You are on page 1of 112

A Floresta Amaznica e as Mudanas Climticas

Produzido por The COMET Program em parceira com NEEF e IPAM Verso para impresso
ndice
Terra e seu clima Introduo Nossa atmosfera Clima e tempo Efeito estufa Gases de efeito estufa O ciclo do carbono Evidncias das mudanas climticas Mudanas antrpicas Temperaturas Oceanos Neve e gelo Chuva, seca, eventos climticos extremos Ecologia Projees para o futuro Uma olhada rpida Aquecimento Oceanos Ecossistemas ocenicos Ecossistemas terrestres Sade Economia Brasil, a Amaznia e as mudanas climticas Emisses brasileiras de CO2 Florestas tropicais e CO2 Desmatamento Incndios e tempo Outras consequncias Sequestro de carbono e REDD Acordos internacionais UNFCCC: Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima Protocolo de Quioto Reduo de emisses

Terra e seu clima Introduo


"A mudana climtica certamente o maior problema social, econmico e ambiental da humanidade. E detalhe: para sempre! Mesmo que consigamos reduzir drasticamente as emisses de gases de efeito estufa nas prximas dcadas, o que est difcil de acontecer, o estrago feito pelas emisses do passado j so suficientes para termos o clima global alterado no futuro. Podemos, contudo, com a boa vontade das naes, manter o planeta Terra habitvel e prspero. Para isso ser preciso pensar e agir diferente. A sociedade ter que rever o seu padro de consumo, atualmente insustentvel e baseado na elevada emisso de gases estufa. A economia precisar ter outros alicerces do que aqueles baseados no crescimento econmico, a todo custo e insacivel, o que resulta em muitas vezes na exausto de recursos naturais, estes finitos. E, finalmente, ser preciso manter os ecossistemas ntegros e funcionais o suficiente para continuarem exercendo a regulao dos processos biolgicos e climticos que mantm o planeta vivo. Cabe a cada um de ns o trabalho para um mundo saudvel e habitvel. Para podermos agir, precisamos de informaes qualificadas e esse o objetivo desse pequeno curso online. Espero que todos vocs o aproveitem ao mximo."

Dr. Paulo Moutinho - Coordenador de Pesquisa, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amaznia (IPAM)

Nossa atmosfera
Vozes do Brasil: "As mudanas climticas so os sintomas de uma catstrofe que est ameaando a vida no planeta. o fato de que pelo uso da cincia e tecnologia a servio do aumento da produo para aumentar o consumo de uma forma indiscrimida, est fazendo com que a temperatura do planeta se eleve em consequncia, sobretudo do dioxido de carbono que sai dos carros, que sai das queimadas e que cria o chamado efeito estufa, que est provocando ligeiros mas catastrficos aumentos na temperatura mdia do planeta."

Senador Cristovam Buarque (*PDT - DF) e Professor de Ps-graduao da UnB Apesar de a atmosfera da Terra ter 30 quilmetros de espessura, na verdade uma camada muito fina. Em comparao, se a Terra fosse do tamanho de uma bola, a atmosfera seria mais fina que uma folha de papel.

Composta de gases como nitrognio, oxignio e vapor dgua, a atmosfera mantm a vida e gera o clima da Terra. Vivemos bem nesse clima e agora o estamos modificando.

Adaptar-se a essas mudanas ser difcil e caro. Existe tambm a possibilidade de perdermos vrias espcies e ecossistemas que tm contribudo com a vida humana. Por isso muito importante que aprendamos e ajamos rapidamente, tanto individualmente quanto globalmente.

Clima e tempo

Clima e tempo no so a mesma coisa. Tempo a condio da atmosfera num lugar e horrio especficos. Ele consiste de temperatura, presso do ar, umidade, nuvens, precipitaes, visibilidade e vento.

Mas medindo estes elementos em um local especfico (Belm, por exemplo) por muitos anos e calculando suas mdias ao longo prazo nos d uma imagem do clima local.

Ento, as informaes do tempo lhe ajudam a decidir se precisar de um guarda-chuva esta tarde, enquanto os dados de clima lhe informam se haver chuva o bastante para cultivar certas plantaes.

Entretanto, clima mais do que apenas mdias de tempo. Furaces, ondas de calor, secas, chuvas torrenciais, e outros eventos extremos tambm fazem parte e afetam o clima em particular, sua freqncia e intensidade. At erupes vulcnicas podem afetar o clima por meses ou anos. Todos esses aspectos do clima esto sujeitos a mudanas com o decorrer dos anos s vezes devagar, atravs de milnios e s vezes em meses ou alguns anos. Cientistas descobriram a maioria das causas das maiores mudanas de clima j ocorridas, inclusive deslocamento de continentes, mudanas na rbita e inclinao terrestres, o acmulo de gelo e neve, impacto de asterides e erupes vulcnicas. Eles tambm sabem como variaes naturais de clima, como o El Nio e La Nia afetam o clima em curto prazo. E sabem que as mudanas relativamente recentes no clima que ns observamos no so causadas por eles.

Ento o que est causando essas mudanas? Para entender isso, precisamos primeiro entender um dos mais importantes aspectos do clima algo chamado de Efeito Estufa. Discutiremos isso a seguir.

Efeito estufa
O sol emite uma forma de energia chamada de radiao, que viaja atravs do espao vazio e aquece nosso planeta e sua atmosfera.

Luz a evidncia mais visvel da forma mais abundante de radiao, mas tambm existem outros tipos de radiao que no podemos ver. Grande parte dessa radiao atinge a Terra, aquecendo o solo e oceanos.

Parte da radiao volta ao espao ou fica redida na atmosfera, onde absorvida por certas molculas gasosas. Essas molculas ento absorvem e re-emitem radiao em todas as direes, aquecendo o planeta ainda mais. Temperatura mdia da superfcie da Terra COM gases de efeito estufa: 14C

Os chamados Gases de efeito estufa so aqueles particularmente bons na absoro de radiao. Tais gases so essenciais na manuteno do clima e ecossistemas terrestres. Vapor dgua , por exemplo, um gs de efeito estufa, assim como muitos outros, como dixido de carbono (CO2), metano (CH4), xido ntrico (N2O), e oznio (O3). O aquecimento adicional causado pelos gases de efeito estufa comumente chamado de efeito estufa, mas efeito cobertor pode at ser mais apropriado. Apesar de apenas 1% dos gases atmosfricos serem gases de efeito estufa, eles so poderosos retentores de calor. O efeito estufa ento um fenmeno natural que faz o planeta ser prprio para a vida humana. Sem ele, a superfcie do planeta seria bem mais fria e muitos dos nossos ecossistemas atuais no existiriam. Temperatura mdia da superfcie da Terra SEM gases de efeito estufa: -18C

Mas, queimando combustveis fsseis e florestas, o homem est acumulando cobertores sobre a Terra, aquecendo tanto o planeta e to rapidamente que difcil para a natureza e para as sociedades humanas se adaptarem. O aumento de gases de efeito estufa aumenta a temperatura da Terra.

Gases de efeito estufa


O maior responsvel pelas mudanas no nosso clima um gs que normalmente no visvel, no tem cheiro ou gosto, o chamado dixido de carbono. A cada ano, o ser humano tem emitido maiores quantidades desse gs na atmosfera terrestre.

Em tempos pr-industriais, a concentrao de dixido de carbono era de aproximadamente 280 partes por milho de molculas atmosfricas. Em 2008, sua concentrao aumentou para 385 partes por milho 30% a mais. Ento qual o problema com algumas centenas de partes por milho?

A concentrao de carbono na atmosfera no est apenas maior do que foi por pelo menos 2,1 milhes de anos, mas o seu aumento est acelerado. Por milhares de anos , essa concentrao no passou de 30 partes por milho. J nos ltimos 17 anos , o dixido de carbono aumentou em 30 partes por milho.

Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Working Group I Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Figure 10.8, Cambridge University Press Esse acrscimo na concentrao de dixido de carbono na atmosfera provoca grandes efeitos se continuarmos assim poderemos ver a temperatura do planeta aumentar em 4,0C at o final do sculo. Por que? Temperaturas mais altas aumentam a evaporao, e esses vapores de gua adicionais tambm so gases de efeito estufa. Nesse caso, um ciclo no qual os aumentos de temperatura ocasionam mudanas no sistema climtico que causam ainda mais aquecimento.

No mundo todo, a queima de combustveis fsseis representa a maior fonte de CO2, mas CO2 tambm pode vir do corte de rvores, queima de florestas e matas, agricultura e fabricao de cimento.

