instrumento que cumpre e leva os liderados ao cumprimento dos propsitos que Deus tem para a sua Igreja. A Igreja foi chamada para glorificar a Deus (Mt. 5.13-16 / Jo 4.23) e tambm para proclamar a salvao aos perdidos (Mt. 28.18-20).

37 O sentimento de realizao pessoal. O lder tem a certeza de que Deus o chamou e, atravs do sim que foi dado para o Senhor, o querer Dele foi efetuado em sua vida. No h melhor lugar para estar do que no centro da vontade de Deus (Isaas 6.8). A alegria de ver vidas sendo treinadas e novos lderes se levantando para darem continuidade obra do Senhor. Paulo treinou Timteo para o ministrio (II Tm 4. 1-5). A certeza da recompensa que vem de Deus "Portanto, meus amados irmos, sede firmes, inabalveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho no vo" (1Co 15.58). O apstolo Paulo nos mostra, atravs desse texto, o quanto Deus est interessado em recompensar queles que se envolvem de forma plena em Sua obra. Os que so firmes, inabalveis e sempre abundantes na obra do Senhor, com certeza, sero recompensados. O Senhor que conduz e controla toda a obra sabe quando e como recompensar seus filhos.

CONCLUSO:

Como falamos no incio, inconcebvel a realidade de uma sala de aula sem professor ou de um corpo sem cabea. Assim tambm, todo grupo ou comunidade precisa de liderana. O que vimos nesse mdulo foram princpios bblicos e bsicos para nortearem a vida daquele que almeja a liderana eficaz. O presente material no encerra o tema, mas foi apresentando com o objetivo de despert-lo busca de outros valores e conhecimentos que possam ajud-lo nessa nobre tarefa dada por Deus quele que chamado para liderar em sua obra. Apresente sua vida ao Senhor e, em orao, abra o seu corao para o toque do Esprito. possvel que Deus j o tenha chamado para o ofcio da liderana ou at mesmo para o ministrio missionrio ou pastoral. possvel que Deus ainda v cham-lo para o seu servio. Confie no Senhor! Ele tem o controle de todas as coisas. Ele tem o poder de faz-lo prosperar como lder, contribuindo, assim, efetivamente, para que o Seu Reino seja instaurado em muitos coraes.

38 BIBLIOGRAFIA _______________________________________________________
123456Bblia Sagrada Wikipdia Internet SHEDD, Russell Philip. O Lder que Deus usa. So Paulo: Vida Nova, 2000 COMUNICAO - www.grupoescolar.com/materia/elementos_da_comunicacao. COMUNICAO - http://formacao.atwebpages.com/4_2_1_elementos_comunicacao. TEMPERAMENTOS Baseado em informaes internet

Pr. Waldyr Silva do Carmo C.T.B. Curso Teolgico Bsico IGREJA CASA DE ORAO CEHAB http://casadeoracaocehab.blogspot.com prwaldyrcarmo@yahoo.com.br

You might also like