You are on page 1of 6

A motivao escolar e o processo de aprendizagem

O processo de aprendizagem pessoal, sendo resultado de construo e experincias passadas que influenciam as aprendizagens futuras. Dessa forma a aprendizagem numa perspectiva cognitivo-construtivista como uma construo pessoal resultante de um processo experimental, interior pessoa e que se manifesta por uma modificao de comportamento. Ao aprender o sujeito acrescenta aos conhecimentos que possui novos conhecimentos, fazendo ligaes queles j existentes. E durante o seu trajeto educativo tem a possibilidade de adquirir uma estrutura cognitiva clara, estvel e organizada de forma adequada, tendo a vantagem de poder consolidar conhecimentos novos, complementares e relacionados de alguma forma. O principal objetivo da educao o de levar o aluno com um certo nvel inicial a atingir um determinado nvel final. Se conseguir fazer com que o aluno passe de um nvel para outro, ento ter registrado um processo de aprendizagem. Cabe aos educadores proporcionar situaes de interao tais, que despertem no educando motivao para interao com o objeto do conhecimento, com seus colegas e com os prprios professores. Porque, mesmo que a aprendizagem ocorra na intimidade do sujeito, o processo de construo do conhecimento d-se na diversidade e na qualidade das suas interaes. Por isso a ao educativa da escola deve propiciar ao aluno oportunidades para que esse seja induzido a um esforo intencional, visando resultados esperados e compreendidos. DESENVOLVIMENTO A aprendizagem est envolvida em mltiplos fatores, que se implicam mutuamente e que embora possamos analis-los separadamente, fazem parte de um todo que depende, quer na sua natureza, quer na sua qualidade, de uma srie de condies internas e externas ao sujeito. No entanto, para a Psicologia, o conceito de aprendizagem no to simples assim. H diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, h diversos fatores que nos leva a aprender um comportamento que anteriormente no apresentvamos um crescimento fsico, descobertas, tentativas e erros, ensino, etc. (BOCK, 1999, p. 114) A aprendizagem um fenmeno extremamente complexo, envolvendo aspectos cognitivos, emocionais, orgnicos, psicossociais e culturais. A aprendizagem resultante do desenvolvimento de aptides e de conhecimentos, bem como da transferncia destes para novas situaes. De acordo com Bock (1999, p. 117), o processo de organizao das informaes e de integrao do material estrutura cognitiva o que os cognitivistas denominam aprendizagem. A abordagem cognitivista diferencia a aprendizagem mecnica da aprendizagem significativa.

Bock (1999, p. 117) destaca que a aprendizagem mecnica refere-se aprendizagem de novas informaes com pouca ou nenhuma associao com conceitos j existentes na estrutura cognitiva. J a aprendizagem significativa, segundo a autora, processa-se quando um novo contedo (idias ou informaes), relaciona-se com conceitos relevantes, claros e disponveis na estrutura cognitiva, sendo assim assimilado. necessrio refletir que cada indivduo apresenta um conjunto de estratgias cognitivas que mobilizam o processo de aprendizagem. Em outras palavras, cada pessoa aprende a seu modo, estilo e ritmo. Embora haja discordncias entre os estudiosos, estes so quatro categorias representativas dos estilos de aprendizagem. O conhecimento pode ainda ser aprendido como um processo ou como um produto. Quando nos referimos a uma acumulao de teorias, idias e conceitos o conhecimento surge como um produto resultante dessas aprendizagens, mas como todo produto indissocivel de um processo, podemos ento olhar o conhecimento como uma atividade intelectual atravs da qual feita a apreenso de algo exterior pessoa. No nvel social podemos considerar a aprendizagem como um dos plos do par ensino-aprendizagem, cuja sntese constitui o processo educativo. Tal processo compreende todos os comportamentos dedicados transmisso da cultura, inclusive os objetivados como instituies que, especfica (escola) ou secundariamente (famlia), promovem a educao. Atravs dela o sujeito histrico exercita, usa utenslios, fabrica e reza segundo a modalidade prpria de seu grupo de pertencimento. (PAN, 1985, p. 16)