Climate Change 2007: Mitigation of Climate Change. Working Group III Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Figure 1.2, Cambridge University Press. Combustveis fsseis como gs natural, carvo e petrleo so queimados em grandes quantidades em usinas eltricas, automveis, avies, outros tipos de transportes e na indstria. A agricultura produz seu prprio grupo de emisses, como o arar do solo que libera o carbono armazenado na terra e animais de fazenda que emitem metano. importante notar que as emisses por desmatamento, que cresceram rapidamente desde os anos 90, j se equiparam quelas dos setores residenciais e de servios.

O que voc acha?


Como os pases abaixo se classificam no total de emisses de CO2 por combustveis fsseis e mudana no uso da terra (incluindo desmatamento tropical) no ano 2000? (Escolha a melhor resposta.) a) Estados Unidos b) Federao Russa c) Indonsia d) Brasil e) Unio Europia f) China
Done

A resposta certa a). De acordo com dados do Instituto de Recursos Mundiais, os EUA emitiram a maior quantidade de CO2, enquanto o Brasil ficou em quinto lugar. Ainda no topo da lista dos pases mais poluidores, Brasil, diferentemente dos pases desenvolvidos, tem suas emisses decorrentes de atividades do uso da terra. Enquanto o Brasil fica em 5. lugar, os outros pases da Amrica do Sul no chegam a entrar na lista dos 20 pases maiores poluidores do mundo.

Dados do World Resources Institute. Se olharmos para as emisses de CO2 por mudana no uso da terra e floresta em 2001, o Brasil ficou com o segundo lugar mundial, depois da Indonsia. Peru, Colmbia, Mxico, Bolvia e Equador estavam entre os 20 primeiros, nessa categoria

Dixido de carbono no o nico gs de efeito estufa que liberamos no ar. Por exemplo, a atmosfera possui atualmente 1.780 partes por bilho de metano (CH4), que um gs de efeito estufa ainda mais poderoso que o CO2.

Climate Change 2007: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II, and III to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Figure 2.3, Geneva, Switzerland.

Durante os ltimos 650.000 anos, essa parte nunca tinha passado de 790 por bilho. Metano produzido durante a extrao e transporte de petrleo e gases, plantaes de arroz, e no sistema digestivo de gado e outros animais de fazenda. Tambm, alguns elementos qumicos industriais chamados de halocarbonos usados em produtos de limpeza, refrigerantes e na fabricao de monitores e TVs de tela plana retm calor muito bem e quando liberados no ar permanecem um longo tempo na atmosfera.

O ciclo do carbono
Dixido de Carbono (ou CO2) no fica apenas no ar. Tambm entra e sai da atmosfera, organismos vivos, solo, rochas e gua. Por exemplo, atravs de longos perodos de tempo, a degradao das rochas, que causada por uma reao qumica com o dixido de carbono do ar e as pedras, pode adicionar carbono aos rios, que desguam no oceano. Eventualmente, esse carbono depositado no fundo do mar e forma uma rocha sedimentar. O carbono pode ser novamente liberado atmosfera atravs de vulces, quando a rocha derrete.

Em tempos remotos, quanto a Terra tinha um clima muito mais quente, grandes pntanos absorveram plantas antes delas se decomporem e, quando esses materiais foram expostos presso e calor, viraram carvo. De formas parecidas, microorganismos enterrados no fundo de lagos e mares em toda a histria do planeta se transformaram em petrleo. Esses processos aprisionaram grandes quantidades de carbono em forma de carvo, gs e petrleo. Queimando estes combustveis nos ltimos 150 anos, liberamos repentinamente carbono que levou centenas de milhares de anos para se formar. As plantas representam uma parte importante no ciclo do carbono. Elas absorvem o carbono no ar para fazer madeira, galhos e folhas. Animais, incluindo o homem, absorvem carbono quando comem plantas, e depois liberam o CO2 de volta atmosfera na troca de gases que ocorre na respirao. Plantas tambm liberam CO2 de volta ao ar quando folhas caem ou quando a planta morre. Incndios florestais liberam grandes quantidades de CO2 quando a madeira queima.

O que voc acha?


Quanto das emisses de dixido de carbono so resultantes do desmatamento de florestas tropicais? (Escolha a melhor resposta.) a) 1-5% b) 5-10% c) 10-15% d) 15-20%
Done

A resposta certa d) 15-20%. Florestas tropicais representam uma importante reserva de carbono porque elas armazenam bilhes de toneladas de carbono anualmente em suas rvores (nos troncos, folhas e razes) e tambm no solo. Ameaas s florestas tropicais tais como secas, doenas, fogo ou derrubadas liberam dixido de carbono na atmosfera e diminuem a capacidade de absoro e armazenamento. O desmatamento tropical atualmente responde por 15-20% de todas as emisses de CO2 causadas pelo homem, e milhes de hectares de floresta tropical so destrudos a cada ano. Nesse caminho, estamos rapidamente perdendo esse recurso que pode contribuir de maneira significativa no combate s mudanas climticas.

Evidncias das mudanas climticas Mudanas antrpicas


Vozes do Brasil: "A floresta tem que ser reconhecida pela poltica, que ela tem papel importante em contribuir em manter equilbrio. No s equilibrio de clima, mas tambm que ele pode apoiar e criar o novo modelo de gesto do planeta."

Almir Surui, Liderana Indgena do Grupo Suru Mas o aquecimento no poderia ser um fenmeno natural? talvez provocado por uma mudana na atividade solar?

Cientistas tm procurado por explicaes com base nas causas naturais de mudanas climticas no passado da Terra mas nenhuma delas explica o que estamos vendo hoje. Reconstruo das temperaturas do hemisfrio norte.

Cientistas tambm estudaram quais tm sido as variaes normais de temperatura nos ltimos milhares de anos e, de fato, as temperaturas que estamos vendo agora esto fora do normal em relao s estudadas. Modelo da temperatura de CO2 estima com (azul) e sem (rosa) influncias climticas antropognicas comparadas com observaes (linha preta).

Climate Change 2007: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II, and III to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Figure 2.5, Geneva, Switzerland. Estudos e modelos feitos no computador ajudam a confirmar as causas como sendo humanas. Cientistas usam os modelos para simular as condies climticas nos ltimos 100 anos. Colocando e tirando os maiores fatores que mudam o clima, pode-se ver como cada fator afeta a temperatura global. Assim, possvel comparar as estimativas do modelo com os dados de temperatura observados atravs dos anos.

Quando apenas fatores naturais so colocados nos modelos, os resultados indicam que aspectos como condies solares e vulcnicas provavelmente teriam esfriado a Terra nos ltimos 50 anos. Mas quando cientistas adicionam os gases de efeito estufa e partculas de atividades humanas, os resultados dos modelos correspondem bem ao aquecimento que temos visto no ltimo sculo.

Temperaturas
A Terra est ficando mais quente segundo todos os meios que temos de medir essa mudana. A temperatura tem estado bem acima do normal por mais de 25 anos.

Apesar de aumentos de 0,6-0,9C durante o sculo passado no soarem ameaadores, lembre-se que essa a mdia global, ento alguns lugares aqueceram mais. Pense em quando voc teve febre. Mesmo 1C a mais fez uma grande diferena em como voc se sentia. Do mesmo jeito, nosso planeta est se tornando febril. Nas Amricas do Sul e Central, estudos revelam padres de mudanas em situaes extremas consistentes com o aquecimento geral, em particular, mais noites quentes e menos noites frias. Nas dcadas passadas, as temperaturas tiveram um aumento maior nas latitudes ao norte, mas tambm tiveram aumento no hemisfrio sul. As temperaturas mdias subiram 0,5C no Brasil e aproximadamente 1C na Amrica Central e na Amrica do Sul. Mdia anual global de temperaturas observadas (1979-2005). Todo o Brasil tem vivenciado aquecimento tanto na superfcie quanto na troposfera.

Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Working Group I Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. FAQ 3.1, Figure 1, Cambridge University Press A Amaznia por si s aqueceu aproximadamente 0,25C por dcada, um ndice relativamente rpido comparado s mudanas climticas anteriores. Quando nosso planeta saiu de sua ltima era glacial, aproximadamente em 9.700 AC, a Amaznia aqueceu muito mais devagar - apenas 0,1C por sculo.

O que voc acha?


Olhando o grfico, o que voc conclui a respeito do pico de temperaturas em 1997? (Selecione todas as respostas que se aplicam.)

a) 1997 foi o ano mais frio desde 1880. b) 1997 foi o ano mais quente desde 1880. c) O aquecimento global acabou depois de 1997. d) Emisses mundiais de CO2 atingiram seu pico em 1997 e depois diminuram. e) As temperaturas em 1997 eram altas por causa de fatores naturais e humanos.
Done

As respostas certas so b) e e).

