You are on page 1of 72

TEORIA DA CONSTITUIO UMA INTRODUO Rui Verde Benilde Moreira Alexandra Polido

UnI Universidade Independente, http://www.uni.pt Av. Marechal Gomes da Costa, Lt 9, 1800 255 Lisboa, Portugal, Tel.: (+351 21 836 19 00), Fax.: (+351 21 836 19 22), Email:direccao@uni.pt;benildemoreira@uni.pt

ndice
O-Introduo PARTE I O que uma Constituio? 1- Constituio e poder poltico. 2- Constituies escritas e informais. 3-O Poder Constituinte 4- Constituies falsas e verdadeiras. PARTE II- Doutrinas enformadoras da Teoria moderna da Constituio 5- Pensamento fundacional: Locke, Hobbes, Rousseau 6-Conceitos essenciais: Liberdade, igualdade e democracia PARTE III- Dimenses clssicas da Constituio. 7- O Estado: Conceito e evoluo histrica. 8- Teoria Clssica do Estado 9- Entidades Polticas Supra e Infra Estaduais. PARTE IV: A Experincia Constitucional Portuguesa 10- Sntese histrico-jurdica do constitucionalismo portugus. 11- Anlise das Constituies Portuguesas at 1976 3 4 4 9 10 13 16 16 19 24 24 31 49 57 57 61

72

O-Introduo
Este texto versa sobre a Teoria da Constituio, entendida como o estudo dos aspectos essenciais que definem uma Constituio. Como surge? Para que serve? O que ou pode ser? Quais os valores e princpios que a podem enformar? Que tipos de Constituio existem? E por a adiante. No se pode conceber uma Constituio como sada do nada. A Constituio frutifica num terreno histrico, poltico e cultural,e habitualmente o mais legal e ilegal dos actos, pois abole um regime poltico-legal e cria outro regime poltico-legal. O aqui afirmado traduz-se na forma como estudaremos o actual constitucionalismo. Este no tem uma dogmtica e uma exposio fechada em termos acadmicos. o resultado da evoluo da histria e filosofia e da prpria evoluo do mundo ps Segunda Guerra Mundial e tambm das transformaes constitucionais de cada um dos pases. Este texto um texto de estudo, realizado a pedido dos alunos e resulta da remodelao dos apontamentos preparados para as aulas. No tem ao nvel formal: bibliografia, citaes e referncias cruzadas, o mnimo do perfeccionismo desejado.

72

PARTE I O que uma Constituio?

1- Constituio e poder poltico. Em qualquer sociedade existe sempre uma luta entre grupos rivais para exercer o poder, entendo-se o poder como a capacidade de determinar regras de comportamento e exercer coaco. Isto quer dizer que sempre que vivemos em conjunto com outras pessoas tm que surgir ditames que ordenaro a nossa vida em comum. Algum ter a capacidade de estabelecer essa ordem, essa organizao e obrigar os outros a cumprila. Quem determina essa ordem tem o poder poltico( porque exercido na comunidade em que vivemos, na Polis). Ora, a Constituio comea por tratar das formas pela qual esses grupos rivais ho-de lutar para exercer o poder. Ao exerccio do poder poltico chama-se governo. O primeiro dado da questo diz-nos que a Constituio regula a luta de grupos rivais pelo exerccio do governo de um comunidade ( cujo exemplo mais acabado, mas em desconstruo, o Estado). O segundo dado leva-nos escolha. Como escolher o grupo que nos governa? Sero os mais fortes? Os mais belos? Os mais sbios? Os que Deus escolheu? Ou haver eleies e uma escolha por toda a comunidade? Esta outra questo a que uma Constituio vai responder. Como escolher o poder.

72

Uma vez escolhido o governo podemos deix-lo fazer o que ele quer (mandar-nos pintar o cabelo de louro) ou control-lo, criar barreiras que ele no ultrapasse,luzes vermelhas que parem o exerccio do poder. A esta nova funo da Constituio ( que por muitos considerada a mais importante) chama-se: o controlo do poder poltico. O grupo que escolhido para nos governar deve ser controlado. Tudo isto so aspectos essenciais a que uma Constituio dever dar resposta. Tambm, no temos a certeza que esse poder governa sempre bem. Utilizando um exemplo portugus existe a ideia que o Governo Salazar obteve uma certa aprovao popular nos anos 1930 e 1940. O que certo que no gozaria nos anos 1950, como a campanha presidencial de Humberto Delgado claramente comprovou, mas no houve mecanismo constitucional adequado para o remover. E este um dos aspectos fundamentais e ligado ao controlo de poder: a remoo do poder. O poder alm de estar controlado tem que ser susceptvel de ser retirado das suas funes. Finalmente, e como ltimo aspecto a ser abordado por uma Constituio est a relao entre governantes e governados. As luzes verdes i.e. aquilo que os governantes podem fazer, e as luzes vermelhas aquilo que lhes est vedado. Tempos houve em que se falou de um poder absoluto, em que os governantes tudo poderiam fazer. Hoje fala-se dos direitos individuais ou fundamentais, como ncleos inviolveis, em que

72

nenhum governo pode mexer ou interferir. Em suma, a Constituio a lei do poder poltico que se traduz no exerccio de violncia de forma legtima. Ou de forma mais detalhada, o quadro de normas que define o funcionamento do poder e as relaes dos indivduos com ele. Todas as organizaes tm uma constituio, um quadro de normas que define a estrutura e funes dessa organizao, bem como os direitos e deveres dos seus membros, mas como referido, a organizao que aqui nos interessa aquilo a que se convencionou chamar o Estado ( cuja caracterizao veremos mais adiante), e que at hoje tem sido a organizao mais complexa inventada pelo ser humano.

Um problema adjacente o seguinte: como deve ser uma Constituio ? O que uma boa constituio? Sir John Laws , um juiz de topo ingls define como boa Constituio aquela em todos os cidados tm direitos iguais perante a Lei. Isto leva-nos Constituio dos Estados Unidos da Amrica, que contm uma disposio anloga e vista, pela generalidade do mundo acadmico internacional, como uma boa constituio. Mas escolhendo uma situao, ligada ao tratamento igual perante a lei e dignidade da pessoa humana, chegaremos a concluses curiosas.

72

Problema constante na histria dos EUA foi o da escravatura e do tratamento das pessoas hoje chamadas afro-americanas. A mesma Constituio que proclamava a igualdade do homem perante a lei teve vrias aplicaes prticas e viu-se interpretada de formas distintas a propsito da questo acima referida. A Constituio norte-americana muito judicializada, competindo aos tribunais a sua defesa, bem como a interpretao do seu sentido e alcance. Em relao aos problemas levantados pela integrao dos afro-americanos na sociedade americana, existem trs decises do Supremo Tribunal, que apontam para distintas solues. A primeira a Dred Scott v.Sandford , tomada em 1857, e que resulta de uma aco proposta por um escravo negro. A deciso foi muito curiosa porque assentou na seguinte premissa, como os escravos no so cidados, no podem vir colocar processos em tribunal. E , assim mantendo-se a letra da Constituio, negaram-se os mais elementares direitos a um ser humano. O que tambm verdade que esta deciso judicial foi um catalisador da Guerra Civil americana. Finda a Guerra Civil, com a vitria do Norte e a abolio da escravatura e emancipao dos afro-americanos, tudo pareceria encaminhar-se para uma rpida integrao. Mas no foi assim. O Norte , subsequentemente ao assassinato de Lincoln, rapidamente retirou o exrcito federal do Sul e estes antigos Estados escravocratas comearam a introduzir legislao

72

que dificultava a vida aos africanos. Designadamente, obrigando-os a frequentar escolas distintas, carruagens de comboio diferentes, etc ( uma espcie daquilo a que na frica do Sul se veio a chamar apartheid). Mais uma vez o Supremo Tribunal foi chamado a pronunciar-se sobre a questo, o que fez no caso Plessy v. Ferguson em 1896, e deliberou adoptando a frmula separated but equal. Com este dito entendeu o Supremo que os brancos e negros podiam estar separados, desde que as instalaes fossem iguais. E assim se consagrou o apartheid nos EUA. Foi s em 1954 com o caso Brown v. Board of Education que o mesmo Supremo Tribunal, com a mesma Constituio frente, declarou a ilegalidade das escolas pblicas separadas. Deciso que teve que ser imposta em certos Estados do Sul dos EUA com a presena do exrcito federal nas escolas. O que temos aqui uma Constituio que garante muitos e bons direitos, que aclamada pelo mundo fora ( e de facto dos melhores documentos constitucionais jamais produzidos) e que foi interpretada de forma diferenciada e dspar em trs ocasies diferentes. A concluso que no h uma boa constituio.Tudo depende muito das circunstncias histricas, polticas e culturais, bem como das personalidades, fenmenos que extravasam o mundo do Direito, embora como se viu o influenciem de forma determinante.

72

2- Constituies escritas e informais.

Uma distino usualmente utilizada nos manuais entre Constituies escritas e no escritas, apontando-se como exemplo paradigmtico destas ltimas o Reino Unido. Dizendo-se tambm que uma Constituio escrita garante melhor os direitos e funcionamento das instituies, porque as normas so claras e lidas por todos. O problema falso. Por um lado a Constituio do Reino Unido est escrita, no est codificada, no est apresentada num nico documento. Mas o Act of Settlement de 1701 institui a moderna monarquia, o Parliamentary Acts de 1911 e 1949 estabelecem a proeminncia da Cmara dos Comuns, e por a adiante. Por outro lado , o facto das Constituies estarem escritas no garante a sua aplicabilidade. A Constituio Portuguesa tem variados artigos a que ningum liga nenhuma e no so pura e simplesmente aplicados (veja-se a ttulo de exemplo os artigos acerca do no alinhamento e desmantelamento de blocos militares- e Portugal faz parte da NATO!, ou os artigos acerca das polticas econmicas, no falando nas ainda existentes referncias ao socialismo que ningum leva a srio) .

72

A virtude da Constituio inglesa que tem um processo de reviso simples. Basta uma maioria absoluta da Cmara dos Comuns e tem alguma construo judicial, o que quer dizer que facilmente adaptvel ao esprito dos tempos. No necessrio, como em Portugal, fazer-se uma revoluo para se mudar uma Constituio, ela vai evoluindo e transformando-se.

