You are on page 1of 6

Ttulo da resenha em portugus

Ttulo da resenha em ingls


Nome completo do Primeiro Autor Breve currculum vitae, em que se mencionem: titulao acadmica, experincia profissional e/ou acadmica atual, rea(s) de interesse em pesquisa, instituio(es) de vinculao, endereo, e-mail, telefone e fax. Nome completo do Segundo Autor Breve currculum vitae, em que se mencionem: titulao acadmica, experincia profissional e/ou acadmica atual, rea(s) de interesse em pesquisa, instituio(es) de vinculao, endereo, e-mail, telefone e fax. Nome completo do Terceiro Autor Breve currculum vitae, em que se mencionem: titulao acadmica, experincia profissional e/ou acadmica atual, rea(s) de interesse em pesquisa, instituio(es) de vinculao, endereo, e-mail, telefone e fax. [Obs.: Se houver mais de um autor, ordenar de acordo com a contribuio de cada um ao trabalho.] Indicar a linha temtica geral do trabalho: 1. ( ) Tecnologia e Interao 2. ( ) Tecnologia, Educao e Trabalho 3. ( ) Tecnologia e Desenvolvimento Informar principal(is) linha(s) temtica(s) transversal(is): _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ [As informaes acima devem constar em pgina(s) separada(s) da resenha.] ATENO: UMA VEZ QUE SEU ARTIGO SER SUBMETIDO REVISO ANNIMA, TODAS AS REFERNCIAS QUE POSSAM IDENTIFICAR A SUA AUTORIA, NO CORPO DA RESENHA, DEVEM SER REMOVIDAS ANTES DA SUBMISSO. INDICAR, EM SEU LUGAR: [REMOVIDO P/ REVISO ANNIMA]

[Modelo de Formatao de Resenha] Ttulo da resenha em portugus. Subttulo (se houver). Nome do autor da obra. Cidade: Nome da Editora, ano da publicao. Nmero de pginas. ISBN: Ttulo da resenha em ingls . Subttulo (se houver). Nome do autor da obra. Cidade: Nome da Editora, ano da publicao. Nmero de pginas. ISBN: Resenha por [O(s) nome(s) do(s) autor(es) / da(s) autora(s) da resenha bibliogrfica dever(o) ser removido(s) para reviso annima]
Resenhas bibliogrficas so revises crticas de livros e publicaes cientficas ou de interesse cientfico, nacionais ou estrangeiros, com abordagem interdisciplinar, na rea de Tecnologia e Sociedade. Uma resenha deve resumir, analisar, comparar e opinar sobre a obra em questo. Ela no somente informa o lanamento e/ou existncia da obra, devendo oferecer alguma contribuio terica e/ou cientfica, seja ao tema, seja ao campo ou rea de estudo e pesquisa da referida obra, mediante sua anlise crtica. Visando a uma apresentao coerente e de alta qualidade da publicao da Revista Tecnologia e Sociedade, solicitamos aos autores que sigam as orientaes de estilo e formatao de texto apresentadas neste documento. O modo mais simples de faz-lo substituir o contedo do modelo pelo de seu artigo, cuidando para no adicionar novos estilos, ou redefinir os estilos do modelo. As resenhas bibliogrficas devem ser encaminhadas Revista Tecnologia e Sociedade de acordo com os seguintes critrios e caractersticas tcnicas:

Critrios gerais
1. Sero priorizadas resenhas de obras com abordagem interdisciplinar e que se enquadrem na rea de Tecnologia e Sociedade, com foco nas seguintes linhas temticas: Estudos em Tecnologia e Sociedade; Histria da Tcnica e da Tecnologia; Trabalho, Educao e Tecnologia; Tecnologia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel; Relaes de Gnero e Tecnologia; Gesto do Conhecimento, da Tecnologia e da Inovao; Arte, Mdia e Tecnologia; Design e Cultura; Design de Interao; Tecnologia na Aprendizagem Humana; Filosofia da

Tecnologia; Tecnologia. 2.

