You are on page 1of 4

2009

Qualquer coisa
Up, Revista de bordo da TAP, n 19, Maio 2009, p15

Miguel Vale de Almeida


MIGUELVALEDEALMEIDA.NET

2009

Qualquer coisa. Miguel Vale de Almeida Se eu fosse estrangeiro e procurasse informao sobre as razes para conhecer Portugal torceria logo o nariz propaganda oficial. No aprecio o fado (fiquei imune moda da sua recuperao), no me atrai nada a ideia de um povo nostlgico, e no tenho nenhum fetiche particular com o sol e a praia. Mas como atrair gente outra gente? Pases como Portugal no esto no campeonato dos grandes pases centrais, no que aos monumentos e museus diz respeito. Mas tambm no esto no campeonato dos pases que s tm a sua natureza para oferecer. Pases como Portugal esto na periferia do centro. No caso, na periferia da Europa. Ao contrrio dos milhares de pginas pessimistas que j foram escritas sobre esta condio, acontece que a acho fascinante. Comeo sempre por a, quando tento seduzir algum a visitar o pas ou quando recebo um amigo recalcitrante, com bilhete marcado para Paris ou Londres (ou Madrid) dois dias depois. Digo-lhes sempre que esto na Europa mas no esto na Europa. Esto no Norte de frica mas no esto no Norte de frica. Esto na Amrica Latina, mas no esto na Amrica Latina. Esto num pas latino mas no esto num pas latino. Esto no Sul mas no esto no Sul. No esto no Mediterrneo mas esto no Mediterrneo. Tal apresentao conduz facilmente confuso, coitados. Mas quando regressam de uma dia de turismo automvel ou de um dia calcorreando Lisboa, ei-los rendidos: Tinhas razo! Os monumentos so pequeninos e muitas vezes mal enquadrados, as praias so boas mas a gua fria, a comida saborosa mas um bocadinho pesada, e no entanto... no sei explicar, mas h qualquer coisa... Qualquer coisa. Qualquer coisa a sensao de estar na Europa mas sem o anonimato burgus, as grandes avenidas, a reconstruo ps-guerra, o cumprimento das regras. virar uma esquina de Lisboa, ou chegar a uma aldeia do Sul, e sentir-se em Marrocos mas sem ter que regatear os preos do artesanato.... entrar numa loja e ser atendido com sotaque do Brasil, descobrir a cada passo semelhanas com o Brasil - as mesmas que no Brasil fazem descobrir semelhanas com Portugal. sentir a latinidade mas sem os seus exageros efusivos uma latinidade em sussurro, com menos caos e buzinas. sentir-se beira do Mediterrneo

quando se olha o rio em Lisboa, mas ser surpreendido pelo nevoeiro, e saber que a trs horas de carro se entra, a Norte, em paisagens mais prprias da Irlanda. No se trata apenas de celebrar a multiculturalidade ou a diversidade, coisa que, afinal, outros pases tm em abundncia e h mais tempo. Trata-se de sentir - nos elementos, nas pedras, nas caras, nas vozes, no tempo e a toda a hora e em mudana constante de engrenagem - esse espao-tempo na extremidade da Europa, beijocando frica e mandando piropos Amrica.

Miguel Vale de Almeida Lisboa, 1960. Antroplogo e professor universitrio. Publicou vrios livros sobre gnero, sexualidade e raa, com pesquisa em Portugal, Brasil e Espanha. Fez incurses pela fico, pelas crnicas, gosta de desenhar e pintar, e no consegue deixar de ser activista na poltica mas tambm, e sobretudo, nos direitos de gays e lsbicas. Vive em Lisboa, para o bem e para o mal. Mantm um blog e um site (miguelvaledealmeida.net).

You might also like