3-O Poder Constituinte

Quem faz uma Constituio? A teoria moderna criou um conceito chamado poder constituinte que procura juridicizar o acto de fora bruta que ,quase sempre, a criao de uma nova Constituio. Reza assim a teoria: o poder constituinte a autoridade ou fora concreta que cria, garante ou elimina uma Constituio. O grande terico deste poder, a propsito da Revoluo Francesa o Abade Syis, que considerava este poder como ilimitado. Hoje a doutrina tende-o a ver como limitado pelas normas bsicas de direito internacional. Este poder est nas mos do povo. o povo que decide sobre uma determinada Constituio. Embora para se fugir ideia de povo como massa, manipulvel plebiscitariamente, se tenha introduzido o conceito de povo como pluralidade, envolvendo os indivduos enquanto tal, mas tambm as organizaes, networks e instituies de que os indivduos fazem

72

parte, mas que formulam uma vontade prpria e autnoma, chamando-se ateno para as estruturas de comunicao (Habermas) ou de deliberao (Ackerman) que permitam um dilogo informado e racional acerca das decises polticas fundamentais. Para que este poder constituinte se manifeste existem procedimentos que actualmente esto tipificados e que vo desde uma Assembleia Constiutinte soberana, uma Assembleia Constituinte no soberana, uma ou vrias convenes populares ou/e um referendo, que pode estar acoplado a uma projecto sado de uma Assembleia ou de outra autoridade qualquer. Esta teoria atraente e racional, mas contm muitos problemas inultrapassveis. Analisemos dois casos. O primeiro o da Constituio da Repblica federal da Alemanha( que se deve chamar Lei Fundamental ou Bsica- Grundgesetz e no Constituio- Verfassung). Esta Constituio (de 1949), ainda hoje em vigor e com um vigor renovado, resultou da Segunda Guerra Mundial e foi imposta pelos aliados que, embora tenham entregue a sua redaco a um conselho parlamentar alemo, tiveram uma interferncia determinante nas opes fundamentais, e obrigaram os alemes a modificar uma primeira verso que apresentava um poder executivo demasiado forte. O que apressadamente foi feito, com o auxlio de uma pliade de juristas alemes a declararem que o resultado correspondia s tradies legais germnicas. Mas como muitos

72

juristas alemes, a comear por um dos mais importantes, Carl Schmitt; declararam, anteriormente, que o Nazismo correspondia ao sentir concreto do povo alemo e por isso a legislao devia ser interpretada, segundo esse sentir concreto, i.e. segundo o Nazismo, as declaraes dos juristas alemes tm o valor que tm. O que facto que a Alemanha tem uma Constituio imposta, discretamente, pelos Aliados vencedores da Segunda Guerra Mundial. O povo alemo no teve muito a ver com o assunto Menos discreto foi o General MacArthur Comandante Supremo das foras ocupantes do Japo, tambm a seguir Segunda Guerra Mundial. Perante uma proposta japonesa de Constituio que pouco mudava, pura e simplesmente deitou-a fora e mandou dois oficiais do seu EstadoMaior redigir uma Constituio que foi diligentemente aprovada por uma assembleia de Japoneses, eleita segundo regras fixadas pelos americanos. O poder constituinte da Constituio Japonesa foi o General MacArthur. certo que ambos os povos tm respeitado estas Constituies e votado ano aps ano em eleies, segundo os mtodos e para os rgos previstos nelas, o que lhes d uma legitimidade tcita. Mas, tambm certo que o poder constituinte foi uma fora militar e nada mais. Na esfera constitucional, mais do que em qualquer lugar, o poltico, a fora e o jurdico andam de mos dadas, pelo que qualquer teorizao dura o tempo de um regimeNo fundo, o conceito de povo no passa de

72

uma formalidade. Quem detm a fora em determinado momento que decide sobre a Constituio. Tambm h que referir que as Constituies que deveriam surgir depois de cuidadas e racionais ponderaes, so, quase sempre, o fruto de situaes de turbulncia imensa em que a racionalidade e ponderao no abundam.

4- Constituies falsas e verdadeiras.

O que aqui se vai discutir so duas coisas. Primeiro se h um contedo mnimo para se considerar um documento como uma Constituio, em segundo lugar o problema da aplicao das Constituies. Muitas vezes so escritos textos, que so apresentados como Constituies, mas que depois no so aplicados, ou s de forma muito espordica. a questo das falsas Constituies ou sham constitutions. No moderno constitucionalismo entende-se que uma Constituio serve essencialmente para limitar o poder dos governantes e garantir os direitos dos governados. Por isso uma Constituio para o ser deve conter sempre mecanismos tiposeparao de poderes,checks and balances, garantir o Estado de Direito, eleies livres e regulares e um poder judicirio independente. Outros diro que qualquer documento que

72

contenha uma organizao do poder e estabelea a relao deste com os governados, nem que seja em termos de submisso uma Constituio. Todos ns sabemos de pases que tm Constituies constitucionais e pases que tm Constituies no constitucionais habitualmente porque seguem outros modelos de organizao poltica. Ou ditaduras ( que em todo o caso ,de um modo geral, seguem o modelo das sham constitutions e no assumem frontalmente o seu estatuto) ou pases de orientao teocrtica que recusam os modelos ocidentais. Problema diferente o das sham constitutions.Neste caso temos Constituies que contm variadas disposies, mas cuja maioria no aplicada. Um caso paradigmtico o da Constituio da Unio Sovitica de 1936. claro que a Unio Sovitica viveu debaixo de uma ditadura pessoal de Estaline, entre 1928 e 1953, e que o posto principal que deteve foi o de secretrio geral do Comit Central do Partido Comunista (funo que nem sequer estava prevista na Constituio. Estaline exerceu o poder na Unio Sovitica de forma a torn-la uma potncia mundial, na esteira de antigos Czares como Pedro ou Catarina. F-lo usando da mxima violncia, para alcanar rpidos resultados. Essa violncia que foi aplicada a tudo e a todos (desde o seu crculo mais ntimo at ao mais modesto) foi executada sem qualquer respeito por uma Constituio instituda pelo prprio Estaline, que criava uma estrutura poltica e organizativa do Estado, atribua vrios

72

direitos aos cidados (embora os mais importantes tivessem ligados ao trabalho, descanso e educao, o que demonstrava a perspectiva de o ser humano como um mero elemento que tinha que trabalhar, descansar e educar-se para trabalhar melhor para engrandecer a Unio Sovitica) que pouco ou nada eram respeitados. Alis Estaline s esporadicamente ocupou os cargos polticos previstos na Constituio, e no os mais importantes, e no foi por isso que de facto no foi o dirigente nico e supremo da URSS durante mais de vinte anos. A Constituio serviu sobretudo como elemento de propaganda, embora na parte dos direitos dos trabalhadores, pelas razes expostas, tivesse alguma aplicao. Resumindo: h Constituies constitucionais, que respeitam os cnones do modelo constitucional moderno; Constituies no constitucionais, que no respeitam esses cnones e falsas Constituies, que respeitando ou no, na sua letra, depois , no so aplicadas, na sua maioria ou totalidade.

72

PARTE II- Doutrinas enformadoras da Teoria moderna da Constituio

5- Pensamento fundacional: Locke, Hobbes, Rousseau

Na base do constitucionalismo europeu moderno esto duas ideias abstractas. A primeira a da pr-existncia de um estado natural de sociedade. Nesse estado natural no existe uma autoridade poltica definida o que implicar um desenvolvimento normativo de tipo constitucional que formalize um poder poltico. A segunda ideia, intimamente ligada primeira, que esse desenvolvimento se faz atravs de um pacto/ contrato social voluntrio. Isto , presume-se que a humanidade no quer viver numa situao instintiva e original, outrossim prefere organizar-se e ter normas bsicas de funcionamento, e que por isso acorda de livre vontade num modelo regulador da sociedade.
72

Locke, Hobbes e Rousseau, cada um sua maneira teorizaram estes conceitos. John Locke (1632 - 1704) por muitos apontado como o fundador do liberalismo expunha a questo da seguinte forma: existe um estado natural em que os indivduos dispem de determinados direitos naturais, designadamente, o direito vida, propriedade e liberdade. Para resolver conflitos que surjam do exerccio simultneo e concorrente desses direitos a sociedade contrata entre si, de forma unnime, o estabelecimento de um governo, que escolhido por voto maioritrio. Esse governo tem o dever de proteger os direitos naturais e promover o bem-estar. Ento, segundo Locke, o governo tem deveres e no direitos, e depender do consentimento do povo. At porque, e este ser um ponto de partida de Locke, os seres humanos so iguais e ningum pode por algum sob a sua autoridade sem ser pelo prprio consentimento. Defende Locke que o governo dever ser nomeado e demitido periodicamente pela maioria daqueles com um interesse na comunidade, sendo certo que a maioria se justifica pela sua fora inerente, e no por ter ou deixar de ter razo em aspectos concretos. Nessa medida Locke proclama com veemncia que os poderes do governo devem estar limitados para proteger os direitos e liberdades dos indivduos. Alm de promover a ideia de tolerncia. Thomas Hobbes (1588 - 1679) tem uma viso do estado natural muito diferente de Locke. Segundo Hobbes, a humanidade vive numa

72

constante guerra de uns contra os outros, pelo que sem governo, todos nos destruiremos uns aos outros. Por isso Hobbes entende que existir um contrato social segundo o qual os membros de um hipottico estado natural acordaro na instituio de um soberano que garantir a segurana. Tambm aqui o governo depende do consentimento dos governados. Hobbes acredita de igual modo que detemos determinados direitos naturais ligados ao respeito pelos compromissos, liberdade e igualdade. Mas para eles serem assegurados tm que existir leis e governo. Assim a populao ceder a sua liberdade a um soberano, que far e aplicar as leis. Este soberano (que poder ser uma assembleia ou uma pessoa) ter poderes ilimitados para preservar a vida e manter a ordem, mas no poder actuar para outros fins. Rousseau (1712 - 1778) acreditava que o homem era bom por natureza, e que era corrompido pelo governo autoritrio e pela existncia de desigualdades sociais, o que s seria resolvido pela instituio de leis humanas que tratassem todos por igual e dessem a todos os indivduos um voto igual e livre em todas as deliberaes legislativas. E, defendia tambm que no existia um verdadeiro conflito entre os interesses individuais e comunitrios desde que o governo inclusse todos. Propugnava por um contrato social segundo o qual as vontades individuais seriam combinadas numa vontade geral. O que significa que todos devem participar no

72

governo em termos iguais atravs do voto e aceitar o veredicto da maioria. Agora, essa vontade geral deveria ser imposta a todos, criando uma vontade nica e uniforme, em que todos se sentiriam livres por terem participado na sua formao, mas a que todos deviam obedecer sem dissidncias. As leis aprovadas pela maioria livre e igual de todos devem ser aplicadas igualmente e sem excepes a todos os cidados. Nestes trs autores so visveis as razes essenciais do

constitucionalismo moderno, em que alguns temas so comuns, como a necessidade de a Constituio depender do consentimento de povo, de as ideias bsicas serem a liberdade, a igualdade poltico-jurdica e alguns direitos fundamentais. Tambm a ideia das decises serem tomadas por maioria realada. Depois, mais complicada a questo dos limites do poder do governo. Se Locke defende sem rebuo um governo limitado, j Hobbes aceita que este seja ilimitado para garantir a vida e a segurana, mas no intervenha em mais nada, enquanto Rousseau parece no colocar limites ao governo desde que este esteja a desempenhar o preceituado pela vontade geral, quando deliberada por uma maioria livre e igual, condio suficiente para o funcionamento da comunidade poltica.

