You are on page 1of 9

OS QUATRO NVEIS DA PESQUISA GEOGRFICA APLICADOS ORGANIZAO E SISTEMATIZAO DE ATIVIDADES ENVOLVIDAS NA COMPARTIMENTAO DE TERRENOS.

OS QUATRO NVEIS DA PESQUISA GEOGRFICA APLICADOS ORGANIZAO E SISTEMATIZAO DE ATIVIDADES ENVOLVIDAS NA COMPARTIMENTAO DE TERRENOS.1
Thomaz Alvisi de Oliveira Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia Sul de Minas Gerais thomaz.oliveira@ifsuldeminas.edu.br Paulina Setti Riedel Universidade Estadual Paulista - UNESP psriedel@rc.unesp.br EIXO TEMTICO: EPISTEMOLOGIA EM GEOGRAFIA FSICA. RESUMO Em Geografia Fsica, anlises integradas tm sido utilizadas para melhor explicar as interaes existentes entre os elementos do meio fsico e antrpico, bem como das complexidades, expressas sob a forma de relaes existentes entre os elementos morfolgicos, pedolgicos, litolgicos, vegetacionais e de uso e ocupao do solo. Essas anlises requerem sistemtica organizacional a fim de separ-las em etapas. O trabalho aqui considerado apresenta a aplicao de metodologia referente organizao e sistematizao das atividades de pesquisa desenvolvida no municpio de Canania, litoral Sul do estado de So Paulo, pautada na compartimentao fisiogrfica da rea com inferncias geotcnicas para fins de planejamento territorial e culminou na elaborao de um mapa de Unidades Bsicas de Compartimentao. A sistematizao das atividades permitiu a melhor organizao das etapas a serem seguidas, imps dinmica e fluidez aos trabalhos e minimizou custos adicionais, com melhora na qualidade da informao disponibilizada. Palavras-chave: Anlises Integradas; organizao e sistematizao; otimizao dos resultados. ABSTRACT In Physical Geography, integrated analyzes have been used to better explain the interactions between the elements of the physical and antropic environments as well as the complexities, expressed in the form of relationships between the morphological elements, soil, lithology, vegetation and land use occupation. This paper presents presents the application of the methodology concerning the organization and systematization of research activities conducted in the city of Canania, south coast of So Paulo, based on the partitioning of the phisiografic area with geotechnical inferences for territorial planning and culminated in the elaboration of a map of Basic Units of Compartimentation. The systematization of the activities allowed for better organization of the steps to be followed, imposed dynamics and fluidity in work and minimized additional costs, with improved quality of information provided. Keywords: Integrated analysis; organization and systematization; optimization of results.

Pesquisa financiada pela Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo-FAPESP (PROCESSO 2001/05678-8)
69 REVISTA GEONORTE, Edio Especial, V.1, N.4, p. 69 77, 2012.

OS QUATRO NVEIS DA PESQUISA GEOGRFICA APLICADOS ORGANIZAO E SISTEMATIZAO DE ATIVIDADES ENVOLVIDAS NA COMPARTIMENTAO DE TERRENOS.

INTRODUO

A pesquisa cientfica impe a necessidade da adoo de um mtodo como meio de investigao, que orienta as etapas a serem seguidas, alm de viabilizar, de forma mais satisfatria, a aquisio, anlise e correlao dos dados coletados, com consequncias positivas para a apresentao dos resultados finais. A Geografia, em acordo com George (1986), essencialmente heterognea no que tange aos mtodos adotados para o desenvolvimento das pesquisas que permeiam seu campo de ao. Segundo o autor op. cit., por se tratar de cincia de sntese, pode recorrer a mais de um mtodo, simultaneamente, na busca de solues problemtica levantada. Para a Geografia Fsica, o levantamento bibliogrfico prvio e contnuo e o intercmbio entre as atividades de campo e laboratrio, comumente voltados ao tratamento de dados de ordem diversificada (climticos, geomorfolgicos, pedolgicos, geolgicos, vegetacionais), exigem a organizao e a sistematizao das etapas de trabalho. Essa necessidade, recorrentemente, culmina na adoo de procedimentos metodolgicos organizacionais, importantes para a delimitao do campo de abrangncia das atividades propostas. Um desses procedimentos apresentado por Libault (1971), que define os quatro nveis da pesquisa geogrfica. O trabalho aqui considerado apresenta a aplicao da metodologia de Libault (1971), referente organizao e sistematizao das atividades de pesquisa desenvolvida no municpio de Canania, litoral Sul do estado de So Paulo. A mesma esteve voltada anlise integrada de elementos do meio fsico, por meio da compartimentao fisiogrfica da rea com inferncias geotcnicas para fins de planejamento territorial e culminou na elaborao de um mapa de Unidades Bsicas de Compartimentao. A adoo do mtodo acima citado permitiu a melhor organizao das etapas a serem seguidas, imps dinmica e fluidez aos trabalhos e minimizou custos adicionais, com melhora na qualidade da informao disponibilizada.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS

Em Geografia Fsica, anlises integradas tm sido utilizadas a fim de melhor explicar as interaes existentes entre os elementos do meio fsico/antrpico, bem como de suas complexidades. Essas complexidades se expressam sob a forma de relaes existentes entre os elementos morfolgicos, pedolgicos, litolgicos, vegetacionais e de uso e ocupao do solo. De acordo com Ross (1995), o grande benefcio advindo da adoo dos mtodos integrados de anlise, recai sobre a possibilidade de elaborao de um produto cartogrfico nico, onde os elementos
70 REVISTA GEONORTE, Edio Especial, V.1, N.4, p. 69 77, 2012.

OS QUATRO NVEIS DA PESQUISA GEOGRFICA APLICADOS ORGANIZAO E SISTEMATIZAO DE ATIVIDADES ENVOLVIDAS NA COMPARTIMENTAO DE TERRENOS.

ambientais so agrupados em unidades que refletem limites concretos no espao. As informaes contidas nessas unidades podem subsidiar trabalhos voltados para diferentes fins. Sochava (1975, 1977, 1978), Beroutchachivili (1978), Bertrand (1968 e 2007), Christofoletti (1999) e Tricart (1977), comentaram a respeito da importncia desse tipo de anlise para os gegrafos fsicos, uma vez que, dela que os mesmos podem obter entendimento sobre a dinmica sistmica de determinada rea. Vedovello (2001), em aplicao metodologia de compartimentao de terrenos visando o zoneamento geotcnico dos municpios de Ubatuba e Campinas, estado de So Paulo, manipulou dados primrios e secundrios referentes geologia e geomorfologia e os apresentou de forma integrada, em um mapa de unidades bsicas de compartimentao, contextualizado, portanto, no domnio das anlises integradas em Geografia Fsica. A compartimentao fisiogrfica de terrenos um mtodo utilizado para agrupar os elementos constituintes do meio fsico de acordo com suas semelhanas a partir do levantamento das informaes bibliogrficas pr-existentes, da interpretao e anlise de imagens orbitais de satlite e cartas topogrficas em laboratrio e da checagem e calibrao, em campo, dos dados adquiridos. O resultado apresentado em mapas temticos, onde os dados so analisados conjuntamente e a informao disponibilizada fruto das anlises integradas desses dados. Trabalhos efetuados nesse mbito demandam o levantamento e a manipulao de um volume muito grande de dados de origem diversa. Demandam ainda, atividades em campo e laboratrio, com recorrentes atualizaes e checagem das informaes. Inferem, portanto, a necessidade de organizao da pesquisa em diferentes etapas, com sistematizao das atividades em relao a cada uma dessas etapas. O mtodo proposto por Libault (1971) organizacional e foi elaborado com a finalidade de resolver os problemas referentes articulao lgica entre as operaes de anlise e tratamento de dados estatsticos em geografia. Porm, como citado pelo prprio autor op. cit., a metodologia tem validade tanto para os tratamentos exaustivos do computador, como para os raciocnios simples e elementares (LIBAUT 1971, pg. 2). Dessa forma, o mtodo de Libault (1971) se mostra perfeitamente aplicvel realidade aqui apresentada. Alguns pesquisadores desenvolveram trabalhos orientados a fins diversos e utilizaram a metodologia de Libault (1971) visando organizar as etapas a serem seguidas para a concluso dos mesmos. Como exemplo citamos o trabalho de Nunes (2002) sobre anlise e caracterizao climtica para fins de implantao de hidrovias e hidreltricas no rio madeira, Paiva e Mercante (2004) sobre zoneamento ecolgico econmico aplicado regio do Pantanal-MS, Rodriguez et. al. (2007) sobre o levantamento de uso e conflitos da terra em rea de proteo ambiental, Soares (2008) em estudo sobre a dinmica hidrolgica do rio Uberabinha-MG.
71 REVISTA GEONORTE, Edio Especial, V.1, N.4, p. 69 77, 2012.

