You are on page 1of 4

A IGREJA, INSTITUIO DOMINANTE DO FEUDALISMO.

Os fundamentos do poder eclesial.

Como sugeriu vigorosamente Alain Guerreau, s se tem a ganhar em considerar a Igreja a garantia da unidade social feudal, sua coluna vertebral e o fermento de seu dinamismop.169 Cabe ressaltar que a Idade Mdia ignorava a Igreja como possuidora de um domnio religioso autnomo.

Unidade e diversidade da instituio eclesial O Clero e a aristocracia eram cmplices na dominao dos dominados, mas tambm eram concorrentes. A prpria Igreja no era homognea. Alm das contradies de interesse ou dos conflitos doutrinais que podem opor em seu interior diferentes tendncias. Existem importantes dualidades institucionais. Uma hierrquica ...(alto e baixo clero)p.169 Na Igreja dessa poca, haviam os clrigos regulares que escolhiam a fuga do mundo e o isolamento penitencial, consagrando-se aos servios de Deus, pelo estudo e s vezes pela atividade manual, e os clrigos seculares, que se conservam na vida secular, em meio ao mundo e em contato com os laicos, cuja misso o cuidado das almas. No geral, o clero constitui um grupo privilegiado e investido de um prestgio sagrado, segundo toda verossimilhana mesmo incluindo nele suas margens inferiores bem menos de um dcimo da populaop. 171

Acumulao material e poder espiritual O poder material da igreja se iniciou no sculo IV, quando os cristos comearam a fazer doaes , principalmente s vsperas da morte, a fim de assegurar a salvao de suas almas no alm. Tais doaes implicaram em que a Igreja detivesse em seu poder entre um quarto e um tero das terras europeias. Isso quer dizer que as diversas autoridades episcopais ou monsticas eram poderosos senhores feudais.

Na idade mdia, no se fazia a diviso entre o poder material da Igreja e o poder sagrado(entidade espiritual). Ela no teria nenhum poder material se nolhe fosse reconhecido um imenso poder espiritual...p.171 Ela (igreja) no teria nenhum poder material se no lhe fosse reconhecido um imenso poder espiritual p. 175 As doaes tinham a inteno de no s salvar a alma dos doadores (seus antepassados e seus familiares) . A doao no tinha o intuito de que a Igreja acumulasse bens, mas sim, os redistribusse aos pobres e enfermos; Por outro lado, o poder da Igreja se fazia sentir atravs dos sacramentos(batismo, casamentos, a confisso, a crisma, extrema-uno), uma vez que sem eles, os fiis no poderiam viver em cristandade nem realizar sua salvao sem o concurso de um clrigo. Este era um monoplio decisivo da Igreja.O clero um intermedirio obrigatrio entre os homens e Deus.

A circulao generalizada dos bens e das graas

Como dito acima, acerca da doao, necessariamente no beneficiava o doador. A Igreja redistribua esses bens materiais aos pobres, as encarnaes ao prximo e duplos de Cristo. H que se entender, tambm, que a igreja era mera intermediria, vez que Deus e santos eram os verdadeiros destinatrios da doaes. Alm disso, a doao deveria ser de forma gratuita, sem inteno de receber uma beno. H que se ter em mente, que apenas a Igreja prestava socorro e apoio aos pobres e viajantes.

O monoplio da escrita e da transmisso da palavra divina

Os clrigos mantinham o domnio sobre a escrita e a transmisso da palavra divina. No sculo IX recomendado que os sermes sejam traduzidos para a lngua vulgar mantendo o latim exclusivo do texto bblico. O latim, ento, ganha o status de lngua da Igreja, prprio dos clrigos e de lngua sagrada.A Bblia (escrita em latim), ento, passa a ser exclusividade dos Clrigos, j que apenas sermes ,atos, etc. Porm, com o passar do tempo, uma grande quantidade de editos, atos, manuscritos so escritos no sculo XIII , poca em que essa atividade partilhada por atelis laicos urbanos, que utilizam mtodos de cpia em srie diminuindo o preo dos livros. A aristocracia que j se utilizava de literatura oral em lngua vulgar, com a ajuda de alguns clrigos, fazem com que essa literatura seja posta por escrito. Os laicos comeam a ter acesso a certos livros bblicos em particular o de salmos, no qual se aprende a ler,mas no a Bblia completa. Entre os sculos XI e XIII, os clrigos perdem

o monoplio da escrita, mas conservam o essencial do domnio do dispositivo que articula a escrita e o oral. Eles no so mais os nicos a ler a Bblia, desde que mantenham o monoplio de sua interpretao legtima e o ensino das disciplinas encarregadas de estabelec-la.

Ordens religiosas inovadoras: os mendicantes Entre os sculos XI e XII, surgem as ordens mendicantes. A Franciscana (de Francisco , da cidade de Assis), cujo ideal de pobreza, associado humildade e penitncia sua caracterstica. Surge tambm a ordem Dominicana (de Domingo de Guzman) apoiada pelo estudo e pela penitncia, porm com vistas aos herticos, diferentemente dos Franciscanos que tem como intuito a pregao pela palavra. Os Dominicanos, futuramente, sero os inquisitores, chamados como os ces do Senhor.

A Igreja, a cidade e a universidade. Na Alta Idade Mdia, as escolas monsticas declinaram, e as escolas de catedrais, crescem, ainda sob a responsabilidade dos bispos. O nmero de estudantes aumenta e a ambio dos ensinamentos cresce, tanto em direito e medicina, como tambm em teologia. Ainda que as escolas continuem intimamente ligadas igreja, sem dvida essa emergncia de intelectuais medievais , segundo Le Goff, que permite compreender a formao das universidades. Em cada universidade,a autonomia permite assembleia dos mestres,sob a conduo de seu reitor, decidir sobre sua organizao internap.215 Os frades mendicantes comeam a ocupar o lugar dos mestres seculares, o que causa hostilidade entre ambos. Enfim, a conjuno de um vasto conjunto de quaestiones, que formam um tratado completo do respectivo campo, leva s grandes Sumas Teolgicas que marcam o apogeu Ada escolstica universitria do sculo XIII.p.216

Bibliografia: BASCHET, Jrme. A civilizao feudal: do ano 1000 colonizao da Amrica. So Paulo. Globo. 2006.

You might also like