You are on page 1of 4

15/04/13

Falta de procurao em petio inicial ou contestao: consequncias - Revista Jus Navigandi - Doutrina e Peas
Agora mais curto e mais fcil!

O Jus Navigandi mudou de endereo: jus.com.br

Notcias

Entretenimento

Esportes

Vdeos

Rede Record

E-mail

alexandrebiomedico@gmail.com | Minhas Configuraes | Sair

Revista

Frum

Advogados

Livraria

Siga-nos no Tw itter

Interatividade

Tweet

Revista

Artigo
comentrios

0
100% 1

Consequncia da falta de procurao em petio inicial ou contestao


Erika Cassandra de Nicodemos
Elaborado em 04/2013. Pgina 1 de 1
A

gostaram

votos

A
SIGA O JUS NAVIGANDI

possvel que o advogado deixe de juntar, aos autos, a procurao ad judicia, no momento processual oportuno. Cumpre, nesse sentido, avaliar as consequncias da ausncia de procurao nos autos.
INTRODUO O dia-a-dia do advogado que atua na rea

Jus Navigandi
Curtir 63.466 pessoas curtiram Jus Navigandi.

Jus Navigandi no
+1455 Recomende isto no Google

contenciosa cvel marcado pelo dever de cumprimento de prazos, em regra, exguos em face do grande volume de trabalho. Sendo assim, ainda que atue com toda a diligncia que exigida do profissional, por vezes, ocorrem imprevistos. Entre eles, possvel que o advogado deixe de juntar, aos autos, a procurao ad judicia, no momento processual oportuno. Cumpre, nesse sentido, avaliar as consequncias da ausncia de procurao nos autos, uma vez que doutrina e a jurisprudncia no so unnimes sobre o assunto.

Siga @jusnavigandi
RECEBA BOLETINS POR E-MAIL

Preencha seu e-mail


ADVOGADOS

I. A AUSNCIA DE PROCURAO COMO PRESSUPOSTO DE EXISTNCIA Uma primeira corrente sustenta sua posio embasada no artigo 37 do Cdigo de Processo Civil. Este dispositivo legal determina que somente possvel que advogado procure, em juzo, em nome da parte, sem instrumento de mandato, em casos urgentes ou para evitar decadncia ou prescrio. A procurao dever, ento, ser juntada no prazo mximo de 15 dias da propositura da ao e os atos no ratificados devem ser considerados inexistentes. Portanto, de acordo com este entendimento doutrinrio, a ratificao dos atos processuais praticados sem procurao no seria sempre possvel. Seria admitida apenas se houvesse urgncia ou para evitar decadncia ou prescrio. E, ainda que configurada uma das aludidas situaes, a ausncia de ratificao tornaria inexistentes os atos processuais praticados sem o devido instrumento de mandato. Eis, inclusive, o entendimento do Superior Tribunal de Justia, conforme a Smula 115 do mesmo Tribunal: Na instncia especial, inexistente recurso interposto por advogado sem procurao nos autos. Contudo, tal posicionamento, pela sua rigidez, pode

Textos relacionados
A contraposio entre a razovel durao do processo e a satisfao do direito: justia ou celeridade? A temtica da segurana jurdica O instituto do precedente judicial norte-americano no Direito Processual brasileiro Ao de consignao em pagamento na Justia do Trabalho Teoria pluridimensional dos direitos humanos. Uma

acarretar consequncias prejudiciais s partes, que ficam obrigadas a duplicar aes e atos processuais perfeitos, e ao prprio Poder Judicirio, que, por uma questo eminentemente formal, no essencial, dever reapreciar processos e peas idnticos aos anteriores.

II. A AUSNCIA DE PROCURAO COMO PRESSUPOSTO DE VALIDADE

jus.com.br/revista/texto/24175/consequencia-da-falta-de-procuracao-em-peticao-inicial-ou-contestacao

1/4

15/04/13

Falta de procurao em petio inicial ou contestao: consequncias - Revista Jus Navigandi - Doutrina e Peas
Uma segunda corrente baseia-se no artigo 13 do Cdigo de Processo Civil para afirmar que a ausncia de procurao no constitui falta de pressuposto de existncia, mas, sim, falta de pressuposto de validade. Assim, verificada a incapacidade processual ou irregularidade de representao das partes, o magistrado, suspendendo o processo, deve fixar prazo para que o defeito seja sanado. E, apenas em caso de descumprimento, h revelia, extino ou excluso processual. Ocorre que, para parte da doutrina, a irregularidade prevista no referido artigo 13 no abrangeria a ausncia de representao, enquanto, para outra, a ausncia seria uma mera espcie de irregularidade. Seguindo-se o entendimento segundo o qual a irregularidade na procurao abrange, tambm, a sua ausncia, o artigo 13 seria de simples aplicao e, por ser mais flexvel que o artigo 37, acarretaria menos prejuzos para as partes e para o Poder Judicirio. Contudo, caso compreenda-se que ausncia e irregularidades so