OS QUATRO NVEIS DA PESQUISA GEOGRFICA APLICADOS ORGANIZAO E SISTEMATIZAO DE ATIVIDADES ENVOLVIDAS NA COMPARTIMENTAO DE TERRENOS.

MTODO

O mtodo de Libault (1971) define os quatro nveis da pesquisa geogrfica, a saber: o nvel compilatrio; o nvel correlatrio; o nvel semntico; o nvel normativo. Esses nveis preconizam uma ordem lgica de encaminhamento e desenvolvimento das etapas de trabalho. Para o autor op. cit., a sistematizao e a organizao das etapas de trabalho em nveis distintos, proporcionam melhor compreenso e adequao dessas atividades ao longo da pesquisa. Assim, a adoo do mtodo visou a organizao e a sistematizao das atividades a serem desenvolvidas no trabalho ora comentado, em etapas referentes aos quatro nveis definidos em Libaut (1971).

O Nvel Compilatrio: aquisio das informaes pr-existentes

O nvel compilatrio, segundo Libault (1971), prev a coleta dos dados e posterior compilao dos mesmos. Nesse nvel foram coletados, analisados e selecionados os dados a serem utilizados no trabalho. Esses dados foram extrados da consulta bibliografia textual e cartogrfica j existente e de informaes elencadas em campo. Os trabalhos de interpretao de documentos cartogrficos e de imagem de satlite recaem sobre as atividades de levantamento de informaes primrias e foram, portanto, acoplados ao nvel aqui considerado. Como o levantamento bibliogrfico e a aquisio das informaes, em geral, acompanham todas as etapas da pesquisa, o nvel compilatrio se interps aos outros trs nveis. De forma geral, exigiu, num primeiro momento, o levantamento prvio da bibliografia, representada por obras de referncias e documentos cartogrficos temticos. Momentos posteriores, demandaram a checagem e atualizao da bibliografia, com insero e complementao dos dados adquiridos em campo.

O Nvel Correlatrio: correlao da informao

72 REVISTA GEONORTE, Edio Especial, V.1, N.4, p. 69 77, 2012.

OS QUATRO NVEIS DA PESQUISA GEOGRFICA APLICADOS ORGANIZAO E SISTEMATIZAO DE ATIVIDADES ENVOLVIDAS NA COMPARTIMENTAO DE TERRENOS.

Esse nvel, segundo Libault (1971) caracteriza as atividades de correlao dos dados levantados com a realidade do trabalho em seus diferentes momentos. Assim, essas atividades estiveram relacionadas anlise dos dados; interpretao das imagens de sensores orbitais e das cartas topogrficas por setores temticos; ao agrupamento das informaes coletadas em campo. Procedeu-se a um ordenamento cronolgico dos dados adquiridos e uma separao por reas do conhecimento. Os documentos cartogrficos foram agrupados por temas e ordem escalar de representao. As primeiras correlaes no quantitativas foram efetuadas, pautadas, principalmente na observao e no enquadramento da abrangncia areal dos dados coletados. Como exemplo, pode-se citar a correlao entre as reas de ocorrncia de determinada litologia e a sua relao com a morfografia do relevo.

O Nvel Semntico: reorganizao da informao.

As correes efetuadas aps as atividades de campo exigiram a excluso de algumas informaes e insero de outras, seguindo-se representao convencional do conjunto dos resultados. Essa etapa de trabalho relacionou-se ao nvel semntico e efetivou-se a partir da elaborao de documentos cartogrficos pautados nas informaes fisiogrficas da rea, extradas de inferncias efetuadas ante a anlise e interpretao de imagem de satlite e cartas topogrficas. De acordo com Libault (1971), ao nvel semntico, relaciona-se possibilidade de se aproveitar ou no, as informaes levantadas nos dois momentos anteriores. Assim, ao nvel semntico estiveram envolvidas atividades de interpretao de imagem de satlite e posterior compartimentao fisiogrfica, com delimitao das zonas morfolgicas, dos domnios geolgicos e das subzonas morfolgicas; anlise de similaridades entre os compartimentos, checadas e calibradas posteriormente com as informaes adquiridas em campo; digitalizao dos limites dos compartimentos.

