You are on page 1of 34

GEOGRAIA FSICA

CARTOGRAFIA PROJEES CARTOGRFICAS


CP. 1 pg. 17

Prof. Luiz Gustavo Silveira

PROJEES CARTOGRFICAS
INTRODUO OBJETIVOS DA AULA

INTERESSES:
TCNICAS PARA DETERMINADA GEOPOLTICOS ELABORAES SOCIEDADE

APRESENTAM: MAPAS VISO DE PERODO MUNDO HISTRICO

DOS MAPAS

ECONMICOS

PLANETA TERRA GEIDE / ELIPSOIDE

PLANETA TERRA GEIDE / ELIPSOIDE

O geoide um modelo fsico da forma da Terra. De acordo com Carl Friedrich Gauss, a "figura fsica da Terra", sendo, de facto do seu campo de gravidade. a superfcie equipotencial (superfcie de potencial gravitacional constante) e que, em mdia, coincide com o valor mdio do nvel mdio das guas do mar.

Elipside: nas cincias cartogrficas, os elipsoides so utilizados como aproximao da forma irregular da Terra, j que representam o achatamento nos polos, ao contrrio das esferas. As projees cartogrficas tm como domnio coordenadas elipsoidais.

http://www.youtube.com/watch?v=ogiTPWVxSsA

PLANETA TERRA GEIDE / ELIPSOIDE

PROJEES CARTOGRFICAS - TCNICAS


FORMA ESFRICA

SUPERFCIE PLANA

TODOS OS MAPAS TM CERTO GRAU DE IMPRECISO DISTORES DE DIREO, REA OU FORMA


Os tipos de propriedades geomtricas que caracterizam as projees cartogrficas, em suas relaes entre a esfera (Terra) e um plano, que o mapa, so: Conformes os ngulos so mantidos idnticos (na esfera e no plano) e as reas so deformadas. Equivalentes quando as reas apresentam-se idnticas e os ngulos deformados. Equidistantes h uma distoro nas reas e nas formas terrestres. Entretanto, mantm-se com preciso as direes e as distncias a partir do centro de projeo. Afilticas quando as reas e os ngulos apresentam-se deformados.

PROJEO CILNDRICA

PROJEO CNICA

PROJEO PLANA

PROJEES CARTOGRFICAS - TCNICAS

PROJEO CILNDRICA
TANGENTE NA LINHA SELECIONADA

O NGULO LATITUDINAL VAI AUMENTANDO

SECANTE AO LONGO DE DUAS LINHAS

PROJEO CILNDRICA

PROJEO CNICA
O NGULO LONGITUDINAL VAI DIMINUINDO

APENAS UM HEMISFRIO REPRESENTADO. MAIS UTILIZADO PARA A REPRESENTAO DE REAS PERTENCENTES A ZONAS TEMPERADAS.

PROJEO CNICA

PROJEO PLANA
AZIMUTAL

SE LIGA! AZIMUTAL: Que representa ou mede os azimutes. AZIMUTE: Arco do cculo horizontal entre o meridiano do lugar e o crculo vertical que passa pro determinado ponto.

TANGENTE

CNICA CONFORME

PROJEO PLANA

PROJEO PLANA

ONU

PROJEO PLANA - AZIMUTAL

PROJEO MERCARTOR - CILNDRICA

PROJEO PETERS - CILNDRICA

MERCATOR

PETERS

(Ufg 2010) Observe dois tipos de projees cartogrficas aplicadas aos mapas.

As projees cartogrficas cilndricas permitem mostrar a esfera terrestre com alguns tipos de distores geomtricas, que afetam as aparncias das reas e das formas continentais. Os mapas apresentados foram elaborados de acordo com as projees de Mercator e de Peters. A partir destas projees, analise os dois mapas quanto: a) manuteno ou alterao das reas dos continentes; b) s distores maiores ou menores nas representaes das formas dos continentes em baixas, mdias e altas latitudes.

Resposta da questo 15:

a) Na projeo de Mercator, h alterao no tamanho das reas da seguinte forma: no Equador h pequenas distores que aumentam com a proximidade dos polos. Na projeo de Peters, as propores entre os tamanhos das reas continentais so mantidas em quaisquer latitudes.
b) Na projeo de Mercator, as formas dos continentes so menos distorcidas nas baixas latitudes e as deformaes aumentam nas mdias e nas altas latitudes, a partir do Equador. Na projeo de Peters, as formas so mais alteradas, pois h alongamentos norte-sul nos contornos dos continentes nas baixas latitudes, enquanto nas mdias e altas latitudes h um achatamento longitudinal desses contornos.

PROJEO DE ROBINSON

Esta projeo destina-se representao global da Terra. Nela, os meridianos esto transformados, de certo modo, em linhas curvas (elipses) e os paralelos, em linhas retas. Apresenta caractersticas semelhantes projeo cilndrica, mas no conforme, pois modifica em partes a forma dos continentes, nem equivalente, pois as reas representadas no correspondem exatamente realidade.

PROJEO DE GOODE

uma projeo descontnua, pois tenta eliminar vrias reas ocenicas. Goode coloca os meridianos centrais da projeo correspondendo aos meridianos quase centrais dos continentes para lograr maior exatido.

PROJEO AZIMUTAL - EQUIDISTANTE


Conserva a proporo entre as distncias, determinadas direes, na superfcie representada. em

Nesta projeo, centrada em So Paulo, os ngulos azimutais so mantidos a partir da parte central da projeo.