Assim, na concepo vygotskyana, o pensamento verbal no uma forma de comportamento natural e inata, mas determinado por um processo histrico-cultural e tem propriedades e leis especficas que no podem ser encontradas nas formas naturais de pensamento e fala. Segundo Vygotsky (1993 p.44), uma vez admitido o carter histrico do pensamento verbal, devemos consider-lo sujeito a todas as premissas do

materialismo histrico, que so vlidas para qualquer fenmeno histrico na sociedade humana. Vygotsky (1991 p. 101) diz ainda que o pensamento propriamente dito gerado pela motivao, isto , por nossos desejos e necessidades, nossos interesses e emoes. Por trs de cada pensamento h uma tendncia afetivo-volitiva. Uma compreenso plena e verdadeira do pensamento de outrem s possvel quando entendemos sua base afetivo-volutiva. Para Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relaes entre as pessoas. A relao do individuo com o mundo est sempre medida pelo outro. No h como aprender e apreender o mundo se no tivermos o ouro, aquele que nos fornece os significados que permitem pensar o mundo a nossa volta. Veja bem, Vygotsky defende a idia de que no h um desenvolvimento pronto e previsto dentro de ns que vai se atualizando conforme o tempo passa ou recebemos influncia externa. (BOCK, 1999, p. 124) Com isso entende-se que o desenvolvimento do individuo um processo que se d de fora para dentro, sendo que o meio influencia o processo de ensino-aprendizagem.

Segundo a concepo de Vygoysky se a aprendizagem est em funo no s da comunicao, mas tambm do nvel de desenvolvimento alcanado, adquire ento relevo especial alm da anlise do processo de comunicao anlise do modo como o sujeito constri os conceitos comunicados e, portanto, a anlise qualitativa das estratgias, dos erros, do processo de generalizao. Trata -se de compreender como funcionam esses mecanismos mentais que permitem a construo dos conceitos e que se modificam em funo do desenvolvimento. (VYGOSTSKY, 1991, p. 2) Pode-se afirmar que a aprendizagem acontece por um processo cognitivo imbudo de afetividade, relao e motivao. Assim, para aprender imprescindvel poder faz-lo, o que faz referncia s capacidades, aos conhecimentos, s estratgias e s destrezas necessrias, para isso necessrio querer faz-lo, ter a disposio, a inteno e a motivao suficientes. Para ter bons resultados acadmicos, os alunos necessitam de colocar tanta voluntariedade como habilidade, o que conduz necessidade de integrar tanto os aspectos cognitivos como os motivacionais, A motivao um processo que se d no interior do sujeito, estando, entretanto, intimamente ligado s relaes de troca que o mesmo estabelece com o meio, principalmente, seus professores e colegas. Nas situaes escolares, o interesse indispensvel para que o aluno tenha motivos de ao no sentido de apropriar-se do conhecimento. A autora Bock (1999, p. 120) destaca que a motivao continua sendo um complexo tema para a Psicologia e, particularmente, para as teorias de aprendizagem e ensino. A motivao um fator que deve ser equacionado no contexto da educao, cincia e tecnologia, tendo grande importncia na anlise do processo educativo. A motivao apresenta-se como o aspecto dinmico da ao: o que leva o sujeito a agir, ou seja, o que o leva a iniciar uma ao, a orient-la em funo de certos objetivos, a decidir a sua prossecuo e o seu termo A motivao , portanto, o processo que mobiliza o organismo para a ao, a partir de uma relao estabelecida entre o ambiente, a necessidade e o objeto de satisfao. Isso significa que, na base da motivao, est sempre um organismo que apresenta uma necessidade, um desejo, uma inteno, um interesse, uma vontade ou uma predisposio para agir. A motivao est tambm includo o ambiente que estimula o organismo e que oferece o objeto de satisfao. E, por fim, na motivao est includo o objeto que aparece como a possibilidade de satisfao da necessidade. (BOCK, 1999, p. 121) Uma das grandes virtudes da motivao melhorar a ateno e a concentrao, nessa perspectiva pode-se dizer que a motivao a fora que move o sujeito a realizar atividades. Ao sentir-se motivado o individuo tem vontade de fazer alguma coisa e se torna capaz de manter o esforo necessrio durante o tempo necessrio para atingir o objetivo proposto. Bock (1999, p. 121) tambm afirma que a preocupao do ensino tem sido a de criar condies tais, que o aluno fique a fim d e aprender.