O Nvel Normativo: distribuio dos resultados

O nvel normativo definiu as atividades relacionadas s inferncias geotcnicas, de acordo com as caractersticas de cada unidade fisiogrfica compartimentada. nesse nvel que, segundo Libault (1971),
73 REVISTA GEONORTE, Edio Especial, V.1, N.4, p. 69 77, 2012.

OS QUATRO NVEIS DA PESQUISA GEOGRFICA APLICADOS ORGANIZAO E SISTEMATIZAO DE ATIVIDADES ENVOLVIDAS NA COMPARTIMENTAO DE TERRENOS.

so distribudas as normas, ou, para a realidade do trabalho, foram determinadas as caractersticas geotcnicas dos terrenos intrnsecos cada compartimento. Os dados geotcnicos, que serviram de base para a anlise, foram obtidos por inferncias a partir dos elementos fisiogrficos observados na imagem de satlite, associadas ainda, s observaes de campo. As inferncias geotcnicas foram extradas por meio de correlaes lgicas que associam as caractersticas da imagem com as propriedades do meio fsico, tais como a permeabilidade do terreno, a profundidade dos solos, a textura do material inconsolidado, a alterabilidade do material. O Fluxograma 1 apresenta a organizao das atividades frente adoo do mtodo de Libault (1971), culminando na finalizao da pesquisa, com a elaborao do mapa de unidades Bsicas de Compartimentao. Fluxograma 1 Organizao das atividades em etapas de trabalho seguindo as orientaes de Libault (1971).
Compartimentao Fisiogrfica de Terenos

Nvel Compilatrio

Nvel Correlatrio

Nvel Semntico

Nvel Normativo

Aquisio das Informaes Pesquisa bibliogrfica e posterior anlise dos dados coletados.

Correlao das Informaes Ordenamento cronolgico e temtico dos dados adquiridos.

Reorganizao das Informaes Representaes dos compartimentos fisiogrficos.

Distribuio dos Resultados Determinao das caractersticas geotcnicas.

Mapa de Unidades Bsicas de Compartimentao

RESULTADOS

A aplicao do mtodo de Libault (1971) mostrou a importncia da organizao e da sistematizao das atividades envolvidas nos trabalhos destinados anlise integrada dos elementos do
74 REVISTA GEONORTE, Edio Especial, V.1, N.4, p. 69 77, 2012.

OS QUATRO NVEIS DA PESQUISA GEOGRFICA APLICADOS ORGANIZAO E SISTEMATIZAO DE ATIVIDADES ENVOLVIDAS NA COMPARTIMENTAO DE TERRENOS.

meio fsico, dentre os quais, os de compartimentao de terrenos. importante destacar que o mtodo passvel de adequao a trabalhos de diferentes linhas epistemolgicas, mas se mostra especialmente eficaz queles onde uma grande quantidade de dados manipulada em diferentes instncias. Ao delimitar a abrangncia de cada atividade em relao s etapas de trabalho, com aproveitamento do tempo de execuo e consequente diminuio de custos adicionais, facilitou e dinamizou o desenvolvimento do mesmo. Tal fato se refletiu, por exemplo, na otimizao da coleta das informaes em campo por meio da pr-seleo ou pr-excluso, em laboratrio, de dados no utilizveis. Por fim, a qualidade do produto final tende a ser superior, uma vez que, determinado anteriormente quais os dados que realmente devem dar significado ao trabalho em si.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BEROUTCHACHIVILI, Nicolas; BERTRAND, Georges. Le Gosystme ou "Sistme territorial naturel". Revue Gographique Des Pyrnes Et Du Sud-ouest, Toulouse, v. 49, n. 2, p.167-180, 1978.

BERTRAND, Georges. Paysage et geographie physique globale: esquisse mthodologique. Revue Gographique Des Pyrnes Et Du Sud-ouest, Toulouse, v. 39, n. 3, 1968, p.249-272.

BERTRAND, Georges; BERTRAND, Claude. Uma geografia transversal e de travessias: o meio ambiente atravs dos territrios e das temporalidades. Maring: Massoni, 2007. 332 p.