6-Conceitos essenciais: Liberdade, igualdade e democracia

72

Liberdade, igualdade e democracia sero os conceitos estruturantes do constitucionalismo europeu. Curiosamente o primeiro a ser incorporado e praticado em termos constitucionais foi o de liberdade. Desde o sculo dezanove que pontifica como elemento central. Enquanto que a democracia apenas se espalhou ao longo de sculo vinte, e na sua forma mais aprofundada, somente a partir da segunda metade desse sculo. Quanto igualdade, um conceito mais difuso, e por isso se a ideia de igualdade perante a lei, tem andado de mos dadas com o triunfo da liberdade, um conceito mais completo de igualdade, se tal possvel, tem tido algumas dificuldades de afirmao. Alm de terem afirmaes temporais diferentes, os prprios conceitos tambm tm dificuldades de explanao bvias. O que a liberdade? O ponto de partida dir que a liberdade consiste na inexistncia de obstculos ao desenvolvimento da aco individual. Isto , somos livres se pudermos agir sem impedimentos. Mas tambm se tenta definir liberdade com referncia a um objectivo, valor ou ideal. Por exemplo, somos livres se aderirmos Igreja e cumprirmos os seus preceitos. Ou como referia Rousseau, a nossa liberdade determina-se pela capacidade participarmos na definio da vontade geral e na submisso mesma. O problema desta definio que historicamente, em nome deste tipo de liberdade se tm cometido as maiores arbitrariedades sobre o indivduo, debaixo da capa

72

do interesse colectivo ou bem comum. Por outro lado, uma viso mais pragmtica sempre dir que no adianta ter possibilidade de aco se no temos meios para essa aco. Aqui prope-se ligar a liberdade capacidade econmica. Quem pobre no tem liberdade porque no pode agir. Sempre se dir que agir pode sempre, o que poder acontecer no alcanar os objectivos a que se prope. Mas tal no ser uma questo de liberdade. A generosidade dos conceitos torna-os inteis. Talvez maiores dificuldades, ainda, se coloquem ao conceito de democracia. Se entendermos democracia como a tomada de decises por voto maioritrio, ento esta coeva da introduo do liberalismo moderno. Mas a questo : voto maioritrio de quem? De um modo geral s a partir de meados do sculo vinte que toda a populao teve direito de voto. At l a capacidade de voto estava remetida aos proprietrios e pessoas com interesses relevantes na comunidade. Excludos estavam as mulheres, os negros, os pobres, etc. Por isso se costuma dizer que durante muito tempo existiu liberdade sem democracia. Outra questo que se levanta acerca da fora do voto maioritrio. Um voto maioritrio obriga a todos, maioritrios e minoritrios. Embora a resposta genrica seja afirmativa, existem muitas gradaes. J Locke defendia a necessidade de os direitos bsicos serem respeitados. Por isso parece claro que a democracia mais que a simples deciso maioritria.

72

Impe tambm o respeito pelos direitos fundamentais do indivduo. Por isso, o autor contemporneo americano Dworkin (1996,17 e ss.) afirma que a democracia consiste no tratamento igualitrio de todos os cidados. E que se tal em princpio se consegue pela adopo de decises por maioria, outras vezes para proteger os direitos iguais de pessoas iguais haver que afastar as decises das maiorias e deixar actuar outros mecanismos como os judiciais. Portanto a democracia dever ser entendida como um conceito compreensivo e complexo envolvendo a deciso por maioria, a proteco dos direitos fundamentais e o tratamento igualitrio dos cidados. Tal como na definio de liberdade parecer que a generosidade dos conceitos acaba por implicar a sua inoperncia ou mesmo esvaziamento. Se se entende liberdade como a possibilidade de aco sem obstculos, ento talvez se deva entender democracia como a tomada de decises pela maioria dos votos de determinada comunidade, remetendo a questes dos direitos dos indivduos e da proteco das minorias para os conceitos de liberdade e igualdade. Finalmente, a igualdade, que tem tambm dois sentidos muito bvios. Segundo o primeiro somos todos seres humanos iguais, por isso temos que ter um tratamento igual face lei e ao governo. Um outro sentido mais arrojado, procura uma igualdade scio-econmica advogando a redistribuio da riqueza para atingir esse desiderato. Se o primeiro sentido

72

de igualdade razoavelmente consensual e est na base dos contratos/ pactos sociais fundadores do moderno constitucionalismo, j o segundo sentido tem implicaes muito mais discutidas. John Rawls(1971) tentou explicitar este sentido nos termos de uma sociedade no socialista dizendo que se deveria, para se obter justia social, maximizar o valor da liberdade do menos afortunado membro da sociedade, se necessrio redistribuindo o rendimento dos ricos para os mais pobres. Rawls v-se assim a defender um conceito de liberdade abrangente, bem como de igualdade. Como tem sido referido estes conceitos mais generosos tornam-se redundantes pervertendo por vezes as boas vontades iniciais. At que ponto se dever redistribuir o rendimento, sem que isso ofenda a liberdade de cada um? At que ponto ao tirarmos a uns para dar a outros no os estamos a tratar de forma desigual? Estas so questes a que levam os conceitos compreensivos. Ento, talvez seja melhor depurar os conceitos e apreender a sua radicalidade original. Liberdade aco sem obstculos, democracia o voto por maioria e igualdade o tratamento semelhante de todos perante a lei e o governo. Mesmo assim no sero conceitos fceis.

72

PARTE III- Dimenses clssicas da Constituio.

7- O Estado: Conceito e evoluo histrica.

O conceito de Estado , tradicionalmente, entendido como Um povo fixado num territrio, de que senhor, e que dentro das fronteiras desse territrio institui, por autoridade prpria, os rgos que elaboram as leis necessrias a vida colectiva e imponham a respectiva

execuo (Jellinek). Desta simples observao pode concluir-se que so

72

trs os elementos que compem um Estado: Povo, Territrio e Poder Poltico. Mas o Estado nem sempre existiu com as caractersticas tais como as conhecemos hoje em dia. Ao longo da histria existiram vrios tipos de Estados que, pelos seus elementos estruturantes, se aproximam, de alguma maneira, do Estado tal como o conhecemos. Pressupe-se que existiram sociedades anteriores formao do Estado mas que no atingiram o grau de institucionalizao que caracteriza a organizao poltica estadual. Por exemplo, a famlia patriarcal e a tribo, designadas por sociedades polticas pr-estaduais. Jellinek , habitualmente, o autor referenciado para a classificao dos diversos tipos de Estado. Alis, autor que seguido por diversos acadmicos portugueses como o caso de Jorge Miranda e Freitas do Amaral. A tipologia definida por estes autores assenta na seguinte classificao: Estado Oriental; Estado Grego; Estado Romano; Estado Medieval; Estado Moderno. Este, por sua vez, dividido em Estado Estamental ou Corporativo, Estado Absoluto e Estado Constitucional. Iremos, de seguida, analisar cada um destes tipos de Estado. A - ESTADO ORIENTAL O Estado Oriental desenvolve-se nas civilizaes mediterrnicas da Antiguidade Oriental - Babilnia, Egipto (entre outros) e tem como traos mais marcantes a teocracia (poder poltico reconduzido ao religioso), a

72

forma monrquica (combinada com Teocracia porquanto o monarca adorado como um Deus) uma larga extenso territorial, reduzidas garantias jurdicas dos indivduos (o que no quer dizer que no tivessem quaisquer direitos) e ordem desigualitria, hierrquica e hiratica da sociedade. B - ESTADO GREGO No se pode falar de Estado Grego, mas Estados gregos ou CidadesEstado. Apenas com a unificao helnica, trazida por Alexandre, a Grcia atinge alguma unidade. Como quer que seja, a Polis grega era caracterizada por uma reduzida expresso territorial. O centro da vida poltica era constitudo pelo povo que em Assembleia exercia a autoridade suprema. A governao da Polis estava assente no exerccio de direitos polticos por parte dos cidados, o que, contudo, no conduzia concesso plena de direitos civis (por exemplo, no podiam escolher qual a religio que queriam praticar, tal escolha era um sacrilgio). Pela primeira vez verifica-se a concepo de uma ideia de poder politico e quadros classificativos dos sistemas polticos que inspiraram as grandes correntes de pensamento Ocidental (oligarquia, democracia, teocracia). C - ESTADO ROMANO O Estado romano sofreu vrias vicissitudes. Comeou por ser uma monarquia, depois uma repblica e finalmente um imprio. Em todo o caso

72

nas suas linhas constantes, a Roma Imperial poderia definir-se como um Imprio autocrtico, ou seja, Estado soberano, absoluto e independente de qualquer constituio poltica. A nvel poltico, revelava-se atravs da criao gigantesca de um Imprio em termos territoriais - constitudo pelo agrupamento de famlias. , igualmente, um Estado de base municipal quando organiza um Imprio em 3 Continentes. Com o consolidar do poder do Imperador desenvolve-se a noo de poder poltico como poder supremo e uno. Recnonhecia-se, neste tipo de Estado uma autoridade poltica do povo, ainda, que este fosse o ltimo a exerc-la. Daqui se retira que existe uma clara separao entre o Estado e os indivduos, o que em termos jurdicos leva distino entre poder pblico do Estado e o poder privado, bem como a uma caracterizao do individuo como pessoa jurdica com determinados direitos e prerrogativas. Por exemplo, os direitos bsicos do cidado como o jus suffragii direito de eleger; o jus honorium direito de acesso as magistraturas; o jus connubii direito de casamento legtimo; o jus commerci direito de celebrao de actos jurdicos. D - ESTADO MEDIEVAL A propsito do Estado Medieval, Jorge Miranda refere que Na Idade Mdia no h Estado com as caractersticas que lhe so atribudas em toda a Europa, isto porque o Feudalismo dissolve a ideia de estado, na medida em que o poder se privatiza e passa do imperium para o dominum esta a

