You are on page 1of 2

Nutrio em Pique de Carnaval

Sade & Qualidade de Vida - Curiosidades

Seja no carnaval de rua, no salo ou no sambdromo, danar a noite inteira requer muita energia, j que so consumidas em mdia 800 Kcal por noite de folia. Para agentar essa maratona at o fim, sem se cansar no meio da noite ou passar mal durante a festa, conte com uma alimentao equilibrada e uma hidratao adequada.

O QUE COMER? Carboidratos so essenciais!

Consuma alimentos fonte de carboidratos como, pes, massas com molho leve, batata, arroz, cereais entre outros. Eles so responsveis pela formao da energia que ser gasta durante a festa. Os gros integrais, as nozes e a soja so alimentos fonte de vitaminas do complexo B, que participam do metabolismo dos carboidratos, protenas e lipdeos, favorecendo a formao de energia. Voc pode garantir a energia necessria de maneira saudvel fazendo uma refeio completa ou um lanche simples:

Refeies completas: monte o seu prato incluindo carne magra + carboidrato (macarro, batata ou arroz) + salada e legumes cozidos + suco de fruta. Lanche simples: monte um sanduche incluindo, alm do po integral, um alimento fonte de protena (peito de peru, frango desfiado, roast beef, atum em gua ou queijos do tipo branco, cottage, ricota,) + salada + fruta ou suco de frutas.

O QUE NO COMER???
Fuja das gorduras! Alimentos gordurosos devem ser evitados, pois alm de muito calricos, tm uma digesto lenta e difcil. Portanto, se quiser manter longe a indisposio e cansao evite carnes gordas, frituras, salgadinhos e doces calricos. Procure evitar tambm alimentos que provocam a formao de gases, como feijo, couve, brcolis, couve- flor, lentilha, milho, pepino, abacate, melancia e melo. Eles podem causar indisposio, clica e desconforto intestinal atrapalhando a festa. O acar dos doces tambm fermenta no intestino podendo causar gases. HIDRATAO A reposio adequada de lquidos uma alegoria importante no desfile pois h muita perda de lquidos, por meio do suor, ao danar a noite inteira.. Os cuidados com a hidratao poupam os msculos da fadiga. Portanto, beba muita gua, gua de coco, sucos e isotnicos, antes, durante e depois da festa. CUIDADO COM O ALCOOL!!!! lcool em excesso provoca ressaca, sede, dor de cabea e nuseas, alm de outras conseqncias mais srias acarretando prejuzos de estmago, fgado, hipertenso arterial, perda de memria entre outros. Alm disso, o lcool provoca efeito diurtico que pode ser agravado com o aumento da sudorese durante a folia. Sem contar que, quanto maior o teor alcolico de uma bebida, mais calorias ela apresenta. Se beber, modere na quantidade e capriche na ingesto de gua e alimentos fonte de potssio, como por exemplo damasco seco, leite desnatado, cacau, abacate, banana, germe de trigo e caldo de carne para compensar. No descuidar na ingesto de carboidratos, pois ameniza os sintomas de ressaca.

You might also like