Parte do motivo de 1997 ter sido um ano to quente foi a intensidade do El Nio naquele ano, portanto uma das causas das altas temperaturas foi natural, alm do aquecimento devido aos gases de efeito estufa. El Nios so mudanas peridicas nos ventos e correntes ocenicas no oceano Pacfico tropical que tm consequncias importantes para o tempo ao redor da Terra. A seca devastadora na Amaznia em 2005 tambm foi resultado do El Nio? Apesar das temperaturas daquele ano tambm terem sido altas, cientistas chegaram concluso de que as secas na Amaznia foram devidas as temperaturas excepcionalmente altas no Atlntico norte tropical, e no ao El Nio.

Oceanos
Barcos e bias que pontuam o globo nos mostram que os oceanos tambm esto aquecendo. Os primeiros 300 metros de profundidade aqueceram 0,3C nos ltimos 50 anos. guas profundas tambm aqueceram. Um estudo da Administrao Nacional de Oceano e Atmosfera dos Estados Unidos que observou o perodo de 1948 a 1998 descobriu que todos os oceanos tinham aquecimento pelo menos nos primeiros 1.000 metros de profundidade. E assim como o ar e os oceanos aqueceram, o nvel dos mares subiu. A mdia global do nvel dos mares desde 1993 subiu aproximadamente 3,3 milmetros por ano. No total, o IPCC estima que os oceanos subiram entre 10-25 centmetros no sculo 20, em decorrncia do derretimento de gelo e neve.

Nos ltimos 10-20 anos, o nvel dos mares no sudeste da Amrica do Sul subiu de 1 mm/ano para 2-3 mm/ano, e vrios portos do Brasil registraram aumentos de 4 mm/ano. esperado que esse inchao dos mares continue, o que sem dvida ir ameaar comunidades costeiras.

A composio qumica da gua do mar est mudando tambm, conforme o mar absorve mais CO2 do ar. Isso dificulta a formao de conchas, corais e plncton. Se populaes desses organismos diminuem, o peixe que as comem e as milhares de pessoas que sobrevivem de pesca sofrem tambm.

Neve e Gelo
Neve e gelo refletem a energia do sol de volta ao espao. Sem essa cobertura branca, mais gua evapora e vai para a atmosfera, funcionando como um gs de efeito estufa, e o solo absorve mais calor. Neve e gelo esto derretendo numa velocidade nunca vista em milhares de anos, e isso tem consequncias profundas no clima. Assim como a temperatura do ar, a maior parte do derretimento de neve em aproximadamente 100 anos de registro oficial aconteceu depois de 1980.

Na Amrica do Sul, geleiras esto derretendo rapidamente, ameaando os recursos hdricos e eltricos de sul americanos na Bolvia, Peru, Colmbia, Chile e Equador. O derretimento atingiu condies crticas nesses pases, de acordo com o IPCC, o corpo cientfico intergovernamental das Naes Unidas, estabelecido para estudar mudanas climticas, Peru teve uma reduo de 22% em rea de geleira, enquanto a Colmbia teve uma reduo de 82%. Entre 1940 e 2005, a geleira Chacaltaya na Bolvia foi de 0,22 quilmetros quadrados para menos de 0,01 quilmetros quadrados, destruindo a indstria de esqui do pas. Um problema ainda maior que essa geleira fornece parte da gua para proximidades de La Paz, principalmente durante a temporada de seca, no inverno. Nessas imagens, as linhas indicam a posio de um antigo elevador de esqui.

Climate Change 2007: Impacts, Adaption, and Vulnerability. Working Group II Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental. Panel on Climate Change. Figure 1.1, Cambridge University Press. O gelo martimo tambm est se desfazendo, especialmente no hemisfrio norte. Satlites demonstram que a mdia de gelo do oceano rtico diminuiu em 2,7% por dcada de 1978 a 2006, com um maior derretimento no vero.

No vero de 2007, os Canais da Passagem Noroeste, ao norte do Canad, se tornaram navegveis pela primeira vez, enquanto a calota polar derreteu ao seu nvel mais baixo registrado30 anos mais rpido do que os cientistas do IPCC haviam previsto. O derretimento em 2008 foi menor apenas em relao a 2007.

No hemisfrio sul, gelo martimo prximo a pennsula atlntica tambm diminuiu significantemente devido ao aquecimento da rea em 3C nos ltimos 50 anos.

Entretanto, o gelo martimo na Antrtica, como um todo, cresceu em 0,97%, ou aproximadamente 100.000 km2 por dcada desde o final dos anos 70. Estudos recentes indicam que esse aumento pode ter sido causado por nevascas sobre o gelo martimo Antrtico. Cientistas acham que isso pode ser relacionado ao aquecimento global, que ocasiona mais evaporao, fornecendo mais umidade atmosfrica para precipitao sobre oceanos do sul. Isso tambm pode ser relacionado a mais ventos e tempestades induzidos pelo buraco de oznio sobre a Antrtica, e cientistas afirmam que enquanto o buraco diminui e os gases de efeito estufa aumentam, o gelo martimo Antrtico vai, eventualmente, derreter mais rpido do que se forma.

Chuva, seca, eventos climticos extremos


Uma atmosfera em aquecimento tambm muda o caminho das tempestades, modificando a incidncia de chuva, seca e outros padres de tempo. Por exemplo, um estudo de 2004 realizado pelo Centro Nacional de Pesquisas Atmosfricas, nos Estados Unidos, descobriu que a porcentagem do planeta sofrendo com secas severas havia mais que dobrado desde os anos 70.

From Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Working Group I Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. FAQ 3.2, Figure 1, Cambridge University Press. Enquanto observaes so limitadas a grande parte da Amrica Central e da Amrica do Sul, os dados indicam que precipitaes tm aumentado na parte sul do continente (com exceo da costa oeste).

Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Working Group I Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental. Panel on Climate Change. Figure 3.13, Cambridge University Press. Entretanto, condies mais secas tm ocorrido no leste do Brasil e partes da Colmbia, Equador e Venezuela. Durante o sculo, a Amaznia sofreu uma pequena diminuio de chuvas, principalmente ao norte. Isso uma m notcia para a sade das florestas.

O que voc acha?


O aquecimento global contribuiu para a seca de 2005? (Escolha a melhor resposta.) a) Sim b) No c) Talvez
Done

A melhor resposta "Talvez." Normalmente no possvel atribuir a culpa a um nico evento climtico. Mudanas climticas so mais facilmente detectadas atravs de longos perodos, usando muitas informaes. Entretanto, podemos dizer que o tempo hoje est acontecendo em decorrncia de um mundo em aquecimento e o aumento de secas consistente com o que deve ser esperado disso.

Pesquisadores descobriram que a seca de 2005 estressou a floresta amaznica, matou rvores e liberou muito carbono na atmosfera como resultado. Em perodos normais, a Amaznia absorve aproximadamente 2 bilhes de toneladas de dixido de carbono, mas em 2005, a floresta perdeu mais de 3 bilhes de toneladas, liberando 5 bilhes de toneladas extras de carbono na atmosfera - mais do que a Unio Europia emite anualmente juntando todas as fontes.

Um experimento na floresta nacional de Tapajs, no Par, confirmou esses resultados. L, cientistas cobriram uma parte da floresta com painis de plstico por 3 anos para simular uma situao de seca extrema e avaliar a resposta da floresta s mudanas climticas e descobriram que o solo at 11 metros de profundidade secou. Isso tambm matou muitas rvores de grande porte, expondo o centro da floresta a mais calor e seca, e diminuindo a produo de madeira em uma tonelada por hectare / ano. Esses verdadeiros buracos na floresta incentivam o crescimento de plantas que preferem mais luz.

Junto com a seca, isso aumenta o risco de queimadas, que liberam carbono na atmosfera, abrem mais ainda a floresta reduzindo a incidncia de chuvas nas proximidades.

Em alguns lugares, a floresta vira savana com plantas que absorvem menos carbono e so mais vulnerveis ao fogo. Se tais condies se tornarem mais frequentes devido a mudanas climticas na bacia amaznica, rvores de florestas tropicais iro produzir menos madeira a partir no dixido de carbono, piorando muito o aquecimento global. Paradoxalmente, mais vapor de gua na atmosfera aquecida tambm leva a chuvas mais pesadas e mais neve. Particularmente, a incidncia de chuvas pesadas est aumentando em zonas temperadas.

A incidncia de chuvas pesadas aumentou significantemente no leste da Amrica do Sul entre 1900 e 2005, principalmente no sul do Brasil, no Paraguai, Uruguai, Pampas argentinos, e partes da Bolvia. Esses aumentos prejudicam plantaes e causam inundaes. Por exemplo, houve um aumento de 10% na frequncia de inundaes do Rio Amazonas na regio de bidos e aumentos de at 50% em fluxo de corrente nos rios Uruguai, Paran, e Paraguai. Cientistas tambm tm registrado mais mortes e doenas em decorrncia das inundaes, deslizamento de terra e tempestades na Bolvia.

From Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Working Group I Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Figure 3.39, Cambridge University Press. Alm disso, a Amrica do Sul tem visto atividades meteorolgicas altamente incomuns em anos recentes secas na Amaznia, tempestades de granizo na Bolvia e na Argentina, e o furaco sem precedentes, como o Catarina, no Atlntico sul em 2004. Houve tambm mais incndios florestais e El Ninos mais duradores. Cientistas calculam que desastres relacionados ao clima dobraram nas ltimas dcadas.

Ecologia

Aumento de calor tambm afeta os seres vivos. A distribuio geogrfica e poca de reproduo e migrao, desabrochar das flores a colheita de frutos esto mudando em vrios animais e plantas ao redor do mundo. No hemisfrio norte, plantas e animais esto tendo fases de crescimento mais longas. Os japoneses, por exemplo, mantm um registro muito detalhado do desabrochar das flores das cerejeiras de Tquio, e notam que as flores esto desabrochando, em mdia, 5 dias antes do que h 50 anos. Em reas da Amrica do Sul onde h maior incidncia de chuvas, colheitas de soja cresceram em 38%, as de milho 18%, trigo 13% e girassis 12%.

Enquanto a produtividade de pasto cresceu em 7% na Argentina. De outro lado, doenas de plantas tambm aumentaram e produo de gado diminuiu.

Por exemplo, pesquisadores descobriram que um fungo que afeta o crescimento de trigo no Brasil aumenta durante os El Nios, quando a incidncia de chuvas maior e o ar tem mais vapor.

Projees para o futuro Uma olhada rpida


Vozes do Brasil: "Sem as populaes, sem os povos da floresta, sem as populaes tradicionais, sem os quilombolas, sem os ribeirinhos, sem os Pescadores, sem as quebradeiras de coco, sem os povos indgenas, no existir floresta. As florestas s existem porque estas populaes as protegeram. Onde no tinha populao, as florestas foram embora. Nossas populaes precisam da floresta para seu transporte, para sua moradia, para sua sade, e at para musica. A floresta muito para ns. Nos no conseguiramos viver sem floresta."

Rubens Gomes, Grupo de Trabalho Amaznico (GTA) Ento o que os cientistas acreditam que acontecer no futuro? Espera-se que as mdias globais de temperatura aumentem em aproximadamente 1-7C at o final do sculo. Na Amrica do Sul, a Amaznia provavelmente sofrer o maior aquecimento.

Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Working Group I Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Figure 10.8, Cambridge University Press Como resultado desse aquecimento e baixa umidade, geleiras intertropicais provavelmente desaparecero nos prximos 15 anos. Isso afetar severamente os recursos hdricos da regio. Um planeta mais quente aumentar a evaporao e mudar a circulao da umidade atmosfrica, portanto muitas reas secas ficaro mais secas e reas midas ficaro mais midas. O nordeste do Brasil, por exemplo, provavelmente secar e sofrer uma mudana de semi-rido para rido ou desrtico. Como resultado, prevista uma diminuio da reposio dos lenis freticos em mais de 70%. Projees de mudanas relativas de escoamento superficial at o final do sculo 21.

Climate Change 2007: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II, and III to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Figure 3.5, Geneva, Switzerland. O aumento da temperatura em 2C e a diminuio da gua do solo levaria substituio de florestas tropicais por savanas no leste da Amaznia e em partes do Mxico, de acordo com o IPCC, o corpo cientfico intergovernamental das Naes Unidas estabelecido para estudar mudanas climticas.

O nvel dos oceanos continuar subindo no prximo sculo. As estimativas do IPCC vo de alguns centmetros a aproximadamente meio metro at 2100. Em reas planas e de baixa altitude, isso poderia inundar terras relativamente longe das costas atuais.

Entretanto, as projees do IPCC a respeito do aumento do nvel do mar so apenas estimativas. A perda completa de tanto a camada de gelo da Antrtica leste quanto da Groelndia poderia eventualmente elevar o nvel do mar em at 6 metros. Para ver quais so as projees dos cientistas em consequncia das mudanas climticas em partes especficas da Amrica do Sul, clique nos crculos coloridos nesse mapa. Exploraremos muitos desses tpicos em detalhes, na prxima sesso.

Climate Change 2007: Impacts, Adaption, and Vulnerability. Working Group II Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental. Panel on Climate Change. Figure 13.5, Cambridge University Press.

Aquecimento
Ento, se essas previses estiverem certas, que mudanas provavelmente ocorrero na Amrica do Sul? Sempre existiu uma variao natural do clima, com alguns lugares e alguns anos mais quentes ou mais frios que as mdias. Em geral, entretanto, veres ficaro mais quentes, no s com temperaturas mais altas, mas tambm porque a umidade do ar ser maior. Uma tendncia mais quente somada variao natural significa que as temperaturas alcanaro os atuais recordes alarmantes com mais frequncia.

Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Working Group I Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Figure 10.19 (b), Cambridge University Press. Por exemplo, a onda de calor europia de 2003, que matou 35.000 pessoas, foi uma combinao de aquecimento global e variao extrema de temperatura e no teria acontecido sem um dos dois fatores. Modelos prevem que, em muitos lugares, eventos extremos de calor que vemos uma vez a cada 20 anos, acontecero a cada 3 anos at o meio desse sculo, com frequncia ainda maior no final do sculo XXI. Anomalias de temperatura durante a onda de calor europia de 2003

Oceanos
Assim como o nvel dos mares aumenta, eroses costeiras acontecem numa velocidade 100 vezes maior do que o ndice de aumento do nvel do mar, ento alguns centmetros de aumento do nvel do mar podem afetar severamente as costas.

Considerando que quase metade da populao mundial vive em reas costeiras de baixa altitude, o crescimento contnuo da populao costeira aumenta sua vulnerabilidade ao aumento do nvel do mar, tempestades e inundaes. Pessoas que vivem em pequenas ilhas com altitude prxima ao nvel do mar so particularmente vulnerveis, tendo em vista que suas reservas de gua, casas, recifes de corais, reas de pesca e plantaes esto ameaadas. Se ambas as camadas de gelo da Antrtica e Groelndia derretessem completamente, o nvel do mar poderia subir em at 80 metros, o que inundaria a rea da Amrica do Sul vista aqui. Linha costeira da Amrica do Sul se o mar subir 80 metros.

Se, por outro lado, o nvel do mar subisse apenas 6 metros, essa a inundao que eventualmente aconteceria.

medida que o nvel do mar sobe, quase todas as linhas costeiras parecem suscetveis a frequentes inundaes, particularmente as cidades que no so ricas o suficiente para construir diques ou se adaptar de outras formas. A invaso da gua salgada pode danificar fontes de gua doce que fornecem gua potvel. Na Amrica Latina, El Salvador, Guiana e a provncia de Buenos Aires estariam em maior risco de inundao e conseqente eroso, enquanto a gua potvel do Equador, Costa Rica e do esturio do Rio da Prata estariam em risco de serem contaminados com gua salgada. Mudanas costeiras tambm atrapalhariam o acesso reas de pesca e colocariam em risco a vegetao costeira, manguezais, peixes e outras espcies do litoral. Por causa da combinao de crescimento populacional, diminuio de gelo, precipitao e invaso de gua salgada, o IPCC prev que de 7 a 77 milhes de pessoas na Amrica Latina sofrero com reservas imprprias de gua at a dcada de 2020, aumentando de 60 para 150 milhes at a segunda metade do sculo.

Ecossistemas ocenicos
medida que os oceanos absorvem mais dixido de carbono, a qumica da gua do mar muda. Isso significa que muitos daqueles no fundo da cadeia alimentar ocenica tero dificuldade em formar suas conchas. Quase todas as criaturas marinhas, de plnctons a baleias seriam direta ou indiretamente afetadas. Se a cadeia alimentar ocenica se desestruturar, muitas pessoas no mundo, que dependem da pesca para se alimentar, passaro fome e frutos do mar se tornaro uma especiaria a qual s os ricos tero acesso.

guas ocenicas mais quentes podem tambm causar um branqueamento nos recifes de corais, quando os corais perdem as algas que os nutrem e morrem. De acordo com o Quarto Relatrio de Avaliao do IPCC, isso is provvel que acontea se a superfcie do mar esquentar de 1 a 3 graus no prximo sculo, o que j esperado. Os corais tambm tero mais dificuldade em formar seus esqueletos numa qumica ocenica com mais dixido de carbono, e sofrero mais quebras, caso as tempestades tropicais se intensifiquem como previsto por cientistas.

