You are on page 1of 12

Agrupamento

Vertical Almeida

Garrett

FOLHAS
ATIV

CADAS

Boletim das Bibliotecas Escolares


ABRIL 2013
IDAD ES DO 2 PE ROD

COMEMORAO DO DIA DO PATRONO

Nesta edio:
COMEMORAO DO DIA DO PATRONO

DESAFIO DE ESCRITA A PAZ ... EXPOSIO SOBRE AUTORES ESCOLHIDOS PARA LEITURA EXTENSIVA

O DIA DOS AFETOS E O CARNAVAL

CONCURSO LITERRIO A MAIS BELA CARTA DE AMOR E A MAIS LINDA FRASE SOBRE O AMOR. OS VENCEDORES

SEMANA DA LEITURA TODOS A LER POESIA PAIS A CONTAR HISTRIAS

Esteve patente na BE da escola bsica Almeida Garrett, a exposio sobre a vida e obra do nosso patrono, durante o ms de Fevereiro. Tal como sucedeu em anos anteriores, esta exposio incluiu trabalhos de alunos das turmas do 6 ano. Foram expostos alguns exemplares da obra de Almeida Garrett. A turma do 6 B, no dia quatro de Fevereiro, participou numa sesso de leitura recreativa de uma obra de Almeida Garrett, que foi dinamizada pela professora bibliotecria seguida de uma pequena encenao em que os alunos da turma trajaram poca de Garrett . Na BE da escola de Alfragide foram elaborados marcadores de livros alusivos data , que foram oferecidos aos visitantes da biblioteca. Os alunos do primeiro Ciclo dedicaram-se decorao dos marcadores que foram afixados no placard da biblioteca.

OFICINA PARA EDUCADORAS E PROFESSORES SOBRE CONTAR HISTRIAS !

Folhas

Cadas

2 Perodo

sobre Ttulos Exemplos de Trabalhos Garrett das obras de Almeida

Para alm da Exposio de trabalhos escolares elaborados para a disciplina de Histria pelos alunos das turmas do 6 ano, foram mostrados trabalhos artsticos inspirados na obra do patrono. A turma do 6 D realizou trabalhos a partir dos ttulos das obras ou dos poemas de Almeida Garrett tendo demonstrado grande criatividade e embelezado a exposio O Sculo de Almeida Garrett.

Folhas

Cadas

2 Perodo

Exposies sobre Autores


Exposies e promoo de autores e obras literrias

DESAFIO SOBRE A PAZ

Durante os meses de Janeiro e Fevereiro a BE promoveu a informao sobre a vida e obra dos autores que foram trabalhados pelos alunos da escola nos vrios anos de escolaridade: Sophia de Mello Breyner, Antnio Gedeo, Alves Redol, John Steinbeck, Antoine Saint-Expery e scar Wilde.

Comemorao do dia violncia nas escolas.

da

no

O dia 30 de Janeiro foi assinalado pela BE da escola Almeida Garrett com um cartaz expositivo e um desafio de escrita dirigido aos alunos sobre a paz. Nesse passatempo participaram dez alunos do 5 e 6 anos. A aluna vencedora, foi Alyssa Alvim do 6 F.

CARNAVAL

O DIA DOS AFETOS

NA

BE DA ESCOLA DE ALFRAGIDE

Comemorao do Carnaval Durante a semana de 4 a No dia 14 de fevereiro os alunos do Jardim de 8 de fevereiro esteve patente na Biblioteca Escolar de Infncia visitaram a biblioteca e foi-lhes lida Alfragide uma exposio sobre o carnaval. uma histria sobre a amizade. Foram distribudos desenhos de mscaras aos alunos que as decoraram. As mscaras decoradas foram afixadas num placard na biblioteca e posteriormente escolhida aquela que era do maior agrado dos alunos, atravs de votao. Foi apresentada na biblioteca de Alfragide uma exposio alusiva ao tema, bem como os trabalhos realizados pelos alunos sobre esta temtica, nas suas salas. Durante a semana que se seguiu os alunos puderam escrever uma mensagem num corao de papel sobre Um amigo .. e em seguida o corao era colocado numa caixa em forma de corao colocada na biblioteca. Foram selecionadas as frases mais do agrado dos alunos.

Folhas Cadas

2 Perodo

2 Ca mpan ha
Durante o ms de Fevereiro iniciou-se uma nova campanha de recolha de papel para dar continuidade angariao de uma pequena verba para melhorar a decorao da BE ! Foi a adeso da comunidade educativa a esta campanha que nos entusiasmou a dar-lhe continuidade. Agradecemos a vossa colaborao !