72

concepo patrimonial do poder. Isto porque no h uma relao geral e imediata com os sbditos. Estes direitos no so conferidos individualmente, mas sim em funo de um grupo em que se integram, so direitos em concreto e em particular como expresso da situao de cada pessoa, direitos que se apresentam como privilgios e regalias, imunidades que uns tm e outros no, em vez de serem genericamente atribudos a todas as pessoas. Neste tipo de Estado a realeza encontra-se no topo da hierarquia feudal mas, est de tal maneira longe que no existe uma relao directa com os vassalos. E - ESTADO MODERNO o tipo de Estado, caracterstico da Idade Moderna e Contempornea. (sculo XVI a XX). Surge directamente associado tentativa de formao do Estado Nacional (estado correspondente a uma nao, o factor de unificao poltica deixa de ser a religio para passar a ser uma finalidade de nova ndole). O Estado Moderno assenta num processo de centralizao do poder poltico levado a cabo pelos monarcas que, de forma gradual, se foram libertando da presso do papa e respectivo clero e nobreza. Desenvolve-se o conceito de soberania estadual (poder supremo e aparentemente ilimitado), o que permite ao monarca ter uma plena liberdade de aco externa, no respeito do princpio da igualdade

72

entre todos os Estados e, ao mesmo tempo ver reduzidos privilgios e prerrogativas feudais e eclesisticas. As principais caractersticas do Estado Moderno so: rpida centralizao dos poderes polticos no rei; definio dos limites territoriais e o controle efectivo deste pelos rgos do estado; conceptualizao e afirmao da ideia de estado nao; definio de estado como ente soberano (ou seja dotado de um poder supremo na ordem interna e de um poder independente na ordem Internacional); a secularizao do estado. (separao entre igreja e Estado); o culto crescente da razo de estado; aperfeioamento das garantias individuais; incio do perodo Constitucional com a revoluo Francesa e Americana.

Na concepo do Estado Moderno , ainda, estudada a seguinte categorizao: I - Estado Estamental ou Corporativo O rei e os estamentos, ou seja, as ordens desenvolvem entre si uma relao na qual o primeiro deve ter em considerao a opinio do segundo, os quais tm voz atravs das Assembleias Estamentais (Parlamentos,

72

Estados Gerais, Cortes), com faculdades ora deliberativas ora consultivas. O rei s por si no podia determinar a evoluo dos acontecimentos polticos, necessitava de recorrer ao apoio de foras estruturais que tinha que necessariamente ouvir. II - Estado Absoluto O rei ao centralizar o poder faz com que os Estamentos (ordens) desvaneam. O Estado absoluto no porque o monarca viva margem da lei, mas porque tem todo o poder e portanto faz a lei. Nesta linha vejase, por exemplo a expresso de Lus XIV L ETAT C EST MOI. Aquilo que podia limitar o papel do rei era o Direito e, de alguma maneira, as Leis fundamentais. Este um perodo do Absolutismo onde o rei se afirma por direito divino(o rei governa porque foi escolhido por Deus). Num segundo perodo o Iluminismo introduz o despotismo esclarecido (poder absoluto e arbitrrio), segundo o qual o Estado uma associao que visa prosseguir o interesse pblico, devendo rei ter plena liberdade de meios para o alcanar. Em termos histricos o Estado Absoluto permitiu a unidade do estado atravs da elevao do papel da Lei como Fonte de Direito, pela formao de exrcitos nacionais e pela interveno at ai indita em reas como a Economia. III - Estado Constitucional

72

Na determinao do momento do Estado Constitucional, registam-se trs factos histricos essenciais: a Revoluo Francesa; o aparecimento das primeiras constituies escritas nos EUA; a influncia filosfica e jurdica da Alemanha. na Constituio que se vo localizar as novas ideias quanto ao poder. Os direitos e garantias dos cidados, a separao de poderes, passam a ser fundamento de validade de qualquer sociedade (ou seja a limitao do poder uma das bases do Estado Constitucional ou Liberal bem como a ideia de liberdade), cujos pressupostos doutrinrios se podem encontrar em Adam Smith e Benjamin Constant. No sec. XX assistimos a profundas transformaes politicas, econmicas e sociais, em que o Estado Constitucional, de nfase liberal, d lugar ao nfase social. Alguns dos marcos dessa transio e que ainda hoje perduram revelam-se no papel intervencionista do Estado em vrios domnios, no aparecimento de regimes totalitrios (que so Estados em que os interesses ou direitos do indivduo esto absolutamente subordinados aos da colectividade) de teor fascista e comunista, na descolonizao, na organizao da sociedade Internacional, na proteco Internacional dos Direitos do Homem.

8- Teoria Clssica do Estado


72

A teoria clssica do Estado comea por definir os fins do Estado, e embora estes se diferenciem de poca para poca, existe um consenso actual (embora em discusso cada vez mais intensa). Os fins do Estado sero: I Segurana - necessidade que levou os homens a instituir um poder poltico, garante a estabilidade de bens, da durao de normas e da irrevogabilidade das decises do poder; II - Justia - ideal a atingir pelo Direito, existncia de regras e normas que tm de ser inspiradas pela justia; III - Bem- estar social o Estado deve desempenhar um papel fulcral na concretizao das aspiraes do bem estar do Homem, como por exemplo criar hospitais, escolas e estradas. Diferente dos fins, so as funes, ou seja, aquilo que o Estado tem de fazer para alcanar os seus fins. So as seguintes as funes do Estado: A - Funes jurdicas Em primeiro lugar pode destacar-se a funo legislativa actividade dos rgos do Estado que tm por objecto directo e imediato estatuir normas de carcter geral e impessoal, inovadoras da ordem jurdica (quando se fala em poder legislativo diz respeito a todo o que imponha a vontade do Estado sob a forma de Lei mas quando se fala em funo legislativa

72

apenas se deve fazer referencia s leis em sentido material, que poder legislativo um conceito poltico enquanto funo legislativa deve traduzir conceito cientfico). Mas no basta ao Estado elaborar as Leis. Interessalhe, igualmente, velar pela sua execuo, pela sua aplicao. A funo executiva visa, ento, assegurar a execuo das leis e a aplicao de sanes aos seus infractores, podendo revestir diversas modalidades: 1 - ao surgir um litigio cumpre ao Estado decidilo autoritariamente (ou seja castigando e impondo a reparao de prejuzos causados). Quando um indviduo desacate a lei compete aos rgos do Estado reprimir a ofensa; 2 - preventiva da violao de lei; 3 - atribuio de poderes e deveres a orgos do estado B - Funes no jurdicas Para alm das funes jurdicas, o Estado exerce as chamadas funes no jurdicas. Daqui so elencadas as seguintes funes: a) Poltica actividade dos rgos do Estado cujo objecto directo e imediato a conservao da sociedade poltica e a definio e prossecuo do interesse geral mediante a livre escolha das solues consideradas preferveis; b) Tcnica actividade dos agentes do estado cujo objecto directo e imediato consiste na produo de bens ou na prestao de servios

72

destinados satisfao de necessidades colectivas de carcter material ou cultural de modo a obter a mxima eficincia de meios empregues. Quando o Estado pelos seus servios ensina, educa, constri, cura, sem dvida que uma parte da sua actividade jurdica na parte em que os seus agentes gerem escolas, hospitais, museus mas que se prolongam por essa actividade tcnica.

As teorias do Estado foram desenvolvidas pelos autores que hoje constituem aquilo que chamamos os clssicos na definio do moderno Estado, e que so o repositrio de onde hoje pudemos partir para os novos problemas trazidos pela Unio Europeia e pela Globalizao. Na Teoria de Jellinek verifica-se que h actos do Estado que ficam fora das suas funes, nomeadamente a guerra. Aqui, o Estado prope se a dois fins: i) estabelecimento e tutela do direito; ii) afirmao da fora e o incremento da cultura. Estes dois fins podem ser alcanados com a criao de normas e actuando concretamente para alcanar objectivos

individualizados. As funes do estado so diferencidadas como uma actividade livre (pelos interesses gerais) e outra vinculada (ao cumprimento de deveres jurdicos). Os actos praticados pelos rgos do estado classificariam se materialmente em leis, actos administrativos e decises judicirias.

72

Temos, por outro lado, a Teoria de Duguit. Esta, parte do conceito de acto jurdico, ou seja, a manifestao de vontade, feita com inteno de produzir uma modificao na ordem jurdica existente, prxima ou futura. O acto jurdico pode assumir uma de vrias formas: acto regra (feito com inteno de modificar regras abstractas constitutivas do Direito objectivo); acto condio (aquele que lhe torna aplicveis certas regras que lhe eram inaplicveis por ex: o acto de nomear um funcionrio torna aplicveis ao nomeado todas as regras que regulam os direitos e deveres dos funcionrios); acto subjectivo (origina uma obrigao especial individual que nenhuma regra abstracta lhe imponha, por ex: um contrato). Na teoria de Duguit as funes do estado, em sentido jurdico, podem ser enumeradas da seguinte forma: funo legislativa (prtica de actos regra); funo administrativa (prtica de actos condio de actos subjectivos); funo jurisdicional (resoluo pelo Estado de uma questo de direito que lhes submetida e na sua deciso assegura a eficcia da resoluo). Kelsen considerado como o principal representante da escola positivista do Direito. Para este autor, o Estado , simplesmente, um sistema de normas e, por isso, toda a funo do Estado uma funo da criao jurdica. com Kelsen que surge a concepo do sistema hierarquizado de normas jurdicas. Estas encontram-se estruturadas numa

72

pirmide abstracta. No topo encontra-se a Constituio do Estado, que subordina as restantes normas jurdicas. Desta elaborao terica nasce, tambm, a ideia de um sistema de tutela da integridade da Constituio, uma vez, que esta o garante da existncia dos demais actos normativos. Diferenciadas as vrias perspectivas de fins e funes de Estado retomemos Jellinek e a sua famosa definio de Estado. Comemos por referir que os elementos integrantes do Estado so: o POVO (composto pelos cidados ou nacionais de cada Estado), o TERRITRIO e o PODER POLTICO. Analisemos, em concreto, cada um destes elementos integrantes do Estado.