Tecnologias

Sociais;

Acessibilidade,

Apropriao

Priorizar-se- a atualidade da resenha; a submisso de resenhas bibliogrficas de obras com mais de 24 meses de publicao pode ser feita e aprovada, porm, no incentivada. O(s) autor(es) / A(s) autora(s) de resenhas submetidas deve(m) focar: a) na apresentao sumria da natureza da obra e/ou autor; b) na relevncia da obra na rea de Tecnologia e Sociedade; c) na apresentao sinttica e anlise das partes, sees ou captulos em que esteja organizada a obra; e d) em recomendao de pblico-alvo e tipo de uso para a obra.

3.

Tamanho da pgina
O tamanho da pgina deve ser de 17x24 cm (personalizado).

Pargrafos
O primeiro pargrafo no dever apresentar tabulao. E os pargrafos seguintes devero ter recuo de 0,75 cm na primeira linha. As margens devero ser as seguintes: esquerda de 3 cm e demais (direita, superior e inferior) de 2 cm. importante checar as margens, caso voc utilize este modelo em Word ou BrOffice, porque elas podero sofrer alteraes, de acordo com ajustes locais de seu computador.

Tamanho da resenha
O artigo no deve exceder 8.500 caracteres (com espaos), incluindose as figuras, grficos, quadros, tabelas e outras ilustraes.

Formatao do texto
Utilize alinhamento justificado e espaamento simples entre linhas. Formate cuidadosamente seu artigo, utilizando os seguintes estilos:

Referncia da resenha em portugus


A referncia da resenha deve ser escrita da seguinte forma: Ttulo com fonte Arial 12pt, em negrito (bold); subttulo (se houver) e demais informaes com fonte Arial 12pt, normal, com alinhamento justificado. Ver exemplo abaixo:

Ttulo da resenha em portugus. Subttulo (se houver). Nome do autor da obra. Cidade: Nome da Editora, ano da publicao. Nmero de pginas. ISBN: Referncia da resenha em ingls
A referncia da resenha em ingls deve ser escrita da seguinte forma: Ttulo com fonte Arial 12pt, em itlico e negrito (bold); subttulo (se houver) e demais informaes com fonte Arial 12pt, em itlico, com alinhamento justificado. Ver exemplo abaixo:

Ttulo da resenha em ingls. Subttulo (se houver). Nome do autor da obra. Cidade: Nome da Editora, ano da publicao. Nmero de pginas. ISBN: Corpo do texto
O corpo do texto da resenha deve ser escrito com fonte Arial 10pt, normal, exceto em citaes longas, em que se deve utilizar fonte Arial 8pt, normal. Negrito pode ser utilizado para dar nfase a termos, frases ou smbolos. Itlico deve ser utilizado somente para palavras em lngua estrangeira.

Citaes
Aspas duplas devem ser utilizadas para citaes diretas e frases de entrevistados. Aspas simples devem ser usadas dentro das aspas duplas para isolar material que na fonte original estava includo entre aspas.
Citaes longas (com mais de 3 linhas) devem ser escritas com fonte Arial 8pt, normal, com recuo de pargrafo de 3 cm, alinhamento justificado e entrelinha simples, sem aspas. Deve-se pular uma entrelinha antes e aps o pargrafo da citao.

As fontes das citaes devem ser devidamente referenciadas, de acordo com as normas da ABNT.

Enumerao de pginas, cabealhos e rodaps


Por favor, NO inclua cabealho, rodap, nem enumere pginas em seu artigo. Eles sero adicionados quando a publicao for reunida.