Ecossistemas terrestres
Plantas e animais tambm correm perigo. De acordo com o Quarto Relatrio de Avaliao do IPCC, de 2007, muitos ecossistemas terrestres ao redor do mundo provavelmente diminuiro e suas habilidades naturais de adaptao s mudanas climticas sero foradas ao extremo. Isso provavelmente colocar 2030% das plantas e animais em srio risco de extino nesse sculo. O IPCC tambm acredita que a extino de espcies significantes poder acontecer na Amrica Latina.

Por exemplo, muitas espcies de rvores do cerrado brasileiro podem ser extintas at 2050 se houver um aquecimento de 2C. Um estudo realizado em 2004, pela Universidade de Leeds, na Inglaterra, indica que 43% de 69 espcies de rvores na Amaznia podem ser extintas at o final do sculo. Florestas tropicais de altitude seriam ameaadas por um aumento de 1-2C na temperatura nos prximos 50 anos, pelo aumento da nebulosidade. Algumas plantas se tornariam extintas localmente, pois suas montanhas no so mais altas o suficiente para dar suporte ao habitat que precisam. Na floresta de altitude de Monteverde, na Costa Rica, plantas e animais j esto sofrendo. Menos dias midos resultaro no decrscimo das populaes de anfbios e provavelmente de aves e rpteis tambm.

Aves migratrias tambm passaro por uma perda de habitat e diminuio de populaes. Em 2005, um estudo sobre 300 espcies de aves migratrias descobriu que 84% delas esto ameaadas pelas mudanas climticas, principalmente devido a pouca gua ou secas, que diminuem as reas de reproduo e lugares de descanso ao longo de rotas migratrias.

Incndios florestais tambm devem se tornar mais frequentes na maior parte da Amrica do Sul; estudos projetam um aumento de 60% de fogos com um aumento de pelo menos 3C na temperatura, o que traz uma enorme ameaa a organismos vivos.

Sade
Na rea da sade as notcias tambm no so boas: as pessoas j esto sofrendo por causas relacionadas ao clima e muitas morrero ou adoecero conforme o planeta esquenta. Taxas de mortalidades aumentam uma mdia de 6% durante ondas de calor, portanto mortes induzidas pelo calor ter um acrscimo conforme as temperaturas aumentam e as ondas de calor se tornam mais longas e intensas. Idosos, crianas e pessoas j fragilizadas por alguma doena tendem a ser as mais vulnerveis. Conforme as temperaturas aumentam, mosquitos, roedores e outros transmissores de doenas aumentam seu alcance e adoecem mais pessoas, principalmente em pases em desenvolvimento. Na Amrica do Sul, a malria, dengue e doenas relacionadas gua so ainda mais preocupantes. O clima em mudana e florestas destrudas podem resultar em novas doenas afetando a populao humana.

Na Bolvia, um estudo prev um aumento na transmisso de malria e leishmaniose, o que coloca em maior risco as populaes locais. Estudos tambm prevem um aumento na incidncia de dengue no Brasil, Mxico, Peru e Equador. Por outro lado, algumas reas da Amrica Central e ao redor da Amaznia devem ter menos casos de malria, devido reduo das chuvas.

A poluio do ar deve tambm piorar, tendo em vista que temperaturas mais altas e maior umidade contribuem para acrscimo do oznio e fazem com que partculas de poluio se formem e durem mais. A poluio, por sua vez, causa mais doenas como asma e mortes por doenas de corao e pulmes.

Alm disso, j que as mudanas climticas aumentam a incidncia de incndios florestais, a fumaa resultante deles pode causar ainda mais problemas respiratrios.

Economia
As pessoas no vero apenas os efeitos das mudanas climticas, mas tambm sentiro os impactos no bolso. Por que?

Mais secas, temperaturas mais altas e eventos climticos mais extremos necessitaro de mudanas no estilo de vida que vo desde quais plantas cultivar at como aproveitar as frias com a famlia. As mudanas climticas aumentam o nmero de condies para as quais ns devemos nos preparar, e essa preparao tem um preo.

Por exemplo, 50% das terras usadas para agricultura na Amrica Latina provavelmente sero afetadas por desertificao ou salinizao at a dcada de 2050. Criadores de gado e beneficiadores do leite e seus derivados tambm vero uma menor produtividade com o aumento da temperatura. Com mais calor, inundaes, secas e diminuio de recursos hdricos , fazendeiros enfrentaro novas dificuldades o que pode resultar na reduo e at falncia de algumas produes.

Se no agirmos pra lidar com esta questo, estima-se que teremos um custo no futuro que corresponder a algo em torno de 5% e 20% do produto interno bruto (PIB) global a cada ano futuro. Por outro lado, custos relacionados a esforos para a reduo das emisses de gases de efeito estufa devem ficar em torno de 1% do PIB global, por ano. imprescindvel, porm, que investimentos num futuro mais sustentvel aconteam nos prximos 10 ou 20 anos para que a humanidade no sofra ainda mais as conseqncias de ordem econmica, social e ecolgica causadas pelo aquecimento global.

Brasil, a Amaznia e as mudanas climticas Emisses brasileiras de CO2


Vozes do Brasil: "O REDD no pode ser um mecanismo de remunerao de estoque de carbono em floresta para sempre, ele precisa ser um mecanismo, como se fosse a chave que d a partida no carro, de forma que voc crie um incentivo, mostrando para a sociedade que ela tem lgica de gerar renda, condies de gerar crescimento econmico numa outra lgica, ao mesmo tempo em que voc vai mudando essa lgica de desenvolvimento e crescimento econmico. Portanto a gente precisa muito investimento e intensificao de agricultura, muito investimento em pecuria e muito investimento no uso sustentvel dos recursos florestais. Enquanto voc vai recebendo por ter tomado a deciso de no mais derrubar floresta."

Paulo Moutinho, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amaznia Existe algo incomum sobre a origem das emisses brasileiras de dixido de carbono. Elas so muito diferentes das emisses dos Estados Unidos, Europa, China, ndia e a maior parte do mundo. Por um lado, isso acontece porque o Brasil est anos a frente desses pases. Por outro lado, porque o Brasil tem mais trabalho a fazer.

Brasil est frente graas matriz energtica limpa e a preparao. A crise do petrleo durante a dcada de 1970 fez com que o governo Brasileiro criasse o maior programa do mundo de gerao de energia a partir da cana de acar. Assim, o etanol recebeu as a ateno como bicombustvel de extrema utilidade. Mas o Brasil fez muito mais. Tambm iniciou programas de eficincia energtica e incentivou a gerao de energia a

partir de hidreltricas e usinas elicas.

No total, a energia renovvel geral mais de 45% da energia do Brasil uma quantidade incrivelmente grande em relao a padres mundiais. Em contraste, nos EUA, 93% das emisses de gases de efeito estufa no ano 2000 vieram da gerao de energia por queima de combustveis fsseis, enquanto na Unio Europia foram 82%. No Brasil, apenas 14% das emisses de gases de efeito estufa vm da gerao de energia e apenas 5.4% vm de carros, caminhes, nibus e avies, comparados a 26% nos Estados Unidos. Esse um dos benefcios dos programas brasileiros de energia renovvel.

Mas olhando para outro setor o de mudana no uso da terra e desmatamento, o Canad, que fornece madeira e papel para a maior parte da Amrica do Norte, foi responsvel por menos de 1% do total de emisses globais por desmatamento e mudana do uso da terra em 2000. Os EUA, o segundo maior emissor de gases de efeito estufa no mundo, armazenou mais carbono nas florestas, rvores urbanas em outras prticas do uso da terra do que qualquer outro pas, compensando, no ano 2000, 6.3% das emisses do mundo. O Brasil, por outro lado, est muito atrasado em relao a outros pases no controle de emisses por desmatamento.

Quando se observa os pases com as maiores emisses de gases de efeito estufa por corte, queimadas e converso de florestas em pastos ou plantaes, somente a Indonsia supera o Brasil.

Emisses por desmatamento e mudanas no uso do solo

No total, desmatamento, mudana no uso da terra e agricultura so responsveis por mais de 3/4 das emisses brasileiras de gases de efeito estufa.

O que voc acha?


Agricultura outra grande fonte de emisses de gases de efeito estufa, principalmente em pases como o Brasil. Em todo o mundo, qual atividade agropecuria voc acha que mais produz gases de efeito estufa? (Escolha a melhor resposta.) a) Decomposio decorrente de solos alagados para produo de arroz b) Adubo de gado c) Fertilizao do solo d) Gases provenientes da digesto do gado e outros animais e) Queima de biomassa
Done

A resposta certa d). Animais de criao como gado, ovelhas e cabras produzem muito metano, que um gs de efeito estufa mais poderoso do que o dixido de carbono, o CO2 (seu potencial de aquecimento 21 vezes superior ao do CO2). Anualmente, criaes de animais produzem aproximadamente 1/3 de todas as emisses provenientes de atividades agropecurias.

