You are on page 1of 7

Resumo Terico

VETORES
Vetor um smbolo fsico-matemtico utilizado para representar o mdulo, a direo e o sentido de uma grandeza fsica vetorial. Parece ser bem complicado, mas na realidade uma coisa bastante simples. Para facilitar, imagine uma situao em que voc est em uma rua movimentada de So Paulo e visualiza um carro muito bonito. Impressionado com a imagem corre para contar a um colega sobre o tal carro, e no mesmo instante este colega lhe pergunta: - Uau! Onde voc viu este carro? - No centro de So Paulo. - Mas o carro ia em que direo? - Ele ia na mesma direo da Av. Rebouas. - Mas em que sentido o carro seguia? - Ele ia pela Rebouas sentido ao centro. - E qual era a velocidade em que o carro se movia? - P! uma mquina daquelas s podia estar a uns 190 km/h. Sem perceber voc acabou de determinar ao seu colega o VETOR que representa o carro visto. Antes de lembr-los como que se pode enxergar um vetor em uma histria como esta, precisamos lembrar da definio de um vetor.

O QUE VETOR
Vetor (do latim vector = condutor), como j dissemos um instrumentos usado, principalmente pela fsica, que rene "dentro de si" trs informaes sobre um corpo ou um mvel.

MDULO (intensidade, nmero real no-numrico) SENTIDO DIREO

Os vetores so representados por qualquer letra e por uma seta desenhada por sida da letra, como . O mdulo deste vetor representado pela letra que representa o vetor, porm sem a seta em cima, v, ou ento pelo smbolo do vetor entre os sinais matemticos que representam mdulo, | |. Para facilitar a nossa compreenso vamos pegar um exemplo simples

Neste exemplo tempos um vetor que possui todas as informaes necessrias. veja:

Direo: como vemos, o vetor acima possui a mesma direo da reta r, horizontal;

Sentido: Fica notvel que o vetor segue de P para O, da esquerda para direita, neste caso; Mdulo: O mdulo a intensidade do vetor, como j sabemos. O mdulo , graficamente representado, pelo tamanho do vetor desenhado, que em nossa caso de trs unidades de medidas u, ou seja 3u. OBS.: Devemos sempre notar que se a unidade de medida fosse centmetros, o mdulo do vetor seria 3 cm, e se a unidade de medida fosse metros, o mdulo do vetor possuiria 3 metros, etc.

Agora, possumos todo o conhecimento necessrio para retornar quela histria e dela tirar todas as informaes do vetor que representa o carro visto. Ento faa isto antes de continuar o seu estudo. As informaes do vetor so:

Sentido: Sentido centro de So Paulo. Direo: A mesma direo da Av. Rebouas. Mdulo: Aproximadamente 190 km/h.

VETORES IGUAIS E VETORES DIFERENTES


Este outro item muito importante para entendermos, definitivamente, um vetor. Para que dois vetores sejam iguais eles, necessariamente, precisam possuir mdulos, sentidos e direo iguais. Por exemplo:

Os vetores acima so iguais, pois possuem as trs informaes, que constitui um vetor, iguais. Se tivermos dois vetores que possuem mdulos e direes iguais, porm sentidos diferentes, dizemos que que estes vetores so diferentes e opostos. Por exemplo:

Estes dois vetores so diferentes, pois possuem a mesma direo (horizontal), o mesmo mdulo, porm o sentido contrrio e opostos.

CLCULOS COM VETORES Agora que j sabemos tudo o que importante sobre um vetor, iremos aprender a trabalhar com eles. Alguns dos clculos que iremos analisar necessitar das lembranas que possumos sobre trigonometria, se por algum acaso voc no se lembrar deles, recomendo que faa uma pequena reviso com seu livro ou caderno para que depois possamos estar dando continuidade a este estudo. ADIO DE VETORES Quando executamos uma operao com vetores, chamados o seu resultado de resultante . Dado dois vetores = A - O e = B - O, a resultante obtida graficamente tranando-se pelas extremidades de cada um deles uma paralela ao outro.

Em que o vetor soma. Como a figura formada um paralelogramo, este mtodo denominado mtodo do paralelogramo. A intensidade do vetor dado por:

Esta expresso obtida pela lei dos co-senos para o tringulo OC:

E a partir desta equao basta substituir os valores do paralelogramo acima, para se obter a equao do mtodo do paralelogramo. Quando temos um caso particular onde os vetores esto em posies ortogonais entre si, basta aplicar o teorema de Pitgoras.

SUBTRAO ENTRE DOIS VETORES


Dados dois vetores = A - O e = B - O, o vetor resultante dado por (A - O) - (B - O) = A - O - B + O; = A - B, onde A a extremidade e B a origem. = =

Analiticamente o vetor

dado por:

Mdulo: Direo: da reta AB Sentido: de B para A = A - B, o sentido seria de A para B e o mdulo seria o

Se tivssemos efetuado mesmo.

PRODUTO DE UM NMERO POR UM VETOR O produto de um nmero a por um vetor


, resultar em um outro vetor

dado por:

Mdulo: | | = a Direo: A mesma de Sentido: ;

1) se a > 0 - o mesmo sentido de 2) se a < 0 - contrrio de .

Vetor Oposto Antes de entrarmos em outra parte importante do estudo de vetor, precisamos entender o que um vetor oposto. Denomina-se vetor oposto de um vetor , o vetor com as seguintes caractersticas:

A figura representa o vetor Preste Ateno para dois detalhes:

e o seu oposto

1. Quando dois vetores tiverem a mesma direo e o mesmo sentido (a = 0), o vetor resultante ser:

2. Quando dois vetores tiverem a mesma direo e os sentidos opostos (a = 180), o vetor resultante ser:

DECOMPOSIO DE UM VETOR

So dados um vetor

e um sistema de dois eixos ortogonais x e y:

Projetando ortogonalmente as extremidades do vetor componentes retangulares e .

nos eixos x e y, obtendo suas

Analiticamente temos: o tringulo OP'P retngulo, portanto

ADIO DE MAIS DE DOIS VETORES (mtodo do polgono)

Neste mtodo o objetivo formar um polgonos com os vetores que se deseja somar, obedecendo ao seguinte critrio: a partir de um ponto, previamente escolhido, coloca-se um vetor eqipolente a um dos outros vetores dados e assim sucessivamente. O vetor soma ou resultante ser aquele que tem origem na origem do primeiro e extremidade do ltimo . Vetor eqipolente um vetor que tem o mesmo mdulo, a mesma direo e o mesmo sentido que o vetor considerado. Exemplo: Determinar o vetor soma dos vetores abaixo.

Resoluo: Fixando o ponto O arbitrariamente

Note que:

Quando a extremidade do ltimo vetor coincidir com a origem do primeiro, isto , quando o polgono for fechado, o vetor resultante ser nulo. (R = 0)

Em qualquer ordem de colocao dos vetores, o vetor Resultante ter o mesmo mdulo.

VETOR SOMA DE MAIS DE DOIS VETORES Quando o sistema formado por mais de dois vetores concorrentes e co-planares, a soluo analtica possvel. Para tanto deve-se empregar o mtodo das projees de cada vetor em dois eixos perpendiculares. Neste item vamos considerar o ngulo que o vetor forma com o eixo de referncia como sendo um ngulo menor ou igual a 90. O eixo de referncia ser sempre o eixo x. De acordo com esta conveno, observa-se o ngulo que cada vetor da figura forma com o eixo x.

You might also like