I O Povo: Cidadania e nacionalidade O Povo o elemento pessoal ou humano do Estado. Vejam-se os artigos 2, 3, 10 da Constituio da Repblica Portuguesa (CRP). Afirma-se, usualmente, que o Conjunto dos indivduos que, a fim de realizar em comum um ideal especfico de segurana, justia e bem estar, decide assenhorar se de um determinado territrio e institui, por autoridade prpria, um poder poltico capaz de reger a vida colectiva do pas. Ou seja, Povo ser o conjunto de indivduos ligados pelos laos da Nacionalidade ou Cidadania.

72

Dentro

deste

elemento,

doutrina

faz

distino

entre

POPULAO e a CIDADANIA. A populao abrange os estrangeiros e os aptridas residentes no territrio nacional, bem como turistas e visitantes que temporariamente residam e exclui os nacionais no residentes. A Cidadania uma questo do Direito interno de cada Estado (artigo 4 da CRP). O conceito de cidadania assenta nas seguintes caractersticas: uma qualidade do nacional de um pas; especfica das pessoas singulares, dos seres humanos num estado Democrtico; um verdadeiro direito de cada indivduo revestindo a natureza de direito fundamental (art 26 CRP); um vnculo jurdico poltico (que une um indivduo ao seu Estado). Outra questo a Nacionalidade (existem autores que utilizam indistintamente o conceito de Cidadania e Nacionalidade como o caso de Marcello Rebelo de Sousa e Jorge Miranda). Esta revela a pertena Nao e no ao Estado. A nacionalidade tem sido considerada um atributo de pessoas colectivas ou mesmo de coisas (por exemplo, a empresa x de Nacionalidade Alem, o barco x de Nacionalidade Grega). Existem fundamentalmente dois critrios de atribuio de cidadania ou nacionalidade, pontos que sero abordados muito brevemente, por serem objecto de estudo de outras reas do direito. Assim, para atribuio da nacionalidade ou cidadania consideramos: i) o jus sanguinis, critrio que utiliza a noo de laos de sangue ou de filiao em relao a nacionais de

72

certo Estado; ii) jus soli , critrio que determina a Nacionalidade atravs do local de nascimento. usual, ainda, distinguir entre: i) aquisio originria da cidadania (produz efeitos desde o nascimento art 11 da Lei Nacionalidade); ii) aquisio derivada da cidadania (que apenas tm efeitos posteriores ao nascimento art 12 da Lei Nacionalidade).1 Nas Constituies portuguesas podemos encontrar referncias expressas cidadania. Na Constituio de 1822, na Carta Constitucional e na Constituio de 1838, definiam-se os critrios de atribuio de Nacionalidade. Nas Constituies Republicanas a matria foi remetida para legislao ordinria ( semelhana do que acontece hoje) uma vez que o artigo 4 da CRP se absteve de qualquer definio material em sede de cidadania. Uma nota importante, no que diz respeito a esta matria, est relacionada com a naturalizao. Coloca-se, neste campo, a questo de saber se os cidados naturalizados gozam dos mesmos direitos que os cidado de origem. Pois bem. A Constituio vigente no prev qualquer reserva ou restrio desse tipo. E atravs da lei no parece ser possvel contradizer aquele efeito, em virtude dos princpios da igualdade e universalidade, tambm eles consagrados na nossa Constituio. Existem restris, sim, mas expressamente consagradas no texto constitucional. Assim, a capacidade eleitoral passiva para Presidente da Repblica est

72

Ver Lei da Nacionalidade

reservada aos portugueses de origem. A entrada em vigor do Tratado da Unio Europeia (ou de Maastricht) veio colocar o problema da cidadania da Unio (j no Tratado de Roma 1957, institutivo da CEE, se declarava um princpio de no discriminao entre os cidados dos Estados membros e se consagrava a liberdade de circulao dos trabalhadores). Assim Nos termos do seu artigo 8, instituda a cidadania da Unio , da qual goza qualquer pessoa que tenha a nacionalidade de um Estado membro. Os cidados da Unio usufruem, em termos genricos, dos seguintes direitos: -livre circulao e permanncia no territrio de todos os Estados membros; -direito de eleger e ser eleito nas eleies municipais do estado membro; -direito de eleger e ser eleito nas eleies para o Parlamento Europeu no Estado membro no qual reside; -o direito de proteco diplomtica em pases terceiros; -o direito de petio ao Parlamento Europeu; -o direito de dirigir queixas ao Provedor de justia Europeu;

72

Ora sendo Portugal membro da U.E, os nacionais portugueses gozam do conjunto de direitos acima referidos, sendo a expresso cidados europeus acolhida no nosso art 15 da CRP. No h uma cidadania Europeia, equivalente cidadania Estatal, porque o Tratado de Maastricht no a define margem dos Estados so estes que livremente continuam a fixar quem seu cidado e, apenas com a sua decorrncia se fica a ser cidado da Unio. TERRITRIO O Territrio um elemento imprescindvel ao conceito de Estado (ou seja o espao geogrfico onde o povo exerce a sua soberania, pois onde no h a fixao num territrio no h Estado , na medida em que delimita o mbito espacial de validade das normas emanadas dos rgos do poder poltico (dai que s exista poder do Estado, quando este consegue impor a sua autoridade sobre certo territrio).No artigo 5/n3, a Constituio admite pequenas modificaes no territrio para mais ou para menos, se forem efectuadas para fins de rectificao de fronteiras, contudo este princpio nem sempre foi respeitado ao longo da histria, na Idade Mdia o territrio no era considerado patrimnio Nacional mas sim como patrimnio da coroa de modo que o rei podia trocar, alienar por outras parcelas, porm desde que o Estado deixou de se confundir com o rei passou a ser considerado como patrimnio prprio do Estado Nao e

72

como tal inalianvel. tripla a relevncia jurdica poltica do territrio: -1 constitui condio de independncia nacional. - 2 circunscreve o mbito do poder soberano do Estado. - 3 representa um meio de actuao jurdico poltica do Estado. Quanto ao primeiro: - A independncia nacional tem naturalmente que ver com o territrio, pois a existncia e manuteno de um Estado s possvel se dispuser de territrio prprio (a perda de todo o territrio por parte de um Estado levaria evidentemente ao seu desaparecimento, isto ao termo da independncia nacional, por falta de um dos seus elementos constitutivos, por isso uma das tarefas fundamentais do Estado deve ser a defesa da sua prpria independncia nacional que vem consagrada no art 9 al)a da CRP a qual passa desde logo pela garantia da integridade territorial art273 n1 CRP, tarefa prosseguida essencialmente pelas foras armadas art 275 da CRP.) Quanto ao segundo: - Uma vez que os rgos de soberania exercem o seu poder em certo territrio, o que no significa que o ordenamento jurdico estadual no possa aplicar se a factos ocorridos no estrangeiro (tal como vimos anteriormente que os portugueses no estrangeiro beneficiam dos direitos e

72

esto sujeitos aos deveres constitucionalmente previstos, a menos que a sua aplicao seja incompatvel com a ausncia do pas, por ex: art 5 e 6 do Cdigo Penal).

Na teoria a aplicabilidade de certa ordem jurdica pode ligar se : -a um territrio (o Direito de um Estado aplicvel dentro das suas fronteiras e s ai. No seu territrio a ordem jurdica aplica se a todos quanto nele residam ou se encontrem nacionais, estrangeiros e aptridas). ou -a uma qualidade pessoal (o Direito do Estado aplicvel aos seus nacionais, onde quer que se encontrem e no o aplicvel aos estrangeiros ou aptridas, residam ou no no territrio do Estado). Contudo hoje em dia verifica se a prevalncia do princpio da Territorialidade (ou seja as normas da ordem jurdica de um Estado ou as que ele receba s podem ser executadas, como tais no territrio do mesmo Estado), mas tal princpio no leva a que o vinculo de cidadania se rompa pelo facto de o cidado se encontrar no estrangeiro, e engloba , por outro lado , vrias e importantes excepes: -pode acontecer que um estado aceite no seu territrio as normas jurdicas de outro Estado, aplicando as na prpria ordem interna ( o

72

que se passa com relaes Internacionais privadas que tem uma conexo com vrios ordenamentos ex: um cidado portugus casa com uma belga e o casamento celebrado nos Estados Unidos, necessrio saber qual das trs ordens jurdicas deve de regular o contrato o que pode levar aplicao num determinado Estado de normas jurdicas oriundas de outro ordenamento. Em Portugal o nosso Cdigo Civil no seu art15 prev a aplicao de Direito material estrangeiro). Quanto ao terceiro - A relevncia jurdica do Territrio projecta se na actuao do poder poltico do Estado , na medida em que as zonas do territrio que pertencem a entes pblicos so utilizadas para o objectivos que o Estado se prope realizar . A Constituio no seu art 5 n1 e n2 define qual o Territrio portugus. O territrio terrestre portugus composto pelo territrio que se encontra situado na Pennsula Ibrica de acordo com os limites fronteirios legalmente definidos com a Espanha e ainda pelo territrio dos Arquiplagos dos Aores e da Madeira.

O PODER POLTICO Qual o conceito de poder poltico? ( comum encontrar nos vrios manuais a palavra soberania para significar o poder poltico prprio do Estado) o poder exercido em nome prprio por um povo num certo

72

territrio com o fim de garantir a sua segurana, a justia e o bem estar dos seus membros , e de modo a regular a vida colectiva, nomeadamente atravs da aprovao de Leis e da imposio do seu cumprimentoMarcello Caetano (ou seja o poder poltico uma autoridade assumida pelo povo como autoridade sua, no conferida por qualquer outra entidade sendo o poder poltico um poder originrio e no derivado porque no delegado por outro povo ou por outro pas ou por qualquer outra autoridade) Como surge o poder poltico? O poder poltico erigido por um povo em certo territrio tem natureza originria (isto porque no delegado por outro povo ou por outro pas ou por qualquer outra autoridade uma autoridade sua), porquanto o acto da sua instituio encontra o seu fundamento numa vontade prpria e decorre de uma manifestao da mesma, no dependendo portanto de qualquer outra o que significa que o poder poltico um poder fundacional. Isto porque? Porque todo o Estado surge necessariamente por obra de um poder constituinte ( a faculdade de criar os princpios e regras de Direito que representam o Estado, como resultado desse exerccio surge a Constituio, por isso quaisquer outros poderes que venham a surgir no mbito estadual so constitudos e apenas existem se criados ou tolerados pelo poder poltico e caso se mantenham nos limites que este lhes estabelece. Isto no gozam de autonomia ao contrrio do poder constituinte.