RECOLHA DE PAPEL:
No te esqueas de participar!

JORNAIS REVISTAS FOTOCPIAS LIVROS USADOS OU ESTRAGADOS CARTO

Telefone da escola A. Garrett 214712060 Correio electrnico: bibliotecaalmeidagarrett@gmail.com

A semana da leitura sobre o tema H mar e mar, h ler e rimar decorreu nas ltimas semanas de aulas na BE da escola Almeida Garrett com sesses para as turmas do 5 e 6 anos inscritas pelas docentes de Lngua Portuguesa. Participaram as turmas do 5B, 5 F, 5 G e 6 D. Os alunos ouviram declamar poesia , recitaram, escreveram quadras e textos e pintaram desenhos alusivos ao mar para expor nos placards da BE. Uma das sesses teve a colaborao de pessoas convidadas que acompanharam a atividade. As sesses foram animadas com jogos de rimas e gestos. Foi feita uma exposio de livros relacionados com a temtica do mar e expostos poemas de autores portugueses que foram lidos pelos alunos e docentes. Foram proporcionadas este tipo de sesses a todas as turmas da escola.

Biblioteca Escolar Almeida Garrett e Biblioteca de Alfragide

Folhas Cadas

2 Perodo

2013

CONCURSO LITERRIO A MAIS BELA CARTA DE AMOR E A MELHOR FRASE SOBRE O AMOR

VENCEDORA DO

1 PRMIO MAFALDA

3 CICLO

ALVES

CARTA DE AMOR Amor fogo que arde sem se ver o que se costuma dizer. Mas no vou usar essas palavras e expresses que de nada servem seno para complicar. Digo-te s isto: Amo-te. a mais pura das emoes, o que eu verdadeiramente sinto. o amor. inexplicvel. Sim. O amor fogo que nos queima por dentro com saudade e emoo. Mas o amor v-se; o amor nota-se nos olhares e nos pequenos gostos. O amor cresce e floresce e v-se. Mas o amor tambm di e trespassa-nos como uma lmina! Enfim, o verdadeiro motivo porque estou a escrever isto : amo-te! A tua imagem no abandona a minha mente, e o teu toque provoca emoes em mim que eu no sabia que eram possveis! Que belo que o amor que me faz gritar e pular! No consigo no te amar! Amo-te a verdade, a mais pura delas todas. Este meu amor por ti fogo (ai se ) e arde queima-me por dentro. Mas v-se, e nota-se enfim As minhas emoes so fortes e a cada beijo, o amor cresce e impossvel no se ver. Por isso deixa-me mudar a expresso amor fogo que arde mas que se v, eu amo te e espero que tu o vejas ! Mafalda Alves 8 A

VENCEDORA DO 1 PRMIO - 2 CICLO -

MARIA FLIX

Querido amor; Por onde andas? J no sei nada de ti, nem tu de mim Lembro-me quando passevamos entre castelos de areia, fina e dourada, quando dvamos mergulhos nas guas cheias de encanto e amor, quando nos sentvamos, para observar o por do sol, quando te fotografava enquanto fazias surf, de cabelos dourados e pele morena enfim ... Tudo isto passado. Coisas que nunca mais vo voltar a acontecer Porque no voltas? Todos os dias ponho-me varanda, espera que chegues , ditando um poema de amor. Voltvamos juntos as castelo no meio da floresta encantada, desta vez, sem bruxas ou maas envenenadas. Gostava que desta vez a histria acabasse com casaram e viveram felizes para sempre. Para mim, s fora do normal, s como um pardal, que quando falas, como chilriasses aos meus ouvidos. Dava tudo para te poder voltar a ver, voltar a olhar-te nos olhos( to verdes como esmeraldas, a brilhar ao sol), voltar-te a beijar de novo... Mil e um abraos doces da Maria Maria Flix 6 B

2 PRMIO DO 2 CICLO CLARA LIMA

Querido Lembro-me da primeira vez que te vi Os teus olhos brilhavam Cada palavra que pronunciavas Sei que o nosso amor j no o mesmo, e que nunca irs voltar a verme da mesma forma. Sei que ningum gostava de mim, por isso quando te encontrei foi como se encontrasse a mais sagrada coisa na vida. Enquanto vagueava na minha mente, fiz-te este poema ; O amor no tem fronteiras perigoso e desleal Em teu olhar vejo Mil folhas a despertar Sinto o teu amor no corao E no sei qual a razo Cada vez que me magoaste Foi a esperana que mataste. Amo-te de verdade No amo s por amar Isso seria deslealdade E te faria chorar. Agora sobre ns Um dia te irs arrepender Mas em breve me irs perder.