Florestas tropicais e CO2


Juntas, as florestas tropicais do mundo absorvem aproximadamente 1,8 bilhes de toneladas mtricas de carbono por ano, armazenando aproximadamente 1/4 das emisses mundiais de gases de efeito estufa em suas madeiras e solos. Mapa das florestas tropicais no mundo (verde escuro)

Cientistas estimam que a quantidade de carbono retida nas rvores da Amaznia equivalem a 9-14 anos das emisses atuais de carbono globais induzidas pelo homem anualmente. rvores absorvem o carbono do ar na forma de gs carbnico atravs do processo de fotossntese, ou seja, usando a energia do sol. O carbon absorvido vai sendo incorporado pelas rvores nas suas folhas, galhos, troncos e razes. Parte desse carbono tambm vai para o solo. Quando uma rvore morre e se decompe naturalmente, fungos e bactrias agem na madeira podre e a quebram lentamente para se alimentarem, liberando dixido de carbono. A maior parte da madeira, galhos e folhas numa floresta derrubada iro se decompor em 10 anos. Se houver o reflorestamento da rea, essas rvores levaro mais de 100 anos pra incorporar uma quantidade de carbono similar a que tinham.

A quantidade de carbono armazenada na Amaznia enorme. Por unidade de rea, as florestas retm de 20 a 50 vezes mais carbono em sua madeira, folhas e solo do que reas de clareira. E rvores nos trpicos armazenam aproximadamente 50% mais carbono por hectare do que as florestas do norte. Isso significa que cortar rvores tropicais libera muito mais carbono do que cortar rvores em qualquer outro lugar.

Mas sob algumas condies naturais principalmente secas ou altas temperaturas, florestas tropicais podem se tornar emissores de carbono. Um estudo com rvores em mais de cem pontos diferentes da Amaznia durante a seca de 2005, descobriu que nesse perodo muitas rvores tiveram crescimento mais lento ou morreram. Consequentemente, no ano de 2005 a Amaznia se tornou uma fonte de CO2, ao invs de absorv-lo.

Estudos sugerem que condies climticas que promovem secas na Amaznia, como o El Nio, por exemplo, podem ocorrer com maior frequncia no futuro. Isso torna a conservao da floresta agora ainda mais crucial para a sade do planeta, j que pode levar anos para que o homem reduza significantemente sua dependncia de combustveis fsseis.

Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Working Group I Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental. Panel on Climate Change. Figure 10.18 (d), Cambridge University Press. Queimadas naturais tambm liberam muitos gases de efeito estufa, principalmente em anos de El Nio, mais propcios a secas. No El Nio de 1997-1998, incndios liberaram 2,1 bilhes de toneladas de carbono aproximadamente 1/4 das emisses globais causadas pelo homem em um ano. Com as mudanas climticas associadas aos eventos de El Nio, h diminuio do volume de chuvas e, consequentemente, maior a probabilidade de ocorrncia de incndios florestais. Uma vez que a floresta pega fogo, aumenta sua vulnerabilidade a incidncia de novos incndios. O fogo tambm podem ficar fora de controle e queimar cercas, pastos ou plantaes. Estudos estimam estimam que fogos na Amaznia custam uma mdia de 0,2% do Produto Interno Bruto da regio anualmente, mas o nmero real pode chegar a 10%.

Desmatamento
O que voc acha?
Qual pas perdeu rea de floresta com maior velocidade entre 2000 e 2005? (Escolha a melhor resposta.) a) Sudo b) Indonsia c) Espanha d) Brasil e) Venezuela
Done

A resposta certa "Brasil".

Data from Food and Agriculture Organization of the United Nations, State of the World's Forests 2009 (Annex 4) Entre 2000 e 2005, o Brasil liderou os ndices mundiais em perda de floresta. Curiosamente, a Espanha (e vrios outros pases no mostrados) de fato aumentou suas reas de floresta. Globalmente, uma rea de floresta tropical equivalente a mais que o dobro da Venezuela derrubada todo ano. O desmatamento na bacia amaznica responsvel por mais da metade disso. At 2001, um total de 837.000 quilmetros

quadrados de floresta foram perdidos. No Brasil, quase 20% de floresta tropical uma rea do tamanho da Frana foi derrubada e convertida para outros usos nos ltimos 30 anos. As margens sul e leste da floresta sofreram mais devido a expanso de pastos de plantaes de soja na rea.

Algumas vezes a floresta no diretamente derrubada, mas degradada por falta de tcnica na extrao madeireira. Aproximadamente 1/3 da Amaznia j foi degradada dessa maneira, o que responde por aproximadamente 25% das emisses por desmatamento na Amaznia brasileira. O efeito conjunto do desmatamento, degradao e corte e queima para agricultura aumenta em muito o risco de fogo em milhes de hectares de floresta virgem.

A floresta degradada libera carbono lentamente conforme os materiais orgnicos se decompem, enquanto o fogo destri tudo de uma vez. Em ambos os casos, a floresta ao redor pode ser enfraquecida por mais incidncia de luz, calor e seca. Outros fatores ainda impulsionam a liberao de carbono depois da derrubada da floresta. Aproximadamente 25-30% do carbono no solo recm desmatado e cultivado retorna ao ar quando matrias das rvores mortas e micrbios do solo so expostos ao ar. A exposio ao ar permite que esses materiais se decomponham mais rapidamente. O pastejo e cultivo do solo recm desmatado levam a liberao de gases de efeito estufa. O uso de fertilizantes ricos em nitrognio faz com que o solo libere xido ntrico, outro gs de efeito estufa. Animais de criao, adubo, e plantaes de arroz liberam metano que, como vimos, um gs de efeito estufa 21 vezes mais poderoso que o CO2.

Incndios e tempo
O desmatamento pode tambm afetar o clima de formas no relacionadas a liberao de gases de efeito estufa. As florestas liberam a gua que absorvem do solo atravs de suas folhas, o que faz com que atuem como gigantes umidificadores do nosso planeta. Essa liberao de vapor d'gua tambm move o calor da superfcie para a atmosfera, onde a gua condensa. Esse efeito diminui as temperaturas da superfcie. Derrubar florestas como tirar da tomada esse ar-condicionado, o que no s esquenta o clima como tambm diminui o vapor de'gua que poderia virar chuva. Imagem de satlite do rio Amazonas, no Brasil. Nuvens se formam sobre a densa copa das rvores, mas so esparsas sobre as reas mais secas ao longo do rio.

Como resultado, a derrubada de mais de 30% da floresta seria responsvel por uma Amaznia permanentemente mais seca, provocando um ciclo que converte mais e mais floresta em savana. Conforme mais rvores morrem, todo o resto seca mais rpido, o que mata mais rvores e assim por diante.

Um estudo recente da Universidade Federal de Viosa, Brasil, sugere que se apenas mais 3% da floresta na regio do Mato Grosso fosse derrubada, a rea poderia se tornar uma permanente savana.

Essas mudanas tambm afetam futuros padres climticos. Alguns estudos indicam que o desmatamento em larga escala na Amaznia pode aumentar a temperatura global e reduzir significantemente a incidncia de chuvas em lugares to distantes como o Mxico e os EUA.

O que voc acha?


As duas imagens de satlite abaixo mostram focos de calor nos anos de 2005 (esquerda) e 2006 (direita). Qual ser a razo da maior concentrao em 2005 comparada a 2006? (Choose all that apply.)

a) Menos chuva em 2005 b) Mais desmatamento para ampliao de fazendas em 2005 c) Mais incndios causados por raios em 2005 d) Fiscalizao e maior cumprimento de leis ambientais em 2006
Done

As melhores respostas provavelmente so a) e d). difcil dizer precisamente o que afeta o nmero de queimadas num ano especfico. Sabemos que o ano de 2005 teve uma seca muito intensa, que provavelmente foi um enorme fator para as queimadas daquele ano. A queda em 2006 foi, provavelmente, devido a maior rigidez de leis florestais, para que a incidncia de fogo no se repetisse como no ano anterior. Uma situao parecida aconteceu entre 2007 e 2008, mas cientistas no tm certeza do que causou a queda nesses anos, j que o tempo no parece ter sido um fator. Talvez as condies de mercado de madeira e agricultura ou aes reguladoras tenham sido um fator.

Outras consequncias
Em 2004, pelo menos 13 pessoas no estado do Par morreram de raiva transmitida pela mordida do morcego vampiro enquanto dormiam. Em 2005, 23 pessoas morreram e mais de 1.300 foram mordidas no Maranho. Apesar de essas mortes no parecerem ligadas s mudanas climticas, elas podem ser. E o desmatamento uma das possveis causas. Na poca, alguns cientistas atriburam as mortes aos morcegos deslocados de seus lares, florestas que foram derrubadas, e s colnias de morcegos super populosas por estarem se alimentando de gado mantido pelo homem.