72

Quais os objectivos que o poder poltico prossegue: - imediato regulao da vida colectiva (se um povo se assenhoreia de um territrio e nele institui uma nova realidade poltica h que garantir a organizao e a estabilidade dessa comunidade estruturada). -mediato garantia da segurana, justia e bem estar dos cidados (quanto regulao da vida colectiva esto criadas as condies para existir a garantia da segurana, justia, e o bem estar dos cidados). se traduz em concreto, a existncia desse poder poltico? Na prtica sistemtica e organizada de determinados actos, cujo objectivo a prossecuo dos Fins do Estado (que so a segurana, justia e bem estar social). O poder poltico manifesta se primariamente, pela definio de opes poltico legislativas, ou seja , atravs de decises fundamentais para o futuro colectivo (exercer o poder poltico antes de tudo governar ou seja decidir perante as vrias possibilidades que a cada momento se colocam). Mas a deciso implica dois momentos (que so complementares entre si): -A definio do rumo a seguir (ou seja a escolha de uma soluo entre vrias que se julga a mais apropriada face s de cada problema). -Conformao normativa dessa opo atravs da feitura de Leis (transportando para o domnio jurdico algo que at a esse momento se Em que

72

encontrava na rea puramente poltica, evidente que o exerccio do poder estadual no se traduz, em exclusivo, na definio de polticas e na feitura de Leis. Estas so apenas as funes primrias). a propsito da imposio destas Leis que , porventura, o seu elemento mais caracterstico ,pois o exerccio do poder poltico estadual liga se sempre a um aparelho de coero ,dispondo dos instrumentos, inclusiv o recurso fora , para impor o cumprimento dos seus ditmes. Assim se as Leis no forem voluntariamente obedecidas, existem e esto actuantes os meios legtimos e necessrios para quebrar as resistncias surgidas).

Soberania Estadual: A soberania uma forma de poder poltico correspondente sua plenitude: um poder poltico supremo e independente. Se uma colectividade tm liberdade plena de escolher a sua Constituio e pode orientar se no sentido que bem lhe parecer elaborando as Leis que julgue convenientes essa colectividade forma um Estado soberano.Entende se por poder supremo aquele que no est limitado por nenhum outro na ordem interna e por poder independente aquele que na sociedade Internacional no tem de acatar regras que no sejam voluntariamente aceites e est em p de igualdade com o poder supremo dos outros povos.Nem todo o poder

72

poltico igual e essa diferena reflecte se necessriamente na natureza do Estado. Por isso se diz haver Estados que so soberanos , mas existem outros que no o so . E assim, se este est subordinado a um outro na ordem interna (ex: Estado Federado tem poder poltico prprio e cada cidado fica sujeito a dois governos em simultneo conforme as matrias), que lhe superior ou aceita a orientao alheia na ordem Internacional (ex: o Estado protegido), tal Estado no poder ser considerado soberano. A concepo de soberania (embora o conceito no possua uma compreenso identical quela que tinha h 100 anos tm sobrevivido continuando a Constituio e a Carta das Naes Unidas a fazer lhe apelo), como poder nico e superior a todos os outros no interior de cada Estado, em simultneo com a sua plena autonomia poltica no conjunto das naes, deve se fundamentalmente a Jean Bodin.Para este autor, a soberania envolveria um poder supremo, perptuo, legal e omnipotente. Esta ideia teve uma grande influncia no pensamento poltico e tal como ele a concebeu chegou ao nosso tempo pois se existe hoje um critrio fundamental que preside arrumao em categorias de Estados sem duvida o da soberania. Em relao soberania Estadual dotada das caractersticas de supremacia e independncia, entendidas num sentido absoluto, o poder poltico Estadual via assim acrescidas as capacidades de submeter sua vontade os seus destinatrios no interior das fronteiras e de

72

livremente actuar, mesmo com desrespeito pelo Direito Internacional, na ordem externa, se a razo do Estado e a defesa do interesse nacional assim o exigissem (tal concepo, deve se contudo, a uma inadequao ou m interpretao da ideia de soberania). Ser soberano no significa apenas a aptido para agir livremente, em defesa dos interesses Estaduais, na ordem Interna ou Internacional, mas sobretudo o direito de o fazer no respeito estrito pelas regras jurdicas que condicionam a conduta dos rgos do Estado. Soberania no significa em caso algum o gozar da prerrogativa de violar o Direito estabelecido, mas tambm no correcto dizer se, que o Estado deixa de ser soberano ou v a sua soberania de um modo inaceitvel restringida pelo facto de estar obrigado a pautar o seu comportamento pelo respeito do Direito e pela impossibilidade de legitimamente se furtar ao seu cumprimento.

72

9- Entidades Polticas Supra e Infra Estaduais.

Nos tempos actuais a pureza da teoria do Estado como descrita j sofre muitos embates com a prtica e a evoluo histrica. O perodo que se seguiu Segunda Guerra Mundial viu surgir, sem comparao anterior, uma srie de Organizaes Internacionais, que de algum modo e de forma mais ou menos eficiente limitaram os poderes dos estados e alteraram em definitivo a teoria. Quanto s Organizaes Internacionais justifica-se um breve conspecto terico de enquadramento, bem como uma especial referncia Unio Europeia. A teoria internacional aponta alguns caminhos explicativos do funcionamento das Organizaes Internacionais. Temos a abordagem Neo Funcionalista que uma Teoria de integrao regional baseada no trabalho de David Mitrany. O neo funcionalismo tambm tem sido alcunhado de eurocntrico e dai incapaz de descrever no sentido geral o processo de integrao. Esta uma teoria no normativa que tentava descrever e explicar o processo de integrao europeia baseada no senso comum , a integrao foi vista como um processo inevitvel ou seja decorrente de uma integrao espontnea que no depende da classe poltica.

72

O neo funcionalismo defende que as instituies supra nacionais (ou supra estaduais), da prpria Unio Europeia tem sido a fora motora por detrs da Integrao Europeia. David Mitrany argumentou que as instituies supra nacionais so elas prprias uma fora de integrao europeia. A outra teoria a Inter Governamental, a qual uma teoria alternativa de polticas de integrao, onde o poder em Organizaes Internacionais mantido pelos Estados membros e onde as decises so tomadas por unanimidade. O Inter governamentalismo usado hoje em dia pela maior parte das Organizaes Internacionais, e tambm uma teoria que rejeita o neo funcionalismo. Esta teoria proposta por Stanley Hoffmann, sugere que os governos controlem o nvel e a rapidez da integrao europeia. Hoffmann argumenta que qualquer aumento no poder a nvel supra nacional resulta de uma deciso directa pelos governos, e rejeita a ideia de que as Organizaes Internacionais estejam a um igual nvel (em termos de influncia poltica) ao dos governos nacionais. A Unio Europeia coloca implicaes constitucionais de dificuldade acrescida.No muito claro o que seja a Unio Europeia, a nvel jurdicopoltico, embora se possa pode que visa obter a integrao a nvel econmico, social e poltico de um conjunto de Estados que se vinculam a ela (organizao Internacional). No se reconduz a uma federao, porque

72

o Tratado da U.E no constitui um Estado que se sobreponha aos Estados membros, aproxima se mais de uma Confederao ( uma associao de Estados soberanos, que em certos casos fica com a sua soberania limitada em certas matrias, ex: os Cantes Suios at 1848, ex: os Estados da Comunidade independentes formados aps a dissoluo da Unio Sovitica em 1991, norma geral as Confederaes ou extinguem se ou ento acabam por se transformar em Federaes temos como ex: os Estados Unidos). E assim a soberania dos Estados surge diminuda ou reduzida pela expanso das atribuies comunitrias e das matrias de interesse comum, pela unidade monetria prevista, pela convergncia econmica financeira No se substitui por um poder prprio da Unio. Os poderes da Unio derivam de um Tratado Internacional e s por outro Tratado que podem vir a ser alargados ou at modificados no h uma cidadania da Unio, mas sim uma cidadania Europeia, nem h um territrio da Unio, nem h autoridades de coero. Como se pode constatar a necessidade de fazer alteraes constitucionais em alguns Estados membros envolve o primado do reconhecimento das Constituies Estatais. Se o Tratado valesse como base de um novo e superior Direito ele vincularia os Estados e entraria em vigor independentemente disso e depois seriam as normas Constitucionais desconformes que seriam tidas por ineficazes ou revogadas mas no foi isso que aconteceu,at ao momento.

