You are on page 1of 6

Sumrio

Introduo......................................................................................................................2 1. Diagnstico................................................................................................................2 1.1. Transtorno Mental Orgnico...............................................................................2 1.2. Psicoses..............................................................................................................3 1.3. Transtornos no-psicticos, no-orgnicos.......................................................3 2. Conduta.....................................................................................................................4 2.1. Manejo Verbal.....................................................................................................4 2.2. Conteno Mecnica..........................................................................................4 2.3. Tranqilizao Rpida........................................................................................5 Fonte..............................................................................................................................6

AGITAO PSICOMOTORA Introduo


As emergncias psiquitricas consistem de duas situaes principais: as tentativas de suicdio e a agitao psicomotora. Abordaremos aqui, os quadros de agitao psicomotora, isto , a avaliao e conduta do paciente violento que, no raramente, nos chega emergncia. O comportamento violento pode ser definido como aquele que conduz ou ameaa conduzir a um dano fsico em pessoas ou objetos. determinado pela interao de mltiplos fatores sociais, psicolgicos e biolgicos. Perfil do paciente violento:

Homem Jovem (15 a 30 anos) Baixo nvel scio-econmico Desempregado Histria prvia de atos violentos Vtima de violncia na infncia Usurio de drogas

1. Diagnstico
Ao nos depararmos numa Emergncia com um paciente que apresentou, ameaa ou est com um comportamento agressivo, devemos avaliar concomitantemente:

alterao do nvel de conscincia a "etiologia" do comportamento agressivo potencial para a violncia no futuro prximo

de fundamental importncia a designao da causa do comportamento agressivo. Para isso, o mdico deve realizar um diagnstico diferencial instantneo e procurar categorizar o paciente em um dos trs grupos:

1.1. Transtorno Mental Orgnico


muito importante a avaliao de uma causa orgnica como determinadora de agitao psicomotora. Nestes casos, em vez de somente controlar a violncia, devemos tratar o distrbio orgnico adjacente. Dentre as etiologias orgnicas, podemos citar:

intoxicao por lcool ou outras drogas TCE infeces do SNC epilepsia doenas metablicas: hipoglicemia etc hipxia abstinncia

O diagnstico diferencial feito por uma boa anamnese e exame fsico, suscedidos por exames complementares que ajudaro no diagnstico e facilitaro o estabelecimento de uma teraputica adequada. Na avaliao clnica, o sintoma mais proeminente a obnubilao da conscincia, acompanhada de iluses e alucinoses mal-estruturadas que vo desaparecendo com medidas teraputicas sintomticas.

1.2. Psicoses
Os pacientes violentos deste grupo, geralmente so esquizofrnicos ou manacos e dificilmente so influenciados por intervenes verbais. O diagnstico diferencial entre agitao esquizofrnica e manaca pode ser difcil, mas, normalmente, os manacos experimentam uma inefvel sensao de bem-estar, enquanto os esquizofrnicos se sentem atingidos por mal-estar vago e indefinido.

1.3. Transtornos no-psicticos, no-orgnicos


Este grupo inclui pacientes principalmente com transtornos de personalidade, que, freqentemente, cedem interveno verbal sem isolamento e conteno. Estes pacientes tendem a agir, em vez de falar sobre seus conflitos. A violncia pode durar de minutos a horas e est muito associada com a utilizao de lcool. Os transtornos de personalidade mais comumente relacionados so o boderline, antisocial e paranide. Outros quadros de transtornos no-orgnicos, no-psicticos, incluem o cime patolgico que pode levar a situaes de auto e heteroagressividade e casos de simulao que quando so bem "estudados", pode haver necessidade de internao para esclarecimento do diagnstico. Quanto ao potencial de agressividade do paciente, deve haver uma avaliao cuidadosa dos riscos de se permanecer sozinho prximo a um paciente em franca agitao psicomotora. O comportamento do paciente durante a entrevista o preditor mais importante de violncia iminente. Ateno especial deve ser dada:

paciente com as mos fechadas musculatura tensa sentado na ponta da cadeira inquieto paciente que fala alto, de forma ameaadora paciente paranide ou com humor irritado, exaltado ou eufrico paciente intoxicado por lcool ou outras drogas

2. Conduta 2.1. Manejo Verbal


Independente do diagnstico, a violncia representa, muitas vezes, um movimento defensivo contra sentimentos intolerveis de fragilidade e desproteo. Assim, o tratamento mais efetivo a interveno verbal. O mdico deve ter atitude calma, respeitosa e direta, tratando o paciente com honestidade e dignidade. A comunicao deve transmitir um desejo consistente de auxiliar. O paciente violento deve ser estimulado a falar de seus sentimentos, mas deve estar esclarecido de que seus atos agressivos no sero aceitos e de que o entrevistador tem meios de cont-los. extremamente importante que isto no seja dito em tom desafiador. Se a interveno verbal no for suficiente, adota-se outras formas de conduta.