Outro estudo na Amaznia peruano descobriu que mosquitos transmisses de malria picam 100 vezes mais em reas desmatadas do que em florestas intactas. Mas raiva e malria so os nicos efeitos do desmatamento na sade.

Fumaas de florestas em chamas causam doenas respiratrias nas pessoas prximas ao local da queimada. Em 1997, as visitas ao mdico por problemas respiratrios aumentaram 20 vezes durante os incndios de Alta Floresta. Apenas em 1998, o governo brasileiro gastou US$11 milhes com o tratamento de problemas respiratrios na Amaznia.

Se, como os atuais estudos cientficos sugerem, secas se tornarem mais comuns na Amaznia, comunidades tradicionais e rurais e povos indgenas podem ter de lidar com a escassez e a insalubridade de gua, a falta de alimentos e outras dificuldades ligadas s mudanas climticas.

Sequestro de carbono e REDD


J deve estar claro que conservar florestas um jeito rpido de lutar contra mudanas climticas e proteger a sade humana. Usar rvores para armazenar carbono uma forma de sequestro de carbono, que qualquer processo que tira carbono do ar e o fixa na vegetao durante um perodo de tempo. Entretanto, conservar a floresta no uma soluo permanente, pois at as florestas protegidas atingem um ponto de saturao onde sero incapazes de absorver mais carbono.

Existem passos importantes que devem ser tomados enquanto o mundo tenta desenvolver polticas ambientais de longo prazo e diminuir sua dependncia de combustveis fsseis. Os primeiros passos na reduo de emisso de carbono so: - impedir que o carbono j armazenado nas florestas tropicais seja liberado de volta ao ar, e - preservar as habilidades de absoro de carbono das rvores. Se nada for feito, as florestas continuaro sendo derrubadas em velocidades alarmantes. Cientistas estimam que, assim, at 2030, 55% da Amaznia brasileira ter sido derrubada, explorada ou danificada por seca ou fogo. Isso no apenas liberaria 15-25 bilhes de toneladas de carbono no ar, mas tambm acabaria com a capacidade das florestas de absorver carbono, esfriar e umidificar o ar. Aqui voc v dois possveis futuros para a Amaznia, um otimista e um pessimista.

No cenrio pessimista, que parte do princpio de que nenhuma mudana ser feita, 40% das florestas estariam desmatadas at 2050, liberando 32 bilhes de toneladas de carbono. No cenrio otimista, que conta com mais reas protegidas, manuteno de reas indgenas, governana mais forte e criao de polticas de proteo das florestas, 25% das florestas seriam desmatadas, o que liberaria 17 bilhes de toneladas de carbono. Isso continua no sendo bom, mas quanto mais desmatamento pudermos evitar, melhor. Imagem de satlite do desmatamento no Mato Grosso, Brasil

Nos ltimos anos, o Brasil deu importantes passos para contornar o desmatamento. Por exemplo, o governo tem tentado monitorar e controlar o desmatamento ilegal.

O Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE) desenvolveu um sistema chamado DETER (Sistema de Deteco de Desmatamentos em Tempo Real) que usa imagens de satlite para que o governo e sociedade vejam exatamente onde e quando as florestas so queimadas ou derrubadas, ajudando imensamente o monitoramento.

Entre 2005 e 2006, o governo prendeu mais de 500 desmatadores ilegais e, como resultado dessa e outras aes, o governo conseguiu reduzir pela metade os ndices de desmatamento em trs anos. E o governo delimitou 24 milhes de hectares de rea protegida na fronteira de expanso da agricultura, aproximadamente 10% da rea total da floresta. De acordo com um documento de 2008, do Servio Florestal Brasileiro, essas aes ajudaram o Brasil a evitar a emisso de 200 milhes de toneladas de carbono desde 2004.

Esse sucesso no passou despercebido e foi o motivo que levou a Conveno Quadro das Naes Unidas Sobre Alteraes Climticas (UNFCCC) a destacar o Brasil, assim como outros pases na frica, sia, e Amrica Latina, por seus xitos com programas de Reduo de Emisses por Desmatamento e Degradao Florestal, conhecido como REDD. O conceito desse mecanismo que pases desenvolvidos signatrios da Conveno de Clima (conhecidos como pases do Anexo I) ajudariam a compensar os pases detentores de florestas tropicais, como Brasil e Indonsia, pela reduo no desmatamento e promoo de prticas de gerenciamento sustentvel da floresta. Apesar de no ser arato inicialmente, autoridades estimam que os custos diminuam no decorrer do tempo.

O mecanismo de REDD, no Brasil, deve incluir compensaes ou incentivos positivos para agricultores familiares, produtores rurais, povos indgenas, comunidades tradicionais e esferas de governo pelo servio que prestam pela a humanidade mantendo a floresta em p ou deixando de desmat-la. Esse mecanismo contempla no s a reduo de emisses provenientes do desmatamento e da degradao, mas tambm o papel da conservao, do manejo sustentvel das florestas e do aumento dos estoques de carbono das florestas nos pases tropicais.

Alm de reduzir emisses de carbono oriundas de desmatamento, estudos mostram que tal mecanismo tambm ajudaria a amenizar a pobreza e proteger cidados, alm de promover a conservao da biodiversidade. No Brasil, o recurso gerado poderia dobrar a renda de 200.000 famlias de produtores rurais que vivem em reas de floresta; reduzindo doenas respiratrias, mortes e danos s florestas e plantaes decorrentes de queimadas; e evitando a reduo na incidncia de chuvas, importante para plantaes e hidroeltricas. Em concluso, REDD pode ajudar a evitar a perda de servios ambientais

mltiplos e de muitas espcies importantes e insubstituveis que fazem da Amaznia um tesouro nico.

Acordos internacionais UNFCCConveno sobre Mudanas Climticas


Vozes do Brasil: "Eu no sei o que so as mudanas climticas, mas eu sei dizer o que a gente j sofre de diferena l. L ns sofremos uma diferena muito grande, uma mudana no jeito da natureza, que vocs chamam isso mudanas climticas. Eu entendo que a proposta do mecanismo REDD uma proposta bastante interessante para ns. O grande problema de que jeito ns podemos afinar ela, adaptar ela, a um jeito que faa bem para as populaes tradicionais da floresta, que no faa mal como outros programas que j tiveram, no de mudanas climticas, mas outros fundos, outras coisas, que vieram como uma soluo, mas na verdade no chegou at as comunidades. A proposta para ns interessante, ela vai na linha, ela um meio concreto, assim se transforme em poltica, de reduo de desmatamento."

Manoel Silva da Cunha, Presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS) Atualmente cientistas concordam que apenas mudanas globais drsticas iro desacelerar as mudanas climticas. Essa no uma nova concluso. Em 1992, durante a Conferncia Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em no Rio de Janeiro, o texto da Conveno-Quadro das Naes unidas sobre Mudana do clima, tambm conhecida como UNFCCC, foi aberto para assinatura. A conveno foi assinada e ratificada por mais de 192 pases. Essa conveno havia sido sugerida pelo Painel Intergovernamental sobre Mudana do Clima, mais conhecido pela sigla em ingls IPCC, a autoridade mundial nas questes de mudanas climticas, criado em 1988 pela Organizao Mundial de Meteorologia (WMO) e pelo Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O objetivo da UNFCCC unir pases para definir estratgias tcnicas e polticas para combater o aquecimento global. Nesse tratado, a comunidade internacional: Reconheceu as mudanas climticas como um problema ambiental real e global; Admitiu a importncia do papel das atividades humanas nas mudanas climticas e a necessidade de cooperao internacional; Definiu que estabilizar as concentraes de gases de efeito estufa um objetivo crucial. Sob o tratado da Conveno, que se tornou efetivo em Maro de 1994, os governos concordaram em: Coletar e compartilhar informao sobre emisso de gases de efeito estufa, polticas nacionais e melhores prticas; Lanar estratgias nacionais para a reduo de emisses de gases de efeito estufa; Dar apoio financeiro e tecnolgico para pases em desenvolvimento; Cooperar na preparao para adaptao aos impactos das mudanas climticas. O principal objetivo da Conveno estabilizar gases de efeito estufa na atmosfera a fim de evitar mudanas climticas drsticas, permitir que animais e plantas se adaptem naturalmente aos nveis mais altos de CO2, garantir produo adequada de alimentos e preservar um desenvolvimento econmico sustentvel. A UNFCCC atinge seus objetivos atravs de seus encontros anuais, chamados de Conferncia da Partes (COP) nos quais as naes participantes discutem questes sobre as mudanas climticas globais. A primeira COP foi realizada em 1995 em Berlim, na Alemanha, onde as naes membros comearam a negociar objetivos e prazos para pases desenvolvidos reduzirem suas emisses de gases de efeito estufa.