CHRISTOFOLETTI, A. Modelagem de Sistemas Ambientais. So Paulo: Edgar Blucher, 1999. 236 p. GEORGE, P. Os mtodos da Geografia. Rio de Janeiro/So Paulo: Difel, 2a edio, 1986.

LIBAULT, A. Os quatro nveis da pesquisa geogrfica. Mtodos em Questo, Instituto de Geografia (USP), So Paulo, n. 1, 1971, p. 1-14.

NUNES, Dorisvalder Dias et al. Anlise e caracterizao das condies climticas inerentes ao projeto Hidrovia-Hidreltricas do alto Madeira-RO. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE

METEOROLOGIA, 2002, Foz do Iguau. Anais do XII Congresso Brasileiro de Meteorologia. Foz do Iguau: CBMET, 2002. p. 13 - 22. Disponvel em: <http://www.cbmet.com/cbm-files/11-

fdd4ddf2600a7419e3f378071c3197b9.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2012.


75 REVISTA GEONORTE, Edio Especial, V.1, N.4, p. 69 77, 2012.

OS QUATRO NVEIS DA PESQUISA GEOGRFICA APLICADOS ORGANIZAO E SISTEMATIZAO DE ATIVIDADES ENVOLVIDAS NA COMPARTIMENTAO DE TERRENOS.

OLIVEIRA, Thomaz Alvisi de et al. Utilizao de tcnicas de fotointerpretao na compartimentao fisiogrfica do municpio de Canania, SP apoio ao planejamento territorial e urbano. Geocincias, Rio Claro, v. 26, n. 1, p.55-65, 2007.

PAIVA, Luiz Antnio; MERCANTE, Mercedes Abid. Zoneamento ecolgico econmico como instrumento de gesto ambiental: modelo da aplicao no Pantanal de MS. Geografia, Londrina, v. 13, n. 2, p.37-51, 2004. Disponvel em: <http://www.geo.uel.br/revista>. Acesso em: 26 fev. 2012.

RODRIGUES, Batista Roi Cruz; RODRIGUES, Cludia Medianeira Cruz; FOLETO, Eliane Maria. Levantamento de uso e conflitos da terra na rea de proteo ambiental (APA) no rio VacacaMirim/RS. In: XXVII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUO, 2007, Foz do Iguau. Anais do XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produo. Foz do Iguau: Associao Brasileira de Engenharia de Produo, 2012. p. 1 10. Disponvel em:

<http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007_TR650479_0072.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2012.

ROSS, J. L. S. O Mapa Geomorfolgico do Estado de So Paulo. Revista do Departamento de Geografia (USP), So Paulo, v. 10, 1995.

SOARES, Angela Maria. A dinmica hidrolgica na bacia do alto curso do rio Uberabinha - Minas Gerais. 2008. 1 v. Tese (Doutorado) - Curso de Geografia, Universidade Federal de Uberlndia, Uberlndia, 2008.

SOCHAVA, V. B. O estudo de geossistemas. Mtodos em Questo, Instituto de Geografia (USP), So Paulo, 1977, p. 1-50.

SOCHAVA, V. B. Por uma teoria de classificao de geossistemas de vida na terra. Biogeografia, Instituto de Geografia (USP), So Paulo, 1978, p. 1-24.

SOCHAVA, V. B. Theoretical requisites for the mapping of the human habitat. Soviet Geography: review and translation. American Geographical Society, vol XVI, n. 2, 1975.

TRICART, J. Ecodinmica. Rio de Janeiro: IBGE, 1977, 91 p.

76 REVISTA GEONORTE, Edio Especial, V.1, N.4, p. 69 77, 2012.

OS QUATRO NVEIS DA PESQUISA GEOGRFICA APLICADOS ORGANIZAO E SISTEMATIZAO DE ATIVIDADES ENVOLVIDAS NA COMPARTIMENTAO DE TERRENOS.

VEDOVELLO, R., 2001. Zoneamentos geotcnicos aplicados gesto ambiental, a partir de Unidades Bsicas de Compartimentao-UBCs. Tese Doutorado. Instituto de Geocincias e Cincias Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 154 p.

77 REVISTA GEONORTE, Edio Especial, V.1, N.4, p. 69 77, 2012.

You might also like