Diante desse contexto percebe-se que a motivao deve ser considerada pelos professores de forma cuidadosa, procurando mobilizar as capacidades e potencialidades dos alunos a este nvel. Torna-se tarefa primordial do professor identificar e aproveitar aquilo que atrai a criana, aquilo do que ela gosta, como modo de privilegiar seus interesses. Motivar passa a ser, tambm, um trabalho de atrair, encantar, prender a ateno, seduzir o aluno, utilizando o que a criana gosta de fazer como forma de engaj-la no ensino. Bock, cita algumas sugestes de como criar interesses: 1. Propiciando a descoberta. Bruner defensor desta proposta. O aluno deve ser desafiado, para que deseje saber, e uma forma de criar este interesse dar a ele a possibilidade de descobrir. 2. desenvolver nos alunos uma atitude de investigao, uma atitude que garanta o desejo mais duradouro de saber, de querer saber sempre. Desejar saber deve passar a ser um estilo de vida. Essa atitude pode ser desenvolvida com atividades muito simples, que comeam pelo incentivo observao da realidade prxima ao aluno sua vida cotidiana - , os objetos que fazem parte de seu mundo fsico e social. Essas observaes sistematizadas vo gerar duvidas (por que as coisas so como so?) e a preciso investigar, descobrir. 3. Falar ao sempre numa linguagem acessvel, de fcil compreenso. 4. Os exerccios e tarefas devero ter um grau adequado de complexidade. Tarefas muito difceis, que geram fracasso, e tarefas fceis, que no desafiam, levam perda do interesse. O aluno no fica a fim. 5. Compreender a utilidade do que se est aprendendo tambm fundamental. No difcil para o professor estar sempre retomando em suas aulas a importncia e utilidade que o conhecimento tem e poder ter para o aluno. Somos sempre a fim de aprender coisas que so teis e tm sentido para nossa vida. (BOCK, 1999, p. 122) O professor deve descobrir estratgias, recursos para fazer com que o aluno queira aprender, deve fornecer estmulos para que o aluno se sinta motivado a aprender. Ao estimular o aluno, o educador desafia-o sempre, para ele, aprendizagem tambm motivao, onde os motivos provocam o interesse para aquilo que vai ser aprendido. fundamental que o aluno queira dominar alguma competncia. O desejo de realizao a prpria motivao, assim o professor deve fornecer sempre ao aluno o conhecimento de seus avanos, captando a ateno do aluno. CONSIDERAES FINAIS A aprendizagem um fenmeno extremamente complexo, envolvendo aspectos cognitivos, emocionais, orgnicos, psicossociais e culturais. A

aprendizagem resultante do desenvolvimento de aptides e de conhecimentos, bem como da transferncia destes para novas situaes. A estrutura cognitiva do aluno tem que ser levada em conta no processo de aprendizagem. Os conhecimentos que o aluno apresenta e que correspondem a um percurso de aprendizagem contnuo so fundamentais na aprendizagem de novos conhecimentos. So os conhecimentos que o aluno j possui que influenciam o comportamento do aluno em cada momento, uma vez que disponibiliza os recursos para a aptido. necessrio refletir sobre o que o conhecimento e perceber que algo de complexo que deve ser entendido como um processo de construo e no como um espelho que reflete a realidade exterior. O professor deve utilizar as estratgias que permitam ao aluno integrar conhecimentos novos, utilizando para tal mtodos adequados e um currculo bem estruturado, no esquecendo do papel fundamental que a motivao apresenta neste processo. As tcnicas de incentivo que buscam os motivos para o aluno se tornar motivado, proporcionam uma aula mais efetiva por parte do docente, pois ensinar est relacionado comunicao. O ensino s tem sentido quando implica na aprendizagem, por isso necessrio conhecer como o professor ensina e entender como o aluno aprende, s assim o processo educativo poder acontecer e o aluno conseguir aprender a pensar, a sentir e a agir. No h aprendizagem sem motivao, assim um aluno est motivado quando sente necessidade de aprender o que est sendo tratado. Por meio dessa necessidade, o aluno se dedica s tarefas inerentes at se sentir satisfeito. REFERNCIAS BOCK, Ana M. Bahia (org). Psicologias: uma introduo ao estudo de Psicologia. 13 ed. So Paulo: Saraiva, 1999. PAN, Sara. Diagnstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem. 3 edio. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1989 LURIA; LEONTIEV; VYGOTSKY e outros. Psicologia e Pedagogia: Bases Psicolgicas da Aprendizagem e do Desenvolvimento. So Paulo: Moraes, 1991. VYGOTSKY, L. S. A Formao Social da Mente. So Paulo, Martins Fontes, 1991. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. So Paulo, Martins Fontes, 1993.

You might also like