Figuras, grficos, quadros, tabelas / legendas


As figuras, grficos, quadros, tabelas e outras ilustraes devem ser inseridas em posies apropriadas do texto, e cada uma delas deve ser

legendada em fonte Arial 8 pt, em negrito (bold), com alinhamento centralizado. As legendas devem ser enumeradas seqencialmente e posicionadas abaixo das figuras, grficos, quadros, tabelas e outras ilustraes. Estes termos no devem ser abreviados (ou seja, utilizar, por exemplo, Figura, ao invs de Fig.), referenciando-as no texto. Para a verso impressa da revista, as imagens devem ser exclusivamente em preto e branco. Para a verso eletrnica da revista, as imagens podem ser em cores, desde que possam ser transformadas em escala de cinzas, com boa definio, na verso eletrnica (na Web). Neste caso, os autores devem enviar um segundo arquivo da resenha final.

Linguagem, estilo e contedo


A resenha pode ser escrita em portugus ou ingls. Todos os termos em lngua estrangeira, em relao da lngua padro adotada na resenha, devem estar em itlico. da responsabilidade dos autores a reviso da redao da sua resenha, que deve propiciar leitura clara e correta. Algumas recomendaes: Utilize sentenas com estrutura simples, evitando sentenas muito longas. Defina ou explique sucintamente os termos tcnicos. Explique todos os acrnimos e siglas, na primeira vez em que forem utilizados no texto. Em seguida, podero aparecer como acrnimos ou siglas. Por exemplo: Sound Navigation Anging (SONAR); Sistema Eletrnico de Editorao de Revistas (SEER), na primeira vez, e, em seguida, SONAR e SEER. Utilize formas no ambguas para conceitos culturalmente localizados, tais como horas, datas, unidade monetria e nmeros. (Por exemplo: 01/05/2009 pode significar dia cinco de janeiro ou dia primeiro de maio, dependendo da localidade.) Cuide com o uso de pronomes especficos de gnero (ele, ela) e outras palavras com caracterizao de gnero. Utilize linguagem inclusiva (por exemplo, ele ou ela, ele / ela), ou, alternativamente, procure estruturar sentenas de modo a evitar pronomes especficos a determinado gnero.

Notas de fim
As notas (se houver) no devem ser colocadas no rodap. Enumere-as seqencialmente, em algarismos arbicos, no corpo do texto, e as apresente no final da resenha, antes das referncias. Deve-se utilizar fonte Arial 8pt, com alinhamento justificado e entrelinha simples.

Referncias

As referncias devem seguir as normas da ABNT, em fonte Arial 10pt, com alinhamento justificado e entrelinha simples. Exemplos podem ser consultados no Captulo 5 Apresentao das referncias - das Normas para Elaborao de Trabalhos Acadmicos da UTFPR / Sistema de Bibliotecas, disponvel no site: <http://www.utfpr.edu.br/documentos/normas_trabalhos_utfpr.pdf>.

Envio da resenha
A resenha pode ser enviada em Word (.doc, na verso Microsoft Word 2003 ou posterior) ou BrOffice (.odt, na verso BrOffice.org 2.0 ou posterior). Quanto tiver finalizado sua resenha, salve-a com seu sobrenome (T&Sresenha_Sobrenome.doc ou T&S-resenha_Sobrenome.odt), para que possamos identific-lo mais facilmente. No caso de enviar um segundo arquivo, para a verso eletrnica da revista, com imagens em cores, salve-o da seguinte maneira: T&S-resenhacores_Sobrenome.doc ou T&S-resenha-cores_Sobrenome.odt A fim de evitar problemas de transferncia de arquivo pela rede, certifique-se que no haja espaos ou pontuaes no nome do arquivo, e que no haja mais de 40 caracteres antes do .doc, .rtf ou .odt. A resenha pode ter no mximo 2 Mb, incluindo diagramas, grficos, figuras, ilustraes, quadros e tabelas (se houver). Caso a resenha seja aprovada, os diagramas, grficos, figuras, ilustraes, quadros e tabelas devem ser enviados separadamente (alm de constar no corpo da resenha) em arquivo compactado, em formato TIF, BMP ou JPG, sendo que as imagens devem ter resoluo igual ou superior a 300 dpi.

You might also like