proposio epistemolgica aplicada ao estudo do Direito Aspectos inconstitucionais da usucapio familiar

conceitos distintos, verifica-se verdadeira lacuna legal. Afinal, as consequncias jurdicas para as hipteses de ausncia de representao, em causas que no envolvessem urgncia ou impedimento de decadncia ou prescrio, no estariam previstas em qualquer dispositivo normativo.

III. A AUSNCIA DE PROCURAO COMO PRESSUPOSTO DE EFICCIA Por fim, para uma terceira corrente, so inaplicveis, a casos de ausncia de procurao, tanto o artigo 37 quanto o artigo 13 do Cdigo de Processo Civil. Isto porque o Cdigo Civil de 2002 passou a dispor sobre o assunto, abrangendo, inclusive, a hiptese que, anteriormente, poderia configurar lacuna normativa, ou seja, a ausncia de procurao. Alm disso, previu consequncias jurdicas diversas das estabelecidas outrora. Os atos praticados por advogado, sem instrumento de mandato, passaram a ser considerados ineficazes, sendo possvel que esta ineficcia seja afastada pela mera juntada do instrumento de mandato acompanhado de ratificao expressa dos atos ou pela prtica de ato inequvoco da parte neste sentido. Consequentemente, grande parte da doutrina e da jurisprudncia vem coadunando com essa terceira corrente, segundo a qual se deve aplicar o artigo 662 do Cdigo Civil em detrimento dos artigos 13 e 37 do Cdigo de Processo Civil. Este entendimento tem ganhado relevo tambm em virtude do que dispe o artigo 2, pargrafo 1, da Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro, que estabelece:
A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatvel ou quando regule inteiramente a matria de que tratava a lei anterior.

Com base neste artigo, possvel concluir pelo afastamento da aplicao do artigo 37 do Cdigo de Processo Civil e pela aplicao do artigo 13 do mesmo diploma legal somente naquilo em que for compatvel com o artigo 662 do novel diploma civil. Referido posicionamento, inclusive, perfeitamente compatvel com as recentes alteraes da Constituio da Repblica, com a Emenda 45, que elevaram os princpios da razovel durao do processo e da celeridade a status constitucional (art. 5, LXXVIII). Afinal, realmente, macular, pela inexistncia, todos os atos processuais praticados sem instrumento de mandato, significa dar ensejo a atos processuais duplicados e a apelos desnecessrios a instncias superiores, o que contribui de forma implacvel para a morosidade do judicirio e o prejuzo ao desempenho de suas funes. O artigo 662 converge, ainda, plenamente, com princpio da instrumentalidade das formas, previsto no artigo 244 do Cdigo de Processo Civil, que determina que:
Quando a lei prescrever determinada forma, sem cominao de nulidade, o juiz considerar vlido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcanar a finalidade.

De acordo com o doutrinador Luiz Flvio Gomes[i], o ato processual no tem fim em si mesmo, trata-se de um instrumento utilizado para atingir determinada finalidade. Sendo assim, se no h prejuzo s partes e a finalidade alcanada, no se h de falar em inexistncia ou nulidade. Partidrio desta linha de pensamento o professor Fredie Didier Jr[ii]. Em seu livro, explica, adicionalmente,

jus.com.br/revista/texto/24175/consequencia-da-falta-de-procuracao-em-peticao-inicial-ou-contestacao

2/4

15/04/13
representao voluntria.

Falta de procurao em petio inicial ou contestao: consequncias - Revista Jus Navigandi - Doutrina e Peas

que se o ato foi praticado por um advogado, no se h de cogitar incapacidade postulatria e, sim, falta de prova da

Nesse sentido, afirma que a situao no de inexistncia e sim de ineficcia do ato, o que poder ser sanado por mera ratificao, assim dispondo:
Trata-se de ato cuja eficcia e relao ao suposto representado submete-se a uma condio legal resolutiva: a ratificao. No h falta de capacidade postulatria, pois o ato foi praticado por um advogado, que a tem; o vcio na representao, que no restou comprovada. aplicao direta do quanto disposto no artigo 662 do CC-2002.