72

Entidades Polticas Infra - Estaduais A descentralizao como Princpio Constitucional O Princpio descentralizador um princpio constitucional. a Constituio que confere poderes s entidades Infra estaduais. assim um poder soberano que pertence exclusivamente ao Estado, tendo dessa maneira as entidades Infra estaduais um poder derivado do Estado. O Estado ao conceder tais poderes pode alter-los, diminui los ou at mesmo retir-los, podendo faz-lo ou atravs de uma Lei ordinria, ou atravs de uma Lei de reviso Constitucional. S no o far por razes histricas, sociolgicas e polticas, isto porque de acordo com a Constituio de 1976 a democracia nela instituda pressupe uma democracia descentralizada, porque de acordo com a Constituio de 1976 no h democracia sem descentralizao. Tanto a descentralizao administrativa como a poltica manifestam se na autonomia regional dos Aores e da Madeira .A transformao de Portugal em Estado Unitrio Regional. -Art 6 n2 da Constituio, no

72

deixou de constituir alguma surpresa, pois a constante no Direito Constitucional Portugus era a ideia de unidade do poder poltico. Esta foi uma grande alterao introduzida no s na situao dos Arquiplagos, mas tambm na estrutura do Estado portugus que pela primeira vez na histria portuguesa confere poderes substancialmente polticos a rgos regionais com titulares que no so designados pelo poder central. Em 1975/1976, saindo o pas de um processo revolucionrio, era necessrio uma resposta necessidade de desenvolvimento e de autonomia das populaes bem como aos princpios constitucionais proclamados de descentralizao e de participao.As regies autnomas foram postas em funcionamento sem qualquer consulta dos seus cidados ou de rgos representativos locais. O que so Regies Autnomas? So uma provncia ou parcela de territrio detentora de um estatuto poltico e administrativo prprio. Devem ser caracterizadas como pessoas colectivas pblicas de natureza territorial, art 227 da Constituio.At 25 Abril de 1974, as ilhas dos Aores e da Madeira detinham o estatuto de colnias, divididas em quatro distritos administrativos.A 5 Janeiro de 1975, o movimento das Ilhas Atlnticas divulga o seu programa, que preconizava o fim daqueles estatutos e o estabelecimento do regime de autonomia, isto constituindo se como regies autnomas dotadas de Estatuto poltico administrativo e de

72

Governo prprio. O que veio a ser aprovado a 2 Abril de 1976 pela Assembleia constituinte da Constituio.Este documento reafirma a tradio Unitria do Estado, reconhecendo osprincpios da Autonomia e da Descentralizao administrativa.Autonomia Regional ( o art 225 da Constituio aponta os fundamentos, as finalidades e os limites da autonomia regional completando este artigo com o art228 e 229 bem como o art 281 e 283): -poder de legislar em matrias que lhes sejam de interesse especfico, pronunciarem se nas matrias que lhes digam respeito e exercer poder executivo prprio. Para isso foram formados rgos de governo prprio que em cooperao com os rgos de soberania, tm como principal funo a de promover o desenvolvimento econmico e social das regies autnomas, visando em especial a correco das desigualdades derivadas da insularidade. O regime poltico administrativo regional, pois, imposto no s por um objectivo de maior e mais directa participao dos cidados na gesto dos assuntos pblicos mas ainda por um objectivo de justia social, igualdade efectiva e progresso econmico e cultural.Os Estatutos das regies autnomas ( aos Estatutos que vai competir a definio dos esquemas de organizao fundamentais das regies autnomas bem como a regulao do exerccio dos poderes regionais).

72

As regies autnomas no possuem poder constituinte (pois estas encontram o seu fundamento no num acto autnomo de vontade originrio, mas numa atribuio do poder constituinte). Intervm de modo qualificado no processo estatutrio (atravs de iniciativa originria sobre os Estatutos e sobre as alteraes dos Estatutos. Cada projecto de Estatuto elaborado pela Assembleia Legislativa regional e enviado para discusso e aprovao Assembleia da Repblica. Se a Assembleia da Repblica rejeitar o projecto ou lhe introduzir alteraes remete o Assembleia legislativa regional para apreciao e emisso de parecer, elaborado o parecer a Assembleia da Repblica proceder discusso e deliberao final). Cada Estatuto poltico-administrativo define as atribuies regionais e o sistema de rgos de governo prprio de cada regio. Os rgos da autonomia Regional (a autonomia poltico administrativa no consiste to s na concesso de poderes ou direitos, consiste tambm no exerccio destes poderes e direitos por rgos regionais democraticamente legitimados) so: . A Assembleia legislativa regional uma Assembleia poltica representativa formada nos termos do artigo 10 e 113 da CRP. De acordo com o art231 da CRP, seguindo o sistema eleitoral consagrado na CRP, o legislador estabeleceu a diviso do territrio regional em crculos eleitorais.

72

.Governo Regional-A efectivao da responsabilidade poltica do Governo regional perante a Assembleia legislativa regional (faz se tal como a do Governo da Republica) por 3 formas: - pela apreciao do seu programa pela Assembleia. - pela solicitao de um voto de confiana pelo Governo. - pela aprovao moo censura No Governo regional encontra se, uma estrutura mista de colegialidade e de supremacia do Presidente do Governo. A Constituio no explicita as competncias do Governo regional mas estas resultam do paralelo com o Governo da Repblica e da natureza de algumas atribuies regionais. A soberania da Repblica representada nas regies autnomas por um representante da Repblica cuja nomeao e exonerao compete ao Presidente da Repblica sob proposta do Governo. A sexta reviso Constitucional extingue o cargo de Ministro da Repblica substituindo o por um Representante da Repblica.

72

PARTE IV: A Experincia Constitucional Portuguesa


10- Sntese portugus. histrico-jurdica do constitucionalismo

A Histria Constitucional portuguesa, em sentido moderno, comea em 1820 com a Revoluo liberal de 24 de Agosto na cidade do Porto que determina o fim da monarquia tradicional e o incio do sistema constitucional. Podemos apontar trs perodos na Histria Constitucional Portuguesa: A. Constitucionalismo liberal (incio com a Revoluo liberal de 24 de Agosto de 1820) 1820 a 1926. B. Constitucionalismo autoritrio (incio com o golpe de Estado em Braga) 1926 a 1974. C. Constitucionalismo Democrtico (incio a 25 de Abril de 1974 em Lisboa) 1974. A evoluo do constitucionalismo portugus abordada atravs da determinao dos trs perodos, acima referidos, e que podem ser resumidos, brevemente, da seguinte forma:

72

A. O Constitucionalismo liberal O Constitucionalismo liberal est representado atravs de quatro Constituies: a de 1822; a Carta Constitucional de 18262; a de 1838; e a de 1911. Este perodo que corresponde ao Estado liberal em que prevalece (apesar das contra-revolues e das duas restauraes da Monarquia Absoluta) uma ideia de direito liberal, como aparece consagrada na Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado de 1789 no artigo 16. Relevantes so as ideias de: garantia dos direitos e liberdades; separao de poderes; liberalismo poltico e econmico. H, ainda assim, quatro constituies no perodo liberal porque: i) existe uma dificuldade de instaurao do liberalismo em Portugal, porque ele aparece como estrangeirado, no se adaptando s necessidades do pas; ii) eram muito poderosas as foras tradicionalistas e ligadas ao Antigo Regime; iii) havia entre os liberais vrias tendncias: liberais democratas; liberais conservadores. Est inserida, neste perodo, a Constituio de 1911 que produto da instaurao da Repblica e no tem grande significado na alterao do plano da histria constitucional, j que as estruturas constitucionais so semelhantes e a ideia de Direito tambm. O relevo est na mudana de

72

Assim designada em virtude de ter sido outorgada pelo Rei

Chefe de Estado. Sai o Rei, entra o Presidente da Repblica.

B. Constitucionalismo Autoritrio: institucionalizado pela Constituio de 1933 que dita do Estado Novo. Comea pela ditadura militar de 1928 e prolonga-se com a ditadura pessoal de Oliveira Salazar e com a interveno final de Marcello Caetano. Assenta numa restrio das liberdades pblicas e numa concentrao de poderes na figura do Chefe de Governo, apesar de na Constituio tal concentrao vir prevista para a figura do Presidente da Repblica. O regime autoritrio, mas no chega a ser totalitrio, j que no absorve totalmente a sociedade no Estado e no nega as liberdades pblicas e privadas. um regime que se afirma como: anti-liberal no plano econmico defende interveno e controlo estaduais; anti-parlamentar, corporativo traduzia-se na institucionalizao de organizaes

corporativas, onde se inseria toda a sociedade (reaco contra o individualismo do liberalismo). Era atravs das corporaes (dos corpos sociais) e no do sufrgio que se tinha acesso ao poder poltico. um regime muito parecido com regimes que surgiram na Europa entre as duas Guerras (Espanha, Itlia, Romnia, Hungria).

72

C. Constitucionalismo democrtico: A expresso do Constitucionalismo democrtico a Constituio de 1976. S depois de 1974 se estabelece o sufrgio universal (a Constituio mais prxima desse desiderato ter sido a de 1822); no sculo XIX, apesar de as Constituies o no dizerem expressamente, entendia-se que as mulheres no tinham direito de voto.A Constituio procurou realizar a democracia a todos os nveis econmico, social e cultural. A instabilidade constitucional portuguesa advm da existncia de inmeras constituies, mas tambm de todas elas (com excepo para as de 1822 e 1838) terem sofrido vrias revises constitucionais. A nossa actual Constituio j foi revista 7 vezes: 1982 extino do Conselho de Revoluo; 1989 supresso do artigo que proibia a reprivatizao das nacionalizaes empresariais do perodo revolucionrio ps 25 de Abril (artigo 83); 1992 consequncia do Tratado de Maastricht; 1997 reviso do sistema poltico-legislativo; 2001 para adeso ao Estatuto do Tribunal Penal Internacional; 2004 essencialmente, alterao ao sistema legislativo regional; 2005 determinada no essencial pela necessidade de permitir o referendo do Tratado Constitucional Europeu.

72

11- Anlise das Constituies Portuguesas at 1976 Antes de mais e para facilitar apresenta-se um resumo da vigncia das vrias constituies liberais: - 1822 a 1823 vigncia da Constituio de 1822 (liberalizao/ descentralizao do poder poltico); - 1823 a 1826 Monarquia Absoluta; - 1826 a 1828 vigncia da Carta Constitucional de 1826 (concentrao do poder no monarca); - 1828 a 1834 Monarquia Absoluta; - 1834 a 1836 vigncia da Carta Constitucional de 1826, com introduo da figura do 1 Ministro Duque de Palmela; - 1836 a 1838 vigncia da Constituio de 1822; - 1838 a 1842 vigncia da constituio de 1838; - 1842 a 1910 vigncia da Carta Constitucional de 1826.

Constituio de 1822 a primeira Constituio portuguesa formal, decorrendo da ideologia revolucionria liberal francesa. Apontada como radical e quimrica, quase

72

ingnua. a primeira Constituio formal que estabelece uma unio real (entre Portugal e o Brasil). No que diz respeito forma e sistema de Governo tem carcter para republicano.Do ponto de vista de poder atribudo aos rgos, o poder monrquico est muito reduzido.Est presente o elemento democrtico (previsto aqui talvez com a maior clareza durante o primeiroo perodo Constitucional portugus). A Constituio adere a uma ideia de patriotismo e nacionalismo liberais. A Constituio elaborada pelas Cortes assembleia representativa dos cidados (carcter democrtico). O primeiro documento elaborado contm as bases constituintes da que viria a ser a Constituio. Esto consagradas no artigo 1 da Constituio as trs liberdades liberais: liberdade, segurana e propriedade (John Locke).