2.2. Conteno Mecnica


No deve ser encarada como um procedimento isolado, apenas para "se livrar" do paciente. Sua maior importncia propiciar segurana equipe mdica e ao prprio paciente. Alm disso, com a conteno mais fcil obter-se dados da histria e estado mental que permitam uma conduta mais adequada. Ao contrrio do que se imagina, a reao do paciente , ao fim do tratamento, de gratido, ao se dar conta de que foi impedido de atos destrutivos. Algumas recomendaes so feitas:

durante todo o procedimento, o paciente sempre deve ser esclarecido sobre o que est sendo feito, o motivo e o carter no-punitivo (mesmo que esteja psictico); O mdico a pessoa mais indicada para inform-lo e pode dizer, por exemplo: "Voc est sendo contido para no causar danos aos outros nem a si prprio". o ideal o envolvimento de 5 pessoas, sendo uma que coordena e fala com o paciente; as faixas de conteno devem ser de material resistente, como o couro; a posio de decbito lateral, com a cabea levemente elevada a mais indicada; o paciente deve ser observado, tanto em relao a segurana e conforto da conteno quanto a outros parmetros, como sinais vitais e nvel de conscincia.

2.3. Tranqilizao Rpida


Seria o tratamento farmacolgico com o intuito de diminuir a tenso, a hiperatividade, agitao e/ou agressividade do paciente. importante salientar que a avaliao causal do paciente violento precede qualquer forma de tratamento e, portanto, uma tranqilizao medicamentosa em um indivduo com transtorno orgnico subjacente s ir prejudic-lo, retardando suas reais necessidades teraputicas. Ao antipsicticos de alta potncia so as medicaes de escolha. Haloperidol, 5 mg IM, de 30 em 30 minutos at o fim dos sintomas, pode ser usado, no ultrapassando 45 a 100 mg nas 24 horas. A via EV tem efeito mais rpido, mas impe problemas prticos evidentes. Os neurolpticos de baixa potncia (Clorpromazina, por exemplo) tm o inconveniente da sedao e hipotenso, mas podem ser uma opo, 25 a 100 mg IM. Nunca devem ser usados EV. Caso sejam utilizados em pacientes alcoolistas ou usurios de outras drogas e portadores de doena fsica podem piorar a agitao, precipitar crises convulsivas e piorar arritimias cardacas preexistentes. Os benzodiazepnicos tm sido citados como principais alternativas aos antipsicticos. Nos EUA est sendo muito usado o Lorazepan, IM, para se potencializar os efeitos dos antipsicticos, porm esta droga ainda no est disponvel em nosso meio, na forma injetvel. Os inconvenientes dos benzodiazepnicos seriam o efeito sedativo, depresso respiratria (sobretudo em pacientes intoxicados por outras drogas e com doenas pulmonares), e o eventual efeito paradoxal apresentado por algumas pessoas. Principalmente idosos e pacientes com transtornos mentais orgnicos podem ter piora da agitao com os benzodiazepnicos. J a agitao do Delirium Tremens reduzida com a administrao de clordiazepxido ou Diazepan. Por fim, importante lembrar da importncia dos relatos de acompanhantes e principalmente familiares na complementao da histria colhida com o paciente. Alm disso, deve estar claro a todos o fato de que o paciente violento necessita de um acompanhamento cuidadoso e que o tratamento adequado no se limita s medidas tomadas na Emergncia. Observao 1: A avaliao do nvel de conscincia de fundamental importncia! Um paciente de olhos abertos no significa estar lcido; ele pode estar sonolento, com obnubilao da conscincia, em estado crepuscular ou com dissociao da conscincia. Devemos avaliar principalmente:

Orientao alo e auto-psquica Alteraes da ateno (hipotenacidade, hipervigilncia, hipovigilncia)

6 Observao 2: Nas psicoses devemos avaliar alteraes do pensamento, sensopercepo, afeto e humor:

Pensamento: acelerado, descarrilhamento (pensar em Esquizofrenia!), fuga de idias (pensar em Mania!), perseverao (pensar em Demncia!), concretude (pensar em Oligofrenia ou Esquizofrenia!). Senso-percepo: iluses, alucinaes, pseudo-alucinaes, alucinose Afeto: embotado (pensar em esquizofrenia), labilidade afetiva (pensar em doenas orgnicas) Humor: eufrico, ansioso, irritado

Fonte
http://www.ccs.ufsc.br/psiquiatria/981-15.html

You might also like