A COP3, o terceiro encontro, foi realizado em 1997 em Quioto, Japo, onde o conhecido Protocolo de Quioto foi adotado. Em 2004, as regras para implementao do Protocolo de Quioto foram aprovadas durante a COP10. Durante a COP 13 em 2007, as florestas foram mencionadas como parte da soluo para as mudanas climticas pela primeira vez, e o Plano de Ao de Bali foi desenhado.

Protocolo de Quioto
O tratado da UNFCCC no imps limites obrigatrios de emisso de gases de efeito estufa. Ao invs disso, foram feitos protocolos para definir tais restries. O primeiro foi o Protocolo de Quioto.

Reconhecendo que pases desenvolvidos so os principais responsveis pelos altos nveis atuais de emisses de gases de efeito estufa na atmosfera, o Protocolo de Quioto imps metas para 37 pases industrializados e a Unio Europia, os chamados pases do Anexo 1. Sob o Protocolo de Quioto, os pases do Anexo I se comprometem a reduzir suas emisses nacionais em uma mdia de 5% dos nveis de 1990 entre 2008-2012 (chamado de primeiro perodo de compromisso de Quioto). Sob o Protocolo de Quioto, pases em desenvolvimento, ou seja, no pertencentes ao Anexo I, no tm compromisso de reduzir suas emisses. O Brasil est nesse grupo, assim como a China, ndia e Indonsia.

O que voc acha?


O protocolo de Quioto se tornou efetivo em 16 de fevereiro de 2005, e at 2009, foi ratificado por 184 pases. Qual pas(es) influente(s) NO ratificou o Protocolo at 2009? (Choose all that apply.) a) Alemanha b) Rssia

c) Estados Unidos d) Austrlia e) Gr Bretanha


Done

A resposta certa c). At 2009, os Estados Unidos foram os nicos desenvolvidos a no ratificar o Protocolo de Quioto. O Senado dos Estados Unidos se recusou a assinar o Protocolo porque o mesmo no inclua redues obrigatrias de emisses por pases em desenvolvimento como a China, que atualmente o maior emissor de gases de efeito estufa do planeta.

Reduo de emisses
Com compromissos dentro do Protocolo de Quioto para limitar ou reduzir emisses, os pases precisam atingir suas metas primeiramente atravs de polticas pblicas e regulamentaes que limitem as emisses diretamente, ou que criem incentivos para melhor eficincia dos setores energticos, industrial e de transporte, e que promovam maior uso de fontes renovveis de energia. O Protocolo de Quioto tambm introduziu trs mecanismos com base no mercado para ajudar os pases a reduzirem emisses: 1. Comrcio de emisses 2. Implementao conjunta 3. Mecanismo de Desenvolvimento Limpo Atualmente o carbono rastreado e vendido como qualquer outra mercadoria. Isso conhecido como mercado de carbono. J que o dixido de carbono o principal gs de efeito estufa, simplesmente falamos comrcio de emisses de carbono, e outros gases de efeito estufa, como o metano, por exemplo, so expressos em sua equivalncia em dixido de carbono (CO2eq).

O comrcio de emisses permite que pases desenvolvidos que tenham diminudo suas emisses de gases de efeito estufa para nveis abaixo de suas metas, comercializem esse excesso com outro Pas do Anexo I, ou seja, os pases vendem seus crditos para aqueles que no atingiram suas metas. O mecanismo de implementao conjunta permite que um pas do Anexo I invista num projeto de reduo de emisses em outro pas do Anexo I, onde o custo para reduo seja mais baixo. Por exemplo, se o custo de reduo de emisses no Japo for muito alto, o Japo poderia investir num projeto na Frana. Nesse exemplo, a Frana se beneficiaria do investimento e tecnologia externos e o Japo teria uma possibilidade maior de cumprir suas metas.

O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, tambm conhecido como MDL, o nico que permite a participao de pases em desenvolvimento. Nesse mecanismo, pases desenvolvidos com compromissos de reduo de emisses podem investir em projetos em pases em desenvolvimento aqueles que no tm compromissos de redues sob o protocolo de Quioto para gerar crditos de carbono de forma mais barata. Esses projetos resultam em crditos que, certificados, podem ser comercializados e somados para o alcance das metas de Quioto.

Exemplos de projetos de MDL podem incluir: Levar eletricidade s reas rurais usando painis solares e turbinas de vento. Trocar combustveis fsseis por biocombustvel. Dispor corretamente lixo urbano e rural para evitar emisses de metano. Sequestrar carbono plantando rvores onde florestas foram derrubadas (reflorestamento) ou em terras onde no havia florestas (aflorestamento). O MDL registrou mais de 1.838 projetos, e esse um nmero que s cresce. Para pases em desenvolvimento, projetos de MDL fornecem desenvolvimento sustentvel e reduo de emisses, enquanto a pases industrializados do alguma flexibilidade em como atingir suas metas de reduo de emisso. Como os pases tm participado do MDL?

At setembro de 2009, 5.340 projetos estavam em alguma fase do ciclo de projeto do MDL (validao, aprovao e registro). A China tem a maioria 37% do total, a ndia vem em segundo 27%, seguida pelo Brasil com 8% do total. Juntos, eles representam 72% dos projetos existentes.

Em termos de emisses reduzidas por esses projetos, o Brasil contribuiu com 6% do total global.

Apesar de projetos de MDL envolverem aflorestamento e reflorestamento, projetos que visam evitar emisses prevenindo o desmatamento e incndios ainda no fazem parte do mecanismo. Por o Brasil ser um dos 5 maiores emissores de gases de efeito estufa, e por mais da metade de suas emisses serem provenientes do desmatamento, tem-se falado muito sobre a criao de programas de reduo de emisses por desmatamento usando um mecanismo como o MDL em pases em desenvolvimento. Essa idia tem uma histria que vem desde 2003, quando um grupo de pesquisadores liderados pelo IPAM - Instituto de Pesquisa Ambiental da Amaznia introduziu uma proposta chamada de Reduo compensada de desmatamento na COP 9, em Milo. A proposta sugeria que pases desenvolvidos que, voluntariamente, reduzissem emisses por desmatamento receberiam uma compensao financeira internacional equivalente s emisses evitadas, de acordo com os preos do mercado de carbono.

Depois disso, muitas outras propostas foram feitas, inspiradas pela proposta apresentada em Milo. Na COP 11, em 2005, um bloco de naes em desenvolvimento, liderado pela Papua Nova Guin e Costa Rica, props compensar pases com florestas tropicais pela reduo do desmatamento.

Em 2007, na COP 13 em Bali, Indonsia, evitar emisses por desmatamento tropical e o papel das florestas em p foi uma questo central na reduo do aquecimento global. Ao final do encontro, a importncia das florestas para o clima foi oficialmente reconhecida. Os pases membros aprovaram o Mapa do Caminho de Bali, que estabelece um calendrio de dois anos de negociaes para construir um arcabouo legal de um tratado para o perodo ps-2012, ano em que finda o primeiro perodo do compromisso do Protocolo de Quioto. Nesse perodo de dois anos se intensificariam as medidas nacionais/internacionais de mitigao da mudana do clima. Uma das medidas de mitigao em discusso sobre um mecanismo de polticas e incentivos

positivos com relao a questes referentes reduo de emisses provenientes do desmatamento e da degradao florestal nos pases em desenvolvimento; e o papel da conservao, do manejo sustentvel das florestas e do aumento dos estoques de carbono das florestas nos pases em desenvolvimento. Esse mecanismo conhecido tambm pela sigla REDD (Reduo de Emisses por Desmatamento e Degradao).

As naes membro tero que decidir como tornar REDD realidade. Os detalhes metodolgicos do mecanismo e o e o tipo de financiamento so elementos decisivos para o sucesso do REDD em pases em desenvolvimento e, em conseqncia, a conservao de florestas tropicais e compensaes para aqueles que a mantm em p e que auxiliam nos esforos de reduo de desmatamento e degradao. Nos prximos anos haver muitas mudanas em como as naes do mundo se pronunciam sobre o problema das mudanas climticas e esse importante mecanismo. REDD, com j visto, pode ser essencial para a manuteno das florestas tropicas, mas cabe a cada um de ns, como governo ou cidado, as pequenas e grandes atitudes que vo conter o clima e proteger a humanidade. Para atualizaes e mais informaes favor visitar e guardar em seus favoritos nosso website: http://www.ipam.org.br/

Copyright 2009, University Corporation for Atmospheric Research. Todos os direitos reservados. Avisos Legais

You might also like