You are on page 1of 4

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL DO PORTO

CRUSO DE TCNICO DE COZINHA E PASTELARIA MAIA Mdulo:CLC-6 Cultura, lngua e comunicao Urbanismo e MobilidadeDR1-DR2 Formador: Bruno Martins Formando: Maria Jos Cardoso N13

ATIVIDADES:
1-1 Complete o seguinte esquema de modo a evidenciar a interdependncia entre o mundo rural e o mundo urbano.

RIAS RURAIS FORNECEM; Produtos alimentares, matrias-primas, mo-de-obra e at rias de lazer au mundo urbano. RIAS URBANAS FORNECEM; Servios de apoio s atividades agrcolas, as populaes rurais, sistemas de cominao e outros servios especializados.

1-2 Consoante o espao em que se vive, a paisagem modifica-se e diferencia-se de modo muito acentuado.
-Elabore uma pesquisa que lhe permita preencher o quadro em baixo, de modo a distinguir as rias rurais das rias urbanas no respeito paisagem.

PAISAGENS
Aspetos a ter em conta: o tipo de paisagem; tipo de edifcios; os nveis de polio; infraestruturas, rodovirias, densidade populacional, etc. REAS RURAIS

As paisagens com maiores espaos verdes, montanhas, mais vegetao (rvores, flores)

As casas so construdas em pedra e baixas e tem menos loculaes Os nveis de poluio so menores porque as zonas rurais existe mais natureza, ar puro, rios, lagoas, montanhas.

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL DO PORTO

Os meios transportes rural tem poucas utilizaes, por isso tem uma estao na freguesia mais prxima. Muitas das deslocaes so feitas a p, e um dos transportes mais usado o tratores. As infraestruturas rurais so poucas, por vezes as pessoas so obrigadas a sarem das suas terras rurais para terem melhores condies. A densidade populacional no espao rural tm vindo a diminuir ao longo dos tempos por motivos de emigrao.

reas Urbanas

A paisagem na rea urbana tem menos espaos verdes e mais casas e prdios. Os tipos de edifcios so mais altos e em maior quantidade, tal como existem muito mais ruas, avenidas, praas, viadutos.
Os nveis de polio so maiores porque nas reas urbanas existem mais fabricas, automveis, e tem poucos espaos verdes. As infraestruturas urbanas so muitas, logo as pessoas no so obrigadas a sarem dos seus locais de habitao porque tm condies.

A densidade populacional no espao urbano tm vindo a aumentar ao longo dos tempos por motivos de imigrao.

Os meios de transporte na zona urbana tm mais utilizao, mais condies e mais locais de estaes de transportes, como por exemplo: txis, autocarros pblicos, comboios, metros, etc.

Modo de vida
reas Rurais:
As condies nas reas rurais so mais duras e os horrios so flexveis, embora se trabalhem mais horas do que nas cidades.

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL DO PORTO

Nas reas rurais existe mais segurana, a criminalidade menor, at porque a populao mais unida. O custo de vida mais econmico, pois na zona rural consomem aquilo que semeiam e s compram aquilo que necessrio. Nas zonas rurais predomina o setor primrio (agricultura) e tem pouco setor secundrio. Nas reas rurais, as pessoas so mais comunicativas, colaboram e ajudam-se umas s outras. Na rea rural tem pouco acesso s infraestruturas nem todas as freguesias tem centro de sade e centros escolares. O ritmo rural mais tranquilo, mas ao mesmo tempo o trabalho mais pesado, mas sempre tem um pouco de tempo para conviver uns com os outros, como por exemplo aos Domingos no se trabalha.

Espao urbano:
Nas reas urbanas os trabalhos so mais leves, mas tm os horrios obrigatrios, embora, em regra, trabalhem menos horas do que nas reas rurais. Nas reas urbanas existe mais criminalidade, porque tm atrativos e as pessoas so mais individualistas. Os custos de vida nas reas urbanas so mais altos porque tem de comprar tudo para sua casa, como por exemplo: alimentos, etc. Logo o nvel de vida diferente. Nas reas urbanas, os setores econmicos que predominam so o setor secundrio e setor tercirio.

Nas reas urbanas as pessoas comunicam menos e de forma mais impessoal, porque os dias esto mais ocupados e s vezes no se do ao conhecimento.

Nas reas urbanas existem mais infraestruturas, mais hospitais, mais servios de sade, cultura e mais escolas.

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL DO PORTO

O ritmo urbano mais agitado, pois o dia-a-dia mais concorrido embora o trabalho no seja to pesado torna-se muito mais cansativo e por isso tm pouco convvio uns com os outros.

You might also like