REVISO DO PROFO
PROJEES CARTOGRFICAS
MAPAS APRESENTAM: VISO DE MUNDO TCNICAS PARA ELABORAES DOS MAPAS
TCNICAS DE PROJEO
PROJEO CILNDRICA

PROJEO CNICA
PROJEO PLANA

ONU

MERCARTOR

PETERS

ROBINSON

GOODE

Distores: Direo rea Forma

(Ufu) A seguir esto colocadas trs formas de representao cartogrfica em relao superfcie de projeo. Sobre as superfcies de projeo apresentadas, INCORRETO afirmar: a) Outro tipo de projeo muito utilizada projeo cnica, que se refere projeo do globo em um cone imaginrio, cujo eixo coincidente com o eixo da Terra em relao ao Equador. Esta projeo utilizada principalmente para a representao das regies do mundo adjacentes ao polo.. b) As projees cartogrficas fornecem mapas que oferecem diversos tipos de ponto de vista do planeta, sendo que cada projeo distorce o tamanho ou a forma dos continentes. c) A projeo cilndrica est baseada na projeo do globo sobre um cilindro imaginrio de raio e eixo coincidentes com o raio e o eixo relacionados ao Equador. Neste tipo de projeo, as reas prximas ao Equador possuem suas formas mostradas com preciso, mas as pores mais prximas dos polos so distorcidas inevitavelmente.

d) Resumidamente, a projeo azimutal consiste na projeo do globo sobre um plano imaginrio cujo centro trespassado pelo eixo da Terra em relao ao Equador. Este tipo de projeo mostra as reas em suas reais propores, mas esta tcnica acarreta a deformao das verdadeiras formas dos continentes e pases.

Resposta da questo 6: [A]


Projees cartogrficas so artifcios matemticos que permitem a representao da terra esfrica no mapa plano. Existem vrios tipos de projeo em funo dos diversos tipos de emprego que se podem dar aos mapas. A alternativa [A] falsa, as reas polares so melhor representadas na projeo polar ou azimutal.

(Unesp ) Observe os mapas.

A respeito destas projees cartogrficas correto afirmar que a) na projeo de Mercator, os meridianos e os paralelos so linhas retas, que se cortam em ngulos retos, provocando distores mais acentuadas nas reas continentais de baixas latitudes. b) a de Peters frequentemente apontada como uma projeo que expressa o poderio do Norte sobre o Sul, visto que superdimensiona as terras do Norte. c) a de Peters muito til na navegao, pois respeita as distncias e os ngulos, embora no faa o mesmo com o tamanho das superfcies. d) a projeo de Mercator , comumente, utilizada em cartas topogrficas e, no Brasil, adotada como base do sistema cartogrfico nacional. . e) a projeo de Peters utiliza a tcnica de anamorfose, o que explica o alongamento dos continentes no sentido Norte Sul, mantendo a fidelidade proporo de reas.

Resposta da questo 11: [D]


Projees cartogrficas so representaes da Terra e podem ser construdas em diversos tipos e escalas dependendo de sua finalidade. A projeo de Mercator est entre as mais antigas destaca a forma dos continentes e demais reas cartografadas, porm, distorcendo as propores dessas reas, pois sofrem o efeito de latitudes crescidas. Quanto maior o afastamento da linha do equador, maior a distoro das reas mapeadas. A alternativa [A] falsa, na projeo Mercator as distores mais acentuadas aparecem nas reas continentais de maior latitude. A alternativa [B] falsa, a projeo de Peters destaca a proporcionalidade das reas mapeadas com distoro na forma. O superdimensionamento das reas existe na projeo Mercator. A alternativa [C] falsa, a projeo mais utilizada na navegao a de Mercator, pois fornece distncias precisas nas latitudes correspondentes. A alternativa [E] falsa, no uma anamorfose, tcnica baseada na desproporo de reas para demonstrar variaes de determinadas grandezas.

No mapa obtido dessa projeo cartogrfica,

a) as regies polares apresentam pequenas distores. b) o Crculo Polar rtico mantm as dimenses inalteradas. c) os paralelos e os meridianos cruzam-se, formando ngulos retos.. X d) a rea em destaque tem forma e tamanho idnticos aos da sua origem no globo.

(Ufscar)
Durante os anos 1970, esse mapa era visto como uma reao simblica dos pases subdesenvolvidos - o Sul geoeconmico - contra a cartografia tradicional, em especial a projeo de Mercator, que mostra o norte "acima" do sul e a Europa no centro. Mas essa ideia logo foi abandonada por falta de consistncia. Analise as seguintes afirmativas sobre essa questo: I. A projeo de Peters mostra a proporo exata de cada rea sem distorcer os seus formatos.

II. O impacto poltico-ideolgico de se colocar o sul "acima" do norte diminudo ou anulado pelo fato de que a imensa maioria dos pases est no hemisfrio norte, sendo o sul mais ocenico. III. Tanto faz colocar o norte ou o sul na parte de cima do mapa, pois a posio mais correta para analisar um mapa na horizontal, estando ele sobre uma mesa. IV. A projeo de Peters melhor para a navegao que a de Mercator.
As afirmativas corretas so: a) I e II b) II e III. c) III e IV d) I e IV e) II e IV

Resposta da questo 17: [B]

You might also like