Sendo assim, de acordo com professor Fredie Didier, poder ser cogitada a aplicao do artigo 13 do Cdigo de Processo Civil somente se interpretado sistematicamente junto ao artigo 662 do novel Cdigo Civil. Contudo, ainda que descumprido o despacho que concede prazo para juntada do instrumento de mandato, em conformidade com o artigo 662, estaro os atos maculados apenas pela ineficcia, bastando ratificao dos atos processuais para sanar eventuais vcios. No se h de cogitar, portanto, extino ou excluso processual ou, ainda, julgamento revelia. Tambm nesse sentido vem se posicionando a jurisprudncia do Tribunal de Justia de So Paulo, conforme segue:
AGRAVO DE INSTRUMENTO. Comercializao de bem mvel. Incria atribuda empresa, fornecedora (atraso no cumprimento da obrigao e entrega incompleta). Arguio de defeito de representao (caducidade de mandato para o foro). Irregularidade sanada (juntada de nova procurao), convalidando atos de antigos patronos. Inteligncia do art. 662, pargrafo nico do Cdigo Civil. Recurso da r. Desprovimento (TJSP Agravo de Instrumento 28.919.969.2011 Barueri 30 Cmara de Direito Privado Rel. Carlos Russo) AO MONITRIA. Pretenso do autor no prescrita. Inteligncia dos artigos 206, 5, I e 2.028 do Cdigo Civil atual. Ausncia de procurao para comprovar a legitimidade do mandatrio. Ajuizamento da ao, ato inequvoco de ratificao dos poderes outorgados pelo credor. No aplicvel espcie o disposto no artigo 22 da Lei n 8.245/91. Sentena mantida. Recurso improvido. (TJ SP Ao Monitria 1120999500 So Paulo 34 Cmara de Direito Privado Rel. Nestor Duarte). AGRAVO DE INSTRUMENTO. Mandato. Procurao. Ratificao. A outorga de mandato aos advogados aps o ajuizamento da ao tem significado de ratificao dos, atos praticados, sendo prescindivel o comparecimnto dos outorgantes a cartrio, para ratificao expressa. Recurso provido. (TJ SP Agravo de Instrumento 0353367-51.2009 Franca 21 Cmara de Direito Privado Rel. Itamar Gaino).

CONCLUSO Conforme demonstrado, o artigo 662 Cdigo Civil ab-rogou o artigo 37 e derrogou o artigo 13, ambos do Cdigo de Processo Civil. Tais modificaes tornaram mais flexveis as regras quanto s consequncias da ausncia de juntada de instrumentos de mandato aos autos, tornando a procurao ad judicia pressuposto de eficcia a ser sanado a qualquer momento. Com isto, prestigiam-se os princpios constitucionais da celeridade e da razovel durao do processo, acarretando inegvel benefcio s partes, aos procuradores e ao prprio Poder Judicirio.

Notas [i] http://www.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20100927142336736 [ii] Curso de Direito Processual Civil: Teoria Geral do Processo e Processo de Conhecimento. 12 ed. s.l: Pdium, 2010, v. I.

Tweet
Procurao no processo civil Advogado no processo civil Direito Processual C ivil

Assuntos relacionados

Autor
jus.com.br/revista/texto/24175/consequencia-da-falta-de-procuracao-em-peticao-inicial-ou-contestacao 3/4

15/04/13

Falta de procurao em petio inicial ou contestao: consequncias - Revista Jus Navigandi - Doutrina e Peas
Erika Cassandra de Nicodemos Advogada atuante na rea cvel, graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo. Especialista em Direito da Propriedade Intelectual pelo Centro de Extenso Universitria, em convnio com a Universidad Austral de Buenos Aires. Ps-graduada em Direito Empresarial pela GVlaw, Faculdade de Direito da Fundao Getlio Vargas. Mestre em Direito Internacional Privado pela Universit degli Studi di Roma La Sapienza.
Fale com a autora

Veja todos os artigos publicados pela autora https://plus.google.com/109135732607284137524/about

Informaes sobre o texto


Como citar este texto (NBR 6023:2002 ABNT): NICODEMOS, Erika Cassandra de. Consequncia da falta de procurao em petio inicial ou contestao. Jus Navigandi, Teresina, ano 18, n. 3574, 14 abr. 2013 . Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/24175>. Acesso em: 15 abr. 2013.

Comentrios

Comentar

Alexandre Sergio Cabral de Brito Comentrio

Enviar comentrio

Regras de Uso

Publique seu texto na Revista Jus Navigandi


Artigos, monografias, peties, pareceres e jurisprudncia

jus.com.br/revista/texto/24175/consequencia-da-falta-de-procuracao-em-peticao-inicial-ou-contestacao

4/4

You might also like