Carta Constitucional de 1826 Tem este nome, porque foi outorgada pelo monarca, D. Pedro IV (Marcello Caetano dizia mesmo que esta era a Constituio mais monrquica do seu tempo) e tentou representar o estabelecimento de um compromisso entre liberais e absolutistas.Os factores distintivos so:forma de elaborao; previso do poder moderador este quarto poder traduziase numa concentrao de poder no monarca, j que alm deste, tambm o poder executivo lhe pertencia (este poder moderador foi teorizado por

72

Benjamin Constant e havia j sido previsto na Constituio Brasileira de 1824). O poder moderador apresentado como sendo a chave para a harmonia dos poderes polticos. Daqui resultam poderes extraordinrios para o monarca como por exemplo: - nomear as Cortes - convocar as Cortes - sancionar os decretos aprovados pelas Cortes - nomear e demitir Ministros

Constituio Setembrista de 1838 Quanto ao modo de elaborao esta uma Constituio pactcia h um pacto entre a Rainha e as Cortes, o que se encontra desde logo patente no prembulo. Corresponde a uma tentativa de compromisso e equilbrio entre as diferentes faces dentro dos liberais radicais e moderados. Surge muito na sequncia da Constituio francesa de 1830, seguindo o modelo Orleanista (dinastia de Orlees).

A vigncia modificada da Carta Constitucional. Durante o ltimo perodo de vigncia da Carta Constitucional de 1826 (1842 a 1910) foram efectuados Actos Adicionais Carta. Como consequncia destes surgem os decretos ditatoriais que esto na base da

72

lgica que vir a presidir ao regime de 1933. nesta altura que surge o Bill de Indemnidade isenta o executivo de qualquer responsabilidade das medidas tomadas enquanto o Parlamento estava dissolvido. Como consequncia da formulao estabelecido o parlamentarismo, mas no h bipartidarismo rgido ao contrrio da Gr-Bretanha.

Constituio de 1911 (Republicana). Estabelece uma nova Forma de Governo (Repblica) mas apenas isso muda, porque em termos estruturais a Constituio muito similar de 1822. Tenta recuperar os valores e estrutura constitucional de 1822. Prev uma forma de Estado unitrio.Desde 1834 que sempre houve uma dualidade na chefia do Estado e do Governo. Sempre houve um chefe de Estado e um chefe de executivo.

Constituio de 1933 Alis, e como em Frana, verifica se uma instabilidade poltica que determina que em 28 de Maio de 1926, em Braga, ocorra um golpe de Estado que institui o Constitucionalismo Autoritrio em vez da Constituio liberal vigente. Este novo regime institudo com o Golpe Militar de 1926 apenas formalizado em 1933 pela Constituio. At ento encontra-se em vigor a Constituio de 1911, mas apenas na medida em

72

que o movimento golpista concordasse com as respectivas disposies. Os objectivos do Golpe Militar de 1926 pareciam ser apenas os de concentrar num s rgo os poderes legislativo e executivo, mas vm a revelar-se bem mais ambiciosos. O papel de Salazar, primeiro como ministro das Finanas e depois como Presidente do Conselho determinante para a instaurao de um regime de feio autoritria e formalmente legitimado pela Constituio de 1933. Entre 1926 a 1928 verificaram-se tentativas de aproximao com o que se havia passado no perodo Sidonista e em 21 de Abril de 1928 Antnio Oliveira Salazar toma as rdeas das Finanas, depois de vrios falhanos por parte dos militares. O Estado Novo surge num momento de instabilidade interna e externa, e em que a nvel europeu se vivia uma poca conturbada a nvel social e econmico. Salazar consegue sanear as contas oramentais e apresentar um equilbrio financeiro que representa o fim do dfice oramental. So caractersticas do Estado Novo: ser assumidamente antiliberal, anti-parlamentar e anti-democrtico. regime autoritrio na prtica, j que formalmente: - h sempre um princpio de livre nomeao dos titulares dos cargos polticos previsto na Constituio; - as liberdades so postas em causa, mas no so destrudas; - mantm-se relaes privilegiadas no mbito poltico com a Inglaterra;

72

- personalidade de Salazar, jurista, de formao catlica e educao modesta. Os objectivos do Estado Novo so: Consagrao dos direitos sociais (apesar de direitos, liberdades e garantias poderem ser restringidos sem observncia de quaisquer condies). O artigo 33 da Constituio de 1933 estabelece a funo social dos direitos. O regime corporativo previsto no artigo 5 - limitado pela ideia de unidade moral e bons costumes que cabe assegurar ao Estado. Cada cidado no participa individualmente na organizao poltica mas antes se verifica uma estrutura piramidal. As organizaes sociais de base vo constituindo grupos que tm a famlia como clula base. O Corporativismo a ideologia base do regime e procura ter feies polticas, econmicas e sociais. So criadas vrias estruturas corporativas, tentando imitar a doutrina medieval da harmonia entre as vrias partes de uma populao. O poder legislativo entregue a uma Assembleia Nacional, que conta com a colaborao de uma Cmara Corporativa. O Presidente da Repblica comea por ser eleito por sufrgio directo, mas aps o susto com a campanha de Humberto Delgado passa a ser por sufrgio indirecto. Na prtica esta Constituio tinha pouca aplicao podendo ser denominada uma falsa ou sham constitution, uma vez que o poder real

72

estava no Presidente do Conselho de Ministros Oliveira Salazar, e com a sua morte o regime esboruou-se rapidamente, demonstrando a completa ineficcia dos arranjos institucionais. Alis a personalizao do regime espelhada nas revises que modificam o sistema,apertando-o sempre mais: i) reviso de 1951 Conselho de Estado verifica a idoneidade moral dos Candidatos a

Presidente da Repblica; ii) reviso de 1959 eleio do Presidente da Repblica feita atravs de sufrgio indirecto e orgnico (colgio eleitoral restrito). Tem como razo a candidatura do General Humberto Delgado. A Constituio de 1933 a primeira que consagra o Governo como rgo autnomo. Presidente do Conselho de Ministros a figura preponderante do regime, apesar de constitucionalmente ser o Presidente da Repblica. O regime corporativo defendia uma via mdia entre o individualismo e o marxismo procurando integrar sindicatos e associaes patronais numa estrutura conjunta e articulada. Defende que a luta partidria desgasta o indivduo, e que portanto se deve acabar com os partidos e existir uma estrutura apartidria. Se o objectivo do Estado Novo a implantao do Corporativismo h autores que dizem que ele no claramente concretizado na Constituio e na prtica no alcanado completamente. Realizam-se

72

eleies/ratificao em que os eleitores no tm verdadeira possibilidade de escolha, apenas ratificam. Na verdade, durante este perodo vigorou apenas um sistema de partido nico.3 Surgiram, entretanto, algumas estruturas volta do partido. Contudo, alguns autores consideram estes autores que estas eram auxiliares das eleies em Portugal, no correspondendo ideia de partido poltico. A sua organizao estava pensada apenas para manter e conservar o poder pressupondo uma unio entre o lder a Unio Pessoal e o Presidente do Conselho de Ministros.

Breve Concluso: O surgimento do constitucionalismo autoritrio portugus no estranho no contexto europeu, apenas sendo de apontar como surpreendente a longevidade e estabilidade alcanadas pelo regime. Dos direito mais violentamente restringidos destaca-se a liberdade de expresso. No que diz respeito ao sistema poltico, no h um reconhecimento da oposio uma vez que a Cmara Corporativa acaba por funcionar como uma segunda cmara parlamentar, com extensos poderes.

De 1933 a 1970 havia o partido da Unio Nacional. Salazar recusava a designao de Partido por entender que a Unio tinha o sentido de manter congregado em seu redor todos os Portugueses.

72

12 Viso Geral da Constituio da Repblica Portuguesa de 1976

O 25 de Abril e a consolidao constitucional J foi referenciado que o movimento constitucional resulta de rupturas conflituantes que ocorrem na sociedade. A Constituio de 76 no foge a essa regra. As tenses sociais (formao de partidos, foras militares) da era ps-revoluo foram determinantes no desenho do novo texto constitucional. No , pois, de supreender as circunstncias que viriam a influenciar todo o procedimento de elaborao da nova Constituiao. Podem resumir-se em trs aspectos: i) Turbulncia ps-revolucionria

72

A ruptura radical com o regime anterior originou uma desorientao poltica e social. A melhor expresso desta circunstncia pode ser exemplificada com o processo de descolonizao que levou cerca de 15 meses e os conflitos de organizao do sistema poltico. ii) Existncia de duas Plataformas de Acordo Constitucional No perodo que medeou entre Abril de 1074 e Abril de 1976 foram firmado dois Acordos Constitucionais entre o MFA e os principais partidos polticos.

iii)

Pluralismo Partidrio O aparecimento de mltiplos partidos causou, naturalmente,

diferentes perspectivas para a construo do novo texto. A Assembleia Constituinte veio a ser composta por seis partidos que apresentaram, cada um, o seu prprio projecto de Constituio. Sem dvida, que o processo constitucional sofria com a esmagadora presso para suprimir qualquer trao do anterior regime.

72

BIBLIOGRAFIA Alm da Bibliografia proposta no Programa da Disciplina, aconselha-se e utilizou-se tambm : Alder, J. (2005) Constitutional and Administrative Law (Hampshire, Palgrave, MacMillan) Alonso de Antonio, A. L. & Alonso de Antonio, J. .A.(2002) - Derecho Constituicional Espaol - (Madrid, Ed. Universitas) Avril, P. (1 994) La V eme. Rpublique. Histoire Politique et constitutionnelle. (PUF-Paris) Craig, P. & Brca ,G. de (1999) The Evolution of EU Law ( Oxford, OUP) Dicey,A (1915) An Introduction to the Law of the Constitution (London:MacMillan) Duhamel, O, (1994) Droit Constitutionnel et Politique,(d. Seuil-Paris) Dworkin, R. (1996) Freedoms Law. The Moral Reading of the Constitution. (Oxford,Oxford University Press)
72

Fukuyama, F. (1996) O Fim da Histria e o ltimo Homem (Lisboa, Gradiva) Lintott, A. (2003) The Constitution of the Roman Republic ( Oxford, Oxford University Press) Rawls, J. (1971) A Theory of Justice. (Cambridge, Massachussets, Harvard University Press) Turpin, D. (1999) Droit Constitutionnel, ( PUF-Paris) Verde, R. (2002) Direito da Liberdade. Discusses de Filosofia do Direito (Lisboa, Estdios Cor) Ward, I. (1998) An Introduction to Critical Legal Theory (London, Cavendish Publishing Ltd

72

You might also like