Folhas

Cadas

2 Perodo

2013

Vencedora do 3 Prmio do Concurso Carta de Amor

A mais bela carta de amor


Tudo o que sinto Est no meu corao Tambm l est a tua paixo

Quando o amor se prende Nada o pode libertar S muitas pessoas juntas Com muito amor para dar O meu amor por ti Sempre foi forte No primeiro dia em que te vi Senti-me logo com sorte
Ins Malhadas 5 F

Vencedora do 3 Prmio Concurso Carta de Amor

CARTA DE AMOR
Amor paixo Amor emoo Eu olho para os teus olhos e sinto-me no cu. O amor sente-se E eu vou libert-lo Se quisermos ser felizes temos de Se quisermos ser felizes temos de respeit-lo. O meu amor por ti mais forte que uma corrente Que nunca vou libertar. Filipa Rodrigues 5 F

A semana da leitura decorreu entre os dias 11 e 15 de Maro na BE de Alfragide. Durante este perodo esteve patente na biblioteca uma exposio alusiva aos motes sugeridos, nomeadamente Navegar nos livros, Mar e mar, ir e rimar. Participaram quase todas as turmas da escola. Aqui ficam algumas fotos. Durante essa semana vrios encarregados de educao vieram escola ler aos alunos histrias sobre o mar.

Folhas Cadas

2 Perodo

2013

CONCURSO LITERRIO A MELHOR FRASE SOBRE O AMOR

VENCEDORA DO

1 PRMIO - BEATRIZ GODINHO

A palavra amor, afinal, o qu ? A palavra amor faz as pessoas entristecerem mas ficarem felizes tambm. A palavra amor pode lembrar uma luz de presena que nos acompanha sempre mesmo nos momentos escuros da nossa vida. uma chama que cresce, cresce dentro de ns, que pode ferir o corao. O amor torna-se obsesso, paixo, mas faz de ns pessoas diferentes. No s para os humanos. um sentimento que pode ser transformado num mundo, amando e tornando os nossos dias mais felizes. Sim porque a vida no s tristeza, porque uma vida triste uma vida vazia, uma vida sem motivao. Quando h amor, a vida torna-se uma ddiva, num presente que nos permite adorar e admirar tudo. Algo mal no mundo que h humanos que no sabem amar. E como no h dia sem sol, no h mundo sem paixo. No h mundo sem carinho. Porque o amor tambm o prazer de ouvir os sons que nos chamam, sentir a presena do bem, do conforto, desfrutar de tudo o que nos pode maravilhar. Mas tem sustos e desentendimentos, tem perigos e precaues, mas mesmo assim traz-nos um novo sentido vida Beatriz Godinho 6 B

O amor simplesmente uma mistura de sentimentos, um sentimento inexplicvel, bom, maravilhoso, que abre uma enorme porta para o fantstico universo dos nossos sentidos. Dbora Diogo 6 A

Ilustrao de

Divica Landrov em 1959

Oficina de contadores de histrias para todos os gostos e com todos os medos, at de lobos!
Formadora: Professora Cludia Almendra. 22 de fevereiro 15h30m 17h30m Biblioteca Escolar da Escola Bsica de Alfragide Pblico-alvo: educadores e professores. Decorreu numa tarde chuvosa de Fevereiro esta oficina que foi considerada um momento de magia pelos participantes. Para o ano vamos repetir !

AS PROFESSORAS BIBLIOTECRIAS DESEJAM PSCOA A TODOS FELIZ ! UMA

Quando Eu Sonhava Quando eu sonhava, era assim Que nos meus sonhos a via; E era assim que me fugia, Apenas eu despertava, Essa imagem fugidia Que nunca pude alcanar. Agora, que estou desperto, Agora a vejo fixar... Para qu? Quando era vaga, Uma ideia, um pensamento, Um raio de estrela incerto No imenso firmamento, Uma quimera, um vo sonho, Eu sonhava , mas vivia Prazer no sabia o que era, Mas dor, no na conhecia ... Almeida Garrett, in 'Folhas Cadas'
A turma do 6 B celebrou de modo especial o dia do patrono na BE da escola Almeida Garrett. Aqui fica uma foto do grupo trajado poca tirada pela professora Maria Jos Tereno.

You might also like